Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Funcionários de Mafra deixam de trabalhar à sexta-feira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por logout » 24/12/2008 4:35

.

Registado: 22/10/2008 1:10

por keijas » 24/12/2008 1:20

pedrom Escreveu:Já alguma vez precisas-te de ir a uma CM à hora de
almoço ou depois das 5 horas?

A pergunta é como "vais a um restaurante às 9 da manhã para almoçar?"

Eu entendo esta medida como um ensaio e o meu comentário é de olhar para as implicações que isso traz para os municipes, nada de vantajoso. Os serviços públicos não são fábricas em que o desligar
de uma máquina ocasiona problemas em toda a linha.
Vamos analizar pelo lado remuneratório.
Tendo a semana 4 dias de trabalho com 3 de descanso,
todo o trabalho que seja efectuado à Sexta-feira, passa a ser considerado como trabalho extra, o que
implica mais um dia de descanso e o pagamento como
horas extras.
Porque será que que qualquer alteração leva sempre os sindicatos a barafustar e aqui ficou tudo calado?

Não se misture esta situação com afluências anormais nos hospitais e que em determinadas ocasiões são de caos.

Os serviços públicos necessitam de ser reestruturados
na forma de servir o utente/pagador. Os nossos horários são semelhantes aos que conheço por fora,a
grande diferença está na organização, isso dava-nos outra discussão, a quantidade.

cumprimentos
keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

Nada que jaa nao seja praticado pelo Mundo fora...

por bboniek33 » 23/12/2008 22:50

Exemplos (onde aplicavel):
a) 40 horas semanais, maximo de 10 horas/dia resultando na possibilidade de trabalhar 4/7dias mas podendo-se optar por 8 horas/dia 5 dias/semana;
b) horarios extendidos aa 5a-feira e aa 6a-feira no comercio e servicos por forma a permitir a outros trabalhadores adquirirem os seus artigos atee aas 10 da noite nesses 2 dias sem ter que ir a correr aos hipers nos Sabados de manha

Mas afinal qual ee o problema se forem salvaguardados os horarios de atendimento, possivelmente com horarios prolongados nalguns dias da semana ? Quem quer os funcionarios/ trabalhadores a arrastar os traseiros nas cadeiras ou a cocar as orelhas as santas 7 horas por dia de 2a a 6a ? E ir tudo pra casa aa mesma hora entupindo os funis que os levam aos dormitorios, irritados, chamando nomes aos outros automobilistas porque vao a correr pro infantario ou comprar acucar ?

Vamos laa a mudar as mentalidades. Ee de borla e, por vezes, melhora a qualidade de vida.

Pra pior jaa basta assim...
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por pedrom » 23/12/2008 22:39

MarcoAntonio Escreveu:
Como é óbvio, há serviços publicos que não podem parar (alguns nem à sexta, nem ao fim de semana nem aos feriados sequer). Por exemplo: a Urgencia de um Hospital.

Na semana passada (não sei o dia) no hospital de leiria e na urgencia para as crianças posso garantir (porque vi) que não se conseguia circular dentro da sala de espera e havia cerca de 8/10 crinças com os pais à espera cá fora (estavam cerca de 2º no meu carro) por um lugar lá dentro!!!

Além da criança que eu ia a acompanhar não ser minha filha fique impressionado com o triste espectaculo!!! Tivemos que ir imediatamente a um médico privado.

Ainda há pouco tempo teve ali o socrates a inaugurar a 1ª farmacia (nem sei que farmacia é ????) quando o que ali é preciso é uma sala de espera maior para as crianças!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por pedrom » 23/12/2008 22:28

Zalez Escreveu:Naturalmente que todos sabemos o que está por trás desta decisão... Estamos em ano de decisões políticas, no qual o psd parte em desvantagem e por isso começa desde já a lançar iniciativas demagogas, que facilmente são aceites pela maioria.

Agora há questões que importa ver esclarecidas. Como é que por exemplo o departamento de educação da CMM vai dar resposta às necessidades do ensino público à sexta?
Como é que o lixo vai ser recolhido à sexta?
Como é que todos os outros serviços dependentes da CMM vão funcionar nesse interregno? Protecção civil? Parque Natural? Obras públicas?

Acho também digno de registo o comentário do Presidente sobre a redução dos custos do lado do erário público. É que de facto, quando é melhor fechar e gastar 0, do que estar a "produzir" e ter custos, então estamos a passar um atestado de incompetência aos nossos funcionário públicos, e a mascarar a ideia atrás do argumento de lhes conceder mais tempo para a família. Haja coragem, e mandem quem está a mais para casa, que ao menos evita-se o contágio da doença que é o incompetente público.

Outra questão de relevo, é como é que os cafés na envolvente ao edifício da CMMv ão sobreviver à sexta? é que nos restantes dias da semana estão cheios de manhã à noite. Vai ser giro começar a ver que o dia de folga destes estabelecimentos vai coincidir com o dia de folga dos funcionários públicos.

E ao sabado e domingo os cafes estão cheios? Até vai ser bom pois os empregados dos cafés vão ter 3 dias de folga!!! :mrgreen:

Relativamente às outras questões não tenho a menor duvida que tudo isso foi pensado antes de anunciar esta medida. :wink:

por pedrom » 23/12/2008 22:24

keijas Escreveu:Há dias criticava-se por no parlamento se defender a
semana mais curta para os senhores deputados.......
O argumento era de até morarem longe!

Hoje com a decisão desta câmara,as criticas não existem, agora é para apoio familiar.

Estamos a falar de serviços públicos, serviços esses a que o cidadão contribuinte tem de recorrer e pagar,para tudo.

Faz lembrar a guerra do Raul Solnado, "hoje não ataquem que estamos fechados"

E quando se estender pelos hospitais,pelas polícias,
pelas escolas,ai!!!, tudo funcionários publicos que
poderão reinvidicar estatuto igual.

Não será melhor decretar quatro dias de trabalho por
semana. Portugal como em tudo, só está na frente nos piores exemplos

Deixo a pergunta:

Será que na câmara de Mafra ao dar entrada um projecto de construção (só de uma moradia) ele é aprovado num mês?

keijas

Já alguma vez precisas-te de ir a uma CM à hora de almoço ou depois das 5 horas?

por pedrom » 23/12/2008 22:20

Panizzi Escreveu:São 72 horas seguidas sem trabalho. Acho que se deve focar essencialmente neste ponto.

Logo aqui existe acumulação de procura em +24 horas e acumulação de trabalho em período idêntico.

Depois embora se mantenha as 35 horas , é normal que essas 2 horas adicionais por dia não sejam tão produtivas como as 6 horas anteriormente destinadas ao atendimento e as 7horas e 30 minutos que anteriormente os funcionários trabalhavam.

Eu pelo menos costumo produzir menos á medida que o tempo/trabalho se vai desenrolando , não sei se com os outros é o contrário , talvez seja.

Eutambém costumo produzir menos à medida que o tempo vai passando mas isso não acontece ao fim de 8 horas!!!!

Quem quebrar de rendimento ao fim de 7 horas é melhor pedir reforma por invalidez!!!

por pedrom » 23/12/2008 22:17

MarcoAntonio Escreveu:Note-se que isto se extende também aos sistemas informaticos por exemplo (arranques de computadores e afins). E ao contrário do que já defenderam aqui, acredito que se poupa energia, que se consegue reduzir gastos (por exemplo de manutenção/limpeza) e que se consegue aumentar a produtividade...

Mas respeito quem entende o contrário, naturalmente.

