Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos de investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ninja1200 » 18/8/2011 0:01

VirtuaGod Escreveu:
ninja1200 Escreveu:Dizer que mais valia agora, não é o mesmo que dizer que mais valia na altura.

Correcto, então eu digo "Mais vale agora", deixa de comprar muito $ de uma só acção e deixa de comprar activos onde não vai aguentar a volatilidade e vender com perdas!

Enquanto estiveres fora do mercado estuda bem o tópico do LTCM e o meu tópico de fundos (que acho que até é +/- :oops: )

Compra o "Stocks for the Long Run" e o "Smarter Investing: Simpler Decisions for Better Results" e LÊ e aprende a diversificar!

Ou então compra um fundo indexado à inflação (desde o AXA Inflation/PIMCO Real return/TIPS), provavelmente irás ganhar mais dinheiro que a maioria dos "investidores"!!

Vou ver com atenção esses tópicos.
Obrigado pelas dicas :)

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 11:03

por VirtuaGod » 17/8/2011 20:11

ninja1200 Escreveu:Dizer que mais valia agora, não é o mesmo que dizer que mais valia na altura.

Correcto, então eu digo "Mais vale agora", deixa de comprar muito $ de uma só acção e deixa de comprar activos onde não vai aguentar a volatilidade e vender com perdas!

Enquanto estiveres fora do mercado estuda bem o tópico do LTCM e o meu tópico de fundos (que acho que até é +/- :oops: )

Compra o "Stocks for the Long Run" e o "Smarter Investing: Simpler Decisions for Better Results" e LÊ e aprende a diversificar!

Ou então compra um fundo indexado à inflação (desde o AXA Inflation/PIMCO Real return/TIPS), provavelmente irás ganhar mais dinheiro que a maioria dos "investidores"!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ninja1200 » 17/8/2011 19:41

vset Escreveu:
ninja1200 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
ninja1200 Escreveu:Resta-me a esperança de conseguir aproveitar o próximo bull market e enquanto isso não acontece, talvez o invista num depósito a prazo a 3 ou 6 meses.

Tenho pena que as pessoas passem do 8 para o 80! De fundos de risco 5 e 6 para DP's! Por acaso os DP's estão altos agora e penso que é de aproveitar mas é uma situação pontual. O que refiro é algo que tem persistido ao longo dos anos!!

Eu falei em DP de 3 ou 6 meses apenas para tentar rentabilizar um pouco enquanto o próximo bull market não acontecer e porque neste momento sempre dão alguma coisa, porque caso contrário não o faria.

Mais valia teres posto todas as tuas poupanças em DP desde sempre, já que perdeste 19k no total.

Para quem não tem sistema de investimento, há poucos produtos com boa relação rentabilidade/risco.

Cps.

Pois, mas o passado está cheio de 'Se's. As coisas correm bem até ao momento que passam a correr mal, não achas?
Dizer que mais valia agora, não é o mesmo que dizer que mais valia na altura.

por ruicarlov » 17/8/2011 16:24

Se está farto de grandes riscos, há sempre fundos menos voláteis e de menor risco.

Temos neste fórum um tópico sobre fundos de obrigações, onde são discutidos alguns fundos de baixo risco que têm tido comportamentos e rentabilidades bastante boas.

Registado: 18/7/2011 11:04

por vset » 17/8/2011 15:05

ninja1200 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
ninja1200 Escreveu:Resta-me a esperança de conseguir aproveitar o próximo bull market e enquanto isso não acontece, talvez o invista num depósito a prazo a 3 ou 6 meses.

Tenho pena que as pessoas passem do 8 para o 80! De fundos de risco 5 e 6 para DP's! Por acaso os DP's estão altos agora e penso que é de aproveitar mas é uma situação pontual. O que refiro é algo que tem persistido ao longo dos anos!!

Eu falei em DP de 3 ou 6 meses apenas para tentar rentabilizar um pouco enquanto o próximo bull market não acontecer e porque neste momento sempre dão alguma coisa, porque caso contrário não o faria.

