Petroleiro aprisionado por piratas
Re: comentário
jotabilo Escreveu:Caro marianonunes.
De resto o Senhor Obama já avisou a navegação que era sua pioridade apanhar o Bin Laden. Ou seja, já avisou os interesses concorrentes que se moderem na cobiça e deixem de organizar a gerrilha contra os USA-UK senão podem ser desmascarados prerante a opiniãp pública mundial.
O Bin Laden é apenas um símbolo dessa modalidade de acção estratégica (estratégia indirecta) adoptada pelas entidades políticas em concorrência nos objectivos geoestratégicos.
O Bin Laden não existe para além da propaganda arquitectada para o efeito. Não sejamos lineares nestas coisas.
No real é exercida uma estratégia indirecta, consubstanciada em acções de terror executada por agentes recrutados no desespero e na inocência de uma cobiça primária.
Os poderosos sabem disso, sabem que é assim que podem obter os objectivos que pretendem de uma forma dissimulada perante a ética e a honra dos homens de boa vontade.
Não confundamos portanto as coisas, meu Caro interlocutor.
cumps
Não serão essas mesmas forças que o Obama poderá vir a desmascarar a arquitectar tudo isto? Até porque muitos destes navios são de interesses americanos. Os piratas não serão propaganda, exactamente como o Bin Laden? E já agora podes elucidar-nos sobre quem são essas forças? São duendes, ET's ou dizes isso só por dizer?
Existe um paralelismo evidente. Uma dúzia de piratas mal-nutridos, conseguem apoderar-se de navios com um valor enorme. Tudo isto quando estão navios de guerra da NATO e USA a tentar impedir isso mesmo.
"If there's a will there's a way". E isso aplica-se nos 2 casos.
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Caro JPtuga
Ora ainda bem que pensas na nossas responsabilidades.
O desenvolvimento dos ramos da FA tem de ser um desenvolvimento integrado dado que deve constituir uma realidade orgânica.
Os marinheiros e os aéreos, precisam da bases protegidas e seguras para serem eficazes no seu meio. É uma condição dessas forças e para esse efeito, tem de haver um exército. As coisas não são simples.
Importa que tenhamos uma noção das nossas responsabilidades na soberania a exercer.
Essa dos "senhores" é que não concordo. As coisas complexas têm de ser resolvidas.... têm de ser minimamente resolvidas.
É preciso muita dedicação, muito estudo, muito sacrifício, muito desprendimento.
Tem a certeza disso.
cumps
Ora ainda bem que pensas na nossas responsabilidades.
O desenvolvimento dos ramos da FA tem de ser um desenvolvimento integrado dado que deve constituir uma realidade orgânica.
Os marinheiros e os aéreos, precisam da bases protegidas e seguras para serem eficazes no seu meio. É uma condição dessas forças e para esse efeito, tem de haver um exército. As coisas não são simples.
Importa que tenhamos uma noção das nossas responsabilidades na soberania a exercer.
Essa dos "senhores" é que não concordo. As coisas complexas têm de ser resolvidas.... têm de ser minimamente resolvidas.
É preciso muita dedicação, muito estudo, muito sacrifício, muito desprendimento.
Tem a certeza disso.
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não é fácil esconder 300 metros de barco nem tão pouco dar que fazer a semelhante quantidade de crude... (irão refina-lo na garagem lá de casa?)...
parece-me que esta situação terá algo mais a ver do que a simples pirataria (que tem como objectivo a obtenção de lucros fáceis e rápidos)...
de qualquer forma, não acredito que este acto venha a ter grandes consequências a não ser para os ditos piratas... mas esta é só a minha opinião..
abraço.
parece-me que esta situação terá algo mais a ver do que a simples pirataria (que tem como objectivo a obtenção de lucros fáceis e rápidos)...
de qualquer forma, não acredito que este acto venha a ter grandes consequências a não ser para os ditos piratas... mas esta é só a minha opinião..
abraço.
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Os "amigos" claro que cobiçam controlar uma ZEE tão vasta, e potencialmente rica, desproporcional á dimensão do pais.
