Off-Topic: Finalmente a (auto) avaliação dos professores
Keijas,
Nota prévia: Não percebi nada do que quiseste dizer, ou do teu comentário...
As palavras que escolhi não tiveram um objectivo definido, o post era irónico... era brincadeira de fim de semana!!!
Mas eu falei de alguma coisa de modelos de avaliação?! O Sr Nogueira é que está a impor?! ele está sequer em posição disso? e o que é que isso tem a ver com democracia ou falta dela?!?! grande confusão...
E o que é que tem de mudar na forma de ensinar em Portugal?! tens alguma idéia sobre isso? sabes como funciona uma escola?
Há uma pergunta interessante que gostava de fazer (e esta é para todos), quantos daqui estão a pensar colocar filhos, ou netos, numa escola pública?
Bom fim de semana
artista
Nota prévia: Não percebi nada do que quiseste dizer, ou do teu comentário...
As palavras que escolhi não tiveram um objectivo definido, o post era irónico... era brincadeira de fim de semana!!!
Mas eu falei de alguma coisa de modelos de avaliação?! O Sr Nogueira é que está a impor?! ele está sequer em posição disso? e o que é que isso tem a ver com democracia ou falta dela?!?! grande confusão...
E o que é que tem de mudar na forma de ensinar em Portugal?! tens alguma idéia sobre isso? sabes como funciona uma escola?
Há uma pergunta interessante que gostava de fazer (e esta é para todos), quantos daqui estão a pensar colocar filhos, ou netos, numa escola pública?
Bom fim de semana
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http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Artista ---
nota prévia-Existem pessoas que por bem formadas,utilizam essa formação para mal formar.---
Democracia não é nenhum regime de governo, é um regime de sociedade, em que o objectivo é a igualdade de direitos e deveres.
Nos sistemas democráticos elegem-se os governantes para gavernar/administrar. O povo (através do voto) escolhe os governos e faz a avaliação no fim do mandato, a democracia é assim.
Para si, se o ministério aceitasse a imposição do sr.Nogueira e dos seus sindicatos, já havia democracia?
Ohhh!!! que estranha forma de democracia.
TOMATE... = tomatada
OVO...... = ovada
com este coktail pode-se caminhar para a.......
FOGUEIRA. = incêndio
o que para quem não come nabiças, começa a entender aquela frase dita há dias:
SE QUEREM GUERRA...
Sou de opinião que muito se tem de alterar na forma de ensinar em Portugal, para o futuro dos nossos, é uma egigência democrática.
keijas
nota prévia-Existem pessoas que por bem formadas,utilizam essa formação para mal formar.---
Democracia não é nenhum regime de governo, é um regime de sociedade, em que o objectivo é a igualdade de direitos e deveres.
Nos sistemas democráticos elegem-se os governantes para gavernar/administrar. O povo (através do voto) escolhe os governos e faz a avaliação no fim do mandato, a democracia é assim.
Para si, se o ministério aceitasse a imposição do sr.Nogueira e dos seus sindicatos, já havia democracia?
Ohhh!!! que estranha forma de democracia.
TOMATE... = tomatada
OVO...... = ovada
com este coktail pode-se caminhar para a.......
FOGUEIRA. = incêndio
o que para quem não come nabiças, começa a entender aquela frase dita há dias:
SE QUEREM GUERRA...
Sou de opinião que muito se tem de alterar na forma de ensinar em Portugal, para o futuro dos nossos, é uma egigência democrática.
keijas
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- Localização: ourem
Claro que sim Pata, nem quis dizer que é exclusivo dos professores.
Agora imagine-se,a justiça que não será feita na avaliação entre colegas...se for amigalhaço até leva boa nota, se não...se for dormir com o presidente...etc
É a debandada total :
O número de professores que se aposentaram disparou de novo. Uma consulta ao website da CGA mostra-nos que o número de professores aposentados, a partir de Janeiro de 2009, é de 573. Não contei os colegas da Madeira e dos Açores. Serão mais algumas largas dezenas. É uma fuga em massa de uma profissão que foi desfigurada e de uma escola que está um Inferno. Se esta fuga em massa continuar, em breve haverá falta de professores em muitos grupos de recrutamento. O Governo está a conseguir o objectivo traçado: embaratecer a profissão docente no espaço de poucos anos. Muitos destes 573 novos aposentados sofreram cortes expressivos nas reformas. Em alguns casos, são cortes de 40%. Compare-se o número de aposentados do Ministério da Educação com o número de aposentados do Ministério da Saúde. É uma diferença abismal. Uma comparação com o mês de Janeiro de 2008 leva-nos a concluir que a debandada é geral. Só fica quem não pode sair. Em breve, o objectivo do Governo será alcançado: uma escola pública para os mais pobres com aulas leccionadas por professores pobres. Todas as medidas de política educativa deste Governo servem esse objectivo.
