Anno Horribilis - Coluna Semanal no Negocios
Crómio Escreveu:O assunto já foi mais que discutido aqui, o Marco já explicou porque é que optou por Anno e não Annus, voltou-se a falar nisso, voltaram-se a emitir opiniões... e continua a obcessão pelo Annus?
O que falta mais dizer Dwer?
Uma citação da net por dia, só para bater mais no ceguinho?
Não fiquei nada surpreendido por ver comentários de regozijo da parte de "investidores" frustrados e com muita falta de chá quando se aperceberam que... o Marco deu um erro ortográfico! Em Latim!
A oportunidade da vingança! Da desforra sobre aquele debate onde por mais que o forista se aclamasse vencedor por ainda não ter admitido as perdas, afinal elas estavam lá?
Ou aquele debate onde AT vs AF deveria ter tido mais sangue e ofensa?
Imperdoável! Qual análise técnica, qual qualidade de avaliação do sentimento do mercado, qual rigor e isenção na análise, qual altruismo e paciência...
Ná... um erro gramatical em Latim é muito mais importante... mesmo que admita o erro, ele foi feito, e está impresso! Para todo o sempre!
Vingançaaaa!!!!
Dwer... lamento associar-te a este tipo de pessoas, e fazendo o exercício contrarian o mínimo que posso concluir é que só te fica mal esta atitude em insistires com o mesmo assunto...
A obcessão do Annus... até onde irá?
Eh pá, tankirisi.
De que é que estás a falar quando dizes :
?Não fiquei nada surpreendido por ver comentários de regozijo da parte de "investidores" frustrados e com muita falta de chá quando se aperceberam que... o Marco deu um erro ortográfico! Em Latim!
A minha crítica é pessoal e intransmissível. Se algum abrutalhado aproveitou para malhar no Marco é pena! Gostava que isso fosse um previlégio só meu

Mas não vi nada disso por aqui. E ainda bem.
O que eu não gosto nadinha e isso ficou bem expresso neste tópico, é de um certo puritanismo na expressão escrita. O evitar das palavras correctas com receio que possam soar mal. Como Opel Ascona ou sabonete Rexona. Há pessoas que evitam a palavra 'comigo' como em 'vem comigo', dizendo 'com migo'. Para se furtarem ao som 'cu migo'. Vê lá ao ridículo a que se pode chegar.
Por isso quando se escreve num jornal deve ter-se especial cuidado com a forma e não só o conteúdo, com que se escreve.
A minha guerra embirrativa com a iliteracia não é de agora, como bem sabes.
E como o Marco não é, de forma alguma, um gajo iletrado, custou-me um bocado que ele tivesse dado uma calinada daquelas, justificando-a com o 'parecer mal'.
Depois apercebi-me que não era bem isso. Que havia um equívoco na utilização da palavra, latina, correspondente a ano.
Daí ter postado mais uma ou duas vezes.
E este último post foi como que uma palavra de encerramento e de adição de conteúdo válido.
E mais uma ironiazeca, ora bem!
Sempre pensei que se goza e se faz pouco, dos fortes e dos inteligentes.
Não dos fracos e estúpidos.
E ao meter-me com o Marco estou a seguir, precisamente, esse princípio. Ele tem bom cabedal para aguentar.
Se alguma seita de energúmenos, aproveitar isso para tentar achincalhar o Marco, não será com o meu consentimento nem com a minha aprovação.
E se tiver oportunidade, serão eles os achincalhados e enxovalhados, por mim.
E pronto! A minha obsessão com o annus, passará, como a palavra indica, a anual.
E para este ano, já está!
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
O assunto já foi mais que discutido aqui, o Marco já explicou porque é que optou por Anno e não Annus, voltou-se a falar nisso, voltaram-se a emitir opiniões... e continua a obcessão pelo Annus?
Não fiquei nada surpreendido por ver comentários de regozijo da parte de "investidores" frustrados e com muita falta de chá quando se aperceberam que... o Marco deu um erro ortográfico! Em Latim!
A oportunidade da vingança! Da desforra sobre aquele debate onde por mais que o forista se aclamasse vencedor por ainda não ter admitido as perdas, afinal elas estavam lá?
