Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como fazer um plano de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 19/12/2008 9:46

bom dia a todos e sorriam :) :) :)

"Nunca a alma humana surge tão forte e nobre como quando renuncia à vingança e ousa perdoar uma ofensa." Deixe as mágoas e rancores de lado e reconcilie-se com quem o rodeia, com a vida e, principalmente, consigo próprio!

abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

Re: Parabéns Tiago

por rk0r794 » 19/12/2008 8:55

Obrigado Tiago pelo excelente trabalho e patilha de informação sobre o tema.
Nobre é aquele que partilha o seu conhecimento e informação aos outros.

Registado: 20/9/2008 18:02

Parabéns Tiago

por jpauloff » 19/12/2008 2:37

Tiago acho que tiveste uma óptima idea e obrigado por partilhares essa informação.

Pessoas que lêm um texto e o seguem à letra, sem terem espírito crítico...não me parece.

As pessoas não são como os "cavalos" que só olham para a frente.

Continua assim e é por causa de pessoas como tu que este forum é cada vez mais visto.

Registado: 29/11/2007 9:23

por phneutral » 19/12/2008 2:11

Boas redhot:

Quem anda na bolsa sabe que uma das primeiras regras a aprender é a ter uma opinião própria.

Essa opinião própria que com o tempo adquirimos, é evidentemente baseada e fundamentada pelas opiniões de pessoas que, ao contrário de nós, julgamos ter mais experiência.

E o Tiago tem certamente mais experiência que muita gentinha que por aí anda. Pelo menos a suficiente para conseguir elaborar e definir um trading plan (ou algo muito próximo disso).

O tipo de crítica que fizeste enquadra-se no tipo que faz as pessoas deixarem de postar aqui. Só os gurus é que podem? Então e os gurus mais ou menos? E os menos gurus? Aliás onde está o guruómetro? Gurus são aqueles tipos que já definiram o bottom umas 5 vezes?

Eu não o faria tão bem. E tu fazias? Onde está o teu trading plan?

Provavelmente além de ajudar a malta, um dos objectivos do Tiago é ser ajudado na completação daquilo que ele definiu como sendo um trading plan.

Achei o post extremamente construtivo para o caldeirão e o teu comentário, apesar de não destrutivo na mesma proporção, extremamente desajustado.

Mais, não vejo ali eu eu eu nenhum, quando leio vejo-o a escrever alto acerca das coisas e a tratar-se por tu como aliás todos fazemos. Vejo-o a reflectir acerca das coisas que nós pensamos para nós próprios.

Bem já chega!
PH
"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."

http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 11/12/2004 4:46

por mcarvalho » 18/12/2008 23:16

redhot Escreveu:
mikemix Escreveu:...e já que alguns estão sempre com a faca afiada!

Quem lê o teu texto e não perceber de mercados pode pensar "este percebe muito disto, vou seguir os seus concelhos".
hummm...será do Porto, Aveiro, Lisboa??? :mrgreen:

selhos... 8-) 8-)

Tás a ver caro redhot

não vai haver nenhum concelho em Portugal que siga os teus conselhos e ainda por cima quem vai pagar são os macacos e as ma cacas

abraço
mcarvalho

por redhot » 18/12/2008 22:34

mikemix Escreveu:...e já que alguns estão sempre com a faca afiada!

Quem lê o teu texto e não perceber de mercados pode pensar "este percebe muito disto, vou seguir os seus concelhos".

selhos... 8-) 8-)
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por mikemix » 18/12/2008 19:33

...e já que alguns estão sempre com a faca afiada!

Abraços!
M

http://www.queseguro.pt i link it!

Registado: 29/11/2007 10:37

por mikemix » 18/12/2008 19:22

Obrigado Tiago!
Excelente iniciativa. :wink:
Abraços!
M

http://www.queseguro.pt i link it!

Registado: 29/11/2007 10:37

por tatanka » 18/12/2008 17:15

O tom usado, neste e noutros threads, parece ser o de alguém com muitoooosss anos de experiencia.
O que me parece não ser o caso.

No entanto, não quero deixar de felicitar o Tiago, pelo post. Instructivo.

Num proximo post, talvez possas adicionar algumas regras de money management.

Abraço e BN.

Registado: 29/11/2007 13:44

por - GOE - » 18/12/2008 14:11

Não me parece nada que este post tenha qualquer auto-elogio implícito..

Parabéns pela iniciativa tiago :wink:

Um abraço e bons trades :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

Tiago

por mcarvalho » 18/12/2008 14:09

continua por favor

A tua capacidade e conhecimentos, boa vontade , disponibilidade , sentido de ajuda e simpatia são imprescindíveis para a grande maioria dos amigos deste fórum e tu já te apercebeste disso

um grande abraço e parabéns

mcarvalho
Editado pela última vez por mcarvalho em 18/12/2008 17:59, num total de 3 vezes.

por Ulisses Pereira » 18/12/2008 14:03

Não vejo no tópico do tiago nenhum auto-elogio. Vejo uma exposição clara da visão dele sobre o "trading". E é isto que queremos dos participantes do Caldeirão - que transmitam os seus conhecimentos, as suas visões sobre o mercado e sobre o "trading".

Parabéns pelo post.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Como fazer um plano de trading

por rsacramento » 18/12/2008 14:03

tiagopt Escreveu: (...)

O Target estimado e a Rentabilidade potencial são os próximos passos. Se estivermos, por exemplo, a avaliar um padrão gráfico, podemos apontar o seu target. Se estivermos a negociar num canal também é fácil calcular um target. O importante é termos uma meta, se não tivermos uma meta em mente nunca vamos saber se já chegamos.
Esta é também uma fraqueza de muitos investidores. O trade é promissor, os motivos de entrada são válidos. Mas não há um target! Quando se apanham com algum lucro abandonam o trade, perdendo a melhor parte da festa. Para o trade ser proveitoso, têm de existir objectivos. Senão o peso dos lucros vai sempre falar mais alto.
(...)

duas achegas: poderias acrescentar o montante envolvido e o porquê desse mesmo montante

por outro lado, cito-te porque quando li essa parte lembrei-me do post do Ulisses acerca do seu short na JMt: ele dizia mais ou menos o segiuinte:
target? não, porque não negoceio nenhum padrão - é ter um trailing stop e deixar correr os lucros...

já agora, poder-se-ia alargar o debate e discutir percentagens/valores para trailing stops :)

Registado: 29/11/2007 12:50

por tiagopt2 » 18/12/2008 14:02

LTCM Escreveu:
redhot Escreveu: Tiago, não leves a mal mas os teus textos são demasiando longos e "sonhadores". E podem levar inocentes a segui-los e a perderem dinheiro.

Tu és tramado pá. Com F grande! Mas não deixas de ter razão. :twisted:

Bem, lamento ter passado a ideia errada. Nunca pretendi que alguém me seguisse, a mim ou às minhas ideias. Pelo contrário, quando escrevo algo deste género é para fazer com que as pessoas pensem com a sua cabeça e não sigam conselhos de uns e de outros (como os meus) sem pensarem no que estão a fazer.
Na minha opinião, fazer um plano de trading não faz mal a ninguém. Pensar sobre os trades é benéfico. Mas posso não estar a ver bem as coisas.
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por LTCM » 18/12/2008 13:50

redhot Escreveu: Tiago, não leves a mal mas os teus textos são demasiando longos e "sonhadores". E podem levar inocentes a segui-los e a perderem dinheiro.

Tu és tramado pá. Com F grande! Mas não deixas de ter razão. :twisted:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por tiagopt2 » 18/12/2008 13:37

redhot Escreveu:
tiagopt Escreveu:
Normalmente baseio os meus stops em zonas de suporte ou resistência.

Pois eu defino os meus stops um pouco abaixo do suporte ou um pouco acima das resistências.

Para fugir a falsos breaks ou a "caça stops".

E agora quem têm razão? Eu ou tu?...Bom depende, se calhar quem ganhar mais dinheiro terá razão na sua estratégia...

Um crítica forte:

O teu texto é escrito numa perspectiva "guru". Mas tu será que és um "guru"?...

Falas de forma egocêntrica: "eu isto", "eu aquilo".

E a questão é? Será que percebes?

Eu não percebo nada disto. Se percebesse estáva milionário...

Tu és milionário à custa da bolsa?...

Tiago, não leves a mal mas os teus textos são demasiando longos e "sonhadores". E podem levar inocentes a segui-los e a perderem dinheiro.

Olá Redhot,
Aceito a crítica, parece-me justa e construtiva.
Em relação aos stops, é claro que eu também os deixo abaixo do suporte e acima das resistências. Nem disse o contrário, apenas disse que os baseava em zonas de suporte e resistência, não que os colocava nessa exacta zona :)
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por redhot » 18/12/2008 13:19

tiagopt Escreveu:
Normalmente baseio os meus stops em zonas de suporte ou resistência.

Pois eu defino os meus stops um pouco abaixo do suporte ou um pouco acima das resistências.

Para fugir a falsos breaks ou a "caça stops".

E agora quem têm razão? Eu ou tu?...Bom depende, se calhar quem ganhar mais dinheiro terá razão na sua estratégia...

Um crítica forte:

O teu texto é escrito numa perspectiva "guru". Mas tu será que és um "guru"?...

Falas de forma egocêntrica: "eu isto", "eu aquilo".

E a questão é? Será que percebes?

Eu não percebo nada disto. Se percebesse estáva milionário...

Tu és milionário à custa da bolsa?...