Agora imagine-se,a justiça que não será feita na avaliação entre colegas...se for amigalhaço até leva boa nota, se não...se for dormir com o presidente...etc
É a debandada total :
O número de professores que se aposentaram disparou de novo. Uma consulta ao website da CGA mostra-nos que o número de professores aposentados, a partir de Janeiro de 2009, é de 573. Não contei os colegas da Madeira e dos Açores. Serão mais algumas largas dezenas. É uma fuga em massa de uma profissão que foi desfigurada e de uma escola que está um Inferno. Se esta fuga em massa continuar, em breve haverá falta de professores em muitos grupos de recrutamento. O Governo está a conseguir o objectivo traçado: embaratecer a profissão docente no espaço de poucos anos. Muitos destes 573 novos aposentados sofreram cortes expressivos nas reformas. Em alguns casos, são cortes de 40%. Compare-se o número de aposentados do Ministério da Educação com o número de aposentados do Ministério da Saúde. É uma diferença abismal. Uma comparação com o mês de Janeiro de 2008 leva-nos a concluir que a debandada é geral. Só fica quem não pode sair. Em breve, o objectivo do Governo será alcançado: uma escola pública para os mais pobres com aulas leccionadas por professores pobres. Todas as medidas de política educativa deste Governo servem esse objectivo.
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Foi-lhe detectado cancro da mama nos últimos exames de rotina. Está mesmo no início. São ainda (!), e apenas (!), 3 pequenos nódulos. Parecem existir só por si, não ter qualquer ramificação, não ter qualquer ligação entre si. No entanto existem… estão lá… são cancro. E têm que ser removidos rapidamente, porque cada dia que passa é um dia em que o risco aumenta.
Há 15 dias estava em aula, aula de 90 minutos e como boa professora tinha desligado o telemóvel. Durante essa aula ligaram 16 vezes. Quando acabou a aula e viu as chamadas ligou para o número de onde tinham ligado tantas vezes. Apesar de não o conhecer, tanta insistência não devia ser engano. Era do IPO, mas já era tarde! Como não tinha atendido, tinham passado à frente e tinha perdido a oportunidade de uma vaga para a operação que tanto ansiava.
Informou os alunos da sua situação e não voltou a desligar o telefone. Esta 4ª feira, ligaram-lhe. Era do mesmo número. Pediu autorização à turma e atendeu. Tinha uma vaga para 6ª feira mas precisavam que chegasse lá, no máximo, em 45 minutos, para que pudessem proceder aos exames necessários para a preparação da operação.
Ia a mais de 20 minutos do 2º tempo de aula. Explicou a situação aos alunos, pediu-lhes que arrumassem os materiais e acompanhou-os ao espaço aberto (espaço onde alguns professores prestam apoio aos alunos sem aulas) e “entregou-os” aos colegas que aí se encontravam.
No regresso, a caminho da saída, encontrou a PCE (que sabia do seu estado de saúde) e pô-la a par do telefonema e da solução encontrada.
Para seu espanto ouviu a resposta simultaneamente mais desumana e sarcástica que se pode ouvir numa situação desta:
“Porque não pediste a F… que fosse para a sala, em vez de levares os alunos para o espaço aberto? Assim vais ser penalizada na avaliação!”
No dia seguinte, apenas por confirmação, perguntou à PCE quantos tempos, relativos à aula que não tinha terminado, justificava.
“Saíste mais cedo, não terminaste a aula, portanto tens que justificar os 2 tempos!”
Nem vale a pena comentar a atitude desta PCE, semelhante a muitas “atitudes que andam por aí”. Atitudes, estas, que têm sido cultivadas, regadas e acalentadas por este governo, em geral, e por alguns elementos deste governo, em especial.
