Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

como é calculado o valor de uma acçao?????

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabilo » 14/11/2008 2:02

Caro rnbc

Sim, concordo contigo. Entendo que a economia é uma ciência sobre actividades de carácter dinâmico e portanto, a noção que expressei, pretende apenas fazer uma aproximação ao entendimento sobre o que se pode entender sobre o valor de uma acção.
Concordo com as afirmações expostas pelo joão5 pelo Atomez e agora por ti. Estão mais próximas do conceito real de uma acção. Apenas referi aquilo que um professor catedrático de economia me ensinou sobre a narureza de uma acção. A mais simples noção para que daí pudessemos, depois, partir para conceitos mais apurados e que aqui foram expressos.
Uma noção , como sabes, não é uma definição, é apenas um começo na percepção de um conceito que em si, não é tb um termo acabado, mas sim uma realidade dinâmica que se vai aprimorando pelo conhecimento.
Deves saber tudo isto e desculpa se estou a explicar demais.
Tens razão e concordo contigo.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

comentário

por jotabilo » 14/11/2008 1:42

Caro Marco

Eu li todos os posts e reparei nessa tua primeira pergunta.Mas perante a dúvida apresentada pela Naba, julgo que o que ela pretendia saber era sobre o que é uma acção, dado o carácter primário da dúvida que pôde expor.
Transcrevi-lhe uma primeira ideia sobre o que é o valor de uma acção em si, ou seja o valor contabilistico como o João5 clarificou.
Depois surgiram mais apuramentos do conceito do Atomez e apenas me referia a essas quase subjectividades na ponderação do valor de uma acção.
Depois colocaram mais confusões como sejam a utilidade como valor conómico, depois outros vieram a misturar o preço com o valor.
Eh pá...uma complexidade.
Quando as coisa são claras e óbvias.
Bem, mas eu sei como se passam as coisas por aqui.

cumps

Re: comentário

por rnbc » 14/11/2008 1:37

jotabilo Escreveu:Cara

A noção que um professor de economia me deu sobre o valor real de uma acção de uma empresa ou entidade comercial ou industrial, foi a seguinte:-
É o valor da diferença entre o activo e o passivo de uma empresa a dividir pelo número de acções consideradas no universo da empresa.
Assim por grosso e sem especificações das grandezas referidas.
A cotação de uma acção é o valor com que é mercadeada no mercado que presumo, pode ser maior ou menor do que o seu valor real.
Não sei se isto merece uma melhor aclaração, mas é a minha noção sobre este assunto.

cumps

Isso é o valor estático, o valor dinâmico tem que contar com os lucros produzidos pela empresa, e expectativas de lucros.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por MarcoAntonio » 14/11/2008 1:37

Jotabilo, o meu interesse é esclarecer as pessoas na medida do que me for possível. Não me vou perder no meio dessas discussões para que nos estás a querer arrastar, acerca de personalidade e quejandos...

Não estou nem para aí, entendes?

Não estamos na mesma sintonia, só isso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

comentário

por jotabilo » 14/11/2008 1:29

Caro Marco

Tens sempre uma frase para amesquinhar uma pessoa.
Volto a repetir-te que eu dei uma noção simples sobre o que é o valor de uma acção.
Não comentava o que tu afirmavas e disse-o atempadamente.
Esperava que me pedisses desculpa e afinal ainda continuaste na aleivosia.
Nem sei o que te diga Caro.

cumps

por MarcoAntonio » 14/11/2008 1:26

jotabilo Escreveu:Mas olha que quem vem cá atrás tambem vê.

Acredito que sim. Mas o que me preocupa mesmo é o que a Naba retira das respostas à sua dúvida e se notares, o meu primeiro post no tópico até foi para perguntar exactamente o que é que ele/ela estava a perguntar.

Precisamente para responder o mais directo possível à sua dúvida...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/11/2008 1:22

Desculpem-me os montes de erros no texto mas estou com um teclado "provisório" que tem um tamanho/espaçamento diferente e estou sempre a bater em teclas "erradas"...
:?
Imagem

Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 14/11/2008 1:20

Caro Marco

Já esperava essa reacção. Mas eu não comentava o que tu afirmaste.
Referia-me ao apuramento da noção que inicialmente disse sobre qual o valor de uma acção.
Tu não sais desse lado da tua personalidade de tudo saberes. Mas olha que quem vem cá atrás tambem vê.

cumps

por Nandor » 14/11/2008 1:14

Grato Marco.

:wink:
----
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...

