Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic: Finalmente a (auto) avaliação dos professores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PJBM2 » 4/12/2008 17:13

bossas Escreveu:
gfrmartins Escreveu:Ok,

Continuo sem ver nenhum modelo apenas umas linhas orientadoras e objectivos.

Mas pronto pode ser culpa minha, e se assim for peço desculpa

cumprs

1. Retirar a vertente de resultados escolares. - A avaliação dos alunos deve ser rigorosa, isenta e objectiva, logo não pode servir para avaliar nada mais que os alunos.

Discordo categoricamente. O objectivo principal do professor é ensinar e preparar bem os alunos, não é dar aulas.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por bossas » 4/12/2008 17:09

gfrmartins Escreveu:Finalmente, Obrigado bossas,

Ponto 1: Não concordo, os professores devem ser avaliados pelos resultados, os seus resultados para o bem e para o mal estão directamente correlacionados com os resultados os seus alunos obviamente.
É por essas situações que uma avaliação não deve estar assente apenas num só ponto de avaliação ou individuo. Ponderações, tudo junto dá uma avaliação. Mas devem ser premiados os bons resultados.

Em relação aos restantes pontos, concordo plenamente.

Cumprs

concordo com a objecção ao ponto um mas, atente no ponto 5 que o contrapoem.

Talvez tenha sido erro meu por não ter colocado essa ligação mas:

a retirada do ponto 1, é contraposta com o ponto 5, através da comparação das notas atribuidas pelos professores a cada aluno, com a nota que os mesmos teriam no exame.

É a unica forma dos resultados do aluno contarem para a avaliação dos profs não ser um convite à inflação.
Editado pela última vez por bossas em 4/12/2008 17:13, num total de 1 vez.

Registado: 16/11/2008 0:44

por gabrielfrmartins » 4/12/2008 17:07

Finalmente, Obrigado bossas,

Ponto 1: Não concordo, os professores devem ser avaliados pelos resultados, os seus resultados para o bem e para o mal estão directamente correlacionados com os resultados os seus alunos obviamente.
É por essas situações que uma avaliação não deve estar assente apenas num só ponto de avaliação ou individuo. Ponderações, tudo junto dá uma avaliação. Mas devem ser premiados os bons resultados.

Em relação aos restantes pontos, concordo plenamente.

Cumprs

Registado: 29/11/2007 3:36

por bossas » 4/12/2008 16:51

gfrmartins Escreveu:Ok,

cumprs

1. Retirar a vertente de resultados escolares. - A avaliação dos alunos deve ser rigorosa, isenta e objectiva, logo não pode servir para avaliar nada mais que os alunos.

2. Retirar a vertente de abandono escolar. – O abandono escolar depende das famílias e de factores socio-economicos, e não da acção, mérito ou empenho do professor.

3. A lógica de criação de um posto de carreira está correcta (professores titulares ou outro nome qualquer) mas está feita de forma prejudicial e não correcta. Estes devem ser professores na metade ou terço final das carreiras, dedicados a pensar cientificamente o ensino em cada escola com assento no conselho pedagógico para esse efeito. Devem dar aulas, mas em número residual, e apenas para não perderem o contacto com a realidade, para melhor desempenharem o seu papel. O acesso a estes lugares não deve ser automático em resultado de progressão na carreira, mas sim por candidatura a vagas (que abrem apenas conforme vão saindo os que lá estão) e por prova de conhecimentos científico-pedagógicos, tal qual um concurso público (mas reservado a professores claro).

4. Construção de uma hierarquia na escola, através da implementação no novo modelo de gestão escolar (dec.-lei 75/200) que ainda está em fase de inicial. Sem esta hierarquia, a avaliação é uma fantochada, pois só existem colegas, e não superiores. Ão existe necessidade de fazer tudo a correr, pois ficará mal feito como está, com grave prejuizo para o futuro dos alunos e do país.

5. Implementar exames nacionais (externos às escolas e ao ministério, feitos por entidades científicas independentes – universidades ou quaisquer outras) e aferir a qualidade das aprendizagens que cada professor consegue por aí. Mas terá de ser em todas as áreas do conhecimento e não só em Português e Matemática. De outra forma, os professores de português e matemática são avaliados à séria, e os outros não!!!