As pessoas deixaram de existir, para esta gente.
Espero que também não as tenham quando precisarem delas (não é vingança… é, apenas, justiça pelo mal que têm feito a tanta e tanta gente!).
PS: A minha irmã é forte e não é gente mesquinha como esta que a deita a baixo.
Foi operada hoje (agora já é ontem...), está bem e há-de ficar completamente boa!
Fonte: professorsemquadro
Há 15 dias estava em aula, aula de 90 minutos e como boa professora tinha desligado o telemóvel. Durante essa aula ligaram 16 vezes. Quando acabou a aula e viu as chamadas ligou para o número de onde tinham ligado tantas vezes. Apesar de não o conhecer, tanta insistência não devia ser engano. Era do IPO, mas já era tarde! Como não tinha atendido, tinham passado à frente e tinha perdido a oportunidade de uma vaga para a operação que tanto ansiava.
Informou os alunos da sua situação e não voltou a desligar o telefone. Esta 4ª feira, ligaram-lhe. Era do mesmo número. Pediu autorização à turma e atendeu. Tinha uma vaga para 6ª feira mas precisavam que chegasse lá, no máximo, em 45 minutos, para que pudessem proceder aos exames necessários para a preparação da operação.
Ia a mais de 20 minutos do 2º tempo de aula. Explicou a situação aos alunos, pediu-lhes que arrumassem os materiais e acompanhou-os ao espaço aberto (espaço onde alguns professores prestam apoio aos alunos sem aulas) e “entregou-os” aos colegas que aí se encontravam.
No regresso, a caminho da saída, encontrou a PCE (que sabia do seu estado de saúde) e pô-la a par do telefonema e da solução encontrada.
Para seu espanto ouviu a resposta simultaneamente mais desumana e sarcástica que se pode ouvir numa situação desta:
“Porque não pediste a F… que fosse para a sala, em vez de levares os alunos para o espaço aberto? Assim vais ser penalizada na avaliação!”
No dia seguinte, apenas por confirmação, perguntou à PCE quantos tempos, relativos à aula que não tinha terminado, justificava.
“Saíste mais cedo, não terminaste a aula, portanto tens que justificar os 2 tempos!”
Nem vale a pena comentar a atitude desta PCE, semelhante a muitas “atitudes que andam por aí”. Atitudes, estas, que têm sido cultivadas, regadas e acalentadas por este governo, em geral, e por alguns elementos deste governo, em especial.
As pessoas deixaram de existir, para esta gente.
Espero que também não as tenham quando precisarem delas (não é vingança… é, apenas, justiça pelo mal que têm feito a tanta e tanta gente!).
PS: A minha irmã é forte e não é gente mesquinha como esta que a deita a baixo.
Foi operada hoje (agora já é ontem...), está bem e há-de ficar completamente boa!
Fonte: professorsemquadro
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Sargotronss Escreveu:Thunder Escreveu:Vejam este vídeo (clicar no vídeo chamado "o Contrato")
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pro ... tagem+sic/
Bem isto está mesmo a ficar surreal.... Sargotronss, algum comentário que justifica a citação que colocaste?!
abraço
artista
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Thunder Escreveu:Vejam este vídeo (clicar no vídeo chamado "o Contrato")
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pro ... tagem+sic/
Não faz mal!...
Concordo plenamente Lareco, e ainda acrescento:
Fogueira - nome dado a um monte de lenha ao qual se ateia fogo.
Tomate - fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae), embora coloquialmente considerado como legume pelos leigos.
Macaco - designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropóides.
Ovo - o mesmo que Zigoto. É uma célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo.
Democracia - Regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo). Opõe-se à ditadura e ao totalitarismo.
Nabo - Planta crucífera de tubérculo comestível. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelo e sem flor de nabiça.
abraço
artista
PS: para "valer a pena pensar nisso" era preciso perceber o que queres dizer com isso... de qualquer forma eu hoje estou numa de inspiração "Mechiana"!

Fogueira - nome dado a um monte de lenha ao qual se ateia fogo.
Tomate - fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae), embora coloquialmente considerado como legume pelos leigos.
Macaco - designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropóides.
Ovo - o mesmo que Zigoto. É uma célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo.
Democracia - Regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo). Opõe-se à ditadura e ao totalitarismo.
