Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Balanço do meu 1º mês na Bolsa (actualizado para o 3º)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 16/11/2008 13:53

mais_um Escreveu:
Adrox Escreveu:Eu não costumo dar conselhos de investimentos sobre o que comprar, mas neste caso abro uma excepção:

Investe 25€ no livro Ganhar em Bolsa do Fernando Braga de Matos :)

Cumprimentos.

Agradeço a dica, mas será que não aprendo mais lendo os posts deste forum? :wink:

Para quem começa e está com uma situação financeira estável já estás armado em forreta :)

Aqui lês muita coisa mas a leitura do livro dá-te um conhecimento base e organizado sobre o mundo da bolsa que dificilmente consigas obter aqui no espaço de tempo que demorarás a ler o livro... presumindo eu que consegues ler pelo menos umas 4 ou 5 páginas por dia :)

Já agora, não me queres arranjar um desses drédito à habitação?! :mrgreen:

abraço, boa sorte e bem vindo!

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 16/11/2008 12:43

Obrigado a todos pelas dicas e boas vindas, tenho aprendido muito por aqui.

Efectivamente a minha ideia inicial é só a bolsa nacional e mesmo esta, só 3 ou 4 empresas é que reunem os requisitos que eu considero apropriados (para o medio/longo prazo)

EDP, PT, JM

Resta esperar pelo melhor momento para entrar, já entrei na JM, com um preço medio de 4,2 (4,78 e 3,6). Podia ter entrado melhor mas a inexperincia faz destas coisas.

Em relação à EDP já entrei e ja sai para realizar mais valias isto porque penso que o mercado vai oscilar, pelo menos até à tomada de posse do Obama, penso que é possivel comprar mais baixo, quer a PT, quer a EDP.

O BCP poderá ser interessante, resta adivinhar quando vão chegar ao fundo.

Outra que considero interessante é a Iberdrola Renovaveis, (IBEX) , penso que no longo prazo será uma boa aposta.

Já fiz mais valias com a Galp e com a EDPR e gostava de resolver 2 "lapsos" que cometi no inicio, a SonaeCom e a Semapa, nestas 2 estou a perder 6,4% e não são posições que eu queira manter, assumo as perdas ou será que vão recuperar? No caso da EDP e PT desceram provavelmnte assumo as perdas para ter mais liquidez para entrar na EDP e PT, senão espero.

Boa semana a todos

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 16/11/2008 11:58

Adrox Escreveu:Eu não costumo dar conselhos de investimentos sobre o que comprar, mas neste caso abro uma excepção:

Cumprimentos.

Agradeço a dica, mas será que não aprendo mais lendo os posts deste forum? :wink:

por mquinaz » 16/11/2008 1:11

Bem vindo.
Subscrevo o que o resto do pessoal disse.

Quanto ao "ganhar em bolsa", e porque estamos em tempos de crise, consegues o dito cujo, atravez da "mula das orelhas peludas" :mrgreen:

Lê bué, simula negócios. Define uma estratégia, testa-a e se achas que obtens bons resultados cumpre-a a risca. Se não está boa, afina-a.
Não entres longo só porque parece que está barato, porque sem te aperceberes pode estar carissimo...
Protege o teu capital, usa stops, e assume perdas se tiver de ser. Aqui ganha-se e perde-se...

Ó pra mim a dar conselhos... :mrgreen: :mrgreen: Nunca imaginei isto...

Se olhas para o mercado nacional, vê o tópico do ulisses sobre o psi

http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... sc&start=0

Lê o que este senhor diz. Pode parecer k7, daquelas repetitivas, mas não é. :wink:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

Re: Apresentação

por Thunder » 15/11/2008 17:22

mais_um Escreveu:
Assim, iniciei-me nas compras no dia 20 de Outubro, depois de algumas compras percebi que tinha cometido alguns erros que não sendo graves, fizeram-me procurar alguma informação extra e vim parar aqui.

Olá Alexandre :)

Em primeiro lugar bem-vindo :)

Em boa hora vieste cá parar.... aposto que vais gostar e encontrar informações úteis.

