GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Coloco novamente este post, pois creio que o jfr2006 não o leu.
Questão para o jfr2006:
Questão: Será que uma correlação de 0,97 entre o preço do Oil e do combustível nas bombas é uma negação do que afirmas?
ou então:
O que achas da correlação de 0,97 entre o prço do Oil e o do combustível nas bombas (lag ajustado a 2 semanas)
Obrigado desde já pela resposta
Questão para o jfr2006:
Agora que eles andam a gozar connosco com aquelas desculpas esfarrapadas, andam. E isso ninguém pode negar
Questão: Será que uma correlação de 0,97 entre o preço do Oil e do combustível nas bombas é uma negação do que afirmas?
ou então:
O que achas da correlação de 0,97 entre o prço do Oil e o do combustível nas bombas (lag ajustado a 2 semanas)
Obrigado desde já pela resposta
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
tonirai Escreveu:Ed Escreveu: E se tiverem um cartão Visa Universo podem pagar com ele pois ainda têm + 2,5% (menos 0,50€ de taxa de utilização do mesmo).
Pois, eu por acaso tenho e usava sempre, mas desde que começaram a taxar esses 0.50€ deixei de o fazer... tens a certeza que em utilizações em gasolineiras o desconto é 2.5%?
Digo isto porque acho que na carta mensal de movimentos não especifica, só mostra a taxa de desconto total, que no meu caso acaba por ser inferior (ou estarei enganado?).
Se assim for, acho que vou voltar a usar, pois 50 litros * 1.29€ * 2.5% - 0.50€ = 1.11€ (ainda compensa).Ed Escreveu: Depois de vez em quando chega a casa um chequito (+ de 10€) para gastar no Continente ou Vobis.
Explica lá essa? Nunca me chegou nada disso. Tem a ver com o cartão Visa Universo? Se calhar depende do uso que se dá ao cartão...
Desculpem o offtopic
Sim dá 2.5% de desconto. Podes ver em :
http://www.universo.pt/pagina.asp?pn=1
Só que o desconto não é directo na bomba. Acumulam os descontos conseguido e quando o valor do desconto chegar a pelo menos 10€ enviam-te um cheque para casa para gastares nas lojas Continente, Continente on-line, Modelo, Modelo Bonjour, Worten, Modalfa, Vobis, Zippy Kidstore e Worten Mobile, como diz na página indicada. Convém é pagar sempre depois 100% do saldo do cartão pois se ficar saldo para o mês seguinte a tx é de 22%.
Enfim, assim sempre se consegue poupar uns tostões.
Se forem a Badajoz podem abastecer no Carrefour c/ 6 (cents ou %, já não sei) de desconto se tiverem o cartão que podem pedir nos caixas, sem ter de fazer compras.
- Registado: 21/3/2003 18:01
Ed Escreveu: E se tiverem um cartão Visa Universo podem pagar com ele pois ainda têm + 2,5% (menos 0,50€ de taxa de utilização do mesmo).
Pois, eu por acaso tenho e usava sempre, mas desde que começaram a taxar esses 0.50€ deixei de o fazer... tens a certeza que em utilizações em gasolineiras o desconto é 2.5%?
Digo isto porque acho que na carta mensal de movimentos não especifica, só mostra a taxa de desconto total, que no meu caso acaba por ser inferior (ou estarei enganado?).
Se assim for, acho que vou voltar a usar, pois 50 litros * 1.29€ * 2.5% - 0.50€ = 1.11€ (ainda compensa).
Ed Escreveu: Depois de vez em quando chega a casa um chequito (+ de 10€) para gastar no Continente ou Vobis.
Explica lá essa? Nunca me chegou nada disso. Tem a ver com o cartão Visa Universo? Se calhar depende do uso que se dá ao cartão...
Desculpem o offtopic

