Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic-Portugal e Espanha num só país: Ibéria

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 20/11/2008 21:47

ah e para ser mais incisivo:

Brasil 6 Portugal 2
:mrgreen:
abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

bem

por mcarvalho » 20/11/2008 17:12

Penso que a melhor maneira de resolvermos isto é

perguntar aos habitantes de Olivença, parte de Portugal anexada por Espanha, se querem ser Portugueses ou Espanhóis... ( sem lhes falar dos constancios, da saude,educação, das reformas, dos ordenados,dos Bpn, Casa Pia, Felgueiras, Facturas,
apitos,gasolina etc..

Penso que Olivença será uma boa amostra..

A mim meus amigos,,, já tanto me faz... tanto faz ser escravo no estrangeiro como no meu próprio país

abraço
mcarvalho

por Madeirense » 20/11/2008 16:22

É engraçado que toda a gente manifesta o seu anti-espanholismo militante mas eu não me consigo lembrar de quando foi a última vez que houve comemorações da restauração no 1º de Dezembro. Nem me lembro de ver bandeiras de Portugal às janelas nesse dia (embora elas apareçam aos milhares quando há futebol)...

Quanto muito, anti-castilhanismo militante, pergunta aos catalães, bascos e galegos o porquê?
Quanto a comemorações, para quê? Nós já existíamos muitos antes de haver um país chamado Espanha, ou seja, já temos consciência nacional mais do que suficiente para não necessitarmos desse tipo de acções de propaganda política.
Quanto aos direitos sucessórios, estamos conversados, somos republicanos e uma das vantagens é exactamente essa.
Viva Portugal livre e independente!

Registado: 5/11/2002 18:56

por Elias » 20/11/2008 15:16

(Já escrevi isto noutro tópico sobre este assunto que apareceu na semana passada)

A este propósito é bom recordar alguns factos históricos:

Situação 1 - 1383

D. Fernando morreu. A herdeira legítima era a sua filha D. Beatriz. As regras da sucessão estipulavam que ela subisse ao trono.
Mas, azar do caraças, estava casada com o rei D. João I de Castela. E o pessoal não gostou da ideia de ter por cá os espanhóis a reinar. Por isso tratou de arranjar um bastardo (D. João I, o Mestre de Avis) que foi aclamado rei em 1385.
Orgulhemo-nos pois de ter quebrado as regras da sucessão quando elas deixaram de nos dar jeito.

Situação 2 - 1580 a 1640

D. Henrique, o cardeal-rei, morreu. Filipe II (que os manuais de história continuam a não tratar por Dom) era neto do rei D. Manuel I e, por isso, pretendente legítimo ao trono. Reinou como Filipe I de Portugal, tendo-se-lhe seguido Filipe II e Filipe III.
Em 1640, o pessoal, farto de espanhóis, resolveu repetir a graça: corre-se com o rei legítimo e vai-se buscar um pretendente.

Orgulhemo-nos pois de, pela segunda vez, ter quebrado as regras da sucessão quando elas deixaram de nos dar jeito.

É engraçado que toda a gente manifesta o seu anti-espanholismo militante mas eu não me consigo lembrar de quando foi a última vez que houve comemorações da restauração no 1º de Dezembro. Nem me lembro de ver bandeiras de Portugal às janelas nesse dia (embora elas apareçam aos milhares quando há futebol)...

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por CerealKiler » 20/11/2008 15:01

esta únião já existe só que temos uma relação de amante: a Espanhã vem cá buscar as jóias e os lucros.

os defeitos a mulher que fique com eles, ou seja os problemas os filhos (povo)...etc

Registado: 1/4/2008 17:29

por mikemix » 20/11/2008 13:13

Eu que já levo uns anitos a viver do lado de lá da fronteira, proponho a seguinte!

Mandamos vir uns políticos de Espanha, e em troca, enviamos para lá uns pastéis de nata!

Quanto a misturas, nem pensar!
Prefiro os nossos forcados que enfrentam o touro pelos cornos! :wink:

Abraços
M
Abraços!
M

http://www.queseguro.pt i link it!

Registado: 29/11/2007 10:37

por Doctor ZXXI » 20/11/2008 12:48

Boas uma Ibéria para quê?

Estamos bem como estamos e não é porque há meia duzia
de anos que a nossa economia vai mal que temos que
nos juntar obrigatoriamente a Espanha! Aqueles que
não estão bem em Portugal, que se mudem!

Há pessoal em Portugal que não pensa minimamente...

Podemos ter uma UE forte mas com a cultura de cada
pais, não concorde minimamente com as "iberices" não
resulta, nunca resultou e não nós diz nada.

