Teixeira Duarte
Boas a todos,
Ainda tenho uma fezada que toque no 1,00€ até final de ano.
O fecho de Sexta leva-me a pensar muita coisa.
Se repararam passou o dia todo a acompanhar a JM, mas na última hora de negociação ganhou vida e fechou a cair 0,98%.
Para quem entrou nas ultimas duas (ou acreditou) fez umas boas massas no fecho.
Será que vamos ter uma inversão????
Ou será que estarão a preparar alguma movimentação de bastidores???
Abraço
Ainda tenho uma fezada que toque no 1,00€ até final de ano.
O fecho de Sexta leva-me a pensar muita coisa.
Se repararam passou o dia todo a acompanhar a JM, mas na última hora de negociação ganhou vida e fechou a cair 0,98%.
Para quem entrou nas ultimas duas (ou acreditou) fez umas boas massas no fecho.
Será que vamos ter uma inversão????
Ou será que estarão a preparar alguma movimentação de bastidores???
Abraço
- Registado: 29/11/2007 14:05
TDU
continua a sua saga...
Uma coisa é certa, se não falir e chegar um ciclo bull, a TDU um dia regressa a 1 Eur
Uma coisa é certa, se não falir e chegar um ciclo bull, a TDU um dia regressa a 1 Eur

Scared......
Para mim dos gráficos mais assustadores do PSI20
Cumps.

Cumps.
- Anexos
-
- TEIXEIRA DUARTE.png (15.6 KiB) Visualizado 1146 vezes
Se nao consideramos o valor de opçao a TDU vale ZERO.
Alias, o Santander, pelo que me foi dado a saber, avalia, pela soma das partes e sem desconto de holding, em -0.22€... NEGATIVO. Sim, valor negativo.
Lembro-me de em tempos ter escrito isto em outro forum:

depois
Isto em cenários surreais.
Na altura que, salvo erro, o BCP andava nos 1.60€ e a Cimpor nos 5€, mesmo considerando cenários muito favoraveis, a TDU valia de acordo com as contas acima 1.02€. Considernado, NA ALTURA, um cenário realista, mas nao considerando a degradaçao das posiçoes que tem, valia 0.50€ na melhor hipotese 0.70€.
Alias, o Santander, pelo que me foi dado a saber, avalia, pela soma das partes e sem desconto de holding, em -0.22€... NEGATIVO. Sim, valor negativo.
Lembro-me de em tempos ter escrito isto em outro forum:
A teixeira Duarte esta muito cara.
Preliminarmente
EBITDA de 2003 a 2007 = 111; 176; 91; 118; 113
O abrandamento económico é visível, principalmente no sector onde actua a TDU.
Pressupostos
Considerei EBITDA em 2008 de 133M€ e a crescer a uma taxa de 10% ao ano … O que é surreal…
Considerei um Capex muito baixo e depreciações muito elevadas. Este cenário só favorece a empresa mas no entanto é surreal, pois a exigência de Capex da TDU é muito maior do que considerei, alias, nota-se pelas Depreciações.
Penso que a divida liquida, activos/passivos por impostos diferidos, interesses minoritários estão correctos, embora tenha sido a olho sem grande rigor.
Resultados
Neste pressuposto, que é o melhor cenário de todos, a TIR da TDU é abaixo do WACC (custo médio ponderados do capital = custo de oportunidade)… Mas pior que ser abaixo é de apenas 3.96%. Pior é que se o EBITDA ficar apenas pelos 100M€, a TIR já é bastante negativa.
Continuando neste cenário (o melhor de todos) o fair value da TDU é de 1.02€… No entanto, para um EBITDA de 106M€, o valor cai logo para 0.50€.
P.S. A unica coisa que se tera de se considerar é o valor justo da Cimpor, uma vez que a Cimpor vale mais do que o registado nas contas
E mais....
A minha conta tem um erro enorme que se for ajustado ainda vai dar uma pancada maior--- É o capex do ultimo ano que me enganei e coloquei positivo quanod é negativo. :-) sendo do ultimo ano deve doer... pois é utilizado para o calculo do terminal value...
Ou seja, vale ainda muito menos do que eu digo acima
depois
POis, mas é isso que eu tenho vindo a defender. :-)
1- O envididamento do grupo (...) atingiu 1.792.446 milhares de euros, tendo tido um acrescimo de 372.840 milhares de euros no exercicio de 2007, durante o qual se investiu signficativamente no Brasil e na aquisiçao de acçoes do "BBVA", bem como o reforço das participaçoes qualificadas detidas nas sociedades cotadas "Cimpor" e "BCP".
2- Participaçoes do BCP e da Cimpor (a 31/12/2007) estavam valorizadas a preço de mercado em 1.484.082 milhares de euros.
2.1. Nessa altura (31/12/2007)o BCP valia 2.63 e hoje vale 1.72 (claro que há o efeito do AC)
2.2. A Cimpor, tambem na mesma data (31/12/2007) valia 6 euros e hoje vale 6.12
2.3. A TDU tem +-136.186.096 acçoes da Cimpor (a data de 31/12/2007) que, a preços de hoje, vale 833.458 milhares de euros
2.3.1. Signfica isto que a Cimpor na TDU vale hoje 16.342 milhares de euros.
2.4. A TDU tem +- 226.500.000 acçoes do BCP (a data de 31/12/2007) que a preços de hoje vale 389.580 milhares de euros.
2.4.1. Signfica isto que o BPC esta a dar um rombo na TDU de 206.500 milhares de euros, o que, ajustado ao AC, devera rondar aproximadamente os 126,840 milhares de euros.
2.5. Assim, entre BCP e Cimpor, a TDU esta a perder perto de 110 milhoes de euros.
3. Resumindo... Se a TDU vender hoje a Cimpor e o BCP encaixa 960.298 milhares de euros.
4. Pelo que subtraindo isso à divida, fica ainda com 832.148 milhares de euros de divida, o que é uma brutalidade.
5. Mas vamos para pegar num cenario idilico e surreal só para dar-mos razao ao xx(e mesmo assim vamos ver que a TDU nao vale o preço actual), para isso vamos considerar a Cimpor a 10 euros (quase a dobrar o valor) e o BCP a 1.90 e temos que as duas participaçoes valeriam aproximadamente 1.792.210 milhares de euros... so com esse cenário é que pagava a divida e nem toda...
5.1. NEste momento devemos ainda consisderar que a empresa esta mais alavancada devido ao AC do BCP.
Se eu fizesse isto e elimina-se COMPLETAMENTE toda a divida da TDU... Ou seja, a TDU deixava de ter divida, ela passava a valer 2.10€... 2.10€.... Para a TDU valer 2.10 a Cimpor teria de estar a 10€ e o BCP a 1.90€ e esquecer outro individamento.
ASSIM PARA A TDU PODER VALER 2.10€ TERIAMOS DE ACEITAR ESTE CENARIO POUCO REALISTA, PELO MENOS NO CURTO PRAZO:
1- CIMPOR a 10€
2- BCP a 1.90 € (este já é mais realista)
3- EBITDA de 2008 nos 133M€
4- EBITDA a crescer anualmente a uns estonteantes 10%... Algo praticamente impossivel na TDU... 2012 daria um EBITDA de 195M€
5- A exigencia de Capex é minima (40M€ em 2008) quando a TDU tem uma exigencia muito grande de Capex face a actividade, alias, penso que só houve um ano em que necessitou de +- 40M€, pois tem sido sempre muito mais do que isso.
Estou a considerar um WACC de apenas 9%, quando a TDU é fortemente alavancada, pelo que o WACC por um lado diminui, uma vez que os debtholders exigem menos taxa do que os shareholders, mas os debtholders e os shareholders exigem maior retorno face ao risco da empresa (para alem disso parece-me que a TDU passou o limite optimo do endividamento)...
Mas se consideramos um WACC de 10%, a TDU, mesmo neste cenário idilico, cai para 1.78€.
RESULTADO
Na melhor das hipoteses, considerando que a TDU vendia o BCP a 1.90€ e Cimpor a 10€ e com isso conseguia liquidar toda a divida, apenas valeria 2.10€....
Pelo que neste momento, a esses preços, fica nos valores que indiquei anteriormente e que a torna MUITO, MUITO, MUITO CARA.
Nao tenho, nao tive, nao pretendo ter TDU... Nem curto e nem longo.
Isto em cenários surreais.
Na altura que, salvo erro, o BCP andava nos 1.60€ e a Cimpor nos 5€, mesmo considerando cenários muito favoraveis, a TDU valia de acordo com as contas acima 1.02€. Considernado, NA ALTURA, um cenário realista, mas nao considerando a degradaçao das posiçoes que tem, valia 0.50€ na melhor hipotese 0.70€.
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
abola Escreveu:....
a soares da costa quando estava falida, ve o que aconteçeu
ehehehehehehehehehehehheheheehhehehe
A Soares da Costa estava falida?? a serio?? quando foi que isso aconteceu??? devo andar mesmo distraída, que não dei por nada - eu, uma soaristacostista militante
Já agora, o que é que aconteceu? desfaliu, foi? eu ia jurar que ainda hoje negociou (a malhar forte e feito, verdade, chegou a cair quase 10%, mas negociou)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Ulisses Pereira Escreveu:abola, mas o que tu dizes lemos aqui no Caldeirão em Janeiro, Feveriro, Março, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro. Nessa altura já parecia mau demais. E o que aconteceu? As coisas tornaram-se piores.
Negoceio activamente há 16 anos, embora acompanhe os mercados há 20. Vivi muitos "Bear Markets" e em todos eles, sempre pareceu que era impossível as coisas piorarem.
Este debate que estou a ter contigo, já o tive aqui em Janeiro, Fevereiro... etc... com outros.
Mas não me canso. O Caldeirão foi e sempre será um local em que a preocupação pedagógica estará sempre presente. Mesmo correndo o risco de parecermos autênticos discos riscados.
Um abraço,
Ulisses
Ó Ulisses, o pessoal, parece que não quer aprender. No entanto, e falo por mim, com o mercado assim é que se aprende. Um gajo, lê e tal... mas pensa: estes gajos (Ulisses e cia)são uns pessimistas, ora essa... isto está tão baratito, vamos lá comprar. O pior é depois... é com cada facada que até doi. E tudo isto era evitado, se a gente lesse o que "estes gajos" andam para aqui a dizer á tanto tempo.
Até na Bolsa, o fruto proibido é o mais apetecido.
Leiam o que se diz por aqui, construam a vossa propria estratégia com base nisso, e saibam esperar, porque isto não se acaba. Como li por aí, a idade da pedra também não acabou por falta de pedra.

