Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Financial Times" - Teixeira dos Santos pior minis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ranking 2008

por ruizzz » 19/11/2008 14:51

Está-se aqui a falar muito, mas há que validar os criterios avaliadores de desempenho de cada ministro. Para o criterio economico (aquele que é mais relevante a meu ver) foram usados os seguintes criterios:

• Test 1: Public sector balance as a percentage of gross domestic product, 2009 forecast, cyclically-adjusted. Ranked by size of surplus.
• Test 2: Percentage point change in public sector balance since 2004.
• Test 3: Overall tax burden as percentage of GDP, percentage point change 2002-2007
• Test 4: Change in ”tax wedge” or difference between labour costs to employer and net take home pay of employees, 2002-2007
• Test 5: Percentage point change in overall tax rate on dividend income, 2003-2008

Ou seja, avaliou-se a evolucao das contas publicas nos ultimos 4 ou 5 anos e isso não é da responsabilidade directa de um único ministro.

Outra coisa que importa destacar é que a grande luta deste nosso ministro tem sido o défice, o que de certo modo não liberta a economia tanto como gostariamos. Tudo isto é discutivel, mas penso que este ranking serve de alerta aos nossos politicos para o rumo que estão a delinear na economia do país.

Em relacao a descobrir quem é o culpado, se os governantes ou os portugueses, diria que são todos, mas o mais importante não é apontar o dedo, é sim fazer a diferenca e rumar no caminho certo.

ps: não era mal pensado caso os nossos ministros tivessem como acessores ex-ministros de países exemplares.

Registado: 29/11/2007 13:01

por Woodhare » 19/11/2008 12:45

Eu concordo que a responsabilidade é do governo e não apenas do ministro. Mas acho que isto é um bom puxão de orelhas pois muita gente alertou para a superficialidade das reformas, para os efeitos negativos do aumento inicial dos impostos, etc....

O governo continua a negligenciar a reforma do sistema de justiça e continua a negligenciar uma política fiscal adequada ao nível de riqueza do nosso país.

Só vimos meias reformas e agora levam nota mínima do FT, é pena que não tenha sido para todos.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por redhot » 19/11/2008 12:29

marath Escreveu:Os soldados podem ser de elite. Se os oficiais forem péssimos perdem a guerra.

Certo, e se os oficiais forem de elite mas os soldados péssimos também se perde a guerra...

Neste caso cabe ao oficial preparar o soldado para o tornar mais forte.

Mas meu amigo se o soldado não quiser...não há oficial que resista...

Todos têm de ser bons na sua função, senão ninguêm ganha a guerra...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por pedrom » 19/11/2008 12:29

mais_um Escreveu:Eu tinha a ideia que as pessoas que investem na bolsa acompanhavam as noticas, mas aparentemente estou enganado, estão esquecidos dos escandalos de corrupção em Espanha, França e Italia, só para citar alguns?

Um abraço

Normalmente o pessoal acompanha mas a corrupção já está "descontada" nas cotações!!!! Basta ver o que acontece à cotação de uma acção quando o estado mete o bico (para não dizer focinho que é uma palavra feia)!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por mais_um » 19/11/2008 12:25

Eu tinha a ideia que as pessoas que investem na bolsa acompanhavam as noticas, mas aparentemente estou enganado, estão esquecidos dos escandalos de corrupção em Espanha, França e Italia, só para citar alguns?

Um abraço

Registado: 14/11/2008 0:48

por mcarvalho » 19/11/2008 1:10

Em Portugal rema-se sempre contra a corrente a agora cada vez mais nos encontramos perto do precipício.

Cumprimentos a todos.

Presa35[/quote]

já Joao Pinto dizia:

"estábamos à beira do pricipicio mas carago .. demos um passo em frente"

Os políticos começam sem saber o que vão dizer e acabam sem saber o que disseram e o povo diz :
APOIADO

Registado: 17/2/2004 1:38

por Presa36 » 19/11/2008 0:35

Caro mais-um:

Apenas quero realçar o facto de, cada vez mais, o Estado ser um factor de concorrência desleal para com todas as empresas (privadas ou não). Isto porque trabalha "apenas" com um grupo muito restrito de empresas (normalmente ligadas a alguem do aparelho).