Tiago, não leves a mal mas os teus textos são demasiando longos e "sonhadores". E podem levar inocentes a segui-los e a perderem dinheiro.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por minos » 18/12/2008 12:54

Boa iniciativa Tiago.
"Stick to the plan"

Cumprimentos
Minos

Registado: 12/9/2007 14:14

Como fazer um plano de trading

por tiagopt2 » 18/12/2008 12:23

Crio este tópico por uma razão especial: as cotações começam a subir e ninguém quer perder o movimento de alta. Então compra-se, sem se saber muito bem porquê nem o que fazer depois de comprar. Mas comprar é fácil. Demasiado fácil, até! O problema é sair.
Um plano de trading permite-nos reflectir sobre o que estamos a fazer e, de preferência, sobre o que vamos fazer. Deve ser feito quando os mercados estão encerrados, para termos a certeza que não estamos a ser levados pela emoção do sobe e desce. Criei um pequeno rascunho do que pode ser um plano de trading, só para exemplificar. Se se lembrarem de mais algum aspecto importante que eu não tenha abordado, digam e eu adiciono.
Neste rascunho englobei os aspectos que considero mais importantes para serem analisados antes de uma entrada. Realço estas palavras porque entrar com o coração e depois fazer o plano de trading é batota. É equivalente a estarmos a forçar o plano a adequar-se ao nosso erro. Os bons planos de emergência têm forçosamente de ser criados em ambiente de segurança, não depois de a emergência estar instalada!

Comecemos então a analisar o rascunho. Os primeiros pontos são mera formalidade, apenas necessários para nos situarmos. Infelizmente são os únicos a que muitos investidores dão destaque. Uma nota apenas para a data estimada para o fecho da posição. Este item é subjectivo, nem se pretende sequer muito rigor. A ideia fundamental é não deixar que um daytrade se transforme num trade de um mês.
O primeiro ponto de interesse passa pelos motivos que levaram à entrada. "Porque já caiu muito" ou "Porque sinto que isto está a virar" ou "Porque uma casa de investimento disse que tem um potencial de subida de 100%" não são motivos válidos. Têm de ser escritas aqui razões válidas e concretas. Este é talvez o ponto mais importante de todo este rascunho. Se nós próprios não sabemos ao certo porque entramos, quem vai saber por nós? Seja a análise técnica ou a análise fundamental que nos moveu a comprar, temos de saber exactamente todas as razões para a entrada.
Adiante.

O Target estimado e a Rentabilidade potencial são os próximos passos. Se estivermos, por exemplo, a avaliar um padrão gráfico, podemos apontar o seu target. Se estivermos a negociar num canal também é fácil calcular um target. O importante é termos uma meta, se não tivermos uma meta em mente nunca vamos saber se já chegamos.
Esta é também uma fraqueza de muitos investidores. O trade é promissor, os motivos de entrada são válidos. Mas não há um target! Quando se apanham com algum lucro abandonam o trade, perdendo a melhor parte da festa. Para o trade ser proveitoso, têm de existir objectivos. Senão o peso dos lucros vai sempre falar mais alto.

O Stop Loss e a Perda potencial são o tal plano de emergência de que eu falei. Seja um Stop mental ou mecânico, tem de existir. Por muito correcta e fiável que nos pareça a análise, o plano de fuga é vital para a sobrevivência nos mercados. E atenção, o plano de emergência traçado antes de o trade iniciar não é para alterar num momento de crise. Acontece muitas vezes o stop ser subido quando as cotações se estão a aproximar dele. Isso é ter esperança de que as coisas mudem, é ser humano. Se formos humanos, se sentirmos e agirmos como tal, estamos tramados. Por isso, toca a deixar de ser humanos quando estamos a negociar!
Chamo a atenção para a perda potencial. Quando chegamos a este ponto, convém olhar para a rentabilidade potencial e comparar tamanhos. Há quem aponte como essencial a rentabilidade potencial ser o dobro da perda potencial. Eu acho que isso é subjectivo. Essencial é a rentabilidade potencial ser superior à perda potencial, senão estamos estatisticamente tramados!
Também é muito importante sabermos porque escolhemos esta zona de saída. Se a razão é "porque só quero perder 2%" ou "porque não quero perder mais de 100€" temos grandes probabilidades de perder os 2% e/ou os 100€. Porquê? Porque se o stop é rígido, não há nada que impeça o flutuar dos mercados de o atingir.
Normalmente baseio os meus stops em zonas de suporte ou resistência. Se o meu limite de dor são 100€ e o stop se encontra a 200€ de distância, eu reduzo a posição para metade e fica resolvida essa questão! Para grandes males, grandes remédios.

No local dos Aspectos a melhorar no futuro devem ser colocados todos os erros de raciocínio ou execução que foram detectados durante o trade. É aqui que deve ser apontado o que falhou, para ser analisado no futuro e não voltar a acontecer. Errar todos erramos, eu até posso orgulhosamente dizer que sou dos que erra mais. Mas se não aprendemos com os erros, vamos necessariamente voltar a cair. E para isso mais vale estar quieto.

Espero que este post sirva de alguma coisa, nem que seja para gerar alguma reflexão. Da próxima vez que me perguntarem onde deverão sair ou entrar, vou ter de perguntar primeiro se os trabalhos de casa estão feitos :)
Abraço
Anexos
Plano de trading.JPG
Plano de trading.JPG (25.3 KiB) Visualizado 4120 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, GaussSLB47, goncaladas, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, Manchini888, navaldoc, PAULOJOAO, silva_39, trilhos2006, vaskom1973, Zorza e 83 visitantes