GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
MarcoAntonio Escreveu:Sim, também é possível que queiram dizer isso. Para já o unico valor que avançam é uma previsão do aumento da receita em sede de ISP de 3.4% mas não é especificado em lado nenhum, pelo menos para já, o valor do imposto para 2009.
A única coisa que parece certa é o ISP não baixar em 2009.
Recordo que temos um ISP na gasolina claramente acima da média Europeia e que não só é superior como nos últimos anos conseguia afastar-se de forma clara da média dos outros países. O ISP (+IVA do ISP) contribui com 5 centimos de encarecimento do preço da gasolina face à média europeia (Europa dos 15 porque se considerarmos a Europa dos 27 penso que a diferença é ainda maior).
No gasóleo temos um pouco abaixo da média europeia mas tem vindo a subir mais que nos outros países também.
--- edit ---
Já agora fica aqui a comparativo do ISP para a Europa a 27:
Gasolina
PT vs EU
0.583 0.472
Gasoleo
PT vs EU
0.364 0.359
Assim, o ISP contribui com cerca de 13 centimos a mais no preço final da gasolina e no gasóleo praticamente "não interfere" (não chega a um centimo a mais), quando em comparação com a média europeia.
Mas no entanto quem enche os bolsos são as gasolineiras..

- Registado: 24/8/2004 10:42
Nas últimas semanas tenho reparado que de cada vez que a gasolina sobe ou baixa de preço (nem que seja um ou dois cêntimos), o facto é notícia em todos os telejornais.
Interrogo-me se isto é de facto matéria de notícia...
Não faço ideia o que acontece lá fora mas parece-me que nos últimos tempos se atribui um peso excessivo às variações do preço do combustível - não estou a referir-me a este tópico, que foi criado especificamente para debater este assunto; refiro-me antes à comunicação social em geral (e parece-me que isto faz parte da guerra aberta que foi declarada ás gasolineiras).
Interrogo-me se isto é de facto matéria de notícia...

Não faço ideia o que acontece lá fora mas parece-me que nos últimos tempos se atribui um peso excessivo às variações do preço do combustível - não estou a referir-me a este tópico, que foi criado especificamente para debater este assunto; refiro-me antes à comunicação social em geral (e parece-me que isto faz parte da guerra aberta que foi declarada ás gasolineiras).
- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:Sim, a descida desta semana deverá ser reflectida (pelo menos em grande parte) durante a próxima semana.
A próxima descida de preços deve ser novameente bastante significativa, da mesma ordem de grandeza da ocorrida esta semana...
vou ter que esticar o meu deposito até à próxima semana

- Registado: 19/4/2007 12:54
Sim, a descida desta semana deverá ser reflectida (pelo menos em grande parte) durante a próxima semana.
A próxima descida de preços deve ser novameente bastante significativa, da mesma ordem de grandeza da ocorrida esta semana...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Então, se bem percebi, considerando a alteração dos preços de à 4ª Feira de cada semana, a descida que está a ocorrer esta semana terá reflexo nas bombas no dia 22 de Outubro?
Como eu olho/olhava para as variações de preço do crude, estava a considerar a descida que houve ontem como reflexo dos preços da semana de 29 de Setembro a 3 de Outubro.
Como eu olho/olhava para as variações de preço do crude, estava a considerar a descida que houve ontem como reflexo dos preços da semana de 29 de Setembro a 3 de Outubro.
- Registado: 18/6/2007 8:14
Sim, também é possível que queiram dizer isso. Para já o unico valor que avançam é uma previsão do aumento da receita em sede de ISP de 3.4% mas não é especificado em lado nenhum, pelo menos para já, o valor do imposto para 2009.
Recordo que temos um ISP na gasolina claramente acima da média Europeia e que não só é superior como nos últimos anos conseguia afastar-se de forma clara da média dos outros países. O ISP (+IVA do ISP) contribui com 5 centimos de encarecimento do preço da gasolina face à média europeia (Europa dos 15 porque se considerarmos a Europa dos 27 penso que a diferença é ainda maior).
No gasóleo temos um pouco abaixo da média europeia mas tem vindo a subir mais que nos outros países também.
--- edit ---
Gasolina
PT vs EU
0.583 0.472
Gasoleo
PT vs EU
0.364 0.359
Assim, o ISP contribui com cerca de 13 centimos a mais no preço final da gasolina e no gasóleo praticamente "não interfere" (não chega a um centimo a mais), quando em comparação com a média europeia.
