Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Depósito a prazo: Que prazo e taxa escolher?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lemor » 19/10/2008 23:42

Pelo que percebo o banco que está a oferecer essas taxas é o BPN....Cuidado.

Registado: 8/3/2007 15:37

Oferta de Depósitos a Prazo em Portugal

por SisiphuS » 19/10/2008 23:22

Para os interessados junto envio um link muito útil para o site da MoneyGPS que possui toda a oferta de depósitos a prazo em Portugal http://www.moneygps.pt/depositosaprazo.php

Quanto ao prazo, para quem puder, recomendaria fazer a 1 ano, por três razões:
- É quase certo que o BCE terá que descer as taxas para valores bastantes inferiores aos 3,75% actuais;
- É expectável que o prémio de liquidez de cerca de 1,2% se venha a reduzir à medida que as medidas que a confiança regresse ao mercado interbancário;
- Existe actualmente um grande pressão para captação de depósitos de forma a "compôr" os balanças que após o 31 de Dezembro irá desaparecer.
If the descent is thus sometimes performed in sorrow, it can also take place in joy. The struggle itself toward the heights is enough to fill a man's heart. One must imagine Sisyphus happy.

Albert Camus

Registado: 5/7/2008 8:50

Re: Depósito a prazo: Que prazo e taxa escolher?

por dasboot » 19/10/2008 22:30

As taxas oferecidas são sempre em função da taxa Euribor.
Caso contrário nenhuma das minhas dúvidas faria sentido ! (O que me parece que não leste os posts de cima...)

Registado: 4/9/2008 15:21

por Rockerduck » 19/10/2008 22:25

DasBoot Escreveu:Boas,

Na data de vencimento é sempre constituido um novo depósito a prazo.

E nessa data a taxa será a mesma ou apresentam-te um quadro destes onde a euribor da altura fará alterar os valores para optar?
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por dasboot » 19/10/2008 22:25

Não tenho necessidade nos próximos anos de usar o dinheiro.
Daí querer sempre reaplicar o capital em depósitos a prazo para aproveitar as taxas (actualmente) elevadas.

Somente queria saber se dentro de 1 ano as taxas estarão substancialmente mais baixas que agora ou não, para saber o prazo que irei aplicar.

Aqueles 6,75% a 120 dias estão mesmo a chamar-me. Mas por outro lado os 6,00% a 365 dias também, caso a Euribor continue a descer.

por joaopedroinvestidor » 19/10/2008 22:14

Olá DasBoot, o prazo depende das tuas necessidades(?) a curto/médio prazo e dos custos com a movimentação do dinheiro entre bancos versus juros. Se o objectivo for uma conta de emergência opta pelo prazo com maior taxa de juro. João Pedro

Registado: 4/5/2007 18:58

por dasboot » 19/10/2008 22:02

joaopedroinvestidor Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:O meu comentário é que essas taxas são MUITO acima do mercado. Ou seja, há algum banco que te está disposto a oferecer muito por recebr o teu dinheiro por alguma razão que te deixo a ti para descobrir. É esse o risco que queres?

Boa noite, Pata. Não sei qual a tua experiência acerca de análise de riscos, mas gostaria de saber se tens alguma informação acerca do Banco a que te referes. Mandar comentários do tipo faz os trabalhos de casa, é fácil. Gostaria de ver uma boa justificação. João Pedro

Por favor não começem a divagar e a sair do tópico.

por joaopedroinvestidor » 19/10/2008 22:00

Pata-Hari Escreveu:O meu comentário é que essas taxas são MUITO acima do mercado. Ou seja, há algum banco que te está disposto a oferecer muito por recebr o teu dinheiro por alguma razão que te deixo a ti para descobrir. É esse o risco que queres?

Boa noite, Pata. Não sei qual a tua experiência acerca de análise de riscos, mas gostaria de saber se tens alguma informação acerca do Banco a que te referes. Mandar comentários do tipo faz os trabalhos de casa, é fácil. Gostaria de ver uma boa justificação. João Pedro

Registado: 4/5/2007 18:58

por Semitela » 19/10/2008 21:17

Boas ,

Mas quem é que oferece essas taxas ? :roll:

Estão muito acima das que vejo em quase todos os bancos .

Quanto ao prazo , eu escolheria o mais longo possivel pois parece-me que nos proximos dois anos as taxas tenderão a baixar ou establizar .

Abraço

Registado: 19/10/2006 9:36

por dasboot » 19/10/2008 20:58

Sim, é esse risco que quero, e por favor não entrem na conversa de risco bancária, falência e etc.

Questão é:
Quero constituir na Terça-feira um depósito a prazo. Estou indeciso relativamente ao prazo a escolher.
Nas datas de vencimento, o depósito a prazo é sempre renovado à taxa oferecida na altura (que obviamente só se saberá na altura).

por Pata-Hari » 19/10/2008 20:51

O meu comentário é que essas taxas são MUITO acima do mercado. Ou seja, há algum banco que te está disposto a oferecer muito por recebr o teu dinheiro por alguma razão que te deixo a ti para descobrir. É esse o risco que queres?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por dasboot » 19/10/2008 20:23

Boas,

Tenciono constituir um depósito a prazo, contudo, com a queda do Euribor não sei ao certo qual escolher.

As taxas e prazos são as seguintes:

Imagem

Quando a taxa Euribor não apresentava sinais de queda, eu sempre escolhi o prazo que maior taxa apresentava. No caso da tabela de cima, escolheria o prazo de 120 dias.

Agora estou na dúvida se escolho 120, 180 ou 365 dias.
Na data de vencimento é sempre constituido um novo depósito a prazo.

Tendo em conta a queda do Euribor, o melhor será escolher 365 dias ? O que é certo é que quando eu renovar o depósito dentro de 365 dias, a taxa nessa altura será provavelmente mais baixa que a taxa dentro de 120 dias.

Cumps.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: goncaladas, PMP69 e 96 visitantes