Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPN - Aumento dos juros dos depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Nao nos iludamos,

por bboniek33 » 31/10/2008 23:18

e comecemos por nao querer iludir os outros: o lancamento deste tipo de duvidas, tal como foi lancado neste topico, teem o perigo de desencadear reaccoes perigosas, i.e. corrida ao levantamento de depositos nas instituicoes referidas e agravamento da situacao. Incontornavel. Como sabemos bem. Todos.

Nada contra o debate, viva a discordia, arriba a polemica, avante camarada. Mas... cuidadinho.

Depois, haa a questao (que alguem jaa repisou "para o boneco") de que existem outras instituicoes a oferecer juros semelhantes: resultado, orelhas moucas e torna a bater no ceguinho (BPN).

Ora... o Povo ee sereno mas nao ee parvo.
Atee ver. 8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Pata-Hari » 31/10/2008 22:32

Hehe, só agora é que vi as respostas ao tópico.

Além de moderadora, sou também participante. E dou a minha opinião, é para isso que criámos este fórum. Adicionalmente, sigo muito atentamente os mercados e faço deles igualmente a minha profissão. As perguntas que eu fiz sei porque as faço. Se as respostas fossem conhecidas, talvez a vossa opinião mudasse. Não sendo, pelo menos ficam no ar.

Ao longo dos anos fiz muitas vezes comentários a temas que causaram discórdia, não foi por isso que os deixei de fazer e ainda bem que houve discordância. Dessas discussões nasceram muitos alertas e quem quis aprender e estar atento poupou-se muitos aborrecimentos. Recordo-me neste instante dos meses de discussão sobre a afinsa e dos ódios que gerei nessa altura.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Dilson Costa » 31/10/2008 21:58

Sem dúvida que a moderadora de serviço cá do burgo deve ter uma cisma de estimação contra o BPN 8-) , são meses e meses a cascar como se fosse o único banco em dificuldades, como se fosse o único a fazer trapalhadas, como se fosse o unico a esbanjar dinheiro, a fazer vida de rei como se nada fosse em puro gozo com o cidadão comum....

Sejam quais forem as dificuldades, tanto do BPN, ou do BANIF, ou BCP, ou BES, idem idem.... porque não confiar na garantia do estado, existe alguma entidade mais soberana?? Não vejo onde está o problema, a não ser que estejamos a beira do colapso do velho capitalismo...

Enfim....bem haja os fóruns para discutirmos um bocadinho.... :P
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por alexandre.lobo » 31/10/2008 21:40

Caro lareco,

Estava a falar da agência de Fraião que está fechada e com referi, tem o tal aviso na porta principal a indicar as agências do Porto e Lisboa.

Estranho não? Por que não apontar para agências mais próximas? :roll:

A agência mais próxima seria a do centro de Braga. Por que não apontar para essa?

Abraço

Registado: 29/11/2007 12:10

O zum Zum começa assim....

por lareco » 31/10/2008 21:20

Amigo 25.

Balcões do Bpn na zona de braga são mais que muitos bancos...

Vejamos:
Vila Verde
Povoa de Lanhoso
Pevidém
Caldas de Vizela
Cabeceiras de Baixo
Arco de Baúlhe
Arcozelo
Esposende
E muitas outros balcões da zona de Braga...
O balcão de braga que conheço é o da....
Av. Visconde de Nespereira, 27/33.

Caso o amigo 25 tenha passado a pouco perto da avenida repara no balcão do banco BPN.

E assim se vai em Portugal....

....Será....

Registado: 15/10/2008 23:05

por alexandre.lobo » 31/10/2008 20:50

Francamente é complicado para quem está de fora avaliar a saúde de uma empresa, seja ela qual for.

Entretanto, não podemos ignorar os sinais que vão sendo apresentados pela empresa.

Em braga, por exemplo, a agência do BPN fechou e na porta ficou apenas um aviso para os clientes se dirigirem as agências do Porto e Lisboa.

Será esse um sinal de favorável?

Registado: 29/11/2007 12:10

por mam2001 » 31/10/2008 20:38

Posso deixar uma sugestão?
Com tanta gente aqui e fora daqui a duvidar da saúde financeira do BPN e (aparentemente) não havendo um esclarecimento cabal ao mercado por parte da administração e atendendo aos largos milhares de caldeireiros, acho que era hora dos nossos moderadores irem bater à porta do BPN para uma entrevista esclarecedora com o Dr. Cadilhe. Que tal?

Registado: 9/4/2008 20:50

por nunoacs1 » 31/10/2008 19:45

Uma última pergunta:
Já ouvi dizer que com a actual conjuntura dos mercados as taxas de juro dos depósitos vai baixar para valores até 1%??, será possível? caso isso aconteça onde será melhor investir um pézito de meia?
Obrigado

Registado: 29/11/2007 11:13

Lareco, calma & simpatia ...

por sousadias » 31/10/2008 18:17

As opiniões dos Administradores do Caldeirão são diferentes porque o Caldeirão é uma "instituição" e muito do dinheiro que ganhei em Bolsa foi por o frequentar ( o que perdi foi por ser ganancioso ) então ao Ulisses e ao Marco "devo" um jantar no Gambrinus. Não há nada de especial no meu reparo, só que tenho muito respeito pela credibilidade do Caldeirão e pelos seus Administradores . E ponto final. Um abraço.
só a mudança é eterna - Heráclito

Registado: 4/11/2002 23:04

por MFSC » 31/10/2008 17:59

lareco,
Tal como tu, também tenho boa impressão do BPN. Não sendo o meu banco principal, sempre fui muito bem tratado e atendido pelo BPN. Também sempre me agradou o facto do BPN não cobrar aquelas comissões de manutenção que quase todos os outros bancos cobram, incluindo a CGD.
Agora é preciso não confundir a simpatia do BPN com a sua situação financeira. Tal como já foi referido n vezes aqui, seja pela Pata, seja pelo Ulisses ou outros, é um facto indesmentível que (infelizmente) o BPN está em dificuldades e são já vários os indícios desse facto, tal como o empréstimo de 200 milhões pedido à CGD e agora mais recentemente, o adiamento da liquidação da segunda tranche da operação “cabaz” para 30 de Novembro. Se a saúde financeira do banco fosse boa estas coisas não aconteciam...

Registado: 17/7/2008 15:17

Calma!! São opiniões.....

por lareco » 31/10/2008 17:55

Eu cá estou e sou a favor do debate de ideias e opiniões.
Eu concordo que alguem por ser moderador NÂO deve ser diferente na sua opinião..
Este assunto é um pouco sensivél, pois fala-se de uma instituição em que existe empregados que são pessoas de bem...
Em relação ao banco estar com um situação com falta de liquidez...não sei(pelo menos não parece).
Agora Zum Zum em volta de guerrilha de poder...isso ouvi..aumentos de capital tambem ouvi(BCP;BANIF,FINIBANCO...até a nossa CAIXA)..agora sintuação de insolvência não ouvi...

Mas ok opiniões são isso mesmo...opiniões...
Espero é que não entremos no ataque pessoal...e em relação a resposta de perguntas que a Pati-Hari fez eu reposndo com uma pergunta...

No negocio e no amor quantos menos souberem melhor é o lucro ou o prazer....

...Será....

por Ulisses Pereira » 31/10/2008 17:20

sousadias, ninguém aqui deve deixar de dar a sua opinião por ser Administrador ou não. Abandonava já o Caldeirão no dia em que tivesse que calar a minha voz só porque sou moderador.

A verdade é que o BPN está em dificuldades. Até que ponto vão essas dificuldades? Não sei. Miguel Cadilhe está a tentar limpar a casa e está a tentar vender tudo o que não é estratégico.

Agora quando um Banco oferce taxas desta dimensão no actual contexto, naturalmente que isso só pode aumentar os receios de que as dificuldades sejam muito grandes.

Isto digo eu. E tanto faz que seja Administrador ou não. Que escreva aqui ou ali. Ou que faça gestão de carteiras. Digo o que penso. Como sempre foi possível desde que, há quase 5 anos, criámos o Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Risco ?

por sousadias » 31/10/2008 17:07

Pata, como administradora, deves ter algum cuidado com as afirmações . Todos os bancos estão a dar altos juros e o nome deles foi citado atrás. Agora lançares o pânico, sem dizer abertamente em que se baseiam as teus receios/riscos . O governo já afirmou peremptóriamente que todos os depósitos estão seguros na Banca Portuguesa e que não existem Bancos em risco . Onde está o risco ? A não ser que trabalhes na concorrência e tentes afundar o navio . Não trabalho no BPN, nem na concorrência, nem sou (infelizmente) Accionista .
só a mudança é eterna - Heráclito

Registado: 4/11/2002 23:04

por Pata-Hari » 31/10/2008 8:49

lareco, não respondeste a uma pergunta sequer.

