Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Análise c/ curto comentário à JMT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 24/9/2008 22:12

mca1967 Escreveu:Claro!!!

Com todo o respeito...

Estamos a "prever"?

Ou estamos a "relatar" e a "comentar movimentos passados"?

Com todo o respeito...

Quem anda na AT, já aqui (a "perder tempo" em fóruns) não devia andar!!!

Bons negócios,

mca,

Com todo o respeito, tenha mais calma e descanse um pouco, aqui ninguém o obriga a ler ou a acreditar no que quer que seja.

Por isso... respeite.

Boa Noite
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Pata-Hari » 24/9/2008 22:11

mca, estás a sugerir que o cem, por exemplo absurdo, está aqui a mais? não consigo entender a tua argumentação, certamente limitação minha.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por SAPT » 24/9/2008 22:08

Claro!!!

Com todo o respeito...

Estamos a "prever"?

Ou estamos a "relatar" e a "comentar movimentos passados"?

Com todo o respeito...

Quem anda na AT, já aqui (a "perder tempo" em fóruns) não devia andar!!!

Bons negócios,

Registado: 29/11/2007 11:27

por Crómio » 24/9/2008 22:05

ljbk,

Agradecia ao meu caro que colocasse aqui um desses famosos graficos dependentes do volume.

Obrigado :wink:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por ljbk » 24/9/2008 22:00

Boas !

Para quem não acredita na AT para a JMT, deixo as seguintes "coincidências" visiseis num gráfico com os dados intraday considerando o volume:

- A JMT começou a cair depois de quebrar a sua LTD de curto prazo iniciada a 01/08 (ver o meu post no topico da JMT);
- o "espaço de negociação", como diz o Marco, entre os máximos e os 5.70 é quase identico ao encontrado ente os 5.70 e os minimos dos ultimos dias: Min = 5.70*5.70/6.55 = 4.96;
- considerando o ultimo suporte nos 5.52, o retracement de Fibo, com factor 1.618, aplicado à zona 6.55/5.52 tambem apontava para a zona dos 5 Euros (escala log.);
- a JMT teve a sua primeira reacção à queda recente depois de quebrar a LTD de muito curto prazo (5.80/5.40/5.20/5.00) no dia 19 tendo recuperado até aos 38% de Fibo do espaço 6.55/4.92 e anterior suporte agora resistência junto aos 5.50;
- finalmente hoje logo pela manha na abertura, a JMT quebrou a LTD de todo o movimento descendente desde a zona dos 6.55, sinal que a queda tinha parado e que poderia começar a reagir pelo menos de novo até aos 38% de Fibo do espaço 6.55/4.92;

=> Isto não quer dizer que vá continuar a subida amanhã: o mais natural é vir a corrigir da subida que já leva nem que não seja na abertura ou já amanhã.

BN,
ljbk.

Edit: juntei gráfico referido e já agora os niveis de Fibo futuros são previsiveis considerando os ultimos máximos e minimos relativos já conhecidos: isto tambem é AT.
Anexos
ljbk_jmt_20080924.PNG
ljbk_jmt_20080924.PNG (57.42 KiB) Visualizado 5682 vezes
Editado pela última vez por ljbk em 24/9/2008 22:58, num total de 1 vez.

Registado: 25/11/2005 11:15

por SAPT » 24/9/2008 21:57

..."Repare que para amanhã já fiz um comentário baseado também em A.T. e com várias saídas, vamos ver qual nos sai, mas qq movimento que venha a acontecer já está estudado, mas também podemos que ter que alterar a nossa análise durante a sessão, temos que ser flexiveis quando analisamos o curtíssimo prazo

Espero ter ajudado e não diga mal da A.T. pois sem ela eu já tinha falido há muitos anos"...

TSRM: prezo muito a S/ pessoa! Acredite e não tenha dúvidas!!! É dos elementos mais importantes, para mim, neste fórum... Já leio as suas análises / comentários à uns anos... Claro que ajudou e eu não estou a dizer mal da A.T.! Só escrevo que não acredito!!! E não vamos divagar sobre falências...

Várias saídas? Claro: um jogo de futebol pode terminar com a vitória da equipa da casa, da equipa visitante, ou com um empate... Depois, justificámos o resultado!!!

Só isso!!!

Abraço,

por TRSM » 24/9/2008 21:48

mca1967 Escreveu:Boas...
Peço desculpa, se o meu comentário parecer "raivoso"!
É capaz de ser compreensível, depois de mais um dia de trabalho complicado!!! Peço desculpa, se me exprimi de uma forma menos correcta!
Não tenho, nem nunca tive qualquer posição na JMT! Presumo nunca vir a ter, não por ter alguma coisa contra, mas por falta de "feeling"!!! Chamem-lhe o que quiserem...
Esqueçam a JMT!!!
O que eu pretendo opinar é o seguinte: não acredito em análise técnica! Porque, resumidamente, qualquer notícia (mais ou menos importante) é o suficiente para a "corromper"!!!...
Não pude deixar de ler um tópico específico sobre a JMT... em que alguns "companheiros" também opinam sobre o facto de "não terem visto" motivos para uma descida de 15%... nem para uma subida de 10%...
Bons negócios para todos!!!

Caro amigo

Não sei se alguma vez tentou fazer A.T., mas pelo seu comentário pressuponho que não, logo não me parece razoável dizer que a A.T. não funciona.
Não tenho qq Bola de Cristal nem eu nem todos os que fazem A.T., contudo e já lá vão 10 anos a fazer A.T. é natural que alguns movimentos consigam ser detectados quer através de padrões , formações ou Teoria da Candlesticks, e quem quiser analisar o curtíssimo prazo só o consegue com sucesso através do estudo das candles.

Repare que NUNCA disse que a JMT ia cair 15% num dia, mas no dia 13 tinha dito o seguinte neste tópico

1) semanal continua com midpoint em fecho inviolável-menos positivo

2) candle diária com boa reacção ao suporte de curto prazo 5,70(diário) - positivo

3) engulfing bearish semanal com volume forte (máximo 6,39) continua a ser o valor a abater em fecho semanal - menos positivo

4) CANDLES SEMANAIS COM TEOR BEARISH E COM VOLUME SUPERIOR ÀS CANDLES DE SUBIDA.Esta semana temos (sombra superior com grande amplitude) - negativo

5) todos os fechos semanais acima dos 5,60 deverão ser considerados positivos, abaixo disso cada um decide pela sua cabeça

Repare que nos 4 primeiros pontos eu digo que 1 é positivo, 2 menos positivos e 1 negativo e neste que digo negativo até foi escrito com Maiúsculas, poís a A.T. através das candles e do volume alertavam para algo que acabou por acontecer passadas 4 sessões. logo quem tivesse feito a mesma análise que eu JAMAIS entraria na JMT naquela zona

Agora vamos falar sobre o movimento de hoje que ninguém esperava, nem eu, mas tinha afirmado com alguma clareza, contudo com risco elevado, que a JMT tinha feito um suporte de curtíssimo prazo, mais uma vez utilizei o estudo das candles e até disse no dia 22 o seguinte

A candle de hoje não me diz absolutamente nada, contudo foi positivo verificar que já fez 2 sessões sem ter efectuado novos minimos.
Vamos com calma e não stresses icon_wink.gif eventualmente só na 6ª feira se irá decidir, mas isto sou eu a pensar alto.
Enquanto não fechar abaixo dos minimos 4,91 ou fechar acima dos 5,52 não valerá a pena dizer mais sobre a JMT.

Pelo que observei dos ultimos movimentos da JMT depois da uma candle com forte queda á 6ª sessão seguinte dispara, É SÓ VER O GRÁFICO, segundo os meus cálculos seria só na 6ª feira, mas pelos visto tivemos uma antecipação.

Quem acreditasse que existia ali um suporte a 4,91, teve muito tempo para abrir uma posição longa, mas com disciplina, ou seja qq fecho diário abaixo dos 4,91 assumia a perda.

Repare que para amanhã já fiz um comentário baseado também em A.T. e com várias saídas, vamos ver qual nos sai, mas qq movimento que venha a acontecer já está estudado, mas também podemos que ter que alterar a nossa análise durante a sessão, temos que ser flexiveis quando analisamos o curtíssimo prazo

Espero ter ajudado e não diga mal da A.T. pois sem ela eu já tinha falido há muitos anos

boa noite

Registado: 5/11/2002 11:30

por SAPT » 24/9/2008 21:47

O.K.
Não me atrevo a pôr em causa as V/ opiniões!
Não me atrevo a pôr em causa aquilo em que acreditam!
Tenho a minha opinião!
Vocês têm a vossa!!!
Todos teremos razão... a NOSSA razão!
Podemos fazer um exercício?
Pela análise técnica, amanhã e sexta-feira, o que poderá ou será previsível acontecer á JMT?
Concretamente!!!
(não me julguem mal... quero acreditar nessa análise, mas não consigo...)...
Abraço,

por mlra » 24/9/2008 21:38

Boas mca1967!

Olha que a AT ajuda muito (ainda estou a aprender). Claro que em situações de fuga de informação (positiva ou negativa) e acontecimentos como o que referiste ela não me ajuda grande coisa pois sai asneira. Eu pessoalmente gosto de utilizar a AT em cojunto com a AF e só invisto nas empresas que eu penso serem boas em termos de fundamentais. A JM é uma delas. :wink:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por Crómio » 24/9/2008 21:37

mca1967 Escreveu:Boas, Crómio...
Repeitosamente, "revolta"? Nenhuma!!!
A JMT não é uma aposta minha! Mas espero que dê muitas alegrias!!!...
Não!!!
Estou a escrever sobre a análise técnica em geral... Não sobre a JMT especificamente...
Só que hoje, efectivamente, a JMT disparou 10% não pela análise técnica, mas por um facto... Da mesma maneira que caiu cerca de 15% não pela análise técnica, mas por um facto...
Desculpa... Com calma...
Entraste em máximos (o que eu lamento mas toda a gente tinha entrado!) quando a AT o quê? Esperado por quê?
Qual AT, Amigo?
Tiveste AZAR pela notícia que surgiu, da mesma maneira que (eventualmente) minoraste o AZAR pela noticia que hoje surgiu!!! Ou a AT prevê notícias?
Não me lixem!!! As acções do nosso PSI20 não têm análise técnica!!! Arrastam-se ao sabor de outros índices, de notícias e outros...
Desculpem, é a minha opinião, que vale o que vale!!!

Caro mca,

Primeiro explico porque vi revolta:

Vejo um post carregado de descrença na AT, como que desilusão e... lá está, revolta.

Já reparaste na quantidade de pontos de exclamação no teu post?

Agora em relação à AT:

Não, ela não adivinha NADA, principalmente notícias e inside moves.

Mas sim, pode evidenciar movimentos futuros.

Por incrível que pareça (isto numa onda mais mística) por vezes prevê notícias, principalmente em títulos mais líquidos ou FX onde impera sem a mínima sombra de dúvida, e para isso recomendo leres o tópico do EURUSD ou publicações de referência em FX.

Concordo contigo em relação à "ATicidade" nos títulos da nossa praça, pelas razões que referes.

Em relação ao meu AZAR:

Não tive azar nenhum, tive foi indisciplina em não fazer actuar um Stop e ao invés, "reforçar" num trade perdedor.

Teria evitado estar a perder 20 vezes mais do que se tivesse saltado fora quando a aposta se revelou infrutífera.

Aqui não há sorte nem azar, há consistência e disciplina, porque podemos estar certos e perder assim como estar errados e ganhar.

Após o primeiro tombo estaríamos num excelente ponto de entrada, e ninguém adivinhava que o maior tombo ainda estivesse para vir.

Mais uma vez o Stop era essencial.

Depois desta última queda (15%) novamente surgiu um excelente ponto de entrada.

Quem entrou ganhou, mas se amanhã tombar mais 15% só perde quem não tem Stop e não quem tem azar.

Abraço

William Bernstein

por SAPT » 24/9/2008 21:24

mlra,
Claro!
E também!
Portanto, vamos esquecer a análise técnica?
E, se em vez de um "acontecimento normal" (alguns saberem antecipadamente notícias importantes e aproveitarem-se = crime) acontecer um "acntecimento anormal" (11 de Setembro, por exemplo?)???
Vamos esquecer a análise técnica?
Que vale!!! Mas, vale o que vale...???...

por mlra » 24/9/2008 21:19

Não pude deixar de ler um tópico específico sobre a JMT... em que alguns "companheiros" também opinam sobre o facto de "não terem visto" motivos para uma descida de 15%... nem para uma subida de 10%...

Boas mca1967!

O problema é que as noticias saem para uns antes do tempo e para outros depois. E quem as sabe antes ganha uma pipa de massa.:wink:

Cumps

por SAPT » 24/9/2008 21:09

Boas...
Peço desculpa, se o meu comentário parecer "raivoso"!
É capaz de ser compreensível, depois de mais um dia de trabalho complicado!!! Peço desculpa, se me exprimi de uma forma menos correcta!
Não tenho, nem nunca tive qualquer posição na JMT! Presumo nunca vir a ter, não por ter alguma coisa contra, mas por falta de "feeling"!!! Chamem-lhe o que quiserem...
Esqueçam a JMT!!!
O que eu pretendo opinar é o seguinte: não acredito em análise técnica! Porque, resumidamente, qualquer notícia (mais ou menos importante) é o suficiente para a "corromper"!!!...

por mlra » 24/9/2008 21:08

Boas!

Crómio eu tambem estou a arder, mas porque não entrei de manhã como deveria ter feito. :lol:
Hoje acabei por não entrar porque não estava a perceber nada deste disto. A minha curta experiência de AT não me fazia prever um subida de 10% com um volume abaixo da média, quebrando varias resistências importante (sem volume) como por exemplo a SMA200. O que é mais incrivel é que hoje não houve sequer um reteste a determinados valores para se perceber se a subida continuava ou parava. Como quando não percebo determinados movimentos fico quieto desta vez mas valia ter entrado á "Zé Nabo" que tinha ganho uma pipa de massa. :cry:

Cumps

por mcarvalho » 24/9/2008 21:01

a falencia de empresas e algumas notícias também não têm nada a ver com A T e muitas vezes a AF é favorável

comentários raivosos é que não são de profissionais

A mim também me apetecia dizer umas asneiras porque vendi a 5 499.. foram-se.. pois normalmente o fecho da JM é negativo.. mas preferi dizer ..filho da put.no WC

parabéns mais uma vez pela análise

abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por SAPT » 24/9/2008 21:01

Boas, Crómio...
Repeitosamente, "revolta"? Nenhuma!!!
A JMT não é uma aposta minha! Mas espero que dê muitas alegrias!!!...
Não!!!
Estou a escrever sobre a análise técnica em geral... Não sobre a JMT especificamente...
Só que hoje, efectivamente, a JMT disparou 10% não pela análise técnica, mas por um facto... Da mesma maneira que caiu cerca de 15% não pela análise técnica, mas por um facto...
Desculpa... Com calma...
Entraste em máximos (o que eu lamento mas toda a gente tinha entrado!) quando a AT o quê? Esperado por quê?
Qual AT, Amigo?
Tiveste AZAR pela notícia que surgiu, da mesma maneira que (eventualmente) minoraste o AZAR pela noticia que hoje surgiu!!! Ou a AT prevê notícias?
Não me lixem!!! As acções do nosso PSI20 não têm análise técnica!!! Arrastam-se ao sabor de outros índices, de notícias e outros...
Desculpem, é a minha opinião, que vale o que vale!!!

por Crómio » 24/9/2008 20:46

mca1967 Escreveu:Boas...
Desculpem lá, mas isto não tem nada a ver com análise técnica!!!
A análise técnica do titulo não evidenciava este movimento!!!
Isto tem a ver com uma notícia!!!
Logo, amanhã, o título pode tornar a disparar para cima... ou para baixo...
Eu continuo a pensar que a análise técnica dos títulos dá para duas coisas: para dizer / escrever algo e para emendar e justificar o que se disse / escreveu...
Nota: não tem nada a ver com as brilhantes análises efectuadas por alguns, nomeadamente o TSRM (que muito prezo!!!)...

Hã?
Mas esta revolta vem a propósito de quê?

Não entraste lá em baixo foi?

Olha, eu entrei em máximos porque sim e agora estou a arder, segundo a AT devia ter esperado mas não quis...

Abraço

William Bernstein

por SAPT » 24/9/2008 19:53

Boas...
Desculpem lá, mas isto não tem nada a ver com análise técnica!!!
A análise técnica do titulo não evidenciava este movimento!!!
Isto tem a ver com uma notícia!!!
Logo, amanhã, o título pode tornar a disparar para cima... ou para baixo...
Eu continuo a pensar que a análise técnica dos títulos dá para duas coisas: para dizer / escrever algo e para emendar e justificar o que se disse / escreveu...
Nota: não tem nada a ver com as brilhantes análises efectuadas por alguns, nomeadamente o TSRM (que muito prezo!!!)...

por TRSM » 24/9/2008 18:24

Já muito foi dito e parece ouro sobre azul, mas agora interessa falar das possíveis aberturas para amanhã.

Abertura em GAP- é bull mas vai ser aproveitada para vender, contudo caso venha a ser efectuada acima dos 5,90 pode muito bem ser sinal que pode não fechar o GAP, já uma abertura em GAP abaixo dos 5,90 pode abrir caminho a fecho de GAP, ou algo mais**

Abertura abaixo dos máximos de hoje e acima dos 5,40 também é bull

Abertura abaixo dos 5,40 pode queimar o melhor é nem tocar.

Qualquer movimento intraday abaixo dos 5,40 pode tornar-se perigoso

Só para informar que antes do fecho a cotação estava abaixo dos 5,52, ou seja a 5,507

** pode fechar o GAP e efectuar novo movimento de alta ou então abrir caminho para a formação de um dark cloud cover (candle bearish e que indicia que um topo de curto prazo pode ter sido feito)
Anexos
jmt.bmp
jmt.bmp (1.05 MiB) Visualizado 6089 vezes

bpionline

por mcarvalho » 24/9/2008 17:22

Jerónimo Martins dispara mais de 10% em nova sessão atribulada

24/09/2008

A Jerónimo Martins voltou a viver a sessão de forte volatilidade em bolsa. Hoje os títulos subiram mais de 10%, sendo que a queda superior a 15% sofrida na quinta-feira da semana passada está a ser investigada pela CMVM. Os títulos da CMVM estiveram todo o dia a negociar em alta, mas registaram fortes ganhos os últimos minutos da sessão. Terminaram o dia a subir 10,88% para 5,699 euros. "Não há notícias que justifiquem esta subida. O título tem sido pressionado por uma venda grande que já terminou e passada esta pressão vendedora volta a mostrar-se atractivo", disse um operador citado pela Reuters. Dias de forte volatilidade têm sido frequentes na Jerónimo Martins. Na quinta-feira, dia em que as bolsas europeias fecharam mistas e Lisboa sofreu uma queda acentuada, A Jerónimo Martins perdeu 15,34% para 4,91 euros. Uma queda que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários diz estar a investigar. “Naturalmente é uma queda anormal. Esse é um dos casos (que está em investigação), mas há outros", afirmou Carlos Tavares em entrevista à Reuters hoje publicada. "Estamos a investigar se houve uma de três coisas: ou abuso de mercado, que inclui o crime de manipulação de mercado e o crime de abusso de informação privilegiada; ou se houve violação do dever de defesa de mercado que não é crime; ou se há uma explicação racional pode acontecer que haja", afirmou. No dia 10 de Setembro a Jerónimo Martins também terminou o dia com uma variação de dois dígitos. As acções da retalhista cederam 10,07% nesse dia. A valorização de hoje (a recuperação da Jerónimo acentuou-se esta semana devido a uma nota de “redearch” positiva por parte da JPMorgan) deixa agora a Jerónimo Martins com uma subida de 5,54% em 2008. Já depois do fecho da Bolsa a JM emitiu um comunicado adiantando que recebeu “luz verde” do regulador polaco com vista à compra das lojas Plus naquele país.

por jabreu » 24/9/2008 16:59

que grande fecho!!!!!!! nem eu contava ... entrei ontem a 5,11 .... Contava que hoje testa-se os 5,5 mas quebrar com esta força e fechar nos 5,699....
Bora aos :mrgreen: 6
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Onorio » 24/9/2008 16:44

Profundidade
J. MARTINS
Compra Quant. Ofertas Venda
pixel
10,000 1 5.720
200 1 5.710
1,264 1 5.701
109,750 5 5.700
28,316 3 5.699
5.645 195,661 1
5.617 916 1
5.589 6,552 1
5.562 4,643 1
5.550 1,000 1

Ora bem 195mil*5.65 = 1.001.750€

Isto é muito euro.... :mrgreen:

Registado: 4/3/2008 23:31

ganda Tito

por mcarvalho » 24/9/2008 16:05

mais uma vez

:wink:

abraço

mcarvalho

por Crómio » 22/9/2008 18:58

Muito obrigado Tito,

Quando escrevi isto:
A ver se aprendo qualquer coisa...

Houve um passarinho que me disse isto:
Vamos com calma e não stresses

Afinal tinha razão! :lol:

Esperemos então o mais dranguilamente possível...

Abraço

William Bernstein

por TRSM » 22/9/2008 18:46

Crómio Escreveu:Olá Tito!

Sempre atento ao homem das velas, tens algo a acrescentar à vela de hoje?

- Higher Low
- Lower High (resistência no midpoint da anterior)
- Doji

O que se pode tirar daqui?
Nada?
A imprevisibilidade aumentou?

3,48 milhões transaccionados é bom sinal?
Parece-me que houve ali na primeira hora um despejo mas não a deixam cair muito.

Se por um lado andam a distribuir, por outro andam a acumular...

A ver se aprendo qualquer coisa...

Abraço

A candle de hoje não me diz absolutamente nada, contudo foi positivo verificar que já fez 2 sessões sem ter efectuado novos minimos.
Vamos com calma e não stresses :wink: eventualmente só na 6ª feira se irá decidir, mas isto sou eu a pensar alto.
Enquanto não fechar abaixo dos minimos 4,91 ou fechar acima dos 5,52 não valerá a pena dizer mais sobre a JMT

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, Google [Bot], nbms2012 e 137 visitantes