Nabo - Planta crucífera de tubérculo comestível. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelo e sem flor de nabiça.
abraço
artista
PS: para "valer a pena pensar nisso" era preciso perceber o que queres dizer com isso... de qualquer forma eu hoje estou numa de inspiração "Mechiana"!


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Vale a pena pensar nisto...
Fiz uma pequena pesquisa e deparei com o significado de algumas palavras que acho que definem este tópico:
-Avaliação-acto de avaliar,
-valor determinado pelos avaliadores,
-determinar valia ou valor de,
-Intransigência-intolerância;
-austeridade de carácter;
-inflexibilidade;
-Fanatismo- facciosismo partidário;
-adesão cega a alguém, a um sistema ou doutrina;
-cegueira;
E por fim a melhor palavra de todas..
-Respeito-acto ou efeito de respeitar;
-Reverência?
..Agora a minha avó diz que isto já é uma teimosia...e acreditem que ninguém é teimoso sozinho...
-Avaliação-acto de avaliar,
-valor determinado pelos avaliadores,
-determinar valia ou valor de,
-Intransigência-intolerância;
-austeridade de carácter;
-inflexibilidade;
-Fanatismo- facciosismo partidário;
-adesão cega a alguém, a um sistema ou doutrina;
-cegueira;
E por fim a melhor palavra de todas..
-Respeito-acto ou efeito de respeitar;
-Reverência?
..Agora a minha avó diz que isto já é uma teimosia...e acreditem que ninguém é teimoso sozinho...
...Será..
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- Registado: 15/10/2008 23:05
- Localização: Coimbra...Viseu
1. Acabei de ver e ouvir, na RTPN, Uma intervenção de Jorge Pedreira. Antes, o jornalista fez perguntas a Mário Nogueira.
2. A ruptura é total e definitiva. Por mais reuniões que sejam marcadas, o entendimento é impossível.
3. Razão: não existe confiança entre as partes. Nem a ministra confia nos sindicatos nem estes nela.
4. Professores e Governo estão separados por duas concepções antagónicas de escola e de professor.
5. O Governo quer uma escola pública barata e destinada a fornecer "competências" instrumentais aos filhos dos pobres e da classe média baixa.
6. Para que tal seja possível, o Governo sabe que tem de domesticar os professores, pô-los de joelhos, quebrar o seu espírito crítico e anular a liberdade de expressão nas escolas.
7. Ao downgrade do currículo, com a consequente ênfase no ensino das "competências" instrumentais e desvalorização dos conteúdos científicos, artísticos, literários e tecnológicos, corresponde um downgrade do estatuto dos professores. Esse downgrade do estatuto passa pelo empobrecimento dos professores. O empobrecimento exige o estrangulamento da carreira. A consequência do estrangulamento da carreira é que dois terços ficarão muito aquém do topo e não poderão aspirar a ganhar mais do que 1700 euros líquidos (valores actuais) ao fim de 30 ou mais anos de serviço.
8. Para que o estrangulamento da carreira se faça, é preciso construir hierarquias e diferenciações artificiais na escola. É essa a razão da divisão da carreira em titulares e professores. É também por isso que o ME e as DREs pressionam as escolas para a criação de megadepartamentos.
9. Para impor a hierarquia e a diferenciação artificiais e assegurar a domesticação dos professores e o seu silenciamento, o Governo precisou de pôr fim à gestão democrática nas escola. A imposição dos directores tem esse objectivo.
2. A ruptura é total e definitiva. Por mais reuniões que sejam marcadas, o entendimento é impossível.
3. Razão: não existe confiança entre as partes. Nem a ministra confia nos sindicatos nem estes nela.
4. Professores e Governo estão separados por duas concepções antagónicas de escola e de professor.
5. O Governo quer uma escola pública barata e destinada a fornecer "competências" instrumentais aos filhos dos pobres e da classe média baixa.
6. Para que tal seja possível, o Governo sabe que tem de domesticar os professores, pô-los de joelhos, quebrar o seu espírito crítico e anular a liberdade de expressão nas escolas.
7. Ao downgrade do currículo, com a consequente ênfase no ensino das "competências" instrumentais e desvalorização dos conteúdos científicos, artísticos, literários e tecnológicos, corresponde um downgrade do estatuto dos professores. Esse downgrade do estatuto passa pelo empobrecimento dos professores. O empobrecimento exige o estrangulamento da carreira. A consequência do estrangulamento da carreira é que dois terços ficarão muito aquém do topo e não poderão aspirar a ganhar mais do que 1700 euros líquidos (valores actuais) ao fim de 30 ou mais anos de serviço.
8. Para que o estrangulamento da carreira se faça, é preciso construir hierarquias e diferenciações artificiais na escola. É essa a razão da divisão da carreira em titulares e professores. É também por isso que o ME e as DREs pressionam as escolas para a criação de megadepartamentos.
9. Para impor a hierarquia e a diferenciação artificiais e assegurar a domesticação dos professores e o seu silenciamento, o Governo precisou de pôr fim à gestão democrática nas escola. A imposição dos directores tem esse objectivo.
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- Registado: 8/1/2004 13:14
Para o Bossas...
Caro amigo bossas apenas te quero felicitar e solidarizar com o que tu disseste...este forum existe porque pessoas como nós "novas por cá" aparecem e trazem luz a algum fanatismo que as vezes por aqui abunda.
As regras das democracias são estas(quer se queiram ou não)....quem afinal tem telhados de vidro nunca devia atirar pedras aos outros...
Para finalizar gosto muito desta expressão do padrinho III.
"o amor e o ódio turvam o raciocínio"
As regras das democracias são estas(quer se queiram ou não)....quem afinal tem telhados de vidro nunca devia atirar pedras aos outros...
Para finalizar gosto muito desta expressão do padrinho III.
"o amor e o ódio turvam o raciocínio"
...Será..
- Mensagens: 82
- Registado: 15/10/2008 23:05
- Localização: Coimbra...Viseu
Marco António, líder da distrital portuense do PSD, não foi meigo para com os 30 deputados que faltaram à votação das propostas de suspensão da avaliação de desempenho.
"Efectivamente a informação que eu tenho é que foi um acidente de percurso que resultou de uma certa desarticulação da direcção da bancada", disse, acrescentando ainda que, após a greve de professores no dia 3 de Dezembro, o PSD perdeu uma oportunidade para mostrar ao país que é "a única alternativa" ao Governo "desastroso" do PS.
"A educação é uma questão central, determinante para a afirmação do país a nível externo (...) após uma greve de professores sem precedentes históricos, o PSD escolheu como tema para debate no Parlamento o caso do Banco Privado Português, esta escolha parece-me errada porque nesse dia o PSD podia mostrar ao país um sistema global de avaliação que valorizasse a qualidade do ensino.
O autarca de Gaia frisa "que era necessário que [o PSD] apresentasse essa proposta para que a sociedade portuguesa percebesse que a única alternativa a este Governo desastroso do PS era o PSD", criticou.
Fonte: Público de 7/12/08
Comentário
Foi um dia negro para a democracia portuguesa. Gostava de conhecer a explicação que o líder da bancada do PSD deu a Manuela Ferreira Leite. O PSD parece apostado em dar de bandeja a maioria absoluta ao PS. Gafes atrás de gafes! Parece não acertar uma. Estou convencido de que Manuela Ferreira Leite será substituída três ou quatro meses antes das eleições legislativas. A crise económica está a aprofundar-se e nem a imprensa dócil e simpática para o Governo a conseguirá esconder. Nos últimos 13 anos, o PS governou Portugal durante 11 anos. O aumento das desigualdades e das injustiças tem um responsável principal: o PS. Sócrates é o primeiro-ministro mais autoritário que o país conheceu em 34 anos de democracia. É um perigo para a liberdade. É preciso travá-lo enquanto há tempo. Se o PS não obtiver maioria absoluta, Sócrates não será capaz de governar. E o país ver-se-á finalmente livre dele!
"Efectivamente a informação que eu tenho é que foi um acidente de percurso que resultou de uma certa desarticulação da direcção da bancada", disse, acrescentando ainda que, após a greve de professores no dia 3 de Dezembro, o PSD perdeu uma oportunidade para mostrar ao país que é "a única alternativa" ao Governo "desastroso" do PS.
"A educação é uma questão central, determinante para a afirmação do país a nível externo (...) após uma greve de professores sem precedentes históricos, o PSD escolheu como tema para debate no Parlamento o caso do Banco Privado Português, esta escolha parece-me errada porque nesse dia o PSD podia mostrar ao país um sistema global de avaliação que valorizasse a qualidade do ensino.
