Balanço do meu 1º mês na Bolsa (actualizado para o 3º)
Balanço do meu 3º mês de bolsa (Janeiro 2009)
Não alterei a estratégia definida no meu comentário anterior.
Negócios realizados:
Galp, compra 7,285, venda a 7,64
Galp, compra 7,60, venda a 7,94
Brisa, compra a 5,235, venda a 5,10
JM, compra a 3,74, venda a 3,91
Ou seja, em 4 negócios realizados tive 3 positivos e 1 negativo.
Defini um stop loss apertado(3%) na Brisa porque no curto prazo não existia nenhum suporte de relevo, não estava enganado e a cotação continuou a cair durante mais algum tempo, ainda bem que há stop loss..
Fazendo o balanço do mês, tendo em conta os recursos disponibilizados para a bolsa, tive um retorno positivo de 5,37% já deduzindo as comissões, no entanto se considerar apenas os recursos que estiveram simultaneamente envolvidos nos negócios tive um retorno positivo de 7%.
Para o mês de Fevereiro passaram 2 posições abertas, a PTC e a Brisa, para já positivas.
Claro que os comentarios de alguns elementos do forum têm sido bastante úteis.
Bom fim-de-semana,
Alexandre Santos
Não alterei a estratégia definida no meu comentário anterior.
Negócios realizados:
Galp, compra 7,285, venda a 7,64
Galp, compra 7,60, venda a 7,94
Brisa, compra a 5,235, venda a 5,10
JM, compra a 3,74, venda a 3,91
Ou seja, em 4 negócios realizados tive 3 positivos e 1 negativo.
Defini um stop loss apertado(3%) na Brisa porque no curto prazo não existia nenhum suporte de relevo, não estava enganado e a cotação continuou a cair durante mais algum tempo, ainda bem que há stop loss..