6. Desenvolver o sistema de avaliação das escolas (que só agora está a ser testado) e articulá-lo com a avaliação de professores, sendo que os avaliadores serão sempre escrutinados pela equipe de avaliação de escola, assim como o director. Além claro, da avaliação pelo CGT (e através deste pela comunidade) deste ultimo a todo e qualquer momento do seu mandato.

7. Fazer com que a vertente científica da avaliação de escolas e também dos professores seja avalizada, certificada e aprofundada com as universidades de cada região, coordenando uma maior autonomia através de escolas, universidades e supervisionadas pelas DRE’s.

Enfim... só alguns bitaites muito rápidos, mas como é obvio, sem debate e a aceitar tudo o que querem fazer agora, a correr, sem método, sem rigor, apenas para melhorar as estatísticas e poupar dinheiro, não é possivel sequer trazer estas propostas para a mesa.

Alem disso, quem defende este modelo, o que é que defende exactamente? Essa é uma pergunta que nunca é feita, e que eu gostava de ver alguém responder.... O modelo era desmanchado na hora!!!

por bossas » 4/12/2008 16:49

TRSM Escreveu:
bossas Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Boa tarde.

Volto a colocar duas questões que entretanto ficaram perdidas...

1. Qual era a proposta de avaliação dos sindicatos em 2006 (gostava de ver a evolução da proposta)

2. Quem concorda com a proposta apresentada pela FENPROF aqui (http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/ ... 9.2007.pdf e simplificado aqui http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=266&doc=3646&mid=115).

Um abraço
Nuno

Eu não concordo. E se lerem o texto linkado em cima, a questão da avaliação NÂO PODE SER LABORAL.

Alguem tem de tirar os sindicatos desta história. Pura e simplesmente a questão laboral é depois do modelo de avaliação estar defenido para o que pretendemos.

A avaliação deve ser com base num amplo debate nacional, e depois, os sindicatos entram a negociar as progressões, etc... com base no que se faz depois com o resultyado das avaliações.

Parece lógico. Ou então, deixem de chamar avaliação, e passem a chamar-lhe plano de progressão na carreira. Calo-me nesse mesmo instante, para voltar a pedir no dia seguinte um sistema de avaliação.

É uma pena não haver mais professores A PENSAR O MESMO

TRSM:

Acredite em alguém que conhece e lida com professores diariamente (sem o ser): há.

Talvez ha 20 anos não houvesse, mas hoje serão pelo menos metade da classe a pensar assim. Não teem voz é certo, pois o sistema ainda dá voz apenas aos sindicatos que não estão talhados (nem nunca estarão) para este discurso.

O sentimento de necessidade de uma order de professores (em que só entrassem professores mesmo, e não todos os licenciados - ou não - que dão aulas) tem vindo a crescer por isso mesmo.

Foi tb por isso que os sindicatos desta vez, tiveram que voltar atrás nos acordos que tinham feito. Uma das maiores queixas dos professores nos 'ultimos 8 anos tem sido a falta de representatividade que os sindicatos lhes oferecem. Os problemas dos professores no ensino não são laborais. São ÉTICOS, DEONTOLÓGICOS e de MISSÂO.

A ideia da Ordem, claro está, tem sido combatida pelos governos - todos - pois cria-lhes um problema. deixam de poder tratar os professores como funcionários do estado e as questões da qualidade do ensino passariam a sobrepor-se às questões laborais, logo, os governos deixavam de poder contar com vitórias garantidas sobre o discurso sindicalista, e passariam a ser confrontados com políticas para a QUALIDADE.

Neste momento, os professores - e não os sindicatos - precisam de ajuda. Combatem o facilitismo do estado, mas também o cerco dos sindicatos, sem que ninguém lhes dê uma mão.

Acredite... se assim não fosse a minha percepção, não estava tão envolvido.

por PJBM2 » 4/12/2008 16:49

Pois eu acho que, em vez de gastar energias em greves e protestos, a classe dos professores deveria formular o seu próprio modelo de avaliação e apresentá-lo ao ministério. Se se acham que sabem mais do que ninguém como o sistema funciona, torna-se mais fácil para a classe dos professores apresentar uma proposta credível e práticável. É que só vos beneficie. Se eu fosse um professor competente e dedicado, seria mais motivador ver esse reconhecimento na tabela salarial ao fim do mês. Existe bons e maus professores e não podem ser tratados todos de igual forma porque isso alimentaria a mediocridade.

