Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Falência de um país

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marco Martins » 31/5/2010 22:15

mais_um Escreveu:
Islândia
Partido humorístico ganha eleições a prometer «toalhas grátis»
Um partido que promete «toalhas grátis» para os islandeses venceu as eleições autárquicas deste domingo em Reykjavik. Os analistas interpretam o resultado insólito como mais um protesto do eleitorado contra a liderança da ilha virtualmente falida

O auto-proclamado «O Melhor Partido», fundado pelo comediante islandês Jon Gnarr, venceu com 34,7% dos votos as eleições autárquicas de Reykjavik, capital da ilha, ficando à frente do institucional Partido da Independência.

A primeira-ministra Jóhanna Sigurðardóttir declarou-se «chocada» com a vitória dos humoristas.

«O Melhor Partido» conquistou o eleitorado com propostas como a construção de uma Disneylândia na ilha, a compra de um urso polar para o zoo de Reykjavik e a distribuição gratuita de toalhas.

«Vamos prometer o dobro dos outros partidos e cumprir o mesmo: nada!», declarou Gnarr durante a campanha.

Não é claro se o partido humorístico vai assumir o mandato, sendo a vitória considerada pelos analistas como um voto de protesto dos islandeses contra a liderança política do país.

A ilha nórdica encontra-se virtualmente falida depois do colapso do seu sistema bancário, assente na especulação financeira. O governo islandês encontra-se sob pressão internacional para pagar dívidas de instituições nacionais falidas junto de investidores e depositantes estrangeiros. O desemprego disparou e há agora uma inédita corrente de emigração naquele que era um dos países mais avançados do mundo.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Intern ... _id=174293

Devemos olhar para estes resultados e tirar ilações!

O problema deste resultado não é o facto de ganhar um partido de humoristas que dizem que nada farão!!!

O problema é a situação a que a nossa democracia nos poderá conduzir... isto porque as pessoas agem racionalmente só até certa altura... e quando tudo aquilo em que acreditam se "desintegra" então a própria sociedade vira-se contra ela própria...

Soluções? Não há remédios santos... não se pode impor uma ditadura, não se conseguem alterar as condições em que o país ficou, e tal como a natureza terá o seu ciclo de morte e renascimento....

Como alguém dizia: "nada se perde, tudo se transforma..."

Registado: 7/4/2007 17:13

auto de identidade

por bolo » 31/5/2010 0:52

Boa Noite,
Para os que viram o filme chamado Solaris com o Cloney, digo-vos que, neste momento, quando entrei no fórum e vi este tópico que não fui eu que criei e as mensagens que não foi eu que escrevi, senti-me como os "convidados" deste filme, que são as cópias das pessoas, que, normalmente depois de mortas, aparecem aos tripulantes da Estação Espacial em Solaris.

Foi só um filme e eu não estou morto, acho eu, mas vi o sacana do filme esta noite e isto nunca me tinha acontecido, por isso, ainda pensei..., mas não...

por isso, desdigo tudo o está escrito sob o meu nome em cima e tudo o que eventualmente possa ainda vir sê-lo depois desta mensagem, neste tópico.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Bala » 30/5/2010 23:22

mais_um Escreveu:
Islândia
Um partido que promete «toalhas grátis» para os islandeses venceu as eleições autárquicas deste domingo em Reykjavik. Os analistas interpretam o resultado insólito como mais um protesto do eleitorado contra a liderança da ilha virtualmente falida

O auto-proclamado «O Melhor Partido», fundado pelo comediante islandês Jon Gnarr, venceu com 34,7% dos votos as eleições autárquicas de Reykjavik, capital da ilha, ficando à frente do institucional Partido da Independência.

A primeira-ministra Jóhanna Sigurðardóttir declarou-se «chocada» com a vitória dos humoristas.

«O Melhor Partido» conquistou o eleitorado com propostas como a construção de uma Disneylândia na ilha, a compra de um urso polar para o zoo de Reykjavik e a distribuição gratuita de toalhas.

«Vamos prometer o dobro dos outros partidos e cumprir o mesmo: nada!», declarou Gnarr durante a campanha.

Não é claro se o partido humorístico vai assumir o mandato, sendo a vitória considerada pelos analistas como um voto de protesto dos islandeses contra a liderança política do país.

