8 anos e os lucros esperados não chegaram
tomae Escreveu:Tenho uma carteira, onde, entre muitas, estou dentro de Banif a 4,40, Sonae.SGPS a 1,80, Sonae Indústria a 5,44, Mota-Engil a 6,53, etc., etc..
Todas as posições podia ter vendido acima do preço de compra, mas decidi mantê-las para 5 anos ou mais.
Estratégia Buy & Hold.
E não estou no mínimo preocupado.
P.S. Não estamos a falar em quantias de investimento pequenas.
Realmente certas coisas continuam a ultrapassar-me.
Continuo sem perceber o porquê de tomadas de decisão deste tipo...
Não vou criticar quem as toma porque cada um sabe de si e do que está disposto a aguentar mas não consigo perceber.
Normalmente os bear markets são bem mais rápidos que os bull markets, mas têm uma particularidade, derretem em poucos meses ou até em poucas semanas o que demorou anos a conseguir, e depois disso é mais uma travessia no deserto para chegar ao break-even.
Conheço pessoas, alguns até são familiares que compraram Edp na Opv a cerca de 1000$00 (não sei precisar o valor), e em Novembro não quiseram vender pq estava quase no breakeven e agora, por certo têm mais uma travessia pela frente.
Parece que o que as pessoas gostam é de sofrer.
Cumps e boa sorte
Fiódor
Fiódor
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Tenho uma carteira, onde, entre muitas, estou dentro de Banif a 4,40, Sonae.SGPS a 1,80, Sonae Indústria a 5,44, Mota-Engil a 6,53, etc., etc..
Todas as posições podia ter vendido acima do preço de compra, mas decidi mantê-las para 5 anos ou mais.
Estratégia Buy & Hold.
Estratégia Buy & Hold.
- Registado: 20/8/2008 16:15
Eu entrei na bolsa em 1994.
Até Abril de 2000, aquilo era uma Maravilha.
Foram 6 anos, com ZERO de perdas!!!
Durante os primeiros meses de 2000, fazer 2000€ a 5000€/semana era "relativamente" fácil. Cheguei a fazer isso num dia, e algumas vezes.
Mas como tudo na vida..., há altos e baixos.
E apartir de Maio/Junho de 2000, o que perdia era na propoçao do que tinha ganho.
Fui Ganancioso. Confesso!!!
Baralhado com as ENORMES perdas diarias, e Euforico por ter tido 6 anos com ZERO perdas...., não sai quando devia.
Até fazia reforços, na esprança de um BOM DIA...; Mas estavamos na epoca da MORTE das DOT.COM, e como tal, Não havia dias bons.
Continuava a perder.
Nao fui humilde para sair derrotado com o pouco que ainda tinha.
Perdi mais de 95% de tudo que tinha !!!!
Hoje olho para a bolsa de outra forma.
Isto NAO É UM JOGO.
É um investimento.
Ganhar em bolsa 3% por mês nos dias de hoje, é EXCLENTE.
Nao há Banco ou fundo, que nos dê 3% ao mes !!!
Por isso.. uso a formula dos 3%.
Ganho 3% e saio. Voltando a comprar 5 a 6% abaixo.
Se conseguir fazer 1 negocio de compra e venda por mês... ganho 40% ano.
Abraço
Até Abril de 2000, aquilo era uma Maravilha.
Foram 6 anos, com ZERO de perdas!!!
Durante os primeiros meses de 2000, fazer 2000€ a 5000€/semana era "relativamente" fácil. Cheguei a fazer isso num dia, e algumas vezes.
Mas como tudo na vida..., há altos e baixos.
E apartir de Maio/Junho de 2000, o que perdia era na propoçao do que tinha ganho.
Fui Ganancioso. Confesso!!!
Baralhado com as ENORMES perdas diarias, e Euforico por ter tido 6 anos com ZERO perdas...., não sai quando devia.
Até fazia reforços, na esprança de um BOM DIA...; Mas estavamos na epoca da MORTE das DOT.COM, e como tal, Não havia dias bons.
Continuava a perder.
Nao fui humilde para sair derrotado com o pouco que ainda tinha.
Perdi mais de 95% de tudo que tinha !!!!
Hoje olho para a bolsa de outra forma.
Isto NAO É UM JOGO.
É um investimento.
Ganhar em bolsa 3% por mês nos dias de hoje, é EXCLENTE.
Nao há Banco ou fundo, que nos dê 3% ao mes !!!
Por isso.. uso a formula dos 3%.
Ganho 3% e saio. Voltando a comprar 5 a 6% abaixo.
Se conseguir fazer 1 negocio de compra e venda por mês... ganho 40% ano.
Abraço
salvadorveiga Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Ok, por essas contas, um ano com +40% e 12% durante 4 anos dá uma média muito diferente de 70% ao ano que o teu post inicial indica.
Se incluires os 70% nessa média a média melhora muito, claro, mas os resultados seriam muito, muito, muito diferentes em função da ordem pela qual esses resultados tivessem acontecido.
Vset, 25 000 euros no inicio, no fim, no meio, no intervalo, onde quer que seja, é muito se a tua base forem outros tantos 25 000 ou pouco se a tua base forem 25 000 000. Penso que não adianta insistir mais nisto, a ideia é auto-explicativa.
Pata:
Os 70% foram este ano, em particular graças ao Hypo, ao NCC e à AIG.
Certamente que esta rentabilidade vai ser diminuida. Mas mesmo que fique nos 70% isso explica-se pelo elevado risco que assumi este ano e que nunac assumi nos outros anos. E explica-se pela muita sorte que tive, ao conseguir fazer mais de 40% na AIG e mais de 110% no Hypo.
Se entraste com uma grande parte da tua carteira, acredito que tenha sido necessario mt sangue frio e para n dizer um palavrao lol...
Eu nao seria capaz...acho que andava a noite a pensar nisso...axo q durante uma semana nao dormia
Palavrões não diria... mas foram muitos e muitos maços de tabaco ao longo destes dias. Foi por isso (estou doente) que na sexta decidi colher os lucros e sair do Hypo... afinal parece que fiz bem

- Registado: 17/7/2008 13:21
Martins_Braz Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Ok, por essas contas, um ano com +40% e 12% durante 4 anos dá uma média muito diferente de 70% ao ano que o teu post inicial indica.
Se incluires os 70% nessa média a média melhora muito, claro, mas os resultados seriam muito, muito, muito diferentes em função da ordem pela qual esses resultados tivessem acontecido.
Vset, 25 000 euros no inicio, no fim, no meio, no intervalo, onde quer que seja, é muito se a tua base forem outros tantos 25 000 ou pouco se a tua base forem 25 000 000. Penso que não adianta insistir mais nisto, a ideia é auto-explicativa.
Pata:
Certamente que esta rentabilidade vai ser diminuida. Mas mesmo que fique nos 70% isso explica-se pelo elevado risco que assumi este ano e que nunac assumi nos outros anos. E explica-se pela muita sorte que tive, ao conseguir fazer mais de 40% na AIG e mais de 110% no Hypo.
Se entraste com uma grande parte da tua carteira, acredito que tenha sido necessario mt sangue frio e para n dizer um palavrao lol...
Eu nao seria capaz...acho que andava a noite a pensar nisso...axo q durante uma semana nao dormia

- Registado: 22/4/2003 23:12
Pata-Hari Escreveu:Ok, por essas contas, um ano com +40% e 12% durante 4 anos dá uma média muito diferente de 70% ao ano que o teu post inicial indica.
Pata:
Re: 5
vset Escreveu:Já vi que só eu é que não consegui, até hoje, dos mercados aquilo que queria. Talvez o que queria também fosse demasiado.
Só falam que com 1 milhão é facil e que com 50k é mais dificil, e as perdas não são fáceis? Gostava de ver os registos das vossas contam. Com quanto começaram e nos X anos com quanto estão agora?
Talvez seja desta vez que encontro um bom mentor :-) , comprovado!
vset, eu n posso dizer grande coisa pq ainda agora comecei logo o meu "track record" nao espelha nada...
Apenas posso dizer que em menos de 1 ano tenho um ROIC de 16% enquanto os mercados desceram 27%. E' um spread de quase 42%.
A estrategia e' Buy and Hold. E nao e' trading, logo posso dar-me por mt contente com os resultados. Permite-me dormir a' noite.
ROIC de 16% isto porque, estou apenas 50% investido, logo a valorizaçao da carteira e' de apenas 8%, exemplo:
carteira 108,000 EUR de um investimento inicial de 100,000 em que apenas 50,000 estao investidos.
Os unicos movimentos ate' agora que tenho sao de compra...ainda n vendi nenhuma poisçao...
5
Já vi que só eu é que não consegui, até hoje, dos mercados aquilo que queria. Talvez o que queria também fosse demasiado.
Só falam que com 1 milhão é facil e que com 50k é mais dificil, e as perdas não são fáceis? Gostava de ver os registos das vossas contam. Com quanto começaram e nos X anos com quanto estão agora?
- Registado: 11/1/2004 13:37
Ok, por essas contas, um ano com +40% e 12% durante 4 anos dá uma média muito diferente de 70% ao ano que o teu post inicial indica.
Pata-Hari Escreveu:Martins é perfeitamente possível. Do mesmo modo que com apenas esse histórico, teria sido possível teres conseguido perder 70%. Risco é algo que funciona nas duas direcções e a tua amostragem parece curta. Diz-me a tua rentabilidade dos últimos 7 anos e a composição em % de acções da carteira para te dizer se é possível/provável ou não.
Pois, exactamente isso: os 70% tanto podem ir para cima coma para baixo.
Entrei nos mercados em 2000 (com cerca de 10.000) e perdi quase 40%. Entre 2001 e 2005 tive em média 12% de rentabilidade com 2004 a ser o melhor ano (quase 35%).
Em 2005 saí dos mercados, numa altura em que fui viver para os EUA e já investia nos mercados valores na ordem dos 6 algarismos.
Voltei em Março deste ano.
Invisto nos EUA, pricipalmente
...
A mim parece-me que aquilo que chamamos aos outros normalmente acenta-nos que nem uma luva, mas claro é só uma opinião pessoal, vale o que vale!
Eu não vejo posts com pessoas a gabarem-se de ter ganho x ou y valor, o que vejo é alguns participantes a anunciarem os seus negócios nalguns papeis e sempre em percentagens. Só falando em percentagem se pode analisar os negócios.
Já uma altura tive uma desavença aqui no caldeirão devido a participantes que se acham os maiores por virem para aqui falar em centenas de milhares de euros investidos e de lucro e perdidos, etc...
Meus amigos posso estar enganado mas não é isso que procuramos quando por aqui passamos, antes opiniões, técnicas de gestão de carteiras, analise fundamentadas, ensinamentos dos mais experientes e um pouco de interação numa área, onde pelo menos para mim, não é facil encoontrar interlocutores nos meios em que nos movimentamos.
Para tudo isto é completamente desnecessário andar a falar em valores nominais.
Abraço
Eu não vejo posts com pessoas a gabarem-se de ter ganho x ou y valor, o que vejo é alguns participantes a anunciarem os seus negócios nalguns papeis e sempre em percentagens. Só falando em percentagem se pode analisar os negócios.
Já uma altura tive uma desavença aqui no caldeirão devido a participantes que se acham os maiores por virem para aqui falar em centenas de milhares de euros investidos e de lucro e perdidos, etc...
Meus amigos posso estar enganado mas não é isso que procuramos quando por aqui passamos, antes opiniões, técnicas de gestão de carteiras, analise fundamentadas, ensinamentos dos mais experientes e um pouco de interação numa área, onde pelo menos para mim, não é facil encoontrar interlocutores nos meios em que nos movimentamos.
Para tudo isto é completamente desnecessário andar a falar em valores nominais.
Abraço
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Re: 4
vset Escreveu:Não estou a falar do montante inicial, estava a falar do montante final de lucro.
O montante inicial nos participantes, pode variar de 4 a 8 algarismos.
E não se iludam, que muito poucos vivem do trading. E pouquissimos fizeram riqueza. Há muito aldrabão por aí
Qual o tempo de investimento ? um ano ? 2 , 3?
Eu digo-te os meus objectivos e penso que ate' sao bem realistas e nao vao ser tao faceis quanto isso de alcançar...nao sera' trading, e' portfolio de longo prazo... mas como te disse o meu objectivo e' acima de 12% ao ano... com isso estou a duplicar o meu capital de 4 em 4 anos e meio...Se começar com 100,000 posso esperar ter lucros de 100,000 em 2012 por ventura...
Se calhar ate' posso vir a ter mais ou menos... O facto de eu ser bastante conservador nas minhas analises, olhando sempre d amaneira mais pessimista, penso que me confere uma margem de segurança... Ate' pode ser que consiga mais que os 12%--- a' medida que o capital aumenta os lucros obviamente vao ser maiores... agora quando dizes 4 algarismos... no maximo sao 9999 EUR

Eu nao quero viver do trading...quero aplicar as minhas poupanças para que num futuro alcance a minha independencia financeira... a minha independecnia financeira de mim para ti pode obviamente divergir... Eu nao digo que quero ficar rico, porque isso e' criar demasiadas expectativas...agora se os mercados me permitirem viver uma vida mais desafogada why not ?
4
Não estou a falar do montante inicial, estava a falar do montante final de lucro.
E não se iludam, que muito poucos vivem do trading. E pouquissimos fizeram riqueza. Há muito aldrabão por aí

Re: 2
vset Escreveu:25k é o valor mínimo para mim, para outros pode ser 5k ou 50k.
Nota: a cultura bolsista nos fóruns está similar há 8 anos atrás.
Happy and peacefull trading!
vset mas 25,000 EUR tendo por base o que ?
Falarmos em valores absolutos nao nos leva a lado nenhum...uma pessoa que tenha investido 1 milhao de EUR se ganha 25,000 EUR e' uma miseria -- 2,5%
Ao passo que se ganhar 25000 EUR tendo começado com 10000 e' irrealista, uma vez que equivale a ganhos de 250%.
Nao interessa o valor da carteira se eu conseguir acima de 12% ao ano, consistentemente ja' me dou mais que satisfeito...
Concordo completamente com o alvo e o ltcm. Vset, 25 000 euros sobre o quê?? não te parece que se queres aprender e se o teu patamar mínimo de sucesso são os 25 000 euros que deverias estar a trabalhar como analista num banco ou numa instituição financeira onde não só estarias a aprender e estarias a ganhar sem arriscares a pele? Não te parece que os números só são relevantes quando vistos num contexto? 25 000 é suposto ser o quê face a quê e em que período de tempo? Pode ser muito, pode ser pouco, pode ser mau, pode ser óptimo. Desculpa-me desde já por ser tão bruta.
Martins é perfeitamente possível. Do mesmo modo que com apenas esse histórico, teria sido possível teres conseguido perder 70%. Risco é algo que funciona nas duas direcções e a tua amostragem parece curta. Diz-me a tua rentabilidade dos últimos 7 anos e a composição em % de acções da carteira para te dizer se é possível/provável ou não.
Martins é perfeitamente possível. Do mesmo modo que com apenas esse histórico, teria sido possível teres conseguido perder 70%. Risco é algo que funciona nas duas direcções e a tua amostragem parece curta. Diz-me a tua rentabilidade dos últimos 7 anos e a composição em % de acções da carteira para te dizer se é possível/provável ou não.
vset Escreveu:Bom dia,
1. Não tive nenhuma perda considerável nos últimos tempos, tenho estado até fora dos mercados. Portanto, não se trata de uma fase má posterior a perda.
2- Acredito que façam grandes percentagens por vezes, mas sobre que valor inicial? Baixo certamente, porque a maior parte do pessoal investe montantes muito baixos, que não aquecem nem arrefecem. Não é este tipo de trading, que pretendo.
3- Um trader que não ganha 25.000EUR por ano, de uma forma consistente, mais vale desistir, não?
Cumprimentos.
25 000 EUR ano ?
Epah isso e' subjectivo... se for uma carteira de 200 000 EUR nao sera' mt dificil alcanlares os 25 000 eur.
Agora, se queres ganhar isso com 5 mil 10 mil ou mesmo 15 mil ou 25 mil... ou ate mesmo 50 000 isso implica ganhos de 50%...
Acho que as expectativas sao mt altas... Eu com 15% ao ano, consistentemente dou.me muito satisfeito
Sempre me pareceu, mas depois disto: 
fiquei com poucas dúvidas que este tópico é igual ao outro, o tal do casamento ser o melhor negócio.Um trader que não ganha 25.000EUR por ano, de uma forma consistente, mais vale desistir, não?

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
vset Escreveu:Bom dia,
1. Não tive nenhuma perda considerável nos últimos tempos, tenho estado até fora dos mercados. Portanto, não se trata de uma fase má posterior a perda.
2- Acredito que façam grandes percentagens por vezes, mas sobre que valor inicial? Baixo certamente, porque a maior parte do pessoal investe montantes muito baixos, que não aquecem nem arrefecem. Não é este tipo de trading, que pretendo.
3- Um trader que não ganha 25.000EUR por ano, de uma forma consistente, mais vale desistir, não?
Cumprimentos.
Estou a falar de valores consideráveis... claro que isso depende do que tens em carteira. Não te querendo dizer o quanto digo-te que a minha carteira têm 6 algarismos
2
Bom dia,
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Martins_Braz Escreveu:salvadorveiga Escreveu:Das vezes que joguei, nunca ganhei... mas tambem n sou de casinos o maximo que perdi foram 5 ou 10 €.
Martins, com o meu prtofolio o meu objectivo sera' entre 15 a 20% ao ano, e mesmo assim acho uma tarefa complicada...mas se por ventura chegar aos 30% eu aviso-te
E se eu ficar nos 30% este ano vou dar-me por muito feliz... não será o meu melhor ano mas estará lá muito próximo.
Se chegares aos 30% pagas um copo ao pessoal do caldeirão![]()
![]()
Quando falo chegar aos 30% nao e' num determinado ano... o meu objectivo e' durante uns 30 anos arrecadar entre 15 a 20% é a media que quero atingir... se por ventura chegar aos 30%, acho q sou obrigado a pagar mais que um copo lool
salvadorveiga Escreveu:Das vezes que joguei, nunca ganhei... mas tambem n sou de casinos o maximo que perdi foram 5 ou 10 €.
Martins, com o meu prtofolio o meu objectivo sera' entre 15 a 20% ao ano, e mesmo assim acho uma tarefa complicada...mas se por ventura chegar aos 30% eu aviso-te
E se eu ficar nos 30% este ano vou dar-me por muito feliz... não será o meu melhor ano mas estará lá muito próximo.
Se chegares aos 30% pagas um copo ao pessoal do caldeirão

salvadorveiga Escreveu:Martins_Braz Escreveu:salvadorveiga Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Alvo Escreveu:Outro dos erros é que acreditam em tudo o que se escreve por aqui: cadê aqueles forenses que garantiam que tinham 50%, 70%, e até mais de rentabilidade ao ano. Eu quando comecei pensei que isso era normal e que algo de errado havia comigo. Mas a experiência logo me ensinou que "depressa e bem há pouco quem".
Se eu te disser que em cinco meses tive mais de 80% de lucro acreditas?
Responde sinceramente, já te explico porquê
Martins ele falava de 50 a 70 ao ano...
Obvio que em casos exepcionais podes faze.lo e isso obviamente todos nos acreditamos...penso.
Agora vais dizer que consegues ter esses resultados consistentemente ?
Se assim for, avisa.me quando comprares o Iate...
Mas estou a falar de rentabilidade anual![]()
![]()
Dividindo o lucro por 12 meses dá-me de 77% ao ano - comissões (admito que vá para os 75%). Se saísse agora do mercado levava este lucro anual, adquirido em apenas 5 meses.
Mas como não vou sair (e como penso que ninguém sai) é perfeitamente possível que venha a diminuir bastante ou ainda aumentar (era bom era).
Claro que deve-se a investimentos de alto risco (FRE, NCC, WB, HRX e AIG) em que tive muita SORTE e pouco saber. Se é possível manter esta rentabilidade no resto do ano ou manter durante vários anos? N minha opinião é simplesmente IMPOSSÍVEL.
Mas lá está: quem diz que consegue num ano não quer dizer que esteja a mentir... basta o mercado andar maluco, ter muita sorte e retirar o dinheiro e não o reinvesitir quand tiver essas rentabilidades.
Martins eu nao pus isso em causa... o que pus e' que consigas isso ao longo de 3 anos...e estou a ser simpatico. E' que fazer 70% ao ano e' duplicar a cada ano, dava-te ja' o dinheiro pa' mao
MAs era esse o objectivo, que alongo prazo ninguem consegue essas rentabilidades, e acho que era isso que estava a ser discutido, que havia pessoas aqui no forum que clamavam que 50-70% ao ano era realista, quando nao e'...
O melhor investidor com a melhor rentabilidade se nao me engano foi Joel Greenblat que ao longo dos ultimos 25 anos tem tido rentabilidades de quase 40% ao ano.
LOL, 70% ao ano?? Se eu lá chegasse com 30% ficava satisfeito... ainda tenho muito dinheiro a perder...
P.S.: Mas verdade seja dita é que nunca sai do casino a perder dinheiro... (só da primeira vez, na Figueira, já lá vão muito aninhos). Sou um homem de sorte