Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que o mercado precisa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O que o mercado precisa

por Festeiro » 16/10/2008 18:32

Saudações
Ulisses concordo com tudo excepto:

"Resumindo, aquilo que me fará estar mais receptivo a uma possível inversão serão subidas após más notícias. Não são boas notícias que o mercado precisa. "

De facto subidas com más notícias tem havido inúmeras ultimamente. Talvez, falta de subida com boas notícias me agrade mais, embora , neste caso, já possa ser tarde...

Desculpa, mas alguém tinha que não concordar com qualquer coisita :oops:

Boa sorte
As palavras levam à exaltação, os números à meditação.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Celsius-reloaded » 16/10/2008 18:27

De um ponto de vsita ainda mais geral acredito quer o mercado precisa da purga.

Deitar fora as impurezas todas e que conduziram ao estado actual das coisas.

O problema é que o que tem sido feito é dar medicamentos de modo a no final, ficar tudo como estava...
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por akwa79 » 16/10/2008 17:42

Ulisses Pereira Escreveu:akwa, apenas uma nota para dizer que - tal como referi no post - a minha análise inicide sobre o mercado norte-americano já que, sendo lá o epicentro da crise, a recuperação nos mercados irá iniciar-se a partir do mercado norte-americano.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado pela correcção Ulisses. Mas hoje parece um dia assim nos USA, abertura em alta, depois algum pessimismo com as noticias e agora parecem querer recuperar, e vamos ver se, acabar no verde. Seria bom. Com a volatilidade que temos tido, podemos acabar bem no verde ou bem no vermelho ou neutro. Esperar para ver.

Registado: 1/8/2008 21:18

por Jorge158 » 16/10/2008 17:27

[quote="Ulisses Pereira"]

Resumindo, aquilo que me fará estar mais receptivo a uma possível inversão serão subidas após más notícias. Não são boas notícias que o mercado precisa.

Ora aqui está um serviço público de excelência.
Ulisses, tens olho para este negócio.
Gostei mt desta análise muito esclarecedora e pedagógica (retira-se daqui muita aprendizagem)
Abraço e bons futuros negócios.

Registado: 29/11/2007 4:36

sd

por luislobs. » 16/10/2008 17:20

Hoje deve ser daqueles dias em q só saiem pessimas noticias e os Indices Americanos tendem em ficar positivos, pelo menos vontade nao lhes falta.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Camisa Roxa » 16/10/2008 17:17

Excelente texto Ulisses, alguém se importa de ir esfregá-lo na tromba dos políticos

tipo: please don't try to save us, just stay quiet?

é que ultimamente sempre que há 1 dia mais desastroso nas bolsas logo há reuniões europeias e americanas para estudarem medidas e mais medidas :roll:
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por salvadorveiga » 16/10/2008 16:32

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/db7SM3wb_No&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/db7SM3wb_No&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Por acaso ainda n tinha pensado nisso, o ponto que ele faz, do facto do governo ter dito que ia comprar posições, faz os preços disparar, compra as posiçoes mais caras por uma coisa que anunciou...logo e' uma utilização menos eficiente dos impostos, porque quem no fundo vai comprar essas posições sao os futuros impostos :mrgreen:

Registado: 12/3/2008 22:06

por Ulisses Pereira » 16/10/2008 16:11

Já não negoceio há algumas semanas. Waiting.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pedrom » 16/10/2008 16:07

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, considero. A minha primeira ideia é de como estancar as quedas. E sinais de que o mercado vai estancar as quedas não é com aberturas fortes em que se vê optimismo nos investidores que compram nas aberturas.

Quanto ao resto, ao médio/longo prazo, isso já é outra história bem mais difícil de contar ou sequer imaginar. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses tens feito alguns negócios ou tens simplesmente ficado a olhar?

Eu estou quase à dois anos a observar, apena fiz um negócio ruinoso (-6%) com a EDPR, que não quis transformar num investimento de longo prazo!!! :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Ulisses Pereira » 16/10/2008 15:58

Sim, considero. A minha primeira ideia é de como estancar as quedas. E sinais de que o mercado vai estancar as quedas não é com aberturas fortes em que se vê optimismo nos investidores que compram nas aberturas.

Quanto ao resto, ao médio/longo prazo, isso já é outra história bem mais difícil de contar ou sequer imaginar. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por gfalmeida » 16/10/2008 15:55

Ulisses Pereira Escreveu:
Resumindo, aquilo que me fará estar mais receptivo a uma possível inversão serão subidas após más notícias. Não são boas notícias que o mercado precisa.

Ulisses, consideras ser esta tua afirmação igualmente verdade com uma inversão em "V" assim como com uma inversão apenas depois de 1 a 2 anos a consolidar?
Obg e Bn
Gonçalo

Registado: 29/11/2007 3:35

por charles » 16/10/2008 15:50

Ulisses escreveu:

:arrow: Por isso, o que o mercado não precisa é de “up gaps”, com aberturas fantásticas após decisões político-económicas relevantes. O mercado não precisa de subidas a reboque de notícias favoráveis à economia.

:arrow: Aquilo que verdadeiramente o mercado precisa para inverter são subidas sem notícias relevantes ou, sobretudo, que suba com más notícias. Aí sim, podemos acreditar que algo está a mudar.

:arrow: O mercado precisa de inversões durante as sessões com aberturas em semi-pânico e fechos positivos pois os fechos são bem mais relevantes do que as aberturas.

Revejo-me totalmente nesta tua análise em especial neste três pontos, perdi em dois dias grande parte dos lucros acumulados nos meses anteriores, não porque tentei contrariar o mercado mas porque os politicos o fizeram por mim, eu estaria certo se não fossem eles, de nada me valeu.

O grande erro dos homens politicos nestes ultimos tempos é olharem demasiado para os mercados financeiros e muito pouco para a economia real, essa é que precisa de ser tratada no curto e medio prazo, não sei se vai lá só com bilionarias injecções de capital.

Cumpt
Charles
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Jesse James » 16/10/2008 15:31

Completamente de acordo Ulisses. Excelente post.

Cada vez mais acredito, que entender a psicologia de massas, traz vantagens para quem anda nos mercados.

Eu não domino essa temática, mas vou ter de a estudar.

bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por SirPatrickBateman » 16/10/2008 15:25

Ulisses Pereira Escreveu: :arrow: O mercado não vai subir porque os políticos querem. Nunca foi assim. Nunca. Por mais medidas que sejam tomadas, os mercados só subirão quando os vendedores começarem a secar e o “Smart Money” entrar em acção. Os mercados não sobem por decreto...

:arrow: Por isso, o que o mercado não precisa é de “up gaps”, com aberturas fantásticas após decisões político-económicas relevantes. O mercado não precisa de subidas a reboque de notícias favoráveis à economia.

:arrow: Aquilo que verdadeiramente o mercado precisa para inverter são subidas sem notícias relevantes ou, sobretudo, que suba com más notícias. Aí sim, podemos acreditar que algo está a mudar.

Fantástico!!! TAL & QUAL.... não fosse o Master Uli, um grande "mentor"...

...é isso tudo, sem tirar nem por!!! :)

Registado: 6/11/2002 16:28

por Ulisses Pereira » 16/10/2008 15:15

akwa, apenas uma nota para dizer que - tal como referi no post - a minha análise inicide sobre o mercado norte-americano já que, sendo lá o epicentro da crise, a recuperação nos mercados irá iniciar-se a partir do mercado norte-americano.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por newtrade » 16/10/2008 14:27

Não posso estar mais de acordo com o que foi dito.

A mim Não me apanham dentro tão depressa.

acho que ninguem tem ligado muit á conjuntura economica em que estamos, e atenção que vão começar a sair resultados do terceiro trimestre, e penso que a maior parte deles vão ser decepcionantes.

Mal os states estão para abrir verdes vai logo tudo a correr comprar como o caso de hoje ,acho que não tem andado muito atentos e continuam a cair em ratoeiras , ja tem aberto bastante verdes e ao fim do dia ou em simplesmente uma hora estarem bastante vermelhas, mas bom é preciso aventureiros em todo lado.

Eu acho que toda a resoluçao passa muito p lo aliviar das familias e das pessoas em geral ,em termos de carga fiscal , em termos de uma acentuada reduçao da euribor e de redução do nivel da inflação, de forma a aumentar o poder de compra e ai sim tudo vai voltar a ser igual,o consumo vai aumentar a meu ver é isto o mais importante de tudo e que é capaz de voltar a mover a economia ,maior consumo=maiores investimentos para satisfazer esss necessidadas de procura=mais postos de trabalho=mais lucros. Tudo isto traria um maior consumo em todos os sectores de actividade e por consequencia o crescimento e a prosperidade.

Todas estas medidas tomadas por bancos centrais agora,já o deveriam ter sido tomadas ha muito tempo, deixasse chegar á ultima e depois o descalabro está feito.é CASO PARA DIZER NO FIM DE CASA ASSALTADA TRANCAS NA PORTA , estão a tentar remediar o mal e deveria ter sido prevenido e não remediado.

peço desculpa se estou a ser igorante

Um abraço A TODOS.

Registado: 12/10/2008 15:57

JJ

por luislobs. » 16/10/2008 14:23

Convém nunca contrariar os mercados, isto é tipo o ´.sistema.. que tanto falava o Dias da Cunha no futebol.

Alguem ganha com os mercados em queda, logo nao vale a pena, todas as posiçoes contrarias sao simplesmente arrasadas.

O que falta neste momento é confirmar a recessao dos States, facto consumado nada pior restará, só que politicamente nao é comodo e tentam arrastar ao máximo a confirmaçao.

Acredito só após as eleiçoes os mercados entram em estado bull.

.
.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Bocciardi » 16/10/2008 14:19

Ulisses Escreveu: Aquilo que verdadeiramente o mercado precisa para inverter são subidas sem notícias relevantes ou, sobretudo, que suba com más notícias. Aí sim, podemos acreditar que algo está a mudar.

Assim é mais uma subida como as outras... Haverá nova descida, como nas montanhas russas... :roll:

Um abraço

Registado: 17/1/2008 17:15

por akwa79 » 16/10/2008 14:11

Bom dia. Parece que hoje vamos ter um dia assim (abertura em semi-panico e recuperação ao longo do dia). Parece que os USA vao abrir positivos. Vamos ver se a europa ainda acaba no verde. Poderia ser um bom sinal já que não há noticias positivas (que eu saiba)

Registado: 1/8/2008 21:18

por R_Martins » 16/10/2008 13:46

Elias Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Os mercados não sobem por decreto...

...mas o fim da crise pode ser decretado! Ainda te lembras quando o ministro Pinho veio a público anunciar que a crise tinha acabado? :lol:

E na Islândia tambem decretaram o fecho da crise com o fechon da Bolsa. Naturalmente depois de nova abertuta até os pregos da barraca voaram com o vento...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por rmachado » 16/10/2008 13:33

E tá tudo dito.

Registado: 24/8/2004 10:42

por - GOE - » 16/10/2008 13:33

Resumindo, aquilo que me fará estar mais receptivo a uma possível inversão serão subidas após más notícias.

Nem mais, concordo completamente.. Quando o mercado reagir positivamente a más noticias será um sentimento de positivismo muito importante..

Registado: 5/12/2007 16:26

por Elias » 16/10/2008 13:28

Ulisses Pereira Escreveu:Os mercados não sobem por decreto...

...mas o fim da crise pode ser decretado! Ainda te lembras quando o ministro Pinho veio a público anunciar que a crise tinha acabado? :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por tiopatinhas » 16/10/2008 13:24

Ulisses, excelente análise!!
Mas, tens que concordar que a situação é tão grave que há necessidade de recapitalizar o sistema financeiro :lol: . Por isso, a intervenção por decreto tem que existir :!: e ser rápida.
Agora, enquanto eles andarem com papel e caneta na mão, o melhor será ficar fora dos mercados :roll: . E isso os investidores americanos estão a começar de entender... :roll: Os portugas, nem por isso!
Mais, este rebound tão louco de há dias, não foi feito por pequenos investidores... :lol: :lol:
Repara mal os 20 milhões ficaram disponíveis os bancos apanharam algum e por certo investiram algum desse nos mercados financeiros... até para artificialmente capitalizarem empresas em que são detentores de activos :roll: Para mim, será uma forma (eficaz ou não) de os seus activos se desvalorizarem menos...

P:S: Nisso (recapitalizar o sistema financeiro nacional) o nosso ministro das finanças acabou de afirmar que nesse sentido portugal não pode ficar atrás dos restantes países.

Registado: 17/3/2005 14:58

O que o mercado precisa

por Ulisses Pereira » 16/10/2008 12:28

Ao longo de 2008, tenho deixado a minha visão sobre o mercado nacional e tenho defendido qual a estratégia que os investidores devem seguir. Face às quedas constantes e à incapacidade do PSI ultrapassar as resistências que vou definindo, tenho defendido há largos meses atrás que o investimento em acções nacionais é completamente desaconselhado. Ainda hoje, actualizei esse tópico (http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59839 ) e vou mantendo o meu plano de actuação do pequeno investidor inalterado.

Contudo, hoje, gostaria de fazer um outro raciocínio mais teórico, ou seja, não vai ajudar em nada o que deve um pequeno investidor fazer mas permite-nos divagar sobre o que precisam os mercados de fazer (ou de não fazer) para inverterem. Refiro-me, sobretudo, ao mercado norte-americano porque foi ele que esteve no epicentro da crise e está a condicionar todos os outros.

:arrow: O mercado não vai subir porque os políticos querem. Nunca foi assim. Nunca. Por mais medidas que sejam tomadas, os mercados só subirão quando os vendedores começarem a secar e o “Smart Money” entrar em acção. Os mercados não sobem por decreto...

:arrow: O mercado precisa de inversões durante as sessões com aberturas em semi-pânico e fechos positivos pois os fechos são bem mais relevantes do que as aberturas.

:arrow: O mercado não precisa que na cabeça da maior parte dos investidores esteja a tentativa de descobrir o fundo. Enquanto forem muitos à procura desse fundo, ele não surgirá.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2, smog63 e 150 visitantes