Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Problematizando algumas falácias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rk0r794 » 19/12/2008 16:01

Mr. X tenta perceber que estes dois senhores o Ulisses e o Marco ao escreverem no fórum é como se tivessem num helicóptero a atirar notas às mãos cheias, só não as apanha quem não quer.[/quote]
Palavras mágicas.

Registado: 20/9/2008 18:02

por Adrox » 19/12/2008 15:53

maximo_ Escreveu:
luis.live Escreveu:e se entretanto houver um aumento de capital?

Que é que acontece com um aumento de capital? Que preocupações têm que ter os accionistas quando isso acontece?

Mr. X tenta perceber que estes dois senhores o Ulisses e o Marco ao escreverem no fórum é como se tivessem num helicóptero a atirar notas às mãos cheias, só não as apanha quem não quer.

Num aumento de capital, ou os investidores seguem o aumento de capital, e portanto investem mais dinheiro para acompanhar o aumento.
Ou então como não investem o mesmo que os outros accionistas são lhe descontadas acções (isto é, fica com menos acções).

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por maximo_ » 19/12/2008 2:46

luis.live Escreveu:e se entretanto houver um aumento de capital?

Que é que acontece com um aumento de capital? Que preocupações têm que ter os accionistas quando isso acontece?

Mr. X tenta perceber que estes dois senhores o Ulisses e o Marco ao escreverem no fórum é como se tivessem num helicóptero a atirar notas às mãos cheias, só não as apanha quem não quer.

Registado: 24/11/2008 0:36

por Crómio » 18/12/2008 23:37

Mr. X.,

Por vezes colocamo-nos em situações nada confortáveis, o nosso Ego é por demais implacável a não assumir erros e a dar o braço a torcer... e digo isto por experiência própria, não só dos mercados mas da Vida mesmo...

Nesta minha ainda curta incursão pelos mercados encontrei um desafio deveras intrigante pois os mercados puxam pelos nossos mais profundos instintos, o medo, a ganância, a aversão e o desejo.

Sempre me intrigou a questão psicológica, mental e mesmo espiritual dos mercados desde o primeiro dia e quando notei que muito facilmente se perdia o controlo ainda não era tarde demais, não, esse momento veio muito depois... e depois... é começar do zero, com muita humildade.

Humildade, preciosa e amiga, que nos faz querer conhecer melhor a nós mesmos, que nos faz querer aprender mais e evoluir.

E o Ego do outro lado, implacável e teimoso, que nos obriga a racionalizar um erro numa virtude, que nos proscrina até ao dia em que não podemos mais... que pode ser adiado até ao último desta nossa existência.

Muito interessante o mercado deste ponto de vista e para mim o mais importante (e como o outro dizia, tirando do contexto da outra...) não somos nós contra o mercado, somos nós contra nós mesmos...

As tuas intervenções por aqui (e um dia, se tiveres essa oportunidade...) denotam um estado de Espírito que necessita de equilíbrio e que o procura (mesmo sem saber que o procura) no desabafo e na convicção através do anonimato e dentro de um grupo que te pode compreender.

Procura o Ego um feedback e uma confirmação das suas convicções e racionalizações de forma a justificar um erro que interior e profundamente está conhecido.

Mas o Ego não gosta da realidade, o Ego gosta da ilusão, da piedade, da confirmação de que os seus erros, falhas e ilusões estão certos.

O caminho mais fácil sempre foi e será o caminho de maior sofrimento, mesmo que tenhamos essa noção, passar do conhecimento à sabedoria é um longo e árduo caminho a ser percorrido talvez até à morte.

Os mercados para mim são "the ultimate challange" para o espírito, mas isto já vai muito à frente do que eu te queria transmitir e o que eu te quero transmitir é o seguinte: tiveste aqui (no Caldeirão)a intervenção e palavras de grandes senhores que te tentaram ajudar (e tenho a certeza que de certa forma te ajudaram, mesmo que não te tenhas apercebido) mas que o teu Ego rejeitou por completo pois não ia de encontro às suas espectativas.

É normal.

Não te vou acenar com frases tuas menos bonitas e desconsiderantes para quem te tentou ajudar de coração, porque os actos ficam com quem os faz, mas vou-te acenar com um desafio.

Um desafio que terás que fazer a ti próprio, o desafio do "what if...".

What if you are wrong?
What if you are completly wrong?

Gostaria de terminar esta intervenção apelando à tua humildade e ao que ainda te resta de auto-crítica para que possas realmente avaliar a tua situação, sim, a tua situação, porque essa, não é de nenhum dos que te tentou ajudar, essa é tua e és tu que tens de viver com ela.

Poderás responder de muitas formas menos elegantes, mas garanto-te que não tenho pena de ti, tenho esperança...

Enfim... que o latim que aqui deixo sirva a alguém, porque, sabes... se eu fizesse o que digo...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 18/12/2008 23:20

Mr X, ainda não entendeste que a intolerância parte de ti?

É incrivelmente ridiculo como tu falas de tom depreciativo em relação aos outros e com termos pouco simpáticos e depois reclames sistematicamente das repostas que obténs!

Eu sinceramente não vou perder tempo a fazer citações do que tu escreves porque: primeiro, já o fiz; segundo, são tantas que até dá trabalho seleccionar e claro, relatório completo também não vou fazer; terceiro, só serve para ficarmos aqui a trocar posts ad-eternum.

Neste Forum não cultivamos a forma de estar que trazes para aqui. Gostamos de estar uns com os outros, com as suas diferentes estratégias mas de uma forma geral respeitamo-nos mutuamente apesar das diferenças de opinião.

Tu contudo, praticamente desde o dia que apareceste e diria mesmo, à medida que foste reforçando as tuas posições ao longo da descida, foste falando sistematicamente e de forma cada vez mais agressiva de forma depreciativa em relação a quem defende formas de investimento ou analisa os mercados de forma radicalmente diferente da tua (se é que podemos dizer que tens uma forma de analisar o mercado)...

Portanto, em vez de te "queixares" de moinhos de vento, podias começar a respeitar aqueles que defendem coisas diferentes das tuas.

Os tópicos ficavam assim "mais limpo" e havia mais discussão sobre Bolsa e menos discussão da treta!

Já muito tolerantes estamos a ser nós porque de uma forma geral, quem vem para criar confusão é banido....
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por luis.live » 18/12/2008 22:45

bem , eu nao tenho nada a ver com isto, mas só queria dizer o seguinte, o que está em causa na minha opiniao é a estratégia seguida, e fazer saldos médios em bear market nao me parece a melhor estratégia para quem quer ganhar dinheiro em bolsa... até pode ser que o mr x já tenha ganho dinheiro com papeis a fazer saldos médios , mas pode haver um dia em que isso acabe... no entanto obviamente a estratégia é sua e o dinheiro também.. eu apenas estou a comentar a sua estratégia e espero que nao me leve a mal, porque repare em bear market, os papeis descem, nao sobem, e ninguém sabe a duraçao deste bear market ( o japao anda á 20 anos em bear, ou seja quem comprou em 1989 ainda nao recuperou)... se o papel for para niveis de 2002 vamos ver a sonae a 0.25 mais ou menos, e o mr x provavelmente a continuar a fazer saldos médios... e se entretanto houver um aumento de capital? lá o mr x tem de acompanhar o aumento de capital para nao perder o dito saldo médio... a questao é a estratégia... e penso eu com outra estratégia o mr x estaria mais confortável... já que estou a falar da sua estratégia, posso porque é justo escrever sobre a minha... faço trades diáriamente... obriga-me é verdade a trabalhar muito... todos os dias faço um trader plan para o dia seguinte... uso um time frame de 15 minutos onde coloco desde logo as linhas de pivot point, R1, R2,R3,S1,S2,S3. com esse setup á minha frente e com os dados do dia anterior( fecho, abertura, maximo e minimo) fico com elementos importantes para os trades... depois é concentrar-me no setup, olhar para o macd, estocastico e rsi, e no futuro olhar também para uma média movel que estou neste momento a testar ( moving average) e mesmo assim com estes elementos todos ainda acho que tenho que aprender muito, para chegar a uma estratégia que me sinta ainda mais confortável...
de qualquer forma, espero que o sr tenho mto sucesso na sua estratégia
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...

Registado: 29/11/2007 9:55

por Mr X » 18/12/2008 22:23

Oh grande artista: e quem te manda ler o que eu escrevo? Incomoda-te? Que eu saiba, tenho tanto direito a dar a minha opinião quanto tu. E se queres saber, até acho a minha opinião muito importante, porque é diferente de todas as outras. E as outras vestem a mesmíssima gravata, que por sinal é preta. Mas que mania quererem que seja da companhia!

Faz-me um favor: não leias!

Um Feliz Natal.

Registado: 21/4/2008 18:06

por artista_ » 18/12/2008 22:16

Mr X,

A forma como escreves só me merece um comentário... que paciência tem quem ainda se dá ao trabalho de debater o que quer que seja contigo! E eu já pensei que fosse dos que a tinha maior, afinal ainda há quem me bata!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mr X » 18/12/2008 22:05

:)

Meu amigo, não se preocupe comigo.