É apenas a minha opinião.

Registado: 29/11/2007 2:57

Portugal é uma coisa

por xtech » 20/11/2008 11:49

Na minha opinião, Portugal é Portugal e Espanha é Espanha.

No entanto, eu digo uma coisa: pessoa do norte, identifico-me mais com os galegos do que com as pessoas do sul de Portugal.

Alguem disse neste tópico que se identifica mais com os andaluzes, acredito que sim e acho normal. Acho que é mais uma cultura "norte-sul" que propriamente "Iberia".

Os espanhóis na generalidade não querem saber de Portugal e nós deveríamos fazer o mesmo: cada um está bem é no seu lugar.

Obviamente que o Salazar era esperto, e a ser verdade essa história só mostra que ele sabia gerir mt bem o seu país. Já o Franco quis invadir portugal em 1975 com medo do comunismo em portugal.

Certo estava o Salazar, ao recusar tal convite uns anos atrás!!
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)

Registado: 29/11/2007 14:30

Espanha

por ruizzz » 20/11/2008 10:08

"«é um absurdo que Portugal e Espanha vivam sempre tão separados, tão desconhecidos um do outro»"

Na minha opinião, nós portugueses, interessamo-nos mais pela Espanha do que os espanhois por Portugal.
Pela minha experiencia, visitando Espanha e convivendo com amigos/colegas espanhois, a Espanha simplesmente ignora Portugal. Muitos têm uma ideia errada de Portugal e não se mostram muito incomodados pelo facto de desconhecerem o nosso país. Como país grande que são caem em várias falácias culturais e mostram-se pouco abertos ao exterior.

Outra pergunta.... quantos espanhois conhecem o nome do nosso Primeiro Ministro?

Registado: 29/11/2007 13:01

Re: Off-Topic-Portugal e Espanha num só país: Ibéria

por Woodhare » 20/11/2008 9:37

Açor3 Escreveu: «qualquer espanhol que vem a Portugal sente-se em casa e qualquer português que vá a Espanha sente o mesmo».

Curioso que de todos os países Europeus aonde fui Espanha foi aquele em que me senti menos em casa. Para ser sincero não me senti em casa em nenhum, mas senti-me mais à vontade em Inglaterra e na Suiça.

Ou sou um cidadão do mundo ou sou um cidadão europeu, para mim não há meios termos.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Jooaaoo » 20/11/2008 4:21

Dwer Escreveu:Curiosamente, eu sinto-me mais em casa na Andaluzia que na Galiza.

Mas em geral, sinto-me em casa em Espanha.

...no me acuerdo...

Fica a correcção.... :wink:

Acuerdo = Acordo
Recuerdo = Lembrar

Abraços
Na Vida tudo é relativo...
Um fio de cabelo na cabeça é pouco...
Na sopa é muito...

Registado: 8/11/2005 11:28

por rpmt » 20/11/2008 1:10

Agora depois de brincar um bocadinho deixem-se de invenções, Portugal é Portugal e Espanha é Espanha e assim estão bem.

Agora sobre Portugal e para quem ainda não leu aconselho um bom livro

A Primeira Aldeia Global de Martin Page um olhar Inglês sobre os portugueses (muito bom)

aqui esta um link com a capa e sinopse do livro

http://www.wook.pt/product/product/id/204112
:lol: :lol:

Registado: 14/11/2006 17:47

por rpmt » 20/11/2008 1:03

Isto é o resultado de beberem agua,
começam logo a divagar.

:shock: :shock: 8-) :shock: :shock:

Registado: 14/11/2006 17:47

por mcarvalho » 20/11/2008 0:10

Exacto

O português, ao contrário da maioria dos povos ,
deixa sempre a sua marca

daí o Proverbio:

" Deus fez o Homem
O Português fez o mulato"

abraço

mcarvalho

comentário

por jotabilo » 20/11/2008 0:03

El re D JoãoII respondeudeu a Castela sobre uma pergunta que lhe foi feita:- E se no seu reino se levantase uma lebre?....onde iria buscá-la?.....ao que o rei terá retorquido:- À Índia meu senhor...à Índia!!!
De resto, é isso mesmo, adquirimos a humanidade que nos adoça o sangue meus Senhores!...e com todo o orgulho e gosto...fizemos um Brasil....e em Angola os olhos das pessoas brilham confiantes...mesmo apesar de tudo o que dizem que fizemos com essa gente, deixámos por lá a nossa marca indelével. Perguntem ao mohzwak se não é assim.
Espanhóis sim....mas calma lá.
Somos assim...o gilberto Freyre é que sabia,

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por mcarvalho » 19/11/2008 23:58

caro Dwer

Contava-se como anedóta mas que havia quem jurasse que tinha sido verdade havia

A História de Portugal é muito curiosa como sabes..
normalmente escrita por aqueles que ganham..

