Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Plataformas que permitam colocar ordens automáticas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jrtrader1 » 23/12/2008 16:53

Sim, a ideia é que eu não posso aceder durante horário transacção, logo não vai ser possível executar as ordens.

Partindo do princípio que a única forma é aceder a uma dessas plataformas e um broker compatível, sabem qual é o que apresenta melhor qualidade/Preço? Será o Ninja Trader + IB como broker?

Já ouvi algumas coisas menos boas sobre Tradestation, mas tb ja ouvi que Ninja não funciona muito bem com o IB. Por isso não faço ideia. o tradestation pareceu-me algo caro, não sei se percebi bem todos custos envolvidos, daí que vale mais a opinião de quem já trabalhe com plataformas deste género há algum tempo e possa dar seu feedback.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 2:37

...

por englishman » 23/12/2008 15:44

Sim, eu percebo.

Eu também o faço mas tem sempre intervenção humana para colocação de ordens em valores estratégicos, por exemplo.

Já para esse tipo de situação, sem qualquer intervenção humana a plataforma eleita por mim é a TradeStation, sem dúvida.
E porque não experimentar (não sei se funcionam estes 7 dias demo).
www3.cedrofinances.com.br/eum_tradestation/index.html

Abraço
EMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Ulisses Pereira » 23/12/2008 15:00

englishman, isso não serviria as intenções dele já que me parece que o objectivo é não ter que ter nenhuma intervenção humana durante as sessões. O "trader" pode até star completamente ausente durante um mês e efectuar centenas de "trades".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

...

por englishman » 23/12/2008 14:47

Por acaso alguem da IG telefonou-me hoje.. mas o que me disseram é q tb não dá para programar sistemas, é pena, pq eles até usam o prorealtime que dá para fazer backtesting.

Porque não assinar o PRT nos mercados que queres negociar e com a programação que lá fazes receber alertas por qualquer meio que achas mais conveniente e rápido e utilizares a plataforma do IGMarkets ou Saxo para executar as ordens? Isto para negociação intradiária.

Numa versão "light" penso que podes ter o PRT gratuito em versão "end of day mode" e receber alertas na mesma.

Abraço e Bom Natal para todos.
EMan

por jrtrader1 » 22/12/2008 22:21

englishman,

Por acaso alguem da IG telefonou-me hoje.. mas o que me disseram é q tb não dá para programar sistemas, é pena, pq eles até usam o prorealtime que dá para fazer backtesting.

Eu não faço questão de negociar CFDs, se os houver melhor, mas se nao houver negoceio acções e etfs, tem é de ter acções/Etfs americanos e os ultras q tb uso.

Tirando isso, procuro as mais baratas e com funcionalidade fácil, tendo sempre em atenção a segurança como é óbvio.

Pelo que me parecem dizer, com os vários comentários que fizeram cá no site, é que a IB será uma das melhores/+baratas,parece tb q o ninja deve ser bom, no entanto ouvi falar deste programa noutro site, aqui no caldeirão ninguém falou sobre esta plataforma..pq será?

Cumprimentos

...

por englishman » 22/12/2008 21:06

Por ter lido um pouco com atenção sobre o que escreveste alertei para o facto de ser importante decidires o que queres negociar.

Repara que se estás habituado a negociar com uma plataforma Saxo não podes querer o mesmo se escolheres uma plataforma nos EUA, porque não tens CFD´s, por exemplo.

O importante a reter é que não vale a pena teres uma plataforma avançada se não a vais utilizar ou se não preenche os teus critérios de satisfação.

Quanto à programação, isso depende do que pretendes como falei. As ordens automáticas que podes incluir numa plataforma Saxo livram-te de muitos dissabores e essas podem ser programadas mesmo com vários espaços temporais. Tens também a IGMarkets que está a operar em Portugal e com preços/spreads muito bons relativamente à concorrência. :wink:

Abraço
EMan

por jrtrader1 » 22/12/2008 20:01

englishman,

Obrigado. Eu utilizo o saxo há muito tempo, mas dava jeito de vez em quando uma que permitisse colocar alguns sistemas, pq não posso acompanhar sempre os mercados, e as stops, etc não me servem de nada.