No passado também ocorria, mas apercebo-me que agora a vergonha já não conta.

A Espanha esteve a crescer (e de que maneira) no tempo do Sr Aznar. Remou com a corrente e cresceu.

Em Portugal rema-se sempre contra a corrente a agora cada vez mais nos encontramos perto do precipício.

Cumprimentos a todos.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por corvo47 » 19/11/2008 0:23

Não há o mínimo de dúvidas de que as avaliações estão na moda.

Um abraço.

Registado: 14/3/2008 22:39

por marath » 19/11/2008 0:04

redhot Escreveu:Não querendo estar do lado ou contra o ministro em questão, penso que este tipo de avaliação não faz sentido.

A ideia é: "se os indicadores económinos são bons o ministro é bom, caso contrário é mau.". Não faz sentido.

A performance económica do país é da responsabilidade de muita gente: dos portugueses principalmente. Se forem bons, inovadores, dinâmicos com certeza que isso se irá refletir nos indicadores económicos.

Se os portugueses forem preguiçosos, então não há ministro que resista a este tipo de avaliação...

Os soldados podem ser de elite. Se os oficiais forem péssimos perdem a guerra.

Portugal tem sido assim durante os ultimos 865 anos. O povo é de qualidade, prova-o cá e no estrangeiro, os lideres não prestam. Aliás o principal problema do país é a liderança, quer politica, quer empresarial.

O bom empresário é aquele que engana o Estado, o bom politico é aquele que engana o povo. É assim que o país tem vivido. E volto ao mais básico dos nossos problemas actuais. Como é que uma pessoa que não tem vergonha de omitir factos da sua vida académica em proveito próprio pode ter valores morais para liderar? A questão não é menor e é o espelho do País. Anda metade a enganar a outra metade e não há cidadania, nem particiapação. É a Republica das Bananas. Aliás, ainda pergunto, porque é que isto é uma Republica???

A única culpa que atribuo ao povo é a não partipação na vida partidária. Invadindo os partidos com ideias, discussão, debate, e elegendo os melhores dentro do partido para representar os nossos valores nas eleições.

De tudo o resto a culpa é dos reis, dos ditadores,e agora dos Politicos que vamos tendo.

Registado: 22/9/2007 13:24

por mais_um » 18/11/2008 21:33

Presa35 Escreveu:
mais_um Escreveu:Só posso julgar pelos resultados economicos/finaceiros do país e nesse caso comparando com os outros paises que tem economias mais fortes que a nossa, verifico que estão cheio de problemas que nós não temos e se temos, os nossos são bem menos graves. :roll:

Já agora, alguém sabe se existe um ranking de paises, ordenado pelo nivel da economia paralela? Provavelmente deveremos ser o pais europeu mais bem posicionado, ou seja aquele onde mais se foge aos impostos.

Um abraço a todos :wink:

Quanto ao 1º parágrafo, acho que deves estar fora do país ou mesmo no espaço para concluires que não temos problemas ou são menos graves.

Quanto ao 2º, acrescentaria que este deve ser também o país onde muitas instituições (do Estado)fazem grandes adjudicações por ajuste directo :idea: , sem concurso público. E quando fazem concurso, se este não agrada ou é contestado, anula-se.

Presa35

Eu não disse que não tinhamos problemas o que eu disse é que há paises que tem problemas que nós não temos, a Islandia, a Hungria , a Ucrania entre outros, estão a receber dinheiro do FMI. Quantos bancos no Reino Unido foram nacionalizados? Na alemanha quantos bancos tiveram que levar injecções de dinheiro? (não estou a falar de garantias bancarias) Quantas pessoas na irlanda e reino unido vivem do equivalente ao nosso rendimento minimo garantido?
Compara a taxa de desemprego em Espanha com a nossa e já agora diz-me qual destes paises todos que eu referi teve que recuperar do defice orçamental que nós tivemos?

Trabalhei muito tempo com o estado, em concursos publicos, há regras claras sobre o que pode ser feito por ajuste directo ou não, por exemplo o TGV não pode ser feito por ajuste directo. Acontece é que por vezes o caderno de encargos já está armadilhado para favorecer alguém, mas é o que temos, não é por acaso que a corrupção vai aumentando à medida que chegamos ao sul da europa...deve ser do clima.. :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço

por Presa36 » 18/11/2008 20:42

mais_um Escreveu:Só posso julgar pelos resultados economicos/finaceiros do país e nesse caso comparando com os outros paises que tem economias mais fortes que a nossa, verifico que estão cheio de problemas que nós não temos e se temos, os nossos são bem menos graves. :roll:

Já agora, alguém sabe se existe um ranking de paises, ordenado pelo nivel da economia paralela? Provavelmente deveremos ser o pais europeu mais bem posicionado, ou seja aquele onde mais se foge aos impostos.

Quanto ao 1º parágrafo, acho que deves estar fora do país ou mesmo no espaço para concluires que não temos problemas ou são menos graves.

Quanto ao 2º, acrescentaria que este deve ser também o país onde muitas instituições (do Estado)fazem grandes adjudicações por ajuste directo :idea: , sem concurso público. E quando fazem concurso, se este não agrada ou é contestado, anula-se.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por mais_um » 18/11/2008 16:32

Boas!

Antes de mais penso que este topico devia estar classifcado como OFF. :?

Em relação ao ranking apresentado, não faz qualquer sentido fazer este tipo de avaliação já que apenas refecte a opinião de quem o faz, até podem colocar a questão a votação, mas se o Salazar pudesse ser votado, provavelmente ganhava. :roll:

Só posso julgar pelos resultados economicos/finaceiros do país e nesse caso comparando com os outros paises que tem economias mais fortes que a nossa, verifico que estão cheio de problemas que nós não temos e se temos, os nossos são bem menos graves. :roll:

Independentemente se é merito dele ou não, é ele que tem que dar a cara já que é o responsavel maximo pela pasta, assim se estivesse a correr mal a culpa era dele, como está a correr menos mal, parece-me que é justo ele ter esse mérito.

Sobre os problemas que temos no nosso país, já que o tema foi referido, a culpa é dos portugueses ou do povo, como queiram, são eles que escolhem os governantes (vide Isaltino, Fatima Felgueiras e Valentim Loureiro). "Nós" gostamos e damos valor ao chico-esperto, por isso é que apesar de sermos o pais da ex-europa ocidental com o PIB mais baixo per capita, nos indices de bens não essencias(automoveis, 2ªas habitação, telemoveis, restaurante e bares,etc) estamos à frente dos paises mais ricos e que estão no topo da lista do indice de desenvolvimento humano.

por canguru » 18/11/2008 16:30

redhot Escreveu:
canguru Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Ministro: Teixeira dos Santos
País: Portugal
Economia: 17
Política: 19
Estabilidade: 11
Classificação média: 16,4

Política 19 numa escala em que o pior é 20?
Finalmente temos contenção orçamental, não estamos em recessão, e o tipo tem 19???

Enfim, faça-se a vontade à Pata e importe-se o Mr. Katainen (Finlândia) para ver se para o ano ganhamos no rankting do FT!

Se não injectares a mentalidade filandesa nos portugueses irias ficar na mesma...

Nem mais! Faço-te a pergunta ao contrário: Quanto tempo achas que o Mr. Katainen se aguentava cá? :lol:

Registado: 6/4/2008 22:41

por pedrom » 18/11/2008 16:25

Ainda bem que só começaram a fazer comparações agora quando no fundo, pois a partir da agora o ministro só pode melhorar em relação aos outros!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Se forem comparar os outros ministros (inclusivé o "ministro magalhães") de certeza que devem estar no mesmo nivel, enfim estamos no bom caminho pois temos um governo homogeneo!!! :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por redhot » 18/11/2008 16:19

Bocciardi Escreveu:Redhot, até agora concordei em tudo o que vens a dizer, não percebi muito bem o porque de ser uma vigarice pessoas licenciadas com formação diferente não poderem estar à frente de grandes empresas e organizações. E porque é que, por exemplo, o Sr. Nabeiro, que não é licenciado, não pode ser o CEO da Delta, tendo excelentes resultados a nível financeiro e de RH?

Não me referi a muitos empresários (como o Nabeiro) que venceram na vida através da iniciativa deles. Ainda bem para eles.

Referi-me a um caso específico: Tecnologias de informação.

Afirmei que há muitos directores de departamentos de tecnologias de informação em grandes empresas (organismos públicos até) que não têm qualificação adequada para a função.

São licenciados em história, em química ou noutra coisa qualquer que nada têm a ver.

Para essas funções onde a capacidade técnica é fundamental para prestar um bom serviço, é necessário alguém qualificado (nas áreas de informática, electrónica e computadores).

Em certos casos está-se a incorrer em crimes de burla e usurpação de poderes.

Aí à uns dias apareceu uma notícia de um falso médico psiquiatra que exercia à 20 anos. E não tinha estudado.

Na Engenharia Civil é a mesma coisa: Para se construir uma ponte ou um prédio é necessário altas qualificações em Eng.Civil. Temos de ter a garantia que a ponte ou o prédio não caiem.

Pela mesma ordem de ideias, na Eng.Informática é necessário ter-se qualificação. O comércio electrónico, sites de homebanking e outros serviços aplicacionais exigem técnicos (e directores) qualificados. Pois há muitas questões de segurança em jogo.

Só isso.
Editado pela última vez por redhot em 18/11/2008 18:15, num total de 2 vezes.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

por redhot » 18/11/2008 16:10

canguru Escreveu:

Finalmente temos contenção orçamental, não estamos em recessão, e o tipo tem 19???

Enfim, faça-se a vontade à Pata e importe-se o Mr. Katainen (Finlândia) para ver se para o ano ganhamos no rankting do FT!

Se não injectares a mentalidade filandesa nos portugueses irias ficar na mesma...
Monkey Trader

por Bocciardi » 18/11/2008 16:10

Redhot
Piores são aqueles que estão em lugares de chefia em grandes empresas e não estudaram. Tens casos de directores de grandes empresas de tecnologia de informação que são licenciados em História, ou química...São-no por vigarice. É a única forma de ganharem um ordenado acima da média. Caso contrário só podiam ser professores.

Redhot, até agora concordei em tudo o que vens a dizer, não percebi muito bem o porque de ser uma vigarice pessoas licenciadas com formação diferente não poderem estar à frente de grandes empresas e organizações. E porque é que, por exemplo, o Sr. Nabeiro, que não é licenciado, não pode ser o CEO da Delta, tendo excelentes resultados a nível financeiro e de RH?

Tenho uma opinião que a Universidade nos ensina a pensar e desenvolver raciocínio, muito do que se aprende por lá, nem sempre tem utilidade prática nas nossas vidas profissionais, por isso não sei porque um licenciado em história ou química não pode estar à frente de uma organização.

Grande parte dos traders e pivate bankers mundiais são de formações como as que referiste, as próprias empresas preferem alguem sem vícios (nestas áreas, como o pessoal de gestão, matemática e economia) que pode ir para além do "normal", ter um flexibilidade mental que visa a creatividade e, muitas vezes, melhores resultados.

Registado: 17/1/2008 17:15

por canguru » 18/11/2008 16:05

Registado: 6/4/2008 22:41

Re: Redhot

por Bullet23 » 18/11/2008 16:03

Bom ao menos o homem tirou uma licenciatura. E antes tinha uma bacharelato. Não têm o título prodissional de "Eng." pois esse é atribuído pela ordem e a licenciatura dele não está acreditada na ordem. Feitas as contas não é dos piores. Infelizmente para ele a universidade foi fechada...

