Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

fixacao de taxas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por level42_pt » 10/10/2008 23:30

Normalmente os contratos c/ taxa fixa são a 3 ou 5 anos, findos os quais renovam por igual periodo nas condições existentes á data da renovação, salvo alteração do contrato.
Quanto á tx de referência, é mesmo isso. Referência, e, o mercado continua.
:roll:
O que alguem falou foi indexar os contratos existentes á taxa de referência, e não á Euribor..... mas nessa eu não acredito. 8-)

Registado: 29/11/2007 9:41

por Flying Turtle » 10/10/2008 21:32

Pata-Hari Escreveu:Bocciardi, o turtle tem totalmente razão, isso não é uma taxa fixa.

Exacto. A taxa fixa é taxa fixa e ponto final. É-o pelo prazo em que for contratada. Não há compensações. Claro que, se o empréstimo for de prazo superior aquele para o qual se contrata a taxa fixa, haverá que ver quais são as condições (taxa variável, indexada ou outra) para o restante prazo. Mas em nenhum caso há mecanismo de compensação.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Pata-Hari » 10/10/2008 20:39

Bocciardi, o turtle tem totalmente razão, isso não é uma taxa fixa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

deve haver engano

por phedon » 10/10/2008 19:48

Acho que estarão a fazer uma certa confusão com a notícia que hoje foi publicada no Jornal de Negócios.
A Fixação de Taxas de que eles falam é a nível da Taxa de Referência do BCE em relação à Euribor.
Senão vejam a notícia na seguinte página:

"Fixar taxas de juro é anular o mercado - mas o mercado já se anulu a si mesmo" - Pedro Santos Guerreiro comenta o cenário de fixação de taxas de juro nos créditos à habitação que o Banco Central Europeu colocou em cima da mesa.

http://videos.sapo.pt/wPnASgsrk22yDhVB9Ze7
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.

Registado: 18/12/2007 23:16

por level42_pt » 10/10/2008 17:26

Sobre este assunto acho que posso acrescentar alguma informação util:
1º Os bancos ao emprestarem com taxas fixas normalmente fazem-no por periodos curtos e as taxas normalmente são muito superiores á Euribor a 3 6 ou 12 meses.
2º Os bancos fazem muito bem as contas e a taxa fixa jamais os prejudicará.
3º O que acontece neste momento é uma vergonha. Os bancos financiam-se no mercado nos respectivos bancos centrais por 3,75% e continuam a praticar para os seus clientes a taxa da Euribor que é calculada como sabem pela média aritmética simples do mês anterior. Essa média deriva dos negócios que os bancos fazem entre si fora das unidades centrais. Basta portanto que alguns bancos continuem a negociar entre si taxas altas mesmo que em valores imbólicos para que a Euribor continue lá em cima. Por outro lado os menos escrupolosos compram aos respectivos bancos centrais e emprestam mais alto entre sim fazendo muitas vezes aquilo a que alguem chamou short selling, isto é vendem aquilo que não têm e vão-se financiar de seguida. Em suma, este mercado é uma selva e salve-se quem puder.

Registado: 29/11/2007 9:41

por VALOR » 10/10/2008 16:46

Deixo o meu contributo

No ano passado consultei o bcp para simulação a taxa fixa durante a vigência do contrato, e eles têm esse produto, contudo na altura a tx rondava os 9%.

Em contrapartida um familiar chegado celebrou um contrato de taxa fixa por 15 anos a 4,2%,..............em França..................

Deve ser por isso que a nossa Banca está tão sólida :mrgreen:

Registado: 24/8/2005 9:47

por vmfmcp » 10/10/2008 16:00

por acaso acho que estás a fazer confusão. Fui ao site da caixa fazer umas simulações. O T-Fixo de que falas-te deve ser a prestação fixa mas indexada á euribor e o que varia é o a duração do empréstimo que vai aumentando ou diminuindo conforme a euribor.
Mas nas taxas de juro, tem lá a opção de várias taxas fixas a 20, 25 ou 30 anos, e aí a taxa é a mesma durante esse tempo. Agora o que me faz confusão é como é que uma simulação a uma taxa fixa de 30 anos é mais barata que uma indexadaá euribor. O site deve estar desactualizado se calhar...

Registado: 29/11/2007 14:22

por Bocciardi » 10/10/2008 15:32

Exemplo da Caixa:

T-Fixo

Com o T-Fixo escolha e fixe o valor da prestação mensal do seu empréstimo à habitação, deixando de se preocupar com a subida e descida da Euribor.

O T-Fixo permite-lhe financiar a compra, construção ou realização de obras na habitação permanente, para férias ou arrendamento, com as seguintes vantagens:

Prazo
O prazo máximo do empréstimo é de 40 anos, podendo ir até aos 50 anos desde que a idade máxima dos proponentes, no termo do empréstimo, não exceda os 80 anos.

Montante
O montante mínimo do empréstimo concedido é de 5.000 euros e o máximo é de 90% do valor da avaliação da habitação desde que não ultrapasse o valor da compra, construção ou das obras.

Reembolso do empréstimo
Não é possível conjugar, em simultâneo, T-Fixo e período de carência.
No entanto está disponível um período de carência para os clientes que, uma vez findo aquele período, pretendam recorrer a T-Fixo pelo prazo remanescente.
Clientes com mais de 35 anos de idade podem aceder até 3 anos de carência, enquanto que clientes com idade igual ou inferior a 35 anos dispõem de carência até 10 anos, qualquer destes períodos em função do prazo máximo da operação.

In Caixa site

Registado: 17/1/2008 17:15

por Flying Turtle » 10/10/2008 15:13

Bocciardi Escreveu:Sim, mas atenção, pois se a taxa for fixa, na maturidade serão feitas as contas... Pode dar para se pagar mais ou para receber algum...

Essa opção é definida de forma a evitar as variações do crédito habitação no orçamento mensal das pessoas.

(...)

Sim, Mas se as taxas ficarem a 15% os bancos não vão ficar a custear o seu crédito. No final as contas serão feitas, na maturidade do crédito...

Explica lá isso melhor sff...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Bocciardi » 10/10/2008 15:02

Sim, Mas se as taxas ficarem a 15% os bancos não vão ficar a custear o seu crédito. No final as contas serão feitas, na maturidade do crédito...

por vmfmcp » 10/10/2008 14:59

então taxa fixa, não é por exemplo eu peço agora a uma taxa de 6% e pago sempre o mesmo quer ela esteja a 15 ou a 1?

por Bocciardi » 10/10/2008 13:38

Sim, mas atenção, pois se a taxa for fixa, na maturidade serão feitas as contas... Pode dar para se pagar mais ou para receber algum...

Essa opção é definida de forma a evitar as variações do crédito habitação no orçamento mensal das pessoas.

por nunovc » 10/10/2008 13:33

Existem duas modalidades para os empréstimos habitação: taxa fixa ou taxa variável. A maior parte das pessoas opta pela variável mas penso que todos os bancos devem ter a possibilidade de usar uma taxa fixa.

Registado: 16/5/2008 12:01

fixacao de taxas?

por vmfmcp » 10/10/2008 12:50

hoje no jornal de negócios vem uma noticia em que o BCE defende a fixação das taxas para baixar juros dos créditos.
Mas eu posso negociar uma taxa de juro fixa com o banco para o meu empréstimo á habitação?

Vitor

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Pmart 1, TTM62 e 183 visitantes