Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Marco

por MarcoAntonio » 5/12/2008 15:27

mcarvalho Escreveu:será a cotação do bpi já tocou na linha de tendencia descendente de suporte?

nãote importas de postar o teu gráfico actualizado ao dia de hoje?

obrigado e abraço

mcarvalho

Não tocou. A linha está agora pelos 1.30/1.31 e o mínimo foi 1.35...

Mais logo, após o fim da sessão, coloco o gráfico actualizado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Marco

por mcarvalho » 5/12/2008 15:20

será a cotação do bpi já tocou na linha de tendencia descendente de suporte?

nãote importas de postar o teu gráfico actualizado ao dia de hoje?

obrigado e abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por majomo » 5/12/2008 15:04

obrigado Ulisses.

depois dos maus números do desemprego na américa, mais um motivo para estar quietinho... por agora.

Abraço.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Ulisses Pereira » 5/12/2008 14:54

Penso que a análise do Marco é esclarecedora sobre a actual situação do papel. Mas, num comentário de mais curto prazo, apenas consideraria uma entrada na acção caso a resistência na zona dos 1,54/1,57 euros (antigo suporte) fosse quebrada. Só nesse caso, poderá haver um sinal de domínio dos touros em termos de curto prazo. Sim, porque em termos de longo prazo, terão que dar muito mais sinais.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-bpi1.GIF
forum-bpi1.GIF (33.9 KiB) Visualizado 7911 vezes
forum-bpi2.GIF
forum-bpi2.GIF (37.86 KiB) Visualizado 7919 vezes
forum-bpi3.GIF
forum-bpi3.GIF (28.39 KiB) Visualizado 7921 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

para recordar o Ulisses

por mcarvalho » 5/12/2008 14:11

do comentário prometido

abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por MarcoAntonio » 4/12/2008 23:33

Virgilio67 Escreveu:Marco, aquilo que dizes em relação à tendência definida do BPI não era válido também para o BCP e o BES?

Estão também ambos com tendências descendentes mas mais irregulares. Nenhum dos dois tem uma tendência tão bem definida (tão precisa).

Mas a descer estão todos, os Bancos e praticamente tudo o resto. Contudo não era a isso que me referia...

A qualidade das tendências é importante porque, do ponto de vista técnico, permite-nos tomar decisões mais facilmente.

Se um título está a cair de forma errática fica difícil detectar mudanças de comportamento e consequentemente tomar decisões com base nisso.

Virgilio67 Escreveu:Não era suposto o BPI seguir-lhes os passos? Ou há alguma coisa que faça do BPI um banco pior do que os outros, quer em termos técnicos ou fundamentais?

Mais ou menos. Eles vão-se acompanhando mas não caiem/sobem no mesmo dia necessariamente. Se assim fosse nem valia a pena estarem todos cotados em Bolsa...
:wink:

Virgilio67 Escreveu:No entanto, é estranho que só o BPI continue a fazer mínimos. Tens alguma idéia do que possa estar a contribuir para que isso aconteça?

Não faço ideia, virgilio.

Virgilio67 Escreveu:Obrigado e desculpa tantas perguntas.

No problem.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por rate » 4/12/2008 23:29

não será o BCP a vender a participação que tem no BPI e por sua vez a comprar acções próprias?!
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

por Virgilio67 » 4/12/2008 23:25

MarcoAntonio Escreveu:
majomo Escreveu:
Como se costuma dizer quando o papel desce... "o investimento é a longo prazo e ainda não as venderam...":mrgreen:

Ulisses, tens oportunidade de fazer algum comentário técnico há situação actual do BPI, para além de não aconselhares a entrada na acção. :roll:

Isto é, vês algum suporte, ponto para possível ressalto?

Cumps.

Não sou o Ulisses mas fica aqui o gráfico actualizado: o BPI continua a ser um bom papel... para ficar a olhar para ele sentadinho e quietinho.

O BPI tem sido um dos papéis que tenho acompanhado no meu tópico do PSI20 e dos que tem a tendência melhor definida.

Marco, aquilo que dizes em relação à tendência definida do BPI não era válido também para o BCP e o BES?
No entanto, o BCP parece ter invertido a tendência e o BES hoje fez um bom ressalto. Não era suposto o BPI seguir-lhes os passos? Ou há alguma coisa que faça do BPI um banco pior do que os outros, quer em termos técnicos ou fundamentais?

É dificil não entrar no BPI a estes valores, principalmente quando os outros bancos invertem, mesmo que ligeiramente, a tendência. No entanto, é estranho que só o BPI continue a fazer mínimos. Tens alguma idéia do que possa estar a contribuir para que isso aconteça?

Obrigado e desculpa tantas perguntas.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por mquinaz » 4/12/2008 23:20

:mrgreen: :mrgreen:

Obrigado Marco. Fico esclarecido.
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por MarcoAntonio » 4/12/2008 23:10

mquinaz Escreveu:É pá coloquei um gráfico pequeno, que isto está em crise :lol:

Cá vai então um grafico maiorzito

Pois, mas eu precisava de ver o contexto geral em que isso surgia.

Olhando para o gráfico todo, diria que é um tipo de target com probabilidade moderada. Não é dos mais fortes (seria mais fiável se tivessemos um rectangulo, assim é um H&S invertido duvidoso).

PS: também não era preciso assim tão grande.
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por mquinaz » 4/12/2008 23:08

É pá coloquei um gráfico pequeno, que isto está em crise :lol:

Cá vai então um grafico maiorzito
Anexos
projecções II.PNG
projecções II.PNG (40.37 KiB) Visualizado 8266 vezes
Carteira mquinaz

mquinaz

Re: Dúvida - projecções

por MarcoAntonio » 4/12/2008 22:59

mquinaz Escreveu:Boas noites.
Marco, olhando para o teu gráfico anterior, vejo que fazes alí umas projecções quando a acção andou por volta dos 2 e dos 3 euros mais ou menos. Ora até à uns dias, eu também tinha este raciocinio de analise, e fazia isso. À uns dias, um individuo bem mais entendido que eu nestas andanças, disse-me que essas projecções não têm muita validade técnica, se não forem projecções feitas com base em figuras, tal como um triangulo ou um rectangulo, quando o titulo sai fora do range.

A projecção a carregado que tenho no gráfico foi com base no rectangulo.

A outra está a "levezinho" não tem grande validade, como disse na altura. Era só uma pequena referência com base no range do último mês. Mas estava longe de ser um range bem definido e por isso pus logo a projecção com aquela cor ténue...

mquinaz Escreveu:Olhando para a tua analise, naquela zona dos 2 euros, realmente há ali um range quebrado em baixa ok; tudo bem; no entanto na zona dos 3 euros consideras alguma figura, ou não achas que as projecções tenham validade técnica apenas quando usadas em figuras??

Essa é a que está a "carregado" (a preto) e basea-se num rectangulo bem definido e que durou 5 meses.

E em 15 dias o BPI atingiu o target...

Este tipo de projecção tem uma taxa de sucesso bastante razoável.

Eu tenho, por norma, a preocupação de assinalar nos gráficos "as coisas" conforme o grau de importancia e probabilidade que lhes atribui. Daí que não use sempre o mesmo tipo de linha nem tom/cor.

Quanto ao exemplo, só mostras um bocadinho do gráfico, é muito pouco. Se tem validade?

Possivelmente...

Mas só com esse bocadinho do gráfico não te digo mais que isto.
Imagem

Administrador Fórum

Dúvida - projecções

por mquinaz » 4/12/2008 22:46

Boas noites.
Marco, olhando para o teu gráfico anterior, vejo que fazes alí umas projecções quando a acção andou por volta dos 2 e dos 3 euros mais ou menos. Ora até à uns dias, eu também tinha este raciocinio de analise, e fazia isso. À uns dias, um individuo bem mais entendido que eu nestas andanças, disse-me que essas projecções não têm muita validade técnica, se não forem projecções feitas com base em figuras, tal como um triangulo ou um rectangulo, quando o titulo sai fora do range.

Olhando para a tua analise, naquela zona dos 2 euros, realmente há ali um range quebrado em baixa ok; tudo bem; no entanto na zona dos 3 euros consideras alguma figura, ou não achas que as projecções tenham validade técnica apenas quando usadas em figuras??

O exemplo que mostro a seguir. Tem algum fundamento?
Anexos
projecções.PNG
projecções.PNG (12.99 KiB) Visualizado 8340 vezes
Carteira mquinaz

mquinaz

por MarcoAntonio » 4/12/2008 22:11

Raramente as coloco (a menos que o canal seja mt evidente) pois as LTd de suporte são menos fiáveis que as de LTd de resistência. Mas "especialmente" para ti cá vai o gráfico em versão turbo...
Anexos
BPI081204b.png
BPI081204b.png (21.62 KiB) Visualizado 7509 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por majomo » 4/12/2008 22:07

Obrigado pelo gráfico Marco.

Mas, não desenhaste a LTD inferior, para desenhar o canal descendente?
Em tua opinião não existe?

