Dúvida - CFD's
12 mensagens
|Página 1 de 1
Um exemplo:
queres comprar 10.000 CFD de uma acção com cotação 1€ e alavancagem de x10, necessitas de 1000€ de margem...
- se a cotação subir 0,20€ ganhas 10.000 x 0,20 = 2.000€
- se descer 0,15€ perdes 10.000 x 0,15 = 1.500€
- se descer 50% perdes 10.000 x 0,50 = 5.000€
é assim que eu costumo fazer as contas...
Os CFD's permitem os mesmos stops das acções
PS: ajuntar a isso tens que juntar os juros pagos/recebidos e o spread.
Um abraço
queres comprar 10.000 CFD de uma acção com cotação 1€ e alavancagem de x10, necessitas de 1000€ de margem...
- se a cotação subir 0,20€ ganhas 10.000 x 0,20 = 2.000€
- se descer 0,15€ perdes 10.000 x 0,15 = 1.500€
- se descer 50% perdes 10.000 x 0,50 = 5.000€
é assim que eu costumo fazer as contas...
Os CFD's permitem os mesmos stops das acções
PS: ajuntar a isso tens que juntar os juros pagos/recebidos e o spread.
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
mquinaz Escreveu:Isto quer dizer o quê? Corro o risco de perder o quê?
Se a minha perda atingir os 1000 usd, ou seja o valor da margem, não perco mais nada?
Estás em risco de perder até todo o teu saldo e eventualmente mais além (não é os 1000 USD).
O que podes perder depende de uma data de factores, o que aconteceu no activo (por exemplo, em caso de gaps e de sobrealavancagem pode-se perder tudo o que se tem na conta e mais ainda), da dimensão da posição e do saldo total, etc.
Os 1000USD é o que fica reservado para essa posição e portanto continuas (em principio, a não ser que fossem os ultimos usd disponiveis no teu saldo da conta margem) com capital disponivel para abrir mais posições. Não é o limite da tua perda nem tão pouco o dinheiro que investiste. É antes a margem reservada para essa posição...
Nota que a margem entretanto variará com a evolução da posição. Quando digo que é a margem reservada, isso é no momento que abres a posição. Depois continua a ser recalculado em tempo real.
Como "sistema de protecção" existem os margin-calls, quando ficas sobrealavancado, a partir de certo ponto começas a receber alertas e se não reduzires posições acabarão por ser fechadas. Isto não acontece a nível individual mas a nível global por isso, se por exemplo tiveres 50 mil usd, abrires a tal posição com muita alavancagem, podes perder dezenas de milhares de dolars até tu resolveres fechar a posição ou teres levado com um margin call. Contudo, se tiveres mais posições abertas (a reservar mais margem) isso já tenderá a acontecer mais cedo.
Desculpa se pode ter ficado meio confuso, mas é assim como estou a explicar e é difícil responder-te de forma mais simples/sintética dado que o mecanismo da conta-margem é mesmo assim, não é algo propriamente simples.
Com alguns exemplos práticos penso que acabarás por entender com relativa facilidade...
mquinaz Escreveu:Já que falo de riscos, posso usar stops em cfd's estando curto, conforme uso nas acções, estando longo?
Podes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Olá mquinaz
Olá mquinaz
Tens que pensar nos seguintes termos:
Tens controle sobre uma posição de 10 mil USD. Se o índice (por exemplo) variar 5% contra ti vão ao ar 500 USD. A tua perca será de 500 USD.
A margem é apenas uma "garantia". Não é como em opções ou warrants em que funcionaria como limite das tuas perdas.
Se fores alargando stops e o suposto índice perder 20%, 2 mil USD será o valor da tua perda.
Logo é bastante simples:
1 - Ter em mente o valor total da exposição.
2 - Saber o impacto que a variação x do activo vai provocar na exposição total (valor y)
3 - Calcular o impacto que a variação potencial (valor y) vai causar na nossa carteira.
4 - Colocar stops na zona adequada a nossa gestão de risco
Sem problemas, podes e deves colocar stops em posições curtas.
Um abraço e bom fim de semana

mquinaz Escreveu:
Imaginemos que faço uma negociata mais ou menos assim » vendo 1000 CFD's a 10 usd ou seja 10000 usd por exemplo, e na plataforma aparece como margem 1000 usd. Pelo que entendo disto, estou a usar apenas 1000 dolarezitos do meu dinheiro, e a alacancar 10X, ou seja a minha margem neste caso é 10% Correcto?
Isto quer dizer o quê? Corro o risco de perder o quê?
Se a minha perda atingir os 1000 usd, ou seja o valor da margem, não perco mais nada?
Olá mquinaz

Tens que pensar nos seguintes termos:
Tens controle sobre uma posição de 10 mil USD. Se o índice (por exemplo) variar 5% contra ti vão ao ar 500 USD. A tua perca será de 500 USD.
A margem é apenas uma "garantia". Não é como em opções ou warrants em que funcionaria como limite das tuas perdas.
Se fores alargando stops e o suposto índice perder 20%, 2 mil USD será o valor da tua perda.
Logo é bastante simples:
1 - Ter em mente o valor total da exposição.
2 - Saber o impacto que a variação x do activo vai provocar na exposição total (valor y)
3 - Calcular o impacto que a variação potencial (valor y) vai causar na nossa carteira.
4 - Colocar stops na zona adequada a nossa gestão de risco
mquinaz Escreveu:
Já que falo de riscos, posso usar stops em cfd's estando curto, conforme uso nas acções, estando longo?
Sem problemas, podes e deves colocar stops em posições curtas.
Um abraço e bom fim de semana

