Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dax

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Allen e Fernando dos Aidos

por Gpinto » 11/6/2003 20:50

Gostava, antes de mais, parabenizar o Allen pela sua capacidade de acerto relativamente ao máximo que o Dax iria tomar, e que foi deixado para toda a gente o ver no dia 08/06/03, em post já referenciado nesta sequência.

Muito embora, olhando pelo desempenho dos States no after close do Dax e pelos Adr's dos Warrants, pareça que amanhã este valor irá ser suplantado, penso que é, de facto, fabuloso. Neste momento os Adr's atribuem um valor aos Dax na ordem dos 3210 pts, valor que está bem perto de uma resistência importante, na área dos 3225/3235 pts.

Relativamente à questão colocada pelo Fernando, eu não trabalho com o Metastock e daí, não saber se este indicador lá consta.

Quanto ao significado: que onde se prevê mudanças de tendência baseados em cyclos de dados fixados pelo utilizador. Cada topo ou base de um ciclo representa uma potencial alteração da tendência. Estes valores, nomeadamente o nº de barras tidas em consideração, é escolhida pelo utilizador pelo que, dever-se-á testar qual o nº que melhores resultados tem para um determinado papel/índice.
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

bingo

por allen » 11/6/2003 16:02

Objectivo atingido 3190,87

Na minha opinião dever-se-a verificar um reajustamento sem perda da tendencia

AS

Registado: 29/12/2002 20:37

BR

por allen » 11/6/2003 11:57

Teremos hoje a formação de uam barra de referencia . Muito possivelemente vamos atingir mais um dos objectivos referenciados em

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

o valor de 3191

AS

ciclos

por Fernando dos Aidos » 11/6/2003 1:20

Caro GPinto,

A descrição da evolução de um índice através de ciclos é um assunto que me interessa bastante.

Gostaria de lhe perguntar:

1 - que indicador é o "cycles" (não o vi no Meta)? Qual a fórmula matemática ou qual o princípio subjacente?

2 - Usa (mais) alguma teoria baseada em ciclos? Se sim, qual? (Pode indicar bibliografia? Eu só conheço os trabalhos de Hurst e de Ehlers)

Um abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

talvez

por allen » 10/6/2003 23:43

Com essa do ciclo fiquei pensativo . De facto sempre tive a ideia de que esse indicador apresentava muitas lacunas . Mas dá que pensar

Mas a vida tem-me ensinado que gráficos com muitos dos indicadores acabam por introduzir limitações subconscientes que anulam muitos desejos de actuação . Este é um dos casos . Se eu não estou enganado a forma como este indicador é elaborado no “ GET” , exige um reajustamento previo de ciclo Esse facto acaba por condicionar a sua utilização . Mas vamos ao ensaio . Grato pela sua introdução

Esta “ treta “ da Barra de Referencia tem uma ideia subjacente bastante simples : tentar avaliar o sentido de mercado após um processo de consolidação . Quanto mais durar essa consolidação maior é o significado da sua ruptura

Essa ruptura com bastante frequência , tem por objectivo testar a posição dos diversos intervenientes no mercado . Se a ruptura for no sentido do movimento e se tiver algum valor para os dealers , assistimos com muita frequencia a um “retracement “ ate ao espaço de consolidação , que deve ser encarado como uma forma dos “ mais atrasados “estabelecerem um plano de compra a preços que lhes permita ainda tirar alguns proveitos do movimento inciado

Neste contexto Barra de Referencia não visa mai s do que encontrar um elemento de que permita situar a ruptura de uma consolidação , encontrar um sentido a esse ruptura e delimitar um espaço de intervenção . Mais uma “ invenção “ para retirar paixão a intervenção , quantificando o espaço de entrada em longo ou curto

Na minha opinião não se devera condicionar a nossa posição a uma antevisão do esgotamento de um movimento . Essa postura vai acabar por condicionar a intervenção no mercado . Creio que é melhor esperar por um “sinal” mais claro que lhe indique o sentido

AS

Dax

por Gpinto » 10/6/2003 23:00

Este post vem no seguimento de um colocado no dia 08/06, em complemento de um excelente comentário do meu amigo Allen.

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ght=#54267

A acrescentar fica que hoje deu-se uma aproximação do valor que referi de projecção ascendente, nos 3151 pts.

Vejo, como tal, como muito provável uma inversão do Dax nos próximos dias.

Assim, e a sustentar este pensamento, não demasiado afincado porque iria contra um dos princípios básicos do investimento ("don't fight the trend") , pondero o facto de estar perante o objectivo de upside e, paralelamente adicionei um indicador que tem tido um acerto relativamente interessante neste índice: o cycles. Todos os indicadores de momentum, em time frames alaragados revelam-nos zonas de saturação.

Pois bem, a correcção deverá ser feita em aproximadamente 15 dias e tem como objectivo os 2850 pts, valor este que deverá suster as quedas. Caso isso não aconteça, e o valor seja quebrado, então o Dax entra num novo cíclo e, futurologia não faço...

Pegando no movimento de consolidação colocado pelo Allen no seu gráfico (e que o apliquei neste gráfico), tomo a liberdade, porque sei que não leva a mal, de lhe perguntar, como complemento, se mantém a sua pertinência? Na minha opinião, penso que o Dax está em fase final de subida e, o que se tem assistido é a uma grande quantidade de pequenas consolidações que, pensando nesta óptica, não têm qualquer reflexo para ponderar entradas curtas/longas ou criação de BR's. Estes valores ficarão sim, na minha opinião, a ser referenciais de resistência num futuro movimento ascendente, já que são zonas de negócio.
Anexos
Dax1006.gif
Dax1006.gif (46.95 KiB) Visualizado 1212 vezes
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 346 visitantes