Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teoria, teoria, teoria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 16/10/2008 23:30

Resina Escreveu:
Elias Escreveu:Ah, e se os mercados continuarem neste estado, se calhar até vais querer renovar a conta a prazo. :wink:

1 abraço,
Elias

Não sei se já investiste, mas quando começares a "levar nas orelhas", pensas que mais valia aqueles 3% (miseráveis, pequenos e minúsculo numero), do que os 20% que perdeste num mês...
Abraço

Oh Resina, essa boca era para mim?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 16/10/2008 23:23

suavemar, se há coisa que aprendi é que o facto dos outros terem formas de estar diferentes no mercado do que a nossa, isso não significa que estejam errados. Há adeptos da análise fundamental de grande sucesso e seguidores da análise técnica que são "top traders". Achar que só uma das teses faz sentido é negar as evidências e é, sobretudo, manter uma mente demasiado fechada, o que geralmente é sinal de dificuldades no mundo dos mercados financeiros.

Quanto à história dos ricos não andarem aqui ou isto só ser só teoria, é a opinião de quem a dá.

Conheço bem a realidade do Caldeirão. Acreditem que por aqui circula desde quem nada percebe de mercados até quem percebe muito.

Por aqui passam desde desempregados, a professores, engenheiros, médicos, traders profissionais, "market makers", entidades de supervisão, administradores de empresas cotadas no PSI, jornalistas, barbeiros. Todos andam.

Por aqui andam desde pessoas com poucos recursos até investidores com muito dinheiro. Desde pessoas sem a escolaridade mínima até doutorados.

Este é o segredo do Caldeirão. Deixamos o elitismo para outros lados. Aqui todos são iguais.

E é por isso que aqui lemos análises fantásticas e outras completamente erradas.

É por isso que o Caldeirão é tão grande. E é por isso que, quem tiver os olhos bem abertos, apredenrá muito com o que aqui se escreve.

Só não aprende quem não quer. Ou quem vive de olhos fechados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por suavemar » 16/10/2008 23:22

MarcoAntonio Escreveu:
suavemar Escreveu:Imitar WB é impossivel.
Mas é bem mais útil seguir a linha dele do que tentar ganhar dinheiro amanhã com base num gráfico de hoje.

Suavemar, agora começas a ser incoerente: como é que algo que é impossível pode ser útil?

Bom, mas eu até entendo o que realmente pretendes dizer e até (não sei se para surpresa tua ou não) concordo genericamente com o que disseste (ou pretendias dizer).

Mas no geral, o teu discurso continua o mesmo: tu fazes uma associação aos gráficos e fica por aí.

Subliminar ao teu discurso (ou pelo menos a quem te lê e está a léguas disto) é que quem tenta decifrar gráficos é uma cambada de idiotas que tenta adivinhar o que vai acontecer amanhã com recurso a um gráfico de hoje.

Uma visão muito redutora.

[quote="suavemar"]

Bem acho que estás a tentar fazer de mim parvo.
Imitar WB é impossivel, senão era tudo rico, seguir conselhos dele é bem diferente.
Redutor é tu dizeres que se é impossivel imitar WB é inutil.
Talvez seja mais util seguir a tua linha, quem sabe :lol:
Não me vou travar mais de razões contigo, porque estou a ver que gostas muito de jogar com as palavras e revelas complexo de superioridade nos comentários depreciativos que fazes.

Registado: 3/12/2007 14:50

por MarcoAntonio » 16/10/2008 23:13

suavemar Escreveu:Imitar WB é impossivel.
Mas é bem mais útil seguir a linha dele do que tentar ganhar dinheiro amanhã com base num gráfico de hoje.

Suavemar, agora começas a ser incoerente: como é que algo que é impossível pode ser útil?

Bom, mas eu até entendo o que realmente pretendes dizer e até (não sei se para surpresa tua ou não) concordo genericamente com o que disseste (ou pretendias dizer).

Mas no geral, o teu discurso continua o mesmo: tu fazes uma associação aos gráficos e fica por aí.

Subliminar ao teu discurso (ou pelo menos a quem te lê e está a léguas disto) é que quem tenta decifrar gráficos é uma cambada de idiotas que tenta adivinhar o que vai acontecer amanhã com recurso a um gráfico de hoje.

Uma visão muito redutora.

suavemar Escreveu:
Muito menos achar que estamos bull hoje pq o nas subir x % e amanhã se cair já vai ser igual a 1929.

Nem todos os que utilizam os gráficos têm este tipo de postura. E não precisas de ir muito longe (não precisas de sair daqui do forum sequer) para ver exemplos de várias pessoas que utilizam essencialmente os gráficos para análise e não têm nem pouco mais ou menos esse tipo de postura...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por suavemar » 16/10/2008 23:04

suavemar Escreveu:Poucos discutem o problema com profundidade, anda tudo a tentar decifrar desenhos.

Não anda tudo a tentar decifrar desenhos. Nem o problema de não se discutir com profundidade está limitado a quem "tenta decifrar desenhos". O problema é obviamente mais extenso e abrange quem tenta fazer outras coisas completamente diferentes (até quem tenta fazer análises fundamentais ou até quem tenta "imitar" o WB mas, não tendo capacidade para o fazer nem pouco mais ou menos, acaba por dizer idiotices).

Estás a fazer uma associação que é perniciosa...

Imitar WB é impossivel.
Muito menos achar que estamos bull hoje pq o nas subir x % e amanhã se cair já vai ser igual a 1929.

Re: Teoria, teoria, teoria...

por Resina » 16/10/2008 23:02

Jesse James Escreveu:
jromeira Escreveu: Era a Vodafone, a PT, a COFINA, reditus, compta, etc. etc. Ñ eram necessárias AT, muito menos AF. Era preciso ter dinheiro, só isso!

Está tudo dito...

Porque ir tão longe...
Eu sei uma muito mais recente: Altri...
Mas agora digo, de que serve isto...
A Telecel pôs os pés fora da bolsa, a cofina está a preço mt abaixo da altura, a compta onde está agora?...

No Bull todos ganham, é mandar um tiro para o ar e está feito... Num Bear só ganha quem sabe... (E isso é dito pelo Ulisses)...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Resina » 16/10/2008 22:54

jromeira Escreveu:
Resina Escreveu:
jromeira Escreveu:E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?

Se nós o soubessemos tal e qual como tu dizes estariamos ricos e provavelmente não estariamos aqui... Estariamos numa praia a apanhar sol...

Sabes pq é q ñ estou rico? É simples. As oportunidades vêm uma, qt muito duas vezes na vida. A 1ª já a perdi. Lembram-se da euforia da chamada "nova economia" em 1999/2000, qd o NASDAQ rasgou os 5000 pontos? Aquilo é que foi ganhar dinheiro na bolsa! Era a Vodafone, a PT, a COFINA, reditus, compta, etc. etc. Ñ eram necessárias AT, muito menos AF. Era preciso ter dinheiro, só isso!

jromeira, de 2003 até ao meio do ano passado ganhei tambem, e muitos dos forenses...
Não sei porque ir tão longe...

por Jesse James » 16/10/2008 22:49

jromeira Escreveu: Era a Vodafone, a PT, a COFINA, reditus, compta, etc. etc. Ñ eram necessárias AT, muito menos AF. Era preciso ter dinheiro, só isso!

Está tudo dito...
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Adrox » 16/10/2008 22:49

Resina Escreveu:
suavemar Escreveu:Como universitário devias estudar mais,dizer que Buffet é um gajo cheio de sorte revela muito desconhecimento.
Buffet compra empresas com bons fundamentais, per baixo e que gere lucros.
Critica analisar o mercado com desenhos( gráficos) diários achando esse comportamento perda de tempo.
Buffet é sereno,procura empresas a desconto no mercado e com bons fundamentais,a maioria passa a vida a ver desenhos e tentar advinhar o que vai acontecer amanhã.

Estudas demais, por isso é que não sabes isso...
Estudas o quê e onde?
Abraço

Estava a ser ironico, ora leiam lá o meu post com olhos de ver:
Até há cerca de 15 anos atrás a teoria economia que vigorava nos meios academicos sobre a Bolsa era a Hipotese da Eficiencia dos Mercados.

Esta teoria diz que em qualquer momento a cotação reflecte toda a informação existente no mercado, e que portanto o rumo das cotações é um random-walk, isto é aleatório e totalmente imprevisivel.

Deste modo, é impossivel ganhar qualquer dinheiro na Bolsa, a não ser por pura sorte.
(Daqui concluo que o Buffet é um gaijo cheio de sortee.)

E depois a malta do Caldeirão é que é teórica...

1º Digo que se querem ver teoria, os teoricos da economia dizem que o Buffet só com sorte.

E depois digo que a malta do Caldeirão é que é teorica...

Adivinhem lá o que é que eu estava a criticar :P
Alias o Srº que falou do Prémio Nóbel percebeu o meu post:
Houve um prémio Nobel de economia (n me lembro nome),ardente adepto da eficiência dos mercados, que ao fazer nas suas palestras e debates a apologia dos mercados eficientes era muitas vezes confrontado com o sucesso do Warren Buffett. Ao longo de muito anos começou por dizer que tal se tratava de um evento 2 sigma (acontecimento que difere da média em 2 vezes o desvio padrao), depois como o sucesso do WB continuava passou a 3 sigma, e o sucesso repetia-se lá vai para 4 sigma até que chegou aos 6 sigma. Quando as pessoas se queriam divertir lá faziam a tal pergunta para rirem á gargalhada com a resposta dos 6 sigma. Acabou por mudar, não abdicando da teoria dos mercados eficientes mas dizendo que o sucesso era devido a 6 sigma de talento icon_lol.gif

Cumprimentos.
Editado pela última vez por Adrox em 16/10/2008 22:51, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 1:43

Re: olá João

por Resina » 16/10/2008 22:48

jromeira Escreveu:
Resina Escreveu:
jromeira Escreveu: Acções favoritas: SONAE SGPS, BCP e EDP.

Boas escolhas... A que mais caiu e um banco... :? :? :? :? :?

Essa agora?!?!?!
Mas tens dúvidas?
Em meados de 2009 veremos.

Boa... E o mesmo que dizeres que daqui a 4 anos estamos melhores...
O que interessa é saber quando é a altura certa para entrar e se a tua entrada é boa...
Neste momento são más escolhas e vê os gráficos do Ulisses e do Marco e vê que tenho razão...
O que me interessa é agora...

por MarcoAntonio » 16/10/2008 22:47

suavemar Escreveu:Muito do que se escreve é puramente idiota.

Muito e tudo são coisas diferentes.

suavemar Escreveu:Todos os dias leio em foruns e vejo que se o nasdaq caiu ontem já vai fazer minimos com base em gráficos.
Como hoje subiu o minimo já aconteceu e agora toca ao bull.

Eu não tenho qualquer problema em dizer que muita análise (seja com base em gráficos seja com base noutras coisas, aqui os gráficos não toma "especial" lugar) são idiotas.

suavemar Escreveu:Poucos discutem o problema com profundidade, anda tudo a tentar decifrar desenhos.

Não anda tudo a tentar decifrar desenhos. Nem o problema de não se discutir com profundidade está limitado a quem "tenta decifrar desenhos". O problema é obviamente mais extenso e abrange quem tenta fazer outras coisas completamente diferentes (até quem tenta fazer análises fundamentais ou até quem tenta "imitar" o WB mas, não tendo capacidade para o fazer nem pouco mais ou menos, acaba por dizer idiotices).

Estás a fazer uma associação que é perniciosa...

Volto a dizer: nem todos os que tentam imitar o WB têm sucesso garantido nem tão pouco todos os que tentam fazer algo diferente (seja com base em gráficos seja com base noutra coisa) é um perfeito idiota.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jromeira » 16/10/2008 22:45

Resina Escreveu:
jromeira Escreveu:E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?

Se nós o soubessemos tal e qual como tu dizes estariamos ricos e provavelmente não estariamos aqui... Estariamos numa praia a apanhar sol...

Sabes pq é q ñ estou rico? É simples. As oportunidades vêm uma, qt muito duas vezes na vida. A 1ª já a perdi. Lembram-se da euforia da chamada "nova economia" em 1999/2000, qd o NASDAQ rasgou os 5000 pontos? Aquilo é que foi ganhar dinheiro na bolsa! Era a Vodafone, a PT, a COFINA, reditus, compta, etc. etc. Ñ eram necessárias AT, muito menos AF. Era preciso ter dinheiro, só isso!

Registado: 29/11/2007 9:27

Desculpa

por suavemar » 16/10/2008 22:40

Desculpa,vou apagar o post

por jromeira » 16/10/2008 22:40

Resina Escreveu:

Essa agora?!?!?!
Mas tens dúvidas?
Em meados de 2009 veremos.

por Resina » 16/10/2008 22:39

suavemar Escreveu:
Resina Escreveu:
suavemar Escreveu:Como universitário devias estudar mais,dizer que Buffet é um gajo cheio de sorte revela muito desconhecimento.
Critica analisar o mercado com desenhos( gráficos) diários achando esse comportamento perda de tempo.
Buffet é sereno,procura empresas a desconto no mercado e com bons fundamentais,a maioria passa a vida a ver desenhos e tentar advinhar o que vai acontecer amanhã.

Estudas o quê e onde?
Abraço

Suavemar, eu sei que não és tu... Peguei foi no teu texto...

Ele é que diz que estuda.
Oh Resina e tu como és dos que só tenho lido bacoradas nem te respondo mais.

Apenas peguei no teu post, não estava a dizer que eras tu...
Editado pela última vez por Visitante em 16/10/2008 22:44, num total de 1 vez.

por suavemar » 16/10/2008 22:33

Resina Escreveu:

Estudas o quê e onde?
Abraço

Ele é que diz que estuda.
Editado pela última vez por suavemar em 16/10/2008 22:41, num total de 1 vez.

por jromeira » 16/10/2008 22:33

Adrox Escreveu:Sobre a teoria, sou estudante universitário, e ando a estudar o que os economistas acham da Bolsa.

Se achas que aqui é muita teoria, devias ler a opinião de economistas (alguns muito famosos) e ler alguns papers.

Até há cerca de 15 anos atrás a teoria economia que vigorava nos meios academicos sobre a Bolsa era a Hipotese da Eficiencia dos Mercados.

Esta teoria diz que em qualquer momento a cotação reflecte toda a informação existente no mercado, e que portanto o rumo das cotações é um random-walk, isto é aleatório e totalmente imprevisivel.

Deste modo, é impossivel ganhar qualquer dinheiro na Bolsa, a não ser por pura sorte.
(Daqui concluo que o Buffet é um gaijo cheio de sortee.)

E depois a malta do Caldeirão é que é teórica...

Cumprimentos.

Vidé resposta de suavemar.

por Resina » 16/10/2008 22:31

Estudas o quê e onde?
Abraço

por suavemar » 16/10/2008 22:30

MarcoAntonio Escreveu:Suavemar, dito assim até parece que qualquer um que tente fazer o mesmo será um Warren Buffet e que quem quer que tente fazer (investir no mercado) de forma diferente é um completo idiota...

Muito do que se escreve é puramente idiota.
Todos os dias leio em foruns e vejo que se o nasdaq caiu ontem já vai fazer minimos com base em gráficos.
Como hoje subiu o minimo já aconteceu e agora toca ao bull.
Poucos discutem o problema com profundidade, anda tudo a tentar decifrar desenhos.

por Resina » 16/10/2008 22:28

Adrox Escreveu:Queres algo que suba, né?

Compra foguetes!
(in Ganhar em Bolsa, o melhor livro de anedotas portugues, ah e acho que também ensina qualquer coisa sobre Bolsas).

A seguir vou fazer um post a sério.

Foguetes ou um fogetão? :lol: :lol: :lol: :lol:
Se levares os 15 mil para a lua és um rei... do Nada...

por Resina » 16/10/2008 22:26

por Jesse James » 16/10/2008 22:26

E porque é que os ricos não podem ter gosto de participar em fóruns? Eu se fosse rico, participava na mesma.
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por redhot » 16/10/2008 22:25

A minha opinião respondendo ao início do tópico:

Alexandre Elder, um psiquiatra ligado aos mercados (Trading for a living) disse algo mais ou menos assim (não me lembro bem da frase mas acho que dá para perceber):

"Os mercados são uma dura batalha entre homens e mulheres, não esperes que apareça alguém (um guru) que te dê mama como a que tinhas da tua mãe quando eras bébé. Para venceres terás de trabalhar para isso."

Por isso meu caro: Ao trabalho!!!!! :lol: :lol: :lol:
Editado pela última vez por redhot em 16/10/2008 22:28, num total de 1 vez.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Zenith » 16/10/2008 22:25

Adrox Escreveu:

Cumprimentos.

Uma velha piada alusiva à eficiência dos mercados:

dois professores de economia vão a caminhar juntos e um deles ao puxar da carteira deixa cair uma nota de $10. Baixa-se para a apanhar mas o outro segura-o pelo braço e diz-lhe "não te preocupes se fosse realmente uma nota de $10, alguém já a teria apanhado"

Registado: 29/11/2007 14:36

por Resina » 16/10/2008 22:24

Elias Escreveu:Ah, e se os mercados continuarem neste estado, se calhar até vais querer renovar a conta a prazo. :wink:

1 abraço,
Elias

Não sei se já investiste, mas quando começares a "levar nas orelhas", pensas que mais valia aqueles 3% (miseráveis, pequenos e minúsculo numero), do que os 20% que perdeste num mês...
Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PXYC, Àlvaro e 57 visitantes