Editado pela última vez por Thunder em 15/11/2008 22:44, num total de 1 vez.
salvadorveiga Escreveu:se estás 10% de margem e alavancado 10x's qualquer movimento de 10% no activo ou dobras o teu dinheiro ou perdes todo o teu capital...
O problema e' que nas plataformas muitas vezes deixam a margem ir alem dos 100%. nao sei qual e' o limite mas ja vi margens de 140% logo se fores stopado ai, vais ter que pagar o excedente...
A margem máxima é 150%. Infelizmente já fui apanhado num short squeeze e sofri na pele o que é ser stopado por falta de margem.
Mquinaz,
Podes perder tudo o que tens em conta e ainda ficares a dever à corretora se, por exemplo, a cotação abrir em gap up e o preço de encerramento forçado não chegar para pagares a tua dívida.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
se estás 10% de margem e alavancado 10x's qualquer movimento de 10% no activo ou dobras o teu dinheiro ou perdes todo o teu capital...
O problema e' que nas plataformas muitas vezes deixam a margem ir alem dos 100%. nao sei qual e' o limite mas ja vi margens de 140% logo se fores stopado ai, vais ter que pagar o excedente...
Boas noites, coloquei várias questões acerca de cfd's no tópico "questões de iniciação", mas acho que estão melhor neste tópico. Passo a repetir.
Por estes dias, tenho estado numa de estudo sobre cfd's, que segundo tenho lido são bons instrumentos para estar curto em acções e indices. No entanto ainda não consegui entender bem as questões relacionadas com margens e alavancagens e os seus riscos.
Imaginemos que faço uma negociata mais ou menos assim » vendo 1000 CFD's a 10 usd ou seja 10000 usd por exemplo, e na plataforma aparece como margem 1000 usd. Pelo que entendo disto, estou a usar apenas 1000 dolarezitos do meu dinheiro, e a alacancar 10X, ou seja a minha margem neste caso é 10% Correcto?
Já que falo de riscos, posso usar stops em cfd's estando curto, conforme uso nas acções, estando longo?
É pá desculpem lá tanta pergunta, mas eu não sou como o outro que não tinha dúvidas e raramente se enganava
Por estes dias, tenho estado numa de estudo sobre cfd's, que segundo tenho lido são bons instrumentos para estar curto em acções e indices. No entanto ainda não consegui entender bem as questões relacionadas com margens e alavancagens e os seus riscos.
É pá desculpem lá tanta pergunta, mas eu não sou como o outro que não tinha dúvidas e raramente se enganava
A resposta é óbvia e tu mesmo a deste: compras em USD (cambio no momento da compra) e vendes em USD (cambio no momento da venda).
Nao eskecer que o cambio usado pode nao ter nada que ver com o preco que o Eur/USD esteja a transacionar. Acredito que possa ser um cambio do proprio banco, que como sabes é-lhes sempre favorável quer na compra como na venda.
Quando compras nos EUA, estás a comprar em USD.
A resposta é óbvia e tu mesmo a deste: compras em USD (cambio no momento da compra) e vendes em USD (cambio no momento da venda).
Nao eskecer que o cambio usado pode nao ter nada que ver com o preco que o Eur/USD esteja a transacionar. Acredito que possa ser um cambio do proprio banco, que como sabes é-lhes sempre favorável quer na compra como na venda.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Dúvida - CFD's
Bons dias
Gostaria que alguem me esclarecesse a seguinte dúvida:
- Aquando a compra de CFD's, sobre acções cotadas nos States, como é apurado o valor da mais ou menos valia, em euros?
O apuramento é feito convertendo, para euros, apenas o diferencial das mais valias em USD, com base no câmbio em vigor? ou,
O valor é apurado considerando a totalidade dos titulos vendidos (no caso de ser um short) aplicada a taxa de câmbio em vigor no momento da venda e posteriormente voltando a aplicar a taxa de câmbio em vigor no momento da compra?
Espero ter sido suficientemente claro relativamente à minha duvida e desde já agradeço os vossos esclarecimentos
Gostaria que alguem me esclarecesse a seguinte dúvida:
- Aquando a compra de CFD's, sobre acções cotadas nos States, como é apurado o valor da mais ou menos valia, em euros?
O apuramento é feito convertendo, para euros, apenas o diferencial das mais valias em USD, com base no câmbio em vigor? ou,
O valor é apurado considerando a totalidade dos titulos vendidos (no caso de ser um short) aplicada a taxa de câmbio em vigor no momento da venda e posteriormente voltando a aplicar a taxa de câmbio em vigor no momento da compra?
Espero ter sido suficientemente claro relativamente à minha duvida e desde já agradeço os vossos esclarecimentos
- Registado: 9/12/2007 12:36
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2, smog63 e 103 visitantes