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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 30/9/2008 17:48

nunofaustino Escreveu:limpaesgotos, o que retiras destes três últimos posts que colocaste?


É bastante claro que o relatório vem confirmar tudo quanto tenho aqui dito sobre esta matéria: impostos, lag, relação com os preços da matéria prima, relação com os países Europeus e Espanha, etc. Está tudo em linha com o que aqui escrevo há meses...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por nunofaustino » 30/9/2008 17:42

limpaesgotos, o que retiras destes três últimos posts que colocaste?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
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por limpaesgotos » 30/9/2008 17:36

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... id=996864~

Relatório da AdC
Petrolíferas reflectem preços internacionais 2 semanas depois


2008/09/30 16:13Marta Dhanis

Preço antes de impostos do gasóleo subiu 18,2%
Os preços no mercado nacional reagem com cerca de duas semanas de atraso face às cotações internacionais dos produtos derivados, de acordo com um relatório da Autoridade da Concorrência (AdC), que analisou o processo de formação do preço dos combustíveis.

No segundo trimestre deste ano, os PMAI (preços médios antes de impostos) da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo aumentaram, respectivamente, 10,7% e 18,2% face aos homólogos.

Desta forma, a AdC conclui que os aumentos verificados nos preços grossistas internacionais de referência da gasolina 95 e gasóleo não foram totalmente reflectidos nos PMAI em território nacional, o que pode reflectir o atraso com que os preços internacionais são transmitidos em território nacional.

«No passado tem-se verificado que os preços no mercado nacional reagem com cerca de duas semanas de atraso, em média, face aos preços noutros países europeus e com quatro semanas de atraso face ao preço spot do Brent nos mercados internacionais».

Já analisando o PMVP (preços médios de venda ao público depois de impostos), o da gasolina 95 tem vindo a aumentar desde Novembro de 2007. O custo do gasóleo depois de impostos apresenta uma tendência de crescimento desde há mais de 12 meses.

No final de segundo trimestre deste ano, a gasolina 95 e o gasóleo atingiram preços de 1,518 e 1,428 euros (com impostos), respectivamente. Durante o mesmo período, o facto de o valor sem impostos do gasóleo ter crescido mais acentuadamente do que o da gasolina fez com que o diferencial entre o PMVP dos dois combustíveis se reduzisse, tendo atingindo um mínimo de 9 cêntimos/litro no final do semestre.

«Relativamente ao trimestre homólogo, o PMVP do segundo trimestre de 2008 da gasolina 95 em Portugal aumentou 8%, e o do gasóleo 27,7%. Face ao primeiro trimestre de 2008, o PMVP trimestral da gasolina 95, em Portugal, aumentou 5,2%, enquanto que o do gasóleo aumentou 11,6%, no primeiro trimestre de 2008», termina.
Cumprimentos.


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por limpaesgotos » 30/9/2008 17:34

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... &id=996785

Relatório da AdC

Combustíveis: Há 3 anos que preços são superiores à média europeia

Mais 2,36 cêntimos por litro no primeiro trimestre deste ano
Desde 2005 que os preços médio de venda ao público antes de impostos (PMAI) dos combustíveis são superiores à média da União Europeia a 27 (UE27). E face a Espanha os custos, antes de impostos, foram também mais elevados em Portugal, mas apenas até ao primeiro trimestre deste ano. As conclusões são do reporte mensal que a Autoridade da Concorrência (AdC) começou agora a realizar sobre este mercado.

Em Portugal o PMAI da gasolina sem chumbo 95 tem vindo a ser «sistematicamente» superior à média da UE desde finais de 2005. Durante «todas as semanas» do primeiro semestre de 2008, os preços foram superiores aos registados na EU a 27, em 2,36 cêntimos por litro no primeiro trimestre e em 1,27 no segundo trimestre do ano.

Em média, no segundo trimestre de 2008, a gasolina 95 apresentava preços de
0,619 euros/litro e o gasóleo de 0,750 euros/litro em Portugal, o que compara, respectivamente, com os preços médios de 0,607 euros/litro e 0,740 euros/litro registados na UE27.