Agora, o que isto não tem nada que ver é com o caso dos Deputados (que pretendem institucionalizar uma falta que já praticam em larga escala e não propuseram aumentar horário nenhum nos outros dias). Apenas pretendiam adquirir mais uma regalia, sem qualquer contrapartida e até conseguindo alegar que ganham pouco (quando ganham cerca de 4 vezes o salário médio nacional e cerca de 10 vezes o salário mínimo nacional... a passar, isto são contas por baixo).

Assino por baixo!!!

por Panizzi » 23/12/2008 20:19

MarcoAntonio tou a perceber a ideia.

Agora repara , não podemos partir do pressuposto que trabalhar 35 horas seguidas , será mais rentável que 7 divididas por 5 dias.

Eu pelo menos não consigo perceber essa teoria...

Contudo sei ao que te referes , ao dito "arranca não arranca" e com a embalagem do trabalho até são capazes de fazerem mais nessas 2 horas adicionais.. é preciso é que não mudem o seu "relógio biológico" e antes de entrarem nessas 2 horas , façam mais uma pausa.

Depois podemos entrar aqui com a "demagogia" ,se essas 24 horas adicionais forem dedicadas á familia conduz a uma relação familiar mais estável , leva a maior motivação e por sua vez maior produção...

Não conheço a 100% estes serviços e não gosto muito de falar , mas a ideia que me dá é que este horário será de abandonar quando se comecar a perceber que a rentabilidade disto não é a esperada.

Como dizia o outro ... a vêr vamos.

Registado: 26/2/2008 22:11

por MarcoAntonio » 23/12/2008 20:01

Note-se que isto se extende também aos sistemas informaticos por exemplo (arranques de computadores e afins). E ao contrário do que já defenderam aqui, acredito que se poupa energia, que se consegue reduzir gastos (por exemplo de manutenção/limpeza) e que se consegue aumentar a produtividade...

Mas respeito quem entende o contrário, naturalmente.

Agora, o que isto não tem nada que ver é com o caso dos Deputados (que pretendem institucionalizar uma falta que já praticam em larga escala e não propuseram aumentar horário nenhum nos outros dias). Apenas pretendiam adquirir mais uma regalia, sem qualquer contrapartida e até conseguindo alegar que ganham pouco (quando ganham cerca de 4 vezes o salário médio nacional e cerca de 10 vezes o salário mínimo nacional... a passar, isto são contas por baixo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 23/12/2008 19:55

Panizzi Escreveu:Eu pelo menos costumo produzir menos á medida que o tempo/trabalho se vai desenrolando , não sei se com os outros é o contrário , talvez seja.

Tu talvez, mas com muita gente passa-se precisamente o oposto, por causa das paragens.

Imagina que os dias tinham uma hora e que as pessoas trabalhavam durante meia hora por dia. Não faziam praticamente nada por dia. Ao fim de por exemplo dias de trabalho, metade das horas tinha sido para "começar a trabalhar" e a outra metade para "preparar para sair"...

Agora imagina que o dia tem 10 horas e se trabalha durante 5 horas com um intervalo para o almoço.

Em 10 dias terias/teriam feito muito mais do que nos 100 dias de meia hora.

E acho que isto é especialmente válido no funcionalismo publico, por acaso...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Panizzi » 23/12/2008 19:37

São 72 horas seguidas sem trabalho. Acho que se deve focar essencialmente neste ponto.

Logo aqui existe acumulação de procura em +24 horas e acumulação de trabalho em período idêntico.

Depois embora se mantenha as 35 horas , é normal que essas 2 horas adicionais por dia não sejam tão produtivas como as 6 horas anteriormente destinadas ao atendimento e as 7horas e 30 minutos que anteriormente os funcionários trabalhavam.

Eu pelo menos costumo produzir menos á medida que o tempo/trabalho se vai desenrolando , não sei se com os outros é o contrário , talvez seja.

por CerealKiler » 23/12/2008 17:20

com o número exagerado de funciona´rios das camaras para a redução do trabalho, com a redução do licenciamento, obras,...etc.

se metade deles nem for trabalhar não se nota.

parece a anedota dos canibais que foram trabalhar para uma multinacional e comeram todo o tipo de gestores, só quando comeram a mulher do café é que deram pela falta de alguém importante.

Registado: 1/4/2008 17:29

Re: Funcionários de Mafra deixam de trabalhar à sexta-feira

por Zenith » 23/12/2008 17:16

Elias Escreveu:Funcionários de Mafra deixam de trabalhar à sexta-feira

Os 250 funcionários que trabalham no edifício sede da câmara de Mafra vão a partir de Janeiro deixar de trabalhar à sexta-feira e a ter horários mais alargados de segunda a quinta, informou a autarquia.

A sexta-feira é considerada dia de «não-trabalho» mantendo-se a duração semanal do trabalho nas 35 horas, afirma a autarquia em comunicado.

«Esta modalidade de horário flexível contribui ainda para promover o apoio social aos trabalhadores permitindo a conciliação da vida profissional e familiar, disponibilizando tempo para a resolução de questões pessoais e a redução de custos em transportes e alimentação fora de casa», adianta.

O atendimento ao público passará a efectuar-se de segunda a quinta-feira entre as 9h00 e as 17h00 (mais duas horas do que o actual horário).

Os horários de trabalho dos funcionários serão alargados das 8h45 às 18h30, também de segunda a quinta-feira.

«Uma medida inédita, baseada no princípio da concentração do trabalho, com vantagens para os munícipes, para os trabalhadores e também para o próprio município», sublinha a Câmara de Mafra.

Segundo disse à Lusa fonte do gabinete do presidente da câmara, espera-se «aumentar a produtividade e poupar nos consumos de energia, água, serviços de segurança e limpeza».

A medida já está em funcionamento para os funcionários afectos ao parque de oficinas e que realizam obras de manutenção de estradas.

Os restantes serviços de atendimento da autarquia que se encontram dispersos por outras instalações manterão os habituais horários de funcionamento.

Fonte: sol.sapo.pt

As vantagens para os funcionários são obvias, para os municipes não li nada que o demonstrasse.
O atendimento ao publico ficar das 9 as 17 continua dentro do horario laboral do comum dos cidadaos pelo que daí não me parece que advenham grandes beneficios.
Não me parece claro esse aumento de produtividade referido. E mesmo as reduções de consumo de energia, água etc não me parecem óbvios.
Também não é explicada a racionalidade de que o encerramento á sexta se faz sentido só o faça para as instalações centrais.
Em resumo cheira-me mais a medida demagogica que a qualquer outra coisa.

Registado: 29/11/2007 14:36

por rmachado » 23/12/2008 16:53

Eu só faço uma pergunta..

E como é lá fora?

Quais os horários dos serviços públicos?

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 23/12/2008 15:58

keijas Escreveu:Há dias criticava-se por no parlamento se defender a

Keijas, que bem me recorde os Deputados não defenderam o alargamento do horário nos restantes dias da semana. Apenas "reclamaram" por um fim-de-semana prolongado...

Há imensas pessoas em imensos empregos que não trabalham 5 dias por semana, trabalham menos. Têm é horários mais pesados nos outros dias (por vezes até fazem "noite" por exemplo). E também há quem trabalhe ao Sábado.

A questão dos deputados (que têm vencimentos de 4 mil euros para cima) é que já faltam imenso e ainda reclamam por um dia sem trabalho à sexta-feira!

keijas Escreveu:E quando se estender pelos hospitais,pelas polícias,

Mas eu já estou farto de me deparar com serviços publicos com serviços limitados ou reduzidos em determinados dias (posso dar o exemplo dos centros de saúde que só dão vacinas em determinados dias da semana). Isso para mim já não é novidade nenhuma chegar a um serviço publico e voltar para trás porque naquele dia não fazem determinada coisa!

Agora, como disse atrás, grande parte dos serviços publicos têm horários desadequados para o horário dos restantes trabalhadores o que implica quase sempre que para acederem a esses serviços percam as horas mais importantes do dia.

Eu prefiro, e reitero fortemente porque por acaso é algo que já defendo há muito tempo, que os serviços publicos estejam abertos menos dias mas com horários mais alargados com os quais os cidadãos possam conjugar melhor com o seu próprio horário...

Como é óbvio, há serviços publicos que não podem parar (alguns nem à sexta, nem ao fim de semana nem aos feriados sequer). Por exemplo: a Urgencia de um Hospital.

Agora, naturalmente, o mesmo nível de urgencia e necessidade não se alastra a todos os serviços pelo que não vamos trata-los todos por igual.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Funcionários de Mafra deixam de trabalhar à sexta-feira

por MarcoAntonio » 23/12/2008 15:49

Zalez, não me parece que isto tenha qualquer coisa que ver com partidarites. Mas é apenas o comentário de quem detesta partidos políticos e vive longe de Mafra por isso posso estar totalmente enganado.

Em relação a alguns pontos que colocaste, a notícia está longe de ser totalmente esclarecedora mas dá algumas pistas:

Elias Escreveu:Funcionários de Mafra deixam de trabalhar à sexta-feira

Os 250 funcionários que trabalham no edifício sede da câmara de Mafra vão a partir de Janeiro deixar de trabalhar à sexta-feira e a ter horários mais alargados de segunda a quinta, informou a autarquia.

A sexta-feira é considerada dia de «não-trabalho» mantendo-se a duração semanal do trabalho nas 35 horas, afirma a autarquia em comunicado.

«Esta modalidade de horário flexível contribui ainda para promover o apoio social aos trabalhadores permitindo a conciliação da vida profissional e familiar, disponibilizando tempo para a resolução de questões pessoais e a redução de custos em transportes e alimentação fora de casa», adianta.

O atendimento ao público passará a efectuar-se de segunda a quinta-feira entre as 9h00 e as 17h00 (mais duas horas do que o actual horário).

Os horários de trabalho dos funcionários serão alargados das 8h45 às 18h30, também de segunda a quinta-feira.

«Uma medida inédita, baseada no princípio da concentração do trabalho, com vantagens para os munícipes, para os trabalhadores e também para o próprio município», sublinha a Câmara de Mafra.

Segundo disse à Lusa fonte do gabinete do presidente da câmara, espera-se «aumentar a produtividade e poupar nos consumos de energia, água, serviços de segurança e limpeza».

A medida já está em funcionamento para os funcionários afectos ao parque de oficinas e que realizam obras de manutenção de estradas.

Os restantes serviços de atendimento da autarquia que se encontram dispersos por outras instalações manterão os habituais horários de funcionamento.

Fonte: sol.sapo.pt
Imagem

Administrador Fórum

por Zalez » 23/12/2008 15:42

Naturalmente que todos sabemos o que está por trás desta decisão... Estamos em ano de decisões políticas, no qual o psd parte em desvantagem e por isso começa desde já a lançar iniciativas demagogas, que facilmente são aceites pela maioria.

Agora há questões que importa ver esclarecidas. Como é que por exemplo o departamento de educação da CMM vai dar resposta às necessidades do ensino público à sexta?
Como é que o lixo vai ser recolhido à sexta?
Como é que todos os outros serviços dependentes da CMM vão funcionar nesse interregno? Protecção civil? Parque Natural? Obras públicas?

Acho também digno de registo o comentário do Presidente sobre a redução dos custos do lado do erário público. É que de facto, quando é melhor fechar e gastar 0, do que estar a "produzir" e ter custos, então estamos a passar um atestado de incompetência aos nossos funcionário públicos, e a mascarar a ideia atrás do argumento de lhes conceder mais tempo para a família. Haja coragem, e mandem quem está a mais para casa, que ao menos evita-se o contágio da doença que é o incompetente público.

Outra questão de relevo, é como é que os cafés na envolvente ao edifício da CMMv ão sobreviver à sexta? é que nos restantes dias da semana estão cheios de manhã à noite. Vai ser giro começar a ver que o dia de folga destes estabelecimentos vai coincidir com o dia de folga dos funcionários públicos.

Registado: 29/11/2007 14:32

por keijas » 23/12/2008 13:24

Há dias criticava-se por no parlamento se defender a

Hoje com a decisão desta câmara,as criticas não existem, agora é para apoio familiar.

Estamos a falar de serviços públicos, serviços esses a que o cidadão contribuinte tem de recorrer e pagar,para tudo.

Faz lembrar a guerra do Raul Solnado, "hoje não ataquem que estamos fechados"

E quando se estender pelos hospitais,pelas polícias,

Deixo a pergunta:

Será que na câmara de Mafra ao dar entrada um projecto de construção (só de uma moradia) ele é aprovado num mês?

keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

espero que a medida

por mcarvalho » 23/12/2008 10:05

pegue também nos hipermercados :wink:

Registado: 17/2/2004 1:38

Excelente medida.

por bboniek33 » 23/12/2008 8:45

Que se propague.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Panizzi » 23/12/2008 4:34

Exacto.

Isso sim representaria um aumento de produtividade , agora aumentar 2 horas e reduzir um dia inteiro de "atendimento" não me parece de todo a melhor maneira de abordar a questão.

Os utilizadores agora em vez de terem que esperar 2 dias , passam a esperar 3 para serem atendidos em caso de urgência , o trabalho acumula e as 2 horas de segunda-feira , acumulam para as de terça e blá blá....

Seria deveras engraçado agora vermos os serviços deste país funcionarem apenas 4 dias por semana , por conciliação da vida familiar com a profissional.

É que eu também quero que tenham comigo essa atenção com a dita concilição.

Mas enfim , as pessoas dessa "instituição" melhor que eu saberão as necessidades e a procura que os seus serviços têm.

por atomez » 23/12/2008 3:13

Já agora podem contratar mais gente para trabalhar nos outros 3 dias.

Assim os serviços estão abertos todos os dias e criam postos de trabalho sem qualquer investimento em novas infraestruturas.

É um aumento de produtividade de 75% e beneficia toda a gente.

Chamo a isto a semana 4+3.

É só vantagens para toda a gente.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por ASR » 23/12/2008 3:12

Curiosamente, há cerca de 20 anos atrás, em que ainda não havia por cá internets e modernices dessas, e em que a rede multibanco estave embrionária, trabalhei numa empresa em que, devido a ficar bastante afastada das redes normais de transportes, não se trabalhava na Sexta-feira depois de almoço.
Todos os dias se trabalhava mais 1 hora para compensar a tarde. Na prática, já estávamos habituados e a tarde livre sabia muito bem.

Por mim, desde que se cumpram os objectivos, e a situação o permita, não tenho nada contra, antes pelo contrário.
Agora é preciso perceber que nem todos os serviços o permitem. No caso do atendimento ao público tenho algumas reservas. Imaginemos que eu ainda trabalhava na empresa que referi, e que para cúmulo, residia em Mafra.
Apesar de ter a tarde livre, o mais certo seria não encontrar quem me atendesse... Daí as minhas reservas.

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

por MarcoAntonio » 23/12/2008 3:04

Quando falo de produtividade, não estou apenas a pensar nos funcionários (embora considere que também aí haverá aumento de produtividade). Contudo estou a pensar em termos gerais.

Os utilizadores dos serviços tb poderão recorrer mais a eles em períodos em que não interrompem o seu dia (ou horário mais produtivo de) trabalho a partir do momento que o horário de atendimento é alargado.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/12/2008 10:03, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], jjlefty, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995 e 72 visitantes