tonirai Escreveu:E olha que eu não estou a defender a Galp ou outras gasolineiras... se defendo algo ou alguém, é o Marco e a sua análise cuidada, que me dei ao trabalho (direi melhor - ao gosto) de acompanhar desde o princípio, e contra a qual ainda não vi um argumento que prove por a+b (ou seja, com números, datas e cálculos) que a análise dele até ao momento esteja incorrecta, ou seja, que incrimine de alguma forma as gasolineiras - poderá acontecer no futuro, mas o passado e presente é que está em causa, e até agora nada, nicles, niente.
Quando algo de anormal, que contrarie as relações entre petróleo, câmbio, cotações internacionais da gasolina, e gasolina na Galp (que é a que está aqui a servir de base) acontecer, ele cá estará com certeza, para o mostrar/provar também.
Acompanho este tópico diáriamente e acabo por também concordar com o Marco. Existe uma intoxicação enorme neste tema na comunicação social, fruto de um mau jornalismo que não investiga como se formam os preços, e que fazem eco da agenda de alguns interesses com a amplificação contra as gasolineiras por parte do governo por forma a distrair o povão do principal problema no preço: OS IMPOSTOS
Vejam a evolução do TOTAL DOS IMPOSTOS sobre os combustiveis nestes ultimos anos, e da vigarice da nova taxa para a estradas de portugal por forma a evitar num futuro próximo o tecto limite a ser imposto pela UE. Disto ninguém fala, parece que toda a gente tem medo deste governo. Para além de IVA sobre ISP e Tx.EP, algo de moralmente desonesto por parte de um estado sobre os seus.
Camisa Roxa Escreveu:tonirai Escreveu: Portanto EU tenho 10 cêntimos de desconto... quem não lhe fizer jeito essa fidelização, obviamente procure outras bombas com outro tipo de descontos
também utilizo essa promoção... bem boa tendo em conta que cá em casa normalmente fazemos compras no continente/modelo
E se tiverem um cartão Visa Universo podem pagar com ele pois ainda têm + 2,5% (menos 0,50€ de taxa de utilização do mesmo). Costumo comprar tabaco (péssimo vicio, eu sei) quando abasteço e o desconto do Universo incide sobre o total da compra. Depois de vez em quando chega a casa um chequito (+ de 10€) para gastar no Continente ou Vobis.
Para se aproveitar ao máximo os descontos da Galp deve pôr-se aprox 60 litros.
Exº 60 l gasoleo x (1.29?-.05-.05) = 71.4 (menos 5 cents de 200 pontos galp se tiverem) = 68.4 - 2.5% = 66.69 + .5 tx cartao = 67.19 € / 60 litros = 1.12€ litro aprox.
tonirai Escreveu: Portanto EU tenho 10 cêntimos de desconto... quem não lhe fizer jeito essa fidelização, obviamente procure outras bombas com outro tipo de descontos
também utilizo essa promoção... bem boa tendo em conta que cá em casa normalmente fazemos compras no continente/modelo

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
E olha que eu não estou a defender a Galp ou outras gasolineiras... se defendo algo ou alguém, é o Marco e a sua análise cuidada, que me dei ao trabalho (direi melhor - ao gosto) de acompanhar desde o princípio, e contra a qual ainda não vi um argumento que prove por a+b (ou seja, com números, datas e cálculos) que a análise dele até ao momento esteja incorrecta, ou seja, que incrimine de alguma forma as gasolineiras - poderá acontecer no futuro, mas o passado e presente é que está em causa, e até agora nada, nicles, niente.
Quando algo de anormal, que contrarie as relações entre petróleo, câmbio, cotações internacionais da gasolina, e gasolina na Galp (que é a que está aqui a servir de base) acontecer, ele cá estará com certeza, para o mostrar/provar também.
jfr2006 Escreveu: Essa dos 10 cêntimos é de partir a rir...são 5+5..mas 5 deles obrigam-te a ir gastá-los no continente/modelo, mesmo que não queiras lá ir comprar nada
Amigo, aqui ninguém obriga a nada, no geral só aproveito as promoções que envolvem produtos que já adquiraria de qualquer forma:
Quando meto na Galp, é porque a tenho a 100 metros da empresa onde trabalho, e porque faço sempre compras no Continente há 11 anos (muito antes dessa promoção fidelizadora de clientes aparecer), que fica a 3 minutos de casa.
Portanto EU tenho 10 cêntimos de desconto... quem não lhe fizer jeito essa fidelização, obviamente procure outras bombas com outro tipo de descontos

jfr2006 Escreveu:Já não era a primeira vez que o fariam..a GALP assim o fez..subiu o preço com a desculpa de o petróleo ter subido, quando tal só tinha acontecido num único dia de toda a semana anterior![]()
Ora diz lá quando é que isso aconteceu.
Datas e valores...
Fico a aguardar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:jfr2006 Escreveu:Em relação à subida do petróleo, já estou mesmo a vê-los a aproveitar uma subida com pico ontem até aos 130 dólares e aproveitarem esse pico, mesmo apesar de ter terminado o dia a 120 e hoje estar em queda
Este é outro exerício que as pessoas adoram fazer: inventar sobre o futuro.
Inventam sobre o Passado descrevendo coisas que não ocorreram e depois sugerem o que vai acontecer no Futuro (uma coisa sempre má). As petrolíferas passam sempre por más da fita por coisas que supostamente fizeram no passado e por coisas que supostamente vão fazer no futuro.
O que muito pouca gente faz é um análise cuidada e continuada do que realmente tem acontecido...
Se as petrolíferas fizerem o que sugeres, eu estarei aqui com a análise como sempre e vai mostrá-lo. Acusações desse tipo no passado (e já surgiram várias aqui) nunca se mostraram exactas neste tópico...
Já não era a primeira vez que o fariam..a GALP assim o fez..subiu o preço com a desculpa de o petróleo ter subido, quando tal só tinha acontecido num único dia de toda a semana anterior

É claro que eu devo andar a sonhar com isto tudo...