Imperdoável! Qual análise técnica, qual qualidade de avaliação do sentimento do mercado, qual rigor e isenção na análise, qual altruismo e paciência...
Ná... um erro gramatical em Latim é muito mais importante... mesmo que admita o erro, ele foi feito, e está impresso! Para todo o sempre!
Vingançaaaa!!!!
Dwer... lamento associar-te a este tipo de pessoas, e fazendo o exercício contrarian o mínimo que posso concluir é que só te fica mal esta atitude em insistires com o mesmo assunto...
Vingançaaaa!!!!
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
O John Mauldin não teve problemas em utilizar a palavra Annus: 2008: Annus Horribilis, RIP by John Mauldin
Abraço,
Dwer
Dwer
Pemides Escreveu:Dwer Escreveu:É o problema das incorrecções gramaticais, nomeadamente em títulos.
São de tal forma chocantes que o conteúdo, mesmo que valioso, passa para segundo plano.
Acho que a maioria dos leitores não concorda contigo.
Para mim essas questões gramaticais não passam de picuinhices. O conteúdo é que é importante.
Até acho que essa questão deve ser discutida noutro tópico, não neste.Ou seja é um Off Tópic.
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
Dwer Escreveu:É o problema das incorrecções gramaticais, nomeadamente em títulos.
São de tal forma chocantes que o conteúdo, mesmo que valioso, passa para segundo plano.
Acho que a maioria dos leitores não concorda contigo.
Para mim essas questões gramaticais não passam de picuinhices. O conteúdo é que é importante.

Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
Dwer Escreveu:Depois de impresso já é diferente. Mas há sempre a possibilidade de fazer uma errata no artigo seguinte.
Não desmerece, de forma nenhuma, o autor e a literacia portuguesa agradece.
Por exemplo, o Marco podia fazer um segundo artigo cujo título fosse '2009 - Annus Mirabilis?' onde discorresse sobre a possibilidade, ou falta dela, de o ano que entra registar o regresso do bull (ou não) e porquê.
Com uma pequenina adenda sobre a declinação da palavra 'ano' em latim

Abraço,
Dwer
Dwer
nnfranco Escreveu:Sou um leitor atento do Fórum, e gostaria de escrever apenas 2 coisas.
1º- Marco - Parabéns pelo artigo.
2º - Se eu estivesse a visitar este Fórum pela primeira vez e consultasse este tópico, iria ficar admirado com a quantidade de fãs da Edite Estrela e de fãs dos programas tipo Bom Português.
![]()
Bom ano a todos .
É o problema das incorrecções gramaticais, nomeadamente em títulos.
Mas na idade da electrónica isso não é grande problema. É só ir à palavra errada e corriji-la.
Depois de impresso já é diferente. Mas há sempre a possibilidade de fazer uma errata no artigo seguinte.
Não desmerece, de forma nenhuma, o autor e a literacia portuguesa agradece.
Abraço,
Dwer
Dwer
Sou um leitor atento do Fórum, e gostaria de escrever apenas 2 coisas.
2º - Se eu estivesse a visitar este Fórum pela primeira vez e consultasse este tópico, iria ficar admirado com a quantidade de fãs da Edite Estrela e de fãs dos programas tipo Bom Português.
Bom ano a todos .

Bom ano a todos .
"O Barings pode concluir que não é, na realidade, muito difícil fazer dinheiro no negócio dos bens imobiliários" Peter Baring - Presidente do Banco Barings
pedrom Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Eu não alterei nada nem sugeri que se alterasse nada, eu apenas utilizei a expressão como já tinha lido muitas vezes. Não tenho problema nenhum em dizer que não sabia que era Annus Horribilis que se escrevia pois nem sequer alguma vez estudei latim na minha vida...
Muito embora até agradeça que se façam reparos quando detectarem lapsos, penso que era mais interessante focarem-se no Mercado, que até está a dar "assunto" para debate pois está num momento técnico bem interessante.
Não me parece nada positivo estar a centrar todo o debate nestas questões linguísticas. Por isso, façam reparos sim senhor mas por favor agora não passem o tempo todo nisso.
Não é por mim, sublinho. É pelo Forum... que ainda é um Forum sobre Mercados.