Agora, se apresentarem modelos baseado em auto-avaliações ou coisas do género, como eu já ouvi, quem sai prejudicado neste processo é a imagem dos professores junto da sociedade. Isso não é nada de bom para a educação.

Eu não sou professor e também acho este modelo um perfeito disparate. Mas a única solução que existe é encontrar um modelo de avaliação e aplicá-lo. Apelar para a suspensão deste modelo e ficar tudo na mesma é que é inaceitável.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por TRSM » 4/12/2008 16:32

bossas Escreveu:

1. Qual era a proposta de avaliação dos sindicatos em 2006 (gostava de ver a evolução da proposta)

2. Quem concorda com a proposta apresentada pela FENPROF aqui (http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/ ... 9.2007.pdf e simplificado aqui http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=266&doc=3646&mid=115).

Um abraço
Nuno

Eu não concordo. E se lerem o texto linkado em cima, a questão da avaliação NÂO PODE SER LABORAL.

Alguem tem de tirar os sindicatos desta história. Pura e simplesmente a questão laboral é depois do modelo de avaliação estar defenido para o que pretendemos.

A avaliação deve ser com base num amplo debate nacional, e depois, os sindicatos entram a negociar as progressões, etc... com base no que se faz depois com o resultyado das avaliações.

Parece lógico. Ou então, deixem de chamar avaliação, e passem a chamar-lhe plano de progressão na carreira. Calo-me nesse mesmo instante, para voltar a pedir no dia seguinte um sistema de avaliação.

É uma pena não haver mais professores A PENSAR O MESMO

Registado: 5/11/2002 11:30

por artista_ » 4/12/2008 16:25

Um abraço
Nuno

Nuno eu já respondi a isso, essa proposta de avaliação é só para este ano, para não se perder mais tempo, também já disse que achava melhor que se mantivesse o modelo anterior...

Um modelo de avaliação não é fácil de concretizar sobretudo numa classe como a de professores onde não existe uma hierarquia definida, penso que qualquer modelo sério levará muito tempo a afinar mas com toda a certeza que o que estava em cima da mesa era impraticável, o próprio ministério acabou por o reconhecer...

Estas guerras todas, com tanta mentira, arrogância e intransigência, acabaram por unir os professores que agora não acreditam nas pessoas que estão à frente do ministério... penso que se fosse com outra equipa, eventualmente com outro governo, a flexibilidade seria maior, agora foram os professores que se tornaram intrasigentes! Também ja´o disse, penso que esta ministra o merece, está a colher o que semeou, acho que se devia ter demitido em vez de alterar dos pés à cabeça o modelo que tinha defendido constantemente que "era para cumprir"...

Quanto aos sindicatos, eu não revejo sobretudo no estilo do Mário Nogueira, mas não estou nesta luta por ele nem pelos sindicatos, ainda me custa acreditar que alguém veja isso dessa forma... os sindicatos lideram o processo negocial mas o que leva os professores a fazerem manifestações e greves não é a "ordem" deles!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por gabrielfrmartins » 4/12/2008 16:24

Ok,

cumprs

por bossas » 4/12/2008 16:19

gfrmartins Escreveu:Boas,

Não responde à minha pergunta,

Qual o modelo de avaliação defendido?

Essas frases são muito bonitas e verdadeiras mas não são um modelo de avaliação pois não?

Cumprs

a resposta estava no fim:

Para melhor compreender o que se pretende ao parar ESTA avaliação, vale a pena ler, não tanto a petição, mas este texto: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 455#569455

por gabrielfrmartins » 4/12/2008 16:17

Boas,

Não responde à minha pergunta,

Qual o modelo de avaliação defendido?

Essas frases são muito bonitas e verdadeiras mas não são um modelo de avaliação pois não?

Cumprs

por bossas » 4/12/2008 16:17

Um abraço
Nuno

por bossas » 4/12/2008 16:11

gfrmartins Escreveu:Boas,

Mas qual é o modelo de avaliação defendido aqui mesmo?

http://www.petitiononline.com/minedupt/petition.html

Cumprs

Um modelo de avaliação que não seja instrumento de progressão na carreira, mas averiguador da qualidade de aprendizagens.

Um modelo que premeie os professores que "produzam cidadãos qualificados"

Um modelo que só poderá ser implementado depois de um debate nacional que diga o que é que Portugal precisa dos futuros cidadãos.

Que se deixe de conduzir os país às cegas, e por navegação à vista, e a distribuir felicidade com PCs pagos por todos os contribuintes e distribuidos na TV enquanto se promove invejas e odios contra aqueles que por serem professores não estão sijetos a recibos verdes etc...

Eu, por mim, queria um estado que promovesse as condições para o bem estar de todos.

Estou farto de ter um estado que se baseia no ataque aos remediados, para acolher os votos dos desfavorecidos agradados com o mal dos outros.

Ex Justiça: mente-se aos Portugueses qd se diz q se quer acabar com os 2 meses de férias dos juizes. Nunca ops juizes tiveram 2 meses de férias. Os 2 meses eram de férias judiciais, para que as sessões de julgamento fossem suspensas e a papelada fosse despavhada. Todos os agentes trabalhavam à excepção de 30 dias de férias como todos os ouros.

Assim, reforma-se com o apoio dos totos que ficam contentes com a miséria dos outros.

Ex Saude: fizeram o mesmo com os médicos.

Não detectam um padrão?

"Se não conseguimos que a maioria viva melhor, fazemos estes e aqueles viver pior, e à boa maneira portuguesa garantimos os votos dos que se regozijam com a desgraça alheia." - pensamento provável desta linha de governação.

Triste país quando é governado desta maneira.

Para melhor compreender o que se pretende ao parar ESTA avaliação, vale a pena ler, não tanto a petição, mas este texto: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 455#569455

por nunofaustino » 4/12/2008 16:07

Boa tarde.

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por gabrielfrmartins » 4/12/2008 15:56

Boas,

Mas qual é o modelo de avaliação defendido aqui mesmo?

http://www.petitiononline.com/minedupt/petition.html

Cumprs

por bossas » 4/12/2008 15:49

TRSM Escreveu:(...)

Um grande número de requerentes informam que são Professores e Pais, nada a comentar sobre estes. A falta de transparência existe em alguns que nada informam, passando-se apenas como Pais mas escondem que são Professores e alguns até sindicalistas da FENPROF e olhe que um deles até fotografia tem.

E não é tão bonito quando as propostas, ideias e conteudos juntam gente tão diferente, que até sindicalistas da Fenprof subscrevem uma petição claramente de direita?

Vejo ali gente do PSD, até do CDS (que eu conheça) e monarquicos...

Algum mérioto o texto deve ter... Quem achar o contrário, que o diga no plano das ideias. Esse seu argumento ajuda a reforçar o conteudo do texto.

Os ismos não chegam para contruir uma sociedade

EDIT: Se digo que esse argumento só reforça, é porque exactamente demonstra que esta proposta so serve a estatística típica dos centrões e tecnocratas, para melhorar os relatórios da OCDE, etc..

Não serve de forma alguma uma escola qualificadora de mentes críticas e empreendedoras, como a maior parte dos caldeireiros em príncipio deveriam desejar.

Quem me quiser desmentir nesta ultima afirmação, e declarar-se satisfeito com o nível de qualificação que o sistema de ensino dá às novas gerações, faça favor - estou disponível para me deixar convencer :D

por TRSM » 4/12/2008 15:40

bossas Escreveu:esta aqui a fonte do texto anterior:

http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=28907

Agora estou confuso...

TRSM Escreveu:
bossas Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Bossas, subscrevo quase tudo do texto... de quem é?
Quero pais destes na minha escola JÁ.

Um abraço

do mesmo autor de: http://www.petitiononline.com/minedupt/petition.html

e desta entrevista:

http://alvorfm.com/afm/index.php?main=n ... uem&id=261

Interessante esta petição de Pais. Se colocarmos o nome dos requerentes em pesquisa, descobrimos facilmente quem são e o que fazem. Mais uma vez o algodão não engana.

É interessante pelo conteudo ou pela pesquisa minuciosa que fez?

Gostava de ver o conteudo e as ideias discutidas, em vez de sectarismo, clubismo e outros ismos...

Alias, a pesquisa dispensa-se. Basta ler os comentários para ver quantos pais/professores assinaram. E ler a nota prévia para ver a clareza com que foi feita.

Não está na génese do algodão enganar ninguem.

