EDP Renovaveis - Tópico Geral
é uma fonte de energia cara... mas eu estou do lado dos que acredito que iremos pagar mais caro energia e combustiveis alternativos, para minimizar a independencia do petroleo para as futuras gerações... acho que é uma marcha que ja não volta atrás.
e claro o efeito "obama" é um must para este sector!
e claro o efeito "obama" é um must para este sector!

Empresas como a EDPR vivem neste momento dos subsídios associados às energias alternativas. Com o petróleo baixo e alguns dos apoios a terminar ou a baixar dramaticamente, o caminho é realmente para Sul. Se o Obama ganhar poderá ter algum alento, mas até ele perceberá que isto dos subsídios não é justificável. E quando as pessoas perceberem que estão a pagar a EDPR pelo preço da gasolina, electricidade, e mais taxas e taxinhas que há para aí, até lhes vai dar nauseas de ouvirem falar da EDPR
Ecotretas

Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
civfan Escreveu:quanto à questão do atingir "minimos" historicos, isso não era nada dificil para a edpr, pois não? então repara, se ela entrou há uns meses no mercado, bem em cima da formaçao deste bear marketing radical, era obvio que cada queda é quase um minimo historico, pois a sua historia é bem pequenina.
A questão dos mínimos não era por serem históricos, isso realmente não é particularmente relevante dado que a EDPR está em Bolsa desde Junho. A questão era ter feito novos mínimos quando um pouco mais de metade do PSI20 não fez (11 papéis fizeram um mínimo relativo superior ao do início do mês, a EDPR e outras 8 fizeram um mínimo relativo inferior). Estou a comparar portanto os dois últimos mínimos...
Isto serve apenas para aferir a força/fraqueza relativa do papel.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
tás à vontade com as tuas intervenções, pois da parte que me toca, reconheço o teu estilo e sei que é sempre construtivo. Agradeço sempre os teus e outros ilustres "comentadores" do forum, porque são sempre bem fundamentados.
Desta parte estamos de acordo. ja o tinha dito, em particular a estrategia de entrada da edpr uns posts acima, ainda que com argumentos +- emocionais
... mas na essencia vai ao encontro do que dizes.
vamos ver se se confirma como suporte ou não nos proximos tempos.
é verdade que há algo de "clubismo aí... :d mas não deixo de tentar "entender" o comportamento do sector (a questão do petroleo é importante, bem como será importante a sua subida nos proximos tempos), e da empresa, para alem do seguimento tecnico da tendencia.
quanto à questão do atingir "minimos" historicos, isso não era nada dificil para a edpr, pois não? então repara, se ela entrou há uns meses no mercado, bem em cima da formaçao deste bear marketing radical, era obvio que cada queda é quase um minimo historico, pois a sua historia é bem pequenina.
a questão aqui é a seguinte: da edpr, eu estou à espera já algum tempo da apresentaçáo dos seus resultados. tenho lido e ouvido muita coisa, mas estou curiosissimo de qual de facto os seus resultados e que provem o que tem feito nos ultimos meses.
por outro lado atento à evoluçao do petroleo e da sua provavel subida e ainda ao comportamento do sector.
e por falar em sector, não achas que comportamento da iberdrola tem sido parecido com a edpr? logo, não demosntra alguma importancia a performance do sector?
e ainda um pormenor: hoje a edpr foi o 2º titulo que mais cresceu no psi, (em contraposição com ontem), logo, de facto é um titulo muito "instável" mas hoje foi um dos carrejões do psi20 e menos um peso morto...
tás à vontade com as tuas intervenções, pois da parte que me toca, reconheço o teu estilo e sei que é sempre construtivo. Agradeço sempre os teus e outros ilustres "comentadores" do forum, porque são sempre bem fundamentados.
MarcoAntonio Escreveu:
Bom, sobre o porquê podemos especular sobre um ou dois pontos: dado que o papel é novo mercado, coloca-se a questão de se este não foi colocado a um preço demasiado alto. Desde o momento em que a EDPR entra no mercado que entra "inquinada" e o seu caminho tem sido sempre o caminho "Sul". Por outro lado, temos o severo recuo no Petróleo, que provavelmente não está indissociado do rumo do papel. As Energias Renováveis são energias caras e portanto é natural que o papel sofra com este recuo do Crude...
Desta parte estamos de acordo. ja o tinha dito, em particular a estrategia de entrada da edpr uns posts acima, ainda que com argumentos +- emocionais