Piores são aqueles que estão em lugares de chefia em grandes empresas e não estudaram. Tens casos de directores de grandes empresas de tecnologia de informação que são licenciados em História...São-no por vigarice. É a única forma de ganharem um ordenado acima da média. Caso contrário só podiam ser professores.

Isso é que é grave.[/quote]

Já estou mais de acordo contigo, contudo em relação ao Tuga acho que estás com um sentido depreciativo. Quando o Tuga tem que emigrar mostra lá fora como se trabalha. E quanto aos estudos o Tuga não é menos que os outros comparsas da UE. Apenas não tivemos as condições que os outros tiveram.
Mas temos que ter.

Cumprimentos Redhot e apesar de discordarmos em muitos assuntos gostei de trocar uns murros contigo.

Registado: 27/5/2008 12:02

Re: Redhot

por redhot » 18/11/2008 15:51

Bullet23 Escreveu:Então dizes que o estado tem um peso excessivo na economia e anda a privatizar Bancos? Ainda mais quer.

Exacto, deviam ter deixado o banco falir e prender os criminosos que fizeram contabilidade paralela.

Bullet23 Escreveu:Só é analfabeto quem quer - Isso é fácil de dizer. E aqueles que têm que deixar os estudos para ganhar comerem? E dinheiro para pagar as propinas? Falar é fácil.

Isso era antigamente, no tempo dos meus pais. Agora não. Agora tens os pais da classe média a incentivarem os filhos a estudar, mas estes só querem ir para a borga e para o surf. Vivem pendurados nos papás que lhes pagam o carrinho a crédito as férias e outras coisas...

Esta estou totalmente de acordo, a começar pelo primeiro ministro, eu para tirar me licenciar tive que estudar! :cry:

Bom ao menos o homem tirou uma licenciatura. E antes tinha uma bacharelato. Não têm o título prodissional de "Eng." pois esse é atribuído pela ordem e a licenciatura dele não está acreditada na ordem. Feitas as contas não é dos piores. Infelizmente para ele a universidade foi fechada...

Piores são aqueles que estão em lugares de chefia em grandes empresas e não estudaram. Tens casos de directores de grandes empresas de tecnologia de informação que são licenciados em História, ou química...São-no por vigarice. É a única forma de ganharem um ordenado acima da média. Caso contrário só podiam ser professores.

Isso é que é grave.
Monkey Trader

Redhot

por Bullet23 » 18/11/2008 15:40

Quanto às horas de trabalho que o Tuga passa no trabalho, isso como sabes vem em linha de conta com a produtividade como sabes - promessa o CHOQUE TECNOLÓGICO- Nota negativa.

Então dizes que o estado tem um peso excessivo na economia e anda a privatizar Bancos? Ainda mais quer.-Nota negativa

Justiça (BPN e não só) alguém vai ser responsabilizado? Injustiça- Nota negativa

Por falar em Prozac- as empresas farmacêuticas ameaçam depedir trabalhadores para se manterem lucrativas.- Nota negativa

Só é analfabeto quem quer - Isso é fácil de dizer. E aqueles que têm que deixar os estudos para ganhar comerem? E dinheiro para pagar as propinas? Falar é fácil.

É a cultura do "espertinho" típica em países latinos. Quer-se ter dinheiro e poder, mas não se quer estudar nem trabalhar... Esta estou totalmente de acordo, a começar pelo primeiro ministro, eu para tirar me licenciar tive que estudar! :cry:

Cumprimentos

Re: Caro Redhot

por redhot » 18/11/2008 15:22

Bullet23 Escreveu:Agora, incrivelmente, estamos na era da culpabilização do Povo e da desresponsabilização dos Governantes.

Não foi isso que disse. TODOS são responsáveis. Do "General" ao "Soldadinho".

Bullet23 Escreveu:Mas então o que poderá o Povo fazer se é dos que mais horas trabalha na UE?

Estar no emprego mais horas não é sinónimo de trabalhar. Muitos deles em vez de trabalharem passam o dia a postar coisas em foruns por exemplo...

Horas no emprego não é sinónimo de eficiência nem de produtividade. É sinónimo de resistência...

Tenho amigos alemães que entram às 9 e saiem às 16:30. E produzem com certeza mais do que muitos que saiem às 20:00 só para o "chefe ver", mas na prática não fizeram NADA de produtivo.

Bullet23 Escreveu:Será que a burocracia do estado, a sua ineficiência, a sua inoperância, a sua injustiça, não influencia nada?

Não é só os estado que é burocrata. O privado também. E nos últimos anos o estado têm alimentado muitas empresas privadas que sem o estado faliam...O estado em Portugal têm um peso de mais de 50% nos negócios privados. É muito...Anda tudo a reboque do estado (construtoras, banca, serviços, etc.). A pedir subsídios, crédito para apoio às PME's. QREN, PROPAC e PROZAC é o que toda a gente quer...

Bullet23 Escreveu:Será justo culpabilizar o Povo quando a taxa de analfabetismo é das maiores na UE?

Com a quantidade de escolas e universidades que existem hoje em Portugal, só é analfabeto quem quer. E só não é doutor quem não quer, não têm capacidade ou é preguiçoso...Por isso é culpa nossa e não própriamente dos sucessivos governos.

Bullet23 Escreveu:Será justo culpar o Povo por termos um País dos mais corruptos da UE?
Será justo a impunidade?
Efim...

É a cultura do "espertinho" típica em países latinos. Quer-se ter dinheiro e poder, mas não se quer estudar nem trabalhar...
Monkey Trader

Goole transit

por Bullet23 » 18/11/2008 15:12

Sim agora com o google transit os portugueses já estão muito melhor assim sim. :P

Cumprimentos

mas em contrapartida...

por mcarvalho » 18/11/2008 14:41

Lisboa é a segunda capital europeia com Google Transit

18/11/2008

Os portugueses já poderão ir ao Google para obter a informação de qual a melhor forma de deslocação em Lisboa em transportes públicos, um serviço disponibilizado pelo Google Transit. A capital portuguesa é a segunda cidade europeia a receber este serviço a seguir a Viena.

A Google Portugal anunciou hoje dois serviços já em portugues. O Google Maps e o Google Transit para Lisboa.

O Google Transit foi desenvolvido em parceria com o Metro e a Carris, onde é disponibilizada toda a informação correspondente aos transportes públicos da capital, a sua localização, tempo de viagem até ao preço do bilhete.

“É obvio que queremos mais cidades, agora depende dos parceiros”, adiantou Inês Gonçalves, responsável de marketing da Google Portugal.

Inês Gonçalves, responsável de marketing da Google Portugal, detalhou, em conferência de imprensa, que “o Google Maps não é só colocar um mapa online é obter uma localização onde é entendido a linguagem, com conteúdos locais”.

As empresas poderão ainda anunciar gratuitamente no Google Maps através de um Centro de Empresas Locais, um serviço que está disponível na versão beta www.google.pt/map ou no telemóvel através de www.google.pt/gmm.

O Google passa agora também a disponibilizar o API que irá ajudar os programadores, webmaster e designers a incorporarem as funcionalidades do Google Maps nos seus sites.

Paulo Barreto, director geral da Google Portugal, diz que “desde há um ano que estamos presentes directamente em Portugal que tem sido a nossa prioridade adaptar os produtos para português”.

O Google já tem serviços como o correio electrónico, gmail, como o iGoogle, a página completamente personalizada, em português.

Comentário

até no teste de medicamentos e produtos perigosos havemos de ser os primeiros.. senão..

abraço
mcarvalho

por mcarvalho » 18/11/2008 13:57

bullet

e a pouco e pouco...

quantos portugueses, Portuguese é que ainda cá estão?

e com que indicadores é que se deve avaliar o responsável pelas finanças?

e se são maus o que é que ele fez para inverter a situação?

e se calhar a culpa é dos avaliadores :?

abraço

mcarvalho

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, rg7803, Shimazaki_2, Xãd e 151 visitantes