É por isso que, ao contrário de muitos defendo mais investimento na FA, nos ramos relevantes, em equipamentos e formação, não nos privilégios de meia duzia de senhores.
Com os tempos perigosos que vivemos, era bem assegurarmos a nossa responsabilidade por este espaço.
Basta ver os nossos vizinhos, que nas Canárias, por força do seu investimento e problemas reais que têem tido com os vários tráficos, já dispôem de mais meios que nós, e por vezes avisam as autoridades portuguesas do que vai passando no oceano...
Qualquer dia lá teremos que têr algums "turistas" no porto Santo, e mais algums nas lajes, a mais dos que já lá temos. Vamos ver é o preço.
Os Marroquinos qualquer dia podem tentar a sorte, ou a frente polisario, e teremos ums piratas á porta.
É por isso que, ao contrário de muitos defendo mais investimento na FA, nos ramos relevantes, em equipamentos e formação, não nos privilégios de meia duzia de senhores.
Com os tempos perigosos que vivemos, era bem assegurarmos a nossa responsabilidade por este espaço.
Basta ver os nossos vizinhos, que nas Canárias, por força do seu investimento e problemas reais que têem tido com os vários tráficos, já dispôem de mais meios que nós, e por vezes avisam as autoridades portuguesas do que vai passando no oceano...
Qualquer dia lá teremos que têr algums "turistas" no porto Santo, e mais algums nas lajes, a mais dos que já lá temos. Vamos ver é o preço.
Os Marroquinos qualquer dia podem tentar a sorte, ou a frente polisario, e teremos ums piratas á porta.
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Caro JPtuga
Naturalmente que são insuficientes. Têm contudo a dimensão de existirem como tal e constituirem um factor de dissuasão.
Basta ires un dia aos Acores, designadamente, a São Miguel ou à Terceira e admirares os meios que possuimos por ali, comparativamente com os meios visitantes de outras potências.
As corvetas parecem meros rebocadores!
Temos de ter essa acuidade na percepção da nossa responsabilidade no mar.
A força aérea tem algumas aeronaves por ali e executam a vigilância possível.
Naturalmente que o direito internacional , embora não totalmente admitido pelas entidades politicas do sistema, nos vai permitindo exercer a soberania que nos é reconhecida, mas é desejável que não deixemos por muit tempo, o espaço sem segurança e sem defesa.
Na ausência desses meios até os amigos nos desejam ajudar com os seus meios com o preço inerente.
Como diz o outro...não existem almoços gratis.
cumps
Naturalmente que são insuficientes. Têm contudo a dimensão de existirem como tal e constituirem um factor de dissuasão.
Basta ires un dia aos Acores, designadamente, a São Miguel ou à Terceira e admirares os meios que possuimos por ali, comparativamente com os meios visitantes de outras potências.
As corvetas parecem meros rebocadores!
Temos de ter essa acuidade na percepção da nossa responsabilidade no mar.
A força aérea tem algumas aeronaves por ali e executam a vigilância possível.
Naturalmente que o direito internacional , embora não totalmente admitido pelas entidades politicas do sistema, nos vai permitindo exercer a soberania que nos é reconhecida, mas é desejável que não deixemos por muit tempo, o espaço sem segurança e sem defesa.
Na ausência desses meios até os amigos nos desejam ajudar com os seus meios com o preço inerente.
Como diz o outro...não existem almoços gratis.
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Caro marianonunes.
Não entendo a tua pergunta.
O que se passou no 11Sept não é comparável a um acto de pirataria como os sucedidos.
Isso é tentar misturar os factos para nos satisfazermos psicologicamente e matermos a argumentação de que os muçulmanos é que são os "indomáveis".
Todos nós devemos conhecer a diferença para que saibamos tomar a consciência, a real consciência, dos interesses em jogo.
De resto o Senhor Obama já avisou a navegação que era sua pioridade apanhar o Bin Laden. Ou seja, já avisou os interesses concorrentes que se moderem na cobiça e deixem de organizar a gerrilha contra os USA-UK senão podem ser desmascarados prerante a opiniãp pública mundial.