Fazendo o balanço do mês, tendo em conta os recursos disponibilizados para a bolsa, tive um retorno positivo de 5,37% já deduzindo as comissões, no entanto se considerar apenas os recursos que estiveram simultaneamente envolvidos nos negócios tive um retorno positivo de 7%.
Para o mês de Fevereiro passaram 2 posições abertas, a PTC e a Brisa, para já positivas.
Claro que os comentarios de alguns elementos do forum têm sido bastante úteis.
Bom fim-de-semana,
Alexandre Santos
Balanço do 2º mês na bolsa...
Balanço do meu 2º mês de bolsa, que coincide com o fim de 2008.
Tendo em conta a experiência adquirida em Novembro onde tive perdas de 3,3% dos recursos disponíveis, decidi alterar a estratégia.
Considerando o estado do mercado, considero que o pior ainda não passou, já que o desemprego vai continuar a aumentar, fazendo com que as pessoas consumam menos, logo mais despedimentos, menos lucros, etc... como tal não considero posições longas.
Passei a comprar apenas quando se verifica o seguinte:
• O titulo está no suporte ou próximo,
• A amplitude entre a resistência e o suporte é suficientemente grande de modo a que compense,
• O título tem bastante liquidez,
• O titulo oscila bastante entre a resistência e o suporte,
• Utilizar stops para garantir um lucro mínimo,
• O peso de um titulo na carteira pode oscilar entre 25% a 40%,
Sair se:
• o título descer abaixo do nível de suporte seguinte, desde que esse nível não seja inferior 10% ou então sair se desvalorizar 10%.
• o título recupera de uma ida a um suporte inferior, ao valor de suporte anterior, em princípio nova resistência
Com estas premissas fiz 5 negócios durante o mês de Dezembro:
Brisa, compra a 5,61, venda a 5,815, 1 dia
EDP, compra a 2,50, venda a 2,525, 14 dias
Cimpor, compra a 3,35, venda a 3,516, 0 dias
Galp, compra 7,507, venda a 7,64, 2 dias
Brisa, compra a 5,315, venda a 5,415, 4 dias
A EDP foi o negócio menos bem conseguido porque embora tenha comprado no nível de suporte, desceu a um nível de suporte inferior, 2,35 se não estou em erro. Assim que voltou ao valor do anterior suporte, novo nível de resistência vendi, passado 2 ou 3 dias subiu, enfim, é a vida!
Consegui recuperar das perdas de Novembro e ainda acabar o ano com 0,28% positivos, já considerando o pagamento das comissões.
Como aprendizagem foi bastante positivo, não entanto não consegui atingir o objectivo, acabar o ano com equivalente a ter os recursos investidos num depósito a prazo.
Ganhei novos hábitos, consultar os mercados asiáticos antes de sair de casa para o emprego, entrar no “caldeirão” várias vezes ao dia, ver o fecho dos mercado americanos, ver a cotação do petróleo e o câmbio do euro/dólar. Há noite depois de deitar os putos, analisar a evolução do psi20, ver os volumes das cotadas, etc....
enfim coisas engraçadas...eheheheh
Obrigado pelo contributo de alguns carolas que andam por aqui, tem sido de uma ajuda preciosa, embora continue a pensar que se todos utilizassem a AT para tomar decisões, a bolsa seria monótona, chego a pensar se a AT não condicionará por si, o comportamento dos mercados, enfim , divagações....
Um abraço a todos e bom fim-de-semana,.
Alexandre Santos
Tendo em conta a experiência adquirida em Novembro onde tive perdas de 3,3% dos recursos disponíveis, decidi alterar a estratégia.
Considerando o estado do mercado, considero que o pior ainda não passou, já que o desemprego vai continuar a aumentar, fazendo com que as pessoas consumam menos, logo mais despedimentos, menos lucros, etc... como tal não considero posições longas.
Passei a comprar apenas quando se verifica o seguinte:
• O titulo está no suporte ou próximo,
• A amplitude entre a resistência e o suporte é suficientemente grande de modo a que compense,
• O título tem bastante liquidez,
• O titulo oscila bastante entre a resistência e o suporte,
• Utilizar stops para garantir um lucro mínimo,
• O peso de um titulo na carteira pode oscilar entre 25% a 40%,
Sair se:
• o título descer abaixo do nível de suporte seguinte, desde que esse nível não seja inferior 10% ou então sair se desvalorizar 10%.
• o título recupera de uma ida a um suporte inferior, ao valor de suporte anterior, em princípio nova resistência
Com estas premissas fiz 5 negócios durante o mês de Dezembro:
Brisa, compra a 5,61, venda a 5,815, 1 dia
EDP, compra a 2,50, venda a 2,525, 14 dias
Cimpor, compra a 3,35, venda a 3,516, 0 dias
Galp, compra 7,507, venda a 7,64, 2 dias
Brisa, compra a 5,315, venda a 5,415, 4 dias
A EDP foi o negócio menos bem conseguido porque embora tenha comprado no nível de suporte, desceu a um nível de suporte inferior, 2,35 se não estou em erro. Assim que voltou ao valor do anterior suporte, novo nível de resistência vendi, passado 2 ou 3 dias subiu, enfim, é a vida!
Consegui recuperar das perdas de Novembro e ainda acabar o ano com 0,28% positivos, já considerando o pagamento das comissões.
Como aprendizagem foi bastante positivo, não entanto não consegui atingir o objectivo, acabar o ano com equivalente a ter os recursos investidos num depósito a prazo.
Ganhei novos hábitos, consultar os mercados asiáticos antes de sair de casa para o emprego, entrar no “caldeirão” várias vezes ao dia, ver o fecho dos mercado americanos, ver a cotação do petróleo e o câmbio do euro/dólar. Há noite depois de deitar os putos, analisar a evolução do psi20, ver os volumes das cotadas, etc....
enfim coisas engraçadas...eheheheh
Obrigado pelo contributo de alguns carolas que andam por aqui, tem sido de uma ajuda preciosa, embora continue a pensar que se todos utilizassem a AT para tomar decisões, a bolsa seria monótona, chego a pensar se a AT não condicionará por si, o comportamento dos mercados, enfim , divagações....
Um abraço a todos e bom fim-de-semana,.
Alexandre Santos
civfan Escreveu:mais_um Escreveu:
(...)
fi-lo porque todos os indicadores que estão disponiveis, inclusive as opiniões devidamente fundamentadas, de alguns elementos aqui do forum, apontam para uma degradação dos mercados.
(...)
esta é que é uma questão importante ó +1: é que é muito importante "beber" informações em tudo o que é lado, mas tens que arranjar ferramentas para te blindares o + possivel e no fim pensares por ti proprio... ir aonde todos vão, e seguir os conselhos sem espirito critico (como este meu aqui) normalmente não nos leva a lado nenhum.
isso foi das primeiras lições que aprendi e continuo a confirma-la como válida! o que interessa é que tenhas pressupostos e algum sistema que te sintas confortável para tomares as tuas decisões. leia-se um sistema objectivo, excluindo feelings ou ouotros. e depois ouvir o pessoal todo, mas no fim pensar pela tua cabeça,,, senão ficamos com a sensação que perdemos sempre qq coisa...
Obrigado pelo conselho, no entanto é exactamente isso que eu faço: recolho, analiso e decido por mim.
Deformação profissional....

Um abraço
Adrox Escreveu:
Mentaliza-te que tomaste a decisão correcta.
Sim, não tenho duvidas

Jogo jogos de estrategia há pelo menos 35 anos, fui director durante uns 12 anos, como tal estou batido a tomar decisões dificeis e a aceitar os erros (apesar da subida no EUA, não considero que tenha sido um erro), porque tomo sempre decisões baseadas em logica, embora por vezes para supreender os adversários tenha que fazer uns desvarios...

Obrigado pelas sugestões
Um abraço
Alexandre Santos
corvo47 Escreveu:mais_um Escreveu:
Aprendi bastante, mas sei que tenho que aprender ainda mais. Vou continuar a estar atento aos mercados para escolher a melhor altura para entrar novamente.
Estamos sempre a aprender.Em bolsa e na vida nunca se sabe tudo.
Quando achamos que sabemos tudo,é meio caminho andado para o insucesso.
Sem ser um concelho, neste momento ganhamos muito dinheiro se estivermos fora dos mercados.
Um abraço.
e como se ganha muito $ estando fora dos mercados?!... quanto muito quererás dizer que não se perde muito $ estando fora...
mais_um Escreveu:
Aprendi bastante, mas sei que tenho que aprender ainda mais. Vou continuar a estar atento aos mercados para escolher a melhor altura para entrar novamente.
Estamos sempre a aprender.Em bolsa e na vida nunca se sabe tudo.
Quando achamos que sabemos tudo,é meio caminho andado para o insucesso.
Sem ser um concelho, neste momento ganhamos muito dinheiro se estivermos fora dos mercados.
Um abraço.
mais_um Escreveu:
(...)
fi-lo porque todos os indicadores que estão disponiveis, inclusive as opiniões devidamente fundamentadas, de alguns elementos aqui do forum, apontam para uma degradação dos mercados.
(...)
esta é que é uma questão importante ó +1: é que é muito importante "beber" informações em tudo o que é lado, mas tens que arranjar ferramentas para te blindares o + possivel e no fim pensares por ti proprio... ir aonde todos vão, e seguir os conselhos sem espirito critico (como este meu aqui) normalmente não nos leva a lado nenhum.
isso foi das primeiras lições que aprendi e continuo a confirma-la como válida! o que interessa é que tenhas pressupostos e algum sistema que te sintas confortável para tomares as tuas decisões. leia-se um sistema objectivo, excluindo feelings ou ouotros. e depois ouvir o pessoal todo, mas no fim pensar pela tua cabeça,,, senão ficamos com a sensação que perdemos sempre qq coisa...
e sim, eu estava à espera de um ressalto, como alias manifestei em outros posts, como o da galp... pena que o europeu não foi evidente, mas nos indices americanos foi bem claro... e na 2º preve-se o efeito ressalto nos indices europeus tambem! a ver vamos!
Infelizmente isto hoje no final subiu por ai acima(indices norte-americanos a valoriar 5%) e segunda-feira ias ter uma valorização ai de uns 5%, mas acontece.
Software depende da forma de investimento que preferes, se for A.T. tens que ter obrigatoriamente o Best Trading Pro do Best, ou o Go Bulling da LJCarreirora.
Se for A.F. praticamente não precisas de software e podes fazer as transacções pela Web.
Cumprimentos.