Pelo que pude perceber estas a comprar acções para o médio/longo prazo, certo? Apenas queria alertar para o momento bolsista actual e o facto de ter caído bastante não significa que não possa cair ainda mais.

Espero sinceramente que sejas bem sucedido e que no final obtenhas os teus objectivos :)

Um abraço e aproveita o caldeirão 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

por Adrox » 15/11/2008 16:26

Eu não costumo dar conselhos de investimentos sobre o que comprar, mas neste caso abro uma excepção:

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por Pata-Hari » 15/11/2008 10:29

Olá Alexandre!

Bem-vindo ao fórum e aos mercados!

Cá estaremos para te acompanhar e para partilhar contigo as nossas experiências. Vais ver que te começarás rapidamente a identificar com as nossas alegrias e desaires, hehe.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Balanço do meu 1º mês na Bolsa (actualizado para o 3º)

por mais_um » 15/11/2008 4:27

Boas!

Após ponderar bem os prós e contras, tendo em conta o momento actual das bolsas, decidi começar a "investir" na bolsa, quando pedi a opinião à minha mulher ela ia tendo um ataque! Depois de explicar-lhe os muitos "prós" e os poucos "contras" (armei-me em Cristóvão Colombo quando foi convencer os Reis Católicos a financiarem a viagem dele) :lol:

Assim, os prós são: tenho uma vida financeira estável, a única divida é a da casa, tenho rendimentos acima da media que permitem sem esforço poupar dinheiro todos os meses, no entanto como trabalho num banco (na área das TI) tenho o empréstimo à habitação a uma taxa que até tenho vergonha de dizer, o que faz com que o dinheiro num deposito a prazo renda mais do que eu pago de juros assim não compensa amortizar o empréstimo.

Aproveitando este momento da bolsa, decidi utilizar cerca de 50% das minhas poupanças para "investir" na bolsa já que estavam reunidos todos os requisitos que na minha opinião eram essenciais para tomar esta decisão, nomeadamente:
-Não utilizar dinheiro emprestado
-Um crash bolsista que colocasse as acções a preços "simpáticos"
-Não ter perspectivas de precisar do dinheiro a investir no curto/médio prazo
-ter dinheiro disponível para um emergência, sem precisar de ir a correr vender as acções
-Aconteça o que acontecer na bolsa, não fico rico mas também não fico pobre

A minha perspectiva de investidor era a de médio/longo prazo, já que não preciso do dinheiro. Tendo em conta o histórico da bolsa, comprando acções de empresas sólidas, mais subida, menos descida conseguiria sem grandes riscos um rendimento superior ao de um depósito a prazo.

Assim, iniciei-me nas compras no dia 20 de Outubro, depois de algumas compras percebi que tinha cometido alguns erros que não sendo graves, fizeram-me procurar alguma informação extra e vim parar aqui.

Após 24 dias de negócios, tenho uma carteira a desvalorizar cerca de 5,4% onde investi 73% dos meus recursos disponibilizados para este "investimento", os restantes 27% estão em cash, mas já permitiram render cerca de 3,9% do total da carteira e também se encontram em cash, ou seja se agora vendesse todas as acções, tinha um lucro marginal de 0,3%.

Com os negócios a decorrer apercebi-me que poderia ganhar dinheiro para o "almoço" todos os dias, assim mudei o meu objectivo, pelo menos com parte dos recursos, é para investir numa perspectiva a médio/longo prazo, a outra parte para o curto prazo.

A ideia é chegar ao fim de cada ano, ter o rendimento como se tivesse o dinheiro num depósito a prazo, o resto é extra para as extravagâncias. Até agora não me tenho dado mal, mas podia estar melhor, se tenho vendido tudo antes das eleições no EUA, estava agora com um ganho global de perto de 8%, era o que eu inicialmente pensei em fazer, só que mudei de opinião e acabei por não vender, mais uma lição.

Um abraço para todos e obrigado pelas vossas dicas.

Alexandre Santos
Editado pela última vez por mais_um em 31/1/2009 2:11, num total de 3 vezes.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 70 visitantes