Investimento a longo prazo.
Re: O que quis dizer!!
Lareco,
Podes indicar-me onde fiz tal acusação, é que sinceramente não me lembro de alguma vez ter feito nenhuma acusação desse género a ninguém, nem aqui nem noutro lado... acusar é fácil, apresentar argumentos é que é mais difícil!
Se ainda não reparaste eu não só concordo com a estratégia do Big Crash como acho que tem vantagens, pelo menos em termos gerais... a única questão tem a ver com a definição dos pontos de entrada, só isso, na generalidade acho que é aquilo que de uma forma ou de outra todos devem fazer...
Em relação ao teu post anterior, é um conjuto de pseudo-acusações sem qualquer tipo de argumentação, qualquer um o pode fazer, por isso disse que não percebia... não percebo o que queres com aquele tipo de "conversa"! Respondo a quê? se não sei porque referes aquilo nem apresentas qualquer tipo de argumentação?!? não concordas comigo, mas com o quê? dizes que concordas com o Big Crash, mas no quê? é que em algumas coisas eu também concordo... mas é mais fácil criticar sem apresentar argumentos, porque assim o outro fica sem possibilidade de responder!
um abraço
artista
PS: se não quiseres apresentar argumentos sobre o tópico acho que é melhor acabar com isto, se quiseres podemos falar mais por MP...
Podes indicar-me onde fiz tal acusação, é que sinceramente não me lembro de alguma vez ter feito nenhuma acusação desse género a ninguém, nem aqui nem noutro lado... acusar é fácil, apresentar argumentos é que é mais difícil!
Se ainda não reparaste eu não só concordo com a estratégia do Big Crash como acho que tem vantagens, pelo menos em termos gerais... a única questão tem a ver com a definição dos pontos de entrada, só isso, na generalidade acho que é aquilo que de uma forma ou de outra todos devem fazer...
Em relação ao teu post anterior, é um conjuto de pseudo-acusações sem qualquer tipo de argumentação, qualquer um o pode fazer, por isso disse que não percebia... não percebo o que queres com aquele tipo de "conversa"! Respondo a quê? se não sei porque referes aquilo nem apresentas qualquer tipo de argumentação?!? não concordas comigo, mas com o quê? dizes que concordas com o Big Crash, mas no quê? é que em algumas coisas eu também concordo... mas é mais fácil criticar sem apresentar argumentos, porque assim o outro fica sem possibilidade de responder!
um abraço
artista
PS: se não quiseres apresentar argumentos sobre o tópico acho que é melhor acabar com isto, se quiseres podemos falar mais por MP...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
O que quis dizer!!
Caro artista o que quis dizer é existem diversas opiniões no mundo,e cada um tem a sua.E tu muitas vezes não aceitas as dos outros.
Espanta-me a uns tempos atrás acusar-me que eu nem sequer sabia escrever, e tu agora nem tens o discernimento de
interpretar um simples post meu..
Agradecia a alguém que e explique o teor do meu anterior post ao "artista".
Espanta-me a uns tempos atrás acusar-me que eu nem sequer sabia escrever, e tu agora nem tens o discernimento de
interpretar um simples post meu..
Agradecia a alguém que e explique o teor do meu anterior post ao "artista".
...Será..
- Registado: 15/10/2008 23:05
Re: Big Crash é que é "atrofiado"???
lareco Escreveu:È com um artista e lírico deste que o big crash nunca deve apreender.
Um verdadeiro pedagogo torna-se num didáctico e expert bolsista com um profundo conhecimento do mercado, apenas pela visão educativa que têm.
Por isso Big Crash não te detenhas em explicações a meros pedagogos, aos quais nem um simples post sabem interpretar.
Eu concordo com o que o big crash escreveu sobre o bear e comunho da sua forma de estar no mercado.
Agora sobra apenas um raciocínio frio nisto tudo...O big deu o preço a que entrou e isso é inegável..o "artista" não disse nada mais do que já se sabia.
Lareco,
Não percebi nada do que quiseste dizer, mas também não interessa pois não?
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Big Crash Escreveu:1. O que o leva a pensar que nunca mais haverá um bull market? (sei que não é isso que pensa)
Não percebi?! se sabes que não é isso que penso porque me perguntaste? Obviamente que haverá um novo bull market, não sei é quando nem apartir de que valores!?
Big Crash Escreveu:2. Caso pense que irá haver um bull market depois deste bear, o que o leva a pensar que a EDP não volte a cotar acima dos 2.3, a SonaeCom acima dos 1.0 e a SonaeInd acima dos 1.5? Coloquei estes valores porque foi o que comprei até agora.
