Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

8 anos e os lucros esperados não chegaram

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Regras de Ouro

por rmmrod » 14/10/2008 14:03

Às vezes existe a necessidade de tentar conciliar diferentes pontos de vista.

A lingua, as palavras, têm significado.

Penso que o problema fica resolvido se usarmos palavras como "valorização/desvalorização" e "perdas/ganhos".

Nessa medida existem aqueles que não estando a perder porque ainda não venderam, enfrentam uma desvalorização dos activos em carteira.

A questão agora, consiste em saber se é boa política de investimento suportar sucessivas desvalorizações num activo que se for vendido, acaba por se traduzir numa perda.

E aí temos claramente duas posições - aqueles que acham que sim, que ter um activo a desvalorizar não tem problema nenhum já que é uma questão de tempo até que a tendência se inverta.
E aqueles que acham que não, que é preferível saír assumindo perdas baratas, ganhando liquidez que poderá ser empregue de outra forma com vista a uma possível valorização.

Pessoalmente acho que se pudermos evitar desvalorizações o conforto é outro. Não obstante, poderão haver casos em que uma desvalorização temporária seja suportável e não preocupante. Tudo depende do activo em causa e dos motivos que estão por trás da perda de valor.

Como certezas nestas coisas ninguém tem, acho preferível jogar pelo seguro.
Entretanto todos cometemos erros e nem sempre é fácil estar no sítio certo.

Estar desvalorizado e manter a posição, pode ser justificado pelos pressupostos de entrada num trade se manterem do ponto de vista do investidor.
A questão é que às vezes esses pressupostos alteram-se e nem sempre temos a capacidade de o perceber.

Registado: 15/5/2008 10:43

por Ulisses Pereira » 14/10/2008 13:49

Martins, experimenta apresentar essas acções como garantia de qualquer coisa. E veja se os bancos as vão avaliar ao preço que compprou ou ao preço a que estão.

Mas realmente, com esse pensamento, já compreendo porque é que há tanta gente que diz que nunca perde em Bolsa. :mrgreen:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por salvadorveiga » 14/10/2008 13:46

Da mesma maneira que as pessoas quando estão dentro e dizem "estou a ganhar 56%" entao também tem que dizer que estao a perder 50%.

Sejamos imparciais nos criterios.

Se nao estao a perder com quedas de 50%, porque nao vendem, então, também nao estao a ganhar 20-30-40% porque no fim de contas tambem nao venderam...e so quando vendem e' que ganham ;)

Registado: 12/3/2008 22:06

por pedrom » 14/10/2008 13:40

Martins_Braz Escreveu:
pedrom Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
Sim, recorde-se que só se perde quando se vende (já sei que isto é polémico mas também sou dessa opinião).

Para este tipo de afirmações como dar o seguinte exemplo:
- Comprei um carro em 2002 novo que custou 25.000.
- Em 2008 o carro vale a preços de mercado 5.000.

- A minha questão é o seguinte: será que o valor que tenho é 5.000 ou 25.000? Será que tenho sempre os 25.000 e só passo a ter os 5.000 quando vender o carro? É preciso que a perca efectiva seja consumada para considerar o real valor que detenho sobre as coisas?

Claro que não!!!

Para mim as coisas, tal como as acções tem que ser avaliadas dia a dia a valores de mercado.

O que acontece é que as pessoas tem dificudade em assumir perdas e normalmente o "só se perde quando se vende" é utilizado para refugio dessa dificuldade.

Em situações opostas, em que se está a ganhar com as acções ou outras coisas já se diz estou a ganhar xyz!! E aqui já não é preciso ter vendido para se estar a ganhar!!!!

Quando comecei na bolsa também era assim!!! :oops: :oops: :oops:

Pois, eu desde que comecei na bolsa sempre fui assim.

Ah, e nunca perdi dinheiro a comprar carros novos. Compro sempre usados e normalmente vendo pelo mesmo dinheiro. Nos imóveis, ainda melhor. Então quando são prédios usados... melhor ainda.

A diferença entre dizer que estou a ganhar ou a perder é muito simples, mas eu explico na mesma.

Neste momento tenho a minha carteira com uma rentabilidade de 56%. Se vender tudo (e se calhar até vendo, porque quero liquidez) ganho 56%. Quando na semana passada esteve a perder 16% não estava a perder nada: sabes porquê? Porque nunca pensei em vender, logo nunca iria receber SÓ aquele dinheiro.

Entendes agora?

Quanto a carros não podes generalizar pois depende do uso que se dá a eles. Se te disser que comprei um comercial por 20.???,00 euros novo vais achar muito?
Pois, na altura da compra custa um bocado mais a pagar, mas com a utilização que tem tido e os kms que já fez sem avarias, só quem sabe do que falo é que entende!!! Também já tive mais 3 em 2ª, 3ª 4ª mão, sei lá... e serviam para a utilização que lhe dava. Neste momento tenho um em 2ªmão que come mais em reparações do que combustvel!!! Se fosee por mim já o tinha despachado, mas não vou escrever mais por quem anda com ele ( :mrgreen: ) pode vir aqui ler isto!!!

Quanto a imoveis também tenho umas histórias engraçadas, mas não as vou contar porque são muito longas. :wink:

Agora os teus investimentos é que estão de vento em popa!!! Passar de -16% para +56% (ganhar 72% com os indices entre 15% e 20% desde os minimos) só te posso dar os parabéns!!! Tens que estar muito alavancado!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Martins_Braz » 14/10/2008 13:28

Ulisses Pereira Escreveu:Martins, então quem comprou Sonae há cerca de um ano e ainda não vendeu, não está a perder 70%? Se a acção nunca chegar a esses níveis, o investidor morre com as acções em carteira e nunca perdeu dinheiro em Bolsa...

É sempre uma possibilidade, provavelmente os filhos ficariam com uma bela herança.

Mas a questão é: já vendeu? Não. Então ainda não perdeu.

A não ser que as acções também pagar as compras do supermercado.

Por exemplo: estou a perder na WEN (16%). Mas não vou vender... logo, não estou a perder. Sendo daqui a um ano estiver a ganhar (+3%), então ganhei 3% e não ganhei 19%. Faço-me entender?

P.S.: Compreendo o vosso ponto de vista mas não concordo.

Registado: 17/7/2008 13:21

por Ulisses Pereira » 14/10/2008 13:22

Martins, então quem comprou Sonae há cerca de um ano e ainda não vendeu, não está a perder 70%? Se a acção nunca chegar a esses níveis, o investidor morre com as acções em carteira e nunca perdeu dinheiro em Bolsa...

Para mim, esta teoria que só quando se vende é que se perde, é claramente uma incapacidade do investidor em assumir os seus erros.

Uma nota final... um investidor pode estar a perder e vir a ganhar. Isso é bem diferente de não estar a perder quando as suas acções (ou outro activo qualquer) se estão a desvalorizar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Martins_Braz » 14/10/2008 13:13

pedrom Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
Sim, recorde-se que só se perde quando se vende (já sei que isto é polémico mas também sou dessa opinião).

- A minha questão é o seguinte: será que o valor que tenho é 5.000 ou 25.000? Será que tenho sempre os 25.000 e só passo a ter os 5.000 quando vender o carro? É preciso que a perca efectiva seja consumada para considerar o real valor que detenho sobre as coisas?

Claro que não!!!

Para mim as coisas, tal como as acções tem que ser avaliadas dia a dia a valores de mercado.

O que acontece é que as pessoas tem dificudade em assumir perdas e normalmente o "só se perde quando se vende" é utilizado para refugio dessa dificuldade.

Em situações opostas, em que se está a ganhar com as acções ou outras coisas já se diz estou a ganhar xyz!! E aqui já não é preciso ter vendido para se estar a ganhar!!!!

Pois, eu desde que comecei na bolsa sempre fui assim.

Ah, e nunca perdi dinheiro a comprar carros novos. Compro sempre usados e normalmente vendo pelo mesmo dinheiro. Nos imóveis, ainda melhor. Então quando são prédios usados... melhor ainda.

A diferença entre dizer que estou a ganhar ou a perder é muito simples, mas eu explico na mesma.

Neste momento tenho a minha carteira com uma rentabilidade de 56%. Se vender tudo (e se calhar até vendo, porque quero liquidez) ganho 56%. Quando na semana passada esteve a perder 16% não estava a perder nada: sabes porquê? Porque nunca pensei em vender, logo nunca iria receber SÓ aquele dinheiro.

Entendes agora?

por pedrom » 14/10/2008 10:28

vhe Escreveu:Sou um bocado teimoso, e claro que agradeço as vossas recomendações... aguardo sinceramente por conseguir subir alguns pontos na minha carteira

a ver vamos.... devagarinho, mas que fiz asneirada em cima de asneirada, ai isso fiz

cumprimentos

Compreendo o sentimento pois já me senti de forma +/- idêntica e na altura foi terrivel, mas fui aprendendo com os erros além de termos alguma tendência para estarmos sempre a repeti-los!!!

A tentativa para recuperar o capital independentemente do que está a acontecer á nossa volta detroi ainda mais. Eu já passei por isso!!!

Quando vamos a descer um rio e as aguas se tornam mais rápidas não nos deixando aproveitar o momento devido à preocupação em não naufragar, não vale a pena tentar subir o rio para voltar a aguas mais calmas pois o esforço é muito grande e faz-nos perder todas as forças. Será preferivel desembarcar e ficar sentado na margem a ver o espectaculo dos outros a descer ou a tentar subir!!!

Hoje estou com frases um bocado profundas, acho que vou escrever um livro!!! :mrgreen:

por pedrom » 14/10/2008 10:09

Martins_Braz Escreveu:

Claro que não!!!

por vhe » 14/10/2008 10:02

Sou um bocado teimoso, e claro que agradeço as vossas recomendações... aguardo sinceramente por conseguir subir alguns pontos na minha carteira

a ver vamos.... devagarinho, mas que fiz asneirada em cima de asneirada, ai isso fiz

cumprimentos
"só os burros, é que não mudam de opinião"
Cumprimentos
Good Look

Registado: 14/2/2008 18:35

por Martins_Braz » 13/10/2008 22:03

Mastergest Escreveu:Boa noite a todos,

Desculpa vhe , penso que essa forma de estar na bolsa não é a mais indicada, existem regras que não se podem quebrar porque se não as consequências são dramáticas.

Claro que o mercado é temporal e os valores que pareciam de "saldo" em Março, hoje estão muito longe das "promoções" e as perdas são gigantescas, no entanto, acho que o mercado irá recuperar (a médio prazo) e a perda de 70% poderá ser reduzida.

Sinceramente, deveria de rever a forma como está na bolsa e pedir conselhos aos moderadores, por exemplo, MarcoAntónio, será bem aconselhado.

Só estou a tentar ajudar.

Abraço

Vou dar-lhe um exemplo concreto e pessoal:

Cheguei a estar a perder na Glint mais de 30% o que implicava uma diminuição de bastantes milhares de euros. Pois hoje (e amanhã) espero que ainda venha a ganhar muitos euros.

Uma das primeiras regras que aprendi em bolsa foi a ter paciência. Claro que a paciência e a teimosia têm de ser conjugadas em boa medida e penso que é isso que nos faz ser ou não aptos para o mundo da bolsa.

Vou agora dar-lhe outro exemplo pessoal: na sexta tinha uma ordem de compra do BCP a 0,88. Não quis comprar a 0,89 o que iria baixar em muito o preço médio (0,99). Hoje arrependi-me de ser teimoso.

O importante é ter arrependimento. Porque isso denota que tinha alguma lógica nos seus trades, ainda que essa lógica não seja confirmada pelo mercado no imediato.

O meu conselho é vender 0

Mas existem pessoas mais qualificadas para lhe dar um ajuda nesses investimentos,

Cumprimentos e boa sorte

Regras de Ouro

por Mastergest » 13/10/2008 20:40

Boa noite a todos,

Desculpa vhe , penso que essa forma de estar na bolsa não é a mais indicada, existem regras que não se podem quebrar porque se não as consequências são dramáticas.

Claro que o mercado é temporal e os valores que pareciam de "saldo" em Março, hoje estão muito longe das "promoções" e as perdas são gigantescas, no entanto, acho que o mercado irá recuperar (a médio prazo) e a perda de 70% poderá ser reduzida.

Sinceramente, deveria de rever a forma como está na bolsa e pedir conselhos aos moderadores, por exemplo, MarcoAntónio, será bem aconselhado.

Só estou a tentar ajudar.

Abraço

Registado: 3/2/2008 14:58

por vhe » 13/10/2008 19:33

eu sou noob mesmo, arranquei na melhor fase das descidas Fevereiro/Março deste ano

... e a minha carteira rondava os 11000€, neste momento 70% já eram

isto porque a minha teimosia é de querer aprender levando na cabeça...(está ai a prova)
não utilizo nenhum metodo especifico, simplesmente aguardo a volatilidade que as noticias dão ao mercado (invisto num papel e saio) e assim faço os meus daytradezinhos...

é certo que já queimei muita pestana... e aprendi muito... mas tambem falta tudo...

devagarinho.... vai-se continuando... e não vou disponbilizar mais capital do que esse...

se chegar a zero
vai ter que ser "adeus bolsa, muito longo"
"só os burros, é que não mudam de opinião"
Cumprimentos
Good Look

Registado: 14/2/2008 18:35

por redhot » 13/10/2008 17:10

Pata-Hari Escreveu:...deu comigo em maluca e não deu tempo para brincadeiras privadas.

Brincadeiras privadas?... O meus amigos zzzzzz....
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Martins_Braz » 13/10/2008 16:52

Crómio Escreveu:
Dos 6 títulos que tenho em carteira, tenho todos no vermelho: de -3% a -23%... como disse lá se estão a ir os 70%

P.S.: Não vendo qualquer título, apenas reforço.

Easy come, easy go...

Infelizmente é assim, não existe tendência para se preservar o capital ganho...

Se estivesses quietinho com os ganhos que obtiveste serias muito inteligente, assim, a reforçar na PAD e com mais jogadas dessas, a saúde que perdeste para ganhar 70% foi completamente em vão, ao menos estoira o dinheiro numa coisa que te dê prazer a ti e aos teus...

-----

Não me leves como paternalista ou arrogante, é que me custa a ver isto pá... é um desabafo meu...

Abraço

Crómio,

hoje estoirei... com 24% em um dia, foi mesmo um dia de estoiro.

Mas claro, a tendência continua a ser de queda. Por isso temos de ter paciência e continuar longo...

Lá para os € 2,00 pensar em vender... ainda em 2009, espero.

por Martins_Braz » 7/10/2008 0:58

salvadorveiga Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Salvador, estou contigo embora acredite que o rebound pode não significar inversão.

Só não estou contigo em dinheiro no mercado porque a minha clientela hoje deu comigo em maluca e não deu tempo para brincadeiras privadas.

Pata, nem eu quero inversão... pelo menos enquanto eu nao estiver 100% investido... Chamem me sadico mas fiquei triste a ver o sacana do SP fazer um rebound de 5% dos minimos...

Ora, pensas exactamente como eu...

Mas se entretanto decidir subir... que suba. Ganha-se menos mas também se ganha alguma coisa.

por Resina » 6/10/2008 22:33

alvim Escreveu:Hoje olho para a bolsa de outra forma.
Isto NAO É UM JOGO.
É um investimento.
Ganhar em bolsa 3% por mês nos dias de hoje, é EXCLENTE.
Nao há Banco ou fundo, que nos dê 3% ao mes !!!
Por isso.. uso a formula dos 3%.
Ganho 3% e saio. Voltando a comprar 5 a 6% abaixo.
Se conseguir fazer 1 negocio de compra e venda por mês... ganho 40% ano.

Abraço

A disciplina é a base de sucesso...
Concordo contigo nessa estratégia de definires um minimo mensal, e assim que o consigas desliges disto...
Eu desliguei dos negócios, mas continuo muito activo no forum... A maioria dos que perdem, ou se fartam disto, deixam a comunidade e esquecem o prazer que é vir aqui e disfrutar de belos momentos...
Acredites ou não, como alguem dizia em cima, há por aí muito mentiroso, e disso vejo muito quando falo com alguem fora do forum, aqui vê-se que a maioria não se preocupa em dizer que ganhou x, mas em dar as dicas para ganhar em %, porque realmente isso é o que interessa... A % e não o quanto cada um ganha...
Ganhar 3% ao mes sem falhar, dá-nos muito ao final do ano, em média 3% é um D.P num ano, ou um certificado de aforro, produtos com taxa garantida...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Martins_Braz » 6/10/2008 22:01

Crómio Escreveu:
Dos 6 títulos que tenho em carteira, tenho todos no vermelho: de -3% a -23%... como disse lá se estão a ir os 70%

Easy come, easy go...

Se estivesses quietinho com os ganhos que obtiveste serias muito inteligente, assim, a reforçar na PAD e com mais jogadas dessas, a saúde que perdeste para ganhar 70% foi completamente em vão, ao menos estoira o dinheiro numa coisa que te dê prazer a ti e aos teus...

-----

Não me leves como paternalista ou arrogante, é que me custa a ver isto pá... é um desabafo meu...

Abraço

Acredito que não é estoirar dinheiro... pelo contrário, é investimento.

Aliás, se fosse estoirar dinheiro seria a primeira vez.

Na semana passada disseram-me "e se a AIG ou o Hypo tivessem descido mais ao contrário de subir". Apenas respondi, "paciência". e a verdade é essa... sempre levei em conta que quem não arrisca, não petisca.

De qualquer forma, ainda que perdesse 100% do capital, não era dinheiro que alterasse substancialmente a minha vida... por isso prefiro considerar estes investimentos como uma forma (mais ou menos provável) de ganhar um dinheiro fácil.

por salvadorveiga » 6/10/2008 21:55

Pata-Hari Escreveu:Salvador, estou contigo embora acredite que o rebound pode não significar inversão.

Só não estou contigo em dinheiro no mercado porque a minha clientela hoje deu comigo em maluca e não deu tempo para brincadeiras privadas.

Pata, nem eu quero inversão... pelo menos enquanto eu nao estiver 100% investido... Chamem me sadico mas fiquei triste a ver o sacana do SP fazer um rebound de 5% dos minimos...

por Pata-Hari » 6/10/2008 21:39

Salvador, estou contigo embora acredite que o rebound pode não significar inversão.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por salvadorveiga » 6/10/2008 21:34

Hoje foi um belo dia para as compras...fiz ums qntas...

Tenho que actualizar o meu topico... e vou ter mt trabalho pa escrever tudo :D

Daqui a 5-6 anos espero tar um pouco mais desafogado com estes investimentos...

por Crómio » 6/10/2008 21:27

Easy come, easy go...

-----

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Martins_Braz » 6/10/2008 21:12

Martins_Braz Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Ok, por essas contas, um ano com +40% e 12% durante 4 anos dá uma média muito diferente de 70% ao ano que o teu post inicial indica.

Se incluires os 70% nessa média a média melhora muito, claro, mas os resultados seriam muito, muito, muito diferentes em função da ordem pela qual esses resultados tivessem acontecido.

Vset, 25 000 euros no inicio, no fim, no meio, no intervalo, onde quer que seja, é muito se a tua base forem outros tantos 25 000 ou pouco se a tua base forem 25 000 000. Penso que não adianta insistir mais nisto, a ideia é auto-explicativa.

Pata:

Os 70% foram este ano, em particular graças ao Hypo, ao NCC e à AIG.

Certamente que esta rentabilidade vai ser diminuida. Mas mesmo que fique nos 70% isso explica-se pelo elevado risco que assumi este ano e que nunac assumi nos outros anos. E explica-se pela muita sorte que tive, ao conseguir fazer mais de 40% na AIG e mais de 110% no Hypo.

Se entraste com uma grande parte da tua carteira, acredito que tenha sido necessario mt sangue frio e para n dizer um palavrao lol...

Eu nao seria capaz...acho que andava a noite a pensar nisso...axo q durante uma semana nao dormia :)

Palavrões não diria... mas foram muitos e muitos maços de tabaco ao longo destes dias. Foi por isso (estou doente) que na sexta decidi colher os lucros e sair do Hypo... afinal parece que fiz bem :)

por salvadorveiga » 6/10/2008 13:04

tomae Escreveu:Tenho uma carteira, onde, entre muitas, estou dentro de Banif a 4,40, Sonae.SGPS a 1,80, Sonae Indústria a 5,44, Mota-Engil a 6,53, etc., etc..

Todas as posições podia ter vendido acima do preço de compra, mas decidi mantê-las para 5 anos ou mais.
Estratégia Buy & Hold.
E não estou no mínimo preocupado.

P.S. Não estamos a falar em quantias de investimento pequenas.

Tomae estrategia Buy and Hold e' coisa que eu nao penso em fazer no mercado portugues... acho o demasiado fragil... e e' por isso mesmo que nao detenho nenhuma portuguesa em carteira...

A nossa praça na minha opiniao e' ciclica... é normal perdas abruptas em bears, mas depois em bull's e' tipo seta e dardo que quase qualquer acçao sobe aos 100 ou 200% num bull... por isso mesmo a entrar na praça portuguesa para longo prazo, so quando isto alterar a tendencia... Em vez de apanhar o Comboio em Sta Apolonia apanho-o no Oriente ou mais a' frente que mesmo assim dou-me por satisfeito...

:D

EDIT: Mentira, tenho curto na Sonae SGPS desde Maio :mrgreen:

por EuroVerde » 6/10/2008 12:03

Boas :wink:

Eu comecei a virar-me para o mundo da bolsa em meados de Setembro de 2001. Sou um jovem e nessa altura despertou-me bastante o interesse do que estava a acontecer aos mercados a nivel mundial.
Desde essa altura tive 6 anos (até 2007) a acompanhar o evoluir das empresas portuguesas cotadas, por fora, sem dar uma única ordem de compra/venda. Até que este ano comecei por dar as minha primeiras ordens em empresas nacionais, entrando no mercado curto.
Posso dizer que até ao momento apesar do Bear Market que estamos a assistir a minha rendibilidade é de 9% livre de impostos. Ou seja, sendo um inexperiente, tenho estado apenas tirando partido da volatidade.

Registado: 29/11/2007 11:19

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 95 visitantes