Software depende da forma de investimento que preferes, se for A.T. tens que ter obrigatoriamente o Best Trading Pro do Best, ou o Go Bulling da LJCarreirora.
Se for A.F. praticamente não precisas de software e podes fazer as transacções pela Web.
Cumprimentos.
Boas!
Tendo em conta a conjuntura actual e as noticias que foram circulando durante a manhã tomei a decisão de vender os titulos que ainda possuia, fi-lo porque todos os indicadores que estão disponiveis, inclusive as opiniões devidamente fundamentadas, de alguns elementos aqui do forum, apontam para uma degradação dos mercados.
Do capital inicial, tive uma menos valia de 3,3%.
Entretanto gostava da vossa opinião sobre o melhor corrector/banco para utilizar sobretudo na bolsa de lisboa e eventualmente espanha e resto da europa que tem euro como moeda.
Também queria saber a vossa opinião sobre a utilização de algum tipo de software apropriado para o mesmo fim.
Fico a aguardar as vossas sugestões.
Um abraço e bom fim de semana
Alexandre Santos
Tendo em conta a conjuntura actual e as noticias que foram circulando durante a manhã tomei a decisão de vender os titulos que ainda possuia, fi-lo porque todos os indicadores que estão disponiveis, inclusive as opiniões devidamente fundamentadas, de alguns elementos aqui do forum, apontam para uma degradação dos mercados.
Do capital inicial, tive uma menos valia de 3,3%.
Entretanto gostava da vossa opinião sobre o melhor corrector/banco para utilizar sobretudo na bolsa de lisboa e eventualmente espanha e resto da europa que tem euro como moeda.
Também queria saber a vossa opinião sobre a utilização de algum tipo de software apropriado para o mesmo fim.
Fico a aguardar as vossas sugestões.
Um abraço e bom fim de semana
Alexandre Santos
tiagopt Escreveu:Escudeiro-Mor Escreveu:O mais importante de um trade não é a entrada, mas sim a saída.
Wise sentence, Escudeiro...
Por acaso, o mais importante, é a política de money management.

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
boas mais um. sou tão ou mais iniciante do que tu, de forma que, não será desapropriado não ligares nada ao que vou dizer...
não obstante, sou mais um dos que recomenda a leitura do calhamaço sobre a bolsa já referida, não que o livro seja uma revelação sobre os mercados, mas porque é extenso quanto baste para nos fazer pensar antes de agir por impulso e mal... e esta escrito de uma forma interessante!
posto isto, tal como na vida, como nos negocios ou eu qualquer outra actividade, o que é necessário é definir uma estrategia inicial... podes ate ir evoluindo, ou consistentemente mudar de estrategia (tipo pensas-te so investir a prazo, mas entretanto descobres as vantagens (e desvantagens) de investir a curto prazo tambem, e adaptas a estrategia).
mas voltando ao tema, é fundamental, pelo menos para mim, ter uma estrategia consistente que preveja varios cenarios, tais como alturas de entrada, saida, seguimento de alguns titulos baseado em alguns criterios que ache validos, estudar a tendencia e a sua psicologia bem como a sua historia e padrões - a analise tecnica - e , se achares conveninente, somares a essa analise do comportamento tecnico das acções todo o tipo de informaçoes que possas obter sobre uma empresa.
e definir stops... idealmente automaticos.
outra coisa muito importante: é aceitar perder.
por ultimo, mas não menos fundamental, ouvir ler, e aprender muito com os gurus aqui do caldeirao (o que obviamente me excluo de tão restrito grupo), pagar-lhes uma dizima ao fim de cada mês porque eles merecem, mas depois... somar tudo isso e pensar e decidir pela tua cabeça.
bons investimentos.
não obstante, sou mais um dos que recomenda a leitura do calhamaço sobre a bolsa já referida, não que o livro seja uma revelação sobre os mercados, mas porque é extenso quanto baste para nos fazer pensar antes de agir por impulso e mal... e esta escrito de uma forma interessante!
posto isto, tal como na vida, como nos negocios ou eu qualquer outra actividade, o que é necessário é definir uma estrategia inicial... podes ate ir evoluindo, ou consistentemente mudar de estrategia (tipo pensas-te so investir a prazo, mas entretanto descobres as vantagens (e desvantagens) de investir a curto prazo tambem, e adaptas a estrategia).
mas voltando ao tema, é fundamental, pelo menos para mim, ter uma estrategia consistente que preveja varios cenarios, tais como alturas de entrada, saida, seguimento de alguns titulos baseado em alguns criterios que ache validos, estudar a tendencia e a sua psicologia bem como a sua historia e padrões - a analise tecnica - e , se achares conveninente, somares a essa analise do comportamento tecnico das acções todo o tipo de informaçoes que possas obter sobre uma empresa.
e definir stops... idealmente automaticos.
outra coisa muito importante: é aceitar perder.
por ultimo, mas não menos fundamental, ouvir ler, e aprender muito com os gurus aqui do caldeirao (o que obviamente me excluo de tão restrito grupo), pagar-lhes uma dizima ao fim de cada mês porque eles merecem, mas depois... somar tudo isso e pensar e decidir pela tua cabeça.
bons investimentos.
Escudeiro-Mor Escreveu:
Mais acima dizias que estavas a perder X numas acções e não sabias o que fazer, ora, isso diz-me que entraste nos titulos sem saber quando sair, erro grave. Quando entras num titulo tens de saber antecipadamente em que situações é que vais sair, seja em lucro ou em perda. E mais, tens de cumprir o plano, não é dizer "ah, deixa-me cá esperar pra ver se isto dá a volta". Não! É definir um limite e sair se for atingido, custe o que custar!
ps. 57% da tua carteira (já com cash incluido) está aplicado em apenas 2 acções, muito perigoso. Não metas quase todos os ovos no mesmo cesto
Obrigado pela opinião, a questão da indecisão tinha a ver com o estado do mercado e não com o valor da acção em si, já que estava dentro dos parametros que escolhi para sair, o que acabou por acontecer.
Em relação ao facto de ter estes 2 titulos apenas, é pelo facto de querer ficar 100% liquido, por isso já sai dos outros, 3 com mais-valia, 1 com meno-valia.
Tenho um valor limite global para sair(em perda) e um valor limite por titulo para sair (em perda).
Globalmente não acredito que haja uma tendencia Bull tão depressa, mas acredito nestes 2 titulos (mais na JMT do que na SEM), dai ainda não os ter vendido, no entanto estou preparado para sair assim que os limites forem atingidos.
Um abraço
Aos moderadores, que não sei se são remunerados ou não, mas se o não são, prestam um serviço que eu diria de "semi utilidade publica" e que merecem os parabéns pelo serviço que prestam a esta comunidade.
Uma coisa tenho a certeza, esses meninos (e menina

Aliás, até emendam asneiradas públicas.
LOL
Ainda bem que te apercebeste do valor do Ganhar em Bolsa e... bons estudos.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Escudeiro-Mor Escreveu:O mais importante de um trade não é a entrada, mas sim a saída.
Wise sentence, Escudeiro...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
mais_um Escreveu:Boas!
Faz hoje precisamente um mês que dei a minha 1ª ordem de compra![]()
![]()
![]()
Os resultados não sendo muito maus podiam ser melhores, como? Estando 100% liquido![]()
![]()
Resultados:
Entre menos-valia e mais-valia está neste momento assim:
menos valia de 3,5% sobre o total inicial
menos valia de 7,2% sobre a carteira actual
43% do valor actual em cash
45% da carteira é Semapa
55% da carteira é Jerónimo Martins
A Semapa foi comprada quase no limite de resitencia o que foi asneira mas na altura eu não sabia ver isso![]()
A Jerónimo Martins foi comprada a meio, o que não sendo mau, pode vir a ser, se amanhã confirmar-se a quebra da linha de suporte dos 4€
Antes da sessão de hoje, eram os 2 títulos que tinham caído menos em relação ao PSI20 desde há 1 ano, 23% e 22%, respectivamente
Erros cometidos:
Ter alterado a minha estratégia inicial, se não a tivesse alterado, estava neste momento positivo.
Não ter vendido toda a carteira que tinha antes das eleições americanas, tinha tido quase 5% de mais-valias, estive mesmo para o fazer mas à última da hora acreditei no efeito positivo das eleições americanas na bolsa portuguesa.
Ter entrado no "jogo" sem ler o livro "Ganhar na Bolsa"
Conselhos para os iniciados:
Não comecem a comprar acções e afins sem lerem o livro do Braga de Matos, "Ganhar em Bolsa"
(Agradeço bastante a quem me deu a dica e a quem insistiu..![]()
)
A todos os outros quero agradecer o facto de partilharem as vossas análises com quem não percebe nada disto, como eu. Aos moderadores, que não sei se são remunerados ou não, mas se o não são, prestam um serviço que eu diria de "semi utilidade publica"![]()
e que merecem os parabéns pelo serviço que prestam a esta comunidade.
Um abraço
Alexandre Santos
Eu não gosto muito de dar palpites sobre o dinheiro e investimentos dos outros, porque por vezes as pessoas reagem como os adeptos de futebol, defendem com unhas e dentes os seus negócios não dando espaço a qualquer dialogo. Anyway, o que me parece é tu próprio sabes que tens de aprender um pouco, no entanto já andas a meter dinheiro real no mercado, a mim parece-me errado

Era preferivel ler o que tens a ler, estudar o que tens a estudar e depois, já com uma estratégia bem delineada, entrar no mercado. O mais importante de um trade não é a entrada, mas sim a saída. É possível ter lucro com entradas aleatórias desde que tenha um bom sistema de saída e money management. Uma pessoa que tenha sempre palpites certeiros pra entrar, mas depois não faça a minima ideia de quando sair, terá muito mais dificuldade. É a saída que vai definir o sucesso (ou não) dos negócios...
Mais acima dizias que estavas a perder X numas acções e não sabias o que fazer, ora, isso diz-me que entraste nos titulos sem saber quando sair, erro grave. Quando entras num titulo tens de saber antecipadamente em que situações é que vais sair, seja em lucro ou em perda. E mais, tens de cumprir o plano, não é dizer "ah, deixa-me cá esperar pra ver se isto dá a volta". Não! É definir um limite e sair se for atingido, custe o que custar!
ps. 57% da tua carteira (já com cash incluido) está aplicado em apenas 2 acções, muito perigoso. Não metas quase todos os ovos no mesmo cesto

- Registado: 2/11/2008 16:17
Boas!
Faz hoje precisamente um mês que dei a minha 1ª ordem de compra
Os resultados não sendo muito maus podiam ser melhores, como? Estando 100% liquido
Resultados:
45% da carteira é Semapa
A Semapa foi comprada quase no limite de resitencia o que foi asneira mas na altura eu não sabia ver isso
A Jerónimo Martins foi comprada a meio, o que não sendo mau, pode vir a ser, se amanhã confirmar-se a quebra da linha de suporte dos 4€
Antes da sessão de hoje, eram os 2 títulos que tinham caído menos em relação ao PSI20 desde há 1 ano, 23% e 22%, respectivamente
Erros cometidos:
Ter alterado a minha estratégia inicial, se não a tivesse alterado, estava neste momento positivo.
Não ter vendido toda a carteira que tinha antes das eleições americanas, tinha tido quase 5% de mais-valias, estive mesmo para o fazer mas à última da hora acreditei no efeito positivo das eleições americanas na bolsa portuguesa.
Não comecem a comprar acções e afins sem lerem o livro do Braga de Matos, "Ganhar em Bolsa"
(Agradeço bastante a quem me deu a dica e a quem insistiu..
)
A todos os outros quero agradecer o facto de partilharem as vossas análises com quem não percebe nada disto, como eu. Aos moderadores, que não sei se são remunerados ou não, mas se o não são, prestam um serviço que eu diria de "semi utilidade publica"
e que merecem os parabéns pelo serviço que prestam a esta comunidade.
Um abraço
Alexandre Santos
Faz hoje precisamente um mês que dei a minha 1ª ordem de compra

Os resultados não sendo muito maus podiam ser melhores, como? Estando 100% liquido

Resultados:
45% da carteira é Semapa
A Semapa foi comprada quase no limite de resitencia o que foi asneira mas na altura eu não sabia ver isso

Erros cometidos:
(Agradeço bastante a quem me deu a dica e a quem insistiu..

A todos os outros quero agradecer o facto de partilharem as vossas análises com quem não percebe nada disto, como eu. Aos moderadores, que não sei se são remunerados ou não, mas se o não são, prestam um serviço que eu diria de "semi utilidade publica"

Um abraço
Alexandre Santos
artista Escreveu:
Para quem começa e está com uma situação financeira estável já estás armado em forreta![]()
Aqui lês muita coisa mas a leitura do livro dá-te um conhecimento base e organizado sobre o mundo da bolsa que dificilmente consigas obter aqui no espaço de tempo que demorarás a ler o livro... presumindo eu que consegues ler pelo menos umas 4 ou 5 páginas por dia![]()
Já agora, não me queres arranjar um desses drédito à habitação?!![]()
abraço, boa sorte e bem vindo!
artista
Boas,
Já comprei o livro, acabei agora a analise fundamental, vou começar a analise tecnica e realmente tinhas razão, devia ter começado por comprar o livro, tinha evitado alguns erros

Felizmente que não foram graves, ou seja não estou a perder dinheiro, pelo menos para já...

Um abraço
Só um reparo...Não se diz rotação mas sim liquidez,nas acções e outros instrumentos do mercado financeiro.
Quanto ao crédito, realmente, essa taxa é imbativel!!! Se assim, já é uma taxa(real) negativa, se, com o andar da carroça, chegarmos perto de uma taxa directora do BCE e Euribor perto dos 0%, ainda vão ter que te pagar
Não me pronuncio nas escolhas de titulos, pois não sei o suficiente para ajuizar, mas em relação ás percas nos trades, sempre que estas atingirem um valor percentual negativo, que será o teu limiar da "dor", e que só tu poderás defenir,não é bom enchermo-nos de duvidas e aguentarmos os titulos. O melhor é vender logo e assumir as percas. Stop losses mentais ou não, são essenciais, para não entrar num descalabro, principalmente nesta altura dos mercados.
Quanto ao crédito, realmente, essa taxa é imbativel!!! Se assim, já é uma taxa(real) negativa, se, com o andar da carroça, chegarmos perto de uma taxa directora do BCE e Euribor perto dos 0%, ainda vão ter que te pagar

Não me pronuncio nas escolhas de titulos, pois não sei o suficiente para ajuizar, mas em relação ás percas nos trades, sempre que estas atingirem um valor percentual negativo, que será o teu limiar da "dor", e que só tu poderás defenir,não é bom enchermo-nos de duvidas e aguentarmos os titulos. O melhor é vender logo e assumir as percas. Stop losses mentais ou não, são essenciais, para não entrar num descalabro, principalmente nesta altura dos mercados.
- Registado: 29/3/2007 12:40
canguru Escreveu:
1. Já reparei que te suportas na análise fundamental ou alguém te dá umas "dicas" dentro do banco...![]()
Ninguém no banco me dá dicas, até porque a sala de mercados não está ao pé dos datacenters...

Acompanho as noticias há bastantea anos e tento estar informado, trabalhei com algumas das empresas do PSI20 e conheço os metodos de gestão e a cultura dessas empresas.
Para mim, investir a medio/longo prazo tem que ser em empresas que estejam em mais que um mercado, tenham uma gestão estavel e com provas dadas, que comercializem produtos/serviços de abrangencia universal, que mesmo em alturas de crise tem consumo garantido e que as acções tenham bastante rotação (não sei se é assim que se diz).
Exclui empresas da area finaceira por ter bem presente o que sucedeu ao Banco Barings e o que uma corrida aos depositos pode provocar a um banco, por muito boa que seja a sua gestão.
As petroliferas também exclui porque basta aparecer um novo sistema de energia alternativa que substitua eficazmente os combustiveis para estas sofrerem um abanão
Assim a escolha da JM é obvia, tendo em conta o seu historial, o seu core business(o hard discount na alimentação tem clientes garantidos) e a sua gestão, ainda hesitei em entrar agora (20 de outubro) porque o titulo tinha perdido muito pouco comparado com o PSI20, mas como já tinha lido uns rumores sobre os resultados decidi arriscar, passado 3 dias as acções chegaram a estar a perder 23% mas comprei novamente, a unica explicação plausivel foi manipulação de mercado, porque não existindo nada de novo e os rumores eram bons, só posso pensar que foi esse o motivo para queda tão drastica.
A PT apesar de todos os problemas, como empresa tem um "semi-monopolio" em Portugal graças à nossa Manelinha. Tem um mercado no estrangeiro muito diversificado e uma equipa de gestão muito boa e comunicações vão sempre existir, mesmo em tempo de crise.
A EDP, pelos mesmos motivos da PT, electricidade consome-se sempre, a equipa de gestão também é boa, está a operar em vários mercados e parece-me que ainda detem 75% da EDPR
Sobre a SonaeCom, representa muito pouco na minha carteira, entrei porque estava a cair bastante e a ideia era vender assim que subisse, mas ...não tem subido.

A Semapa entrei por erro de analise, não reparei na fraca rotação do titulo, entre outros aspectos menos positivos, enfim, é o que dá tomar decisões à pressa, de qualquer maneira as mais valias realizadas até agora cobrem as menos valias destas duas, se as quiser vender, como tenho liquidez vou esperar mais uma semana para ficar com uma ideia mais precisa sobre a tendencia dos 2 titulos.
Obrigado pelas dicas,

mais_um Escreveu:Agora se a taxa directora do BCE chegar aos 2%, a taxa de juro passa a ser uns astronomicos 1,3%!!!!![]()
Pois, com taxas dessas se eles deixassem era melhor só juros e não amortizar nada, arranjava-se mais um rendimento fixo todos os meses!

mais_um Escreveu:Para isso, basta conseguires um emprego num banco, mas não são tudo rosas, tens um limite penso que actualmente são 170K €
Os 170K chegam-me perfeitamente, o pior é que para ir trabalhar para um banco teria que deixar de dar aulas... não é que eu goste de ensinar nem de estar com os miúdos, mas tinha de prescindir do milionário vencimento de professor

abraços
artista
PS: Desculpem mas o efeito da vitória do glorioso ainda não passou e há que aproveitar que hoje não há "policiamento"

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
mais_um, aqui vai a minha visão:
1. Já reparei que te suportas na análise fundamental ou alguém te dá umas "dicas" dentro do banco...
2. Aí o Tiago já te deu A dica!
3. Aqui penso que há motivos de alguma preocupação… Tenta delinear uma estratégia que não te coloque nesse tipo de impasse / indecisão.
Good luck and enjoy it!
mais_um Escreveu: Efectivamente a minha ideia inicial é só a bolsa nacional e mesmo esta, só 3 ou 4 empresas é que reunem os requisitos que eu considero apropriados (para o medio/longo prazo EDP, PT, JM
1. Já reparei que te suportas na análise fundamental ou alguém te dá umas "dicas" dentro do banco...

mais_um Escreveu: O BCP poderá ser interessante, resta adivinhar quando vão chegar ao fundo.
2. Aí o Tiago já te deu A dica!
mais_um Escreveu: gostava de resolver 2 "lapsos" que cometi no inicio, a SonaeCom e a Semapa, nestas 2 estou a perder 6,4% e não são posições que eu queira manter, assumo as perdas ou será que vão recuperar?
3. Aqui penso que há motivos de alguma preocupação… Tenta delinear uma estratégia que não te coloque nesse tipo de impasse / indecisão.
Good luck and enjoy it!
Já agora, não me queres arranjar um desses drédito à habitação?!![]()
abraço, boa sorte e bem vindo!
artista
Boas!
Arranjar um credito à habitação, com a taxa de juro no valor de 65% da taxa directora do BCE, está ao alcance de qualquer funcionário bancário...

Para isso, basta conseguires um emprego num banco, mas não são tudo rosas, tens um limite

Agora se a taxa directora do BCE chegar aos 2%, a taxa de juro passa a ser uns astronomicos 1,3%!!!!

Um abraço
Olá mais_um,
Se pretende informação para auto aprendizagem veja:
- Artigos do Marco e do Ulisses
- Os artigos que tenho no vencer na bolsa
- O Escola de bolsa:( http://escoladebolsa.blogspot.com/ )
- O ****** - wikibolsa: ( http://******.com/wikibolsa/P%C3%A1gina_principal )
- O CI : ( http://www.clubeinvest.com/bolsa/index.php )
- O Google-brasil, por pesquisa encontrará muitos sites com conteúdo que possa interessar.
Se pretende informação para auto aprendizagem veja:
- Artigos do Marco e do Ulisses
- Os artigos que tenho no vencer na bolsa
- O Escola de bolsa:( http://escoladebolsa.blogspot.com/ )
- O ****** - wikibolsa: ( http://******.com/wikibolsa/P%C3%A1gina_principal )
- O CI : ( http://www.clubeinvest.com/bolsa/index.php )
- O Google-brasil, por pesquisa encontrará muitos sites com conteúdo que possa interessar.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
mais_um Escreveu:O BCP poderá ser interessante, resta adivinhar quando vão chegar ao fundo.
Olá Alexandre. Se quiseres "sobreviver" nos mercados vais ter de aprender que tudo o que não queres é andar a adivinhar fundos

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 86 visitantes