Gato por lebre, subterfugios, medidas avulsas para salvar a pele não é política do algodão :wink:

Um grande número de requerentes informam que são Professores e Pais, nada a comentar sobre estes. A falta de transparência existe em alguns que nada informam, passando-se apenas como Pais mas escondem que são Professores e alguns até sindicalistas da FENPROF e olhe que um deles até fotografia tem.

por Rosariom2014 » 4/12/2008 15:39

Senhor TRMS. Basta falar com um professor qualquer, seu familiar, amigo, etc para perceber que o vai de mal. O problema foi à dois anos os professores e os sindicatos liderados pelo Sr. Sucena andarem a dormir e não acreditarem no que estavam a ver o "Novo estatuto da carreira docente".

Outra coisa senhor de São João da Madeira, acha que era preciso tanta burocracia para ver quem são os bons professores e os maus?

Registado: 29/1/2007 13:13

por bossas » 4/12/2008 15:33

esta aqui a fonte do texto anterior:

http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=28907

Agora estou confuso...

TRSM Escreveu:
bossas Escreveu:

Um abraço

e desta entrevista:

Interessante esta petição de Pais. Se colocarmos o nome dos requerentes em pesquisa, descobrimos facilmente quem são e o que fazem. Mais uma vez o algodão não engana.

É interessante pelo conteudo ou pela pesquisa minuciosa que fez?

Gostava de ver o conteudo e as ideias discutidas, em vez de sectarismo, clubismo e outros ismos...

Alias, a pesquisa dispensa-se. Basta ler os comentários para ver quantos pais/professores assinaram. E ler a nota prévia para ver a clareza com que foi feita.

Não está na génese do algodão enganar ninguem.

Gato por lebre, subterfugios, medidas avulsas para salvar a pele não é política do algodão :wink:

por TRSM » 4/12/2008 15:15

Rosario2008 Escreveu:Mais uma vez, deixo aqui o meu comentário. Era bom que as escolas fossem devolvidas não só aos alunos (que hoje mandam mais do que deviam) mas também aos professores (que têm menos autoridade do que deviam também). A sra. Ministra se quer fazer um bom trabalho...que sente à mesa quem está por dentro do assunto e não quem nada percebe de escolas. Este modelo é vergonhoso não só para professores mas para toda a educação em Portugal. Peço aos professores (visto que não o sou...nem do PCP nem de partido algum) que informem toda a população, pois o problema é que muitos comentam mas ninguém sabe bem do que fala. Aposto que quando a população estiver mais informada...ficará do lado dos professores. E já agora desmarquem-se dos sindicatos que quanto a mim não estão a fazer um bom trabalho. Sra. Ministra...os seus aliados têm de ser os professores...por isso não seja inimiga deles...nem da educação em Portugal! Chega de virar todos contra todos...porque o povo pode ser inculto, mas com o tempo...as coisas vão-se esclarecendo. Este modelo de avaliação deve ter sido feito por alguém que precisa apenas de um "tacho", pois eu próprio exijo a avaliação dos professores, mas não esta.."porcaria".

Enquanto os sindicatos ligados ao PCP e ao BE estiverem à frente das negociações, o Governo deve ser intransigente. O problema é que essa malta do tempo do PREC está no comando das operações e agora vai ser muito difícil ceder as negociações a um conjunto de professores que possam representar a classe.

Não sou contra os professores, sou contra quem os representa.

por Rosariom2014 » 4/12/2008 15:05

Não sou professor, apoio a sua "luta" e não compreendo porque razão existem tantas pessoas contra a classe. Os professores têm formação superior, a maioria deles necessitou de uma média elevada para entrar na universidade e aqueles mais recentes com médias baixas no final do curso não tem provavelmente colocação. Ao contrário de profissionais médicos, judiciais, ou políticos têm condições muito piores, passam anos como saltimbancos sem qualquer apoio do Estado, horas extraordinárias nunca são pagas, não podem chegar atrasados e se têm mais férias do que muitos outros trabalhadores são impostas sem qualquer flexibilidade. A propósito da avaliação. Como pai quero um ensino melhor e ainda ninguém (e essa é obrigação do ministério) me explicou em que medida é que este sistema vai melhorar o desempenho do ensino público, eu só vejo um objectivo - gastar menos dinheiro com vencimentos. Independentemente dos benefícios ou não da avaliação proposta, não me parece que professores desmoralizados, em luta e sobresalto, com vontade de abandono, com a desvalorização da profissão e candidatos às univ. a cursos de ensino que cada vez mais são o rebotalho, etc... se melhora o ensino.