Registado: 25/10/2008 20:03

por Nandor » 14/11/2008 1:13

----

por MarcoAntonio » 14/11/2008 1:12

jotabilo Escreveu:Não comentava o afirmado pelo Marco.
Apenas considerava as afirmações do João5 e do Atomez.

cumps

Ainda bem.

Eu esforço-me sempre por ser simples, claro e directo tanto quanto possível. E já estava preocupado em que transparecesse o contrário...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/11/2008 1:10

jotabilo Escreveu:Caros

Essas caracterizações que fazem sobre o valor de uma acção, envolvem ponderações sobre factores que contribuem para a tentativa de definir o valor real de uma deteminada acção.
Porém, para a Cara Naba a noção relativa ao valor contabilistico de uma acção é a mais perceptível para o entendimento do que é esta coisa de sermos proprietários de uma empresa.
A partir daqui, naturalmente, que se pode partir para uma exegese da realidade de uma acção, considerando os valores tangíveis e intangíveis para o computo do seu valor real.
Entendo, porém, julgar que para a Cara Naba todas esses valores, quase marginais, que podemos e devemos considerar para a pureza do conceito, apenas vêm tornar complexo o entendimento conciso do que é uma acção.
Naturalmente que concordo com essas ponderações sobre o valor de uma acção. Mas julgo que talvez apenas convenham a iniciados na economia.

cumps

Jotabilo, temo a Naba ainda saia mais confundida do que esclarecida se ler o teu post. Não compliquemos o que é simples...

O que a Naba perguntou já foi mais do que respondido (e de forma muito clara) neste tópico.
Imagem

Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 14/11/2008 1:08

Não comentava o afirmado pelo Marco.
Apenas considerava as afirmações do João5 e do Atomez.

cumps

comentário

por jotabilo » 14/11/2008 0:56

Caros

Essas caracterizações que fazem sobre o valor de uma acção, envolvem ponderações sobre factores que contribuem para a tentativa de definir o valor real de uma deteminada acção.
Porém, para a Cara Naba a noção relativa ao valor contabilistico de uma acção é a mais perceptível para o entendimento do que é esta coisa de sermos proprietários de uma empresa.
A partir daqui, naturalmente, que se pode partir para uma exegese da realidade de uma acção, considerando os valores tangíveis e intangíveis para o computo do seu valor real.
Entendo, porém, julgar que para a Cara Naba todas esses valores, quase marginais, que podemos e devemos considerar para a pureza do conceito, apenas vêm tornar complexo o entendimento conciso do que é uma acção.
Naturalmente que concordo com essas ponderações sobre o valor de uma acção. Mas julgo que talvez apenas convenham a iniciados na economia.

cumps

por MarcoAntonio » 14/11/2008 0:41

Nandor Escreveu:Em primeiro lugar é de referir que existe uma difença entre valor e preço. Entenda-se por valor uma estimativa que os diversos analistas fazem para uma determinada acção, para um tempo x, com base nos relatórios de contas apresentados por uma determinada empresa.

Nandor, mas isso não interessa para nada para o mercado. Esses valores que são divulgados são conhecidos por Price Target e eu até aconselho (veementemente) que sejam ignorados (ver o porquê um dos muitos tópicos onde o tema foi abordado, no tópico da GALP salvo erro tem uma desses exemplos).

Não há nenhum outro valor que seja "divulgado", o que temos depois disso são Análises Fundamentais que são opiniões pessoais e que poderão variar bastante de analista para analista.

Para o mercado, o que conta é "o valor que os investidores lhe dão", ou seja, o valor a que é negociada - a cotação.

Tudo o resto são opiniões, umas mais avalizadas do que outros, umas mais certeiras do que outras. Mas nenhuma com consequências directas no mercado...

Nandor Escreveu:E diga-se que preço corresponde á sua cotação em Bolsa.

O preço é também uma medida do valor da acção, porventura a mais importante de todas pois é a única avaliação que conta realmente para alguma coisa.

É a avaliação que resulta da massa de investidores no seu conjunto.

Por ser a única avaliação que conta para alguma coisa, costuma-se dizer que o mercado tem sempre razão, mesmo quando está errado.

Nandor Escreveu:Eu entendo as coisas assim:
Todos nós já fomos á feira (para o caso de alguém não ter ido, não tem problema. Não ficará mais rico, quer monetáriamente, uer culturalmente).
Assim, é do senso comum que nas feiras (supostamente) se conseguem algumas compras em conta.
Assim, cabe-nos a nós avaliar aquilo que procuramos, precisa-mos, e ver o preço pedido e regatear até fazer o negócio.
Após a compra, e espera-se que assim seja, ficamos com o sentimento de ter feito uma boa compra, uma vez que conseguimos comprar abaixo do seu valor.

O problema é que é mesmo só uma sensação, dado que esse "abaixo do seu valor" é uma opinião pessoal tua e terás de esperar que o mercado concorde contigo. E ele pode nunca vir a concordar (seja porque a tua opinião estava errada, seja porque entretanto o contexto mudou e foi no sentido que o mercado "previu"). Isto é tudo matéria altamente discutível pois não existe nenhuma forma clara e inequívoca de avaliar acções. O que existem são modelos, critérios, etc...

O resultado são avaliações individuais que acabam por ter um carácter de opinião pessoal.

A única avaliação global com resultados práticos é a cotação.
Imagem

Administrador Fórum

por atomez » 14/11/2008 0:31

joao5 Escreveu:O valor real pode ser - e normalmente é - diferente.
Um deles consiste na re-avaliação dos activos e dos passivos a preços de mercado e na perspectiva da utilidade para o negócio. Outro, porventura o mais utilizado, trata de descontar o valor dos "Cash-Flows" futuros. Isto normalmente é matéria para uma cadeira semestral nas pós-graduações de Finanças :lol:

Isso é bem verdade, mas nos tempos que correm a realidade é ainda mais complexa.

Com a crescente produção de bens imateriais que têm custos marginais de produção de 0 (sim, zero), como sejam patentes de novas tecnologias, software, design, virtualização, algoritmos de pesquisa e de inserção de publicidade, o valor das empresas e portanto das respectivas acções é impossível de calcular contabilisticamente.

Uma MSFT ou uma GOOG têm market caps astronómicos face aos activos que têm. Quer dizer que o mercado sabe qualquer coisa que os contabilistas não sabem...

Na contabilidade isso pode entrar como "goodwill" mas isso é uma quantidade subjectiva. Até porque ninguém sabe ao certo o que é que esses assets podem vir a valer. Nessa matéria só há suposições e especulação.

Até se chamou a isso de «Nova Economia» mas o termo caiu em desuso depois do estoiro da bolha dot.com

Mas lá que existe, existe.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Nandor » 14/11/2008 0:23

Oi.

Quer me parecer que deveria existir uma explicação mais abrangente ao companheiro(a) "naba", de forma a esclarecer todas as dúvidas que aparentam existir naquela cabeça...
Eu gostava de ter conhecimentos para isso, mas acuso as minhas limitações....

Em primeiro lugar é de referir que existe uma difença entre valor e preço. Entenda-se por valor uma estimativa que os diversos analistas fazem para uma determinada acção, para um tempo x, com base nos ´relatórios de contas apresentados por uma determinada empresa.
E diga-se que preço corresponde á sua cotação em Bolsa.
(Para o caso de estar a ser pouco preciso ou a induzir em erro, por favor, os mais técnicos, ajudem-me...)

Eu entendo as coisas assim:
Todos nós já fomos á feira (para o caso de alguém não ter ido, não tem problema. Não ficará mais rico, quer monetáriamente, uer culturalmente).
Assim, é do senso comum que nas feiras (supostamente) se conseguem algumas compras em conta.
Assim, cabe-nos a nós avaliar aquilo que procuramos, precisa-mos, e ver o preço pedido e regatear até fazer o negócio.
Após a compra, e espera-se que assim seja, ficamos com o sentimento de ter feito uma boa compra, uma vez que conseguimos comprar abaixo do seu valor.
Conclusão: o preço foi o valor pago = cotação; o valor é a estimativa que nos consideramos valor o produto.
As cotações só se baseiam nas transacções. Só e apenas.

Abraço.

PS. caso tenha sido dúbio, por favor postem.
----

Re: como é calculado o valor de uma acçao?????

por MAV8 » 13/11/2008 23:45

naba Escreveu:alguem me pode informar como se calcula o preço das acçoes(ou seja a cotação) é alguma media entre a quantidade e valor de quem compra em relação á quantidade e valor de que vende ou como é????

Esta dúvida indicia um total desconhecimento das leis mais básicas do mercado de capitais, como tal:
Conselhos! Não pedes mas eu dou:

- Vende tudo;
- Paga o Crédito (se o tiveres feito);
Deixa 30 euros para comprar o livro "Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos.

- Lê a 1ª vez;
- Lê a 2ª vez, já começas a entender melhor alguma partes?
- Então volta a ler;
- Agora já podes passar por aqui e ler o que se vai escrevendo no forum;
- Começas a meter a colher nalguns assuntos e obtens feedback?
- Optimo, devem ter passado 6 meses e o mercado deve estar a pôr-se a jeito.
- Começa a investir com o que aprendeste porque se ainda não te sentes confiante em ti mesmo volta a fazer tudo de novo;
- Agora já entramos em Bull Market, se ainda não percebeste não faz mal, compra com o que poupaste no último ano que vai subir...

Rindo e aprendendo...

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por Vencer na Bolsa » 13/11/2008 21:43

O valor de uma acção (cotação) é calculado de acordo com a lei da oferta e da procura.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

comentário

por jotabilo » 13/11/2008 21:21

Caro joão5

Sim...concordo na generalidade nas precisões que fizeste.
Eu tb disse que nesta noção não especificava sobre as grandezas referidas.
Naturalmente, que foste mais preciso.
A Cara Naba, parce-me, que procurava mais esta noção do que a cotação da acção.
De qualquer modo agradeço as tuas aclarações.

cumps

por atomez » 13/11/2008 19:55

Num sistema de mercado o valor de uma coisa é aquilo que alguém está disposto a pagar por ela. Não é o valor que alguém pede por ela.

O valor de uma acção é a sua cotação, num dado momento, e é "calculado" pelo mercado sendo o preço com que se efectuou uma transacção (envolvendo um vendedor e um comprador), nesse momento.

Se puseres 1 acção à venda com um dado preço (ask) isso não afecta a cotação nesse momento. Só afecta no preciso momento em que essa acção for comprada. E logo a seguir pode mudar outra vez com nova transacção.

A cotação do dia é o valor da última transacção feita nesse dia. Não é exactamente assim porque no fecho do mercado há um leilão, mas na prática é o mesmo.

Portanto, o valor de uma acção não sobe só porque alguém as põe à venda a um preço acima da cotação do momento. Só no momento em que forem vendidas é que a cotação sobe para esse valor.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por joao5 » 13/11/2008 19:51

jotabilo Escreveu:Cara
A noção que um professor de economia me deu sobre o valor real de uma acção de uma empresa ou entidade comercial ou industrial, foi a seguinte:-
É o valor da diferença entre o activo e o passivo de uma empresa a dividir pelo número de acções consideradas no universo da empresa.

:shame:
Isso é o valor contabilistico...
O valor real pode ser - e normalmente é - diferente.
Um deles consiste na re-avaliação dos activos e dos passivos a preços de mercado e na perspectiva da utilidade para o negócio. Outro, porventura o mais utilizado, trata de descontar o valor dos "Cash-Flows" futuros. Isto normalmente é matéria para uma cadeira semestral nas pós-graduações de Finanças :lol:

Registado: 2/9/2005 17:52

comentário

por jotabilo » 13/11/2008 19:12

Cara

Assim por grosso e sem especificações das grandezas referidas.
A cotação de uma acção é o valor com que é mercadeada no mercado que presumo, pode ser maior ou menor do que o seu valor real.
Não sei se isto merece uma melhor aclaração, mas é a minha noção sobre este assunto.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 14/11/2008 2:17, num total de 2 vezes.

por MarcoAntonio » 13/11/2008 18:02

naba Escreveu:em caso de venda

acçoes com
ask 0,15
bid 0,16
e eu meter á venda 11500 por 0,18
influencia o valor da cotaçao de alguma maneira?

Não.

Não influencia a cotação de forma alguma pois essa ordem não será executada (e quando for, se for, vai ser graças a outras ordens de compra posteriores)...

A tua ordem entra nos COFs conforme explicado no meu post anterior.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/11/2008 18:00

Por lapso, escrevi a explicação para uma compra acima da cotação (como é óbvio pelo texto).

Se coloares uma venda a cima, essa venda vai entrar nos cof's (conjunto de ofertas) que é uma espécie de fila de espera organizada para todos os valores. Quando colocas a ordem, a tua é a última ordem nesse valor (todos os que já lá estão têm prioridade e venderão primeiro do que tu).

Por isso, qnd colocas a ordem, essa ordem não afecta nada e por certo não vai ser realizada, pelo menos de imediato.

Terás de esperar que haja uma sequência de transacções que leve a que as tuas ordens estejam em condições de ser executadas. Todas as acções que estão ao mesmo valor da tua ou inferiores terão de ser vendidas primeiro a alguém, só depois será a tua...

Ou seja, têm de aparecer compradores a empurrar a cotação para cima e a limpar o que está à tua frente.
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, rg7803, Shimazaki_2 e 157 visitantes