GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Elias Escreveu:Caro Martins-Braz, longe de mim querer andar a ensinar seja o que for.
É pena, porque é sempre bom ensinar. Eu não estou para isso, pensei que tu estivesses. Outra coisa são os TPC: nunca os fiz :s, não é agora que vou começar a fazer...

Na minha bondosa ingenuidade pensei que tu (que até te vanglorias de já ter feito um milhão) talvez também estivesses aqui com vontade de partilhar.
O milhão não sabes se foi o primeiro, o segundo ou o terceiro. Não sabes se foi de Ruands ou de Euros. Não sabes se já nasci com 3 ou 4 ao lado do berço.
Enfim, não sabes... mas nem por isso deixas de falar.
E viva o 25 de Abril
Respeito totalmente as tuas opções.
Obrigado e igualmente.
Apreciaria bastante se decidisses partilhar informação concreta em vez de mandares umas bojardas do tipo "o Pingo Doce é 20% mais barato que eu sei muito bem" sem qualquer dado quantitativo.
Se alguem fala "à bojarda" deve ser outro que não eu. Não frequento estádios de futebol nem a cervejaria do fim da rua.
Convidei-te a fazermos uma recolha conjunta de informação para chegarmos a uma conclusão baseada números concretos, recusaste.
Por último, a mentira. Essa recolha conjunta foi quando? É que no que li disseste: vai e apresenta-me. Se estou errado, que posso estar, faz o favor de me dizeres qual o post onde me convidaste para essa recolha CONJUNTA...
Fico à espera.
Não fico indignado, meu caro. Já vi demasiados casos destes aqui no caldeirão para ainda me indignar com estas coisas.
Também eu... mas não aqui no Caldeirão. Na vida do dia-a-dia. E sabes, não consigo deixar de me sentir indignado. É, por certo, um dos meus muitos defeitos.
Afirmas que conheces a verdade mas recusas-te a enfrentar a frieza dos números que poderão ou não demonstrar se estás certo ou errado.
A minha verdade eu conheço... a tua não sei. Mas como as verdades que por aqui se dizem dependem sempre do dia e hora a que se dizem...
Mas enfim, não me compete a mim fazer qualquer juízo sobre qual deve ou não ser a tua postura.
A melhor frase que já te vi escrever neste tópico.
O que não quer dizer que não possamos fazer juízos... aliás, nem seriamos portugueses se não o fizéssemos.
Deixo apenas uma palavra final: se um dia destes reconsiderares e quiseres partilhar informação concreta sobre os preços de venda dos hipermercados ou sobre qualquer outros preços que te interesse discutir de forma objectiva e sem enviesamentos do tipo "eu muito bem", já sabes podes contar comigo. E se a tua teoria da diferença de preços entre Pingo Doce / F. Nova e o Continente se confirmar, cá estarei para dar a mão à palmatória.
Se um dia perceber (ficar iluminado) sobre o Continente ser mais barato do que a JMT, serás o primeiro a quem o direi.
Cumprimentos,
- Registado: 17/7/2008 13:21
jfr2006 Escreveu:É curioso...a conversa é sempre a mesma...
Para subir o lag para uma semana..para descer, o lag já passa a ser de 2 semanas, quando não são mais...![]()
![]()
Já tinhamos percebido pelos posts anteriores que não tens muito jeito para contar semanas. Enfim, por esta altura, posts como o teu já se evitavam perfeitamente...
Os mínimos do petróleo foram no dia 16 de Setembro e pelo dia 19 já tinham feito mais de metade da recuperação. Hoje estamos a 2 de Outubro!
Bom, mas vamos ao que interessa. Penso que os combustíveis subiram 2 centimos cada (se não for esse o valor correcto entretanto corrijo): o ajuste de hoje (ou seja, o ajuste desta semana) está perfeitamente dentro do previsto e já tinha alertado uma série de vezes que era expectável.
Com base na evolução do Preço do Petróleo:
MarcoAntonio, dia 24, página 26 Escreveu:Os combustíveis não deverão descer mais. A próxima variação/actualização deverá ser em alta para reflectir a subida que se iniciou no crude na passada quarta-feira dia 17. Penso que a GALP actualizará o preço talvez entre o início da próxima semana e meados da próxima semana...
Com base na evolução dos Futuros da Gasolina (Nymex):
MarcoAntonio, dia 28, página 27 Escreveu:A média semanal dos Futuros da Gasolina evoluiu de 1.76 para 1.785 (em euros) pelo que seria de esperar encontrarmos o preço da gasolina antes dos impostos na ordem dos 0.59 euros no fim da próxima semana (contra os 0.582 actuais).
Quando me pronunciei anteriormente face ao que poderia/deveria acontecer nesta próxima semana foi com base no comportamento do petróleo, que teve uma recuperação bem mais violenta.
Os gráficos que se seguem são ligeiramente diferentes dos anteriores pois passei a utilizar o histórico completo que o Dwer me enviou e a considerar a média semanal para cada semana em detrimento da amostragem anterior. O resultado é ainda melhor pelo que quando consideramos médias semanais verificamos que os preços dos combustíveis têm seguido o preço da matéria de prima de forma mesmo muito exacta...
A partir de agora e como a própria média semanal introduz algum lag, passo a colocar o gráfico com o desfazamento de uma semana, isto é, compara-se o preço dos combustíveis até ao fim da Semana N com a média semanal do preço das matérias primas na Semana N-1.
- Anexos
-
- comb-vs-petroleo.PNG (24.97 KiB) Visualizado 7743 vezes
-
- futgas-vs-pbgas.PNG (20.96 KiB) Visualizado 7708 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/10/2008 17:01, num total de 2 vezes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Martins_Braz Escreveu:Meu caro, cada qual faz dinheiro conforme pensa ser correcto.
Totalmente de acordo.
Martins_Braz Escreveu:Então, vens agora ensinar-me a ganhar dinheiro e a fazer análises ou dizer-me que devo ou não seguir o meu instinto, ou quais são as minhas preferências...
Caro Martins-Braz, longe de mim querer andar a ensinar seja o que for. É verdade que vou fazendo umas análises e uns gráficos, vou partilhando aqui a minha opinião (sempre justificada), mas nunca pretendi ser dono da verdade. Ando neste forum há mais de 5 anos e quem lê os meus posts conhece a minha maneira de estar. Apesar de já ter alguns anos de experiência nos mercados, também eu ando aqui a ver se aprendo alguma coisa. Na minha bondosa ingenuidade pensei que tu (que até te vanglorias de já ter feito um milhão) talvez também estivesses aqui com vontade de partilhar.
Martins_Braz Escreveu:Sei onde posso poupar e onde posso ganhar... se o devo afirmar e com que fundamentos, permite-me ser eu a decidir. Obrigado
Respeito totalmente as tuas opções.
Apreciaria bastante se decidisses partilhar informação concreta em vez de mandares umas bojardas do tipo "o Pingo Doce é 20% mais barato que eu sei muito bem" sem qualquer dado quantitativo.
Convidei-te a fazermos uma recolha conjunta de informação para chegarmos a uma conclusão baseada números concretos, recusaste. Estás no teu direito.
Respeito a tua opção.
Martins_Braz Escreveu:Enfim, o meu QI está mesmo muito elevado
P.S.: QI = Quociente de Indignação.
Não fico indignado, meu caro. Já vi demasiados casos destes aqui no caldeirão para ainda me indignar com estas coisas. Fico, sim, com pena da tua atitude, que me parece pouco apropriada para este espaço de partilha e de aprendizagem. Afirmas que conheces a verdade mas recusas-te a enfrentar a frieza dos números que poderão ou não demonstrar se estás certo ou errado.
Mas enfim, não me compete a mim fazer qualquer juízo sobre qual deve ou não ser a tua postura.
Deixo apenas uma palavra final: se um dia destes reconsiderares e quiseres partilhar informação concreta sobre os preços de venda dos hipermercados ou sobre quaisquer outros preços que te interesse discutir de forma objectiva e sem enviesamentos do tipo "eu sei muito bem", já sabes podes contar comigo. E se a tua teoria da diferença de preços entre Pingo Doce / F. Nova e o Continente se confirmar, cá estarei para dar a mão à palmatória.
1 abraço,
Elias
Editado pela última vez por Elias em 2/10/2008 16:36, num total de 1 vez.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Crómio Escreveu:Questão para o jfr2006:Agora que eles andam a gozar connosco com aquelas desculpas esfarrapadas, andam. E isso ninguém pode negar
Questão: Será que uma correlação de 0,97 entre o preço do Oil e do combustível nas bombas é uma negação do que afirmas?
Outra questão: Compras o combustível em Euros ou em Dollars?
Infelizmente o petróleo é comprado em dólares..O Sadam bem o quis vender em euros, mas os yankes lixaram-lhe logo a cabeça

- Registado: 16/4/2008 14:13
Tenho estado completamente à margem desta discussão.
Vendo de fora, apenas queria deixar uma observação que me parece deixar bem claro de que lado está a razão:
Quem acha que isto tudo é uma "vigarice" em relação ao preço, não aprsenta números, não apresenta gráficos, não apresenta números comparativos. Quem defende a transparência no processo de formação de preços, está sistematicamente a apresentar números, gráficos, de forma a que a discussão seja objectiva.
Isto para mim diz tudo de que lado está a razão.
Num dia em que me apresentarem números e gráficos correctos que mostram não haver uma correlação coerente entre o preço do crude, o EUR/USD e o preço da gasolina, eu poderei achar que têm razão. Enquanto for só pela via do "bota abaixo", certamente que não.
Um abraço,
Ulisses
Vendo de fora, apenas queria deixar uma observação que me parece deixar bem claro de que lado está a razão:
Quem acha que isto tudo é uma "vigarice" em relação ao preço, não aprsenta números, não apresenta gráficos, não apresenta números comparativos. Quem defende a transparência no processo de formação de preços, está sistematicamente a apresentar números, gráficos, de forma a que a discussão seja objectiva.
Isto para mim diz tudo de que lado está a razão.
Num dia em que me apresentarem números e gráficos correctos que mostram não haver uma correlação coerente entre o preço do crude, o EUR/USD e o preço da gasolina, eu poderei achar que têm razão. Enquanto for só pela via do "bota abaixo", certamente que não.
Um abraço,
Ulisses
Flying Turtle Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Com ou sem sigla lá pararam o País...
Pois pararam
FT
FT... calma! Foi só isso que eu disse.
Não dei a minha opinião por isso não elaborei qualquer raciocínio

É engraçado ver Kant e Hegel a serem completamente ultrapassados pelos membros deste fórum

Elias Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Poupando tostões fiz o meu primeiro milhão... e assim espero continuar.
Mas para poupar os tostões, tens primeiro de saber onde e quando podes poupar, não é?
Dado que te recusas a fazer essa análise e preferes seguir o teu instinto, não vou insistir.
Meu caro, cada qual faz dinheiro conforme pensa ser correcto. Tu fazes... mas são afirmações descabidas.
Então, vens agora ensinar-me a ganhar dinheiro e a fazer análises ou dizer-me que devo ou não seguir o meu instinto, ou quais são as minhas preferências...
Sei onde posso poupar e onde posso ganhar... se o devo afirmar e com que fundamentos, permite-me ser eu a decidir. Obrigado
Enfim, o meu QI está mesmo muito elevado
P.S.: QI = Quociente de Indignação.
Questão para o jfr2006:
Questão: Será que uma correlação de 0,97 entre o preço do Oil e do combustível nas bombas é uma negação do que afirmas?
Agora que eles andam a gozar connosco com aquelas desculpas esfarrapadas, andam. E isso ninguém pode negar
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Eu não preciso de o demonstrar..vejo-o...Tenho olhos para ver e não preciso de gráficos e desculpas esfarrapadas de administradores de ladrões...
É curioso é que o preço nunca reflectiu o valor de 88 dólares a que chegou o petróleo...desceu uns meros 3 cêntimos

É curioso é que o preço nunca reflectiu o valor de 88 dólares a que chegou o petróleo...desceu uns meros 3 cêntimos

- Registado: 16/4/2008 14:13
pedrom Escreveu:Martins_Braz Escreveu:pedrom Escreveu:pix Escreveu:Elias Escreveu:Oh pix não me respondeste a isto:Mas qual é o problema de o publico ir a outras bombas? Achas que há alguma obrigação de irem à GALP?
Afinal não queremos a gasolina mais barata? Se a GALP fizer como referires e baixar a gasolina, estará a "tramar" os pequenos revendedores e a abusar da sua posição dominante!
Não achas melhor deixar sobreviver esses pequenos revendedores?
Esses vao ter sempre espaço de manobra.
Eu não tou a pedir á Galp para baixar 5 ou 10 centimos.
Simplesmente tou a pedir o justo que seria por volta dos 2 centimos para convergir com as congéneres Europeia.
Não peço mais que isso.
As suas margens de lucro continuariam enormes e certamente mais gente iria la abastecer.MarcoAntonio Escreveu:Ó pix, já paravas com as aldrabices, não?
Mas agora vens para aqui atirar areia para os olhos inventando mil e uma mentiras sobre o que eu disse? Estás aqui para atirar areia para os olhos ao serviço de quem? A DECO que organizou aquele protesto absolutamente ridiculo ao qual ninguém aderiu?
És um mentiroso e um aldrabão com todas as letras. Só falta saber ao serviço de quem aqui estás...
Bateste no fundo. Pudera despois de abrir um topico e escrever nele 500x fica mal agora dar o braço a torcer![]()
Queres comprar gasoleo com 10 centimos de desconto????
Se quiseres (tu ou aguém que conheças), é só dizeres onde posso entregar, ok? Não me venhas é pedir 10 litros a este preço!!!!
Pode ser 85 litros?
85 litros são tostões e só vendo aos milhões!!!![]()
![]()
![]()
Tem que ser mais um bocadinho para compensar o transporte.
Não me digas que és o Pedro da PETROVEDRAS???
Envia-me PM...
Acertaste: a tua também - com a diferença de que tu não apresentas um único número e não demonstras absolutamente nada.
O lag médio é, segundo as demonstrações feitas pelo Marco, entre 1 e 2 semanas (deste-te ao trabalho de ler essas análises, incluindo os factores de correlação?). Como a análise é feita semanalmente, não podes esperar SEMPRE um lag de 2 semanas, o que nada tem a ver com subidas nem com descidas. Do mesmo modo que, mais uma vez, não podes procurar um seguimento automático, matemático e preciso à semana (porque não ao dia, repito?) das variações.
O que interessa são as variações médias e as suas tendências.
E quanto a isso... tudo como dantes, quartel-general em Abrantes.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Para subir o lag para uma semana..para descer, o lag já passa a ser de 2 semanas, quando não são mais...![]()
![]()
jfr, em vez de escreveres asneiras, que tal olhares primeiro para os gráficos?
O petróleo começou a subir no dia 16 de Setembro, ou seja há 2 semanas. As subidas de preço verificadas na semana corrente reflectem as subidas do petróleo registadas há 2 semanas atrás. Qual é a dúvida?
- Anexos
-
- brent.PNG (24.58 KiB) Visualizado 7413 vezes
Questão para o jfr2006:
Citação:
Citação:
Agora que eles andam a gozar connosco com aquelas desculpas esfarrapadas, andam. E isso ninguém pode negar
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Martins_Braz Escreveu:Com ou sem sigla lá pararam o País...
Pois pararam - com um razoável nível de conivência do Governo diga-se (provavelmente lembraram-se do fenómeno buzinão e subsequente bloqueio da ponte 25 de Abril, que acabaram de deitar o Cavaco abaixo, e borraram-se todos) - e pela parte que me toca bem podem lavar as mãos à parede à conta desse feito tão positivo para o bem-estar da generalidade dos seus concidadãos.
FT
Panizzi Escreveu:Eu não tive raciocinio nenhum , apenas perguntei
OK, tudo bem, mas a partir do momento em que afirmas:
Panizzi Escreveu:Fez-se isso na Madeira e que se saiba até agora com bons resultados.
estás a emitir uma opinião, o que pressupõe que tenha existido alguma espécie de raciocínio...

FT
Panizzi Escreveu:O que acham do Governo fixar um preço máximo de 15 em 15 dias para controlar as coisas ?
Mas isso era o que nós tínhamos dantes. Era o governo que fixava os preços.
Quem disse que isso resulta mais favorável para os consumidores?
Panizzi Escreveu:Fez-se isso na Madeira e que se saiba até agora com bons resultados.
Que se saiba? Mas que bons resultados são esses a que fazes referência? Podes apresentar números concretos?
Martins_Braz Escreveu:Poupando tostões fiz o meu primeiro milhão... e assim espero continuar.
Mas para poupar os tostões, tens primeiro de saber onde e quando podes poupar, não é?
Dado que te recusas a fazer essa análise e preferes seguir o teu instinto, não vou insistir.
Flying Turtle Escreveu:Panizzi Escreveu:O que acham do Governo fixar um preço máximo de 15 em 15 dias para controlar as coisas ?
Fez-se isso na Madeira e que se saiba até agora com bons resultados.
Com bons resultados... para quem? E à custa de quem?
Desde quando o Alberto João Jardim se preocupa com os níveis de endividamento da Região? Para ele basta começar a partir a loiça e de repente todos vêm a correr tapar os buracos orçamentais que ele arranja...
Então tu ainda creditas em almoços grátis?
Melhor ainda seria, pelo teu raciocínio, renacionalizar a GALP, proibir todos os outros operadores e determinar administrativamente o preço dos combustíveis...
Bem-vindo à Venezuela!
FT
Eu não tive raciocinio nenhum , apenas perguntei

Panizzi Escreveu:O que acham do Governo fixar um preço máximo de 15 em 15 dias para controlar as coisas ?
Eu acho bem nas seguintes condições:

- A galp voltava para o estado
- Quem tem acções deixava de as ter e recebia o que deu por elas
- Quem ganhou dinheiro com a galp, entregava o dinheiro
- Quem perdeu recebia o que perdeu.
Era a felicidade autêntica, e depois o estado definia os preços conforme o que lhe interessava tendo em atenção claro a opinião da deco, adc, anarec, sdff, wetrr, kyukyg, hjtyut, xvxcfg, etc!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Martins_Braz Escreveu:pedrom Escreveu:pix Escreveu:Elias Escreveu:Oh pix não me respondeste a isto:Mas qual é o problema de o publico ir a outras bombas? Achas que há alguma obrigação de irem à GALP?
Afinal não queremos a gasolina mais barata? Se a GALP fizer como referires e baixar a gasolina, estará a "tramar" os pequenos revendedores e a abusar da sua posição dominante!
Não achas melhor deixar sobreviver esses pequenos revendedores?
Esses vao ter sempre espaço de manobra.
Eu não tou a pedir á Galp para baixar 5 ou 10 centimos.
Simplesmente tou a pedir o justo que seria por volta dos 2 centimos para convergir com as congéneres Europeia.
Não peço mais que isso.
As suas margens de lucro continuariam enormes e certamente mais gente iria la abastecer.MarcoAntonio Escreveu:Ó pix, já paravas com as aldrabices, não?
Mas agora vens para aqui atirar areia para os olhos inventando mil e uma mentiras sobre o que eu disse? Estás aqui para atirar areia para os olhos ao serviço de quem? A DECO que organizou aquele protesto absolutamente ridiculo ao qual ninguém aderiu?
És um mentiroso e um aldrabão com todas as letras. Só falta saber ao serviço de quem aqui estás...
Bateste no fundo. Pudera despois de abrir um topico e escrever nele 500x fica mal agora dar o braço a torcer![]()
Queres comprar gasoleo com 10 centimos de desconto????
Se quiseres (tu ou aguém que conheças), é só dizeres onde posso entregar, ok? Não me venhas é pedir 10 litros a este preço!!!!
Pode ser 85 litros?
85 litros são tostões e só vendo aos milhões!!!

Tem que ser mais um bocadinho para compensar o transporte.

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Com bons resultados... para quem? E à custa de quem?
Desde quando o Alberto João Jardim se preocupa com os níveis de endividamento da Região? Para ele basta começar a partir a loiça e de repente todos vêm a correr tapar os buracos orçamentais que ele arranja...
Então tu ainda creditas em almoços grátis?
Melhor ainda seria, pelo teu raciocínio, renacionalizar a GALP, proibir todos os outros operadores e determinar administrativamente o preço dos combustíveis...
Bem-vindo à Venezuela!
FT