D.Tereza , Egas Moniz, o Afonso que queria um reino,
porque queria ser alguém, bate na mãe ,não cumpre a palavra e lá vai o velho Egas (que dizem ser um dos possíveis pai do Afonso)com a família decorda ao pescoço pedir desculpa..

Etc etc . Portanto não se admirem que o se passa agora ja vem de muito longe...

abraço
mcarvalho

Re: eu concordo se

por Dwer » 19/11/2008 23:48

mcarvalho Escreveu:o josé socrates for o primeiro ministro da Ibéria

A Ideia já é não é nova

O Generalíssimo Franco, nas poucas viagens de Estado que o Senhor Doutor António de Oliveira Salazar realizou a Espanha para evitar a entrada de Portugal na 2ª GG , tentou convencê-lo à união Ibérica mas Salazar respondeu que já se sentia un pouco velho para governar um país tão grande..

Se não fosse isso hoje já seriamos a Ibéria

Numa Aldeia Global Portugal não passa de um comedouro de
Que importa ser Europa, Iberia ou nada?

abraço
mcarvalho

Hummmm... Isso não foi o que El Rei D. João II respondeu aos castelhanos?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

eu concordo se

por mcarvalho » 19/11/2008 23:40

o josé socrates for o primeiro ministro da Ibéria

A Ideia já é não é nova

O Generalíssimo Franco, nas poucas viagens de Estado que o Senhor Doutor António de Oliveira Salazar realizou a Espanha para evitar a entrada de Portugal na 2ª GG , tentou convencê-lo à união Ibérica mas Salazar respondeu que já se sentia un pouco velho para governar um país tão grande..

Se não fosse isso hoje já seriamos a Ibéria

Numa Aldeia Global Portugal não passa de um comedouro de
Que importa ser Europa, Iberia ou nada?

abraço
mcarvalho

comentário

por jotabilo » 19/11/2008 22:27

E Caros

Como reagiria o Brasil a misturar-se com a Argentina e com o Chile?
Quanto s esse espanhol escrevedor ...o que ele quer bem sei.
Quando, actualmente, se trava uma luta sem quartel entre a centralização e a descentralização políticas ...sendo que a emergência das novas tecnologias favorece o segundo movimento, vem logo um castelhano a sugerir o contrário.
Temos os olhos cheios de azul e castanho de hunmanidades adquiridas, para que nos possamos juntar aos imperadores ibéricos de ânimo leve.
Ou seja, somos borda de água e é por isso que voltamos as costas embora confiemos, desconfiadamente, em nuestros hermanos.
Enfim, dizem que foram os motivos geográficos que nos separaram...a faixa atlãntica...

coisas.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

Deviam ser 5 Paises, isso sim. A saber:

por bboniek33 » 19/11/2008 21:50

1. Republica da Catalunha
2. Federacao Basca Franco-espanhola
3. Republica Federativa Portuguesa (Galiza e Portugal)
4. Principado das Asturias
5. Reino de Castela e Leao.

Isto poria a Europa na ordem.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Nunnus » 19/11/2008 21:50

E que tal ESPANHA ser PORTUGAL????
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por Laaz Rockit » 19/11/2008 21:33

redhot Escreveu:Bom eu sou adepto dos EUE. Estados unidos da Europa.

Portugal seria um estado. Espanha também, etc.

E com um verdadeiro presidente como nos EUA.

Isso é que era.

Para além de concordar contigo, também não discordo da opinião de Pérez-Reverte.

Digo mais, eu sinto-me melhor em Espanha do que em Portugal. Heresia? Talvez para uns. Não vale atirar pedras, ok! :mrgreen:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por redhot » 19/11/2008 17:32

Dwer Escreveu:Curiosamente, eu sinto-me mais em casa na Andaluzia que na Galiza.

Eu também, principalmente em Pradollano.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por redhot » 19/11/2008 17:30

Bom eu sou adepto dos EUE. Estados unidos da Europa.

Portugal seria um estado. Espanha também, etc.

E com um verdadeiro presidente como nos EUA.

Isso é que era.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Dwer » 19/11/2008 17:28

Curiosamente, eu sinto-me mais em casa na Andaluzia que na Galiza.

Mas em geral, sinto-me em casa em Espanha.

Não quer dizer que queira ser Ibérico.

Somos irmãos, não quer dizer que tenhamos que nos fundir.

'They were worse than enemies, they were brothers.'

Quem é que disse isto? no me acuerdo...
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 241 visitantes