FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Re: Qual a melhor plataforma para um iniciado?
Micatos Escreveu:Boas.
Gostaria de conhecer algumas opiniões relativamente a qual a melhor correctora/banco a utilizar por um iniciado nestas coisas.Tenho conta BCP mas pelo que vejo é dos mais caros e cobram comissoes por guardar os titulos várias vezes por ano.
Peço antecipadamente desculpa pelo nivel básico da questão.
Cumprimentos
Olá Micatos. Antes de mais, bem-vindo ao Caldeirão. Não te preocupes com o nível da questão, o que é básico para uns é complexo para outros. Isso aqui é mais que normal

Esse tema tem sido bastante debatido por aqui, a conclusão a que se chega depende bastante do estilo de negociação de cada um. Aconselho-te a passares por este tópico e tirares as tuas próprias conclusões. http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=58256&start=0
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Qual a melhor plataforma para um iniciado?
Boas.
Gostaria de conhecer algumas opiniões relativamente a qual a melhor correctora/banco a utilizar por um iniciado nestas coisas.Tenho conta BCP mas pelo que vejo é dos mais caros e cobram comissoes por guardar os titulos várias vezes por ano.
Cumprimentos
Cumprimentos
Sim, sim. É aplicado um spread (a tal taxa fixa) e portanto depende dos valores dos juros e do spread...
O que eu disse era uma generalização (por vezes as pessoas julgam que é o inverso do que eu descrevi e era para esclarecer isso).
Mas tal como referes, não é seguro que se recebam juros (já pagar, paga-se sempre).
O que eu disse era uma generalização (por vezes as pessoas julgam que é o inverso do que eu descrevi e era para esclarecer isso).
Mas tal como referes, não é seguro que se recebam juros (já pagar, paga-se sempre).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Recebe-se juros quando se está curto e paga-se quando se está longo (não tem que ver com estar a ganhar ou a perder mas sim com estar curto ou longo).
Atenção que não é 100% certo que se recebam juros estando curto, depende da taxa de financiamento interbancária, pelo menos no Saxo Bank.
Nos longos interessa a LIBOR, nos curtos é a LIBID.
Imaginem que a taxa LIBOR está em 3%, quem estiver longo paga os 3% da LIBOR + uma taxa fixa de 3% = 6%.
Para quem está curto, para efeitos de exemplo vamos supor que a LIBID também está em 3%, nesse caso receberia a diferença da LIBID (3%) - uma taxa fixa de 2.5% = 0.5%. Se a LIBID estivesse em 1.5%, como têm de pagar uma taxa de 2.5%, o que sucedia era que estar curto significava pagar uma taxa de juro de 1% (1.5-2.5). Com os juros a baixarem da forma que estão, penso que já actualmente ou muito em breve é isto que vai acontecer.
De notar que os curtos também pagam os dividendos, os longos recebem-nos, como é óbvio.
- Registado: 2/11/2008 16:17
Devem ser de diferentes emitentes (assim de repente diria que o Z é do Commerzbank e o C do Citi).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Recebe-se juros quando se está curto e paga-se quando se está longo (não tem que ver com estar a ganhar ou a perder mas sim com estar curto ou longo).
A comparação com warrants é desadequada por várias razões. Os produtos mais parecidos com os CFD's são as próprias Acções e os Futuros (no que diz respeito ao mecanismo da alavancagem).
Quanto à alavancagem, não tens de fazer nada. A corretora define uma margem (que é o capital que fica cativo relativo à exposição que tomas).
Depois, abres as posições que entenderes até ao limite estabelecido pelas margens em questão.