Mais valia teres posto todas as tuas poupanças em DP desde sempre, já que perdeste 19k no total.

Para quem não tem sistema de investimento, há poucos produtos com boa relação rentabilidade/risco.

Cps.

Registado: 11/1/2004 13:37

por ninja1200 » 17/8/2011 13:54

VirtuaGod Escreveu:

por VirtuaGod » 17/8/2011 13:30

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ninja1200 » 17/8/2011 13:12

Dos investimentos que tenho feito, só tenho perdido dinheiro.
No ano passado e inicio deste ano, tinha algum dinheiro posto de parte e decidi investir numa solução mais segura e que fugisse à sangria dos mercados europeus e decidi então dividir esse dinheiro por 3 fundos, BPI América, BPI Brasil e BPI África.
O do Brasil já o tinha desde o ano passado, mas os outros dois investi mesmo no inicio do ano.
Tinham estado todos a subir desde há muito tempo e pensei que fosse seguro, no entanto no mesmo dia que investi o dinheiro tiveram logo uma descida grande e nunca mais pararam.
Resultado: fiz os resgate dos 3 há poucos dias, perdendo não só o dinheiro da desvalorização, como também a comissão de resgate.

Olhando para trás, custa-me ter tido todo o esforço de não gastar dinheiro com coisas que até me faziam falta durante este tempo, para depois vê-lo voar assim simplesmente. Ainda perdi uns 3mil euros que me faziam bem jeito agora.

Resta-me a esperança de conseguir aproveitar o próximo bull market e enquanto isso não acontece, talvez o invista num depósito a prazo a 3 ou 6 meses.
Espero conseguir assim algum retorno do que já perdi na bolsa e nos investimentos que tenho feito, pois só na Gllint, por exemplo, perdi quase 16000euro, praticamente 100% do que investi há uns 8 anos.

por vset » 17/8/2011 9:50

nnfranco Escreveu:Na óptica do investimento a longo prazo (15-20 anos), tenho a maior parte do meu património numa espécie de custom made PPR, dividido geograficamente e sectorialmente por 10 fundos, que reforço alternadamente todos os meses:

-BPI Reestruturações | 32% da carteira

-Fidelity EMEA (Europa de leste, África,Médio Oriente) | 10% da carteira

-CAAM Latin America | 10% da carteira

-CAAM Greater China | 8% da carteira

-DWS India | 8% da carteira

-Invesco Asia Infrastructure | 6% da carteira

-BGF New Energy (Energia renovaveis) | 6% da carteira

-Montepio Acções | 5% da carteira

-Montepio Euro Utilities | 4% da carteira

-Montepio Euro Financial Services | 4% da carteira

- Liquidez | 7% da carteira

Neste momento o saldo global é francamente negativo (- 45%) , no entanto, não encaro estas quedas de forma dramática.

Tendo em conta o meu prazo de investimento, encaro estas quedas como excelentes alturas para realizar reforços. São boas alturas para comprar e não para vender.

Estabeleci os meus objectivos antes de iniciar os investimentos, e salvo alguns ajustes, não pretendo mudá-los a cada alteração do mercado.

É por essa razão que tenho no património 7% em liquidez para aproveitar os momentos de queda e baixar o valor médio das unidades de participação.

Penso que a diversificação é extremamente importante.
Convém sempre analisar as maiores posições dos fundos e os principais sectores nos quais o fundo está investido.

Existe uma ferramenta disponivel no BEST que permite comparar fundos e evita repetir posições em fundos diferentes, o Morningstar Xray.

Bons negócios a todos.

Boas,

Mantiveste as posições, ou o DD falou mais alto?

Cumprimentos.

Registado: 11/1/2004 13:37

por nnfranco » 28/10/2008 23:44

Na óptica do investimento a longo prazo (15-20 anos), tenho a maior parte do meu património numa espécie de custom made PPR, dividido geograficamente e sectorialmente por 10 fundos, que reforço alternadamente todos os meses:

-BPI Reestruturações | 32% da carteira

-Fidelity EMEA (Europa de leste, África,Médio Oriente) | 10% da carteira

-CAAM Latin America | 10% da carteira

-CAAM Greater China | 8% da carteira

-DWS India | 8% da carteira

-Invesco Asia Infrastructure | 6% da carteira

-BGF New Energy (Energia renovaveis) | 6% da carteira

-Montepio Acções | 5% da carteira

-Montepio Euro Utilities | 4% da carteira

-Montepio Euro Financial Services | 4% da carteira

- Liquidez | 7% da carteira

Neste momento o saldo global é francamente negativo (- 45%) , no entanto, não encaro estas quedas de forma dramática.

Tendo em conta o meu prazo de investimento, encaro estas quedas como excelentes alturas para realizar reforços. São boas alturas para comprar e não para vender.

Estabeleci os meus objectivos antes de iniciar os investimentos, e salvo alguns ajustes, não pretendo mudá-los a cada alteração do mercado.

É por essa razão que tenho no património 7% em liquidez para aproveitar os momentos de queda e baixar o valor médio das unidades de participação.

Penso que a diversificação é extremamente importante.
Convém sempre analisar as maiores posições dos fundos e os principais sectores nos quais o fundo está investido.

Existe uma ferramenta disponivel no BEST que permite comparar fundos e evita repetir posições em fundos diferentes, o Morningstar Xray.

Bons negócios a todos.
"O Barings pode concluir que não é, na realidade, muito difícil fazer dinheiro no negócio dos bens imobiliários" Peter Baring - Presidente do Banco Barings

Registado: 29/11/2007 11:06

por Pata-Hari » 28/10/2008 22:03

LTCM, fantástico apanhado. Eu não poderia estar mais de acordo!!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por LTCM » 28/10/2008 16:33

miltonduarte Escreveu:Desde já obrigado pela vossas respostas.
É evidente que penso numa prespectiva a longo prazo,mas mesmo assim nao está facil.
Em relaçao ao fundos tenho:
DWS BRIC
DWS NEW RESOURCES
INVESCO ASIA INFRA.
INV ENERGY E
PF ABSRETURNG R
FID EMERG EUR E
PF BIOTECH HR
PARW AGRICULT C
UBS EF CANADA.

Talvez isto ajude:

LTCM Escreveu: Nem todos podem ser stock pickers.
Contudo existe muita gente, que não o sendo, consegue bons retornos.

Os dados do passado e os cenários futuros, demonstram com um grau de acerto elevado que um pequeno investidor (sem esquecer os génios que fazem 300% ao mês), fica melhor servido com uma abordagem à David F. Swensen.

Citação:
What should an individual investor do?

Don’t try anything fancy. Stick to a simple diversified portfolio, keep your costs down and rebalance periodically to keep your asset allocations in line with your long-term goals. That is the advice of David F. Swensen, who has run the Yale endowment since 1988, relying on a complex strategy that includes investments in hedge funds and other esoteric vehicles. The endowment earned 28 percent in its last fiscal year, which ended June 30, beating all other endowments. It finished the year with $22.5 billion.

For most people, he recommends a very basic approach: use index funds, exchange-traded funds and other low-cost instruments, and stick to your long-term asset allocation — even when the markets are in tumult.

Don’t be distracted by market forecasts, he said. “You have to diversify against the collective ignorance,” he said. “I think nobody is in a position to react to these big macro-issues. Where is the dollar going to be or what is G.D.P. growth going to be in China? For every smart person on one side of the question, there is another smart person on the other side.”

Mas claro isto, apesar de ser rentável, não é nada s_e_x_y, nem divertido, assim:
Citação:
If you want to have fun, go to Disney World.”

Além de que é preciso:

Citação:
investors should forget market timing entirely. Once an individual sets up a program, it should be rebalanced quarterly or semiannually, he said, “but it should be disciplined.”