O autarca de Gaia frisa "que era necessário que [o PSD] apresentasse essa proposta para que a sociedade portuguesa percebesse que a única alternativa a este Governo desastroso do PS era o PSD", criticou.
Fonte: Público de 7/12/08
Comentário
Foi um dia negro para a democracia portuguesa. Gostava de conhecer a explicação que o líder da bancada do PSD deu a Manuela Ferreira Leite. O PSD parece apostado em dar de bandeja a maioria absoluta ao PS. Gafes atrás de gafes! Parece não acertar uma. Estou convencido de que Manuela Ferreira Leite será substituída três ou quatro meses antes das eleições legislativas. A crise económica está a aprofundar-se e nem a imprensa dócil e simpática para o Governo a conseguirá esconder. Nos últimos 13 anos, o PS governou Portugal durante 11 anos. O aumento das desigualdades e das injustiças tem um responsável principal: o PS. Sócrates é o primeiro-ministro mais autoritário que o país conheceu em 34 anos de democracia. É um perigo para a liberdade. É preciso travá-lo enquanto há tempo. Se o PS não obtiver maioria absoluta, Sócrates não será capaz de governar. E o país ver-se-á finalmente livre dele!
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- Registado: 8/1/2004 13:14
1. Em Portugal, temos um Governo que calunia os professores, maltrata, insulta e passa para a opinião pública a ideia falsa de que os professores trabalham pouco e faltam muito.
2. Quando os professores são agredidos - e é raro o dia em que não há um professor vítima de agressão física - o Governo fica em silêncio.
3. Quando os professores se levantam numa luta prolongada pela defesa da sua dignidade, o Governo ameaça com a repressão e invoca a mão pesada da Lei e do aparelho repressivo do Estado.
4. Aqui ao lado, na Província da Extremadura, o Governo Autonómico faz passar anúncios na televisão e na rádio a valorizar os professores e a enaltecer o seu trabalho. Veja aqui o vídeo. Vale a pena ver. A Junta da Extremadura chama a esta campanha de Valoracion Docente.
5. Alguém consegue explicar o desdém que os governantes e alguns dirigentes do PS manifestam contra os professores? O que se passa na cabeça dessa gente para insultarem e maltratarem um grupo profissional que desempenha uma das missões mais necessárias à sociedade e ao país?
6. Que traumas esses dirigentes do PS e governantes têm para humilharem e insultarem todo um grupo profissional que tem como missão transmitir a herança cultural às novas gerações?
2. Quando os professores são agredidos - e é raro o dia em que não há um professor vítima de agressão física - o Governo fica em silêncio.
3. Quando os professores se levantam numa luta prolongada pela defesa da sua dignidade, o Governo ameaça com a repressão e invoca a mão pesada da Lei e do aparelho repressivo do Estado.
4. Aqui ao lado, na Província da Extremadura, o Governo Autonómico faz passar anúncios na televisão e na rádio a valorizar os professores e a enaltecer o seu trabalho. Veja aqui o vídeo. Vale a pena ver. A Junta da Extremadura chama a esta campanha de Valoracion Docente.
5. Alguém consegue explicar o desdém que os governantes e alguns dirigentes do PS manifestam contra os professores? O que se passa na cabeça dessa gente para insultarem e maltratarem um grupo profissional que desempenha uma das missões mais necessárias à sociedade e ao país?
6. Que traumas esses dirigentes do PS e governantes têm para humilharem e insultarem todo um grupo profissional que tem como missão transmitir a herança cultural às novas gerações?
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- Registado: 8/1/2004 13:14
O PSD continua a dar exemplos de preparação para o suicídio. As mudanças sucessivas de presidente nada adiantaram. Manuela Ferreira Leite não conseguiu pôr o partido em ordem. Poucos meses bastaram para que os seus rivais criassem a desordem habitual. Creio que não existe, na recente história política portuguesa, nenhum caso onde sejam tão frequentes a mentira e a traição. Onde a luta fratricida atinja os cumes do assassinato velhaco. Onde o maior prazer é a derrota dos amigos. Onde a maior festa é a morte dos correligionários. No Parlamento, esta semana e a propósito de uma votação relativa aos processos de avaliação dos professores, as faltas de trinta ou quarenta deputados fizeram com que a oposição perdesse e o governo ganhasse sem mérito nem justa causa. Pode pensar-se que foi preguiça, afazeres, negócios ou prazer. Eventualmente vingança ou vontade de criar o caos. Mas tudo isso, por parte ou atacado, configura a indiferença. Eles estão-se simplesmente nas tintas! E, tal como os habitantes da ilha de Páscoa, não sabem que estão a escolher a morte. Se fosse só a deles, não se perderia grande coisa. Mas também pode ser a do Parlamento.
António Barreto. Fonte: O Retrato da Semana, Público de 7/12/08
António Barreto. Fonte: O Retrato da Semana, Público de 7/12/08
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- Registado: 8/1/2004 13:14
La escuela está que arde. Una palabra maldita, evaluación, ha movilizado a los docentes. El 8 de noviembre, 120.000 maestros tomaron las calles de Lisboa para protestar. En marzo se habían manifestado 100.000. Hay unanimidad al señalar el malestar: el Estatuto de la Carrera Docente, de 2007, que divide el profesorado entre maestros titulares y maestros a secas, a partir del balance del trabajo realizado los últimos siete años. Y muchos llevan más de 20. Una evaluación que valora más a quien ocupa un cargo que a quien imparte clases.
Fonte: El Pais Online, de 8/12/08
O modelo burocrático de avaliação é completamente estranho aos restantes países europeus. Em Espanha, existe uma prova rigorosa para entrada na profissão. É um prova nacional a que têm de candidatar-se todos os aspirantes a professores. A prova pode ser repetida várias vezes. Quando os diplomados saem das faculdades de educação, começam a preparar-se afincadamente para a realização da prova nacional. Uma vez vencida a prova, o professor não é sujeito a um modelo formal de avaliação de desempenho. As escolas é que são objecto de avaliações externas rigorosas. E essas avaliações externas das escolas têm consequências. Quando um professor não está a desempenhar bem as suas funções, é requerida uma inspecção. No caso de o professor ser completamente incapaz de melhorar as suas práticas pode ser objecto de um processo de reclassificação profissional.
Nos restantes países europeus, os professores não perdem tempo a brincar às avaliações dos colegas. O tempo dos professores é inteiramente dedicado aos alunos. Não admira, portanto, que a imprensa internacional diga que a escola portuguesa está a arder. E está. E o incendiário tem nome: José Sócrates.
Fonte: El Pais Online, de 8/12/08
O modelo burocrático de avaliação é completamente estranho aos restantes países europeus. Em Espanha, existe uma prova rigorosa para entrada na profissão. É um prova nacional a que têm de candidatar-se todos os aspirantes a professores. A prova pode ser repetida várias vezes. Quando os diplomados saem das faculdades de educação, começam a preparar-se afincadamente para a realização da prova nacional. Uma vez vencida a prova, o professor não é sujeito a um modelo formal de avaliação de desempenho. As escolas é que são objecto de avaliações externas rigorosas. E essas avaliações externas das escolas têm consequências. Quando um professor não está a desempenhar bem as suas funções, é requerida uma inspecção. No caso de o professor ser completamente incapaz de melhorar as suas práticas pode ser objecto de um processo de reclassificação profissional.
Nos restantes países europeus, os professores não perdem tempo a brincar às avaliações dos colegas. O tempo dos professores é inteiramente dedicado aos alunos. Não admira, portanto, que a imprensa internacional diga que a escola portuguesa está a arder. E está. E o incendiário tem nome: José Sócrates.
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Já agora eu fui dos que sempre criticou as situações dos recibos verdes, sobretudo pelo facto de descontarem bastante para a segurança social e não terem direito a subsidio de desemprego. Obviamente que se tivessem haveria muitos abusos mas pelo menos não deveriam ter de descontar tanto ou ter direito ao subsidio se descontassem alguns anos (apartir de 3 por exemplo), a situação actual é que é completamente injusta!
abraços
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Sim, mas é nisso que a regulação e o controlo têm que entrar. Na teoria, isto gera mais oportunidades para quem quer ganhar dinheiro, o fazer e exactamente diminui a precaridade. Nota que este tipo de sistema funciona na perfeição nos estados unidos e é uma das coisas que faz com que a economia seja tão flexivel e auto-regeneradora (juntamente com o facto de ser fácil contratar e despedir gente). As leis laborais e os direitos dos empregados têm que funcionar e cada um tem que ter o direito de dizer que não (o empregado e o empregador). A falta de flexibilidade na contratação só piora estas situações.
Pata-Hari Escreveu:Thunder, na teoria, quem trabalha ao domingo tem direito a receber melhor. A ideia de se poder abrir ao domingo é que pode fazer sentido económico, ou seja, pode fazer sentido (por via das vendas acrescidas), abrir ao domingo E simultaneamente pagar mais aos empregados. Não é abusar os empregados.
O problema Pata é que da teoria até a pratica.....
Abusa-se da situação crítica e da precariedade de certos empregados para forçar as pessoas a aceitar condições que não são as legais.
Assim podes estar aberto durante períodos de tempo enormes pagando pouco mais do que pagas no horário normal. E quem reclamar leva com um pé no traseiro.
Beijocas

artista Escreveu:
Enfim, as sociedades são por natureza injustas, devemos batalhar para que o sejam cada vez menos!
........
PS: Já agora na grande maioria do meu post anterior não me dirigia especificamente a ti, era para todos, de certa forma um desabafo!
Por eu querer uma melhor sociedade é que participo nestes off-topics e não em outros mais "vazios"

A intenção é lançar outros pontos de vista e tentar abrir os olhos para realidades que por vezes desconhecemos.
Vi o video outro dia por acaso e não tinha noção que fossem tantos os trabalhadores afectados. Um dos Srs. fala em 800 mil trabalhadores. É uma insanidade e é tremedamente preocupante



Quanto a questão do teu post ser dirigido a mim, não te preocupes. Havendo boa educação e bom senso não há problema nenhum


Grande abraço

Sim Thunder nessa questão das audiências, do mediatismo tens razão... é um bocado como o enorme mediatismo do 11 de Setembro, quando morrem todos os dias em África e à fome mais do que as que morreram nesse trágico acontecimento...
Enfim, as sociedades são por natureza injustas, devemos batalhar para que o sejam cada vez menos!
Só uma nota para a questão da abertura dos hipermercados ao Domingo, eu não assinei a petição de qualquer forma, eles deveriam ser obrigados a arranjar trabalhadores mais bem pagos para trabalharem nesses dias... o mercado deve funcionar livremente mas tem de haver regras, algumas delas deverão proteger os trabalhadores!
um abraço
artista
PS: Já agora na grande maioria do meu post anterior não me dirigia especificamente a ti, era para todos, de certa forma um desabafo!
Enfim, as sociedades são por natureza injustas, devemos batalhar para que o sejam cada vez menos!
Só uma nota para a questão da abertura dos hipermercados ao Domingo, eu não assinei a petição de qualquer forma, eles deveriam ser obrigados a arranjar trabalhadores mais bem pagos para trabalharem nesses dias... o mercado deve funcionar livremente mas tem de haver regras, algumas delas deverão proteger os trabalhadores!
um abraço
artista
PS: Já agora na grande maioria do meu post anterior não me dirigia especificamente a ti, era para todos, de certa forma um desabafo!

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artista Escreveu:
A questão é que todos aceitam (até acham bem) que se tirem regalias aos outros, mas se o patrão propuser baixar o salário e cortar nas regalias vão todos aos arames... mas aos outros é bom!
Podes ver por outro prisma. Quantas empresas não andam a cortar nas remunerações e postos de trabalho. E cortes nas "condições de trabalho", então nem se fala. Quem é que aparece pra defender estes trabalhadores?
O problema é que não importa se vais ou não aos arames. Não tens hipótese de manifestar publicamente isso. Não tens tempo de antena.... e as pessoas estão a borrifar-se.
Em muitas áreas o público até aprova a degradação das condições de trabalho....
Lembras-te da petição que andou por aí para as grandes superfícies abrirem ao domingo a tarde. Conseguiram muitos votos.... Alguém está preocupado em que os coitados vão trabalhar ao domingo?... Não... Até é porreiro, pois assim já há sítio para se passear aos domingos....
Logo como vés não defendo o nivelamento por baixo...
Um abraço

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