Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Manipular o mercado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sinatras » 2/3/2009 22:54

Ulisses Pereira Escreveu:Deixem-me acrescentar apenas uma nota: O facto de se dizer que no leilão final se negoceia uma grande % do total das acções negociadas de um título mostra o quão é difícil manipular nestas circunstâncias. Porque para se "gastar" milhares de acções no pré-fecho, ao fim de alguns dias, o dinheiro que se gastou nessas manobras não compensa os benefícios que se pode tentar tirar.

Claro Ulisses

Longe de mim a pretensão de encetar aqui uma discussão para a qual reconheço não estar preparado e, por maioria de razão, tendo um oponente que reputo, pelas leituras que tenho feito neste forum, dos mais conceituados, se não mesmo o mais conceituado, não só pelo rigor da sua análise, como pelo equilibrio da sua postura de comunicação. Os meus agradecimentos pelo que vou aprendendo.
Sobretudo quanto ao facto de ser ou não mais difícil agora a manipulação do que anteriormente, confesso que não tenho a mínima opinião.
Já quanto à compensação ou não de certo tipo de actuação, estou quase como a Celeste, isto é:
Pegando no caso da REN, em que é notório que há muitos meses, alguém X andou a empochar milhares de acções ao preço entre 2,10€ e, digamos, 2,50€. Admitindo que se trata de um título que vale mais e que o tipo X continua a pretender acumular, parece-me adequado que, como estratégia de manipulação, no leilão da tarde, quando por exemplo durante o dia se negociaram (às vezes passam-se horas sem operações) 130 m títulos e estando a sua cotação p.e. a subir para valores do seu ponto de vista "desagradáveis" (3,20€) aquele tipo X decida colocar um lote para venda, p.e.de 40 m títulos ao melhor ou ao melhor de p.e.3,10€, sendo que o preço fecha a este valor !Então o que é que aconteceu: O tipo X vendeu 40m a 3,10 e que, porventura, lhe terão custado no passado recente 2,6x€, 2,7x€ ou até 2,8x€, não perdendo deste ponto de vista. Com bastante probabilidade (tem-se verificado), na manhã do dia seguinte, a cotação abre a preço inferior a 3,10€ e com alguma normalidade, querendo, recompra gradualmente as 40m vendidas no dia anterior, com a grande vantagem de continuar a pressionar a cotação para os níveis de empochamento que lhe interessa. Claro que um dia, quando entender que já tem as suficientes, então deixa o preço subir (sim, porque papeis como a REN espera-se que subam um dia, porventura mais cedo que outras)e lá está o nosso homem/mulher X a arrecadar efectivamente as vantagens, não?
Acresce referir que a referência a grande % de acções, "alguns milhares", não porque se trate de verdadeiramente uma grande quantidade (acho que 30/40m a 3€ não gera um volume tanto significativo assim), envolvendo muitos €, sendo-o mais significativamente por se tratar de um título com pouca liquidez... Então se o título passa horas sem ser negociado, tem uma fraca liquidez, acho que entre 100 a 150 mil títulos dia, porque raio de motivo o nosso X não as vai negociando, comprando ou vendendo aos preços correntes, dando-lhe mais movimento e... se guarda para o fim, onde tudo é menos claro, para transaccionar em 5 minutos uma percentagem de cerca de 40% do total até então concretizado ?
Obrigado por me lerem, porventura acabo de expor um raciocínio com algumas lacunas, sem aderência total à realidade, mas confesso que o faço convencido da sua efectiva aplicabilidade.

Um abraço

Registado: 15/12/2007 20:23

por MarcoAntonio » 2/3/2009 19:55

A razão porque se dão estes negócios no Fecho é porque é a melhor altura para fazê-lo. Para quem pretende negociar (comprar ou vender) montantes significativos, a altura mais adequada para fazê-lo é no fecho porque há naturalmente mais liquidez e porque as ordens não são cumpridas imediatamente...

Num mercado pequeno e pouco líquido como o nosso, as ordens grandes ou são partidas em inúmeras ordens mais pequenas ao longo da sessão ou são colocadas de uma vez no fecho, tendo o mercado alguns minutos para responder e criar o equilíbrio.

Ou alternativamente, espera-se que haja liquidez (ordens acumuladas nos COF's) de tal ordem que já se possa colocar a ordem de compra ou venda sem fazer a acção mexer uma enormidade.

Trata-se de um problema de ordem prática, nada mais.

Acredito que pontualmente haja alguma tentativa de manipulação no meio de todos os movimentos mas tal acontecerá, estou em crer, mais em papéis pequenos e pouco líquidos.

O argumento de que as puxadas nos títulos grandes nos fechos são manipulação, desculpem-me mas é uma coisa que para mim não faz sentido. A explicação razoável para estas mexidas no fecho parece-me bastante mais clara e óbvia: uma mera questão de ordem prática.

Se eu tenho uma ordem grande para colocar, como e quando a vou colocar?

Resposta: a melhor altura é o fecho.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Celeste » 2/3/2009 19:49

Ulisses Pereira Escreveu:Deixem-me acrescentar apenas uma nota: O facto de se dizer que no leilão final se negoceia uma grande % do total das acções negociadas de um título mostra o quão é difícil manipular nestas circunstâncias. Porque para se "gastar" milhares de acções no pré-fecho, ao fim de alguns dias, o dinheiro que se gastou nessas manobras não compensa os benefícios que se pode tentar tirar.

A introdução do pré-fecho teve como grande objectivo evitar as manipulações fáceis. Hoje é muito mais difícil fazê-lo do que há alguns anos atrás antes da introdução do pré-fecho. Quem o quer fazer tem que gastar bastante dinheiro nisso...

Obrigada Ulisses pela recordação. Realmente, era muito mais fácil manipular dantes...
Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

Re: Que opacidade !

por R_Martins » 2/3/2009 19:13

sinatras Escreveu:Só para dizer que estou claramente ao lado da tese da Celeste ! É claro que os mais técnicos/entendidos, absorvidos em cogitações de alto gabarito, de gráficos, de pontos de máximo, mínimo, derivadas, pontos de inversão, etc etc, não ligam mito a estas ninharias, invocando não valer a pena a distracção, sendo que há que seguir a tendência, é uma regra do mercado, etc etc Pois é verdade ser regra do mercado, mas que vai carregadinha de falta de transparência, lá isso vai...Até porque já falei nisto várias a propósito da REN, onde o fenómeno, não raras vezes, assume proporções bem maiores, até pela pouca liquidez do título, onde às vezes no leilão final, é negociada uma % substancial do dia, com variações muito fortes.
Contra a opacidade de mercado, sempre !

Sinatras

Excelente… A tua opinião está aí.

Mas no leilão final tanto podem carregar como descarregar, ou seja, umas vezes é benéfico aos curtos outros aos longos.

Isto para dizer que se «embirrarmos» com alguns fenómenos do mercado, alguns ditos de manipulação ou outros vamos facilmente há falência, porque obsessivos, parece que todos nos querem mal.
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Ulisses Pereira » 2/3/2009 19:00

Deixem-me acrescentar apenas uma nota: O facto de se dizer que no leilão final se negoceia uma grande % do total das acções negociadas de um título mostra o quão é difícil manipular nestas circunstâncias. Porque para se "gastar" milhares de acções no pré-fecho, ao fim de alguns dias, o dinheiro que se gastou nessas manobras não compensa os benefícios que se pode tentar tirar.

A introdução do pré-fecho teve como grande objectivo evitar as manipulações fáceis. Hoje é muito mais difícil fazê-lo do que há alguns anos atrás antes da introdução do pré-fecho. Quem o quer fazer tem que gastar bastante dinheiro nisso...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Que opacidade !

por sinatras » 2/3/2009 18:48

Só para dizer que estou claramente ao lado da tese da Celeste ! É claro que os mais técnicos/entendidos, absorvidos em cogitações de alto gabarito, de gráficos, de pontos de máximo, mínimo, derivadas, pontos de inversão, etc etc, não ligam mito a estas ninharias, invocando não valer a pena a distracção, sendo que há que seguir a tendência, é uma regra do mercado, etc etc Pois é verdade ser regra do mercado, mas que vai carregadinha de falta de transparência, lá isso vai...Até porque já falei nisto várias a propósito da REN, onde o fenómeno, não raras vezes, assume proporções bem maiores, até pela pouca liquidez do título, onde às vezes no leilão final, é negociada uma % substancial do dia, com variações muito fortes.
Contra a opacidade de mercado, sempre !

Registado: 15/12/2007 20:23

por Celeste » 2/3/2009 18:24

Eu vejo as coisas assim. Imagina que estou interessado em segurar as cotações. Podia estar interessado em fazer descê-las... Mas para o caso de hoje vale o primeiro.
Não faço nada o dia inteiro. Elas caem 3,4,5%. No final, depois do fecho, compro umas quantas. Quase fechavam positivas...
Ou estarei a ver mal?
Celeste

Re: Manipular o mercado

por R_Martins » 2/3/2009 18:09

Celeste Escreveu:É o meu primeiro tópico :oops: Mas na sequência da discussão no tópico da Sonae, e porque as pesquisas aqui no fórum não me revelaram nenhum tópico associado, não resisto:

Há certamente muitas formas de manipular os mercados... As do Mr. Pontes, por exemplo! Mas essas não são interessantes do ponto de vista técnico. Eu, que sou iniciada nisto da Bolsa, ainda tenho muito para apreender, mas vou vendo algumas coisas:

-Ordens com quantidade 1: Foi o que se esteve hoje a passar na Sonae. Foi sempre a manter ou para baixo.
-O período depois do fecho: o melhor período para manipular? É tão bom, que nem aparece na maior parte dos gráficos (os da própria Euronext!).