Quando em Bull market é uma maravilha, todos ganham dnheiro e até se pensa que se percebe do assunto, mas, quando a direcção muda para Sul e o portefolio começa a perder dinheiro, é mais fácil questionar a estratégia e pensar que conseguimos fazer melhor "sozinhos"...

Citação:
When the markets decline, try not to pay attention, he said. “Let yourself off the hook,” he said. “If you pursue the sensible long-term policy, look at it over a 5- to 10-year period. Don’t look at five months.”

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por miltonduarte » 28/10/2008 15:03

Eu tb espero que a tua analise esteja correcta!!!

Registado: 29/11/2007 10:38

por Pijama » 28/10/2008 14:59

Aproveito para informar que percebo pouco da matéria e tenho pouco capital disponível para investi na área. O meu horizonte de investimento é a reforma e tenho algum dinheiro de parte para possiveis reforços.

A minha carteira de fundos de investimento é a seguinte:
.Invesco Asia Infrastructure Fund E Acc
.DWS Brazil Acc
.PFLUX-Water R Acc
.World Express Funds I Euro Liquidity EPIC DE Acc

Entrei no mercado em Junho de 2007 e estou com saldo negativo a rondar os 50%, mas não estou preocupado por acreditar que dentro de 2 ou 3 anos estarei positivo. A minha análise estará correcta ou eu sou extremamente optimista?

Cumprimentos

Registado: 6/6/2008 10:17

por miltonduarte » 28/10/2008 14:44

Desde já obrigado pela vossas respostas.
É evidente que penso numa prespectiva a longo prazo,mas mesmo assim nao está facil.
Em relaçao ao fundos tenho:
DWS BRIC
DWS NEW RESOURCES
INVESCO ASIA INFRA.
INV ENERGY E
PF ABSRETURNG R
FID EMERG EUR E
PF BIOTECH HR
PARW AGRICULT C
UBS EF CANADA.

por karnuss » 28/10/2008 14:17

Olá!

Para já:

- Que fundos tens?
- Qual o horizonte de investimento? 5 anos? 1 ano? até à reforma?
- Precisas do dinheiro investido a breve prazo?
- Qual o teu perfil de risco?

Com as respostas a estas perguntas podemos ajudar-te mais.

No meu caso, tb estou investido em fundos (opção económica para que não tem dinheiro para ir directamente às acções), desde 2006. Neste momento encontro-me a perder mais de 1.000€ em 3.000€ investidos.

Como invisto a longo prazo (ie reforma), as quedas abruptas não me preocupam (demasiado).

Registado: 14/3/2008 22:37

Re: Fundos de investimento

por LTCM » 28/10/2008 14:16

miltonduarte Escreveu:Boas tardes para todos os do forum!!
Sou um novato nestas andanças e gostaria de contar com a vossa ajuda em relaçao a fundos de investimento.
Tenho alguns fundos e como é evidente neste momento estou a perder dinheiro.
Comprei esses fundos há um ano e meio atrás e isto está a correr mal.
Conto com a experiencia de todos vós.
Um grande abraço para todos.

Isto já está a correr mal há ano e meio, foi mesmo na mouche.
O que fazer só tu podes decidir.
Existem vários factores:
Quais os fundos;
Quanto está investido;
Qual a tua idade;
Quando precisas do dinheiro;
Podes fazer reforços regulares;
Aceitas bem perder 50%?
Etc...
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Fundos de investimento

por miltonduarte » 28/10/2008 14:01

Boas tardes para todos os do forum!!
Sou um novato nestas andanças e gostaria de contar com a vossa ajuda em relaçao a fundos de investimento.
Tenho alguns fundos e como é evidente neste momento estou a perder dinheiro.
Comprei esses fundos há um ano e meio atrás e isto está a correr mal.
Conto com a experiencia de todos vós.
Um grande abraço para todos.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, niceboy, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 135 visitantes