Desejo-lhe muita sorte, do fundo do coração.

Grande abraço.

por Adrox » 18/12/2008 22:03

Mr X Escreveu:A minha média era de 0,77. Comprei ontem novamente a 0,40. A média é, neste momento, de 0,74.

Não tenho a mínima dúvida de que há alguns "técnicos" que terão melhor performance do que eu. Por alguma razão são doutores nisto e eu sou analfabeto.

É verdade que estou dentro e com o dinheiro parado e o meu amigo não. Mas investi na condição de não precisar do dinheiro. Portanto, estamos iguais.

Mas eu estou psicologicamente em vantagem: eu já estou dentro, o meu amigo tem de entrar... E que diferença isso causa... Há tanta gente a salivar para os gráficos...

Tem um titulo comprado a 0.74centimos a valer a 0.42 centimos e ainda está em vantagem em relação a quem está de fora?

Realmente, é preciso ter uma grande ginástica mental...

Veja lá é se ela não desce ao ponto de ter de subir 1000% em 2 anos...

Cumprimentos.

por Mr X » 18/12/2008 21:56

A minha média era de 0,77. Comprei ontem novamente a 0,40. A média é, neste momento, de 0,74.

Não tenho a mínima dúvida de que há alguns "técnicos" que terão melhor performance do que eu. Por alguma razão são doutores nisto e eu sou analfabeto.

É verdade que estou dentro e com o dinheiro parado e o meu amigo não. Mas investi na condição de não precisar do dinheiro. Portanto, estamos iguais.

Mas eu estou psicologicamente em vantagem: eu já estou dentro, o meu amigo tem de entrar... E que diferença isso causa... Há tanta gente a salivar para os gráficos...

por Adrox » 18/12/2008 21:31

Mr X Escreveu:Que agressividade...

Se o meu amigo se deu ao trabalho de saber que entrei em Abril (?), também poderá investigar qual a data que defini e que é o "futuro".

Bom trabalho de investigação.

Feliz Natal para si também.

Tem razão sim senhor.
No seu 1º post no Caldeirão:
O que sei, e posso estar enganado, é que por volta de Dezembro de 2010 ela estará bem acima dos 2 euros. E aí conto ir buscar uns 100 por cento. Talvez seja lírico... Mas como não tenho pressa, fico instalado a ver... E pronto. Comigo é tudo mais psicológico do que técnico. Boa sorte a todos os Amigos deste Fórum.

Ela cota a 0.42 a 18 de Dezembro de 2008.
Para chegar a Dezembro de 2010 a 2€, vai ter que subir uns módicos 376% em 2 anos.

Fazendo umas contas de merceeiro muito mal feitas (porque os ganhos percentuais são comulativos e eu não me apetece fazer essas contas):
376 em 24 meses dá +-:
15.6% ao mês.

Meu caro Mr. X pode ter a certeza que se a Sonae acumular 30% de subida no final de Fevereiro terei todo o gosto em entrar nela a 0.54 centimos (0.42+30%)

Relembre-me lá de novo o seu preço médio? :)

Alias, se a Sonae subir 376% nos proximos 2 anos, aposto que vai haver muitos "Técnicos" a ganhar mais que o senhor, e estando muito menos tempo investido. (Já anda com o dinheiro empatado desde Abril...)
E eu 100% liquido...

Cumprimentos.

Re: Inside Trading?

por TRSM » 18/12/2008 15:38

TOUNABOA Escreveu:Ou pura sorte? :roll:

Tuesday, December 16, 2008

http://3.bp.blogspot.com/_eo0DVr8sCNM/S ... C3%A7a.PNG

Wednesday, December 17, 2008

http://3.bp.blogspot.com/_eo0DVr8sCNM/S ... -h/opi.PNG

Nem tudo são flores, pelo nº de mensagens podem bem avaliar quantas vezes já errei :lol:. Ainda está para nascer aquele que NUNCA errou

Registado: 5/11/2002 11:30

Inside Trading?

por TOUNABOA » 18/12/2008 15:00

Ou pura sorte? :roll:
http://br.youtube.com/watch?v=FUMQ8N9zQ ... re=related

Auxilia humilia firma consensus facit

Registado: 29/11/2007 13:58

por Mr X » 18/12/2008 14:47

Que agressividade...

Se o meu amigo se deu ao trabalho de saber que entrei em Abril (?), também poderá investigar qual a data que defini e que é o "futuro".

Bom trabalho de investigação.

Feliz Natal para si também.

por Adrox » 18/12/2008 14:35

Mr X Escreveu:A palavra "erro" deve ser usada no seu devido contexto.

Se eu faço a minha análise de uma empresa e chego à conclusão de que o seu valor é 1,30 euros ( é a minha assunção e para mim é indiscutível), comprar a 1,20 não é um erro, bem pelo contrário. Na crença de que o valor da empresa se mantém mais ou menos inalterado, reforçar a preços abaixo (acabo de fazê-lo a 0,40) não é, na minha perspectiva, um erro, mas um reforço que, presumo eu, renderá no futuro.

Claro que, numa perspectiva mais curta, e depois de conhecidas as quedas, eu poderia ter comprado mais barato. Nesse sentido "errei".

Mas as contas só se fazem no fim. E o fim é o horizonte temporal que tracei. Seria interessante comparar situações equivalentes e concluir quem, ao fim de X tempo, teve melhor rendimento. O Ulisses conhece trabalhos que provem melhores performances do investimento em curto sobre o longo prazo?

E qual foi o Horizonte Temporal que definiste, quando entraste EM ABRIL DESTE ANO?
Foi o "futuro"?
Sim, senhor que horizonte temporal bem definido...

Diz lá em que ano pensas vender e a quanto e eu faço-te já as contas do teu rendimento.

Cumprimentos.

por Mr X » 18/12/2008 13:59

Ora bolas...

Fiz-te um altíssimo elogio, mas já me censuraram outra vez...

De qualquer modo, parabéns!

Um Feliz Natal!

por TRSM » 18/12/2008 10:59

Mr X Escreveu:Vou-te dizer um segredo... Neste momento, ATs e AFs para quê? Para fingirmos que somos muito inteligentes?

Eu acho é que, neste momento, qualquer burro, camelo ou dromedário entra e ganha dinheiro. Não pode é querer ganhá-lo já amanhã, né?

Venho reconhecidamente agradecer-lhe a dica que ontem deixou neste seu comentário

Como pode verificar foram compradas ontem e a venda (metade) já foi dada ontem e tudo isto foi através da A.F.

Vivam os burros camelos e dromedarios

:mrgreen: :mrgreen:
Anexos
bpi.PNG
bpi.PNG (16.4 KiB) Visualizado 1600 vezes
bpi1.PNG
bpi1.PNG (16.91 KiB) Visualizado 1608 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por Mr X » 17/12/2008 14:50

:roll:

Obrigado pelo conselho.

Hoje fico mais feliz contigo. Acho que compreendes porquê.

Grande abraço e Feliz Natal.

por MarcoAntonio » 17/12/2008 14:41

Mr X Escreveu:O que eu pretendi dizer é que, neste momento, qualquer pessoa pode pensar em ganhar dinheiro na bolsa e não precisa de ser catedrático em ATs ou Afs.

Isso é válido em qualquer altura.

Mr X Escreveu:O que eu noto na forma como diversas pessoas vêm comentando pequenas frases minhas é uma atitude profundamente contrastiva, e que eu definiria na dicotomia emoção-razão. Eu considero-me racional, assumo o risco, estou a perder, mas sei que vou ganhar. Durmo descansado, acreditem. A maioria de vocês é emotiva, nota-se na forma como comentam.

Eu descreveria (aliás, já o fiz) como sendo exactamente o oposto.

O choque da tua postura emotiva com a postura racional de grande parte dos intervenientes aqui do forum é, mais para mais, uma evidência para mim (e por certo, para maior parte daqueles que têm dialogado contigo no forum acerca destes temas).

Com um certo à vontade de quem tem sensivelmente 10 anos de experiência de mercados e de foruns de bolsa, direi que estou a falar por mim e por mais uma série de participantes do forum que já entraram em debate contigo.

Também me parece evidente (por imensos posts teus) que tu ainda nem sequer entendeste o que é que os participantes que têm dialogado contigo realmente defendem. Isso nota-se nas tuas descrições inadequadas de prazos temporais, pressupostos e até das teorias/teses que supostamente antagonizas (por exemplo, como alegar que há quem diga que a AT é melhor que outras Análises, de resto nem especificaste quais).

Também não posso deixar de observar o seguinte: tu não sabes que vais ganhar, tu crês (achas, estás convencido) que vais ganhar.

Saber que se vai ganhar em bolsa (ter a certeza) é o primeiro passo para o fracasso.

Porquê?

Porque é uma questão de tempo até um dia teres uma perda colossal. Porque um dia vais estar errado. No mercado ninguém acerta sempre (aliás vai-te mentalizando pois mesmo que tem muita experiência erra bastantes vezes).