--- edit ---
Gasolina
PT vs EU
0.583 0.472
Gasoleo
PT vs EU
0.364 0.359
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:"as taxas do ISP são fixadas por forma a garantir a neutralidade fiscal e o não agravamento do preço de venda dos combustíveis"
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que raio significa "neutralidade fiscal"????
MarcoAntonio Escreveu:Penso que querem dizer que o valor nem vai subir nem vai descer (o ISP foi partido em duas taxas por causa de uma norma qualquer da União Europeia salvo erro mas o valor total - a soma das duas - continuou o mesmo e aparentemente vai-se manter em 2009).
Eu penso que a expressão "neutralidade fiscal" significa antes uma acomodação da taxa do imposto à inflação esperada, isto é, um aumento igual. Assim se explica o termo "neutralidade", no sentido de que o aumento dos preços não se reflecte numa diminuição da recieta do estado, em termos reais.
Com base nesse texto, penso portanto ser de esperar um aumento das taxas do ISP em linha com a inflçação esperada para 2009.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Penso que querem dizer que o valor nem vai subir nem vai descer (o ISP foi partido em duas taxas por causa de uma norma qualquer da União Europeia salvo erro mas o valor total - a soma das duas - continuou o mesmo e aparentemente vai-se manter em 2009).
Pelo texto constante do Relatório, parece tratar-se de uma estimativa da receita e que o valor do imposto em si irá manter-se no mesmo valor actual em 2009:
"as taxas do ISP são fixadas por forma a garantir a neutralidade fiscal e o não agravamento do preço de venda dos combustíveis"
http://www.dgo.pt/oe/2009/Proposta/Rela ... l-2009.pdf
"as taxas do ISP são fixadas por forma a garantir a neutralidade fiscal e o não agravamento do preço de venda dos combustíveis"
http://www.dgo.pt/oe/2009/Proposta/Rela ... l-2009.pdf
TSF Escreveu:Ao contrário do que era há muito reclamado pelos revendedores de combustíveis, o Governo não baixou o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e, em vez disso, conta arrecadar mais 3,4 por cento de impostos em 2009.
As previsões do Orçamento de Estado para 2009 não incluem uma redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.
Augusto Cymbron, presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), está indignado com a medida tomada pelo Executivo de José Sócrates.
«É absolutamente inacreditável que se continue a permitir e a apoiar que portugueses vão a Espanha pagar os seus impostos e que não tenhamos uma política fiscal nos combustíveis igual à do país vizinho e que devia orientar os nossos preços, no que diz respeito aos combustíveis», esclareceu.
Aparentemente o ISP voltará a aumentar em 2009 (nota: em 2008 não aumentou).
Um quadro da evolução do valor do ISP e do preço dos combustíveis em Portugal e na Europa dos 15 nos últimos anos:
Gasolina
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.52 vs 0.53....................0.38 vs 0.36
2005: ..........0.53 vs 0.53....................0.41 vs 0.42
2006: ..........0.56 vs 0.53....................0.55 vs 0.53
2007: ..........0.58 vs 0.54....................0.55 vs 0.53
2008: ..........0.58 vs 0.54....................0.65 vs 0.64
Aumento .......11% vs 3%....................71% vs 78%
Gasóleo
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.31 vs 0.37....................0.35 vs 0.34
2005: ..........0.31 vs 0.37....................0.45 vs 0.47
2006: ..........0.34 vs 0.38....................0.54 vs 0.54
2007: ..........0.36 vs 0.39....................0.52 vs 0.51
2008: ..........0.36 vs 0.39....................0.80 vs 0.79
Aumento .......18% vs 4%..................129% vs 132%
Evolução do ISP em Portugal e na Europa dos 15. Valor em eur/litro, arredondado à décima.
Preços na Bomba antes dos Impostos tirados no mês de Junho de cada ano.
Fonte de todos os dados: Direcção Geral de Energia e Geologia.
A confirmar-se este aumento do ISP em 2009, implicará uma inflacção do preço da gasolina de 2.4 centimos por litro e no gasóleo de 1.5 centimos por litro. Contudo não é claro se este aumento resulta de uma estimativa de maiores receitas ou de uma alteração do valor do imposto.
Aqui fica outro texto retirado do site da TSF que discute diversas receitas de impostos:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Interi ... id=1029259
Elias Escreveu:Vamos a isso! Eu já estive mais de 10 vezes em Paris por isso conheço bem a realidade parisiense. E vamos comparar com Lisboa (capital com capital)
Eu vive um ano e três meses, a realidade que conheces como turista ou eventualmente como deslocação em trabalho não é a mesma. Mas vamos então fazer a comparação.
Elias Escreveu:Em Lisboa também há informação nas estações de metro sobre quanto tempo falta para a próxima composição.
Nas paragens de autocarro também existem painéis electrónicos que informam sobre o tempo até ao próximo autocarro. Poderás dizer-me que não existe em todas as paragens, mas têm vindo a ser aumentado e julgo que brevemente haverá em todas (ou quase).
Se andares de metro como eu ando, sabes melhor do que ninguém que esses painéis existem mas não funcionam. Já funcionaram, há 5 anos atrás quando foram instalados, mas hj não funcionam... Relativamente à carris tb sei que existem esses painéis, daí frisar que existem em todas as paragens.
Elias Escreveu:Em Lisboa os comboios também circulam às horas marcadas.
Possivelmente. Este contexto não conheço. Quando referenciei no meu post não tinha qualquer objectivo de comparação.
Elias Escreveu:Em Lisboa existem dezenas de corredores BUS.
A diferença é que cá em Portugal há muitos condutores particulares a utilizá-los (isto já não tem a ver com a rede de transportes públicos, mas sim com o comportamento dos cidadãos-condutores).
Isto de dizer que existem dezenas de corredroes BUS sem pesquisar é fácil. Pois passo a citar o Site da Carris: "Por outro lado, os corredores reservados "BUS" constituem uma parcela pouco
significativa na extensão total da rede - apenas 66 km, num total de 670 km, ou seja, menos de 10 %." (http://www.carris.pt/index.php?area=new ... tter_id=10)
Se a prórpia carris se queixa e é o prestador do serviço, fico-me por aqui. No entanto, como utente, posso-te dizer que em paris um percurso de 20 minutos, em LX demora uns 40 minutos. Quanto ao civismo dos condutores, tens toda a razão...
Elias Escreveu:Este aspecto também não tem a ver com os transportes públicos, mas sim com a política das empresas.
Claro que sim, mas a verdade é que há uma preocupação social e o estado incentiva estas políticas através de benefícios fiscais às empresas.
Elias Escreveu:Cá o metro funciona até à 1h00m. Fecha portanto meia hora mais cedo.
De qualquer forma, e sem deixar de te dar razão, creio que a existência de transportes a meio da noite é secundária para a questão central deste problema.
Não entendi o que quiseste dizer com isto. Mas sim, é verdade, fecha à 1h.
Elias Escreveu:Concordo que a rede ferroviária francesa é das melhores da Europa. Por exemplo, de Paris para Lyon tens comboios rápidos (TGV) de meia em meia hora.
Mas cá tens ligações rápidas e directas de Lisboa para o Porto com bons comboios rápidos de hora a hora. Também tens boas ligações directas de Lisboa para pelo menos dez capitais de distrito.
É verdade, no entanto a questão é que nem sempre chegam a horas pois a linha do norte deixa muito a desejar... Sei disto pq vou e venho todos os fds de Lisboa a Aveiro e é raro chegar à hora prevista... Para as outras capitais, não conheço.
Elias Escreveu:Aqui não te posso oferecer uma comparação porque não temos estações de ski.
Temos, na serra da estrela. Mas o que eu quis dizer com isto é que mesmo fora dos grandes centro urbanos as coisas funcionam bem. Mas anotei a ironia...

Elias Escreveu:Em resumo, parece-me que as diferenças entre os dois países não sao assim tão grandes.
Discordo por completo. São muitíssimo grandes. No entanto não pactuo com alarmismos, falei somente das experiências que tenho e que conheço bem.
Não era de todo o meu objectivo comparar o que quer que seja, mas já que pediste, espero que tenha sido claro. Se não fui, je suis dèsolè.

Um Abraço
PS: A formatação estava muito dificl, irra...
Bocciardi Escreveu:Eu posso dar-te um exemplo que conheço Elias, França.
Vamos a isso! Eu já estive mais de 10 vezes em Paris por isso conheço bem a realidade parisiense. E vamos comparar com Lisboa (capital com capital)
Bocciardi Escreveu:1- Os transportes públicos na Ile de France funcionam.
Em Lisboa também funcionam.
Bocciardi Escreveu:Quer no metro, quer nas paragens de autocarro (em todas) há a informação do próximo metro/autocarro a vir.
Em Lisboa também há informação nas estações de metro sobre quanto tempo falta para a próxima composição.
Nas paragens de autocarro também existem painéis electrónicos que informam sobre o tempo até ao próximo autocarro. Poderás dizer-me que não existe em todas as paragens, mas têm vindo a ser aumentado e julgo que brevemente haverá em todas (ou quase).
Bocciardi Escreveu:Os comboios funcionam às horas marcadas e isto tudo justifica-se pela elavada injecção de capital nos últimos 20/30 anos.
Em Lisboa os comboios também circulam às horas marcadas.
Bocciardi Escreveu:Os corredores BUS existem por toda a cidade, não só nas principais avenidas ou ruas...
Em Lisboa existem dezenas de corredores BUS.
A diferença é que cá em Portugal há muitos condutores particulares a utilizá-los (isto já não tem a ver com a rede de transportes públicos, mas sim com o comportamento dos cidadãos-condutores).
Bocciardi Escreveu:Para além disto tudo, as empresas pagam cerca de metade do passe social (que custa cerca de 54€ para a coroa interna - Paris cidade) como forma de os estimular a utilização de transportes públicos e quase que não existe estacionamento dentro da cidade.
Este aspecto também não tem a ver com os transportes públicos, mas sim com a política das empresas.
Bocciardi Escreveu:Finalmente, a rede noturna é grande e funciona, só me lembro de andar de taxi à noite nos primeiros dois meses, e o metro, ao fds, funciona até às 1.30h;
Cá o metro funciona até à 1h00m. Fecha portanto meia hora mais cedo.
De qualquer forma, e sem deixar de te dar razão, creio que a existência de transportes a meio da noite é secundária para a questão central deste problema.
Bocciardi Escreveu:2- Relativamente aos transportes de longo curso, França tem das melhores redes ferroviárias do mundo (sendo que para isso tb foi necessário gastar uns largos milhões de euros) com comboios a sairem em horas de maior fluxo de procura. Para vocês verem, eu tinha colegas meus a trabalhar comigo em Paris que vivam em Bruxelas, Estugarda, etc... Estes tb têm uma ajuda por parte das empresas. Os preços dos comboios funcionam como o preço dos aviões, quanto mais cedo comprares, mais barto te fica.
Concordo que a rede ferroviária francesa é das melhores da Europa. Por exemplo, de Paris para Lyon tens comboios rápidos (TGV) de meia em meia hora.
Mas cá tens ligações rápidas e directas de Lisboa para o Porto com bons comboios rápidos de hora a hora. Também tens boas ligações directas de Lisboa para pelo menos dez capitais de distrito.
Bocciardi Escreveu:3- Sempre que fui à neve nos Alpes, fui de Comboio. Desde as estações de comboio até às estações de ski há ligações com autocarros que funcionam muito bem e, uma vez mais, a horas...
Aqui não te posso oferecer uma comparação porque não temos estações de ski…
Em resumo, parece-me que as diferenças entre os dois países não sao assim tão grandes.
1 abraço,
Elias
Eu posso dar-te um exemplo que conheço Elias, França.
1- Os transportes públicos na Ile de France funcionam. Quer no metro, quer nas paragens de autocarro (em todas) há a informação do próximo metro/autocarro a vir. Os comboios funcionam às horas marcadas e isto tudo justifica-se pela elavada injecção de capital nos últimos 20/30 anos. Os corredores BUS existem por toda a cidade, não só nas principais avenidas ou ruas... Para além disto tudo, as empresas pagam cerca de metade do passe social (que custa cerca de 54€ para a coroa interna - Paris cidade) como forma de os estimular a utilização de transportes públicos e quase que não existe estacionamento dentro da cidade. Finalmente, a rede noturna é grande e funciona, só me lembro de andar de taxi à noite nos primeiros dois meses, e o metro, ao fds, funciona até às 1.30h;
2- Relativamente aos transportes de longo curso, França tem das melhores redes ferroviárias do mundo (sendo que para isso tb foi necessário gastar uns largos milhões de euros) com comboios a sairem em horas de maior fluxo de procura. Para vocês verem, eu tinha colegas meus a trabalhar comigo em Paris que vivam em Bruxelas, Estugarda, etc... Estes tb têm uma ajuda por parte das empresas. Os preços dos comboios funcionam como o preço dos aviões, quanto mais cedo comprares, mais barto te fica.
3- Sempre que fui à neve nos Alpes, fui de Comboio. Desde as estações de comboio até às estações de ski há ligações com autocarros que funcionam muito bem e, uma vez mais, a horas...
Portanto, como em tudo é preciso vontade política e dinheiro, é verdade...
1- Os transportes públicos na Ile de France funcionam. Quer no metro, quer nas paragens de autocarro (em todas) há a informação do próximo metro/autocarro a vir. Os comboios funcionam às horas marcadas e isto tudo justifica-se pela elavada injecção de capital nos últimos 20/30 anos. Os corredores BUS existem por toda a cidade, não só nas principais avenidas ou ruas... Para além disto tudo, as empresas pagam cerca de metade do passe social (que custa cerca de 54€ para a coroa interna - Paris cidade) como forma de os estimular a utilização de transportes públicos e quase que não existe estacionamento dentro da cidade. Finalmente, a rede noturna é grande e funciona, só me lembro de andar de taxi à noite nos primeiros dois meses, e o metro, ao fds, funciona até às 1.30h;
2- Relativamente aos transportes de longo curso, França tem das melhores redes ferroviárias do mundo (sendo que para isso tb foi necessário gastar uns largos milhões de euros) com comboios a sairem em horas de maior fluxo de procura. Para vocês verem, eu tinha colegas meus a trabalhar comigo em Paris que vivam em Bruxelas, Estugarda, etc... Estes tb têm uma ajuda por parte das empresas. Os preços dos comboios funcionam como o preço dos aviões, quanto mais cedo comprares, mais barto te fica.
3- Sempre que fui à neve nos Alpes, fui de Comboio. Desde as estações de comboio até às estações de ski há ligações com autocarros que funcionam muito bem e, uma vez mais, a horas...
Portanto, como em tudo é preciso vontade política e dinheiro, é verdade...
Anteriormente eu usava uma amostragem semanal para o preço do crude. Nessa altura, o desfazamento que mais se aproximava do correcto era o de 2 semanas (embora 1 semana funcionasse razoavelmente também). Na altura sugeri que 1.5 semanas fosse o valor mais correcto...
Entretanto, o dwear forneceu-me diversos históricos completos e foi assim possível substituir a amostragem que fazia por dados mais completos e produzir uma média bastante exacta. Então, nessa altura, substitui a amostragem por uma média semanal (a média já introduz algum lag). A partir daí e com esses dados, passei a colocar um desfazamento de uma semana (preços no fim da Semana N nos combustíveis versus preço médio do petróleo na Semana N-1).
Com este processo, a relação passou a ser visivelmente mais exacta. A correlação para a gasolina e para o gasóleo em relação ao crude em eruso está acima dos 0.98 utilizando um lag de uma semana conforme o descrito.
Em termos simples: os preços lá para o final da semana reflectem a média do preço do petróleo na semana anterior.
A precisão com que o fazem é muito elevada, seja nas subidas seja nas descidas...

Entretanto, o dwear forneceu-me diversos históricos completos e foi assim possível substituir a amostragem que fazia por dados mais completos e produzir uma média bastante exacta. Então, nessa altura, substitui a amostragem por uma média semanal (a média já introduz algum lag). A partir daí e com esses dados, passei a colocar um desfazamento de uma semana (preços no fim da Semana N nos combustíveis versus preço médio do petróleo na Semana N-1).
Com este processo, a relação passou a ser visivelmente mais exacta. A correlação para a gasolina e para o gasóleo em relação ao crude em eruso está acima dos 0.98 utilizando um lag de uma semana conforme o descrito.
Em termos simples: os preços lá para o final da semana reflectem a média do preço do petróleo na semana anterior.
A precisão com que o fazem é muito elevada, seja nas subidas seja nas descidas...
Merceeiro Escreveu:Basta ir a qualquer cidade dos países da Europa além pirinéus para saber o que são transportes eficientes.
Epa, produzir afirmações generalistas do género "isto aqui não presta e lá fora é muita bom" é muito fácil.
Mas pedia-te que desses exemplos concretos.
Merceeiro Escreveu:Então, vamos ter mais descidas no gasóleo nos proximos dias?
Posso já dizer (com base na minha análise) que na próxima semana, com elevada certeza, os preços vão voltar a baixar de forma significativa.
A razão para o GPL não baixar penso que tem que ver com o preço do próprio GPL (em Setembro o preço médio creio que só tinha baixado 5% enquanto que na Gasolina e no Gasóleo tinha baixado bastante mais... 10 a 15%). Ora, 5% descontando os impostos e tendo em conta que as diferenças na matéria prima nunca se reflectem por inteiro (reflectem-se em cerca de 60%) são afinal 1 ou 2 centimos.
Mas tenho poucos números sobre isso, este valor que estou a referir é uma média de Setembro em comparação com a média de Julho (valor máximo). E nem sequer tenho valores históricos do GPL portanto esta não é uma análise exaustiva. Apenas muito rapidamente e com base aos números que conheço, é de esperar que as variações no GPL sejam bastante pequenas...
Mas tenho poucos números sobre isso, este valor que estou a referir é uma média de Setembro em comparação com a média de Julho (valor máximo). E nem sequer tenho valores históricos do GPL portanto esta não é uma análise exaustiva. Apenas muito rapidamente e com base aos números que conheço, é de esperar que as variações no GPL sejam bastante pequenas...
alvim Escreveu:Em todo caso torno a perguntar... porque o GPL nao baixa???
Se me conseguirem responder, eu agradecia. Pois não encontro qualquer justificação logica.
Já te respondi: se o consumidor está disposto a pagar 72, para quê vender a 58?
Olha dou-te um exemplo: imagina que abres um café. Compras café em grão. Cada café (bica) que tiras custa-te 10 cêntimos. O preço de mercado é 60 cêntimos, ou seja se praticares o preço de venda que se faz no mercado (e que os consumidores parecem estar dispostos a pagar) tens uma margem bruta de 500%. Não será isto uma roubalheira descarada? Porque não vender a 15 cêntimos (com uma margem muito boa de 50%)?
Elias Escreveu:alvim Escreveu:Como é possivel eles não baixarem????
São 25% de diferença.
Para quê vender a 58 se o consumidor está disposto a pagar 72?alvim Escreveu:Sao exemplos como estes que revoltam as pessoas.
O que revolta as pessoas não é o facto de o GPL estar a ser vendido a 72, mas sim o facto de haver um "malandro" que vende a 58 e de os outros venderem a 72. Por outras palavras, revolta as pessoas que alguns "privilegiados" que moram na Figueira da Foz possam abastecer a 58 enquanto o pessoal de Lisboa tem de desembolsar 72. A mente humana funciona na base da comparação e as pessoas não gostam de sentir que há outros a passar melhor que eles...
Claro que se as outras petrolíferas baixassem todas o preço para 58, o coro passava a cantar "jingobel, jingobel, há cartel no GPL..."
Ó Elias... eu vivo na Figueira; Nao estava a pensar em mim. Estava mais a pensar nas pessoas que não têm a mesma sorte que eu!!!

Mas estou a chamar a atençao, para a diferença ser de 25% face a Galp, que é quem lhes vende o combustivel.
O posto em questão, é um posto familiar... não faz parte de nenhum HIPER.
E aqui, é um exemplo CONCRETO, que é a GALP quem está a ganhar a maior fatia do bolo.
Em todo caso torno a perguntar... porque o GPL nao baixa???
Se me conseguirem responder, eu agradecia. Pois não encontro qualquer justificação logica.
alvim Escreveu:Como é possivel eles não baixarem????
São 25% de diferença.
Para quê vender a 58 se o consumidor está disposto a pagar 72?
alvim Escreveu:Sao exemplos como estes que revoltam as pessoas.
O que revolta as pessoas não é o facto de o GPL estar a ser vendido a 72, mas sim o facto de haver um "malandro" que vende a 58 e de os outros venderem a 72. Por outras palavras, revolta as pessoas que alguns "privilegiados" que moram na Figueira da Foz possam abastecer a 58 enquanto o pessoal de Lisboa tem de desembolsar 72. A mente humana funciona na base da comparação e as pessoas não gostam de sentir que há outros a passar melhor que eles...
Claro que se as outras petrolíferas baixassem todas o preço para 58, o coro passava a cantar "jingobel, jingobel, há cartel no GPL..."

alvim Escreveu:no site, http://www.maisgasolina.com/ , é possivel fazer comparaçoes e ver onde os combustiveis sao mais baratos.
Se há meia duzia de postos a vender abaixo do preço praticado pelos GRANDES, estes tambem podem baixar!!!
Alvim, eu sugeria-te que percorresses este tópico porque esse assunto já foi aqui debatido. A forma como estás a colocar a questão é super, hiper-superficial. Não é realista, não é adequada...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], bpcolaco, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 179 visitantes