MarcoAntonio Escreveu:
Também não considero o suporte dos 3.50 euros (se é que é um suporte) assim tão pertinente. É o mínimo que o papel fez agora com o último mínimo dos mercados, um mínimo bem inferior ao anterior e ainda está por verificar se se trata de um suporte.
vamos ver se se confirma como suporte ou não nos proximos tempos.
MarcoAntonio Escreveu:
Tudo somado, creio que a tua descrição do gráfico e do comportamento da EDPR reflecte mais "aquilo que gostarias de ver" e do que realmente aquilo que lá está. Faço este comentário obviamente com um sentido construtivo...
é verdade que há algo de "clubismo aí... :d mas não deixo de tentar "entender" o comportamento do sector (a questão do petroleo é importante, bem como será importante a sua subida nos proximos tempos), e da empresa, para alem do seguimento tecnico da tendencia.
quanto à questão do atingir "minimos" historicos, isso não era nada dificil para a edpr, pois não? então repara, se ela entrou há uns meses no mercado, bem em cima da formaçao deste bear marketing radical, era obvio que cada queda é quase um minimo historico, pois a sua historia é bem pequenina.

a questão aqui é a seguinte: da edpr, eu estou à espera já algum tempo da apresentaçáo dos seus resultados. tenho lido e ouvido muita coisa, mas estou curiosissimo de qual de facto os seus resultados e que provem o que tem feito nos ultimos meses.
por outro lado atento à evoluçao do petroleo e da sua provavel subida e ainda ao comportamento do sector.
e por falar em sector, não achas que comportamento da iberdrola tem sido parecido com a edpr? logo, não demosntra alguma importancia a performance do sector?
e ainda um pormenor: hoje a edpr foi o 2º titulo que mais cresceu no psi, (em contraposição com ontem), logo, de facto é um titulo muito "instável" mas hoje foi um dos carrejões do psi20 e menos um peso morto...

Obrigado pelos gráficos.
Que outras empresas há na europa e EUA ligadas directamente às renováveis?
Cumps.
Que outras empresas há na europa e EUA ligadas directamente às renováveis?
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Já agora, só mais uma nota, que não coloquei no post anterior mas que também sinaliza a fragilidade relativa da EDPR: nesta última semana 11 títulos do PSI 20 não fizeram novos mínimos, 9 títulos fizeram.
A EDPR está no grupo dos 9 papéis que fizeram um novo mínimo nesta última semana.
A EDPR está no grupo dos 9 papéis que fizeram um novo mínimo nesta última semana.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
civfan Escreveu:é sim, muito útil, obrigado Marco.
Não concordo que a subida é insignificante! não é essa a minha leitura.
tá bem claro sim o suporte dos 3,5, e vamos ver quanto tempo demorará para ultrapassar os 4. O vento tem estado de sul para todos, e arrastou tambem este titulo... mas mesmo que % não tenha descido mais do que os outros, penso que está a ser "esquecido" muitas vezes, e ainda vai dar muitas alegrias.. (quando náo sei... loool) isto obviamente descontando quem ficou agarrado ao papel a 8€.
é tambem interessante ver o comportamento do sector, e aqui ao lado, tal como referi a iberdrola tambem esteve em subida elevada hoje (+-8%).
Não posso concordar com o teu post, de forma nenhuma: a subida não é significativa, é miserável no contexto histórico do título.
Claro está, se os mercados continuarem a recuperar, a EDPR seguirá o mesmo caminho muito provavelmente.
Contudo, quando dizes que a EDPR foi "arrastada", volto a discordar: a EDPR não foi arrastada, a EDPR "arrastou" o mercado. Isto é, foi dos títulos que esteve na dianteira das quedas...
Porquê?
Bom, sobre o porquê podemos especular sobre um ou dois pontos: dado que o papel é novo mercado, coloca-se a questão de se este não foi colocado a um preço demasiado alto. Desde o momento em que a EDPR entra no mercado que entra "inquinada" e o seu caminho tem sido sempre o caminho "Sul". Por outro lado, temos o severo recuo no Petróleo, que provavelmente não está indissociado do rumo do papel. As Energias Renováveis são energias caras e portanto é natural que o papel sofra com este recuo do Crude...
Também não considero o suporte dos 3.50 euros (se é que é um suporte) assim tão pertinente. É o mínimo que o papel fez agora com o último mínimo dos mercados, um mínimo bem inferior ao anterior e ainda está por verificar se se trata de um suporte.
Tudo somado, creio que a tua descrição do gráfico e do comportamento da EDPR reflecte mais "aquilo que gostarias de ver" e do que realmente aquilo que lá está. Faço este comentário obviamente com um sentido construtivo...
Volto a referir: se os mercados continuarem a recuperar dos mínimos, é natural que a EDPR recupere também. Aproveito e deixo também um gráfico da Iberdrola R...
- Anexos
-
- IBEREN.png (17.3 KiB) Visualizado 6179 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/10/2008 21:41, num total de 1 vez.
civfan Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Penso que é util colocar aqui o gráfico actualizado da EDPR para se ver o impacto/significado da subida de hoje no cenário global do histórico da cotação...
é sim, muito útil, obrigado Marco.
tá bem claro sim o suporte dos 3,5, e vamos ver quanto tempo vai demorar para ultrapassar os 4. O vento tem estado de sul para todos, e arrastou tambem este titulo... mas mesmo que % não tenha descido mais do que os outros, penso que está a ser "esquecido" muitas vezes, e ainda vai dar muitas alegrias.. (quando náo sei... loool) isto obviamente descontando quem ficou agarrado ao papel a 8€.
é tambem interessante ver o comportamento do sector, e aqui ao lado, tal como referi a iberdrola tambem esteve em subida elevada hoje (+-8%).
MarcoAntonio Escreveu:Penso que é util colocar aqui o gráfico actualizado da EDPR para se ver o impacto/significado da subida de hoje no cenário global do histórico da cotação...
é sim, muito útil, obrigado Marco.
tá bem claro sim o suporte dos 3,5, e vamos ver quanto tempo demorará para ultrapassar os 4. O vento tem estado de sul para todos, e arrastou tambem este titulo... mas mesmo que % não tenha descido mais do que os outros, penso que está a ser "esquecido" muitas vezes, e ainda vai dar muitas alegrias.. (quando náo sei... loool) isto obviamente descontando quem ficou agarrado ao papel a 8€.
Editado pela última vez por José_P. em 30/10/2008 21:15, num total de 1 vez.
Esta subida tem a ver com os resultados que ai veem no dia 5 de novembro que se prevê que sejam tremendamente positivos segundo alguns, ora veja,:
ESR antecipa lucros de 61,6 milhões da EDP Renováveis
O Espírito Santo Research (ESR) estima que a EDP Renováveis tenha terminado os primeiros nove meses do ano com lucros de 61,6 milhões de euros face aos 49,6 milhões de euros obtidos no primeiro semestre deste ano.
No “Iberian Daily” de hoje, a equipa de “research” do banco de investimento acrescenta que a divisão para as energias renováveis da EDP deverá apresentar os seus resultados no próximo dia 5 de Novembro, após o fecho do mercado.
O banco de investimento destaca que a companhia já anunciou alguns dados operacionais relativos à sua actividade, entre Janeiro e Setembro deste ano, o que lhe permite ter “uma clara imagem” do desempenho da empresa em termos de capacidade instalada e factores de utilização alcançados por país.
“Esperamos uma forte ‘performance’ nos primeiros nove meses de 2008 com o EBITDA estimado a alcançar os 305 milhões de euros”, um crescimento homólogo de 107%, devido aos novos 1.379 megawatts consolidados desde os primeiros nove meses de 2007, incluindo os 792 megawatts da Horizon.
O ESR antecipa que a empresa tenha obtido neste período um resultado líquido de 61,6 milhões de euros, depois de ter terminado o primeiro semestre com lucros de 49,6 milhões de euros.
O ESR avalia a EDP Renováveis em 8,50 euros por acção e atribui-lhe uma recomendação de “comprar”.
ESR antecipa lucros de 61,6 milhões da EDP Renováveis
O Espírito Santo Research (ESR) estima que a EDP Renováveis tenha terminado os primeiros nove meses do ano com lucros de 61,6 milhões de euros face aos 49,6 milhões de euros obtidos no primeiro semestre deste ano.
No “Iberian Daily” de hoje, a equipa de “research” do banco de investimento acrescenta que a divisão para as energias renováveis da EDP deverá apresentar os seus resultados no próximo dia 5 de Novembro, após o fecho do mercado.
O banco de investimento destaca que a companhia já anunciou alguns dados operacionais relativos à sua actividade, entre Janeiro e Setembro deste ano, o que lhe permite ter “uma clara imagem” do desempenho da empresa em termos de capacidade instalada e factores de utilização alcançados por país.
“Esperamos uma forte ‘performance’ nos primeiros nove meses de 2008 com o EBITDA estimado a alcançar os 305 milhões de euros”, um crescimento homólogo de 107%, devido aos novos 1.379 megawatts consolidados desde os primeiros nove meses de 2007, incluindo os 792 megawatts da Horizon.
O ESR antecipa que a empresa tenha obtido neste período um resultado líquido de 61,6 milhões de euros, depois de ter terminado o primeiro semestre com lucros de 49,6 milhões de euros.
O ESR avalia a EDP Renováveis em 8,50 euros por acção e atribui-lhe uma recomendação de “comprar”.
- Registado: 28/5/2008 18:59
MarcoAntonio Escreveu:Penso que é util colocar aqui o gráfico actualizado da EDPR para se ver o impacto/significado da subida de hoje no cenário global do histórico da cotação...
O que é essa subida no gráfico!? Nada...
Apenas uma resposta às fortes quedas que se tem verificado...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Penso que é util colocar aqui o gráfico actualizado da EDPR para se ver o impacto/significado da subida de hoje no cenário global do histórico da cotação...
- Anexos
-
- EDPR.png (12.94 KiB) Visualizado 6348 vezes
A culpa deve ser do Arrefecimento Global
Como o Aquecimento Global é um dos maiores embustes da História recente, não se admirem do que acontecer nos tempos mais próximos...
EcoTretas

EcoTretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
joaopedroinvestidor Escreveu:Olá, o valor contabilístico tangível (esperado para 2008) é de €4,32. Cumps
bom, ela hoje fechou a 3,5€! eu continuo a acreditar neste papel. a culpa não e dele, do timing e do posicionamento da opa...
e estando a 3,5€ bem abaixo do seu valor contabilistico...

Não percebo porque culpam a EDP do valor da colocação em bolsa... afinal a EDP Renováveis teve um comportamento que acompanhou o mercado.
Não é preciso procurar muito para encontrar acções que neste periodo cairam mais... e nessas a culpa é de quem?
PS: não tenho EDPr. Já tive e perdi algum dinheiro, mas assumo os erros que cometi, sobretudo a ausência de um stop loss.
Um abraço
Não é preciso procurar muito para encontrar acções que neste periodo cairam mais... e nessas a culpa é de quem?
PS: não tenho EDPr. Já tive e perdi algum dinheiro, mas assumo os erros que cometi, sobretudo a ausência de um stop loss.
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Foi um pequeno roubo por parte dos administradores da EDP aos pequenos investidores menos informados.
Até no primeiro dia teve bancos a despejar acções na abertura do mercado, quando foi criada uma ilusão que os bancos só iriam negociar livremente as acções após um mês de negociação.
O lançamento desta acção foi uma gatunagem completa.
Até no primeiro dia teve bancos a despejar acções na abertura do mercado, quando foi criada uma ilusão que os bancos só iriam negociar livremente as acções após um mês de negociação.
O lançamento desta acção foi uma gatunagem completa.
Comportamento....
Num dia como hoje
MISERÀVEL
Cumps.

Cumps.
Elias Escreveu:civfan Escreveu:sim... mas neste caso soa-me a enganar os investidores e o mercado... é quase má fé!
e merece, que tenha o retorno de volta, isto é, que a edpr seja uma empresa mal amada pelos investidores durante muito tempo... dái que quando precisar do mercado, talvez este o mande apanhar moinhos de vento.
não vejo quem é que enganou quem.
Só comprou quem quis. Quem achou que a avaliação da EDP-R a 8 euros era justa e que comprar a empresa a esse preço era um bom negócio. A procura superou em muito a oferta (e depois falam-nos da crise e tal...)
Enganados somos todos os dias quando nos impingem price targets disto e daquilo...
olha eu agora vou botar uns quantos price targets:
EDP-R vale 10 euros
GALP vale 25
JMT vale 30
Toca a comprar meus senhores, que eu tenho aqui umas entaladas e quero vender.![]()
Nota: para quem não percebeu, eu estava ironizar, não dou credibilidade nenhuma aos P Targets.
Elias eu estou á vontade para tecer o comentário em cima, pois fui um dos investidores que não fui à OPV a 8€, apesar de na altura lhe ter prestado muita atenção, porque, na altura, segundo os criterios e informações que recolhi achei cara... pensava que um preço a 6€ 6,5€ seria mais ajustado! lol
seja como for, tenho acções da edpr, compradas a 3 e tal euros, (ao preço actual estão a perder cerca de 7%), e continuo a achar que este negócio é fundamentalmente interessante a longo prazo... se bem que, voltando ao tema aqui, a opv a 8€, no clima da altura, era cara, demasiado cara, e foi vendida como "baratinha" e negocio da ocasião!
ora se acharmos que quando vamos comprar um carro por exemplo, que um vendedor menos escrupuloso pode ter uma atitude comercial enganadora, ou uma instituição publicidade enganosa, porque achar que os senhores administradores da edpr tiveram muito bem quando "enfardaram" o mercado a 8€? não tiveram, tiveram mal, porque o preço estava muito desajustado ao potencial do mercado e da empresa no momento.
E agora, mesmo descontando o clima bear, esta acção tem mexido pouco, na minha opinião devido a esse trauma... é o preço a pagar por tentarem enganar o mercado. o vendilhao de automoveis engana uma vez... depois ate pode ter um preço justo (ou barato que é o caso do momento, com valor abaixo dos 3,5€), mas o cliente escaldado, já nem o vai querer ver pela frente!
Ulisses Pereira Escreveu:Se um dia o Caldeiraodebolsa.com for colocado em Bolsa, certamente que não o colocaremos no mercado num "Bear Market".
P.S. Para que se evitem especulações, isso não está nos nossos planos.
Já agora, este site é propriedade do Jornal de Negócios, certo?
- Registado: 17/7/2008 13:21
Quem está ligado: