Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por NunoFilipe » 15/10/2008 9:40

A leitura que eu fiz foi de que esta descida corresponde à que ocorreu no preço do crude na semana 40 para, se não estou em erro, cerca dos 90 dólares.
Será correcto dizer que nas próximas 1-2 semanas ocorrerá uma nova descida, talvez um pouco inferior a esta?

Registado: 18/6/2007 8:14

por ruieb1c » 14/10/2008 23:13

cartel se faz favor

Registado: 15/1/2008 20:36

por tonirai » 14/10/2008 23:01

dvck Escreveu:Se descessem o mesmo preço vinham dizer que era cartel. Assim argumentam que é roubalheira. Como é? Decidam-se :wink:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
:clap:

Registado: 19/4/2007 18:26

por dvck » 14/10/2008 22:11

jfr2006 Escreveu:curioso, curioso é que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal descem só 5,5 cêntimos ao gasóleo,enquanto que a cepsa desce 7 cêntimos :roll: :roll:

Ou seja, a roubalheira continua :twisted: :twisted:

Se descessem o mesmo preço vinham dizer que era cartel. Assim argumentam que é roubalheira. Como é? Decidam-se :wink:
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por jfr2006 » 14/10/2008 22:07

curioso, curioso é que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal descem só 5,5 cêntimos ao gasóleo,enquanto que a cepsa desce 7 cêntimos :roll: :roll:

Ou seja, a roubalheira continua :twisted: :twisted:

Registado: 16/4/2008 14:13

por MarcoAntonio » 14/10/2008 20:30

MarcoAntonio Escreveu:
Durante esta semana os combustíveis devem baixar novamente de forma significativa. Se seguirem o padrão das últimas semanas (um pouco diferente do anterior), deverá baixar entre Quarta e Sexta-Feira. Quem puder ir aguentando...

A baixa deve ser pelo menos semelhante à desta semana, eventualmente um pouco maior.

...

Galp Energia desce preços de gasóleo e gasolina a partir da meia-noite
A Galp Energia vai descer os seus preços de referência para o gasóleo e para a gasolina, a partir da meia-noite de quarta-feira, tal como a Cepsa.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa

A Galp Energia vai descer os seus preços de referência para o gasóleo e para a gasolina, a partir da meia-noite de quarta-feira, tal como a Cepsa.

O valor a pagar pelo litro de gasolina nos postos da Galp vai cair quatro cêntimos, para 1,359 euros, disse hoje à agência Lusa uma fonte da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC).

Já para o gasóleo, a Galp apresenta um decréscimo de 5,5 cêntimos e o preço passa para 1,219 euros, afirmou a mesma fonte.

Fonte oficial da BP disse à agência Lusa que "ainda durante esta semana", a petrolífera vai descer igualmente os preços da gasolina e do gasóleo dos seus postos de abastecimento.

Os combustíveis continuam a acompanhar o preço da matéria-prima, como sempre acompanharam.

Fica o gráfico actualizado...
Anexos
comb081014.PNG
comb081014.PNG (25.46 KiB) Visualizado 8868 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 13/10/2008 10:44

Ontem estive em Espanha e verifiquei que a gasolina 95 é cerca de 30 cêntimos mais barata que em Portugal.

Este diferencial (que resulta do menos ISP aplicado no país vizinho) tem-se mantido estável ao longo dos últimos 2 anos, conforme tenho vindo a referir aqui no Caldeirão. Deste modo a evolução dos preços de venda no país vizinho parece acompanhar a que se regista cá no burgo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 11/10/2008 22:41

O comparativo que fazes é o tipo de análise "conveniente" que se faz uma e outra vez em tudo quanto é lado.

Para demonstrares o que alegas o que deves fazer é:

> Mostrar a variação dos petróleo em euros para os meses que falas;

> Mostrar a variação dos combustíveis em euros e antes dos impostos para os meses que falas;

> Mostrar a variação de ambos durante uma fase de subida equiparável (para verificar, em caso de desvio, se o mesmo desvio não se verificou na fase ascendente).

Essa é a análise que deve ser feita para mostrar aquilo que alegas estar a ocorrer. A comparação que fizeste não corresponde à alegação que fizeste. Naturalmente há períodos (semanas) em que a evolução dos números foi bastante diferente e que na tua "análise dos últimos meses" estás a deixar completamente de fora...

------------------------------------

O comparativo abaixo é por aproximação, dado que não estou em casa e não tenho aqui os valores exactos. Mas está muito próximo dos valores exactos...