- Registado: 16/4/2008 14:13
Questão para o jfr2006:
Agora que eles andam a gozar connosco com aquelas desculpas esfarrapadas, andam. E isso ninguém pode negar
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
jfr2006 Escreveu:Em relação à subida do petróleo, já estou mesmo a vê-los a aproveitar uma subida com pico ontem até aos 130 dólares e aproveitarem esse pico, mesmo apesar de ter terminado o dia a 120 e hoje estar em queda
Este é outro exerício que as pessoas adoram fazer: inventar sobre o futuro.
Inventam sobre o Passado descrevendo coisas que não ocorreram e depois sugerem o que vai acontecer no Futuro (uma coisa sempre má). As petrolíferas passam sempre por más da fita por coisas que supostamente fizeram no passado e por coisas que supostamente vão fazer no futuro.
O que muito pouca gente faz é um análise cuidada e continuada do que realmente tem acontecido...
Se as petrolíferas fizerem o que sugeres, eu estarei aqui com a análise como sempre e vai mostrá-lo. Acusações desse tipo no passado (e já surgiram várias aqui) nunca se mostraram exactas neste tópico...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:jfr2006 Escreveu:Quando foi isso?
Só ponho gasóleo e sempre que ponho a BP está mais barata que a GALP![]()
Isso é totalmente falso.
Desde o dia 8 de Setembro e até ontem a BP sempre teve o preço mais alto que a GALP.
Primeiro: mais cara um centimo (1.468 vs 1.458) entre o dia 8 e o dia 16;
Depois: mais cara dois centimos (1.478 vs 1.458) entre o dia 17 ao dia 19;
Depois: mais cara cinco centimos (1.478 vs 1.428) entre o dia 20 e 21.
Nem me vou dar ao trabalho de ver mais para trás mas estes números do dia 8 ao dia 21 estão correctos e a BP sempre esteve mais cara neste periodo.
Olha que não, olha que não..passo sempre em frente aos dois postos e a BP está sempre mais barata 0,1 cêntimos

Não sei em que BP's vês esses preços..
Ou se calhar não leste que estou a falar de gasóleo

Em relação à subida do petróleo, já estou mesmo a vê-los a aproveitar uma subida com pico ontem até aos 130 dólares e aproveitarem esse pico, mesmo apesar de ter terminado o dia a 120 e hoje estar em queda

rmachado Escreveu:Estranho... então hoje não devia ter subido?
O Petroil não teve a subida record ontem? Pelo que várias pessoas aqui defendem não devia ter subido? Não parecem paradoxais estas noticias? Exactamente como a poucos dias mas de sinal contrário? E então agora como ficamos?
Ora nem mais.
Nos dias em que o petróleo desceu e a gasolina subiu (correctamente) os cabeçalhos das notícias eram "Petróleo desce, Gasolina sobe" e o coro de reclamações era ensurdecedor.
Agora, o Petróleo já está a subir desde quarta-feira passada e a gasolina tem descido (correctamente). Mas já ninguém comenta nada sobre o petróleo. Limitam-se a dizer (ou limitavam-se até Sábado/Domingo) que ainda devia estar mais barata.
Sistematicamente sem fazer cálculos para o demonstrar.
Eu volto a dizer que no dia 17 tinha feito previsão para este semana da Gasolina 95 a 1.405 euros nas bombas e o que o preço médio das várias gasolineiras está neste momento por roda desse valor.
O resto, o resto é a demagogia do costume com os média (que nada informam) a ajudar à festa.
jfr2006 Escreveu:Quando foi isso?
Isso é totalmente falso.
Desde o dia 8 de Setembro e até ontem a BP sempre teve o preço mais alto que a GALP.
Primeiro: mais cara um centimo (1.468 vs 1.458) entre o dia 8 e o dia 16;
Depois: mais cara dois centimos (1.478 vs 1.458) entre o dia 17 ao dia 19;
Depois: mais cara cinco centimos (1.478 vs 1.428) entre o dia 20 e 21.
Nem me vou dar ao trabalho de ver mais para trás mas estes números do dia 8 ao dia 21 estão correctos e a BP sempre esteve mais cara neste periodo.
jfr2006 Escreveu:Soma-lhe os 6 cêntimos de desconto e ainda mais ganho
Na GALP tb existem descontos (em parceria com o Modelo e Continente) que vão dos 5 aos 10 centimos.
William Bernstein
William Bernstein
jfr2006 Escreveu:Ainda hás de explicar os 15 cêntimos..Da ultima vez que vi, as promoções não eram acumuláveis...
Por mim, jfr2006, estás à vontade para abastecer na BP. Ou na REPSOL. Ou na CEPSA. Ou na AGIP. Ou na CIPOL. Ou no InterMarché. Ou no Jumbo. Ou... ou... ou... em lado nenhum. Ou em Espanha.
A discussão neste tópico tem-se centrado nas variações de preços dos combustíveis e se elas, em termos médios e de tendência, se alinham ou não pelas variações ocorridas internacionalmente, quer relativamente ao preço do petróleo quer dos produtos refinados.
A questão dos descontos é irrelevante para discussão porque é transparente em termos das variações nos preços, isto é, não as influencia.
De qualquer forma, para que não digas que fujo à questão, os 10 cêntimos resultam, como disse e tu confirmas, do cross-selling com a MODIS (atenção que este desconto não existe em todos os postos da GALP, designadamente nas auto-estradas). Ao que sei, podes adicionar a isso ou não a utilização de pontos do cartão de fidelidade da GALP para obteres um desconto até 5 cêntimos, que nada tem a ver com o outro. Mas como não tenho cartão da GALP, falo apenas do que vi em tempos anunciado na própria GALP e verifiquei no site respectivo na altura. Se estiver enganado, apresento as minhas desculpas.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
rmachado Escreveu:limpaesgotos Escreveu::clap:![]()
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 67726.html
Combustíveis 2008-09-22 18:42
Cepsa corta preço da gasolina em 8,3 cêntimos o litro
A Cepsa ultrapassou a BP na redução do preço dos combustíveis, baixando a partir de hoje a gasolina sem chumbo 95 octanas em 8,3 cêntimos, face ao recuo de 8 cêntimos efectuado pela BP.
Estranho... então hoje não devia ter subido?
O Petroil não teve a subida record ontem? Pelo que várias pessoas aqui defendem não devia ter subido? Não parecem paradoxais estas noticias? Exactamente como a poucos dias mas de sinal contrário? E então agora como ficamos?
Olha que a GALP não desceu..nem vai descer..há que roubar à fartazana...
Essa dos 10 cêntimos é de partir a rir...são 5+5..mas 5 deles obrigam-te a ir gastá-los no continente/modelo, mesmo que não queiras lá ir comprar nada

Ainda hás de explicar os 15 cêntimos..Da ultima vez que vi, as promoções não eram acumuláveis...
Deixa lá rmachado, a memória das pessoas é selectiva...
Quando é para descer e o petróleo sobe, quem não entende nada não questiona, e quem entende pouco diz que é o lag;
Quando é para subir e o petróleo desce, quem não entende nada dispara em todas as direcções, e quem entende pouco já esqueceu o lag...
Quando é para descer e o petróleo sobe, quem não entende nada não questiona, e quem entende pouco diz que é o lag;
Quando é para subir e o petróleo desce, quem não entende nada dispara em todas as direcções, e quem entende pouco já esqueceu o lag...

Flying Turtle Escreveu:jfr2006 Escreveu:Soma-lhe os 6 cêntimos de desconto e ainda mais ganho
Na GALP podes obter descontos associados ao cartão de fidelidade, assim como descontos associados ao cross-selling com a MODIS (Modelo/Continente). No conjunto, podes chegar a ter descontos de 15 cêntimos por litro.
FT
Pois... não adianta ir por aí, eu quando meto na Galp também tenho 10 cêntimos de desconto.
limpaesgotos Escreveu::clap:![]()
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 67726.html
Combustíveis 2008-09-22 18:42
Cepsa corta preço da gasolina em 8,3 cêntimos o litro
A Cepsa ultrapassou a BP na redução do preço dos combustíveis, baixando a partir de hoje a gasolina sem chumbo 95 octanas em 8,3 cêntimos, face ao recuo de 8 cêntimos efectuado pela BP.
Estranho... então hoje não devia ter subido?
- Registado: 24/8/2004 10:42
jfr2006 Escreveu:Flying Turtle Escreveu:jfr2006 Escreveu:E no entanto a GALP continua na sua missão: roubar ao máximo possível os Portugueses
Quando a GALP chegou a ter a gasolina mais barata 5 cêntimos do que a BP não te vi dizer isso...
FT
Quando foi isso?
Soma-lhe os 6 cêntimos de desconto e ainda mais ganho
Lê para trás e vais encontrar aqui informação sobre o assunto.
Na GALP podes obter descontos associados ao cartão de fidelidade, assim como descontos associados ao cross-selling com a MODIS (Modelo/Continente). No conjunto, podes chegar a ter descontos de 15 cêntimos por litro.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Ferreiratrade, Google [Bot], Jonas74, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, Silvaz77, trilhos2006 e 142 visitantes