Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Diferenças entre esta crise e as anteriores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cogumelo » 18/11/2008 11:14

Peço desculpa por ir resgatar uma thread antiga, mas gostava de perceber um pouco melhor a opinião dos membros mais seniores do fórum (e da actividade na bolsa) sobre esta crise.

É pior que as anteriores?

É igual às anteriores?

Estes novos intervenientes - china, brasil, rússia, índia - que influência têm?

Este noticiar de despedimentos em série, é um repetir da história ou é algo completamente novo? (ex.: 50.000 do citigroup é impressionante!)

cumprimentos,
cogumelo

p.s.: se esta comparação já está a ser feita em outra thread peço que me indiquem qual.

Registado: 4/9/2008 18:31

por leazinho » 24/10/2008 11:11

Greenspan: livre mercado é incapaz de se auto-regular
É possível que este homem não tenha antecipado este problema?
ESTE HOMEM É QUE É UM DOS GRANDES CULPADOS, AGORA TENTA DESCULPAR-SE???? ESTÁ GÁ-GÁ O "VELHO"
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

por cogumelo » 24/10/2008 11:04

Apenas me começei a interessar pela bolsa à cerca de duas semanas e felizmente vim cá parar (primeiro post já agora ).

Concordo.

Greenspan: livre mercado é incapaz de se auto-regular
24.10.2008 - 10h08 José Manuel Rocha
O antigo presidente da Reserva Federal norte-americana Alan Greenspan reconheceu ontem, numa audição no Congresso, que falhou na regulação do sistema financeiro. "Cometi um erro ao confiar que o livre mercado pode regular-se a si próprio sem a supervisão da administração", afirmou o homem que esteve 18 anos ao comando da Fed.

Alvo de críticas por parte de vários membros do comité que realiza audições sobre a situação dos mercados, Greenspan confessou-se chocado com a dimensão da crise financeira. "Há 40 anos ou mais que tinha uma evidência muito clara de que o mercado livre funcionava muito bem", reconheceu Greenspan. Admitiu, depois, o grave erro em que incorreu quando se opôs à regulação do mercado de derivados. "Presumi, erradamente, que o interesse próprio das organizações, nomeadamente dos bancos, era suficiente para que eles protegessem os seus accionistas."

Considerado por muitos como o "maestro infalível" do sistema financeiro, a voz que os mercados reverenciavam, Greenspan surgiu no Congresso com uma atitude de perfeita resignação e de distanciamento em relação às políticas que defendeu ao longo de quatro décadas. E foi confrontado com duras críticas. Por exemplo, do democrata que lidera a comissão de supervisão do Congresso. "O senhor teve a autoridade para prevenir as irresponsáveis práticas de empréstimo que conduziram ao subprime. Foi avisado para fazer alguma coisa. Agora, toda a economia está a pagar o preço", afirmou Henry Waxman.

Greenspan não evitou a questão. E reconheceu que deveria ter avançado com a regulação dos mercados onde se transaccionavam os chamados produtos tóxicos que estão na origem da actual crise - a mistura explosiva de hipotecas com títulos de dívida que eram depois vendidos a outros investidores.

O antigo presidente da Fed aproveitou a audição para dar uma visão pessoal do que será o cenário macro-económico no fututo próximo: mais desemprego, menos consumo das famílias. Greenspan diz que é necessário que o preço das casas estabilize para que se ponha termo à crise.

É possível que este homem não tenha antecipado este problema?

por lm.silva » 24/10/2008 10:47

Bom dia,

Encontro-me exactamente na mesma situação. Apenas me começei a interessar pela bolsa à cerca de duas semanas e felizmente vim cá parar (primeiro post já agora 8-)). Tb já comprei o "Ganhar em Bolsa" :lol:

Ontem estava a pensar nesta mesma questão. Isto é simplesmente mais uma crise, mais um bear market ou é "o fim do mundo"?
Não sei se todos os bears markets são assim mas já se começa a ouvir os profetas com visões dantescas, paises em situações muito delicadas, como é o caso da Islandia e mais recentemente a Hungria, etc..

Abraços e meus mais sinceros agradecimentos a esta comunidade que muito já me ensinou

Registado: 29/11/2007 9:45

Diferenças entre esta crise e as anteriores

por cogumelo » 24/10/2008 10:08

Bom dia,

Comecei a interessar-me por estas questões da bolsa, precisamente por causa desta crise (haja algo positivo), e parece líquido que estamos numa situação grave, mas não tendo estado "presente" nas crises anteriores não tenho termo de comparação.

Gostava de saber a opinião dos mais experimentados nestas andanças para perceber se consideram esta crise como "apenas" mais uma (e as pessoas é que já se esqueceram da anterior) ou esta é realmente pior que as outras.

cumps,
cogumelo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 108 visitantes