Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Requesitos legais para ser um "trader" em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JoJay » 26/12/2008 16:00

Salvo informação mais actualizada, julgo que não é necessário qualquer tipo de requisito. Pelo menos, conheço alguns traders que trabalham em salas de mercado portuguesas que não possuem nenhum tipo de formação específica e mesmo em termos de formação escolar provavelmente alguns não completaram o 12º. Lá fora, nomeadamente em Londres, sei que é diferente. Tens que ter uma espécie de certificado (se bem me lembro chamava-se SFA ou qualquer coisa do género, não confundir com CFA), o que se obtém através de um exame bastante exigente.
JoJay

Registado: 4/12/2008 12:25

por JPtuga » 26/12/2008 14:41

Para já, o objectivo não é candidatar-me a uma "vaga" numa corretora, aliás, duvido muito que neste momento alguma esteja a contratar, devem estar mais a pensar é em dispensar pessoal.
A duvida é mesmo se existe um requesito legal, como um exame de conhecimentos teóricos, á semelhança de outros paises, ou não, se qualquer pessoa, independentemente da formação, pode ingressar numa corretora, e actuar legalmente.

Registado: 29/3/2007 12:40

por tugatuga111 » 26/12/2008 14:31

Penso que importante é teres alguém conhecido lá dentro...
Abraço.

Registado: 18/7/2008 19:50

Requesitos legais para ser um "trader" em Portugal

por JPtuga » 26/12/2008 14:08

Aos Forenses que são profissionais na bolsa, seja cá no burgo, ou lá fora;

- Alguém pode informar quais são os requesitos legais para actuar na bolsa portuguesa (Euronext Lisboa) como broker/dealer, ou seja, como funcionário, não como dono de uma corretora.
Nos EUA a SEC obriga a vários exames, nomeadamente o Series 7. Eu cá, numa breve visita ao site da CMVM não consegui descobrir nada sobre este tema.

Tenho alguma curiosidade e interesse neste tema, dai a pergunta.

Obrigado desde já pelas respostas.

Registado: 29/3/2007 12:40

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], caldeirum, cmsbarros, Google [Bot], macau5m, nmgm15787, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, tami e 51 visitantes