Assim em termos simples, se por exemplo tens 100.000 euros na conta e a margem praticada é 10% em determinado CFD sobre uma acção, então poderias comprar até 1.000.000 de euros desses CFD's.
Isto quer dizer que poderias alavancar o teu capital até 10 vezes...
A comparação com warrants é desadequada por várias razões. Os produtos mais parecidos com os CFD's são as próprias Acções e os Futuros (no que diz respeito ao mecanismo da alavancagem).
Quanto à alavancagem, não tens de fazer nada. A corretora define uma margem (que é o capital que fica cativo relativo à exposição que tomas).
Depois, abres as posições que entenderes até ao limite estabelecido pelas margens em questão.
Assim em termos simples, se por exemplo tens 100.000 euros na conta e a margem praticada é 10% em determinado CFD sobre uma acção, então poderias comprar até 1.000.000 de euros desses CFD's.
Isto quer dizer que poderias alavancar o teu capital até 10 vezes...
Navete Escreveu:Ainda sobre os CFD´s.
A minha plataforma não me permite negocia-los, portanto é no Jogo da Bolsa que tenho tomado contacto com eles.
A minha primeira análise é que são semelhantes ás Warrants....
Longo/Curto! Call/Put!
Por cada dia que o contrato corre, existe um juro a receber (caso esse contrato esteja a ser vencedor) ou a pagar (caso já estejamos a perder)... acho que é isto?
Como alterar a alanvacagem deste contrato?
Não é no campo da margem...
Os juros não funcionam assim, não depende de estar a ganhar ou não:
Quando estás longo pagas juros;
Estando curto, recebes juros.
A alavancagem (margem) não alteras, é algo definido pela corretora para o activo em causa.
Abraço.
Ainda sobre os CFD´s.
A minha plataforma não me permite negocia-los, portanto é no Jogo da Bolsa que tenho tomado contacto com eles.
Longo/Curto! Call/Put!
Por cada dia que o contrato corre, existe um juro a receber (caso esse contrato esteja a ser vencedor) ou a pagar (caso já estejamos a perder)... acho que é isto?
Longo/Curto! Call/Put!
Como diz o cego, a ver vamos...
Normaldo, esse é um dos livros que recomendo e, quem quer aprender sobre análise técnica, acho que não deve passar sem o ler. É um dos livros que recomendo em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59206
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Boa Tarde!
Há muito tempo que o mercado bolsista e as suas vicissitudes me interessam... Nos últimos tempos dediquei-me a ler e reler "Ganhar em Bolsa" que aumentou exponencialmente os meus conhecimentos acerca do mercado! Agora e numa perspectiva de melhor percepção dos seus mecanismos, gostava que me aconselhassem livros acerca de Análise Técnica, pois fiquei bastante interessado nesta vertente e gostava de aprofundar! O inglês felizmente não é obstáculo!
o autor Braga de Matos menciona o Technical Analysis of Stock Trends, por exemplo! Qual a vossa opinião?
Fico à espera dos vossos conselhos!
Bons negócios, que os meus hão-de vir também!
Há muito tempo que o mercado bolsista e as suas vicissitudes me interessam... Nos últimos tempos dediquei-me a ler e reler "Ganhar em Bolsa" que aumentou exponencialmente os meus conhecimentos acerca do mercado! Agora e numa perspectiva de melhor percepção dos seus mecanismos, gostava que me aconselhassem livros acerca de Análise Técnica, pois fiquei bastante interessado nesta vertente e gostava de aprofundar! O inglês felizmente não é obstáculo!
o autor Braga de Matos menciona o Technical Analysis of Stock Trends, por exemplo! Qual a vossa opinião?
Fico à espera dos vossos conselhos!
Bons negócios, que os meus hão-de vir também!

- Registado: 17/11/2008 19:20
Re: CFD'S
mquinaz Escreveu:Isto quer dizer o quê? Corro o risco de perder o quê?
Se a minha perda atingir os 1000 usd, ou seja o valor da margem, não perco mais nada?
Estás em risco de perder até todo o teu saldo e eventualmente mais além (não é os 1000 USD).
O que podes perder depende de uma data de factores, o que aconteceu no activo (por exemplo, em caso de gaps e de sobrealavancagem pode-se perder tudo o que se tem na conta e mais ainda), da dimensão da posição e do saldo total, etc.
Os 1000USD é o que fica reservado para essa posição e portanto continuas (em principio, a não ser que fossem os ultimos usd disponiveis no teu saldo da conta margem) com capital disponivel para abrir mais posições. Não é o limite da tua perda nem tão pouco o dinheiro que investiste. É antes a margem reservada para essa posição...
Nota que a margem entretanto variará com a evolução da posição. Quando digo que é a margem reservada, isso é no momento que abres a posição. Depois continua a ser recalculado em tempo real.
Como "sistema de protecção" existem os margin-calls, quando ficas sobrealavancado, a partir de certo ponto começas a receber alertas e se não reduzires posições acabarão por ser fechadas. Isto não acontece a nível individual mas a nível global por isso, se por exemplo tiveres 50 mil usd, abrires a tal posição com muita alavancagem, podes perder dezenas de milhares de dolars até tu resolveres fechar a posição ou teres levado com um margin call. Contudo, se tiveres mais posições abertas (a reservar mais margem) isso já tenderá a acontecer mais cedo.
Desculpa se pode ter ficado meio confuso, mas é assim como estou a explicar e é difícil responder-te de forma mais simples/sintética dado que o mecanismo da conta-margem é mesmo assim, não é algo propriamente simples.
Com alguns exemplos práticos penso que acabarás por entender com relativa facilidade...
mquinaz Escreveu:Já que falo de riscos, posso usar stops em cfd's estando curto, conforme uso nas acções, estando longo?
Podes.
tiagopt Escreveu:Olá Yahh. Antes de mais, sê bem vindo![]()
No que diz respeito aos livros mais avançados, os melhores são em inglês. Em relação aos mais básicos, confesso que nunca comprei nenhum. Mas há um de que ouvi falar e dizem que é muito bom: technical analysis for dummies.
Não te deixes enganar pelo nome, como todos os livros dessa série acho que é bastante completo e bem escrito.
Abraço
Obrigado. Mais alguma sugestão?
- Registado: 12/11/2008 22:06
CFD'S
Por estes dias, tenho estado numa de estudo sobre cfd's, que segundo tenho lido são bons instrumentos para estar curto em acções e indices. No entanto ainda não consegui entender bem as questões relacionadas com margens e alavancagens e os seus riscos.
Imaginemos que faço uma negociata mais ou menos assim » vendo 1000 CFD's a 10 usd ou seja 10000 usd por exemplo, e na plataforma aparece como margem 1000 usd. Pelo que entendo disto, estou a usar apenas 1000 dolarezitos do meu dinhiro, e a alacancar 10X, ou seja a minha margem neste caso é 10% Correcto?
Isto quer dizer o quê? Corro o risco de perder o quê?
Se a minha perda atingir os 1000 usd, ou seja o valor da margem, não perco mais nada?
Já que falo de riscos, posso usar stops em cfd's estando curto, conforme uso nas acções, estando longo?
É pá desculpem lá tanta pergunta, mas eu não sou como o outro que não tinha dúvidas e raramente se enganava
Imaginemos que faço uma negociata mais ou menos assim » vendo 1000 CFD's a 10 usd ou seja 10000 usd por exemplo, e na plataforma aparece como margem 1000 usd. Pelo que entendo disto, estou a usar apenas 1000 dolarezitos do meu dinhiro, e a alacancar 10X, ou seja a minha margem neste caso é 10% Correcto?

Isto quer dizer o quê? Corro o risco de perder o quê?
Já que falo de riscos, posso usar stops em cfd's estando curto, conforme uso nas acções, estando longo?
É pá desculpem lá tanta pergunta, mas eu não sou como o outro que não tinha dúvidas e raramente se enganava

Re: em bolsa.
MarcoAntonio Escreveu:analystxx Escreveu:2- Exprimentar a Roleta e o Poker, e sentir em que medida é que estes temas são ou não substitutos do "jogo de bolsa".
A roleta é um jogo de pura sorte, o poker é um jogo onde no longo-prazo predomina o skill. Nessa medida, Bolsa e Poker são bastante parecidos...

iorda9 Escreveu:Uma duvida de macroeconomia. Uma acontecimento que sempre me causou estupefacção foi a deflação em que o japao caiu algures no inicio dos anos 90 (penso eu).
A minha questao é: se um governo assim o desejar, e puder decidir a sua politica monetaria (taxa de juro e emissao de moeda), nao consegue reverter facilmente esta situação?
Certamente nao é assim tao simples, se o fosse o Japao nao demoraria anos a recuperar. mas custa-me a entender o fenomeno.
Alguem perito em macro me explica o tema?

Tb tenho penssado nesse tópico, creio que a solução seria simples: Temporariamente (1 ano ou o tempo que fosse neceçário) o govervo aumentar as transferencias para as familias recorrendo á emissão de moeda, Eg. cheque mensal de 100.000 JPY por familia. o aumento da massa monetária daria arigem a um aumento da inflação e daria um impulso á procura interna.
Já escrevi 1a carta ao ex- primeiro ministro japonês a expor o caso, mas acho k ele não compreeende portugUês...

Cheers bibi
yahh Escreveu:Já tinha dado umas vistas de olhos por aqui, e lido umas coisas de vez em quando, mas desta vez resolvi registar-me
Uma questão. Para além do "Ganhar em Bolsa", que é nacional, recomendam algum internacional (em inglês) do mesmo estilo ou quem sabe até mais completo, desde que cubra também os aspectos mais básicos?
Estou à vontade com o inglês, e ficar-me-ia bastante mais barato.![]()
(note-se que é mais para ir aprendendo sobre o assunto, sou estudante e tão depressa não vou entrar no mercado)
Obrigado
Olá Yahh. Antes de mais, sê bem vindo

No que diz respeito aos livros mais avançados, os melhores são em inglês. Em relação aos mais básicos, confesso que nunca comprei nenhum. Mas há um de que ouvi falar e dizem que é muito bom: technical analysis for dummies.
Não te deixes enganar pelo nome, como todos os livros dessa série acho que é bastante completo e bem escrito.
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Já tinha dado umas vistas de olhos por aqui, e lido umas coisas de vez em quando, mas desta vez resolvi registar-me
Uma questão. Para além do "Ganhar em Bolsa", que é nacional, recomendam algum internacional (em inglês) do mesmo estilo ou quem sabe até mais completo, desde que cubra também os aspectos mais básicos?
Estou à vontade com o inglês, e ficar-me-ia bastante mais barato.
(note-se que é mais para ir aprendendo sobre o assunto, sou estudante e tão depressa não vou entrar no mercado
)
Obrigado

Estou à vontade com o inglês, e ficar-me-ia bastante mais barato.

(note-se que é mais para ir aprendendo sobre o assunto, sou estudante e tão depressa não vou entrar no mercado

Obrigado
- Registado: 12/11/2008 22:06
Re: em bolsa.
analystxx Escreveu:2- Exprimentar a Roleta e o Poker, e sentir em que medida é que estes temas são ou não substitutos do "jogo de bolsa".
A roleta é um jogo de pura sorte, o poker é um jogo onde no longo-prazo predomina o skill. Nessa medida, Bolsa e Poker são bastante parecidos...
Uma duvida de macroeconomia. Uma acontecimento que sempre me causou estupefacção foi a deflação em que o japao caiu algures no inicio dos anos 90 (penso eu).
A minha questao é: se um governo assim o desejar, e puder decidir a sua politica monetaria (taxa de juro e emissao de moeda), nao consegue reverter facilmente esta situação?
Certamente nao é assim tao simples, se o fosse o Japao nao demoraria anos a recuperar. mas custa-me a entender o fenomeno.
- Registado: 6/11/2008 15:08
uly Escreveu:Boas a todos..
A questão que aqui quero colocar é a seguinte:
Sendo que a tendência dos mercados é de queda, gostaria de saber como posso entrar curto. (no mercado nacional)
Tenho que o fazer através de warrants?
É possível, em Portugal, fazer short selling? e como?
desde já Obrigado pela vossa atenção.
O bigonline disponibiliza-te a opção de shortselling classico. Cativa-te 30% do valor da operação, deixa-te vender titulos sem os possuires, sendo que tens que os comprar ate ao final do dia (senao a posição é fechada automaticamente no fim da sessao)
- Registado: 6/11/2008 15:08