É que por este andar, quem aqui chegar é capaz de ficar com dúvidas se não está no Forum errado...
Será que é preciso tirar um curso de latim para participar no caldeirão???
O pessoal às vezes exagera um bocado na critica!!! É que uma correcção por brincadeira ou curiosidade ainda se mastiga bem, agora um gajo ter que saber latim??!?!?!?
Como se diz na minha aldeia natal só erra quem faz alguma coisa e esses erros são palha para o povo!!!
Para participar no Caldeirão não é necessário saber latim.
Mas para escrever expressões latinas é necessário saber latim.
Principalmente quando a expressão é o título de um artigo.
Ter como título de um artigo, um erro crasso, não é especialmente desejável, pois não?
Abraço,
Dwer
Dwer
MarcoAntonio Escreveu:Eu não alterei nada nem sugeri que se alterasse nada, eu apenas utilizei a expressão como já tinha lido muitas vezes. Não tenho problema nenhum em dizer que não sabia que era Annus Horribilis que se escrevia pois nem sequer alguma vez estudei latim na minha vida...
Muito embora até agradeça que se façam reparos quando detectarem lapsos, penso que era mais interessante focarem-se no Mercado, que até está a dar "assunto" para debate pois está num momento técnico bem interessante.
Não me parece nada positivo estar a centrar todo o debate nestas questões linguísticas. Por isso, façam reparos sim senhor mas por favor agora não passem o tempo todo nisso.
É que por este andar, quem aqui chegar é capaz de ficar com dúvidas se não está no Forum errado...
Será que é preciso tirar um curso de latim para participar no caldeirão???
O pessoal às vezes exagera um bocado na critica!!! É que uma correcção por brincadeira ou curiosidade ainda se mastiga bem, agora um gajo ter que saber latim??!?!?!?
Como se diz na minha aldeia natal só erra quem faz alguma coisa e esses erros são palha para o povo!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Estava a comentar isso mesmo noutro tópico. O volume é importante nas quebras. Como que dá uma confirmação adicional e quando as resistências ou suportes são bastante evidentes e significativos, como era o caso desta resistência nos 920pts que já tinha sido testada uma série de vezes, o volume costuma aparecer...
Contudo, costumo verifica-lo mais em acções do que em índices (na verdade eu ignoro em larga medida o volume nos índices porque considero menos útil/eficaz como ferramenta de análise do que em acções individuais).
Além disso, hoje não foi um dia normal: foi uma sexta-feira de "ponte" com o feriado do ano-novo na quinta-feira. Muitos, muitos traders não estavam hoje a negociar como é evidente porque além de ser "ponte", não oficial mas na prática, este é um período diferente de outros feriados pois é uma altura em que muitos se ausentam.
Por isso, acho que não podemos olhar para o volume de hoje e considera-lo como se tratasse de uma sessão normal.
Contudo, costumo verifica-lo mais em acções do que em índices (na verdade eu ignoro em larga medida o volume nos índices porque considero menos útil/eficaz como ferramenta de análise do que em acções individuais).
Além disso, hoje não foi um dia normal: foi uma sexta-feira de "ponte" com o feriado do ano-novo na quinta-feira. Muitos, muitos traders não estavam hoje a negociar como é evidente porque além de ser "ponte", não oficial mas na prática, este é um período diferente de outros feriados pois é uma altura em que muitos se ausentam.
Por isso, acho que não podemos olhar para o volume de hoje e considera-lo como se tratasse de uma sessão normal.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco António!
Já há largos meses que acompanho o Caldeirão,sendo mais leitor atento do que participante,muitas vezes por ter pouco a acrescentar ao que vai sendo escrito.
Considero importantíssima esta quebra dos 920 no SPX.Embora pareça ser comum a falta de liquidez em finais e inícios de ano(corrige-me se estiver enganado).Esse facto(falta de liquidez) deixa-me um pouco de pé atrás ,em relação ao movimento do SPX nas últimas seis secções.
Não seria importante que a quebra desta resistência fosse feita com muito mais volume?
Um abraço.
Já há largos meses que acompanho o Caldeirão,sendo mais leitor atento do que participante,muitas vezes por ter pouco a acrescentar ao que vai sendo escrito.
Considero importantíssima esta quebra dos 920 no SPX.Embora pareça ser comum a falta de liquidez em finais e inícios de ano(corrige-me se estiver enganado).Esse facto(falta de liquidez) deixa-me um pouco de pé atrás ,em relação ao movimento do SPX nas últimas seis secções.
Não seria importante que a quebra desta resistência fosse feita com muito mais volume?
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
Eu não alterei nada nem sugeri que se alterasse nada, eu apenas utilizei a expressão como já tinha lido muitas vezes. Não tenho problema nenhum em dizer que não sabia que era Annus Horribilis que se escrevia pois nem sequer alguma vez estudei latim na minha vida...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: annus horribilis
phedon Escreveu:Meus caros:
A única questão que aqui se coloca é o que está correcto e qual a sua fundamentação técnica.
No caso de Anno Domini - que em português significa « Ano do Senhor », a palavra encontra-se no caso latino do genitivo, indicando posse;
No caso de « Annus Horribilis» - que em português significa « Ano Horrível », a palavra encontra-se no caso latino do nominativo, indicando-nos no nosso caso, o sujeito da frase.
Bons Negócios
Digamos que foi pior a emenda que o soneto.
O Marco também deve ter estado nos comités que decidiram alterar o nome do Opel Ascona, em Portugal, para Opel 1604.
Ou do sabonete Rexona para Rexina.
Mas, quanto ao sabonete, até a Unilever já se deixou disso.
Abraço,
Dwer
Dwer
annus horribilis
Meus caros:
A única questão que aqui se coloca é o que está correcto e qual a sua fundamentação técnica.
No caso de Anno Domini - que em português significa « Ano do Senhor », a palavra encontra-se no caso latino do genitivo, indicando posse;
No caso de « Annus Horribilis» - que em português significa « Ano Horrível », a palavra encontra-se no caso latino do nominativo, indicando-nos no nosso caso, o sujeito da frase.
Bons Negócios
Bons Negócios
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.
- Registado: 18/12/2007 23:16
Aqui fica uma actualização do gráfico durante a primeira sessão do ano com o S&P a testar de novo o topo do range - a importante resistência dos 920pts.
Uma quebra em alta deste valor seria o sinal por que tantos anseiam, o sinal de que os Bulls neste momento estão a comandar.
Uma quebra em alta deste valor seria o sinal por que tantos anseiam, o sinal de que os Bulls neste momento estão a comandar.
- Anexos
-
- sc090102.PNG (63.74 KiB) Visualizado 17455 vezes
Ainda bem que eu não ganhei a cenoura, embora seja o culpado de ter chamdo a atenção para um pseudo erro, que na realidade foi má interpretação minha (mea maxima culpa...) e ter originado a catadupa de revisões seguintes.
Falta de chá do Mr.Pontes no comentário dele ao artigo, enfim.
Espero ansiosamente pelos próximos artigos do Marco, pois aprendo sempre qualquer coisa.
Falta de chá do Mr.Pontes no comentário dele ao artigo, enfim.
Espero ansiosamente pelos próximos artigos do Marco, pois aprendo sempre qualquer coisa.
- Registado: 29/3/2007 12:40
Vais ter a coluna mais didática do país em 2009. Podem mesmo publicitar leia o artigo de Análise Técnica do Marco no JN e depois acompanhe o debate ortográfico/gramatical no caldeirão de bolsa, aonde pode ganhar uma cenoura todas as semanas.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Woodhare Escreveu:Bem a cenoura não era mal pensado...
O prémio vai já para o Mr X que teve o cuidado de fazer o resumo dos reparos aqui do tópico (ainda que com uma imprecisão apontando um suposto erro onde não existe). Mas recebe a "cenoura" na mesma...
Um grande abraço para ele e um excelente 2009!

MarcoAntonio Escreveu:Deixa-me adivinhar... oferecia uma cenoura?
![]()
Não há crise, eu não me chateio com essas coisas. Pelo contrário, até agradeço que as pessoas apontem se encontrarem alguma falha, lapso, etc.
Bem a cenoura não era mal pensado...
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05