Nunoacs1, a única coisa que eu estou a dizer é que existe um risco acrescido de se ser depositante (e accionista). Desde que seja um risco assumido e entendido, não vejo nenhum problema (e desde que o estado não se lembre de vir dar o dinheiro dos contribuintes para um dia destes vir safar a situação).
Administrador Fórum

Assim gostei....

por lareco » 31/10/2008 1:10

Bem caríssimos,

Finalmente gostei de debater algo no forum...
Em relação ao meu desafio digo apenas isso...Os seus accionistas são ou não empresários com creditos mostrados!!!
No entanto alguns esclarecimentos...
O joaquim coimbra já não está ligado a area farmaceutica(ligado agora tambem ao BPP).
O sr.Avelino é sem duvida um grande empresário e um grande empresário(admirado por todos os empregados/fornecedores)..
Entre outros que não foram aqui mencionados e que são accionistas da SLN todos merecem algum crédito e confiança...

Todos eles com créditos firmados no mundo empresarial dando confiança a nova gestão do banco.. Acho decerto que ninguem gostaria de ver o seu nome sempre ligado a fofoquices e tretas...

Eu insisto nunca tive qualquer problema com o banco e acho que sempre tiveram muito cuidado com o crédito que cediam...pois tive essa experiência antes mesmo da crise.

Não sinto da sua parte muito tempo na analise de crédito...completamente contrário em outros bancos que se dizem de retalho e de dimensão superior...

Se alguem tivesse problemas numa empresa como fazia!!!Deixava tudo como estava ou ponha tudo a nu e partia do principio....

"uma maça podre numa caixa contamina todas as outras"..

Re: Eu acredito no banco...

por F-Type » 31/10/2008 0:19

lareco Escreveu:Gosto da forma como trabalha e por quem gere...
Em meu ver muitos de vos pouco ou nada conhecem do banco BPN..limitam-se a ouvir o disse que disse...

Ponho aqui um desafio!!!!
Alguem dos foristas coloque aqui quem são os maiores accionistas do banco BPN e ai analisaremos as pessoas e a sua idoniedade....

Aguardo..

Sei que a 8 Agosto deste ano na 1 tranche de aumento de capital entrou para o capital do banco a empresa
RACÕES VALOURO com 5,31% de capital.
São alguns milhões e devem saber o que andam a fazer, para além de ser empresa referência em ramo raçoes a operar em portugal...

Registado: 27/8/2008 12:47

Pata Hari

por nunoacs1 » 31/10/2008 0:16

Pata Hari, desculpe estar a incomodar com tantas perguntas, mas apenas só mais uma: para si, dinheiro no BPN é dinheiro mal parado, certo?

Registado: 29/11/2007 11:13

por Be Cool » 30/10/2008 23:43

Sobre os depósitos do BPN, que agora parece estarem sempre na berlinda, duas notas apenas:

A primeira é uma correcção: o BPN oferece 6,5% não só para o prazo de 91 dias mas também para 181 e 365 dias.

A segunda é que, como já foi dito atrás, e eu já aqui repeti vezes sem conta (nem ligou, é certo), quase todos os bancos continuam a praticar taxas nos DP bem acima da Euribor. Por exemplo, para além dos 6,35% do Banif, temos:

- BPI - 5,75% a 6 meses;
- BES - 5,70 a 6 meses (mas 5,90% a 6%, se for para valores próximos ou acima dos 50.000€);
- Banco Best - 6,5% pelo prazo que medeia entre a data de contratação e o dia 22 de Julho de 2009 (por acaso subscrevi na 2.ª-feira passada), ou 6,25% por 4 meses para novos recursos, ou ainda 6,25% po 3 meses para novos clientes;
- Banco Popular - recebi hoje uma comunicação, onde o banco me propõe três ofertas possíveis, até 31 de Dezembro, uma das quais é um DP a 6% por 12 meses;
- BIG - subiu a oferta de 6% para 7% por 3 meses para novos clientes.

Isto tudo para dizer o quê? Que não se pode tirar conclusões lineares acerca das maiores ou menores dificuldades de um banco apenas com base nas taxas que praticam nos DP.

Nota: não tenho um único cêntimo no BPN.

Registado: 5/10/2005 18:05

por Pata-Hari » 30/10/2008 22:16

BPN adia liquidação da segunda tranche da operação "cabaz" para 30 de Novembro
O BPN anunciou que vai adiar a liquidação da segunda tranche da operação "cabaz" para 30 de Novembro, sem adiantar quais as razões que o levaram ao adiamento.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

O BPN anunciou que vai adiar a liquidação da segunda tranche da operação “cabaz” para 30 de Novembro, sem adiantar quais as razões que o levaram ao adiamento.

A operação “cabaz” está dividida em três fases. A primeira foi concluída em Agosto, a segunda estava prevista para o final de Outubro e a terceira deverá ser realizada a 31 de Março.

Em comunicado o Sociedade Lusa de Negócios (SLN), dona do BPN, revela hoje que o exercício da liquidação da segunda tranche da operação “cabaz” foi fixado para “30 de Novembro de 2008 e não 31 de Outubro, como estava inicialmente previsto”.

A empresa não adianta o motivo do adiamento da conclusão da segunda fase da operação.

A operação “cabaz” foi traçada em três fase, cada uma tinha como intuito aumentar o capital social do banco (num total de 300 milhões de euros, repartidos por 100 milhões de euros de cada vez) e a compra de acções próprias.

A terceira fase da operação deverá ser concluída a 31 de Março, de acordo com o banco.
:roll:
Administrador Fórum

por Nyk » 30/10/2008 21:35

'Ordem para calar' no grupo que detém o BPN

LICÍNIO LIMA
Banca. Silêncio é palavra de ordem na Sociedade Lusa de Investimento, 'holding' que detém o Banco Português de Negócios. O aviso aos funcionários foi feito ontem pelo presidente do grupo, Miguel Cadilhe, frisando que as denúncias ao Ministério Público na terça-feira estão em segredo de justiça

'Holding' admite interpor acções cíveis contra antigos administradores

Está declarada a lei da rolha na Sociedade Lusa de Negócios (SLN), holding que detém o Banco Português de Negócios (BPN). Miguel Cadilhe, antigo ministro das Finanças e actual presidente do Grupo, fez circular ontem um ofício por todos os funcionários a impor o silêncio sobre as denúncias feitas na terça-feira ao Ministério Público, relativas a fraudes praticadas na instituição, lembrando que se trata de um assunto em segredo de justiça. Entretanto, todas as irregularidades que terão sido cometidas sob a liderança de José Oliveira e Costa, o ex-presidente que renunciou ao cargo em Fevereiro, poderão ir parar aos tribunais cíveis com pedido de indemnização aos antigos administradores, apurou o DN.

A iniciativa de Miguel Cadilhe tornou mais difícil o acesso à informação. Mas, ao que o DN apurou, o Grupo não se irá ficar apenas pelo processo-crime aberto na terça-feira no Departamento Central de Investigação Penal (DCIAP), visando concretamente três altos quadros suspeitos de alegados actos de gestão danosa. O objectivo é ir mais além e, simultaneamente, interpor processos cíveis para conseguir indemnizações que compensem os prejuízos já apurados. Tal como o processo crime, accionado a partir de auditorias externas mandadas realizar em Junho por Miguel Cadilhe, em que estará em causa actos de gestão danosa, também as acções cíveis serão devidamente direccionadas, com pessoas e situações de eventuais fraudes identificadas.

Conforme noticiou ontem o DN, a queixa crime apresentada pela SLN já refere o nome de três pessoas, sobre as quais deverão incidir as investigações a cargo do DCIAP, podendo ser constituídas arguidas a qualquer momento. Porém, a alegada gestão fraudulenta nas várias empresas do Grupo já tinha sido denunciada pelo próprio Banco de Portugal (BdP).

Em Janeiro, este regulador terá posto em dúvida a relação entre o BPN e algumas sociedades offshores, além de ter sido detectado um elevado nível de crédito malparado por reconhecer, parte do qual ligado a financiamentos concedidos a grandes investidores. As auditorias dão conta, também, que, nos últimos anos, o capital do banco, com 225 mil clientes, terá estado a ser sustentado por fundos próprios, o que afectava o valor da instituição e alterava a composição do capital. Segundo Miguel Cadilhe, o BdP já instaurou três contra-ordenações na sequência das investigações iniciadas há meses ao universo SLN.

O banco é também um dos que estão a ser investigados no âmbito da Operação Furacão, cujo processo continua sem acusação.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Açor3 » 30/10/2008 21:30

Quem detém o BPN

Manuel Eugénio Neves Santos, ligado à empresa José Matias Empreiteiros, de Lisboa, é o maior accionista individual da Sociedade Lusa de Negócios Valor (SNL Valor), com 15,2 por cento. A SNL Valor é, por sua vez, detentora de 31,5 por cento da SNL, dona do Banco Português de Negócios (BPN) e de diversos outros activos como o Grupo Português de Saúde e a Plêiade. Além disso, o empresário tem ainda, directamente, cerca de dois por cento da SNL. No entanto, o seu nome não faz parte do Conselho Superior do banco liderado por Oliveira e Costa. Da mesma forma, também Joaquim Coimbra, ligado à indústria farmacêutica e militante do PSD, é accionista de referência desta instituição financeira, (com 10,7 por cento da SNL Valor e 1,9 por cento da SNL), mas o seu nome não surge na lista do Conselho Superior. Em resposta às dificuldades em conhecer os seus accionistas, que o Banco de Portugal afirma continuar a ter e foram noticiadas pelo Expresso, os responsáveis do banco disseram esta semana que a estrutura accionista da SLN – holding que controla o grupo – se encontra “substancialmente reflectida na composição do Conselho Superior”.

De facto, entre os 12 nomes inscritos neste órgão apenas José Manuel Carlos Monteiro, o Revisor Oficial de Contas do banco, não é accionista. Mas faltam lá (pelo menos directamente), Joaquim Coimbra e Manuel Eugénio Neves Santos.

De resto, todos têm participações no banco, como é o caso de Avelino Francisco (ligado ao grupo avícola Lusiaves), Joaquim Abreu (da Termolã), Almiro Jesus Silva (dono da construtora Almiro J. Silva), Rui Manuel Fonseca, Fernando Rodrigues Cordeiro, António Santos Cavaco (proprietário da construtora Irmãos Cavaco), Alberto Queiroga Figueiredo (ligado ao PSD, preside à têxtil Impetus, de Esposende), Adelino Silva (dono da metalomecânica Metalogalva, da Trofa) e Manuel Lagoa Sousa (da empresa de rações Raporal). A estes nomes acresce o do próprio José de Oliveira e Costa.

Assim, e conforme foi confirmado pelo BPN ao PÚBLICO, “os membros do Conselho Superior, directamente através da participação na SLN e indirectamente através da participação na SLN Valor, detêm uma participação superior a 50% do capital”. Ao todo, existem 390 accionistas com posições na SLN.

Fundado em 1993, o BPN surgiu no Porto através da fusão da Soserfin com a Norcrédito. Quando Oliveira e Costa inicia a sua ligação ao BPN em 1997, este estava num processo de mudança: Américo Amorim, que se tornara no principal accionista da instituição, com cerca de 25 por cento do capital, para se dedicar ao BNC, estava vendedor, tal como a Cimpomóvel (10 por cento). Segundo um artigo da revista Fortuna de 1999, o BPN tinha então cerca de 280 accionistas, alguns dos quais ainda se mantêm, e já então o capital estava bastante disperso.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Pata-Hari » 30/10/2008 21:13

lareco, lanço-te eu um desafio: tens falado com eles? estão traquilos? têm aumentao posições? aliás, ter-lhes-à sido proposto aumento de posições? e, nesse caso, terão aceite? outra pergunta: algum dos que conheces tentou vender a sua posição e conseguiu?
Administrador Fórum

Eu acredito no banco...

por lareco » 30/10/2008 21:06

Gosto da forma como trabalha e por quem gere...
Em meu ver muitos de vos pouco ou nada conhecem do banco BPN..limitam-se a ouvir o disse que disse...

Ponho aqui um desafio!!!!
Alguem dos foristas coloque aqui quem são os maiores accionistas do banco BPN e ai analisaremos as pessoas e a sua idoniedade....

Aguardo..

por Caló » 30/10/2008 20:58

Não percebo onde está o problema em o BPN pagar 6,5% os juros. Eu recentemente, fiz um depósito no BPI à taxa de 6,15%, no BEST à taxa de 6,25%, vão dizer que estes também estão em dificuldade? pois estas taxas estão muita acima da euribor para não falar da taxa de refência do BCE.Hoje mesmo vi uma taxa promocional a 60 dias de 7%, e não se consta que algum destes bancos esteja em dificuldade para se financiar.

Registado: 24/10/2005 22:10

Re: O estado garantiu todos os depositos em portugal...

por tiagopt2 » 30/10/2008 20:54

lareco Escreveu:Como acredito no estado portugues aproveito os juros...e deixo aqui uma resalva...
Gosto muito do banco no qual sou cliente e estou muito feliz e satisfeito.
Esse tipo de conversas estão aflitos..é de rir.
Já pedi credito lá e garanto que foi o mais exigente..quando ainda não se falava da crise.
Conheço pessoalmente alguns dos acionistas do banco e garanto que não são pessoas de perder dinheiro ou arriscar em produtos toxicos..

...Será...

Lareco, eu também acredito que o estado cumpriria o que prometeu em caso de verdadeira necessidade. E nem sequer acredito que eles tenham de declarar insolvência, embora seja uma possibilidade.
Mas, a acontecer, o estado pagaria o dinheiro depositado. Não iria pagar os juros que o banco prometeu. Se eu pudesse optar, acho que preferia 5% num banco menos tocado pela crise do que 6% num desses dois.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: goncaladas, latbal, mjcsreis, PacoNasssa e 165 visitantes