Nada, nem foi disso que falei... eu não entrei porque não vejo ainda no mercado sinais de inversão e aquilo que tenho estado aqui a tentar perceber é se tu tiveste alguma forma de calcular os pontos de entrada e saída que não seja apenas um feeling! Sendo que não houve mais nada eu disse que tiveste bastante sorte nesses pontos, de qualquer forma na generalidade o raciocínio parece-me bastante correcto, a questão foi sempre a determinação dos pontos de entrada e saída!
A pergunta será mais correcta se for de mim para ti, o que te leva a crer que esses títulos não cairão mais e que um dia vão cotar bem acima dos valores a que entraste?!
Big Crash Escreveu:3. Claro que isto ainda pode descer muito mais, (5000 pts, 4000 pts... até zero!) mas o que o pode levar a pensar que o PSI20 não volte então aos actuais 6200 pts e dentro de anos não possa ir aos 9000 pts, ou 12000 ou aos 20000 pts?
A resposta já a dei antes, não faço a mínima idéia... mas eu consigo-te dizer alguns pressupostos que me levam a entrar ou sair do mercado, são objectivos baseados na AT, não os vou colocar aqui porque já falei deles várias vezes, se quiseres podes acompanhar as minhas análises no meu blogue...
Ou seja, eu não te consigo dizer nada disso, mas tenho ferramentas que me guiam para eu entrar ou sair. O que tu tens é algo que embora me pareça correcto na generalidade é difícil de colocar em prática, precisa de um "dom" especial ou de bastante sorte!
abraço
artista
Big Crash é que é "atrofiado"???
È com um artista e lírico deste que o big crash nunca deve apreender.
Um verdadeiro pedagogo torna-se num didáctico e expert bolsista com um profundo conhecimento do mercado, apenas pela visão educativa que têm.
Por isso Big Crash não te detenhas em explicações a meros pedagogos, aos quais nem um simples post sabem interpretar.
Eu concordo com o que o big crash escreveu sobre o bear e comunho da sua forma de estar no mercado.
Agora sobra apenas um raciocínio frio nisto tudo...O big deu o preço a que entrou e isso é inegável..o "artista" não disse nada mais do que já se sabia.
...Será..
- Registado: 15/10/2008 23:05
Big Crash Escreveu:Agora a minha explicação mais absurda pelo facto de estar a entrar nesta fase: Independentemente dos títulos em causa em 2003 o PSI fez um fundo nos 5000-6000 pts e nesta fase o PSI tem andado por volta dos 6000 pts. No fundo estou a considerar que estamos num "fundo" semelhante ao de 2003.
Sei que o que digo é rídiculo e deve ser um atentado para aqueles que dominam os mercados.
Não é rídiculo mas é um tiro mais ou menos no escuro... ninguém domina os mercados, devemos e compreendê-los, de certa forma é isso que tu tens feito, na realidade muitos sabem que é isso que devem fazer, entrar em baixa sair em alta, só que na prática isso não é fácil e quem passa os dias a olhar para eles acaba por se precipitar muitas vezes se não tiver regras claras... tu, com bastante sorte à mistura, acabas por beneficiar também do facto de não acompanhares de perto os mercados e assim não estares tão "atrofiado" e conseguires ter um raciocínio mais frio relativamente à grande maioria dos investidores!
abraço
artista
Caro "Artista",
Já agora vou-lhe fazer 3 perguntas, que penso serem tão pertinentes (mas no sentido contrário) como aquelas que me colocou:
1. O que o leva a pensar que nunca mais haverá um bull market? (sei que não é isso que pensa)
2. Caso pense que irá haver um bull market depois deste bear, o que o leva a pensar que a EDP não volte a cotar acima dos 2.3, a SonaeCom acima dos 1.0 e a SonaeInd acima dos 1.5? Coloquei estes valores porque foi o que comprei até agora.
3. Claro que isto ainda pode descer muito mais, (5000 pts, 4000 pts... até zero!) mas o que o pode levar a pensar que o PSI20 não volte então aos actuais 6200 pts e dentro de anos não possa ir aos 9000 pts, ou 12000 ou aos 20000 pts?
Já agora vou-lhe fazer 3 perguntas, que penso serem tão pertinentes (mas no sentido contrário) como aquelas que me colocou:
1. O que o leva a pensar que nunca mais haverá um bull market? (sei que não é isso que pensa)
2. Caso pense que irá haver um bull market depois deste bear, o que o leva a pensar que a EDP não volte a cotar acima dos 2.3, a SonaeCom acima dos 1.0 e a SonaeInd acima dos 1.5? Coloquei estes valores porque foi o que comprei até agora.
3. Claro que isto ainda pode descer muito mais, (5000 pts, 4000 pts... até zero!) mas o que o pode levar a pensar que o PSI20 não volte então aos actuais 6200 pts e dentro de anos não possa ir aos 9000 pts, ou 12000 ou aos 20000 pts?
