Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teoria, teoria, teoria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dragão » 16/10/2008 22:24

Dragão escreveu:
E se desistires da bolsa, aumentas o valor a investir e eu vendo-te um lote de terreno.

Um activo sempre a valorizar

Boa sorte

Uma grande verdade.
"Compre terra, já não se fabrica mais!"

Fico à espera de uma proposta :mrgreen:
São lotes de 700 m2 :mrgreen:

Registado: 14/11/2007 23:23

por pesconde » 16/10/2008 22:23

Permita-me perguntar, se ninguém já perguntou, o porquê de querer comprar acções, porquê não um fundo.

Não percebi... quer arriscar!?
É o risco a elas associado, ou é a adrenalina de ver as cotações a terem disparos como os que temos vindo a verificar recentemente?!
Depressa estão a subir 5 % como no instante seguinte estão já a cair 3%!!!

Se procura a "nossa" experiência, existem muito relatos de boas e más experiências dos caldeireiros.

Pode vê-los aqui com os respectivo título:

o negócio da minha vida

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=55952&highlight=pior

Tacticas/Tecnicas de investimento

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=57086&highlight=pior

Ajuda urgente para investimento!!!

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=56961&highlight=pior

O meu pior negócio

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=7458&highlight=pior+negocio

se depois disto, ainda quiser arriscar, para o bem ou para o mal pode acompanhar os prices targets dos jornais diários e investir naquele "papel" que goste mais.

Teoricamente deverá sair mal, mas sempre fica a experiência de começar por algum lado.

8-)
Editado pela última vez por pesconde em 16/10/2008 22:33, num total de 1 vez.
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por MarcoAntonio » 16/10/2008 22:23

Suavemar, dito assim até parece que qualquer um que tente fazer o mesmo será um Warren Buffet e que quem quer que tente fazer (investir no mercado) de forma diferente é um completo idiota...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Teoria, teoria, teoria...

por artista_ » 16/10/2008 22:23

jromeira Escreveu:Exmos Srs,

Infiro que vós estais todos ricos. Efectivamente, com tanta teoria, tanto gráfico e tanta dedicação, só podem estar ricos...

... Tendo disponíveis €15000 para "investir", diria mais arriscar :) , na bolsa, que acções comprar? E fazê-lo já, ou o mercado ainda vai cair muito? E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?
Grato pela vossa atenção e já agora antecipada colaboração.

Não estamos ricos não, e sabes porquê? porque ninguém conseguirá responder ás tuas perguntas, se fosse fácil não seriam precisas teorias e gráficos que apenas nos ajudam a determinar estratégias... isto dá muito trabalho e requer muita disciplina!!!

Fórmulas mágicas não há...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Resina » 16/10/2008 22:22

jromeira Escreveu:Pouco, ou nada, percebo disto, mas dá-me a entender que os suportes e resistências que são calculados não são mais do que análises estatisticas. As figuras que referem, H&S, spikes e etc., às vezes encaixam na explicação do mercado, outras nem por isso. Desculpem o pragmatismo!

Isto não é certo mas baste pensares no seguinte: se 85% (valor teorico) se rege por isso e se estes 85% são analistas, utilizadores do Caldeirão e de outros foruns e se souberem as resistencias e suportes já sabem onde comprar e vender... E o suficiente para um titulo "respeitar" isso...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por suavemar » 16/10/2008 22:19

Adrox Escreveu:Sobre a teoria, sou estudante universitário, e ando a estudar o que os economistas acham da Bolsa.

Se achas que aqui é muita teoria, devias ler a opinião de economistas (alguns muito famosos) e ler alguns papers.

Até há cerca de 15 anos atrás a teoria economia que vigorava nos meios academicos sobre a Bolsa era a Hipotese da Eficiencia dos Mercados.

Esta teoria diz que em qualquer momento a cotação reflecte toda a informação existente no mercado, e que portanto o rumo das cotações é um random-walk, isto é aleatório e totalmente imprevisivel.

Deste modo, é impossivel ganhar qualquer dinheiro na Bolsa, a não ser por pura sorte.
(Daqui concluo que o Buffet é um gaijo cheio de sortee.)

E depois a malta do Caldeirão é que é teórica...

Cumprimentos.

Como universitário devias estudar mais,dizer que Buffet é um gajo cheio de sorte revela muito desconhecimento.
Buffet compra empresas com bons fundamentais, per baixo e que gere lucros.
Critica analisar o mercado com desenhos( gráficos) diários achando esse comportamento perda de tempo.
Buffet é sereno,procura empresas a desconto no mercado e com bons fundamentais,a maioria passa a vida a ver desenhos e tentar advinhar o que vai acontecer amanhã.

Registado: 3/12/2007 14:50

por Resina » 16/10/2008 22:18

TRSM Escreveu:Se eu fosse Benfiquista comprava acções do Benfica, já que o Campeonato e a Taça UEFA vão ser o tigger para elas dispararem.

CUIDADO, que eu não estou a reinar... no final da época falamos :idea: :idea:

Dispararem para baixo!? Só pode...
Primeiro deves estar a brincar, e segundo vindo de um (Tripeiro) é duvidoso... (Sem ofensa caro TRSM).
Abraço :lol:

por Zenith » 16/10/2008 22:18

Adrox Escreveu:Até há cerca de 15 anos atrás a teoria economia que vigorava nos meios academicos sobre a Bolsa era a Hipotese da Eficiencia dos Mercados.

Esta teoria diz que em qualquer momento a cotação reflecte toda a informação existente no mercado, e que portanto o rumo das cotações é um random-walk, isto é aleatório e totalmente imprevisivel.

Deste modo, é impossivel ganhar qualquer dinheiro na Bolsa, a não ser por pura sorte.

Cumprimentos.

Houve um prémio Nobel de economia (n me lembro nome),ardente adepto da eficiência dos mercados, que ao fazer nas suas palestras e debates a apologia dos mercados eficientes era muitas vezes confrontado com o sucesso do Warren Buffett. Ao longo de muito anos começou por dizer que tal se tratava de um evento 2 sigma (acontecimento que difere da média em 2 vezes o desvio padrao), depois como o sucesso do WB continuava passou a 3 sigma, e o sucesso repetia-se lá vai para 4 sigma até que chegou aos 6 sigma. Quando as pessoas se queriam divertir lá faziam a tal pergunta para rirem á gargalhada com a resposta dos 6 sigma. Acabou por mudar, não abdicando da teoria dos mercados eficientes mas dizendo que o sucesso era devido a 6 sigma de talento :lol:

Registado: 29/11/2007 14:36

por Resina » 16/10/2008 22:16

jromeira Escreveu:E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?

Se nós o soubessemos tal e qual como tu dizes estariamos ricos e provavelmente não estariamos aqui... Estariamos numa praia a apanhar sol...

por Jesse James » 16/10/2008 22:15

Amigo Sect, claro que não.

Porque perguntas?? Não estou a associar. A sério :?
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Resina » 16/10/2008 22:15

Infiro que vós estais todos ricos. Efectivamente, com tanta teoria, tanto gráfico e tanta dedicação, só podem estar ricos. Espero eu bem que sim.
Sendo eu um empirista por natureza e acreditando que a experiência é a mãe de todas as teorias, coloco-vos uma questão muito simples, sim porque além de um ou outro "ratinho" de biblioteca, perdoem-me a analogia, que por aqui possa haver, a maioria de nós quer é ganhar dinheiro com esta "cena" do mercado de capitais. Ora bem, não me tendo esquecido que vos queria colocar uma questão, pergunto-vos o seguinte: Tendo disponíveis €15000 para "investir", diria mais arriscar :) , na bolsa, que acções comprar? E fazê-lo já, ou o mercado ainda vai cair muito? E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?

João

Desculpe mas depois disto tenho de dizer uma coisa:
No inicio do texto pensei "este só pode estar a gozar e ser arrogante", mas no final pensei "quer dizer, manda bocas e ainda vem perguntar o que comprar"....
Aqui no forum ninguem te diz o que vais comprar, tens de ser tu a ver o que deves comprar...
Se queres comprar a maluca e mandar cabeçadas estás a vontade, mas se queres dedicar e escolher o que deves comprar logo compreenderás...
Quanta mais experiencia tens, mas te acomodas e mais erras... Habitua-te a ganhar e não a perder, mas se perderes aprende com o erro para que não voltes a cair no mesmo. Pensa de cabeça fria e não entres em euforia...
Abraço

por DC89 » 16/10/2008 22:11

Jesse James Escreveu:

Infiro que vós estais todos ricos. Efectivamente, com tanta teoria, tanto gráfico e tanta dedicação, só podem estar ricos. Espero eu bem que sim.
Sendo eu um empirista por natureza e acreditando que a experiência é a mãe de todas as teorias, coloco-vos uma questão muito simples, sim porque além de um ou outro "ratinho" de biblioteca, perdoem-me a analogia, que por aqui possa haver, a maioria de nós quer é ganhar dinheiro com esta "cena" do mercado de capitais. Ora bem, não me tendo esquecido que vos queria colocar uma questão, pergunto-vos o seguinte: Tendo disponíveis €15000 para "investir", diria mais arriscar :) , na bolsa, que acções comprar? E fazê-lo já, ou o mercado ainda vai cair muito? E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?

João

Eu colocaria os 15.000 €, já amanhã, numa única small cap do Nasdaq (escolheria aleatóriamente entre as 5 menos líquidas).

Já que é para arriscar...

Quanto à questão temporal e ao break-even, anda por aqui um rapaz, com o nick de Profeta, ou qualquer coisa parecida, que certamente te responderá quando tiver oportunidade.

bn

JJ

Por acaso o rapaz com nick de profeta sou eu :?:
:mrgreen: :twisted:

Registado: 26/12/2007 15:50

por jromeira » 16/10/2008 22:10

Dragão Escreveu:E se desistires da bolsa, aumentas o valor a investir e eu vendo-te um lote de terreno. :mrgreen:

Um activo sempre a valorizar :P

Boa sorte

Uma grande verdade.
"Compre terra, já não se fabrica mais!"

Registado: 29/11/2007 9:27

por Adrox » 16/10/2008 22:10

Sobre a teoria, sou estudante universitário, e ando a estudar o que os economistas acham da Bolsa.

Se achas que aqui é muita teoria, devias ler a opinião de economistas (alguns muito famosos) e ler alguns papers.

Até há cerca de 15 anos atrás a teoria economia que vigorava nos meios academicos sobre a Bolsa era a Hipotese da Eficiencia dos Mercados.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por MarcoAntonio » 16/10/2008 22:07

Movimentos nas Opções nos últimos minutos que reflectem uma percepção de risco inferior. Possivelmente, seguindo uma leitura do género da que coloquei nesse post...

Talvez o mercado esteja aqui a "visualizar" um duplo-fundo.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por patacas » 16/10/2008 22:04

Esquece MA. Depois de ler o teu tópico já percebi.Tks

Registado: 3/4/2008 11:50

por corvo47 » 16/10/2008 22:03

patacas Escreveu:Por falar em teorias ( veio mesmo a calhar um para ser o bombo das azias pensam que estão a gozar com ele mas ele é que está a dar baile) o vix hoje deve ter fechado nos píncaros,não?

o Vix desceu 2.37% em esteja em valores ainda muito altos(67.61)

Um abraço.

Registado: 14/3/2008 22:39

por patacas » 16/10/2008 22:03

Foi? Como explicas isso MA?
Obrigado

por MarcoAntonio » 16/10/2008 22:00

O VIX fechou abaixo do fecho de ontem, nos 67.4pts...

Dá uma vista de olhos neste tópico (o gráfico é de uns minutos antes do fecho, até ao fecho o VIX baixou um bocado):

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 0&start=50
Imagem

Administrador Fórum

por corvo47 » 16/10/2008 22:00

João!

Aproveita estas teorias que te vão fazer muito jeito no futuro.Ainda por cima são de borla.Depois de leres os tais livrinhos que os nossos amigos recomendaram-e bem recomendados-estuda um pouco de AT e uma pitada de AF.Depois...pensa por ti e gere o teu próprio "negócio".Vais ver que vais apreciar essa autonomia.

Opinião sobre no que investir e quando, não dou.Essa reservo para mim e posso-te dizer que já me tenho enganado muitas vezes.
Já há algum tempo que estou fora do mercado(só observo).
Penso que num período relativamente curto de tempo vêm aí boas oportunidades para entrar-Este é um caso a ver(ontem não pensava assim hoje já penso)-Sinais do mercado....A partir de agora vou ficar mais atento aos mercados.

Só te tenho a desejar boa sorte.

Um abraço.

Registado: 14/3/2008 22:39

por patacas » 16/10/2008 21:57

Por falar em teorias ( veio mesmo a calhar um para ser o bombo das azias pensam que estão a gozar com ele mas ele é que está a dar baile) o vix hoje deve ter fechado nos píncaros,não?

Re: olá João

por suavemar » 16/10/2008 21:52

jromeira Escreveu:
mcarvalho Escreveu:bem vindo

como és um empirista já sabes o que tens a fazer

vai experimentando com os teus 15 000

felicidades e um abraço

mcarvalho

"I will, but not now."

Das poucas certezas que tenho visto nestas andanças é que a economia é cíclica e os seus ciclos acercam-se a períodos de 10 anos.
Ora esta crise/ciclo começou a delinear-se no passado ano 1999/2000.
Outra pseudo-certeza é que os mercados antecipam, quer a recuperação, quer a queda da economia em 6 a 9 meses.
Mais uma pseudo-certeza, não se devem pôr todos os ovos no mesmo cesto.
"Se queres ganhar dinheiro,não tentes comprar no fundo, nem vender no topo"
"Investe em empresas sólidas e que tenham demonstrado capacidade de recuperação em situações/momentos difíceis.
Concluindo: Após a análise destas pseudo-certezas e querendo saborear um pouco de adrenalina, digo-vos que que arriscarei uma entrada no mercado no 1º semestre de 2009. Acções favoritas: SONAE SGPS, BCP e EDP.

Afinal sabes muito disto.
Gostei de ler, sabes o que queres e concordo que aqui 99% do que se escreve é teoria e muito,bla,bla,bla :wink:

Registado: 3/12/2007 14:50

por Adrox » 16/10/2008 21:51

Queres algo que suba, né?

Compra foguetes!
(in Ganhar em Bolsa, o melhor livro de anedotas portugues, ah e acho que também ensina qualquer coisa sobre Bolsas).

A seguir vou fazer um post a sério.

Registado: 29/11/2007 1:43

por Dragão » 16/10/2008 21:48

E se desistires da bolsa, aumentas o valor a investir e eu vendo-te um lote de terreno. :mrgreen:

Um activo sempre a valorizar :P

Boa sorte

Registado: 14/11/2007 23:23

Re: ...

por jromeira » 16/10/2008 21:48

MAV8 Escreveu:Se as respostas às tuas perguntas fossem faceis não havia forum porque estavamos todos ricos e de férias...

Arrisco-me no entanto a dar a minha opinião:

Quanto a mim os mercados irão continuar a descer por algum tempo até perderem a volatilidade e os volumes, formando um fundo (base) arredondado. Este será, a acontecer, o momento para observar ligeiros aumentos de volume associados a aumentos da cotação. Verificando-se os pressupostos anteriores será o momento para entradas de longo prazo.

Para te satisfazer avanço uma possível data para estes acontecimentos - Inicio de 2009, Fevereiro/Março - O momento de viragem acontecerá quando o pessimismo económico estiver no seu expoente máximo, quando não houver quem acredite que na melhoria da economia, quando a recessão for uma verdade absoluta...

Espero ter respondido às tuas questões, melhor que isto só na bruxa.

Abraço

Claro e conciso.
Concordo.

Abraço.

Registado: 29/11/2007 9:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], navaldoc, PXYC, Àlvaro e 48 visitantes