Já vi que todas as que exitem pedem um pagamento bastante elevado... a mais barata que encontrei das que sei que existem é a Ninja Trader que pede 1000$ e que parece permitir o uso da IB.

Mas muito sinceramente, como não estou ainda muito familiarizado com estas corretoras estrangeiras, nem sei muito bem como se faz depois para utilizar a IB com a Ninja trader, vou tentar durante algum tempo obter + informações e averiguar se vale mesmo a pena pagar esses montantes para ter acesso a essas plataformas.

Cumprimentos

...

por englishman » 22/12/2008 18:06

Gostaria de saber se alguém conhece alguma plataforma em Portugal que permita colocar ordens automáticas a partir de sistemas, por exemplo "quando preço cruzar Média Movel para cima, comprar e qd cruzar para baixo vender".

Em Portugal, só conheço as plataformas do saxo que não permitem. Sei que há algumas americanas, mas tenho algum receio abrir contas no estrangeiro...

No caso de apenas conhecerem estrangeiras, alguém usa alguma dessas e recomende?

Penso que antes de enveredares pela escolha da plataforma e se esta tem capacidade para executar ordens automaticamente, deverás pensar que tipo de instrumento queres utilizar, porque é diferente se queres negociar em Forex (moedas), CFD´s de empresas ou indíces, ETF´s, Futuros ou simplesmente negociar acções.
Para negociar acções tens o processo facilitado em termos de corretoras, porque quase todas oferecem os activos dos mercados mundiais embora a parte da programação seja sempre mais difícil.

Para negociar produtos derivados e que recorrem a alavancagem tens um leque de corretoras mais restrito e a parte da programação e envio de ordens pode ser quase impossível, a não ser em Forex como já referiram onde a própria corretora tem já a plataforma incluída.

A outra questão que poderás ter de responder é, valerá a pena ter um sistema todo programado que me envia ordens automaticamente para o mercado?
Na minha opinião, não. Porque não chega ter um sistema que te envie ordens para o mercado quando "o preço cruzar Média Movel para cima, comprar e qd cruzar para baixo vender" para ganhares dinheiro com isso. É necessário muito mais... trabalho e disciplina.
Não sei qual o nível de programação que estás a pensar, mas as plataformas de hoje permitem-te um número elevado de introdução de ordens de todo o tipo onde já poderás "programar" a tua estratégia e deixar que o mercado funcione. Utilizar os alertas sonoros/por email/por sms também é uma boa forma de poupar tempo e energia para os momentos fulcrais do mercado.

A escolha da corretora e em que local do mundo escolher é uma outra questão a responder?
Tens de perceber quais as condicionantes de utilizar uma corretora estrangeira, como por exemplo, não ter acessível os títulos do PSi20 ou mesmo notícias em tempo real do que se passa por cá. Ter dinheiro em mais do que uma corretora beneficiando do que cada uma oferece também é uma alternativa que deves colocar em "cima da mesa". Quando se escolhe uma corretora que não se conhece devemos ter em atenção se está registada no país de origem, se o portal tem todas as informações e mais algumas como endereço, sede e filiais, telefones, telefones de apoio ao investidor... ou seja, ter referências de contacto fácil com a empresa. Experimentar a plataforma que cada uma oferece pode ser o início de uma experiência positiva ou negativa que nos levará a subscrever ou não os produtos oferecidos.

O processo de abertura de conta é sempre fácil, por isso a pré-abertura ser tão importante para se analisar que é aquela corretora que oferece as melhores condições serviços/preço e que é a mais favorável para aquilo que pretendemos. O domínio mínimo de língua estrangeira é um requisito importante.

ABraço e boas decisões.
EnglishMan

por jrtrader1 » 21/12/2008 17:38

arnie, obrigado por todas as explicações. Realmente já tinha pensado nesse pormenor da corretora ter acesso aos sistemas..

Bem, basicamente, vejo que então agora é uma questão de escolher com base nos tarifários/custos.

Alguém que esteja a usar o Tradestation ou o Interactive Brokers com o Multicharts me pode dar o seu feedback acerca do grau de satisfação que têm acerca dos produtos em causa? Já agora o que foi necessário para abrir conta e o tempo que demorou até estar tudo operacional?

Desde já agradeço

por arnie » 21/12/2008 15:42

Épá, vamos por partes.

Tanto o Tradestation como o Multicharts são programas de análise técnica, tal como o Metastock. Todos permitem programação de indicadores/sistemas atraves da linguagem de programação. O Metastock tem a sua propria linguagem e o Multicharts adoptou o Easy Language, linguagem criada pelo Samuel Knight Tennis, um dos criadores do Tradestation.

O Metastock (MS) desde que foi comprado pela Reuters, basicamente morreu. A linguagem de programação é demasiado restritiva quando comparada com o Easy Language (EL) e o processamento de dados totalmente ineficaz com a velocidade de transferencia de dados em tempo real existente nos dias de hoje.
Também não é possivel ligar o MS a um broker.

Relativamente ao Tradestation (TS), este à uns anos criou o seu proprio broker permitindo aos seus clientes a completa integração de sistemas automáticos com ordens automáticas.

Não tenho a certeza mas pouco tempo depois a Interactive Brokers (IB) começou a disponibilizar API's para diversas empresas de software de análise técnica (AT) criando assim concorrencia ao TS.

O Multicharts (MC) é um dos muitos programas de AT existentes. A sua grande mais valia é que em termos visuais é uma fotocopia do TS e o facto de ter adoptado o EL como linguagem de programação, fez com que qualquer sistema desenhado no TS, funcione no MC, tendo criado assim mercado para quem está descontente com o TS.

O MC pode ser "alimentado" por dezenas de data providers, é só escolhermos, tendo para isso, como é obvio, subscrevermos 1º o serviço :P . Também pode ser "alimentado" diretamente por data providers gratuitos, sendo o Yahoo Finance um deles.

Quanto ao TS e custos de corretagem e/ou custos do software não te posso ajudar por não sei esses detalhes, terás que investigar.
Quanto ao MC, tanto o podes comprar, como o alugar com um pagamento mensal. A isto, deverás acrescentar o pagamento mensal de um data provider (eSignal por exemplo), para te alimentar o MC em tempo real.

Dito isto, no caso de optares por abrir conta na IB, eu sei que podes alimentar o MC com os dados da propria IB mas terás que de informar melhor.

Se não estou em erro, na IB, os dados em tempo real são pagos mensalmente caso não atinjas um nº de trades mensais.

Resumindo, para negociares com um sistema automatico e ordens automaticas terás que ter sempre o MC ou o TS a funcionar pois de outra forma o sistema não funciona.

O sistema dá ordens à medidade que os dados/cotações vão entrando.
Falas de um sistema de medias moveis. Como queres tu que o sistema saiba quando as MM's cruzam se este não estiver a ser alimentado em tempo real?

Vê assim, se quiseres que a TV mude de canal, tens que a ter ligada, certo? Se ela estiver desligada, como sabe ela que estás a tentar mudar de canal? Se está desligada, não está a receber sinal.

Uma coisa é tu dares uma ordem stop ou limit na plataforma da tua corretora e ela ficar alojada no sistema até ser activada. Outra coisa é tu teres um sistema criado por ti no TS, no MC ou noutro programa de AT que permite ligação directa a um broker e esse sistema disparar uma ordem somente quando uma certa condição for confirmada e essa ordem ser depois enviada para o broker para ser efectuada.

Ora parece-me que o que tu queres seria algo que o TS ou o MC permite fazer, que é programar sistemas mas integrado na propria plataforma da corretora. Não me parece que exista um serviço desses.

Aliás, quem é que iria querer ter o seu sistema de negociação escarrapachado no sistema para todos (na corretora) verem?

De doidos, né?
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por jrtrader1 » 21/12/2008 14:28

arnie,

Antes de mais, obrigado por todas as informações que disponibilizaste.

Relativamente às 2 opções que colocaste, qual aconselhas ao nível facilidade utilização/credibilidade/preço?

Se bem percebo:

-No Tradestation, abro conta (penso que é no RUnido). uma vez aberta, a própria plataforma de negociação permite colocar sistemas automáticos, logo parece + simples (parece-me no entanto, na parte das comissões, ter muitas comissões diferentes para pagar?!tens ideia de qt teria pagar para ter acesso tudo (conta activa,preços tempo real,poder colocar sistemas, enfim tudo-parece-me q descriminam muitas comissões distintas e separadas),não quero ser bombardeado de comissões, neste momento só tenho contas no saxo,tinha ideia de que até era caro ao nível comissões, mas já começo pensar duas vezes..)

- Relativamente ao IB e Multicharts, como funciona? abro conta no InteractiveBrokers e posso utilizar software multicharts que a IB disponibiliza? tenho de aderir primeiro ao Multicharts e a partir daí escolho o IB? Tenho de aderir a ambos de uma forma separada? como funciona? tenho de pagar os tais 1500$ só para ter acesso ao Multicharts?parece-me extremamente elevado.

Pensava ainda que uma vez que o sistema estivesse a funcionar, que era automático, ou seja não dependeria da nossa ligação à net, isto pq qd dou 1 ordem normal de compra/venda stop no saxo nao necessito ter pc ligado sequer. Pensava que estando um sistema activo, por exemplo qd preço ultrapassa Média móvel, era gerada automaticamente ordem, sem necessitar pc ligado.Nenhum permite isso?

Bem, desculpa tantas perguntas, mas realmente, só estou acostumado ao saxo, o que é muito diferente.

Obrigado desde já.

por jrtrader1 » 21/12/2008 12:59

mquinaz,

Realmente já tinha visto, mas pelo que me parece, a IG markets não tem acções/CFDs dos EUA, pode ser impressão minha, mas não me pareceu.

De qq forma, obrigado.

por arnie » 21/12/2008 12:53

Podes usar o Tradestation, executando as ordens automaticamente no broker deles.

Podes também usar o Multicharts, aqui usando a Interactive Brokers como broker.

Ambos usam Easy Language, podendo programar tudo e mais alguma coisa, executando tudo automaticamente sem a tua presença.

Naturalmente que tens de ter presente que, falta de electricidade, crash do PC, interrupção da ligação da net, deixares de receber dados do teu data provider, etc... podem condicionar as ordens a serem enviadas para o broker.

Imagina ser executada uma ordem e passados alguns minutos, o PC crasha. Entretanto o mercado inverte e o teu sistema dá ordem para fechar a posição. Oops, tás sem PC ...

É claro que podes também programar ordens stop e limit caso uma ordem seja executada mas isso não te impede de ter os mesmos problemas.

Pessoalmente não me atrai ter ordens automaticas. Demasiadas condicionantes para o meu gosto.

É claro que estamos a falar de ordens automaticas sem estares presente. Podes muito bem ter tudo automático e estar à frente do PC o dia todo. Se assim for, então todos os problemas referidos anteriormente podem ser rapidamente solucionandos. Se faltar a luz podes ter um UPS que resolve a situação pelo menos durante uns 30 min, se faltar a net ligaste à tua 2ª ligação à net que serve somente de backup, se o PC crashar, reinicias ele rapidamente e se o data provider falhar tens que te socorrer dos dados da propria corretora.

Em ultimo recurso telefonas para o broker e dás a ordem :P

A Interactive tem filial em Espanha, podes abrir a conta lá. Penso que eles têm staff de varias nacionalidades para poder assim melhor comunicar com os clientes dos varios países, ou seja, não necessitas de falar inglês, ou neste caso, espanhol :wink:

É totalmente seguro abrires conta numa corretora estrangeira. Tens é que ter consciencia que, muitas delas, se não mesmo a maioria, não tem seguro para proteger os clientes em caso de falência. Corretoras que negoceiam somente CFD's e a grande maioria das que negoceiam apenas em Forex não possuem qualquer tipo de seguro. Se falirem, a probabilidade de os clientes reaverem o dinheiro é practicamente nula.

Penso que isto deverá ser já do senso comum pois é obvio que nenhuma corretora possui capacidade financeira para cobrir a alavancagem que dão aos seus clientes em produtos como CFD's e Forex.

Atenção que não estou a falar apenas de corretoras sediadas no estrangeiro. A plataforma da Saxo Bank tão usada em Portugal e agora a IG Markets sofrem do mesmo mal.

A actual crise financeira foi e continua a ser gerada por este problema. Excesso de alavancagem, excesso de divida, muito acima da capacidade real de pagamento.

A baixa dos juros vai piorar a situação pois injecta ainda mais dinheiro no sistema que em vez de ser desviado para pagamento da divida, está a ser alavancado para poder pagar essa mesma divida. Estão a ver a bola de neve? Se as coisas estão mal neste momento, estão a ver como poderão ficar se os juros continuarem a cair?

Peço desculpa por me desviar do assunto principal.
Apenas quero que as pessoas tenham consciência que o dinheiro que têm numa correctora poderá desaparecer de um dia para o outro sem aviso prévio e como tal, é bom saberem de antemão se esse dinheiro vos faz falta para o dia a dia ou se podem viver bem sem ele.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por jrtrader1 » 21/12/2008 12:41

Fiz o download da demo do interactivebrokers, mas não consigo perceber onde é que se encontra a possibilidade de aplicar sistemas de trading. Alguém me pode ajudar?

Obrigado

por mquinaz » 21/12/2008 12:38

JRTRADER Escreveu:MarcoAntonio,

O ProRealtime apenas serve para analisar AT, não funciona também como um broker?

Como sei que é possível fazer testes com o ProRealtime, não será possível abrir uma conta directamente a eles? Ou então, não haverá nenhum broker que utilize o Prorealtime como software de análise técnica e que assim permita que se programe um sistema directamente para auto executar as ordens?

Obrigado

Não sou o Marco,
só para dizer que um broker com software parecido ao prorealtime, é a IG Markets. Digo parecido, porque estive a ver a Demo, e não é bem a mesma coisa. :wink:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por jrtrader1 » 21/12/2008 11:54

MarcoAntonio,

O ProRealtime apenas serve para analisar AT, não funciona também como um broker?

Como sei que é possível fazer testes com o ProRealtime, não será possível abrir uma conta directamente a eles? Ou então, não haverá nenhum broker que utilize o Prorealtime como software de análise técnica e que assim permita que se programe um sistema directamente para auto executar as ordens?

Obrigado

por tonirai » 20/12/2008 1:21

Metatrader devem ser dezenas de corretoras, mas parece-me que é tudo de Forex, e algumas com alguns CFDs sobre Índices (explora Metatrader no google);

Tenho conta numa, sediada nos United Kingdom, mas é recente e não posso avaliar a segurança por experiência própria - mas por terceiros sei que nunca tiveram problemas com transferências de levantamentos/depósitos. São regulados pela FSA, e até 50 000 GBP está-se protegido pelo FSCS.

Quanto a tributação, não vejo problemas - tudo o que ganhares é declarado aqui, no teu país de origem.

Registado: 19/4/2007 18:26

por jrtrader1 » 19/12/2008 23:33

Antes de mais, obrigado a todos pelas vossas respostas.

O meu maior receio em relação às plataformas estrangeiras e principalmente não comunitárias é a segurança (caso ocorra algum problema, tipo fraude etc) e ainda o problema das tributações.

AMR-bolsa, o interactivebrokers é americano correcto? usas essa plataforma? não há nenhuma comunitária?

englishman, por acaso não sabes quais as corretora que utilizam o Metatrader?

Se ao menos conhecesse alguém que usa alguma destas plataformas há algum tempo que possa garantir que é tudo seguro...

mais uma vez, obrigado a todos.

por Vencer na Bolsa » 19/12/2008 11:30

Veja aqui (interactivebrokers):
http://individuals.interactivebrokers.com/en/main.php

Excelente corretora internacional e tem o que pretende.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

...

por englishman » 18/12/2008 20:35

Vê o Metatrader que dá para fazer o que queres, mas depois terás que escolher uma corretora que utilize eesta plataforma.

Abraço
EMan

por MarcoAntonio » 18/12/2008 19:48

Major_Alvega Escreveu:Marco: Essa possibilidade de colocar ordens executadas autonomamente permite tambem especificar por ex. os vários tipos de stops (trailings) etc . ?

Sim, permite.

Major_Alvega Escreveu:Pergunto-me quais serão as desvantagens de abrir uma conta numa dessas corretoras internacionais? Segurança? legislação?

Eu nunca utilizei corretoras internacionais mas naturalmente a distância é uma desvantagem (por outro lado têm normalmente vantagens ao nível dos serviços disponibilizados - embora cá nessa matéria se tenha já avançado muito na última meia duzia de anos - e das comissões).

Mas a distância é um problema (não para abrir conta e etc mas porque a empresa pode falir, pode ser uma fraude, por exemplo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por DareDevil » 18/12/2008 19:43

MarcoAntonio Escreveu:... Em Portugal não conheço nenhuma mas internacionais sei que existem (e há participantes que já falaram de corretoras dessas aqui no forum... pode ser que surjam entretanto).

Pergunto-me quais serão as desvantagens de abrir uma conta numa dessas corretoras internacionais? Segurança? legislação?
Who Dares Wins

Cumprimentos
DD

Registado: 29/11/2007 9:24

por Major_Alvega » 17/12/2008 23:44

Marco: Essa possibilidade de colocar ordens executadas autonomamente permite tambem especificar por ex. os vários tipos de stops (trailings) etc . ?

Registado: 3/11/2008 20:28

por MarcoAntonio » 17/12/2008 23:21

Eu sei, a última linha é sobre isso. Em Portugal não conheço nenhuma mas internacionais sei que existem (e há participantes que já falaram de corretoras dessas aqui no forum... pode ser que surjam entretanto).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por salvadorveiga » 17/12/2008 23:19

MarcoAntonio Escreveu:JRTRADER, a plataforma do Saxo (que é utilizada pelo Best, Gobulling, Orey, Dif, etc) permite colocar ordens condicionadas e ordens relacionadas. Podes programar um trade todo e ele ser executado "sem estar em casa", mas tu é que tens de descriminar os valores (pelo que se quiseres seguir um sistema tens de o traduzir manualmente à medida que o tempo vai passando)...

Não é muito prático mas desde que não seja um sistema de muito curto-prazo, é praticável.

Qnt a executar um sistema mesmo autonomamente, já é mais complexo (e há corretoras que também permitem isso). Mas penso que não há nenhuma nacional.

ele tava a falar em programaçao e nao esse tipo de ordens... algo tipo comprar qnd o activo subir acima da media movel.... ou RSI com sinal de compra etc...e dar ordem.

Registado: 12/3/2008 22:06

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, Luzemburg, OCTAMA, PAULOJOAO e 58 visitantes