Desde os máximos (13 semanas da fase de descida):

Crude -> -23%
Gasolina -> -15% (0.65)
Gasóleo -> -15% (0.65)

Agora um período semelhante durante a subida (12 ultimas semanas da fase de subida):

Crude -> +31%
Gasolina -> +19% (0.61)
Gasóleo -> +19.5% (0.63)

Este momento corresponde à semana terminada a 11 de Março e com o crude também praticamente aos valores de agora (considerando o lag semanal) pelo que é um excelente momento para comparar. Tudo valores em euros e valores antes de impostos, naturalmente.

Resumindo e concluindo: as descidas face ao preço do petróleo foram tão significativas quanto estão a ser as descidas (no caso deste comparativo que abrange não uma semana mas 25 semanas, até subiu ligeiramente menos do que agora está a descer).

O significativo depende naturalmente do conceito de significativo que se tem, mas para alguém cujo conceito de significativo não mude ao longo do tempo, então se as subidas foram significativas, as descidas estão a ser ligeiramente mais significativas ainda....

Imagem
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/10/2008 22:12

Pc05, não tens acompanhado este tópico, pois não?

Ou se tens, não tens prestado atenção...
Imagem

Administrador Fórum

por PC05 » 11/10/2008 22:10

Durante esta semana os combustíveis devem baixar novamente de forma significativa

Mas eu ainda não vi nenhuma redução significativa nos preços dos combustíveis nos últimos meses!!? O único que desce significativamente é o preço do petróleo.

P. ex.:
Crude: (69.8-73.9)/73.9= -5.55%
Gasóleo: (1.275-1.29)/1.29= -1.16%

Cumprs

Registado: 5/12/2005 21:28

por MarcoAntonio » 11/10/2008 19:02

Como já têm pedido aqui uma previsão dos preços futuros (talvez das maiores utilidades do tópico) aqui fica o update do fim-de-semana, já considerando os preços completos.

Durante esta semana os combustíveis devem baixar novamente de forma significativa. Se seguirem o padrão das últimas semanas (um pouco diferente do anterior), deverá baixar entre Quarta e Sexta-Feira. Quem puder ir aguentando...

A baixa deve ser pelo menos semelhante à desta semana, eventualmente um pouco maior.

Fica também a evolução da média semanal do preço do crude nas últimas 3 semanas para se ter ideia:

Crude (gasolina95; gasoleo)

73.9 euros (1.418;1.290)
69.8 euros (1.398;1.275)
64.8 euros ...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 10/10/2008 16:10

jfr2006 Escreveu:Deves tomar muitos banhos de água fria, de certeza :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Acho que andas com demasiadas certezas...

Mas nos mercados as certezas não dão dinheiro. :mrgreen:

por SMALL2007 » 10/10/2008 16:01

Não comprei na OPV....comprei agora, eheh.

Vamos ver se a história me dá a oportunidade de fazer o que o Amorim não fez...vender GALP a 15 euros

PAra dizer a verdade...a 10 já era bem vendida.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por jfr2006 » 10/10/2008 15:58

Elias Escreveu:
jfr2006 Escreveu:mercado livre, ponto virgula...

Mercado livre para roubar...

Então aplaudes enquanto te roubam...

Negativo. Quando acho que estou a ser roubado, pura e simplesmente não compro.

Deves tomar muitos banhos de água fria, de certeza :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

por Elias » 10/10/2008 15:15

jfr2006 Escreveu:mercado livre, ponto virgula...

Negativo. Quando acho que estou a ser roubado, pura e simplesmente não compro.

jfr2006 Escreveu:E não, não criei nenhuma expectativa.... Se alguém a criou foste tu..esperas que os produtos ainda sejam mais caros depois de descer o imposto que se aplica sobre eles...

Não escrevi nada disso. O produto nem sequer encareceu. Ficou ao mesmo preço. Com a diferença que 1% deixou de ir para o Estado e passou a ir para o vendedor.

jfr2006 Escreveu:Mas estar a falar para paredes, para quê..acho que até o meu gato, que não prima pela esperteza, já teria entendido :roll:

Segues a via mais conhecida: quando não há mais argumentos, parte-se para o insulto. É triste quando isso acontece...

por Flying Turtle » 10/10/2008 15:09

jfr2006 Escreveu:Não estás escrito, porque nem tem que estar escrito...

jfr, eu acho que estás a laborar num erro de base, que é o de te esqueceres da liberdade de fixação de preços, os quais decorrem de um encontro entre a oferta e a procura. Quem compra não quer saber dos custos e das margens de lucro (ou de prejuízo) de quem vende para nada, e quem vende apenas se preocupa em vender o mais caro possível, desde que lhe paguem. Sempre foi assim desde tempos imemoriais e sempre assim continuará a ser.

As excepções à regra básica acima são as que resultam de um de dois factores:

- Fixação administrativa de preços; ou
- Insuficiente concorrência, onde se incluem situações de abuso de posição dominante.

Dito isto, refiro agora três casos concretos em que abaixamentos na taxa de IVA não tiveram repercussão (pelo menos evidente e imediata) numa correcção correspondente dos PVP:

- O das botijas de gás: Trasta-se de um tipo de produto onde, não existindo uma fixação administrativa dos preços, existe um princípio (certa ou erradamente, e se calhar apenas tácito mas não por todos reconhecido da mesma forma) de formação de preços directamente associada a um referencial público: Para mim - e já o afirmei aqui - tratou-se de um erro crasso da GALP. Se foi de má fé ou não não o posso dizer, compete aos tribunais decidir havendo queixa, e concordo que provavelmente o erro teria sido logo detectado se fosse em prejuízo da empresa. Mas nós estamos cheios de ver, mesmo neste fórum, como as pessoas só se preocupam com a sua vantagem pessoal. Seja como fôr, a GALP andou claramente mal neste assunto;

- O dos restaurantes: Aqui a concorrência (e a fixação dos preços) é totalmente livre. Quanto a mim, ocorreram vários erros: Desde logo, ao terem-se dado demasiados ouvidos a reclamações de carácter corporativo; seguidamente, a não se ter feito acompanhar a descida do IVA de alguma medida de tipo administrativo obrigando a fazê-la reflectir nos preços (do género das que se aplicam aos saldos), pelo menos com carácter temporário. Por último, está por demonstrar que não houve neste caso efectiva cartelização, protagonizada pelas associações do sector. Ficaram mal os restaurantes mas muito pouco, porque continuaram a vender sem qualquer quebra, e sobretudo as Autoridades, que fizeram papel de ursos. Ficaram mal os contribuintes, que continuaram a pagar o mesmo mas com menor benefício para os cofres públicos.

- O dos ginásios: Também aqui há liberdade de fixação de preços, e não faço ideia do poder de lobbying do sector. A verdade é que a moda dos ginásios pegou e pura e simplesmente a procura era tanta que as empresas do sector decidiram, na sua generalidade, incorporar a queda do IVA na sua margem comercial. Foi uma decisão legítima. Veremos se, com a crise que se está instalar e que, por certo, afectará muita gente da classe média, eles não terão agora de descer o que não quiseram descer antes, ou mesmo mais. Será o mercado a funcionar.

Em resumo, quer-me parecer que algumas decisões de abaixamento pontual / sectorial do IVA foram tomadas por razões não essenciais (designadamente para ganhar votos, ou agradar a este ou aquele interesse corporativo), com uma evidente falta de capcidade para as fazer repercutir nos preços do mercado. Duvido que o(s) Governo(s) tenham aprendido a lição...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por jfr2006 » 10/10/2008 15:08

mercado livre, ponto virgula...

E não, não criei nenhuma expectativa....
Se alguém a criou foste tu..esperas que os produtos ainda sejam mais caros depois de descer o imposto que se aplica sobre eles...

Não, dos impostos não tratamos depois...dado que esses não se pode mexer, conforme tu dizes... :twisted:

Mas estar a falar para paredes, para quê..acho que até o meu gato, que não prima pela esperteza, já teria entendido :roll:

por Elias » 10/10/2008 14:54

jfr2006 Escreveu:Então és dos que gosta de pagar mais e calar...

Estás a pôr na minha boca palavras que eu não disse nem sequer pensei.

Sou dos que defendem um mercado livre.

jfr2006 Escreveu:aliás, ate aplaudes, pelos vistos... :twisted: :roll:

O mercado livre? Aplaudo sim senhor.

jfr2006 Escreveu:Não estás escrito, porque nem tem que estar escrito...

Claro que não está escrito.
Tu é que criaste essa expectativa...

jfr2006 Escreveu:Mas se é assim, então vamos fazer assim: hoje vou-te vender o meu carro em segunda mão. Mas como amanhã o imposto xyz até desceu, o carro vai-te ficar mais caro. Pode ser? :roll:

Primeiro vamos negociar. 8-)

Diz-me de que carro se trata e quanto queres por ele.
Dos impostos tratamos depois :wink:

por jfr2006 » 10/10/2008 14:43

Então és dos que gosta de pagar mais e calar...

aliás, ate aplaudes, pelos vistos... :twisted: :roll:

Não estás escrito, porque nem tem que estar escrito...

Mas se é assim, então vamos fazer assim: hoje vou-te vender o meu carro em segunda mão. Mas como amanhã o imposto xyz até desceu, o carro vai-te ficar mais caro. Pode ser? :roll:

por Elias » 10/10/2008 14:34

jfr2006 Escreveu:Ah..fixe..então deves ser um dos que tem um ginásio, de certeza...

Portanto, um bem derrepente de um dia para outro e por uma incrível coincidência com o baixar de um imposto que lhe é aplicado, ficou mais caro? :twisted: :twisted:

Agora percebo porque é que este país está assim... :roll:

Não tenho ginásio nenhum. Nem bomba de gasolina. Nem interesses na GALP.

Mas não respondeste à minha pergunta: onde é que está escrito que os preços devem reflectir as variações do IVA?

por jfr2006 » 10/10/2008 14:31

Elias Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Foi assim aquando da descida do IVA (em que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal) mantiveram o preço da botija do gás e depois vieram com a desculpa (mais uma para a lista de desculpas esfarrapadas deles e que já vai enorme) que foi um erro informático :twisted: :twisted: :twisted:

E onde é que está escrito que os preços finais devem reflectir a descida do IVA?

Ah..fixe..então deves ser um dos que tem um ginásio, de certeza...

Portanto, um bem derrepente de um dia para outro e por uma incrível coincidência com o baixar de um imposto que lhe é aplicado, ficou mais caro? :twisted: :twisted:

Agora percebo porque é que este país está assim... :roll:

por Elias » 10/10/2008 14:17

Merceeiro Escreveu:Claro que não está escrito em lado nenhum.

Pois não.

Merceeiro Escreveu:Talvez fosse de bom tom e boa ética empresarial descer os preços devido à descida do IVA, mas de boas intenções está o inferno cheio.

Acima de tudo éuma questão de expectativas.
O governo ao anunciar essa descida do IVA criou essa expectativa junto dos consumidores.
Esqueceu-se (?) foi de legislar sobre essa matéria.

Merceeiro Escreveu:Uma empresa ética e que não está no mercado para enganar ninguém, deveria ter respeito pelo cliente e não deturpar o intuito do legislador, ao se apropriar de uma descida que deveria ser reflectida no cliente final.

O Marco António já aqui referiu que considera que a médio prazo os preços acabam por reflectir a descida do IVA. Pessoalmente tenho algumas dúvidas, pois acho que a maioria das pessoas toma a decisão de comprar um bem ou serviço em função do seu preço final e não em função do valor antes de impostos.

O cliente final está a pagar exactamente o mesmo. Se o cliente paga, é porque acha que o bem vale aquele preço (se não achasse, não pagava!)

O vendedor pede o preço que o cliente está disposto a pagar.

por Merceeiro » 10/10/2008 14:12

Elias Escreveu:
E onde é que está escrito que os preços finais devem reflectir a descida do IVA?

Claro que não está escrito em lado nenhum. Talvez fosse de bom tom e boa ética empresarial descer os preços devido à descida do IVA, mas de boas intenções está o inferno cheio. Uma empresa ética e que não está no mercado para enganar ninguém, deveria ter respeito pelo cliente e não deturpar o intuito do legislador, ao se apropriar de uma descida que deveria ser reflectida no cliente final.
MAs empresas éticas não devem haver... É meio mundo a enganar meio mundo e o povo a pagar tudo.

DEsculpem o desabafo, fora do âmbito do tópico. Ou talvez não.
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por Elias » 10/10/2008 14:05

jfr2006 Escreveu:Foi assim aquando da descida do IVA (em que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal) mantiveram o preço da botija do gás e depois vieram com a desculpa (mais uma para a lista de desculpas esfarrapadas deles e que já vai enorme) que foi um erro informático :twisted: :twisted: :twisted:

por MarcoAntonio » 10/10/2008 13:53

Portanto, não vais colocar datas e valores relativos à disparidade do lag que alegas existir, certo?

Quanto aos impostos, se o ISP baixar logo se vê o que acontece aos preços. Dizer o que vai acontecer ou deixar de acontecer numa alteração de imposto que provavelmente nem vai existir não acrescenta grande coisa. Podemos especular o que quisermos...
Anexos
combvspetr.PNG
combvspetr.PNG (25.32 KiB) Visualizado 7329 vezes
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, darkreflection, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], karaya75, latbal, m-m, macau5m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Rafael Abreu, smog63, Zecadiabo e 228 visitantes