Texto de Fernando Lopes (Socialista) in a voz do PS

por Rosariom2014 » 4/12/2008 15:02

Mais uma vez, deixo aqui o meu comentário. Era bom que as escolas fossem devolvidas não só aos alunos (que hoje mandam mais do que deviam) mas também aos professores (que têm menos autoridade do que deviam também). A sra. Ministra se quer fazer um bom trabalho...que sente à mesa quem está por dentro do assunto e não quem nada percebe de escolas. Este modelo é vergonhoso não só para professores mas para toda a educação em Portugal. Peço aos professores (visto que não o sou...nem do PCP nem de partido algum) que informem toda a população, pois o problema é que muitos comentam mas ninguém sabe bem do que fala. Aposto que quando a população estiver mais informada...ficará do lado dos professores. E já agora desmarquem-se dos sindicatos que quanto a mim não estão a fazer um bom trabalho. Sra. Ministra...os seus aliados têm de ser os professores...por isso não seja inimiga deles...nem da educação em Portugal! Chega de virar todos contra todos...porque o povo pode ser inculto, mas com o tempo...as coisas vão-se esclarecendo. Este modelo de avaliação deve ter sido feito por alguém que precisa apenas de um "tacho", pois eu próprio exijo a avaliação dos professores, mas não esta.."porcaria".

por rmachado » 4/12/2008 12:56

AikyFriu Escreveu:Enviaram-me este mail, que penso que se adapta muito bem a esta discussão, sobretudo a parte final.

Eis a questão.....A pergunta é essa,ser feliz ou ter razão?

Oito da noite, numa avenida movimentada.
O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos.
O endereço é novo, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair.
Ele conduz o carro.
Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda.
Ele tem certeza de que é à direita.
Discutem.
Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida.
Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.
Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.
Ele questiona: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, por que não insistiu um pouco mais?
Ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz!!! Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA:

Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência:
'Quero ser feliz ou ter razão?'
Outro pensamento parecido, diz o seguinte:
'Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam'.

Um abraço

Seguindo este texto, não seria melhor deixar a ministra "espetar-se ao comprido" e proseeguir com este modelo? :)

PAra que se note eu não estou contra ng, estou a tentar perceber o problema no seu todo, e devo acrescentar que os exemplos que tenho de professores não abonam a favor da classe. Talvez seja o problema da aparente reprovação social que a classe tem. É o justo a pagar pelo pecador.

Qunanto a questão do dinheiro gasto, penso que não se contabiliza apenas a massa salarial mas tenho de ler o tal relatório. De qq maneira algúem me sabe dizer quanto efectivamente se gasta no ensino em Portugal com dados do governo?

Quanto a % da greve, eu´acho que o único valor correcto só será aprurado quando tivermos o desconto salarial, até lá.. são apenas suposições.

Quanto a "questão inglesa" que o Aiky referiu, e a questão do excesso/falta, eu remeto mais uma vez para o que escrevi. Falta de planeamento a 10 anos, tanto na questão dos professores, como na dos médicos, advogados etc... nums casos temos excessos noutros faltas...

Registado: 24/8/2004 10:42

por TRSM » 4/12/2008 11:44

bossas Escreveu:

Um abraço

e desta entrevista:

por artista_ » 4/12/2008 1:53

mais_um Escreveu:Humm...penso que no nosso país não há ninguém que vá para um curso de ensino porque o Estado o obrigou, não vivemos numa economia planificada, essa historia dos horarios incompletos, do longe de casa é tudo tretas, as pessoas vão para professor por opção (mais que não seja porque não arranjam outra coisa), hoje quando um aluno escolhe uma licenciatura em ensino de Historia, está à espera de quê?

Há cursos com hipoteses de emprego proximo do zero, seja de ensino, seja de outras areas, a malta quer é um curso superior, depois logo se vê.

Penso que não percebeste o que quis dizer... com tanto retirar de regalias a profissão de professor está a tornar-se cada vez menos atractiva, não te parece lógico que a qualidade dos mesmos tenda a cair?! eu parece-me óbvio, em algumas áreas as escolas já estão a recorrer a pessoas com formação menos qualificada, e isto ainda agora está a começar...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Jonas74, nickforum, OCTAMA, PMP69, smog63 e 66 visitantes