Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ETF´s - Dúvida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migueljat » 24/12/2008 0:33

MarcoAntonio Escreveu:A queda de hoje justifica-se essencialmente pelo ex-dividendo. Mas deixo o gráfico anexo para mostrar que a replicação dos índices está longe de ser perfeita...

Este ETF já estava (antes de hoje) praticamente aos valores de meados de Setembro quando o índice está bem abaixo do que se encontrava nessa data.

Ola Marco este ainda assim não é dos piores e analisando de uma forma simples, vemos pelo teu grafico que os minimos deste ETF foram quando o indice se encontrava em maximos e o valor mais alto do ETF foi quando o indice se encontrava em minimos.

De uma forma simples e talvez a nao mais correta, visto existir bastante divergencia pelo meio, até podemos dizer que este ETF faz razoavelmente bem o seu trabalho de casa!

Agora outros como por exemplo do petroleo têm um comportamento completamente erratico, so para exemplo existe um short sobre petroleo que supostamente deveria estar perto de maximos uma vez que o petroleo se encontra perto de minimos e curiosamente esta tambem perto de minimos e quase ao mesmo valor do longo :shock:

abraços

Registado: 20/11/2008 12:30

por Barra » 23/12/2008 22:36

Certo, há muitos Sulla, como o exemplo que dei hoje do Ultrashort sp500.

Nunca pensei é que ETF´s sobre indíces pagassem dividendos, nem percebo bem como é que isso acontece, mas já verifiquei que é uma realidade.
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"

Warren Buffett

Bons negócios !!!

Registado: 19/10/2004 19:26

por MarcoAntonio » 23/12/2008 22:29

Sim, mas a questão não é essa, Sulla.

A questão são divergências e não alavancagem...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Sulla » 23/12/2008 22:24

Há ETF's sobre índices que duplicam (e até triplicam) a variação do índice.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Barra » 23/12/2008 21:41

Correcto Marco, não é de facto directa, mas longe de quedas abruptas como a de hoje nos Proshares.

Claro que tería de haver algo de anormal (neste caso ex-dividend).

Agradeço a todos as prontas explicações.
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"

Warren Buffett

Bons negócios !!!

por Barra » 23/12/2008 20:54

Sinceramente desconhecía totalmente isso, e estranhei muito esta queda abrupta desse ETF quando o SP500 está em queda.

De facto não podia ser apenas liquidez reduzida, são ETF´s muito negociados.

Muito obrigado pela informação migueljat.

Warren Buffett

Bons negócios !!!

por MarcoAntonio » 23/12/2008 20:53

A queda de hoje justifica-se essencialmente pelo ex-dividendo. Mas deixo o gráfico anexo para mostrar que a replicação dos índices está longe de ser perfeita...

Este ETF já estava (antes de hoje) praticamente aos valores de meados de Setembro quando o índice está bem abaixo do que se encontrava nessa data.
Anexos
spxvsetf.PNG
spxvsetf.PNG (34.84 KiB) Visualizado 945 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/12/2008 20:55, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por migueljat » 23/12/2008 20:47

Podes consultar melhor a informaçao no link abaixo

http://biz.yahoo.com/bw/081222/20081222005889.html?.v=1

abraço

por migueljat » 23/12/2008 20:44

A maioria dos ETF's proshares é sobre indices e sim acho que todos pagam dividendos.
No caso em concreto esse ETF curto sobre o SP500 vai pagar dividendos salvo erro dia 30 de dezembro, sendo hoje o ex-dividendo, o pagamento é igual aos dividendos comuns e neste caso com 30% de retençao para irs.

abraços
Editado pela última vez por migueljat em 24/12/2008 0:07, num total de 2 vezes.

por Barra » 23/12/2008 20:20

E sobre indíces também acontece isso?

Se assim é como é que são pagos dividendos por exemplo do Ultrashort Sp500 que hoje desvaloriza mais de 12%, tendo aberto em Gap down, apesar do indice estar negativo?

Warren Buffett

Bons negócios !!!

por MarcoAntonio » 23/12/2008 20:18

Em todo o caso, os ETF's não variam de forma perfeita e os desvios podem ser maiores ou menores conforme a liquidez, instrumentos financeiros disponíveis para replicar o índice, etc.
Imagem

Administrador Fórum

por migueljat » 23/12/2008 20:11

Boas Barra
esse facto deve-se ao ajuste do pagamento dos dividendos

abraço

ETF´s - Dúvida

por Barra » 23/12/2008 20:07

Alguém me esclarece como é que varíam as cotações dos ETF´s?
Não são razão directa dos activos subjacentes?

Verifiquei agora que há ETF´s sobre indices que desvalorizam brutalmente, apesar da valorização no sentido do respectivo indice. Porque é que tal acontece?

Warren Buffett

Bons negócios !!!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aqui_Vale, GaussSLB47, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, MPCER, navaldoc, PAULOJOAO, trilhos2006 e 62 visitantes