Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teoria, teoria, teoria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunovc » 16/10/2008 21:39

Ora aqui está o melhor conselho que li neste tópico. João, segue este rumo e não vais ficar desiludido.

Registado: 16/5/2008 12:01

Re: olá João

por jromeira » 16/10/2008 21:38

mcarvalho Escreveu:bem vindo

como és um empirista já sabes o que tens a fazer

vai experimentando com os teus 15 000

felicidades e um abraço

mcarvalho

"I will, but not now."

Das poucas certezas que tenho visto nestas andanças é que a economia é cíclica e os seus ciclos acercam-se a períodos de 10 anos.
Ora esta crise/ciclo começou a delinear-se no passado ano 1999/2000.
Outra pseudo-certeza é que os mercados antecipam, quer a recuperação, quer a queda da economia em 6 a 9 meses.
Mais uma pseudo-certeza, não se devem pôr todos os ovos no mesmo cesto.
"Se queres ganhar dinheiro,não tentes comprar no fundo, nem vender no topo"
"Investe em empresas sólidas e que tenham demonstrado capacidade de recuperação em situações/momentos difíceis.
Concluindo: Após a análise destas pseudo-certezas e querendo saborear um pouco de adrenalina, digo-vos que que arriscarei uma entrada no mercado no 1º semestre de 2009. Acções favoritas: SONAE SGPS, BCP e EDP.

Registado: 29/11/2007 9:27

por salvadorveiga » 16/10/2008 21:36

Elias Escreveu:Caro João,

Sugiro que dividas os teus 15 mil euros em dois lotes.

Um lote de 25 euros e o outro lote de 14975 euros.

Com o primeiro lote compras o livro "Ganhar em Bolsa" do Fernando Braga de Matos.
O segundo lote, destinado a investir nos mercados, só lhe deves mexer depois de ler o livro. Como os mercados andam de nariz para baixo, pões numa conta a prazo a 90 dias que ainda te vai render talvez 1%, ou seja cerca de 149,75 euros (dá para recuperar o que gastaste no livro e ainda sobra para uns almoços - nos mercados provavelmente ainda ias era perder).

Depois até ao fim do ano não pensas mais no dinheiro. Vais lendo o livro que referi (aquilo parece grande mas lê-se bem, acho que o vais acabar em menos de três meses).

Daqui a três meses, quando tiveres acabado o livro, certamente vais saber responder à tua própria pergunta. Pelo menos vais saber mais do que sabias até aqui. E vais perceber porque é que o Marco António diz que quem faz a "pergunta da praxe" deixa de a fazer quando sabe mais do assunto.

Ah, e se os mercados continuarem neste estado, se calhar até vais querer renovar a conta a prazo. :wink:

1 abraço,
Elias

3 meses ? Epah...eu li aquilo em 5-6 dias.

O verdadeiro trabalho esta' e' depois em reler e reler, acho que na primeira leitura nao percebi nada... depois vim ao caldeirão , reli e depois "Ahh afinal e' isto...que coisa basica".

Livro + Caldeirão e tens um curso.

Registado: 12/3/2008 22:06

por Elias » 16/10/2008 21:17

Caro João,

Sugiro que dividas os teus 15 mil euros em dois lotes.

Um lote de 25 euros e o outro lote de 14975 euros.

Com o primeiro lote compras o livro "Ganhar em Bolsa" do Fernando Braga de Matos.
O segundo lote, destinado a investir nos mercados, só lhe deves mexer depois de ler o livro. Como os mercados andam de nariz para baixo, pões numa conta a prazo a 90 dias que ainda te vai render talvez 1%, ou seja cerca de 149,75 euros (dá para recuperar o que gastaste no livro e ainda sobra para uns almoços - nos mercados provavelmente ainda ias era perder).

Depois até ao fim do ano não pensas mais no dinheiro. Vais lendo o livro que referi (aquilo parece grande mas lê-se bem, acho que o vais acabar em menos de três meses).

Daqui a três meses, quando tiveres acabado o livro, certamente vais saber responder à tua própria pergunta. Pelo menos vais saber mais do que sabias até aqui. E vais perceber porque é que o Marco António diz que quem faz a "pergunta da praxe" deixa de a fazer quando sabe mais do assunto.

Ah, e se os mercados continuarem neste estado, se calhar até vais querer renovar a conta a prazo. :wink:

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: Teoria, teoria, teoria...

por Jesse James » 16/10/2008 21:12

jromeira Escreveu:Exmos Srs,

Infiro que vós estais todos ricos. Efectivamente, com tanta teoria, tanto gráfico e tanta dedicação, só podem estar ricos. Espero eu bem que sim.
Sendo eu um empirista por natureza e acreditando que a experiência é a mãe de todas as teorias, coloco-vos uma questão muito simples, sim porque além de um ou outro "ratinho" de biblioteca, perdoem-me a analogia, que por aqui possa haver, a maioria de nós quer é ganhar dinheiro com esta "cena" do mercado de capitais. Ora bem, não me tendo esquecido que vos queria colocar uma questão, pergunto-vos o seguinte: Tendo disponíveis €15000 para "investir", diria mais arriscar :) , na bolsa, que acções comprar? E fazê-lo já, ou o mercado ainda vai cair muito? E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?
Grato pela vossa atenção e já agora antecipada colaboração.

João

Eu colocaria os 15.000 €, já amanhã, numa única small cap do Nasdaq (escolheria aleatóriamente entre as 5 menos líquidas).

Já que é para arriscar...

Quanto à questão temporal e ao break-even, anda por aqui um rapaz, com o nick de Profeta, ou qualquer coisa parecida, que certamente te responderá quando tiver oportunidade.

bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

...

por MAV8 » 16/10/2008 21:12

Se as respostas às tuas perguntas fossem faceis não havia forum porque estavamos todos ricos e de férias...

Arrisco-me no entanto a dar a minha opinião:

Quanto a mim os mercados irão continuar a descer por algum tempo até perderem a volatilidade e os volumes, formando um fundo (base) arredondado. Este será, a acontecer, o momento para observar ligeiros aumentos de volume associados a aumentos da cotação. Verificando-se os pressupostos anteriores será o momento para entradas de longo prazo.

Para te satisfazer avanço uma possível data para estes acontecimentos - Inicio de 2009, Fevereiro/Março - O momento de viragem acontecerá quando o pessimismo económico estiver no seu expoente máximo, quando não houver quem acredite que na melhoria da economia, quando a recessão for uma verdade absoluta...

Espero ter respondido às tuas questões, melhor que isto só na bruxa.

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por MarcoAntonio » 16/10/2008 21:11

Tudo o que possas ler aqui são opiniões.

Se alguém te disser, faz isto, compra aquilo ou aqueloutro, o que te digo é certo, das duas uma: ou te está a (tentar) enganar a ti ou está a enganar-se a si próprio.

PS: Suportes, resistências, spikes e afins é do mais pragmático que há. Mas não tens que seguir essa abordagem, nos mercados podes utilizar diferentes ferramentas de análise. E para cada uma delas, há as boas e as más análises. Não tem que ver com a ferramenta, tem mais que ver com o "operário" que as utiliza!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jromeira » 16/10/2008 21:07

MarcoAntonio Escreveu:Quanto à forma como inicias o post, curiosamente a ideia que tenho do forum (e já ando por aqui há uns tempinhos... lol) é que se discute por aqui muita coisa prática.

Claro está que muito provavelmente a questão aqui é o que tu entendes por teoria. Desconfio que a generalidade das opiniões aqui expressas sejam para ti "teoria" e que prática seja "o que é que tu deves fazer".

Se é isso, e desconfio que é isso, então deixo-te este artigo recente:

A Pergunta da Praxe

A pergunta que fazes é a pergunta que muitos iniciados no forum fazem. E que passado algum tempo, tendo aprendido mais um pouco sobre isto dos mercados, deixam de fazer...
:wink:

Caro MarcoAntónio,

Não me interpretem mal, mas depois de ler "A pergunta da praxe" reitero com mais força a minha opinião! Efectivamente, pude ler que o mercado é incerto e soberano, ora é preciso dizer algo mais? Basta lermos as opiniões dos diversos participantes, ou pelo menos dos mais activos, que cada um pensa de forma diferente.
Pouco, ou nada, percebo disto, mas dá-me a entender que os suportes e resistências que são calculados não são mais do que análises estatisticas. As figuras que referem, H&S, spikes e etc., às vezes encaixam na explicação do mercado, outras nem por isso. Desculpem o pragmatismo!

olá João

por mcarvalho » 16/10/2008 21:06

bem vindo

como és um empirista já sabes o que tens a fazer

vai experimentando com os teus 15 000

felicidades e um abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Camisa Roxa » 16/10/2008 21:02

em tendência de baixa não se compra nada

aproveita e shorta uns índices
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por jromeira » 16/10/2008 20:59

Zenith Escreveu:

Tendo disponíveis €15000 para "investir", diria mais arriscar :) , na bolsa, que acções comprar?
João

Compra as boas :lol:

Obrigado. São estas as opiniões que nunca falham e que dão corpo à teoria. :mrgreen:

por TRSM » 16/10/2008 20:56

Se eu fosse Benfiquista comprava acções do Benfica, já que o Campeonato e a Taça UEFA vão ser o tigger para elas dispararem.

CUIDADO, que eu não estou a reinar... no final da época falamos :idea: :idea:

Registado: 5/11/2002 11:30

por Zenith » 16/10/2008 20:53

E fazê-lo já, ou o mercado ainda vai cair muito? E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?

João

O mercado vai flutuar :lol:

Registado: 29/11/2007 14:36

por bboniek33 » 16/10/2008 20:53

Zenith Escreveu:

Tendo disponíveis €15000 para "investir", diria mais arriscar :) , na bolsa, que acções comprar?
João

...e toca a shortar as maas... :lol:
Editado pela última vez por bboniek33 em 16/10/2008 20:53, num total de 1 vez.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Zenith » 16/10/2008 20:51

João

Registado: 29/11/2007 14:36

por MarcoAntonio » 16/10/2008 20:51

Quanto à forma como inicias o post, curiosamente a ideia que tenho do forum (e já ando por aqui há uns tempinhos... lol) é que se discute por aqui muita coisa prática.

Claro está que muito provavelmente a questão aqui é o que tu entendes por teoria. Desconfio que a generalidade das opiniões aqui expressas sejam para ti "teoria" e que prática seja "o que é que tu deves fazer".

Se é isso, e desconfio que é isso, então deixo-te este artigo recente:

A Pergunta da Praxe

A pergunta que fazes é a pergunta que muitos iniciados no forum fazem. E que passado algum tempo, tendo aprendido mais um pouco sobre isto dos mercados, deixam de fazer...
:wink:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/10/2008 20:52, num total de 2 vezes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Teoria, teoria, teoria...

por jromeira » 16/10/2008 20:44

Exmos Srs,

Infiro que vós estais todos ricos. Efectivamente, com tanta teoria, tanto gráfico e tanta dedicação, só podem estar ricos. Espero eu bem que sim.
Sendo eu um empirista por natureza e acreditando que a experiência é a mãe de todas as teorias, coloco-vos uma questão muito simples, sim porque além de um ou outro "ratinho" de biblioteca, perdoem-me a analogia, que por aqui possa haver, a maioria de nós quer é ganhar dinheiro com esta "cena" do mercado de capitais. Ora bem, não me tendo esquecido que vos queria colocar uma questão, pergunto-vos o seguinte: Tendo disponíveis €15000 para "investir", diria mais arriscar :) , na bolsa, que acções comprar? E fazê-lo já, ou o mercado ainda vai cair muito? E o "break-even" será ou poderá ser a quanto tempo?
Grato pela vossa atenção e já agora antecipada colaboração.

João

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, PXYC e 57 visitantes