«Apesar de o preço depois de impostos da gasolina 95 estar 4,2% acima da média comunitária, o custo antes de impostos deste combustível esteve, em média durante o segundo trimestre de 2008, aproximadamente, 2% acima da média da UE27. Já no caso do gasóleo, o preço com impostos encontrava-se 1,7% abaixo da média da UE27, não obstante o preço antes de impostos ser superior à média comunitária em 1,4%», sustenta a AdC.

Portugal registou no mesmo período o décimo preço antes de impostos mais elevado na gasolina 95 na UE, sendo superado pela Holanda, Itália, Grécia, Luxemburgo, Chipre, Malta, Bélgica, Espanha e Dinamarca.

Em relação ao gasóleo, Portugal registou o nono preço antes de impostos mais alto, sendo superado pela Holanda, Grécia, Itália, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Chipre e Luxemburgo.

Comparação com Espanha

Numa comparação com Espanha verifica-se que os valores antes de impostos da gasolina 95 e do gasóleo têm vindo a ser mais elevados em Portugal do que no país vizinho desde finais de 2005.
Em 2006 e 2007 o custo da gasolina 95 em Portugal foi, respectivamente, 1,58 e 1,03 cêntimos por litro mais elevado do que em Espanha. No segundo trimestre de 2008 verificou-se uma alteração nessa tendência tendo a gasolina 95 sido inferior em Portugal relativamente a Espanha (em média menos 0,75 cêntimos por litro).

Nos dois últimos anos, o preço do gasóleo em Portugal foi, respectivamente, 0,25 e 0,26 cêntimos por litro mais elevado do que em Espanha. No segundo trimestre do ano verificou-se uma alteração nessa tendência tendo o PMAI do gasóleo sido inferior em Portugal relativamente ao país vizinho na maioria das semanas (em média menos 0,74 cêntimos por litro).

Preços depois de impostos

Quando analisados os preços já depois de impostos, a AdC verificou também uma disparidade entre os países da União Europeia e Portugal esteve também aqui acima da média.

A gasolina 95 registava um preço médio de venda ao público (PMVP) em Portugal de 1,455 euros/litro (4,2% acima da média da UE27) e o gasóleo de 1,349/litro (1,7% abaixo da média da UE27).

Em média, no segundo trimestre de 2008, Portugal registou o sétimo PMVP mais elevado da gasolina 95 na UE a 27, sendo superado pela Holanda, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Itália.

Já no caso do gasóleo, Portugal registou o décimo PMVP mais elevado da UE a 27, sendo superado pelo Reino Unido, Suécia, Itália, Alemanha, Dinamarca, Holanda, França, Eslováquia e República Checa.

Por ser o primeiro destes relatórios, o regulador inclui os dados referentes a todos os meses deste ano, até Agosto, bem como a 2007. No entanto, é de referir que a AdC sublinha que dado que duas das seis empresas petrolíferas, por razoes de reorganização interna, solicitaram o adiamento de um mês para efeitos de envio deste primeiro reporte. Assim, a Concorrência prevê só a partir de Novembro conseguir receber todos os dados com regularidade
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por limpaesgotos » 30/9/2008 17:32

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730

Relatório mensal

Combustíveis: As principais conclusões do regulador

2008/09/30 16:15Marta Dhanis

Preço do gasóleo já subiu 28%
A Autoridade da Concorrência (AdC) inicia este mês a realizar relatórios mensais sobre a análise do preço dos combustíveis. O objectivo é esclarecer o processo de formação do preço dos combustíveis, pelo que o regulador pediu mais informações às empresas do sector. Neste primeiro reporte, que incide sobretudo nos meses de Abril a Junho, a AdC chegou a várias conclusões sobre o sector, nomeadamente a relação procura/oferta, as diferenças entre o mercado nacional ou o internacional e a variação dos preços praticados em Portugal.

A Concorrência começa por abordar o tema da procura e oferta. «A procura internacional de crude cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2008 tendo sido superada pelo crescimento da oferta (mais 1,8%). Estima-se que a procura mundial continue em alta a médio prazo suportada pelo crescimento do consumo na China, Índia, Médio Oriente, América Latina e países da ex-URSS», refere.

Já no que diz respeito a Portugal, o consumo de combustíveis rodoviários acentuou a queda no mesmo período, tendo diminuído 3,1% em comparação com o homólogo (gasóleo caiu 1,9% e gasolina 7%).
A AdC sublinha que, estes três meses foram caracterizados pelo acelerar da tendência de crescimento do preço do petróleo.
O preço médio em euros do petróleo (futuros do Brent a 1 mês) subiu 54,8% face ao período homólogo de 2007 e 22,8% face ao trimestre anterior.

Gás propano aumentou 18%

Ainda a gasolina sem chumbo 95 viu o preço médio de referência à saída das refinarias europeias indexadas ao mercado do Noroeste Europeu (NWE) aumentar 19,7% enquanto o seu PMAI (preço médio de venda ao público antes de impostos) em Portugal aumentou 16,7%.

Para o mesmo período, o gasóleo viu o preço médio de referência à saída das refinarias europeias indexadas ao mercado do NWE aumentar 62,2% enquanto o seu PMAI em Portugal aumentou 47,5%.

«Os preços no mercado nacional reagem com cerca de duas semanas de atraso face às cotações internacionais dos produtos derivados», adianta o relatório.

Por seu lado, o PMVP (preço médio de venda ao público depois de impostos) da gasolina 95 e do gasóleo em território nacional aumentou 8% e 27,7%, respectivamente. E em média, no segundo trimestre do ano, o PMVP da gasolina 95 em Portugal foi superior à média da União Europeia a 27, enquanto que o do gasóleo se mantinha abaixo da média.

Ainda de acordo com o regulador, o consumo nacional de gás propano e butano engarrafado apresentou-se em queda acentuada durante o 1º semestre de 2008. Face a idêntico período de 2007 o consumo de gás propano engarrafado caiu 6% e o de gás butano engarrafado 8%.

«Apesar de do 1.º para o 2.º trimestre do mesmo ano se ter registado uma redução de 0,2% nos PMVP dos gases propano e butano engarrafados em Portugal, se compararmos com o trimestre homólogo, os preços médios aumentaram 18% e 16%, respectivamente».

Por ser o primeiro destes relatórios, o regulador inclui os dados referentes aos dois primeiros trimestres deste ano, bem como a 2007. No entanto, é de referir que a AdC sublinha que dado que duas das seis empresas petrolíferas, por razoes de reorganização interna, solicitaram o adiamento de um mês para efeitos de envio deste primeiro reporte. Assim, a Concorrência prevê só a partir de Novembro conseguir receber todos os dados com regularidade.
Editado pela última vez por limpaesgotos em 30/9/2008 17:53, num total de 1 vez.
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por Elias » 30/9/2008 10:06

Martins_Braz Escreveu:Elias, eu não digo que a carga fiscal seria ou não diferente. Não podemos é comparar cenários com a intervenção do Governo ou sem a intervenção do Governo. Que a AGIP vende a 5 ou 10 cent. mais barato não duvido. Se tivessem 300 postos, bem provavelmente continuariam a vender ao mesmo preço...


Epá, eu só te digo isto: se o negócio de vender 5 ou 10 cêntimos mais barato desse alguma coisa de jeito, podes ter a certeza que a AGIP já tinha instalado os tais 300 postos.

Porque é que tu achas que a Shell saiu de Portugal?

Martins_Braz Escreveu:Quanto ao Continente + Galp e os 5+5, achei piada porque são locais que deixei de frequentar em 2006 (comparando as compras do mês no Feira Nova e no continente, compreende-se o porquê).


Podes por favor concretizar com alguns exemplos?

1 abraço,
Elias
 
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por Martins_Braz » 29/9/2008 19:14

MarcoAntonio Escreveu:Tu se vais instalar-te com meia duzia de postos num determinado país, tenderás a escolher obviamente os melhores spots: zonas com mais procura e/ou menor concorrência;


Pois, mas esse não é certamente o caso da AGIP (pelo menos os postos que conheço).

Por outro lado, também não acredito que se colocar um posto numa AE (que é caro, muito caro) não tivesse retorno (quem tem e em pouco tempo), a GALP, CEPSA, REPSOL e BP lá investissem...


Mas como digo, não me importo muito com preço do gasoleo (a nível pessoal) e penso que ainda devia estar mais caro. Em especial na GALP, porque sou accionista. E quando vendesse a participação por ter sido quebrada a elasticidade da procura, então o preço ainda devia subir mais para ver se o consumo descia ainda mais.
 
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por MarcoAntonio » 29/9/2008 19:05

Martins_Braz Escreveu:Elias, eu não digo que a carga fiscal seria ou não diferente. Não podemos é comparar cenários com a intervenção do Governo ou sem a intervenção do Governo. Que a AGIP vende a 5 ou 10 cent. mais barato não duvido. Se tivessem 300 postos, bem provavelmente continuariam a vender ao mesmo preço...

Ou será que quantos mais postos temos mais caro temos de vender... penso que será o contrário mais talvez esteja errado :s


Não é o contrário pois os postos não têm todos o mesmo potencial nem o mesmo tipo de retorno do investimento em todo o lado.

Tu se vais instalar-te com meia duzia de postos num determinado país, tenderás a escolher obviamente os melhores spots: zonas com mais procura e/ou menor concorrência; zonas com custos de menores de investimento (ou retorno mais rápido), etc, etc.

Se tens uma empresa de dimensão nacional que (quase por definição) tem de estar em todo o lado, não podes fazer esse tipo de selecção. Fazes a selecção onde podes, onde não podes assumes custos piores e no final não podes praticar um preço tão concorrencial. Aqui a(s) empresa(s) têm duas hipóteses: preços diferenciados (como acontece em Espanha por exemplo) ou preços uniformes como se passa em Portugal (salvo raras excepções).



E depois há ainda outros investimentos para além dos postos (como por exemplo, refinarias e toda a estrutura de distribuição). Enfim, isto já foi aqui discutido e volto a dizer: não se podem (ou não se devem) comparar preços directamente de empresas que não têm o mesmo tipo de objectivo.

Se a GALP tivesse meia duzia de postos em Portugal eram uma petrolífera de vão de escada e por certo até praticava preços mais baixos.

Em todo o caso, volto a dizer que o meu propósito neste tópico não é nem nunca foi defender se a GALP devia vender ou não a este preço (sobre esse assunto já opinei diversas vezes mas é uma opinião pessoal, por certo haverá quem deseja "outra GALP" para Portugal). O meu objectivo neste tópico é mostrar que os preços acompanham os mercados internacionais e que discrepâncias são menores e verificam-se para os dois lados...

Notavelmente ao nível dos impostos só há discrepâncias para cima (para pior).


E isso, ainda está por aparecer quem mostre o contrário...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Martins_Braz » 29/9/2008 18:54

Elias Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:LOL... senhas de combustíveis... isso é para ser "roubado" duas vezes: uma na GALP; outra no Continente.


agora não percebi.

deixa-me perguntar-te assim: se tu fosses o responsável de uma "pequena" empresa tipo Agip e tivesses 300 postos em Portugal, e hoje tivesses de decidir o preço de venda que ia entrar à meia-noite de hoje, que preço fixavas?

Martins_Braz Escreveu:De qualquer forma, é preferível ter 8+8 do que 5+5 não é? Voltamos ao mesmo do outro dia... se Lisboa e Porto fossem ao pé de Espanha provavelmente tinhamos 8+8 e não 5+5


Eu acho que se Lisboa e Porto fossem ao pé de Espanha a carga fiscal sobre os combustíveis era muito diferente. Mas a maioria das pessoas prefere continuar a dirigir os seus insultos às gasolineiras, fazendo da questão fiscal um assunto tabu.


Elias, eu não digo que a carga fiscal seria ou não diferente. Não podemos é comparar cenários com a intervenção do Governo ou sem a intervenção do Governo. Que a AGIP vende a 5 ou 10 cent. mais barato não duvido. Se tivessem 300 postos, bem provavelmente continuariam a vender ao mesmo preço...

Ou será que quantos mais postos temos mais caro temos de vender... penso que será o contrário mais talvez esteja errado :s

Quanto ao Continente + Galp e os 5+5, achei piada porque são locais que deixei de frequentar em 2006 (comparando as compras do mês no Feira Nova e no continente, compreende-se o porquê).
 
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por MarcoAntonio » 29/9/2008 17:49

Merceeiro Escreveu:Boas!

Voltando ao assunto, refira-se que houve aumento do ISP em 3 cêntimos no início de 2006, e mais 3 cêntimos no início de 2007. Em 2008 julgo que ainda não houve aumento devido à alta dos preços do crude.

Se alguém já referiu isto, peço desculpa.


Sim, eu tenho coberto essa matéria aqui. Deixo um quadro que já aqui coloquei com a evolução do ISP nos últimos 4 anos e como ele evoluiu nos outros paises da Europa dos 15 (valor médio).

Também se apresenta a evolução do preço dos combustíveis antes dos impostos:



-------------------------------------------------
-------------------------------------------------


Portugal vs Media UE-15:



Gasolina

....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS

2004: ..........0.52 vs 0.53....................0.38 vs 0.36
2005: ..........0.53 vs 0.53....................0.41 vs 0.42
2006: ..........0.56 vs 0.53....................0.55 vs 0.53
2007: ..........0.58 vs 0.54....................0.55 vs 0.53
2008: ..........0.58 vs 0.54....................0.65 vs 0.64

Aumento .......11% vs 3%....................71% vs 78%



Gasóleo

....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS

2004: ..........0.31 vs 0.37....................0.35 vs 0.34
2005: ..........0.31 vs 0.37....................0.45 vs 0.47
2006: ..........0.34 vs 0.38....................0.54 vs 0.54
2007: ..........0.36 vs 0.39....................0.52 vs 0.51
2008: ..........0.36 vs 0.39....................0.80 vs 0.79

Aumento .......18% vs 4%..................129% vs 132%


Evolução do ISP em Portugal e na Europa dos 15. Valor em eur/litro, arredondado à décima.
Preços na Bomba antes dos Impostos tirados no mês de Junho de cada ano.
Fonte de todos os dados: Direcção Geral de Energia e Geologia.



Ao contrário das petrolíferas, o Estado Português aumentou mais o que cobra pelos combustíveis
do que o resto da Europa, no espaço que vai de Junho de 2004 a Junho de 2008.



Esta comparação não inclui o IVA, cuja evolução também foi prejudicial em comparação com o resto
da Europa. E um último dado adicional: o crude aumentou 160% neste prazo.
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por Elias » 29/9/2008 17:31

Martins_Braz Escreveu:LOL... senhas de combustíveis... isso é para ser "roubado" duas vezes: uma na GALP; outra no Continente.


agora não percebi.

deixa-me perguntar-te assim: se tu fosses o responsável de uma "pequena" empresa tipo Agip e tivesses 300 postos em Portugal, e hoje tivesses de decidir o preço de venda que ia entrar à meia-noite de hoje, que preço fixavas?

Martins_Braz Escreveu:De qualquer forma, é preferível ter 8+8 do que 5+5 não é? Voltamos ao mesmo do outro dia... se Lisboa e Porto fossem ao pé de Espanha provavelmente tinhamos 8+8 e não 5+5


Eu acho que se Lisboa e Porto fossem ao pé de Espanha a carga fiscal sobre os combustíveis era muito diferente. Mas a maioria das pessoas prefere continuar a dirigir os seus insultos às gasolineiras, fazendo da questão fiscal um assunto tabu.
 
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por Martins_Braz » 29/9/2008 17:26

Elias Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Se a AGIP tivesse 300 postos de combustível em Portugal tenho a certeza que seria...Ou será que não preferias abastecer 5 a 10 cetn. mais barato se tivesses os postos lado a lado?


Não podes ter certezas acerca disso. Podes apenas ter essa convicção.

Tal como eu posso ter a convicção que se a AGIP tivesse os tais 300 postos em Portugal e vendesse a gasolina 5 a 10 cêntimos mais barata, como tu dizes, provavelmente as senhas de desconto de 10 cêntimos (5+5)que o Continente dá para abastecer na GALP passariam a ser de 16 cêntimos (8+8), como já tem vindo a acontecer no Modelo de Portalegre e no respectivo post GALP, que devido à proximidade à fronteira vê os seus clientes fugir para Espanha e assim consegue fidelizá-los dando um desconto mais generoso. Eles não andam a dormir...

1 abraço,
Elias


LOL... senhas de combustíveis... isso é para ser "roubado" duas vezes: uma na GALP; outra no Continente.

De qualquer forma, é preferível ter 8+8 do que 5+5 não é? Voltamos ao mesmo do outro dia... se Lisboa e Porto fossem ao pé de Espanha provavelmente tinhamos 8+8 e não 5+5
 
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por Elias » 29/9/2008 17:20

Martins_Braz Escreveu:Se a AGIP tivesse 300 postos de combustível em Portugal tenho a certeza que seria...Ou será que não preferias abastecer 5 a 10 cetn. mais barato se tivesses os postos lado a lado?


Não podes ter certezas acerca disso. Podes apenas ter essa convicção.

Tal como eu posso ter a convicção que se a AGIP tivesse os tais 300 postos em Portugal e vendesse a gasolina 5 a 10 cêntimos mais barata, como tu dizes, provavelmente as senhas de desconto de 10 cêntimos (5+5)que o Continente dá para abastecer na GALP passariam a ser de 16 cêntimos (8+8), como já tem vindo a acontecer no Modelo de Portalegre e no respectivo post GALP, que devido à proximidade à fronteira vê os seus clientes fugir para Espanha e assim consegue fidelizá-los dando um desconto mais generoso. Eles não andam a dormir...

1 abraço,
Elias
 
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por Martins_Braz » 29/9/2008 17:14

Elias Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:hummm... consegues comparar o gasóleo de Maio /Junho/Julho 2006 e o de Agosto de 2008??


Lamento Martins Braz mas não tenho recolhido dados do gasóleo.

1 abraço,
Elias


Ok, fica o obrigado na mesma
 
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por Martins_Braz » 29/9/2008 17:13

carrancho Escreveu:
De qualquer forma gostava de salientar que presentemente eu vou à GALP, BP Repsol e já vejo diferenças no preço, coisa que antes (do relatório da AdC) não acontecia (ou melhor acontecia, pois a BP tinha em geral o preço 0.001€ abaixo da GALP) e tal era verdadeiramente desleal e isso não é seguramente um mito que alguém possa vir desmontar!


canguru,

Mas isso já está mais que desmontado neste tópico... não é a concorrência, ou falta dela, que faz com que o preço da gasolina seja mais cara em Portugal do que em Espanha (por exemplo). A falta de concorrência não é o factor determinante para que nos custe tanto € abastecer o deposito.


Se a AGIP tivesse 300 postos de combustível em Portugal tenho a certeza que seria...

Ou será que não preferias abastecer 5 a 10 cetn. mais barato se tivesses os postos lado a lado?
 
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por Elias » 29/9/2008 17:12

Martins_Braz Escreveu:hummm... consegues comparar o gasóleo de Maio /Junho/Julho 2006 e o de Agosto de 2008??


Lamento Martins Braz mas não tenho recolhido dados do gasóleo.

1 abraço,
Elias
 
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por Martins_Braz » 29/9/2008 17:12

Elias Escreveu:Há dias estava a falar com um colega sobre a evolução dos preços dos combustíveis. Ele achava que tinham subido muito (como aliás quase toda a gente que anda mal informada sobre o assunto).

Eu disse-lhe que há dois anos (no Verão de 2006) o preço de venda da gasolina 95 era o mesmo que agora (1,39 por litro).

Ele disse que isso era impossível, que de certeza tinha subido muito mais. Eu então mostrei-lhe o ficheiro que tenho compilado desde Janeiro de 2006 e que já por diversas vezes coloquei neste forum (no tópico petróleo e gasolina - vamos a números). Ele continuou a não acreditar e disse "isso está tudo gatado! mostra-me o recibo".

Por acaso guardo os recibos e no dia seguinte mostrei-lhe um recibo de gasolina de um posto GALP em Viseu, datado de Agosto de 2006 e em que se vê o preço por litro: 1,388.

Acho que ficou convencido :wink:

Pormenor curioso: em 2 anos a gasolina subiu menos de 1% (e o que subiu foi por causa do aumento do ISP) mas no mesmo espaço de tempo o petróleo (em euros) subiu mais de 30%. Se calhar a gasolina devia estar era muito mais cara...

1 abraço,
Elias


hummm... consegues comparar o gasóleo de Maio /Junho/Julho 2006 e o de Agosto de 2008??

Obrigado
 
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Re: Formação de preços dos combustíveis - Dúvida

por Flying Turtle » 29/9/2008 17:07

lbmartins Escreveu:No entanto, quando assistimos à "estatização" das grandes empresas financeiras do epicentro do capitalismo, fica a dúvida. Se os americanos em primeiro lugar e agora os europeus esquecem as regras do mercado e "estatizam" bancos, alguém ficaria chocados com alguma intervenção nos preços dos produtos refinados ? eu acho que não, mas ...


É uma situação bastante diferente. De qualquer forma, estou plenamente de acordo quanto à falta de senso fundamental nas medidas que estão a ser tomadas para "salver" o sector financeiro. Na minha modesta e insuficientemente informada forma de ver, trata-se de varrer o lixo para debaixo do tapete.

FT
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Re: Formação de preços dos combustíveis - Dúvida

por lbmartins » 29/9/2008 16:53

Flying Turtle Escreveu:
lbmartins, lá poder podia... mas o preço das cotações cairia a pique, porque basicamente o que uma Administração que agisse assim estaria a fazer seria destruir valor para a empresa e, em consequência, para os accionistas. Não esquecer que o Estado apenas detém cerca de 8% na Galp os quais, aliás, se prepara para vender.

Mas mesmo que a GALP fosse totalmente pública, essa destruição de valor ocoreria de qualquer forma (o accionista aí seria o EStado e não privados, mas tudo o restante seria igual) e, portanto, em vez de perderem os accionistas perdíamos todos nós, pagadores de impostos...

De uma forma ou de outra, seria um gravíssimo erro estratégico e de gestão se a GALP não vendesse o seu produto ao melhor preço que consegue no mercado. Não é não o fazendo que se defende o interesse público, quer ela seja pública quer privada.

Note-se por último que o Chavez já nos habituou a destruir valor com as medidas que toma para gerir o seu país. Por enquanto não se nota porque o fluxo de dólares decorrente das exportações de petróleo consegue tapar todos esses dislates. Mas um dia virá em que as verdadeiras contas virão ao de cima e aí, como de costume, acabarão pagando a factura os... do custume.

FT


Obrigado pela resposta FT. A questão era mesmo essa. É possível e só não acontece porque não interessa.
No entanto, quando assistimos à "estatização" das grandes empresas financeiras do epicentro do capitalismo, fica a dúvida. Se os americanos em primeiro lugar e agora os europeus esquecem as regras do mercado e "estatizam" bancos, alguém ficaria chocados com alguma intervenção nos preços dos produtos refinados ? eu acho que não, mas ...

Quanto ao chavez foi apenas utilizado como termo de comparação. Longe de mim defender as políticas desse senhor.


LBM
 
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por Elias » 29/9/2008 16:51

canguru Escreveu:
A concorrência ocorre quando o preço de um dado produto de marca X tem a diferença de 0.001€ do mesmo produto de marca Y e de outro de marca Z, desde que esse produto foi liberalizado, tendo as subidas e descidas ocorrido sempre de forma simultânea.


Portanto para ti há concorrência quando os preços são diferentes - é isso?
 
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por canguru » 29/9/2008 16:36

canguru, já agora para ti o que seria haver concorrência?


A concorrência ocorre quando o preço de um dado produto de marca X tem a diferença de 0.001€ do mesmo produto de marca Y e de outro de marca Z, desde que esse produto foi liberalizado, tendo as subidas e descidas ocorrido sempre de forma simultânea.
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por carrancho » 29/9/2008 15:57

De qualquer forma gostava de salientar que presentemente eu vou à GALP, BP Repsol e já vejo diferenças no preço, coisa que antes (do relatório da AdC) não acontecia (ou melhor acontecia, pois a BP tinha em geral o preço 0.001€ abaixo da GALP) e tal era verdadeiramente desleal e isso não é seguramente um mito que alguém possa vir desmontar!


canguru,

Mas isso já está mais que desmontado neste tópico... não é a concorrência, ou falta dela, que faz com que o preço da gasolina seja mais cara em Portugal do que em Espanha (por exemplo). A falta de concorrência não é o factor determinante para que nos custe tanto € abastecer o deposito.
Abraço,
Carrancho
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por Elias » 29/9/2008 15:56

canguru Escreveu:Rmachado,

Convenhamos que passar de uma diferença de preços de 0.001€ para 0.02€ já estamos a falar de um incremento na discrepância 20 vezes maior do que o que tínhamos! De qualquer forma quero acreditar que a fase do “andamos-a-fingir-que-há-concorrência” tenha definitivamente cessado.


canguru, já agora para ti o que seria haver concorrência?
 
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por rmachado » 29/9/2008 15:54

canguru Escreveu:Rmachado,

Convenhamos que passar de uma diferença de preços de 0.001€ para 0.02€ já estamos a falar de um incremento na discrepância 20 vezes maior do que o que tínhamos! De qualquer forma quero acreditar que a fase do “andamos-a-fingir-que-há-concorrência” tenha definitivamente cessado.


Espero bem que tenha razão.
 
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por Elias » 29/9/2008 15:36

Há dias estava a falar com um colega sobre a evolução dos preços dos combustíveis. Ele achava que tinham subido muito (como aliás quase toda a gente que anda mal informada sobre o assunto).

Eu disse-lhe que há dois anos (no Verão de 2006) o preço de venda da gasolina 95 era o mesmo que agora (1,39 por litro).

Ele disse que isso era impossível, que de certeza tinha subido muito mais. Eu então mostrei-lhe o ficheiro que tenho compilado desde Janeiro de 2006 e que já por diversas vezes coloquei neste forum (no tópico petróleo e gasolina - vamos a números). Ele continuou a não acreditar e disse "isso está tudo gatado! mostra-me o recibo".

Por acaso guardo os recibos e no dia seguinte mostrei-lhe um recibo de gasolina de um posto GALP em Viseu, datado de Agosto de 2006 e em que se vê o preço por litro: 1,388.

Acho que ficou convencido :wink:

Pormenor curioso: em 2 anos a gasolina subiu menos de 1% (e o que subiu foi por causa do aumento do ISP) mas no mesmo espaço de tempo o petróleo (em euros) subiu mais de 30%. Se calhar a gasolina devia estar era muito mais cara...

1 abraço,
Elias
 
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