Tudo o que escrevi é num sentido positivo e escrito com a melhor das intenções. Agora, o tratamento que lhe darás já me ultrapassa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mr X » 17/12/2008 14:32

Atenção, Ulisses. É preciso contextualizar as afirmações. Eu não disse que se deve comprar. Eu compro! E assumo o risco.

Também se deve contextualizar as outras afirmações. O que eu pretendi dizer é que, neste momento, qualquer pessoa pode pensar em ganhar dinheiro na bolsa e não precisa de ser catedrático em ATs ou Afs. É tudo uma questão de tempo. Digo eu, claro, sabendo muito bem que as bolsas ainda podem cair mais e que, daqui a uns tempos, me podem atirar esta afirmação à cara.

Quanto aos argumentos, o meu único argumento ( e penso que é o mais válido) é o de acreditar num valor X das empresas e de agir em conformidade, assumindo todos os riscos da decisão.

O que eu noto na forma como diversas pessoas vêm comentando pequenas frases minhas é uma atitude profundamente contrastiva, e que eu definiria na dicotomia emoção-razão. Eu considero-me racional, assumo o risco, estou a perder, mas sei que vou ganhar. Durmo descansado, acreditem. A maioria de vocês é emotiva, nota-se na forma como comentam.

Fico à espera do artigo, amigo Ulisses. Acredite que é um prazer lê-lo e aprender consigo.

Grande abraço.

por Ulisses Pereira » 17/12/2008 13:58

Mr. X., ao longo dos 6 anos de Caldeirão há milhares de análises que se revelaram erradas, entre as quais deves incluir muitas minhas. E não foi por isso que eu vim aqui crucificar quem errou. Faz parte do "trading".

Mas quando alguém diz que se deve comprar, não apresenta um único argumento e acaba a concluir que só um burro não ganha dinheiro nos mercados (isto depois de ter dado recomendaçoes deste calibre há uns meses atrás) não posso ficar calado.

Os mercados são difíceis. Muito.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Mr X » 17/12/2008 13:50

A palavra "erro" deve ser usada no seu devido contexto.

Se eu faço a minha análise de uma empresa e chego à conclusão de que o seu valor é 1,30 euros ( é a minha assunção e para mim é indiscutível), comprar a 1,20 não é um erro, bem pelo contrário. Na crença de que o valor da empresa se mantém mais ou menos inalterado, reforçar a preços abaixo (acabo de fazê-lo a 0,40) não é, na minha perspectiva, um erro, mas um reforço que, presumo eu, renderá no futuro.

Claro que, numa perspectiva mais curta, e depois de conhecidas as quedas, eu poderia ter comprado mais barato. Nesse sentido "errei".

Mas as contas só se fazem no fim. E o fim é o horizonte temporal que tracei. Seria interessante comparar situações equivalentes e concluir quem, ao fim de X tempo, teve melhor rendimento. O Ulisses conhece trabalhos que provem melhores performances do investimento em curto sobre o longo prazo?

Obrigado

por Ulisses Pereira » 17/12/2008 13:17

Vou-te dizer um segredo... Neste momento, ATs e AFs para quê? Para fingirmos que somos muito inteligentes?

Eu acho é que, neste momento, qualquer burro, camelo ou dromedário entra e ganha dinheiro. Não pode é querer ganhá-lo já amanhã, né?

Tu achas isso por qualquer razão. Por uma qualquer análise que faças, por mais empírica que seja. Pode estar correcta ou errada, mas é a tua análise. E era essa que gostávamos de conhecer porque senão o debate torna-se impossível.

Infelizmente (ou deverei dizer "felizmente"?)
os mercados não são assim tão fáceis que permitam que "qualquer burro, camelo ou dromedário" (penso não me ter escapado nenhuma palavra nesta tua citação) ganhe dinheiro nos mercados. Para negociar com sucesso é importante planear, ter uma estratégia e um método.

Repara que já em Abril deste ano, na tua primeira participação no Caldeirão, dizias que estava tudo a preços de saldo e que era um disparate não comprar, por exemplo, a Sonae. E que estavas a reforçar (repito... reforçar!) na zona dos 1,2 euros. Hoje, valendo um terço (!) desse valor não reconheces o erro? Na altura, todos os que usaram argumentos para justificar porque estavam pessimistas sobre a Sonae afinal estavam certos.

E é isso mesmo que vou escrever sobre o meu artigo na próxima semana, sobre a incapacidade da maior parte dos investidores reconhecer o erro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Mr X » 17/12/2008 12:12

:roll:

Estás a ler o poema à tua maneira.
Estás no teu direito.

Um Feliz Natal para ti também.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995, Shimazaki_2 e 54 visitantes