Procurava algum ponto onde eventualmente se pudesse dar um ressalto.

Cumps.
-Devo usar STOP's

por MarcoAntonio » 4/12/2008 21:49

majomo Escreveu:
Como se costuma dizer quando o papel desce... "o investimento é a longo prazo e ainda não as venderam...":mrgreen:

Ulisses, tens oportunidade de fazer algum comentário técnico há situação actual do BPI, para além de não aconselhares a entrada na acção. :roll:

Cumps.

Não sou o Ulisses mas fica aqui o gráfico actualizado: o BPI continua a ser um bom papel... para ficar a olhar para ele sentadinho e quietinho.

O BPI tem sido um dos papéis que tenho acompanhado no meu tópico do PSI20 e dos que tem a tendência melhor definida.
Anexos
BPI081204.png
BPI081204.png (20.52 KiB) Visualizado 7544 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 4/12/2008 21:44

Eu concordo em absoluto com o zimix, isto ter vindo parar às noticias é ridículo. Sim, faz sentido que se comunique à cmvm, tudo bem. E sim, de qualquer modo significa sempre que acredita que irá subir cedo ou tarde. No entanto, para o montante em causa, não se tratou obviamente de nenhuma posição de fundo ou com grande significado. Acho ridículo que seja anunciado pelos jornais, para dizer a verdade.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por majomo » 4/12/2008 17:25

Obrigado.

Abraço. :wink:
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 4/12/2008 17:22

majomo, fica prometida para amanhã uma análise ao BPI, ok? Se me esquecer, avisa-me! 8-)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 4/12/2008 17:09

Ulisses Pereira Escreveu:Master, ao longo do último ano foram dezenas de notícias deste género sobre vários Administradores de empresas nacionais e quem foi atrás desses movimentos teve a sorte que se sabe.

Um abraço,
Ulisses

Cumps.
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 4/12/2008 17:05

Master, ao longo do último ano foram dezenas de notícias deste género sobre vários Administradores de empresas nacionais e quem foi atrás desses movimentos teve a sorte que se sabe.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MasterGuardian » 4/12/2008 17:01

Quem me lenha no "assador" é porque tem intenções de comer mais tarde não?... ou acham que um administrador faz isto não sabendo de futuras subidas?

Registado: 19/9/2006 12:16

por Ulisses Pereira » 4/12/2008 16:45

Zimix, entendo o que dizes. Mas se deixasse de ser obrigatório comunicar estas aquisições até a um limite X, elas poderiam ser feitas discretamente com quantidades reduzidas todos os dias. Portanto acho que, legalmente, esta comunicação deve continuar a existir.

Agora no que concordo contigo é que isto está longe de ser notícia...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 4/12/2008 16:44

Zimix Escreveu:Sou só eu que acho este tipo de notícias ridículas?!

Qual a mais valia ou transparência para o mercado ao informar que o Administrador da empresa X comprou 14,2 mil euros de acções da sua própria empresa?!

Não deveria haver um montante mínimo (500 mil euros, 1 milhão euros, ...)para que este anúncio se tornasse obrigatório? Desta forma, é, no mínimo, ridículo! Quase parece mera publicidade (assim sempre se fala na empresa) :P

Zimix
PS: O pormenor do montante ser escrito da forma "14,2 mil euros" em vez de 14.200 euros também tem que se lhe diga. Quase que parece uma quantia deveras elevada! :mrgreen:

Não... concordo contigo.

Infelizmente também não tenho sequer o dinheiro para as 10 mil desse senhor...:mrgreen:

Mas, ando numa de investir na banca, depois de BCP, BES... agora penso no BPI.

Alguém me pode fazer o favor de colocar um gráfico actualizado e alguma análise?

Será que o BCP já vendeu tudo do BPI?
-Devo usar STOP's

por Zimix » 4/12/2008 16:17

Sou só eu que acho este tipo de notícias ridículas?!

Qual a mais valia ou transparência para o mercado ao informar que o Administrador da empresa X comprou 14,2 mil euros de acções da sua própria empresa?!

Não deveria haver um montante mínimo (500 mil euros, 1 milhão euros, ...)para que este anúncio se tornasse obrigatório? Desta forma, é, no mínimo, ridículo! Quase parece mera publicidade (assim sempre se fala na empresa) :P

Zimix
PS: O pormenor do montante ser escrito da forma "14,2 mil euros" em vez de 14.200 euros também tem que se lhe diga. Quase que parece uma quantia deveras elevada! :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 1:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, Minsk, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 136 visitantes