Gasolina ou GPL ?
8 mensagens
|Página 1 de 1
Amigos
Cá em casa anda TUDO a GPL.
Gastei cerca de 1600€ por transformaçao, mas vale a pena.
Eu vivo na Figueira da Foz onde o GPL é a 0,58cts. È dos mais baratos do pais, onde a média é de +/- 70 cts.
È verdade que eles NUNCA baixaram os preços, nem conheço ninguem que tal tenha feito...., ja aqui denunciei isso.
Para saberem onde os combustiveis sao mais baratos, vao a:
www.maisgasolina.com
Curiosidade:
Eu tenho um Pegeout 206 e o pé bastante pesado....em auto estrada, o carro consome menos de 4,5€uros aos 100km.(com o GPL a 0,58 cts)
Se for devagar... menos de 3€ !!!!
Paguei o investimento em 6 meses....pois poupo 6 a 8€ em cada 100km, com a conversão que fiz.
Abraços
Cá em casa anda TUDO a GPL.
Gastei cerca de 1600€ por transformaçao, mas vale a pena.
Eu vivo na Figueira da Foz onde o GPL é a 0,58cts. È dos mais baratos do pais, onde a média é de +/- 70 cts.
È verdade que eles NUNCA baixaram os preços, nem conheço ninguem que tal tenha feito...., ja aqui denunciei isso.
Para saberem onde os combustiveis sao mais baratos, vao a:
www.maisgasolina.com
Curiosidade:
Eu tenho um Pegeout 206 e o pé bastante pesado....em auto estrada, o carro consome menos de 4,5€uros aos 100km.(com o GPL a 0,58 cts)
Se for devagar... menos de 3€ !!!!
Paguei o investimento em 6 meses....pois poupo 6 a 8€ em cada 100km, com a conversão que fiz.
Abraços
O imposto é de 0.055 euros por litro e depois acresce o IVA a 20/21% (em Espanha é de 0.032 e depois acresce IVA a 16%).
----
Já agora, em Janeiro de 2007, o crude estava a 45 euros e o GPL a 0.587 euros. Daí até ao máximo, o crude subiu mais de 100% enquanto o GPL subiu apenas 18% (subiu tambem muito menos que a gasolina e o gasóleo).
Por estes valores e também pelo gráfico acima dá para perceber que o GPL é de longe o menos correlacionado com o Petróleo. Na verdade, seja para subir seja para descer, as variações do petróleo têm tido pouco impacto no GPL.
Este contudo vai subindo ao longo do tempo mas parece-me claro que o principal factor aqui não é o petróleo ao qual o GPL tem sido grandemente alheio (enquanto o gasoleo e a gasolina reflectem as subidas em cerca de 60-70%, o GLP reflecte menos de 20%, a relação entre os dois é relativamente baixa).
Como é evidente, agora as pessoas "observam" que ele não baixa. Mas a verdade é que também não subiu nem pouco mais ou menos como os restantes (aqui o peso dos impostos poderá iludir bastante, como a carga fiscal sobre o GPL é menor parece que ele está a acompanhar os outros... mas não está).
Nestas comparações é sempre imprescindível retirar os impostos fora pois são um factor de distorção enorme. Só fazendo as contas sem impostos se percebe o que realmente se está a passar com os preços entre os vários produtos...
----
Já agora, em Janeiro de 2007, o crude estava a 45 euros e o GPL a 0.587 euros. Daí até ao máximo, o crude subiu mais de 100% enquanto o GPL subiu apenas 18% (subiu tambem muito menos que a gasolina e o gasóleo).
Por estes valores e também pelo gráfico acima dá para perceber que o GPL é de longe o menos correlacionado com o Petróleo. Na verdade, seja para subir seja para descer, as variações do petróleo têm tido pouco impacto no GPL.
Este contudo vai subindo ao longo do tempo mas parece-me claro que o principal factor aqui não é o petróleo ao qual o GPL tem sido grandemente alheio (enquanto o gasoleo e a gasolina reflectem as subidas em cerca de 60-70%, o GLP reflecte menos de 20%, a relação entre os dois é relativamente baixa).
Como é evidente, agora as pessoas "observam" que ele não baixa. Mas a verdade é que também não subiu nem pouco mais ou menos como os restantes (aqui o peso dos impostos poderá iludir bastante, como a carga fiscal sobre o GPL é menor parece que ele está a acompanhar os outros... mas não está).
Nestas comparações é sempre imprescindível retirar os impostos fora pois são um factor de distorção enorme. Só fazendo as contas sem impostos se percebe o que realmente se está a passar com os preços entre os vários produtos...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, aqui ficam os dados que tenho disponíveis (faltam valores de Outubro ainda, a fonte é o portal da união europeia).
Os preços do GPL comparativamente com Espanha são mais caros (antes dos impostos a diferença anda entre os 0 a 4 centimos e depois é agravada pela carga fiscal). Em média, na "bomba" acaba cerca de 10 centimos mais caro...
À parte disso, o preço parece seguir a tendência do mercado e como se constata anda muito alheado do petróleo (está longe de acompanhar nas subidas e depois também não acompanha nas quedas).
Apresenta uma tendência de alta (vai encarecendo), o que provavelmente se deve a procura crescente.
Os preços do GPL comparativamente com Espanha são mais caros (antes dos impostos a diferença anda entre os 0 a 4 centimos e depois é agravada pela carga fiscal). Em média, na "bomba" acaba cerca de 10 centimos mais caro...
À parte disso, o preço parece seguir a tendência do mercado e como se constata anda muito alheado do petróleo (está longe de acompanhar nas subidas e depois também não acompanha nas quedas).
Apresenta uma tendência de alta (vai encarecendo), o que provavelmente se deve a procura crescente.
- Anexos
-
- gpl-ptvsesp.PNG (16.09 KiB) Visualizado 774 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, esta questão já tem sido abordada no topico galp/combustiveis e penso que se enquadra lá perfeitamente...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Os combustíveis não estão a menos de metade do pico (nem era suposto estar).
O petróleo, em euros, caiu até à semana passada 38%.
Esta queda no petróleo corresponde sempre a uma queda nos refinados menor e cada um vai cair mais ou menos conforme a sua própria evolução (procura, oferta, custos, etc).
O GPL na GALP por exemplo está agora a uns 0.67 eur/litro e o máximo andou pelos 0.72 eur/litro (penso).
Poderá parecer uma queda pequena mas provavelmente é perfeitamente justificada (eu já consultei alguns números e verifiquei que o GPL nos mercados internacionais caiu bastante menos desde o pico de Julho/Agosto do que a Gasolina e o Gasóleo).
Provavelmente a justificação é que sofreu um aumento de procura com os altos preços dos restantes combustíveis e isso puxou a curva do preço para cima...
O petróleo, em euros, caiu até à semana passada 38%.
Esta queda no petróleo corresponde sempre a uma queda nos refinados menor e cada um vai cair mais ou menos conforme a sua própria evolução (procura, oferta, custos, etc).
O GPL na GALP por exemplo está agora a uns 0.67 eur/litro e o máximo andou pelos 0.72 eur/litro (penso).
Poderá parecer uma queda pequena mas provavelmente é perfeitamente justificada (eu já consultei alguns números e verifiquei que o GPL nos mercados internacionais caiu bastante menos desde o pico de Julho/Agosto do que a Gasolina e o Gasóleo).
Provavelmente a justificação é que sofreu um aumento de procura com os altos preços dos restantes combustíveis e isso puxou a curva do preço para cima...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Gasolina ou GPL ?
A resposta é esta historia:
O marido chega a casa e diz aflito à mulher: Recebi uma carta do IRS e estou aflito pois não sei se vá lá de gravata os de camisa.
Responde a mulher: Vou dar-te a mesma resposta que a minha avó me deu quando eu lhe perguntei se na noite de nupcias devia vestir calcinhas de seda ou de algodão;
"o que respondeu a tua avó"?
"TANTO FAZ ELE VAI F....-TE NA MESMA!!!!!!!!
Isto depois de milhares de automobilistas terem gasto +/- 2000 euros a transformarem os seus carros para GPL devido ao aumento dos combustiveis e o Estado aproveita esta nova oportunidade que se lhe abre para sacar e sobe os preços ainda não os baixou apesar de os combustiveis estarem a menos de metade do pico que atingiu.
Vale apena dar aval ao Estado e caminhar para combustiveis alternativos e com redução de Co2 ???? Claro que não e mais uma vez FOMOS ENGANADOS!!!!!
O marido chega a casa e diz aflito à mulher: Recebi uma carta do IRS e estou aflito pois não sei se vá lá de gravata os de camisa.
Responde a mulher: Vou dar-te a mesma resposta que a minha avó me deu quando eu lhe perguntei se na noite de nupcias devia vestir calcinhas de seda ou de algodão;
"o que respondeu a tua avó"?
"TANTO FAZ ELE VAI F....-TE NA MESMA!!!!!!!!
Isto depois de milhares de automobilistas terem gasto +/- 2000 euros a transformarem os seus carros para GPL devido ao aumento dos combustiveis e o Estado aproveita esta nova oportunidade que se lhe abre para sacar e sobe os preços ainda não os baixou apesar de os combustiveis estarem a menos de metade do pico que atingiu.
Vale apena dar aval ao Estado e caminhar para combustiveis alternativos e com redução de Co2 ???? Claro que não e mais uma vez FOMOS ENGANADOS!!!!!
- Mensagens: 688
- Registado: 29/11/2007 11:18
- Localização: agualva
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PMP69 e 161 visitantes