abola, mas o que tu dizes lemos aqui no Caldeirão em Janeiro, Feveriro, Março, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro. Nessa altura já parecia mau demais. E o que aconteceu? As coisas tornaram-se piores.
Negoceio activamente há 16 anos, embora acompanhe os mercados há 20. Vivi muitos "Bear Markets" e em todos eles, sempre pareceu que era impossível as coisas piorarem.
Este debate que estou a ter contigo, já o tive aqui em Janeiro, Fevereiro... etc... com outros.
Mas não me canso. O Caldeirão foi e sempre será um local em que a preocupação pedagógica estará sempre presente. Mesmo correndo o risco de parecermos autênticos discos riscados.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
nada disse
porque quando se começa a ouvir esses boatos é altura para entrar nela
em 2002 comecei ouvir dizer que a sonae ja tinha cheques devolvido, vi que era a altura para entrar nela foi de 0.3 a 2 em 3 anos
porque quando se começa a ouvir esses boatos é altura para entrar nela
em 2002 comecei ouvir dizer que a sonae ja tinha cheques devolvido, vi que era a altura para entrar nela foi de 0.3 a 2 em 3 anos
- Registado: 22/10/2008 18:52
abola Escreveu:pois mas a minha avo diz que é quando " as coisas " tem MUITO MAU aspecto é que é para comprar.
como estou a ver uma coisa com MUITO MAU aspecto tenho que por a hip de comprar, n é quando toda a gente diz que vai subir que é a altura para comprar
Eu acho que a tua avó tem razão. Não ligues ao que a malta escreve (eu incluído).
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!
abola Escreveu:pois mas a minha avo diz que é quando " as coisas " tem MUITO MAU aspecto é que é para comprar.
como estou a ver uma coisa com MUITO MAU aspecto tenho que por a hip de comprar, n é quando toda a gente diz que vai subir que é a altura para comprar
Pois, já diziam isso quando estava a 3, 2, 1.... Talvez tenhas sorte ou não

Mas só por curiosidade, se começaste a falar que a TDU ía à falência porque irás comprar acções da TDU? Masoquismo?
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
pois mas a minha avo diz que é quando " as coisas " tem MUITO MAU aspecto é que é para comprar.
- Registado: 22/10/2008 18:52
abola Escreveu:Mas uma pergunta de um amador, so compras tdu se passar os 1.20 ?é isso que queres dizer? ate la deixas correr......
desde ja agradeço a resposta e o interesse em ajudar os outros
Não sou o Ulisses, mas ele ñão pode ir a todas

Também aguardo uma resposta dele.
Na minha opinião, antes dessa zona ser ultrapassada, com consistência, não apenas num swing de uma ou duas sessões, e de preferência, com volume a acompanhar, o melhor, utilizando a tua expressão, é deixar correr...
bn
JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!
Caro Ulisses,
Podemos verificar pelo teu gráfico que a TDU está a fazer um duplo fundo, talvez seja altura de uma inversão ou nem por isso?
Se quebra o último minimo, podemos só encontrar a TDU por volta dos 0,60€.
Agradeço um comentário.
Abraço.
Podemos verificar pelo teu gráfico que a TDU está a fazer um duplo fundo, talvez seja altura de uma inversão ou nem por isso?
Se quebra o último minimo, podemos só encontrar a TDU por volta dos 0,60€.
Agradeço um comentário.
Abraço.
- Registado: 29/11/2007 14:05
A TDU passará para domínio dos touros, em termos de curto/médio prazo ali na zona de resistência dos 1,22 euros. Quanto à inversão de longo prazo, ela só poderá ser confirmada em caso de ruptura da fortíssima resistência na zone entre os 1,88 e 2,08 euros. Muito longe daqui.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-tdu1.GIF (26.31 KiB) Visualizado 1656 vezes
-
- forum-tdu2.GIF (33.72 KiB) Visualizado 1651 vezes
-
- forum-tdu3.GIF (28.19 KiB) Visualizado 1652 vezes
Quem está ligado: