Recuperação (temporária) nos mercados accionistas?
13 mensagens
|Página 1 de 1
Actualização dos gráficos:
- Anexos
-
- Diário. Possível cabeça e ombros de inversão?
- rebound_mercados_accionistas_diario_nov2008.png (136.76 KiB) Visualizado 911 vezes
-
- Semanal de curto prazo.
- rebound_mercados_accionistas_semanal_nov2008.png (96.66 KiB) Visualizado 912 vezes
-
- Semanal de longo prazo. Possível triângulo de indefinição?
- triangulo_indefinicao_nov2008.png (16.94 KiB) Visualizado 906 vezes
Obrigado pelo esclarecimento. Isso explica o seu estado bullish 

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
tiagopt Escreveu:Olá Tiago. Bastante interessante, este tópico... Desculpa a minha ignorância, mas o que representa o gráfico euro-schatz?
Olá Tiago,
Boa questão. Para o maior rigor possível deixo-te com a wikipédia:
Interest Rate Derivatives
The interest rate derivatives cover the German yield curve from one day to 35 years and the Swiss yield curve from eight to 13 years:
Euro-Schatz Futures (notional short-term debt instrument issued by the Federal Republic of Germany with a term of 1.75 to 2.25 years)
Euro-Bobl Futures (notional medium-term debt instrument issued by the Federal Republic of Germany with a term of 4.5 to 5.5 years)
Euro-Bund Futures (notional long-term debt instrument with a term of 8.5 to 10.5 years)
Euro-Buxl Futures (notional long-term debt instrument issued by the Federal Republic of Germany with a term of 24 to 35 years)
CONF-Futures (notional long-term debt instrument issued by the Swiss Confederation) with a term of eight to 13 years)Options can be traded on Euro-Schatz, Euro-Bobl, and Euro-Bund Futures.
The Eurex Bonds trading platform is accessible on a pan-European network, offering a range of euro-denominated European debt instruments
Governments Whose Debt is Traded on Eurex Bonds
Germany
- Treasury Discount Papers (Bubills - the only products on Eurex Bonds traded in "yield terms". All others are traded in "price terms".
- Federal Treasury Notes (Schatzanweisungen)
- Federal Notes (Bundesobligationen)
- Federal Bonds (Bundesanleihen)
- Inflation-linked Government Bonds
Fontes:
http://www.marketswiki.com/mwiki/Eurex_Bonds
http://en.wikipedia.org/wiki/Eurex
Abraço,
Tiago
Olá Tiago. Bastante interessante, este tópico... Desculpa a minha ignorância, mas o que representa o gráfico euro-schatz?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Só considero válida esta análise que aqui publiquei em 8 de Outubro se nas sessões a partir de hoje as novas tendências (de alta nos mercados accionistas e de baixa no euro-schatz e activos relacionados) se começarem a consolidar.
Estaremos perante cabeças e ombros de inversão em ambos os activos? Não sei. Mas, por mim, estou curto no euro-schatz desde os 106.200.
Abraço,
Tiago
Estaremos perante cabeças e ombros de inversão em ambos os activos? Não sei. Mas, por mim, estou curto no euro-schatz desde os 106.200.
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- rebound_mercados_accionistas_cabeca_e_ombros.png (87.96 KiB) Visualizado 1795 vezes
Olá unspecified,
Penso que está a fazer confusão. Não entrei longo foi no Euro-Schatz em meados de Julho de 2008 (devido ao que considero ter sido o meu 8º erro).
No que respeita a eu entrar longo no mercado accionista no momento actual, não o faço por duas razões:
1ª A minha actividade de especulação de curto/médio prazo resume-se a futuros financeiros (concretamente no contrato Euro-Schatz);
2ª No que respeita aos mercados accionistas a minha perspectiva é de investimento de longo prazo e não especulação de curto/médio prazo. O interesse é comprar e manter (até ao final do próximo bull), obter isenção de mais-valias e receber dividendos.
Portanto, estou tranquilamente à espera do fundo nas acções. Não tem a ver com o meu perfil aproveitar um ressalto de um trimestre nesses mercados.
O facto de identificar oportunidades não quer dizer que as tenha de aproveitar a todas (também identifiquei com precisão o topo do petróleo e nem sequer ponderei abrir qualquer posição nesse activo). Tenho disciplina e paciência suficientes para seguir à risca o plano que estipulei em finais de 2007 para o corrente ano.
Para finalizar, no curto e médio prazo estou a tentar abrir uma posição curta no Euro-Schtaz o que está em sintonia com a validade da análise que aqui publiquei.
Abraço,
Tiago
unspecified Escreveu:Então se a análise que fez baseada na correlação mencionada ainda se encontra válida, porque razão não abre uma posição longa agora?
Os valores que os mercados apresentam hoje são quase os mesmos que os valores no dia em que identificou a correlação, pelo que ainda vai a tempo de abrir a posição longa e beneficiar da subida temporária que pensa que vai ocorrer.
Penso que está a fazer confusão. Não entrei longo foi no Euro-Schatz em meados de Julho de 2008 (devido ao que considero ter sido o meu 8º erro).
No que respeita a eu entrar longo no mercado accionista no momento actual, não o faço por duas razões:
1ª A minha actividade de especulação de curto/médio prazo resume-se a futuros financeiros (concretamente no contrato Euro-Schatz);
2ª No que respeita aos mercados accionistas a minha perspectiva é de investimento de longo prazo e não especulação de curto/médio prazo. O interesse é comprar e manter (até ao final do próximo bull), obter isenção de mais-valias e receber dividendos.
Portanto, estou tranquilamente à espera do fundo nas acções. Não tem a ver com o meu perfil aproveitar um ressalto de um trimestre nesses mercados.
O facto de identificar oportunidades não quer dizer que as tenha de aproveitar a todas (também identifiquei com precisão o topo do petróleo e nem sequer ponderei abrir qualquer posição nesse activo). Tenho disciplina e paciência suficientes para seguir à risca o plano que estipulei em finais de 2007 para o corrente ano.
Para finalizar, no curto e médio prazo estou a tentar abrir uma posição curta no Euro-Schtaz o que está em sintonia com a validade da análise que aqui publiquei.
Abraço,
Tiago
Olá Tiago.
Então se a análise que fez baseada na correlação mencionada ainda se encontra válida, porque razão não abre uma posição longa agora?
Os valores que os mercados apresentam hoje são quase os mesmos que os valores no dia em que identificou a correlação, pelo que ainda vai a tempo de abrir a posição longa e beneficiar da subida temporária que pensa que vai ocorrer.
Então se a análise que fez baseada na correlação mencionada ainda se encontra válida, porque razão não abre uma posição longa agora?
- Registado: 20/2/2007 22:28
Olá unspecified,
Infelizmente não consegui abrir a posição longa desejada. Uma "não acção" que considerei o meu 8º erro neste processo de aprendizagem. Este erro está detalhadamente analisado em http://os-mercados-financeiros.blogspot ... erros.html
Não sei se entendi bem a pergunta mas no caso de se estar a referir à recuperação temporária dos mercados accionistas, claramente válida.
Posso, inclusive, reforçar esta minha análise com outra publicada pelo MillenniumBCP na passada segunda-feira. Também eles, com base numa outra correlação (esta positiva), consideram que iremos assistir a uma recuperação nos próximos tempos seguida de novos mínimos em 2009. Um timing muito semelhante ao que aqui publiquei anteriormente.
Resumindo, a minha AT indica-me que o Euro-Schatz está a fazer um topo (temporário) e vai descer (e lateralizar?) até inicio do próximo ano (o tal trimestre, aproximadamente). A manter-se a correlação negativa identifico um fundo (temporário) nos mercados accionistas o qual começou a ser desenhado na passada segunda-feira. Este cenário poderá manter-se até o Euro-Shatz descer à LTA (RSI semanal) onde assistiremos, provavelmente, à consolidação da minha primeira análise (isto lá para Janeiro/Fevereiro de 2009).
Nessa altura poderei actualizar a minha análise. Mas a confirmar-se, o Euro-Schatz poderá conseguir vencer a actual resistência onde está a fazer o topo e isso, a manter-se a correlação negativa entres estes mercados, indicará o caminho aos novos mínimos que antecipo para os mercados accionistas.
Devo dizer que esta minha convicção foi ainda mais reforçada com a análise do BCP que anexo bem como, e principalmente, pelo facto das subidas dos próximos tempos nos mercados accionistas serem totalmente artificiais.
Abraço,
Tiago
unspecified Escreveu:Gostaria de saber se chegou a abrir alguma posição longa, tendo em conta a análise que fez. Se abriu alguma posição, já a fechou?
Infelizmente não consegui abrir a posição longa desejada. Uma "não acção" que considerei o meu 8º erro neste processo de aprendizagem. Este erro está detalhadamente analisado em http://os-mercados-financeiros.blogspot ... erros.html
unspecified Escreveu:Continua válida a análise que fez baseada na correlação mencionada?
Não sei se entendi bem a pergunta mas no caso de se estar a referir à recuperação temporária dos mercados accionistas, claramente válida.
Posso, inclusive, reforçar esta minha análise com outra publicada pelo MillenniumBCP na passada segunda-feira. Também eles, com base numa outra correlação (esta positiva), consideram que iremos assistir a uma recuperação nos próximos tempos seguida de novos mínimos em 2009. Um timing muito semelhante ao que aqui publiquei anteriormente.
Resumindo, a minha AT indica-me que o Euro-Schatz está a fazer um topo (temporário) e vai descer (e lateralizar?) até inicio do próximo ano (o tal trimestre, aproximadamente). A manter-se a correlação negativa identifico um fundo (temporário) nos mercados accionistas o qual começou a ser desenhado na passada segunda-feira. Este cenário poderá manter-se até o Euro-Shatz descer à LTA (RSI semanal) onde assistiremos, provavelmente, à consolidação da minha primeira análise (isto lá para Janeiro/Fevereiro de 2009).
Nessa altura poderei actualizar a minha análise. Mas a confirmar-se, o Euro-Schatz poderá conseguir vencer a actual resistência onde está a fazer o topo e isso, a manter-se a correlação negativa entres estes mercados, indicará o caminho aos novos mínimos que antecipo para os mercados accionistas.
Devo dizer que esta minha convicção foi ainda mais reforçada com a análise do BCP que anexo bem como, e principalmente, pelo facto das subidas dos próximos tempos nos mercados accionistas serem totalmente artificiais.
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- rebound_mercados_accionistas_newsletter_bcp_out2008.png (149.36 KiB) Visualizado 2299 vezes
Embora ainda seja muito cedo para o afirmar, no que respeita ao médio e longo prazo, um cenário que poderemos ter em consideração é estar a desenhar-se um grande triângulo em virtude da enorme incerteza que se vive.
À medida que se vão balizando, no presente, as posições mais extremas os mercados tenderiam depois a caminhar numa amplitude de preços tendencialmente mais estreita. Presumo que com maior tranquilidade e diminuição progressiva da volatilidade, condição indispensável para conseguirmos operar.
Abraço,
Tiago
À medida que se vão balizando, no presente, as posições mais extremas os mercados tenderiam depois a caminhar numa amplitude de preços tendencialmente mais estreita. Presumo que com maior tranquilidade e diminuição progressiva da volatilidade, condição indispensável para conseguirmos operar.
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- triangulo_indefinicao_out2008.png (75.76 KiB) Visualizado 2946 vezes
Re: Recuperação (temporária) nos mercados accionistas?
tmms Escreveu:Portanto, a manter-se a correlação negativa entre este activo e os mercados accionistas
Aqui fica também o gráfico onde se pode verificar a correlação negativa entre o Euro-Schatz e o Dax que mencionei anteriormente.
De notar ainda o comportamento do Euro-Schatz no momento em que o Dax fazia o triplo topo no verão de 2007.
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- rebound_mercados_accionistas_correlacao_negativa_set2008.png (24.1 KiB) Visualizado 3261 vezes
Gráfico semanal longo prazo
Aqui fica também o gráfico semanal e de longo prazo o qual dá para entender parte do meu pessimismo relativamente ao futuro (médio e longo prazo) dos mercados accionistas.
- Anexos
-
- rebound_mercados_accionistas_semanal_set2008.png (167.38 KiB) Visualizado 3544 vezes
Recuperação (temporária) nos mercados accionistas?
Em meados de Julho de 2008 anunciei aqui e no fórum Caldeirão de Bolsa uma inversão que detectei no euro-schatz ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=63756 ). Conforme previsto na análise, nas sessões seguintes assistimos a uma subida considerável neste activo e, dada a correlação negativa deste com os mercados accionista, assistimos a fortes quedas nesses mercados.
Passados estes meses, uma nova análise ao euro-schatz indica-me que esta subida está a terminar nas presentes sessões. Portanto, a manter-se a correlação negativa entre este activo e os mercados accionistas, antecipo subidas interessantes das acções nos próximos tempos. Note-se, contudo, que é uma recuperação apenas temporária (um trimestre, provavelmente). No médio e longo prazo o cenário continua a ser bearish.
Antecipo ainda que esta recuperação temporária aconteça com uma descida gradual da volatilidade.
No decorrer do primeiro trimestre de 2009 penso que as quedas violentas irão voltar em força aos mercados accionistas e novos mínimos serão feitos. Esta última opinião é baseada na AT de longo prazo ao S&P(*) e na minha convicção (com já vários meses) de que a economia mundial vai entrar numa recessão grave e duradoura.
(*) http://os-mercados-financeiros.blogspot ... cture.html
Abraço,
Tiago
Passados estes meses, uma nova análise ao euro-schatz indica-me que esta subida está a terminar nas presentes sessões. Portanto, a manter-se a correlação negativa entre este activo e os mercados accionistas, antecipo subidas interessantes das acções nos próximos tempos. Note-se, contudo, que é uma recuperação apenas temporária (um trimestre, provavelmente). No médio e longo prazo o cenário continua a ser bearish.
Antecipo ainda que esta recuperação temporária aconteça com uma descida gradual da volatilidade.
No decorrer do primeiro trimestre de 2009 penso que as quedas violentas irão voltar em força aos mercados accionistas e novos mínimos serão feitos. Esta última opinião é baseada na AT de longo prazo ao S&P(*) e na minha convicção (com já vários meses) de que a economia mundial vai entrar numa recessão grave e duradoura.
(*) http://os-mercados-financeiros.blogspot ... cture.html
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- rebound_mercados_accionistas_set2008.png (193.02 KiB) Visualizado 3726 vezes
13 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: