Off Topic - Salário Mínimo para 2009 fixado nos 450 euros
21 mensagens
|Página 1 de 1
Eu gostava de saber é por que é que ninguém, de entre patrões, políticos, até forenses, vem agora com estes argumentos:
"- Nós temos que lhes pagar bem porque senão eles vão trabalhar para outro lado, outros países onde são mais reconhecidos"
"-Nós temos que que lhes pagar bem porque senão eles não se sentem suficientemente reconhecidos ńem motivados na sua missão nobre que é produzir riqueza para o país"
Onde está a diferença ? Na qualificação ? olhem que não, há muita gente a ganhar o SMN bastante treinada para a sua função, xecutam-na melhor que os srs. deputados e até faltam menos.
O argumento "fogem para o estrangeiro" é perfeitamente válido aqui, considerando que o SMN regula os outros sálários. As consequências de desertificação, perda de natalidade, entre muitos outros estão à vista. E quanto mais não seja, caramba, temos uma pistazinha pequena: 30 anos de baixos salários para quem produz, e nada resolveu. Não digo agora irmos todos ganhar 5000€, mas diminuir esta diferença, uns um pouco para baixo outros um pouco para cima, iria beneficiar muito, mesmo muito a economia.
"- Nós temos que lhes pagar bem porque senão eles vão trabalhar para outro lado, outros países onde são mais reconhecidos"
"-Nós temos que que lhes pagar bem porque senão eles não se sentem suficientemente reconhecidos ńem motivados na sua missão nobre que é produzir riqueza para o país"
Onde está a diferença ? Na qualificação ? olhem que não, há muita gente a ganhar o SMN bastante treinada para a sua função, xecutam-na melhor que os srs. deputados e até faltam menos.
O argumento "fogem para o estrangeiro" é perfeitamente válido aqui, considerando que o SMN regula os outros sálários. As consequências de desertificação, perda de natalidade, entre muitos outros estão à vista. E quanto mais não seja, caramba, temos uma pistazinha pequena: 30 anos de baixos salários para quem produz, e nada resolveu. Não digo agora irmos todos ganhar 5000€, mas diminuir esta diferença, uns um pouco para baixo outros um pouco para cima, iria beneficiar muito, mesmo muito a economia.
- Registado: 1/5/2008 2:21
tugatuga111 Escreveu:Não foi a Ferreira Leite que disse com uma grande lata que 450€ era uma salário demasiado elevado e até chamou o Governo de irresponsavel?
E ela coitada ganha 5192 euros mensais?
Alguém consegue votar numa pessoa que fala assim?
Eu não!
Abraço.
Vota nos outros que ganham o mesmo!!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Não foi a Ferreira Leite que disse com uma grande lata que 450€ era uma salário demasiado elevado e até chamou o Governo de irresponsavel?
Eu não!
Abraço.
Eu não!
Abraço.
- Registado: 18/7/2008 19:50
Sempre o estado, sempre a contar com o apoio do estado.
Por acaso até achava que no Caldeirão não existiriam pessoas a contar/imaginar/querer constantemente o apoio do estado.
Como acho que somos todos investidores e felizmente temos a sorte de ter € para investir, tinha esta opinião.
Já chega as empresas andarem por dá cá aquela palha a pedir ajudas, porque sobe o petróleo, porque falta trabalho, porque os espanhois vendem mais barato, porque não há trabalho (existe, acham é que não é para eles)...e agora queixam-se do salário minimo. Acho pouco digno e revoltante. Estamos falar das pessoas que querem trabalhar mas são pagas pelo mais baixo valor que pode existir. Façam as contas de uma vida abaixo do normal e vejam se chega. (Casa, Luz, Gás, Água, Comida, Escola filho(s), Roupa) não considero o que qualquer um de nós deve ter como por exemplo carro, gasolina, uma viagem pelo menos por ano, um jantar fora de vez em quando, um presente á nossa cara metade...
Deve faltar tanta coisa, que esses empresários se calhar podiam abdicar de algumas mordomias para melhorar a vida aos seus empregados. De certeza que a produção melhorava e os resultados tambem.
Por acaso até achava que no Caldeirão não existiriam pessoas a contar/imaginar/querer constantemente o apoio do estado.
Como acho que somos todos investidores e felizmente temos a sorte de ter € para investir, tinha esta opinião.
Já chega as empresas andarem por dá cá aquela palha a pedir ajudas, porque sobe o petróleo, porque falta trabalho, porque os espanhois vendem mais barato, porque não há trabalho (existe, acham é que não é para eles)...e agora queixam-se do salário minimo. Acho pouco digno e revoltante. Estamos falar das pessoas que querem trabalhar mas são pagas pelo mais baixo valor que pode existir. Façam as contas de uma vida abaixo do normal e vejam se chega. (Casa, Luz, Gás, Água, Comida, Escola filho(s), Roupa) não considero o que qualquer um de nós deve ter como por exemplo carro, gasolina, uma viagem pelo menos por ano, um jantar fora de vez em quando, um presente á nossa cara metade...
Deve faltar tanta coisa, que esses empresários se calhar podiam abdicar de algumas mordomias para melhorar a vida aos seus empregados. De certeza que a produção melhorava e os resultados tambem.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Re: Tal como o Advogado-do-Diabo...
bboniek00 Escreveu:eu tambem acho que o SMN ee uma miseria, uma vergonha. E depois ? A Educacao nacional ee uma miseria, uma vergonha, e depois ? A Justica nacional ee uma miseria, uma vergonha, so what ?
A disparidade de rendimentos ee uma vergonha maior, who cares ?
Porque nao instituir um RMN (rendimento minimo) em que seria o Estado a complementar o salario dos trabalhadores estabelecendo um minimo de 650 Euros (que ja seria mais decente) ? E quem quereria pagar este custo por Solidariedade ? E porque nao incluir as Reformas de Miseria, de Vergonha dos que nao teem dinheiro para comprar os medicamentos e alimentar-se ?
Quem quer saber disso ? Os patroes ? Nao. Os cidadaos em geral ? Tambem nao.
O pagode quer a Solidariedade importada e paga por Bruxelas. Teem pena dos pobres porque sao chatos e cheiram mal.
Um Paiis com empresarios analfabetos, politicos vendicos e um povo amorfo, anestesiado, incivico e que ladra muito mas nao morde.
Eu queros laa saber do Ordenado Minimo... Assim como assim receber 426 ou 450... temos fominha na mesma.
Eu gosto ee de ver a Carla Matadinho em lingerie.
"Cum catano" falas-te de quase toda a gente!!!!

Quando se compara o salario nacional com os restantes europeus esquecemo-nos que o nosso é pago 14x ao ano e assim não acontece nos restantes países. Mesmo assim 450€ é bastante pouco e sinceramente, se uma empresa não consegue pagar ordenados de 450€ aos seus funcionarios entao deveria reconsiderar se deve continuar a operar... Sei que muita gente dirá, que 400€ é melhor que o desemprego, mas acho um argumento pouco valido, pois tb posso dizer que 200€ é melhor que o desemprego e um ordenado de 200€ é escandaloso!
Países como a Lituania, Eslovenia, Eslovaquia já têm salarios bem mais competitivos que os nossos em certos sectores da industria, portanto é preciso aumentar a competitividade e isso faz-se com trabalho e não com salários baixos!
Países como a Lituania, Eslovenia, Eslovaquia já têm salarios bem mais competitivos que os nossos em certos sectores da industria, portanto é preciso aumentar a competitividade e isso faz-se com trabalho e não com salários baixos!
- Registado: 29/11/2007 13:01
Tal como o Advogado-do-Diabo...
eu tambem acho que o SMN ee uma miseria, uma vergonha. E depois ? A Educacao nacional ee uma miseria, uma vergonha, e depois ? A Justica nacional ee uma miseria, uma vergonha, so what ?
Porque nao instituir um RMN (rendimento minimo) em que seria o Estado a complementar o salario dos trabalhadores estabelecendo um minimo de 650 Euros (que ja seria mais decente) ? E quem quereria pagar este custo por Solidariedade ? E porque nao incluir as Reformas de Miseria, de Vergonha dos que nao teem dinheiro para comprar os medicamentos e alimentar-se ?
O pagode quer a Solidariedade importada e paga por Bruxelas. Teem pena dos pobres porque sao chatos e cheiram mal.
Um Paiis com empresarios analfabetos, politicos vendicos e um povo amorfo, anestesiado, incivico e que ladra muito mas nao morde.
Eu queros laa saber do Ordenado Minimo... Assim como assim receber 426 ou 450... temos fominha na mesma.

- Registado: 22/4/2003 23:12
MarcoAntonio Escreveu:Xitonhane Escreveu:julgo que é errada esta mentalidade de que com o aumento do salário mínimo vamos perder muita competitividade.Apenas fará com que a diferença entre os "chefes" e os trabalhadores não seja tão acentuada....Abraços
Eu confesso que não tenho muitos dados mas, diria um pouco intuitiva e um pouco empiricamente, que o problema da diferença de salários não está nas empresas que pagam salários mínimos aos funcionários. Não é aí que estão os gestores que ganham "balúrdios" e de forma desproporcionada em relação aos restantes funcionários...
Recordo-me ainda há dias de uma notícia que referia a Sonae como sendo uma das que apresentava uma maior disparidade. E eu creio (sublinho, creio) que a Sonae não paga salários mínimos a muita gente. Mas já agora, se alguém tiver dados era interessante...
Outras empresas que pagam altos salários aos gestores são empresas como os Bancos, EDP's e afins. Empresas que não estou a imaginar que tenham muita gente a receber salário mínimo (se é que têm alguém).
Estou mais a imaginar pequenas empresas familiares, talvez fábricas e afins. Penso que é aí que está o grosso dos salários mínimos e não creio que estejam aí os gestores com salários milionários. Talvez o "patrão" numa ou outra tenha bons lucros mas não será isso que faz a média e que contribui para a disparidade (até porque esses lucros, se for o caso de "patrões" nem sequer deve entrar estatisticamente como vencimentos/salarios).
Resumindo, posso estar aqui a errar por falta de dados mas não creio que seja a subir o salário mínimo que se vai reduzir a disparidade entre gestores e restantes funcionários. Nem penso que seja sequer esse objectivo. Penso que a subida significativa pretente combater a franja de população em risco de pobreza e eventualmente proteger todo o sistema financeiro (estou a pensar em crédito mal parado, por exemplo e claro, criar alguma liquidez para que essas pessoas possam tb consumir... pois com salários desses, o salário já está todo gasto antes do mês acabar).
O Marco és capaz de ter razão quanto ao número de smn, mas não nos esquecamos dos que lá estão encostados ,que penso que seráo bastantes( gostava de saber a percentagem ai até +/- 650 euros)
E este aumento tem como maior objectivo, quanto a mim, de empurrar para cima os sálarios máis baixos.
Realmente 450€ é muito pouco para viver com dignidade na UE...
O governo deveria ponderar a redução da carga fiscal sobre o trabalho(IRS e Segurança social) de modo a elevar "significativamente" o rendimento disponivel das familias.
Para além de impulsionar o consumo e assim estimular a economia , acabaria por recolher uma boa parte da perda fiscal no acrescimo das receitas dos impostos indirectos... isso sim seriam medidas de combate à crise.
Este aumento do SMN penso que não terá impacto visivel quer ao nivel do emprego quer ao nivel do consumo.
O governo deveria ponderar a redução da carga fiscal sobre o trabalho(IRS e Segurança social) de modo a elevar "significativamente" o rendimento disponivel das familias.
Para além de impulsionar o consumo e assim estimular a economia , acabaria por recolher uma boa parte da perda fiscal no acrescimo das receitas dos impostos indirectos... isso sim seriam medidas de combate à crise.
Este aumento do SMN penso que não terá impacto visivel quer ao nivel do emprego quer ao nivel do consumo.
- Registado: 16/11/2008 16:59
Re: As pequenas e micro-empresas estao asfixiadas...
bboniek00 Escreveu:com impostos, aumento de custos de exploracao, energia, credito dificil. Agora, com este gravoso aumento salarial, muitas serao inexoravelmente arrastadas para a insolvencia. Haverao menos "salarios minimos" i.e. mais desemprego, o Pais resvala perigosamente para o abismo total. Cuidado !
Gravoso aumento salarial?????

Se as empresas tiverem problemas com isto peçam ajuda aos teixeira que ele fala com o vitor e faz-se uma lei e isto resolve-se!!!

Muito sinceramente gostava de ver aqui alguém que viva com este salário com um bocado da sua vida.... não sei se já pensaram mas uma pessoa dessas não se pode dar a muitos luxos!!! (saldo excepções)
Eu já trabalhei numa empresa onde muita gente ganhava o salário minimo e quando se chegava ao fim do mês e os ordenados atrasavam 1 um dia já não sabiam o que fazer à vida pois a mercearia, o talho e afins também iam atrasar mais um dia...
Xitonhane Escreveu:julgo que é errada esta mentalidade de que com o aumento do salário mínimo vamos perder muita competitividade.Apenas fará com que a diferença entre os "chefes" e os trabalhadores não seja tão acentuada....Abraços
Eu confesso que não tenho muitos dados mas, diria um pouco intuitiva e um pouco empiricamente, que o problema da diferença de salários não está nas empresas que pagam salários mínimos aos funcionários. Não é aí que estão os gestores que ganham "balúrdios" e de forma desproporcionada em relação aos restantes funcionários...
Recordo-me ainda há dias de uma notícia que referia a Sonae como sendo uma das que apresentava uma maior disparidade. E eu creio (sublinho, creio) que a Sonae não paga salários mínimos a muita gente. Mas já agora, se alguém tiver dados era interessante...
Outras empresas que pagam altos salários aos gestores são empresas como os Bancos, EDP's e afins. Empresas que não estou a imaginar que tenham muita gente a receber salário mínimo (se é que têm alguém).
Estou mais a imaginar pequenas empresas familiares, talvez fábricas e afins. Penso que é aí que está o grosso dos salários mínimos e não creio que estejam aí os gestores com salários milionários. Talvez o "patrão" numa ou outra tenha bons lucros mas não será isso que faz a média e que contribui para a disparidade (até porque esses lucros, se for o caso de "patrões" nem sequer deve entrar estatisticamente como vencimentos/salarios).
Resumindo, posso estar aqui a errar por falta de dados mas não creio que seja a subir o salário mínimo que se vai reduzir a disparidade entre gestores e restantes funcionários. Nem penso que seja sequer esse objectivo. Penso que a subida significativa pretente combater a franja de população em risco de pobreza e eventualmente proteger todo o sistema financeiro (estou a pensar em crédito mal parado, por exemplo e claro, criar alguma liquidez para que essas pessoas possam tb consumir... pois com salários desses, o salário já está todo gasto antes do mês acabar).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
quem recebe os salarios mais baixos tem uma propensao marginal a consumir superior, logo aumentando esses salarios vai haver uma maior procura de bens o qu dinamizará a economia, fechando umas que nao sao viaveis, surgindo outras no seu lugar....
- Registado: 14/7/2008 16:47
Existem uma diversidade de incidencias financeiras...
com o aumento em causa tais como participacoes sociais e seguros. Para muitas empresas que jaa se encontram na corda-bamba seraa o pequeno empurrao suficiente para as deitar por terra. Veremos o resultado dentro de pouco tempo. Mentalidades aa parte.

As pequenas e micro-empresas estao asfixiadas...
com impostos, aumento de custos de exploracao, energia, credito dificil. Agora, com este gravoso aumento salarial, muitas serao inexoravelmente arrastadas para a insolvencia. Haverao menos "salarios minimos" i.e. mais desemprego, o Pais resvala perigosamente para o abismo total. Cuidado ! 

Boas!
Esses empresários deviam era ter vergonha de afirmar que isto é um aumento brutal. 450€ brutos equivale a 400.50€ liquidos para um trabalhador. O que é que se faz com um salario destes?! Enquanto a mentalidade tuga basear a sua competitividade em salarios baixos não vamos a lado nenhum. Há anos que baseamos a nossa economia neste principio e os resultados estão á vista de todos. São sempre os mesmos a viver bem.
Meus caros comigo a primeiro ministro o SMN iria para 700 € em 4 anos.
Cumps
Esses empresários deviam era ter vergonha de afirmar que isto é um aumento brutal. 450€ brutos equivale a 400.50€ liquidos para um trabalhador. O que é que se faz com um salario destes?! Enquanto a mentalidade tuga basear a sua competitividade em salarios baixos não vamos a lado nenhum. Há anos que baseamos a nossa economia neste principio e os resultados estão á vista de todos. São sempre os mesmos a viver bem.
Meus caros comigo a primeiro ministro o SMN iria para 700 € em 4 anos.

Cumps
Isto poderaa causar graves transtornos...
a pequenas e micro-empresas. Alguns empresarios estao seriamente preocupados com este aumento BRUTAL. Oxala estejam enganados... 

Off Topic - Salário Mínimo para 2009 fixado nos 450 euros
Salário Mínimo para 2009 fixado nos 450 euros
A Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para 2009 foi hoje fixada em Diário da República nos 450 euros, assumindo-se como objectivo de médio prazo o valor de 500 euros em 2011.
O decreto-lei entra em vigor a 1 de Janeiro e dá cumprimento ao acordo tripartido assinado em Dezembro de 2006 na Concertação Social, que estipulou que o salário mínimo nacional seria fixado em 403 euros, em 2007, atingir o valor de 450 euros em 2009 e os 500 euros em 2011.
«Estima-se que o impacte da evolução desta [RMMG] não revele constrangimentos significativos para a actividade económica e o emprego na sua globalidade», lê-se no documento.
O decreto-lei prevê ainda a «promoção de iniciativas e medidas que possam apoiar sectores, regiões e empresas onde esse impacte se faça sentir de forma moderada».
O respeito pelo acordo entre os parceiros sociais esteve em causa durante as negociações na Concertação Social, com a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) contra este aumento, alegando que em 2006 «os pressupostos eram outros» e que hoje as empresas estão confrontadas com a crise financeira internacional e uma perspectiva de estagnação da economia portuguesa em 2009.
Esta posição do patronato foi, no entanto, contestada pelas centrais sindicais e pelo Governo.
De acordo com os dados do Governo, o salário mínimo atinge actualmente 4,5 por cento da população activa, estimada em mais de cinco milhões de pessoas.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 111&page=0

"..Ter dinheiro parado é como deixar o sexo para a velhice.." - Warren Buffett
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], jjlefty, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995 e 72 visitantes