Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jony_cash » 24/11/2008 9:57

Nem me digas nada que até me doi a barriga quando penso nisso.

Mas quem está a vender é de certeza um grande investidor. Está a cair com força assim que recupera um pouco pimba mais uma descarga.

Quase de certeza que é o BCP visto que não arranjou comprador e precisa de dinheiro o que indica que vai continuar :shock:

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

já o tinha dito....

por rasteiro » 24/11/2008 9:57

que se o BCP não consegui-sse vender a posição deles no BPI,a curto prazo viria para o mercado desfazer-se delas.
Não sei se é o que está a acontecer neste momento, mas se for verdade teremos o BPI, nos 1.00€, por acção a curto prazo.
A partir de hoje vou estar de olho nela e entrar se for possivél perto dos 1.00€

Abraços
jony_cash Escreveu:Algo me diz que o BCP está a liquidar as suas acções do BPI :roll: :shock:
BN

Registado: 29/11/2007 12:24

por artista_ » 24/11/2008 9:50

Pois não sei o que se passa mas cai e com força quando o mercado (ainda) sobe bastante...

Cada vez que dou uma vista de olhos no BPI lembro-me dos 7 euros que o BCP ofereceu por título há cerca de um ano :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

abraços

Ulisse
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jony_cash » 24/11/2008 9:46

Algo me diz que o BCP está a liquidar as suas acções do BPI :roll: :shock:
BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por Nyk » 21/11/2008 12:16

BPI não vai recorrer ao aval do Estado este ano
O presidente do BPI, Fernando Ulrich, acaba de confirmar que este ano a instituição bancária "não vai recorrer" à garantia do Estado. E vê com bons olhos o veto da garantia estatal ao BPP.

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, acaba de confirmar que este ano a instituição bancária “não vai recorrer” à garantia do Estado. E vê com bons olhos o veto da garantia estatal ao BPP.

O banqueiro salientou porém que “é claro que estamos a ponderar e é natural que, em 2009, venhamos a fazer o pedido”.

Fernando Ulrich disse, à margem do 3º Conselho para a Globalização, a decorrer na Penha Longa, que para já não está apurado o valor de garantia que vai solicitar ao Estado no próximo ano.

O responsável deu ainda garantias que o BPI não tem quaisquer interesses no BPP, tendo ficado “chocado como é que um banco com aquela dimensão e modelo de negócio [“private banking”] tenha feito um pedido desta dimensão [750 milhões de euros]”.

“Não consigo entender o que pode ter acontecido para gerar isto”, vendo assim com bons olhos que o Banco de Portugal e o Governo não acedam ao pedido.

Sobre a detenção de Oliveira e Costa afirmou que “pessoalmente faz-me pena que as situações cheguem a este ponto, mas as autoridades têm de fazer o seu trabalho”.

Ainda assim, o presidente do BPI considera que um caso como este não descredibiliza o sistema bancário português. “Este é um caso isolado e não devemos todos pagar por isso”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

OPA BPI?

por rk0r794 » 21/11/2008 9:24

Atenção à Critéria. Foi suspensa na bolsa de Madrid.
Alvo de OPA?

Registado: 20/9/2008 18:02

por Nyk » 18/11/2008 19:29

La Caixa já detém mais de 28% do capital do BPI
A Criteria CaixaCorp, que detém as participações financeiras do La Caixa, reforçou no capital do BPI, passando a deter, directa e indirectamente, mais de 28% do capital do banco liderado por Fernando Ulrich.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

A Criteria CaixaCorp, que detém as participações financeiras do La Caixa, reforçou no capital do BPI, passando a deter, directa e indirectamente, mais de 28% do capital do banco liderado por Fernando Ulrich.

Através de um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BPI revela que a Criteria comprou mais de 730 mil acções do banco e gastou, em média mais de um milhão de euros.

No total, a Criteria comprou um total de 736.500 acções do BPI e investiu, em média 1,23 milhões de euros.

O comunicado adianta que directamente a empresa detém 18,27% do capital do BPI e 10,063% indirectamente.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Migvar » 17/11/2008 22:05

Sim, é verdade que todas as acções estão a ser extrememanete castigadas, mas, pelo menos na minha opinião, não faz muito sentido esta queda sustentada das últimas semanas, principalmente após ter saido a noticia que a La Caixa estava a reforçar a sua posição e que um dos seus accionistas (banco Itau) iria tornar-se, através da fusão, um dos maiores bancos a nível mundial, o que deveria conferir ainda mais credibilidade ao BPI, isto é, não estamos a ver os seus principais accionistas a vender as acções que detêm, pelo contrário andam a fortalecer as suas posições.

Registado: 29/11/2007 10:37

por Virgilio67 » 17/11/2008 21:59

Esta indecisão do BCP é que me tem ajudado a manter afastado de possiveis reforços no BPI. E digo ajudado porque, em função da evolução, até foi bom não ter entrado. Mas penso fazê-lo.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

E não vá o BCP.....

por rasteiro » 17/11/2008 19:37

se lembrar de despachar as que tém no mercado, porque ai, nem os 1.00€ as parava.
vamos aguardar com serenidade
Nota: não tenho BPI, apesar de negociar na bolsa com este banco, e de até ter alguma admiração pelo meu gestor de contas, da forma como tenta aplicar as minhas ecónomias.

Abraços

Abraços

Migvar Escreveu:Será que alguém pode ajudar a explicar o que se está a passar com o BPI?
Sinceramente não percebo os motivos de o BPI estar a ser tão castigado em termos valorização/desvalorização bolsista, dado que os indicadores são, na minha perspectiva bastantes optimistas em relação a este banco (principalmente comparando com outros)

Registado: 29/11/2007 12:24

por Ulisses Pereira » 17/11/2008 19:33

migvar, deixa-me colocar-te uma pergunta: Que empresa do PSI20 não está a ser fortemente castigada nos últimos 15 meses?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Migvar » 17/11/2008 19:27

Será que alguém pode ajudar a explicar o que se está a passar com o BPI?
Sinceramente não percebo os motivos de o BPI estar a ser tão castigado em termos valorização/desvalorização bolsista, dado que os indicadores são, na minha perspectiva bastantes optimistas em relação a este banco (principalmente comparando com outros)

por anas » 14/11/2008 11:57

deixo uma pegunda sera que depois do la caixa ter reforçado a posiçao no bpi para 28 e tal por cento, o itaù vai ficar a velos a tomar control do banco. :roll: nao sei nao.

Registado: 29/2/2004 22:20

por Migvar » 13/11/2008 22:05

Existe algo que me está a escapar em relação ao BPI.
Se por um lado é verdade que os resultados apresentados demonstraram uma quebra bastante significativa nos lucros, não deixa de ser verdade que mostrou ser um banco com elevada liquidez e que, com o negócio do BFA, irá efectuar um encaixe financeiro extraordinário no 4 trimeste deste ano (pmetade do preço acordado sendo que o remanescente será pago ao longo de oito anos - se não me falha a memória).
A associar a tudo isto vemos instituições estrangeiras a reforçarem a sua posição quando vemos que, no panorama geral, os bancos andam a "fugir" um dos outros e a vender as posições que têm nas suas congéneres.
Ainda a somar ao já dito vemos que um dos seus accionistas de referência (Itaú)vai-se transformar num dos maiores bancos mundiais, o que poderá conferir maior "credibilidade" a uma sua participada.
Ora, perante tudo isto porque motivo as acções do BPI persistem em cair e não têm valorizações sustentadas sustentadas?

por Pata-Hari » 13/11/2008 21:55

30% é já uma posição muito significativa. Eu sempre achei que um dia o BPI vai falar espanhol...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Nyk » 13/11/2008 18:39

Sobe posição para 28,25%
La Caixa investe mais 1,9 milhões no reforço de posição no BPI
O Criteria CaixaCorp, companhia que agrupa as participações do espanhol La Caixa, anunciou hoje um novo reforço de posição no capital do BPI. Após um investimento de 1,9 milhões de euros, o La Caixa controla já 28,25% do capital do banco liderado por Fernando Ulrich.

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

O Criteria CaixaCorp, companhia que agrupa as participações do espanhol La Caixa, anunciou hoje um novo reforço de posição no capital do BPI. Após um investimento de 1,9 milhões de euros, o La Caixa controla já 28,25% do capital do banco liderado por Fernando Ulrich.

Num comunicado o BPI informa ter recebido a comunicação do Critéria CaixaCorp de que a companhia, entre 5 e 10 de Janeiro, comprou mais de um milhão de acções do BPI, num investimento de 1,939 milhões de euros.

Após esta aquisição, o Criteria passou a deter 18,188% do capital do BPI de forma directa, mais 10,063 de forma indirectamente, o que perfaz uma posição total de 28,25%.

No final da semana passado o Criteria tinha anunciado o reforço no BPI para 28,133% do capital.

As acções do BPI fecharam a cair 1,42% para 1,661 euros.

por Nyk » 13/11/2008 8:50

BPI e Unitel próximos de fechar acordo em Angola
BPI e Unitel estão a fechar os últimos detalhes da venda de 49,9% do BFA em Angola.

Tiago Freire

O BPI e a Unitel estão a fechar os últimos detalhes do negócio relativo à venda de 49,9% do BFA à empresa de telecomunicações angolana controlada por Isabel dos Santos. As duas partes estiveram reunidas na quarta-feira, num hotel em Lisboa, e terão ultrapassado já as últimas divergências sobre os estatutos do Banco de Fomento Angola (BFA), apurou o Diário Económico.

Neste sentido, o entendimento está de tal forma adiantado que fontes dos dois grupos acreditam que o acordo, a assinar nos próximos dias, deverá ser mesmo comunicado já na próxima semana, ainda informalmente, ao Banco Nacional de Angola (BNA), a autoridade de supervisão que tem de aprovar o negócio.

Os últimos dias foram intensos ao nível dos contactos entre o BPI, a Unitel e os respectivos advogados. Dois pontos específicos relativos à transposição de artigos do pacto parassocial para os estatutos, e referentes a direitos e deveres dos accionistas, terão chegado a dificultar o avanço das negociações, mas a intervenção dos responsáveis máximos das duas partes acabou por retirar esses obstáculos. O processo estará já na fase final de redacção jurídica do acordo, tanto do contrato de compra e venda como do acordo parassocial, que irá reger a articulação e a relação de forças entre BPI e Unitel, que tem como accionistas a Sonangol, a PT, a Vidatel e o Grupo Geni, controlado por Isabel dos Santos.

O banco liderado por Fernando Ulrich avançou o final do ano como o prazo para a conclusão do contrato, sendo que o banco central angolano dispõe de 30 dias, após apresentação formal dos documentos do negócio, para fazer a sua apreciação. Neste sentido, se o BPI e a Unitel apresentarem a proposta formal até ao final deste mês, serão cumpridas as metas definidas.

A verdade é que o tempo acabou por estar do lado do BPI, nem que seja na vertente financeira. O valor já acordado em Setembro, de 475 milhões de dólares, correspondiam a 334 milhões de euros ao câmbio da altura. No entanto, e dada a recente e forte valorização do dólar, o montante ascende, agora, a cerca de 380 milhões de euros, mais 40 milhões. Menos de metade deste valor será recebido no imediato, com o restante a ser pago faseadamente ao longo de oito anos.

Este dinheiro vem numa altura muito conveniente para o BPI. Na sequência da decisão governamental de “obrigar” os bancos nacionais a atingirem um ‘tier 1’ ou rácio de capital mínimo de 8%, estes terão necessariamente de reforçar a sua base de capital, seja através da emissão de acções seja através da venda de activos. No fim do terceiro trimestre, o BPI tinha um ‘core tier 1’ de 6,5%, com o vice-presidente António Domingues a calcular que, com o encaixe do BFA, esse indicador subiria 1,2 pontos percentuais.

Para além deste montante, o negócio engloba ainda a distribuição, por parte do BFA e em benefício do BPI, de 32 milhões de euros de dividendos, relativos ao resultado de 2007.

Em aberto fica a possibilidade de a Unitel poder entrar no capital do BPI, algo já admitido por Fernando Ulrich, em entrevista ao Diário Económico. Recorde-se que o acordo com a Unitel foi fechado em três meses, depois de quase dois anos de negociações - nem sempre pacíficas - com a Sonangol.

BFA

- 1,7 mil milhões de dólares de crédito a clientes.

- 4,8 mil milhões de dólares de recursos de clientes.

- Lucro de 99 milhões de euros nos nove primeiros meses do ano.

- Líder de mercado no crédito e vice-líder nos depósitos.

- 512 mil clientes.

- 93 balcões, 8 centros de empresas e 4 centros de investimento.

- Líder no número de cartões.

por AikyFriu » 8/11/2008 18:59

GreenSP Escreveu:Havia a possibilidade de o bcp ter de vender parte dessas acções no mercado, mas assim o free float está de certo mais limitado, o que também pressiona os shorts.

Acho que o BCP não está interessado em vender aos preços de mercado, sobretudo se tiver aumentado a liquidez com a venda da maioria das acções. Também não acredito que tenha interesse em ficar com uma posição pequena, mas aí poderá vender posteriormente, e aos poucos.

Quanto aos shorts, que eu saiba não existem shorts no BPI e, com a procura do bode expiatório, não acredito que ainda haja naked short.

GreenSP Escreveu:Se um grande grupo vê valor em comprar acções a 2,5 é porque esse será um valor de referência, pois podia ir comprá-las ao mercado. deste modo ainda pode ir comprar algumas ao mercado e o preço médio será mais baixo do que se fizesse ao contrário (1º mercado e depois negociasse com o bcp), pois aí o bcp negociaria sempre acima.

Se a venda de 1 milhão acima do volume médio fez a cotação subir 10%, a compra de 10% das acções faria subir quanto? claro que se a cotação subir o BCP também não venderia a 2,50€.

GreenSP Escreveu:mas isto é o meu modo de ver as coisas, sem nunca esquecer que o bear market ainda não acabou, o que pode levar a que o movimento dos preços sejam mais violentos para baixo que para cima

Claro que posso estar errado, mas é a maneira como vejo as coisas... não me parece que o possível negócio BCP-Unitel tenha mais do que uma influência marginal na cotação, como a correcção dos últimos dia demonstram.

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por GreenSP » 8/11/2008 17:18

Eu vejo várias alternativas:

Com a entrada de um novo accionista com uma posição grande e com a incerteza se as pessoas do Itau se vão manter e por isso a relação entre actuais accionistas, pode haver um reforço de posições para não perder o controlo do banco. O la Caixa está a reforçar.

Havia a possibilidade de o bcp ter de vender parte dessas acções no mercado, mas assim o free float está de certo mais limitado, o que também pressiona os shorts.

Se um grande grupo vê valor em comprar acções a 2,5 é porque esse será um valor de referência, pois podia ir comprá-las ao mercado. deste modo ainda pode ir comprar algumas ao mercado e o preço médio será mais baixo do que se fizesse ao contrário (1º mercado e depois negociasse com o bcp), pois aí o bcp negociaria sempre acima.

mas isto é o meu modo de ver as coisas, sem nunca esquecer que o bear market ainda não acabou, o que pode levar a que o movimento dos preços sejam mais violentos para baixo que para cima

Registado: 29/4/2008 14:30

por AikyFriu » 8/11/2008 16:53

Desculpem a pergunta, mas como é que o possível negócio BCP-Unitel (certamente realizado fora da bolsa) terá influência nas cotações?

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por rk0r794 » 8/11/2008 16:40

[quote="rk0r794"][quote="GreenSP"]Exacto... eu tb ouvi 2,5 ..................

Alguêm se lembra qual o valor unitário de compra (incluindo direitos) do aumento de capital?

por rk0r794 » 8/11/2008 16:22

GreenSP Escreveu:Exacto... eu tb ouvi 2,5 mas achei que podia estar exagerado, no entanto a fonte pode ter sido similar e por isso não aconselho ninguém a pensar que são duas fontes autónomas.

Além disso se isto for verdade a pressão compradora no BPI dever-se-à manter nos próximos dias

A compra foi a 2,50. Não tenham dúvidas.
Quanto perdeu o BCP. Milhares.

por GreenSP » 8/11/2008 16:12

Exacto... eu tb ouvi 2,5 mas achei que podia estar exagerado, no entanto a fonte pode ter sido similar e por isso não aconselho ninguém a pensar que são duas fontes autónomas.

Além disso se isto for verdade a pressão compradora no BPI dever-se-à manter nos próximos dias

Registado: 29/4/2008 14:30

por Pata-Hari » 8/11/2008 15:51

Eu sempre achei muito, muito perigoso investir com base em rumores de origens desconhecidas. Aliás, até com supostos insides acho perigosissimo investir. Não que eu alguma vez tenha tido acesso a algum inside (longe disso!) mas a experiência que tenho é que por muito bem informada que seja a minha fonte, por vezes os negócios não se concretizam nos moldes com que se discutiu inicialmente e, sobretudo, nos timmings em que se pensou. Ou seja, o tiro muitas vezes sai pela culatra.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por rk0r794 » 8/11/2008 15:32

Pata-Hari Escreveu:rk0r794, dá para traduzires essa análise ou ideia de investimento para português corrente?

Ok, peço desculpa. O que eu queria dizer era o seguinte.
tenho 100.000,00 disponíveis. Na anterior 5 e sexta feira, comprei BPI no montante de 50.000,00.Segunda feira até 2,00 investo os 100.000,00 no BPI.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 46 visitantes