Não percebo NADA disto!
- Registado: 8/2/2008 23:57
Artista disse:
"Já agora há uma coisa que me deixa bastante curioso! Saiste em 2000 e só voltaste a entrar em 2003, como é que percebeste que antes não estávamos num fundo, e esperaste 3 anos para voltar a entrar? e, seguindo o mesmo raciocínio, porquê entrar agora, quando este bear market ainda só durou metade do anterior e ainda não caiu tanto como o anterior?? O que farás se vires a EDP a 1 euro? ou a sonae a 20 cêntimos?"
Saí em 2000 e nunca me passou pela cabeça voltar a comprar acções e nunca mais vi cotações, daí eu nunca me ter apercebido que a bolsa tinha vindo por aí a baixo. Até que por volta dos finais de 2002 um colega de trabalho começou a falar de acções dizendo que estava a perder rios de dinheiro. Foi aí que resolvi voltar a olhar para as cotações. Os telejornais abriam a falar que estavamos em recessão (ou coisa parecida) e que as bolsas se tinham afundado. Esse meu colega influenciou-me a entrar, lembro-me perfeitamente que ele investiu novamente para tentar (no futuro) diminuir as perdas. Lembro-me de ter olhado para um gráfico do PSI20 a 3 anos e resolvi entrar.
O que faria se visse EDP a 1euro ou Sonae a 0.2euros? Primeiro como já disse evito voltar a olhar para as cotações, pelo menos nos 1-2 anos seguintes à compra, para evitar aborrecer-me.
Depois quando os mercados estiverem em "euforia" caso as cotações continuarem abaixo do preço que as comprei, provavelmente ficarei com elas e de certeza não me meto noutra.
Agora a minha explicação mais absurda pelo facto de estar a entrar nesta fase: Independentemente dos títulos em causa em 2003 o PSI fez um fundo nos 5000-6000 pts e nesta fase o PSI tem andado por volta dos 6000 pts. No fundo estou a considerar que estamos num "fundo" semelhante ao de 2003.
Sei que o que digo é rídiculo e deve ser um atentado para aqueles que dominam os mercados.
Um abraço.
"Já agora há uma coisa que me deixa bastante curioso! Saiste em 2000 e só voltaste a entrar em 2003, como é que percebeste que antes não estávamos num fundo, e esperaste 3 anos para voltar a entrar? e, seguindo o mesmo raciocínio, porquê entrar agora, quando este bear market ainda só durou metade do anterior e ainda não caiu tanto como o anterior?? O que farás se vires a EDP a 1 euro? ou a sonae a 20 cêntimos?"
Saí em 2000 e nunca me passou pela cabeça voltar a comprar acções e nunca mais vi cotações, daí eu nunca me ter apercebido que a bolsa tinha vindo por aí a baixo. Até que por volta dos finais de 2002 um colega de trabalho começou a falar de acções dizendo que estava a perder rios de dinheiro. Foi aí que resolvi voltar a olhar para as cotações. Os telejornais abriam a falar que estavamos em recessão (ou coisa parecida) e que as bolsas se tinham afundado. Esse meu colega influenciou-me a entrar, lembro-me perfeitamente que ele investiu novamente para tentar (no futuro) diminuir as perdas. Lembro-me de ter olhado para um gráfico do PSI20 a 3 anos e resolvi entrar.
O que faria se visse EDP a 1euro ou Sonae a 0.2euros? Primeiro como já disse evito voltar a olhar para as cotações, pelo menos nos 1-2 anos seguintes à compra, para evitar aborrecer-me.
Depois quando os mercados estiverem em "euforia" caso as cotações continuarem abaixo do preço que as comprei, provavelmente ficarei com elas e de certeza não me meto noutra.
Agora a minha explicação mais absurda pelo facto de estar a entrar nesta fase: Independentemente dos títulos em causa em 2003 o PSI fez um fundo nos 5000-6000 pts e nesta fase o PSI tem andado por volta dos 6000 pts. No fundo estou a considerar que estamos num "fundo" semelhante ao de 2003.
Um abraço.
Não percebo NADA disto!
Big Crash Escreveu:Artista disse:
"Imaginem que entrava um ano antes, no final de 2001 já muitos achavam as quedas brutais e que os títulos estavam já muito baratos, entraria na EDP acima dos 2, na PT acima dos 6, na Sonae perto de 1 euro!!"
- Caso isso tivesse acontecido teria na mesma bastante lucro, duplicava (ou perto disso) o investimento inicial. Estaria na mesma a dizer que tinha comprado na crise e vendido em alta... tinha tido mais lucro que num depósito a prazo.
Big, eu não tenho razão nenhuma em pensar que estás a inventar, apenas falei nisso (de certa forma nem é muito correcto que o tivesse feito) para veres que as probabilidades de isso ter acontecido são mesmo muito pequenas...
Tu dizes que se tivesses entrado em 2001 ainda conseguirias duplicar o investimento mas isso não é bem assim, se estivesses um ano com posições bastante perdedoras psicologicamente seria muito diferente e isso poderia alterar muita coisa. Aliás estás a dizer que consegues dobrar o investimento porque estás a considerar vendas perto dos máximos, algo que também é muito difícil de suceder...
Big Crash Escreveu:- Eu depois de comprar nunca mais olho para as cotações, até para nem me chatear. Soube que a EDP chegou a estar a 1.35 porque li aqui algures no fórum senão nem sequer sabia. Também já vi aqui num gráfico que a SonaeSGPS já tinha estado a 0.2 (ou coisa parecida), e tenho a certeza que essa cotação aconteceu depois de eu já a ter comprado a 0.4 - estaria a perder metade do investimento. Mas eu nunca soube que tal coisa tinha acontecido. Desligo completamente disto.
Tu dizes isso porque as cotações não cairam muito abaixo dos teus preços de entrada, mas será que pensarias da mesma forma se visses a EDP a baixo de um euro ou a sonae a a 10 cêntimos??! duvido...
O mínimo da Sonae foi 0,35€, agora vês os mínimos nos 0,22€ porque as cotações foram corrigidas devido a várias operações que a empresa fez depois de 2003... ou seja compraste praticamente nos minimos!
Já agora há uma coisa que me deixa bastante curioso! Saiste em 2000 e só voltaste a entrar em 2003, como é que percebeste que antes não estávamos num fundo, e esperaste 3 anos para voltar a entrar? e, seguindo o mesmo raciocínio, porquê entrar agora, quando este bear market ainda só durou metade do anterior e ainda não caiu tanto como o anterior?? O que farás se vires a EDP a 1 euro? ou a sonae a 20 cêntimos?
O que tenho escrito aqui é sobretudo para que todos percebam (incluindo tu e eu) que isto não se consegue com facilidade, sem uma estratégia clara de entrada e saída, só se consegue com uma dose de sorte muito acima do normal!
De qualquer forma dou-te os meus parabéns e espero que a sorte (ou um dom qualquer) de continue a proteger!
um abraço
artista
Talvez o facto de vos ler atentamente me tenha levado a não investir mais cedo, por ex.
É muito importante seguir os vossos conselhos, e deixo aqui um conselho àqueles que também não percebem nada de bolsa como eu: Não se armem em inteligentes, lá porque o 1º negócio correu bem isso não quer dizer que dominam os mercados. Não se metam em aventuras de curto-prazo, isso é meio caminho para perderem tudo... deixem esse tipo de estratégia para os entendidos.
Já agora também quero dizer que o "artista" é um daqueles que leio atentamente
É muito importante seguir os vossos conselhos, e deixo aqui um conselho àqueles que também não percebem nada de bolsa como eu: Não se armem em inteligentes, lá porque o 1º negócio correu bem isso não quer dizer que dominam os mercados. Não se metam em aventuras de curto-prazo, isso é meio caminho para perderem tudo... deixem esse tipo de estratégia para os entendidos.
Já agora também quero dizer que o "artista" é um daqueles que leio atentamente

Não percebo NADA disto!
Artista disse:
"Imaginem que entrava um ano antes, no final de 2001 já muitos achavam as quedas brutais e que os títulos estavam já muito baratos, entraria na EDP acima dos 2, na PT acima dos 6, na Sonae perto de 1 euro!!"
- Caso isso tivesse acontecido teria na mesma bastante lucro, duplicava (ou perto disso) o investimento inicial. Estaria na mesma a dizer que tinha comprado na crise e vendido em alta... tinha tido mais lucro que num depósito a prazo.
-----------------------------------------------------
"Entraria com a mesma convicção com que está a entrar agora e como acompanharia as quedas seguintes em 2002?!"
- Eu depois de comprar nunca mais olho para as cotações, até para nem me chatear. Soube que a EDP chegou a estar a 1.35 porque li aqui algures no fórum senão nem sequer sabia. Também já vi aqui num gráfico que a SonaeSGPS já tinha estado a 0.2 (ou coisa parecida), e tenho a certeza que essa cotação aconteceu depois de eu já a ter comprado a 0.4 - estaria a perder metade do investimento. Mas eu nunca soube que tal coisa tinha acontecido. Desligo completamente disto.
-----------------------------------------------------
"Entraria com a mesma convicção com que está a entrar agora e como acompanharia as quedas seguintes em 2002?!"
- Eu depois de comprar nunca mais olho para as cotações, até para nem me chatear. Soube que a EDP chegou a estar a 1.35 porque li aqui algures no fórum senão nem sequer sabia. Também já vi aqui num gráfico que a SonaeSGPS já tinha estado a 0.2 (ou coisa parecida), e tenho a certeza que essa cotação aconteceu depois de eu já a ter comprado a 0.4 - estaria a perder metade do investimento. Mas eu nunca soube que tal coisa tinha acontecido. Desligo completamente disto.
Não percebo NADA disto!
Caro Artista:
"Big Crash, não leves a mal, mas considerando os pontos de entrada e saída que referes, e tendo em conta as fundamentações que apresentas para os ter determinado eu vejo apenas duas hipóteses:
1. Estás a inventar;
2. Tiveste uma sorte de todo o tamanho;"
Ponto1: Não estou a inventar, não ganhava nada com isso bem pelo contrário, estaria a enganar-me a mim próprio.
Ponto2: Pelo o que vocês descrevem, tenho de admitir que talvez tenha tido um pouco (ou muita) sorte.
Repito que não sou exemplo para ninguém, limitei-me a contar as minhas experiências passadas. Esta vai ser a minha 3ª incursão na bolsa, e claro que os bons ventos do passado podem-se não repetir.
Uma coisa é certa, se as coisas desta vez correrem mal garanto-vos que não vai haver uma 4ª incursão... e depois de "vos" ler também lhe quero dizer que já não me sinto tão seguro. De qualquer forma agora vou até ao fim. Ainda não "gastei" metade do orçamento, estou à espera de Galp, BCP, BPI, SonaeSGPS, (como já referi) ou talvez só 2 ou 3 destas (sem nenhum tipo de critério técnico - somente tentar apanhar próximo do fundo).
Sei que é um tiro no escuro. Sei que tecnicamente não o devia de fazer... mas estou confiante!
Um abraço e bom Domingo.
"Big Crash, não leves a mal, mas considerando os pontos de entrada e saída que referes, e tendo em conta as fundamentações que apresentas para os ter determinado eu vejo apenas duas hipóteses:
1. Estás a inventar;
2. Tiveste uma sorte de todo o tamanho;"
Ponto1: Não estou a inventar, não ganhava nada com isso bem pelo contrário, estaria a enganar-me a mim próprio.
Ponto2: Pelo o que vocês descrevem, tenho de admitir que talvez tenha tido um pouco (ou muita) sorte.
Repito que não sou exemplo para ninguém, limitei-me a contar as minhas experiências passadas. Esta vai ser a minha 3ª incursão na bolsa, e claro que os bons ventos do passado podem-se não repetir.
Uma coisa é certa, se as coisas desta vez correrem mal garanto-vos que não vai haver uma 4ª incursão... e depois de "vos" ler também lhe quero dizer que já não me sinto tão seguro. De qualquer forma agora vou até ao fim. Ainda não "gastei" metade do orçamento, estou à espera de Galp, BCP, BPI, SonaeSGPS, (como já referi) ou talvez só 2 ou 3 destas (sem nenhum tipo de critério técnico - somente tentar apanhar próximo do fundo).
Sei que é um tiro no escuro. Sei que tecnicamente não o devia de fazer... mas estou confiante!
Um abraço e bom Domingo.
Não percebo NADA disto!
civfan Escreveu:o timing de entrada e saida no mercado é algo que bate qq estrategia e é fundamental... ninguem pode negar que conseguir entrar no fim do bear e sair no pico do bull é o que há de melhor no mercado!
No entanto fica a faltar apenas um grande pormenor, para acertar o melhor possivel com essa estrategia, e que é o stock picking.
Ou seja escolher um portfolio de acçoes que permita maximizar os ganhos do timing de entrada, e aí, mais uma vez, o feeling não chega, ainda que não haja nenhuma tecnica absolutamente cientifica que determine com rigor quais as melhores acções, conhecer a empresa, o sector, bem como o seu comportamento técnico ajuda muito.
Concordo com o civfan em relação à importância da escolha dos títulos a investir embora também me pareça que há outro pormenor importante:
"...comprar nas crises e vender quado as televisões abrem os telejornais a anunciar que as bolsas sobem vertiginosamente e que os portugueses têm aí uma nova forma de enriquecerem... quando isso acontece quer dizer que está na hora de vender. Foi assim em 2000 e em 2007..."
Isto pode parecer fácil de fazer mas na prática não é... o Big Crash entrou muito perto dos mínimos e saiu muito perto dos máximos, isso é um facto mas será assim tão fácil conseguir um timing tão perfeito? julgo que não e neste caso, pela forma como descreve a situação, ele apenas o conseguiu por sorte!!! Imaginem que entrava um ano antes, no final de 2001 já muitos achavam as quedas brutais e que os títulos estavam já muito baratos, entraria na EDP acima dos 2, na PT acima dos 6, na Sonae perto de 1 euro!! Entraria com a mesma convicção com que está a entrar agora e como acompanharia as quedas seguintes em 2002?!
O que é que significa "entrar numa crise"?! há quanto tempo estamos em crise?!... e o que é que significa "vender quado as televisões abrem os telejornais a anunciar que as bolsas sobem vertiginosamente" Quantas vezes elas abrem com notícias dessas?!... isto é algo que se diz e que obviamente é verdade mas determinar na prática bons pontos de entrada só por isto é uma tarefa impossível...
Big Crash, não leves a mal, mas considerando os pontos de entrada e saída que referes, e tendo em conta as fundamentações que apresentas para os ter determinado eu vejo apenas duas hipóteses:
1. Estás a inventar;
2. Tiveste uma sorte de todo o tamanho;
Embora para ter sorte também seja preciso desenvolver algum dom especial que te permite ter alguma sencibilidade para a coisa, mas será algo que dificilmente conseguirás repetir muitas vezes...
abraços
artista
o timing de entrada e saida no mercado é algo que bate qq estrategia e é fundamental... ninguem pode negar que conseguir entrar no fim do bear e sair no pico do bull é o que há de melhor no mercado!
No entanto fica a faltar apenas um grande pormenor, para acertar o melhor possivel com essa estrategia, e que é o stock picking.
Ou seja escolher um portfolio de acçoes que permita maximizar os ganhos do timing de entrada, e aí, mais uma vez, o feeling não chega, ainda que não haja nenhuma tecnica absolutamente cientifica que determine com rigor quais as melhores acções, conhecer a empresa, o sector, bem como o seu comportamento técnico ajuda muito.
Big Crash Escreveu:
Daí eu só comprar nas crises e vender quado as televisões abrem os telejornais a anunciar que as bolsas sobem vertiginosamente e que os portugueses têm aí uma nova forma de enriquecerem... quando isso acontece quer dizer que está na hora de vender. Foi assim em 2000 e em 2007.
Na minha humilde opinião isto já demonstra uma grande sabedoria e uma boa estratégia bolsista!

portanto humildades à parte, essa parece-me uma estrategia simples e eficaz, a qual partilho, em parte.. bons negócios!

Big Crash Escreveu:Hoje estou mesmo com vontade de escrever
Uma coisa que talvez tenha muito peso nas minhas decisões é o facto do dinheiro investido não me ter custado a ganhar (excepto o 1º investimento). Passo a explicar:
O dinheiro que realizei em 2000 investi-o na totalidade em 2003 e neste momento estou a investir todo o dinheiro que ganhei nos finais de 2007.
A diferença entre o 1º investimento (poucos milhares de contos) e o investimento actual (ganho com esses poucos milhares de contos) é abismal.
Espero duplicar/triplicar esse valor. Era bom sinal para TODOS nós. Queria dizer que os mercados tinham regressado aos fortes ganhos
já são dois com vontade de escrever...
com o dinheiro ganho em 2000 poderia, caso tivesse conhecimentos para tal,entrar curto na tendência bear de então e multiplicar os ganhos para entrar,de novo longo em 2003 e assim por diante.
o que tenta fazer,na minha opinião é um exercicio de adivinhação para encontrar não o wally,mas o fundo dos mercados e esse é um exercicio muito perigoso.
para isso mais a vale a roleta que dá 50% ! ou dá preto ou vermelho e sempre dobra o investimento.
cumps
mapaman disse:
"o que estou a tentar transmtir é que se tivesse conhecimentos de AT e/ou AF,poderia retirar tanto ou mais dos mercados e em menos tempo do que aquilo que diz que ganhou"
Pois, mas para isso eu teria de perceber muito de bolsa e ter tempo para isso. Daí eu só comprar nas crises e vender quado as televisões abrem os telejornais a anunciar que as bolsas sobem vertiginosamente e que os portugueses têm aí uma nova forma de enriquecerem... quando isso acontece quer dizer que está na hora de vender. Foi assim em 2000 e em 2007.
Tipo D.Branca: quando os telejornais começaram a abrir com as notícias da D.Branca era sinal que a malta que lá tinha o dinheiro deveria de o retirar o mais rapidamente possível... o problema foi que houve muita gente que só descobriu a D.Branca pelos telejornais e foi lá colocar o seu dinheirinho à espera de ficar rico em 3 tempos - ficaram sem ele.
Não tenho dúvidas que se eu tentasse ganhar dinheiro em menos tempo utilizando conhecimentos técnicos iria perder tudo muito rápido. Sou completamente ignorante nesta matéria, e já o admiti. Tive uma cadeira no 1º ano da faculdade que se chamava métodos estatísticos... limito-me a ler gráficos, a seguir os vossos conselhos (muito importante) e ter alguma sensibilidade própria.
Um abraço e bons negócios.
"o que estou a tentar transmtir é que se tivesse conhecimentos de AT e/ou AF,poderia retirar tanto ou mais dos mercados e em menos tempo do que aquilo que diz que ganhou"
Pois, mas para isso eu teria de perceber muito de bolsa e ter tempo para isso. Daí eu só comprar nas crises e vender quado as televisões abrem os telejornais a anunciar que as bolsas sobem vertiginosamente e que os portugueses têm aí uma nova forma de enriquecerem... quando isso acontece quer dizer que está na hora de vender. Foi assim em 2000 e em 2007.
Tipo D.Branca: quando os telejornais começaram a abrir com as notícias da D.Branca era sinal que a malta que lá tinha o dinheiro deveria de o retirar o mais rapidamente possível... o problema foi que houve muita gente que só descobriu a D.Branca pelos telejornais e foi lá colocar o seu dinheirinho à espera de ficar rico em 3 tempos - ficaram sem ele.
Não tenho dúvidas que se eu tentasse ganhar dinheiro em menos tempo utilizando conhecimentos técnicos iria perder tudo muito rápido. Sou completamente ignorante nesta matéria, e já o admiti. Tive uma cadeira no 1º ano da faculdade que se chamava métodos estatísticos... limito-me a ler gráficos, a seguir os vossos conselhos (muito importante) e ter alguma sensibilidade própria.
Um abraço e bons negócios.
Não percebo NADA disto!
Grande Crómio,
Quando a "scpnuno" me defendeu eu agradeci dizendo qualquer coisa tipo "caro Nuno, obrigado pela compreensão e já agora boa sorte para o seu Sporting" - foi o que deduzi de "scpnuno".
A seguir responde-me a dizer que é UMA "scpnuno" e que Nuno era o nome do filho (penso eu)... são os imprevistos da net
Um abraço.
Quando a "scpnuno" me defendeu eu agradeci dizendo qualquer coisa tipo "caro Nuno, obrigado pela compreensão e já agora boa sorte para o seu Sporting" - foi o que deduzi de "scpnuno".
A seguir responde-me a dizer que é UMA "scpnuno" e que Nuno era o nome do filho (penso eu)... são os imprevistos da net

Um abraço.
Não percebo NADA disto!
Hoje estou mesmo com vontade de escrever
Uma coisa que talvez tenha muito peso nas minhas decisões é o facto do dinheiro investido não me ter custado a ganhar (excepto o 1º investimento). Passo a explicar:
O dinheiro que realizei em 2000 investi-o na totalidade em 2003 e neste momento estou a investir todo o dinheiro que ganhei nos finais de 2007.
A diferença entre o 1º investimento (poucos milhares de contos) e o investimento actual (ganho com esses poucos milhares de contos) é abismal.
Espero duplicar/triplicar esse valor. Era bom sinal para TODOS nós. Queria dizer que os mercados tinham regressado aos fortes ganhos

Não percebo NADA disto!
olá,
o que estou a tentar transmtir é que se tivesse conhecimentos de AT e/ou AF,poderia retirar tanto ou mais dos mercados e em menos tempo do que aquilo que diz que ganhou .
tambem sei o que é ganhar sem saber como e é muito agradável,mas melhor ainda é saber como ganhar
bem sei que isto já desceu muito,mas no meu caso,nos dias que correm tanto me dá,sabe porquê? porque entrar curto ou longo já não é algo só acessivel aos "maluquinhos" da bolsa.
cumps
cumps
o que estou a tentar transmtir é que se tivesse conhecimentos de AT e/ou AF,poderia retirar tanto ou mais dos mercados e em menos tempo do que aquilo que diz que ganhou .
tambem sei o que é ganhar sem saber como e é muito agradável,mas melhor ainda é saber como ganhar
bem sei que isto já desceu muito,mas no meu caso,nos dias que correm tanto me dá,sabe porquê? porque entrar curto ou longo já não é algo só acessivel aos "maluquinhos" da bolsa.
cumps
cumps
aí apareceu uma tal de "scpnuno" a defender-me... e foi assim que tudo começou.
Hummmm... que romântico... é sempre divertido saber "como tudo começou"...
Hihihihihi...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Caro/a mapaman,
Termos como bull, bear ,STOP, etc aprendi aqui com vocês. Aliás as minhas primeiras incusões aqui pelo caldeirão foi a tirar dúvidas sobre qual o modelo que tinha de preencher no IRS (modG1), pois eu não fazia a minima ideia como é que isso se tratava. Recordo-me que um tal de "Silva" até se passou comigo e começou a disparar em todos os sentidos (contra mim), aí apareceu uma tal de "scpnuno" a defender-me... e foi assim que tudo começou.
Sinceramente não sei se é sorte. Desde Novembro que há aqui muitos entendidos na matéria que dizem para irmos entrando devagarinho.
A economia é cíclica (pelo menos tem sido).
Não acham que mesmo que isto caia mais (o que não dúvido), quando chegar a altura dos mercados começarem a subir, os valores de hoje não serãp ultrapassados??!
Isso era quase a mesma coisa que dizer que o PSI20 atingiu o topo para sempre nos 6200 pts!
Termos como bull, bear ,STOP, etc aprendi aqui com vocês. Aliás as minhas primeiras incusões aqui pelo caldeirão foi a tirar dúvidas sobre qual o modelo que tinha de preencher no IRS (modG1), pois eu não fazia a minima ideia como é que isso se tratava. Recordo-me que um tal de "Silva" até se passou comigo e começou a disparar em todos os sentidos (contra mim), aí apareceu uma tal de "scpnuno" a defender-me... e foi assim que tudo começou.
Sinceramente não sei se é sorte. Desde Novembro que há aqui muitos entendidos na matéria que dizem para irmos entrando devagarinho.
A economia é cíclica (pelo menos tem sido).
Não acham que mesmo que isto caia mais (o que não dúvido), quando chegar a altura dos mercados começarem a subir, os valores de hoje não serãp ultrapassados??!
Isso era quase a mesma coisa que dizer que o PSI20 atingiu o topo para sempre nos 6200 pts!
Não percebo NADA disto!
Big Crash Escreveu:Olá Level_42
Compreendo as tuas decisões. Eu só compro acções em "bear" e vendo em "bull".
Comprei em 1997 e vendi em 2000. Depois voltei a comprar em 2003 e vendi nos finais de 2007.
Não tenho conhecimentos "bolsistas" para andar nestas andanças diariamente ou pelo menos a curto/médio prazo.
Posso-te dizer que fiz bastante dinheiro em 2000 e ainda muito mais em 2007... e nunca perdi dinheiro na bolsa (excepto, lá está, uma brincadeira com acções do BPI - tentativa de curto prazo - nos principios de 2008).
Esta "brincadeira" fez-me regressar "à Terra" e apostar naquilo que realmente me tem dado muitas alegrias (comprar em bear e vender em bull).
Da minha parte posso-te dizer que já entrei na EDP a 2.30 e na SonaeInd a 1.50.
Tenho ordens de compra para Galp a 7.00, BCP a 0.7 e BPI a 1.40.
O meu objectivo é voltar a ver as cotações daqui a uns 4 anos, quando as televisões começarem a abrir os telejornais com as subidas das bolsas... e vendê-las!
Numa conta a prazo teria uns 18% de lucro em 4 anos. Se se voltar a repetir a evolução das cotações dos ultimos 2 bulls (onde eu as vendi) posso dizer que o lucro foi de "centenas de %".
Obviamente que isto pode não acontecer desta vez, é um risco que assumo.
Sei que este tipo de discurso é um bocado "primitivo" para quem percebe de economia, mas no meu caso tem-me dado bastantes alegrias.
Um abraço.
olá,
pois o que me fez e faz tentar perceber o máximo possivel,foi exactamente o facto de ganhar sem saber o que era um mercado bear ou bull,ou seja foi comprar em baixo e vender no topo e passado umas semanas começar a cair que nem facas!
nessa altura percebi que se não sabia tinha de aprender,senão,ainda comprava no topo e depois?
na altura nem sabia o que era um stop...nada de nada,portanto o que teve foi sorte,nada mais!
para essas entradas tudo aquilo que lhe desejo é isso mesmo,sorte,pois o resto passa por muito trabalho.
cumps
cumps
Só mais uma coisa.
Graças a vocês (pessoal do caldeirão) vendi tudo nos finais de 2007, talvez Outubro e Novembro.
Havia muita gente aqui a alertar que vinham aí tempos dificeis. Claro que havia outros que diziam que isto ia subir outra vez.
Mas depois de "filtrar" muitos comentários achei que os conselhos dados pelos primeiros faziam sentido.
Por isso, deixo aqui os meus agradecimentos "públicos" a todos aqueles que me alertaram para os tempos dificeis que se adivinhavam.
Graças a vocês (pessoal do caldeirão) vendi tudo nos finais de 2007, talvez Outubro e Novembro.
Havia muita gente aqui a alertar que vinham aí tempos dificeis. Claro que havia outros que diziam que isto ia subir outra vez.
Mas depois de "filtrar" muitos comentários achei que os conselhos dados pelos primeiros faziam sentido.
Por isso, deixo aqui os meus agradecimentos "públicos" a todos aqueles que me alertaram para os tempos dificeis que se adivinhavam.
Não percebo NADA disto!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995 e 71 visitantes