Aposto que todos conhecem mais uma... Será que é politicamente correcto divulgá-las? Ou pelo menos uns linkzinhos?
:)
Celeste

Celeste

Repara nestes dois gráficos, existe uma diferença entre eles de 1%, mas eu diria que a tendência de queda é igual, eis pois a pergunta: Será que nestes dois mercados e a esta hora (17.00) com milhões em negociação constante se pode falar de manipulação no
mercado de acções?...
Rmartins
Anexos
Nasdaq 2-03-09 (17 horas - 2.67%).gif
Nasdaq 2-03-09 (17 horas - 2.67%).gif (1.76 KiB) Visualizado 2666 vezes
DJIA 2-03-09 (17 horas -3.71%).gif
DJIA 2-03-09 (17 horas -3.71%).gif (1.78 KiB) Visualizado 2680 vezes
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por salvadorveiga » 2/3/2009 17:58

:shock: Qual o problema ter fechado a esses valors... sinceramente nao vejo o prob

Registado: 12/3/2008 22:06

por Celeste » 2/3/2009 17:48

Retomo este tema, que foi o meu primeiro... Está a ser cada vez mais escandalosa a manipulação efectuada depois do fecho da bolsa. Estou tentada a enviar um emailzinho à CMVM. Hoje, entre as 16:30 e 16:35 foi a loucura total... Parece que se anda a dormir durante o dia, e se acorda a esta hora. Mas não!
O melhor exemplo foi o BCP. Às 17:29:58 negociou a 0.628. Fechou a 0.639! Eu até estou contente, porque estou a 0.66, mas podia ter sido ao contrário...
O que acham?
Celeste

por Aqui_Vale » 2/1/2009 18:46

Sou "novo e nabo " por estas bandas.

... Acabei de pôr "uma opinião", sobre este malabarismo no tópico geral da SONAE sgps, talves devesse vir para aquí.

Se algum membro entendido nestas lides achar conveniente/oportuno, transportalo para este tópico, ... talves fosse útil.

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

Obrigada Crómio

por Celeste » 2/1/2009 18:31

Crómio,
Muito obrigada pela prenda de Ano Novo. Vou ler com atenção! Mas queria mais prendas!
:lol:
Celeste

por Crómio » 2/1/2009 18:25

Humm...

Isto de andar a procurar nos cof's indícios de manipulação não dá em nada.

O que é que se tira daí?
Como é possível beneficiar deste tipo de análises?

Na minha opinião o sucesso do trade passa de longe por aí...

Se existe manipulação, seja em que sentido for, só temos é que ir com a tendência.

Remeto o link para um post do arnie de um livro que fala de manipulação (que é normal), de volume e de como detectar sinais técnicos de tendências e inversão de tendências.

Caso o livro já não esteja disponível para download podem enviar-me um mail a solicitar que tenho todo o gosto em enviar.

Abraço e não se distraiam muito com essas coisinhas...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Celeste » 2/1/2009 18:14

Obrigado deepo!

Dá para ver que algo esteve a comprar uma acçãozita da SON de 3 em 3 minutos, e depois de 6 em 6 minutos. Os dados seguintes são da última hora de hoje, com hora europeia, cotação da uma unidade, e cotação anterior.

17:24:39 0.445 0.445
17:18:36 0.445 0.445
17:12:27 0.445 0.446
17:03:25 0.442 0.442
17:00:29 0.442 0.442
16:57:23 0.442 0.442
16:54:36 0.442 0.442
16:51:34 0.442 0.442
16:48:28 0.442 0.442
16:45:24 0.442 0.443
16:42:39 0.442 0.442
16:39:27 0.442 0.442
16:33:30 0.442 0.442
16:30:36 0.442 0.442

O que acham disto?

Celeste

Sei disto...

por deepo » 2/1/2009 17:57

Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

Manipular o mercado

por Celeste » 2/1/2009 17:41

É o meu primeiro tópico :oops: Mas na sequência da discussão no tópico da Sonae, e porque as pesquisas aqui no fórum não me revelaram nenhum tópico associado, não resisto:

Há certamente muitas formas de manipular os mercados... As do Mr. Pontes, por exemplo! Mas essas não são interessantes do ponto de vista técnico. Eu, que sou iniciada nisto da Bolsa, ainda tenho muito para apreender, mas vou vendo algumas coisas:

-Ordens com quantidade 1: Foi o que se esteve hoje a passar na Sonae. Foi sempre a manter ou para baixo.
-O período depois do fecho: o melhor período para manipular? É tão bom, que nem aparece na maior parte dos gráficos (os da própria Euronext!).

Aposto que todos conhecem mais uma... Será que é politicamente correcto divulgá-las? Ou pelo menos uns linkzinhos?
:)
Celeste

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Heldroo, icemetal, m-m, malakas, nbms2012, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, tami, trilhos2006 e 186 visitantes