A ilha nórdica encontra-se virtualmente falida depois do colapso do seu sistema bancário, assente na especulação financeira. O governo islandês encontra-se sob pressão internacional para pagar dívidas de instituições nacionais falidas junto de investidores e depositantes estrangeiros. O desemprego disparou e há agora uma inédita corrente de emigração naquele que era um dos países mais avançados do mundo.

Aposto que se Ricardo Araujo fizesse cá o mesmo, ganhava com a maioria absoluta :lol:
Agora quanto as toalhas não sei, se calhar funcionava melhor se prometes suspensórios (é que esta tudo farto de apertar o cinto)
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por mais_um » 30/5/2010 21:26

Islândia

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Açor3 » 27/1/2009 11:01

Finlandeses menos pessimistas pela primeira vez em cinco meses

27/01/2009

Os consumidores finlandeses revelaram-se menos pessimistas em Janeiro, no rescaldo dos aumentos, acima da inflação, acordados pela maioria dos sindicatos.

Não obstante a economia estar a caminho da recessão, o índice que mede a confiança dos consumidores, calculado pelo instituto nacional de estatística, subiu de - 6,5 em Dezembro para – 3,9 em Janeiro.

Esta evolução surpreendeu os economistas consultados pela agência Bloomberg, que esperavam uma nova descida para -7. Há cinco meses consecutivos que o “moral” dos consumidores finlandeses cedia terreno.

--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por mais_um » 26/1/2009 15:33

Açor3 Escreveu:Governo da Islândia cai devido à crise

O primeiro-ministro anunciou renúncia imediata, esta segunda-feira.

O primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, anunciou nesta segunda-feira, a renúncia imediata de seu governo, pressionado pela crise económica que afecta o país há quatro meses.
Já na sexta-feira, Haarde tinha anunciado a convocação de eleições gerais antecipadas para 9 de Maio.
O anúncio aconteceu após três dias de protestos populares descontentes com a actuação do governo perante a crise económica, que deixou o país à beira da falência. Mesmo com a antecipação das eleições, os protestos continuaram.
Haarde também comunicou que será operado no mês que vem por causa de um tumor maligno e que não concorrerá nas eleições.

O mandato do governo, formado por uma coligação entre o Partido da Independência e o Partido Social-Democrata, chegaria ao fim apenas em 2011.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concedeu em Novembro passado um empréstimo de 2,1 bilhões de dólares à Islândia para estabilizar a taxa cambial, reestruturar os bancos e garantir a sustentabilidade fiscal.

No início de Outubro, o governo viu-se obrigado a assumir o controlo dos três maiores bancos do país.

A crise originou uma onda de desemprego e acabou com as poupanças dos islandeses.

A Islândia já foi considerada o país mais rico do mundo.

Sapo.pt

Passar de o pais mais rico do mundo para a bancarrota é algo que nunca nos acontecerá... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 14/11/2008 0:48

por Açor3 » 26/1/2009 15:15

Governo da Islândia cai devido à crise

O primeiro-ministro anunciou renúncia imediata, esta segunda-feira.

O primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, anunciou nesta segunda-feira, a renúncia imediata de seu governo, pressionado pela crise económica que afecta o país há quatro meses.
Já na sexta-feira, Haarde tinha anunciado a convocação de eleições gerais antecipadas para 9 de Maio.
O anúncio aconteceu após três dias de protestos populares descontentes com a actuação do governo perante a crise económica, que deixou o país à beira da falência. Mesmo com a antecipação das eleições, os protestos continuaram.
Haarde também comunicou que será operado no mês que vem por causa de um tumor maligno e que não concorrerá nas eleições.

O mandato do governo, formado por uma coligação entre o Partido da Independência e o Partido Social-Democrata, chegaria ao fim apenas em 2011.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concedeu em Novembro passado um empréstimo de 2,1 bilhões de dólares à Islândia para estabilizar a taxa cambial, reestruturar os bancos e garantir a sustentabilidade fiscal.

No início de Outubro, o governo viu-se obrigado a assumir o controlo dos três maiores bancos do país.

A crise originou uma onda de desemprego e acabou com as poupanças dos islandeses.

A Islândia já foi considerada o país mais rico do mundo.

Sapo.pt
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Silverwolf » 18/10/2008 18:41

A principal vantagem é de não existir um colapso financeiro mundial com consequencias nunca vistas...

Os tais activos que o estado está a comprar, hipotecas e produtos sobre hipotecas, no caso do sistema aguentar e recuperar ainda irá poder no futuro até ganhar dinheiro com isso, pelo menos é a opinião do Buffett

Registado: 15/1/2008 17:43

por bolo » 18/10/2008 14:24

Muito bem!

Ou seja, se não venderam hipotecaram, o que também significa que se não tiverem dinheiro para pagar os juros dos empréstimos que contraíram, terão que se chegar à frente com o país!

Não pode ser isto! :shock:

Quando me refiro ao facto intrigante dos países cobrirem tudo com as suas reservas também me estou a referir às garantias dadas agoras pela Europa sobre a Banca. Isto é assim, tudo à "filho pródigo"? Quantos bezerros terão estes pais (pais=países) para mandar matar à contas dos seus filhos?

Bem sabemos que a liquidez tem que ser reposta para não regressarmos ao ano de 1929, mas isto assim até é porreiro!

Possivelmente não estou a par das contrapartidas destas garantias. Elas trazem vantagens para quem as dá (Estado) por contrapartida de desvantagens para quem mtem que recorrer a elas (Banca)?

No início, com todo o pânico e confusão, o Sr. Paulson estava tentado a atirar milho e tudo o que tinha na celeiro borda fora para salvar os pombos.

por Silverwolf » 18/10/2008 12:54

Boa tarde,

A) Islandia não pertence à zona euro e como tal está exposta às varaiações da sua moeda

B) é um país com uma dívida externa elevadissima

C) essa divida externa está em dolares, ou seja qd pagam a divida têm de trocar lá as coroas deles por dolares para depois pagar

D) cairam nesta situação e parece que podem colocar a máquina de fazer dinheiro a trabalhar, mas para além da imensa inflação que isso trará ao país, quem quer a moeda deles?
porque quero moeda islandesa hoje se acho que daqui a uns meses vale metade e eu vou perder o meu investimento?
A resposta é que ninguém quer moeda islandesa neste momento, a não ser baixando muitissimo o cambio, e isso faz com que passe a valer mto pouco e se tinham que trocar 10 para pagar a divia amanha têm que trocar 100... e depois isto é bola de neve...

A única solução é alguém lhes emprestar dinheiro em dolares, ou eles terem reservas fortes de ouro ou qq outra commodity não avaliada na moeda deles... como já se viu não têm nada disso.

Se ninguém lhes emprestar dinheiro, o melhor é mesmo eles assumirem que não pagam a divida... e deixar crescer os juros ou sansões internacionais, tudo isso é melhor do que afundar mm o país...

A islândia só se safa com ajuda internacional neste momento.

Abraço

Registado: 15/1/2008 17:43

por dasboot » 18/10/2008 12:07

Não é propriamente uma coisa que acontece pela primeira vez.
Veja-se por exemplo o caso da Argentina.
Tive obrigações (e continuo a ter)do estado da Argentinas, com 7 dígitos, e o estado somente me garante a devolução dentro de 30 anos. :evil:
O investimento directo nos países (exemplo mais típico: certificados de aforro) foi sempre dos mais conservadores. Nunca ninguém pensou que um país fosse entrar em falência. E foi o que se viu.

Registado: 4/9/2008 15:21

Falência de um país

por bolo » 18/10/2008 11:37

É possível um país como é o caso da Islândia se ter vendido? (sem querer, deduzimos).

Outro assunto que não compreendo (são muitos) é a capacidade, aparentemente sem efeitos colaterias (pelo menos não são mencinados), de os Estados através das suas reservas de riqueza, garantirem tudo e mais alguma coisa. Não é tudo mas são muitos valores. Posso estar confuso quanto a implicações estranhas e inesperadas ou isto é perfeitamente normal?

Se alguém me poder resgatar destas dúvidas que não me deixam dormir, eu ficarei agradecido!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], johnnycaixa, m-m, niceboy, OCTAMA, trilhos2006 e 116 visitantes