O Bin Laden é apenas um símbolo dessa modalidade de acção estratégica (estratégia indirecta) adoptada pelas entidades políticas em concorrência nos objectivos geoestratégicos.
O Bin Laden não existe para além da propaganda arquitectada para o efeito. Não sejamos lineares nestas coisas.
A guerra que actualmente se trava, decorrente do exercício de um poder e da inerente violência que dele deriva, é uma guerra escondida atrás da propaganda da defesa de grandes princípios, caros ao homem, como a liberdade, a fraternidade, a solidariedade, os direitos humanos....etc.
No real é exercida uma estratégia indirecta, consubstanciada em acções de terror executada por agentes recrutados no desespero e na inocência de uma cobiça primária.
Os poderosos sabem disso, sabem que é assim que podem obter os objectivos que pretendem de uma forma dissimulada perante a ética e a honra dos homens de boa vontade.
Não confundamos portanto as coisas, meu Caro interlocutor.
cumps
Não entendo a tua pergunta.
O que se passou no 11Sept não é comparável a um acto de pirataria como os sucedidos.
Isso é tentar misturar os factos para nos satisfazermos psicologicamente e matermos a argumentação de que os muçulmanos é que são os "indomáveis".
Todos nós devemos conhecer a diferença para que saibamos tomar a consciência, a real consciência, dos interesses em jogo.
De resto o Senhor Obama já avisou a navegação que era sua pioridade apanhar o Bin Laden. Ou seja, já avisou os interesses concorrentes que se moderem na cobiça e deixem de organizar a gerrilha contra os USA-UK senão podem ser desmascarados prerante a opiniãp pública mundial.
O Bin Laden é apenas um símbolo dessa modalidade de acção estratégica (estratégia indirecta) adoptada pelas entidades políticas em concorrência nos objectivos geoestratégicos.
O Bin Laden não existe para além da propaganda arquitectada para o efeito. Não sejamos lineares nestas coisas.
A guerra que actualmente se trava, decorrente do exercício de um poder e da inerente violência que dele deriva, é uma guerra escondida atrás da propaganda da defesa de grandes princípios, caros ao homem, como a liberdade, a fraternidade, a solidariedade, os direitos humanos....etc.
No real é exercida uma estratégia indirecta, consubstanciada em acções de terror executada por agentes recrutados no desespero e na inocência de uma cobiça primária.
Os poderosos sabem disso, sabem que é assim que podem obter os objectivos que pretendem de uma forma dissimulada perante a ética e a honra dos homens de boa vontade.
Não confundamos portanto as coisas, meu Caro interlocutor.
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Não sei exactamente os meios aereos e maritimos disponiveis para policiar a ZEE enorme que temos, mas tenho a certeza que são insuficientes, do Algarve ao Porto, da Madeira aos Açores. Deve ser uma das zonas de passagem de tráfego maritimo mais rôtas que deve haver.Nem radares, quanto mais....
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Oh jotabilo... não ficamos surpreendidos?
Não eras tu que não acreditas que o 11 de Setembro podia ser efectuado por Sauditas ricos, formados e com a disposição de morrer?
Então e uma dúzia de africanos que pesam 60 quilos (basta vê-los na tv) e armados com AK-47 conseguem roubar barcos com um valor de 100milhões de dollares?
O JPtuga disse a verdade... existem variáveis que ajudam os que não têm nada a perder.
Não eras tu que não acreditas que o 11 de Setembro podia ser efectuado por Sauditas ricos, formados e com a disposição de morrer?
Então e uma dúzia de africanos que pesam 60 quilos (basta vê-los na tv) e armados com AK-47 conseguem roubar barcos com um valor de 100milhões de dollares?
O JPtuga disse a verdade... existem variáveis que ajudam os que não têm nada a perder.
JPtuga Escreveu:Sim, passamos apenas a ser vitimas "informadas".
Estes navios provavelmente terão um localizador GPS, de maneira a poderem ser seguidos remotamente?
Bem, mesmo que se saiba onde está não é a mesma coisa que resgatar um navio destes. Imaginem que os piratas em questão ameaçam com o seu afundamento e abertura do casco. Seria um desastre para toda a gente, armador, o fretador do navio, a mercadoria a desaparecer, e um desastre ecologico de grandes proporções...
Pode haver muita tecnologia, mas um punhado de homens destemidos e decididos, ainda vale muito.
comentário
Caro Atomez
Os oceanos são espaços politicos e como tal tb têm de ser objecto de segurança e defesa.
Podes agora aquilatar a responsabilidade que impende sobre Portugal com um espaço marítimo enorme e que é atravessado por inúmeros navios.
E ainda falam sobre o investimento em submarinos, o meio mais económico e tb eficaz para manter a segurança no mar.
Basta ir aos Açores para verificarmos os nossos meios marítimos e a desporporcionalidade que existe em relação a outras entidades políticas tb interessadas no oceano.
Todos os espaços são rigorosamente vigiados....linha a linha e passo a passo.
Tu sabes que assim é.
Não podemos ficar surpreendidos com estes factos.
A somália ou a etiópia tb têm o seu espaço de influência e de interesse.
É a condição humana a funcionar, como deves saber.
cumps
Os oceanos são espaços politicos e como tal tb têm de ser objecto de segurança e defesa.
Podes agora aquilatar a responsabilidade que impende sobre Portugal com um espaço marítimo enorme e que é atravessado por inúmeros navios.
E ainda falam sobre o investimento em submarinos, o meio mais económico e tb eficaz para manter a segurança no mar.
Basta ir aos Açores para verificarmos os nossos meios marítimos e a desporporcionalidade que existe em relação a outras entidades políticas tb interessadas no oceano.
Todos os espaços são rigorosamente vigiados....linha a linha e passo a passo.
Tu sabes que assim é.
Não podemos ficar surpreendidos com estes factos.
A somália ou a etiópia tb têm o seu espaço de influência e de interesse.
É a condição humana a funcionar, como deves saber.
cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 19/11/2008 14:06, num total de 1 vez.
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Este fenómeno da pirataria tem ganho alguma relevância nos últimos dois meses. Estranhamente a comunicação social notícia o apresamento de barcos mas não nos fornece os desenvolvimentos posteriores. Há c/ de um mês um barco ucraniano com um carregamento de tanques (+ de 30) foi apresionado e pedido um resgato e nunca mais sobemos de nada.
Suponho que isto é trabalho dos Tribunais Islâmicos que foram derrubados do poder na Somália pelos EUA, Etiópia e srs da guerra somalís há c/ de 2 anos. Brevemente veremos os Tribunais islâmicos retomarem o poder com a ajuda dos imensos resgates que têm obtido destes actos de pirataria.
Suponho que isto é trabalho dos Tribunais Islâmicos que foram derrubados do poder na Somália pelos EUA, Etiópia e srs da guerra somalís há c/ de 2 anos. Brevemente veremos os Tribunais islâmicos retomarem o poder com a ajuda dos imensos resgates que têm obtido destes actos de pirataria.
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Re: Petroleiro aprisionado por piratas
Atomez Escreveu:É estranho ainda ninguém ter falado nisto.
Trata-se de um dos maiores petroleiros do mundo, 300 metros de comprimento, 300 mil toneladas, carregado com 2 milhões de barris de crude. Ao preço que está o barril é só fazer a conta.
Isto pode vir a ter consequências nos preços dos seguros e portanto ainda nos vai sair do bolso nas gasolineiras...
E foi capturado por um bando de piratas com barquitos artesanais e umas quantas armas ligeiras.
Para quem acha que actos como o 11 Setº e outros menores têm por trás grandes e poderosas organizações secretas ocidentais porque não seria possível a pequenos grupos sem grandes meios nem organização serem capazes disso, vê-se bem que para atacar civis desarmados não são precisos grandes meios nem altas filosofias militares.
O Fantasma já deve estar a tratar do assunto.

"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
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MarcoAntonio Escreveu:Celsius Escreveu:Não deixa de serem interessasntes estes fenomenos num Mundo tão cheio de tecnologia.
É que nem GPS ou coisas semelhantes se conseguem evitar estes casos.
O GPS diz-nos o local onde estamos quando somos "assaltados". Não é lá grande ajuda...
lol
Pois, mas tb permite a localização do navio que ainda por cima é enorme.
The market gives; The market takes.
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Sim, passamos apenas a ser vitimas "informadas".
Estes navios provavelmente terão um localizador GPS, de maneira a poderem ser seguidos remotamente?
Bem, mesmo que se saiba onde está não é a mesma coisa que resgatar um navio destes. Imaginem que os piratas em questão ameaçam com o seu afundamento e abertura do casco. Seria um desastre para toda a gente, armador, o fretador do navio, a mercadoria a desaparecer, e um desastre ecologico de grandes proporções...
Pode haver muita tecnologia, mas um punhado de homens destemidos e decididos, ainda vale muito.
Estes navios provavelmente terão um localizador GPS, de maneira a poderem ser seguidos remotamente?
Bem, mesmo que se saiba onde está não é a mesma coisa que resgatar um navio destes. Imaginem que os piratas em questão ameaçam com o seu afundamento e abertura do casco. Seria um desastre para toda a gente, armador, o fretador do navio, a mercadoria a desaparecer, e um desastre ecologico de grandes proporções...
Pode haver muita tecnologia, mas um punhado de homens destemidos e decididos, ainda vale muito.
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Capturados mais três navios
09h42m
Piratas somalis capturaram mais três navios, desde o apresamento, no fim-de-semana, do superpetroleiro saudita "Sirius Star", ancorado desde terça-feira junto de um porto da Somália, disse hoje fonte marítima no Quénia.
Um pesqueiro operado pela Tailândia, um cargueiro com bandeira de Hong-Kong e um barco grego foram capturados ao largo da Somália, no Golfo de Aden, disse à Agência France Presse (AFP) Andrew Mwangura, responsável do braço queniano de um programa de assistência a marinheiros, sedeado na cidade portuária de Mombaça.
Um outro grupo de piratas capturou sábado o Sirius Star, no Oceano Índico.
Os piratas somalis que detêm o superpetroleiro saudita exigem um resgate para libertar o navio e a tripulação, referiu hoje à Al-Jazira um homem apresentado pela televisão do Qatar como um dos piratas.
O cargueiro de Hong Kong, operado por una companhia iraniana, viajava com 25 marinheiros a bordo e o pesqueiro, com bandeira de Kiribati, seguia com 16.
Sábado, o Sirius Star, um super-petroleiro saudita foi capturado mais de 450 milhas náuticas (800 quilómetros) ao sudeste Mombasa (Quénia).
O sequestro deste navio, três vezes maior do que o campo de futebol e três vezes mais pesado do que um porta-aviões, é a operação de pirataria mais espectacular, constituindo um desafio para a força marítima internacional, que deve proteger o tráfego comercial nesta parte do Mundo.
@JNotícias online
09h42m
Piratas somalis capturaram mais três navios, desde o apresamento, no fim-de-semana, do superpetroleiro saudita "Sirius Star", ancorado desde terça-feira junto de um porto da Somália, disse hoje fonte marítima no Quénia.
Um pesqueiro operado pela Tailândia, um cargueiro com bandeira de Hong-Kong e um barco grego foram capturados ao largo da Somália, no Golfo de Aden, disse à Agência France Presse (AFP) Andrew Mwangura, responsável do braço queniano de um programa de assistência a marinheiros, sedeado na cidade portuária de Mombaça.
Um outro grupo de piratas capturou sábado o Sirius Star, no Oceano Índico.
Os piratas somalis que detêm o superpetroleiro saudita exigem um resgate para libertar o navio e a tripulação, referiu hoje à Al-Jazira um homem apresentado pela televisão do Qatar como um dos piratas.
O cargueiro de Hong Kong, operado por una companhia iraniana, viajava com 25 marinheiros a bordo e o pesqueiro, com bandeira de Kiribati, seguia com 16.
Sábado, o Sirius Star, um super-petroleiro saudita foi capturado mais de 450 milhas náuticas (800 quilómetros) ao sudeste Mombasa (Quénia).
O sequestro deste navio, três vezes maior do que o campo de futebol e três vezes mais pesado do que um porta-aviões, é a operação de pirataria mais espectacular, constituindo um desafio para a força marítima internacional, que deve proteger o tráfego comercial nesta parte do Mundo.
@JNotícias online
Celsius Escreveu:Não deixa de serem interessasntes estes fenomenos num Mundo tão cheio de tecnologia.
É que nem GPS ou coisas semelhantes se conseguem evitar estes casos.
O GPS diz-nos o local onde estamos quando somos "assaltados". Não é lá grande ajuda...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pois é incrivel o ressurgimento da pirataria nos ultimos anos, uma prática que se pensava extinta.
Segundo a Reuters, não foi só esse petroleiro saudita que foi capturado, parece que até ontem também já tinha capturado mais um cargueiro grego com cereais, um barco de pesca tailandês e outro navio da bandeira de Hong Kong. A Marinha Indiana destruiu um desses piratas ao largo do golfo de Aden.
Mas é o que acontece quando temos paises em desintegração, que não conseguem dar segurança aos seus próprios cidadões, quanto mais vigiar as suas águas territoriais, criando um vazio, que logo é preenchido por terceiros. E nem a presença de navios de guerra de várias nções teem tido um efeito dissuassor até agora.
Quanto aos custos dos seguros, pois claro que já aumentaram, e bastante. E também parece que algums armadores estão a optar por enviar os seus navios á volta do cabo Horn, contornando África e evitando o canal do Suez, criando ainda mais custos...
Segundo a Reuters, não foi só esse petroleiro saudita que foi capturado, parece que até ontem também já tinha capturado mais um cargueiro grego com cereais, um barco de pesca tailandês e outro navio da bandeira de Hong Kong. A Marinha Indiana destruiu um desses piratas ao largo do golfo de Aden.
Mas é o que acontece quando temos paises em desintegração, que não conseguem dar segurança aos seus próprios cidadões, quanto mais vigiar as suas águas territoriais, criando um vazio, que logo é preenchido por terceiros. E nem a presença de navios de guerra de várias nções teem tido um efeito dissuassor até agora.
Quanto aos custos dos seguros, pois claro que já aumentaram, e bastante. E também parece que algums armadores estão a optar por enviar os seus navios á volta do cabo Horn, contornando África e evitando o canal do Suez, criando ainda mais custos...
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Petroleiro aprisionado por piratas
É estranho ainda ninguém ter falado nisto.
Trata-se de um dos maiores petroleiros do mundo, 300 metros de comprimento, 300 mil toneladas, carregado com 2 milhões de barris de crude. Ao preço que está o barril é só fazer a conta.
Isto pode vir a ter consequências nos preços dos seguros e portanto ainda nos vai sair do bolso nas gasolineiras...
E foi capturado por um bando de piratas com barquitos artesanais e umas quantas armas ligeiras.
Para quem acha que actos como o 11 Setº e outros menores têm por trás grandes e poderosas organizações secretas ocidentais porque não seria possível a pequenos grupos sem grandes meios nem organização serem capazes disso, vê-se bem que para atacar civis desarmados não são precisos grandes meios nem altas filosofias militares.
Trata-se de um dos maiores petroleiros do mundo, 300 metros de comprimento, 300 mil toneladas, carregado com 2 milhões de barris de crude. Ao preço que está o barril é só fazer a conta.
Isto pode vir a ter consequências nos preços dos seguros e portanto ainda nos vai sair do bolso nas gasolineiras...
E foi capturado por um bando de piratas com barquitos artesanais e umas quantas armas ligeiras.
Para quem acha que actos como o 11 Setº e outros menores têm por trás grandes e poderosas organizações secretas ocidentais porque não seria possível a pequenos grupos sem grandes meios nem organização serem capazes disso, vê-se bem que para atacar civis desarmados não são precisos grandes meios nem altas filosofias militares.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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