Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jfr2006 » 23/9/2008 11:19

Flying Turtle Escreveu:
jfr2006 Escreveu:E no entanto a GALP continua na sua missão: roubar ao máximo possível os Portugueses :twisted:

Quando a GALP chegou a ter a gasolina mais barata 5 cêntimos do que a BP não te vi dizer isso...

FT

Quando foi isso?

Só ponho gasóleo e sempre que ponho a BP está mais barata que a GALP :twisted:

Soma-lhe os 6 cêntimos de desconto e ainda mais ganho :twisted:

Registado: 16/4/2008 14:13

por tonirai » 23/9/2008 11:18

Às vezes parece mesmo haver uma certa perseguição da imprensa à Galp, para além da imprecisão da informação que passam, a que já nos habituaram...
eu diria que é "empurrar a notícia para onde ela tem mais impacto", e se o coro de vozes populares olha mais para a Galp, é ela que temos que criticar :roll:

Ainda esta manhã, no bloco de notícias da SIC às 6:00, fizeram umas contas fantásticas, comparando a BP e Galp, dizendo que a BP baixou e a Galp não, estando 3 cêntimos mais barata, e rematando algo como:

"Ora se ambas seguem os preços do mercado internacional, porque é que a Galp não desceu? Para onde vão os 3 cêntimos a mais que recebem?"

Esqueceram-se foi de fazer esse tipo de comentário infeliz na semana passada, quando a Galp desceu e a BP não (não tinha mesmo aumentado? Já nem sei...), e quando a BP teve preços acima dos da Galp :roll:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Flying Turtle » 23/9/2008 10:40

limpaesgotos Escreveu::clap: \:D/

Não vejo em que é que há que aplaudir agora as petrolíferas ou, neste caso particular, a BP e a CEPSA. Do mesmo modo que não vejo em que é que há que as criticar quando sobem os preços porque têm de o fazer também.

Os números, quando analisados objectivamente, mostram que estas descidas eram perfeitamente esperáveis. Isso já aqui foi discutido e demonstrado è evidência.

Ah! E prepara a moca porque, a serem sustentadas as recentes subidas do petróleo (depois de descontado o efeito cambial), lá virão novas subidas dos combustíveis dentro de 1, 2 ou 3 semanas...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Flying Turtle » 23/9/2008 10:26

jfr2006 Escreveu:E no entanto a GALP continua na sua missão: roubar ao máximo possível os Portugueses :twisted:

Quando a GALP chegou a ter a gasolina mais barata 5 cêntimos do que a BP não te vi dizer isso...

FT

por jfr2006 » 23/9/2008 10:12

E no entanto a GALP continua na sua missão: roubar ao máximo possível os Portugueses :twisted:

por limpaesgotos » 22/9/2008 23:09

:clap: \:D/

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 67726.html

Combustíveis 2008-09-22 18:42

Cepsa corta preço da gasolina em 8,3 cêntimos o litro
A Cepsa ultrapassou a BP na redução do preço dos combustíveis, baixando a partir de hoje a gasolina sem chumbo 95 octanas em 8,3 cêntimos, face ao recuo de 8 cêntimos efectuado pela BP.

Diário Económico Online com Lusa

A partir da meia-noite de hoje a Cepsa baixa a gasolina 95 para 1,392 euros por litro e o gasóleo em quatro cêntimos para 1,257 euros por litro, avançou à Lusa fonte oficial da petrolífera.

"Estas descidas seguem a actual tendência para a baixa nas cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais", disse.

Também a Repsol vai acompanhar esta tendência de descida a partir da meia-noite, com uma descida de três cêntimos na gasolina 95 octanas, que passa a custar 1,428 euros o litro, e de um cêntimo no gasóleo que custará 1,288 euros por litro.

A BP baixou hoje o preço da gasolina em oito cêntimos e o do gasóleo em quatro cêntimos, para reflectir as variações nas cotações dos produtos refinados na última semana, afirmou fonte oficial.

"A média da semana passada [na cotação dos produtos refinados] permitiu baixar o gasóleo em quatro cêntimos e a gasolina em oito cêntimos", afirmou a mesma fonte.

Os preços de referência da BP são assim de 1,258 euros por litro para o gasóleo e de 1,339 euros por litro para o gasóleo Ultimate.

A gasolina sem chumbo 95 octanas passa a custar 1,398 euros o litro e a gasolina Ultimate custará 1,538 euros o litro.

A Galp já tinha descido os preços dos combustíveis no sábado em três cêntimos na gasolina 95 octanas, para 1,428 e um cêntimo no preço do gasóleo, que passou a ser de 1,291 euros o litro.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por tonirai » 22/9/2008 20:59

MFSC Escreveu:É impressionante dizerem que a BP é que é a boazinha porque fez hoje um corte significativo de 4 e 8 cêntimos. A BP anda a maior parte do ano a vender acima da Galp e da Repsol. Na semana passada, no dia seguinte ao apelo do Ministro, deu-se ao luxo de subir a gasolina em 1 cêntimo e só porque hoje fez um corte mais significativo é a maior... E a Galp é que anda a "roubar".

Marco, sou dos que "perdem tempo" a ler os teus comentários, gráficos e análises ao preço dos combustíveis e também sou dos que mudei de opinião após começar a ler atentamente este tópico. Intoxicado pela comunicação social, tinha a opinião que as petrolíferas andavam a portar-se muito mal... Hoje não penso assim, embora, aqui e acolá possa concordar que hajam alguns desfazamentos de correlação de preços. Mas para os dois lados.
Hoje sou da opinião que os maiores responsáveis por esta polémica são:
- comunicação social (praticamente toda)
- políticos (todos os partidos)

Faço minhas as tuas palavras.
Obrigado Marco, pelo teu enorme esforço em fazer alguma luz nas nossas mentes :clap:

Registado: 19/4/2007 18:26

por MarcoAntonio » 22/9/2008 19:10

Segundo a TSF, na Repsol as baixas são as seguintes:

Também a Repsol vai acompanhar esta tendência de descida a partir da meia-noite, com uma descida de três cêntimos na gasolina 95 octanas, que passa a custar 1,428 euros o litro, e de um cêntimo no gasóleo que custará 1,288 euros por litro.

Estes preços da Repsol são assim praticamente iguais aos preços a que a GALP já se encontrava.

Já agora aqui fica o quadro dos preços para estas quatro gasolineiras a partir de amanhã:

GALP* *BP* CEPSA REPSOL
1.428 1.398 1.392 1.428 | Gasolina 95
1.289 1.258 1.257 1.288 | Gasóleo

Relembro, para aqueles que acham que estas baixas são "muito surpreendentes" que eu no dia 17 tinha previsto um preço da Gasolina 95 de 1.405 euros para esta semana. Isto ainda antes de qualquer uma das descidas que veio a ocorrer...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Flying Turtle » 22/9/2008 19:01

CEPSA anunciou baixas semelhantes às da BP (gasóleo 4 cêntimos; gasolina 8,3 cêntimos em vez de 8) para a próxima meia noite. A REPSOL também terá anunciado baixas, mas não soube quais os valores.

FT

por Flying Turtle » 22/9/2008 18:50

Página 1 Escreveu:Combustíveis

DECO promove jornada de protesto

A DECO, associação de defesa do consumidor agendou para o próximo sábado uma jornada nacional de protesto contra o preço dos combustíveis, apelando aos consumidores para não abastecerem os veículos durante todo o dia.

“Preços dos Combustíveis: assim não! Sábado 27: Não se esqueça, não abasteça” é o slogan. Jorge Morgado, da DECO, diz que o protesto pretende chamar a atenção para o descontentamento dos consumidores e levar as petrolíferas a repercutir no preço de venda ao público as reais variações dos preços das matérias-primas, para além de exigir à Autoridade da Concorrência exerça “com eficácia as suas competências”.

in "Página 1", http://mediaserver.rr.pt/rr/others/946076822e0069.pdf

Cá está: A DECO no seu melhor...

Pela parte que me toca, abastecerei ou não conforme as minhas necessidades. Aliás, é quase certo que abastecerei porque conto fazer uma viagem de automóvel nesse dia...

FT

por MFSC » 22/9/2008 17:17

É impressionante dizerem que a BP é que é a boazinha porque fez hoje um corte significativo de 4 e 8 cêntimos. A BP anda a maior parte do ano a vender acima da Galp e da Repsol. Na semana passada, no dia seguinte ao apelo do Ministro, deu-se ao luxo de subir a gasolina em 1 cêntimo e só porque hoje fez um corte mais significativo é a maior... E a Galp é que anda a "roubar".

Marco, sou dos que "perdem tempo" a ler os teus comentários, gráficos e análises ao preço dos combustíveis e também sou dos que mudei de opinião após começar a ler atentamente este tópico. Intoxicado pela comunicação social, tinha a opinião que as petrolíferas andavam a portar-se muito mal... Hoje não penso assim, embora, aqui e acolá possa concordar que hajam alguns desfazamentos de correlação de preços. Mas para os dois lados.
Hoje sou da opinião que os maiores responsáveis por esta polémica são:
- comunicação social (praticamente toda)
- políticos (todos os partidos)

A comunicação social gosta de fazer notícias que afectem directamente o bolso das pessoas e arranjar "culpados" e "inimigos" é fácil e as petrolíferas são um alvo fácil.

Os políticos por razões quase análogas, não para venderem mais notícias mas sim para terem mais votos e agradarem ao povo.
Algum político teria coragem de ir à televisão dizer que achava muito bem o preço dos combustíveis ou que até deveriam aumentar? Não me parece. Pelo contrário, entram numa guerra de protagonismo demagógico para ver quem defende mais o povo.

A taxa Robim dos Bosques é um bom exemplo disso.
Hoje é a Galp a pagar uma taxa extra para financiar a acção social. Só porque garante o armazenamento do petróleo paga taxa extra. Com outro Governo, quem sabe, se a lógica continuar, será eventualmente a PT. Depois, enfim, talvez a EDP.
Será que isto já é o início do fim da Segurança Social e vão ser as grandes empresas as responsáveis pela acção social? :P

Registado: 17/7/2008 15:17

por MarcoAntonio » 22/9/2008 17:14

Agora os quotes dos últimos dias para se comparar com o que aconteceu e comparar os preços previstos com os actuais:

Dia 15 (página 11 deste tópico) Escreveu:Os valores de hoje (se não forem fruto de uma variação intempestiva que venha a ser corrigida rapidamente) só deverão estar reflectidos dentro de umas duas semanas.

Independentemente disso, os valores devem baixar esta semana e também na próxima reflectindo a descida que já tem vindo a ocorrer.

Em principio teremos até baixa esta semana e depois também nas duas semanas seguintes. Mas eu vou continuar a analisar como até aqui, não te preocupes...

Portanto, tendo em conta o comportamento do crude, no dia 15 eu falava de 2 a 3 descidas para as próximas semanas.

Dia 17 (página 16 deste tópico) Escreveu:Pode-se ver aí a subida da semana passada (8 a 12) mas mais importante, pode-se ver que o efeito do crack spread já passou durante esta semana.

Outra coisa que se pode ver é que a gasolina em euros nos mercados internacionais praticamente não baixou entre meados de Julho e a semana passada. Foi praticamente constante...

Portanto a GALP está agora em cheque. Dentro de uma semana o preço tem de baixar "brutalmente"...

Aqui o "brutalmente" é 3 ou 4 centimos no mínimo.

Já estavam previstas neste tópico, ainda antes de ocorrerem, fortes descidas (de 3 centimos para cima).

Mas mais especificamente fiz esta previsão também no dia 17:

Dia 17 (página 17 deste tópico) Escreveu:Já agora, aqui fica o comparativo entre o preço nos mercados internacionais e o preço nas bombas antes dos impostos e uma previsão de qual deveria ser o preço na próxima semana a manterem-se os preços da gasolina nos mercados internacionais:

Mercados ... Bomba

0.51 (-------) 0.69 (-----)
0.45 (-12%) 0.64 (-8%)
0.44 (-14%) 0.63 (-9%)
0.39 (-24%) X

X = 0.59 (1.405 euros c/ impostos)

As datas são: fim de Junho, fim de Julho, fim de Agosto, Actual, aplicando depois uma semana de delay. Os valores são aproximados e tirados "a olho" do gráfico do Dwer.

O X é uma previsão (valor esperado) do preço da gasolina na Bomba para a próxima semana. O valor a que cheguei é 1.405 euros por litro, impostos incluidos. Ou seja, menos 5 centimos que hoje...

Estamos no dia 22 e a minha previsão para o dia 24 era de 1.405 euros na Gasolina. Os preços que estão a ser praticados são 1.428 (GALP) e 1.398 (BP).

A média destes dois valores dá 1.413 e se não houver alteração até daqui a 2 dias, já estamos com um preço médio próximo do que eu tinha previsto.

Dia 21 (página 34 deste tópico, já depois da descida da GALP) Escreveu:Olhando para estes valores e tendo em conta o histórico aqui em análise, os preços nas últimas duas semanas visitaram a banda superior mas dentro dos valores do resto do ano. Contudo, terão ainda espaço para baixar dentro de uma semana para reflectir os valores mais recentes do crude.

Como se pode ver o que está a acontecer não está assim tão longe do que eu próprio tinha previsto deste há uma semana para cá, ainda antes destas alterações. E depois de uma delas (a da GALP) eu continuei a dizer que ainda havia espaço para descer.

Com esta descida brutal da BP, esta empresa só está a vender 0.7 centimos (menos de um centimo) abaixo da minha previsão...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/9/2008 17:07

pasil74 Escreveu:Eu aqui na minha zona a bp está a vender o gasoleo a 1,299 não sei onde esta a esse preço referido, e tambem o mais barato que vi a bp aqui a vender foi com uma diferença de 0,03 centimos nunca vi com essa diferença de 5centimos que dizem,

Pasil, ontem os preços oficiais da BP para a Gasolina (e que por acaso verifiquei em postos pois andei em passeio) era 1.478 euros.

Ontem, os preços oficiais da GALP para a Gasolina (e que por acaso verifiquei em postos pois andei em passeio) era 1.428 euros.

A diferença é de exactamente 5 centimos. Ontem e anteontem a BP vendia a gasolina 5 centimos mais cara que a GALP em maior parte das suas bombas. Antes disso (desde o dia 17 ao dia 19) a diferença era de 2 centimos a mais (1.478 vs 1.458).

Todos os dados que eu coloquei aqui são correctos (verdadeiros) e exactos para a esmagadora maioria das bombas que segue o preço de referência da marca.

Não cometi qualquer incorrecção...
Imagem

Administrador Fórum

por pasil74 » 22/9/2008 17:00

MarcoAntonio Escreveu:A GALP baixou no fim de semana, Lion, e depois destes acertos os preços são:

Gasolina: 1.428 vs 1.398
Gasóleo: 1.289 vs 1.258

A BP neste momento está a praticar preços 3 centimos abaixo da GALP.

As pessoas focam-se sempre naquilo que lhes interessa, é uma coisa impressionante. Não interessa de qual é a descida mas sim o preço a que estão a ser vendidos (pelo meio a BP chegou a estar a vender a mais 5 centimos e "ninguém se importou"). Pelo menos a única pessoa que aqui assinalou que a BP estava a vender mais 5 centimos foi precisamente eu como se pode constatar facilmente andado para trás no tópico.

Boas

Eu aqui na minha zona a bp está a vender o gasoleo a 1,299 não sei onde esta a esse preço referido, e tambem o mais barato que vi a bp aqui a vender foi com uma diferença de 0,03 centimos nunca vi com essa diferença de 5centimos que dizem, mas aqui como cada vez menos vendem combustiveis talvez seja normal os preços serem mais caros que em qq parte do pais.
Viva a Fronteira estar Perto. para alguma coisa nos vale viver neste linda paisagem do país. :mrgreen: :mrgreen:

Oxala o Estado Espanhol leve avante o desconto de 10 centimos em litro como já ouvi dizer.

Registado: 7/12/2007 0:29

por MarcoAntonio » 22/9/2008 16:42

A GALP baixou no fim de semana, Lion, e depois destes acertos os preços são:

Gasolina: 1.428 vs 1.398
Gasóleo: 1.289 vs 1.258

A BP neste momento está a praticar preços 3 centimos abaixo da GALP.

As pessoas focam-se sempre naquilo que lhes interessa, é uma coisa impressionante. Não interessa de qual é a descida mas sim o preço a que estão a ser vendidos (pelo meio a BP chegou a estar a vender a mais 5 centimos e "ninguém se importou"). Pelo menos a única pessoa que aqui assinalou que a BP estava a vender mais 5 centimos foi precisamente eu como se pode constatar facilmente andado para trás no tópico.

Esta descida é claramente inabitual e penso que há aqui vários factores em simultaneo (e não apenas um):

> Primeiro: os movimentos do crude têm sido bastante voláteis nos últimos tempos e (mais uma vez basta andar para trás no tópico) eu já tinha avançado com uma previsão de duas a três descidas (estamos agora na semana do que seria a segunda descida) e para uma das descidas fiz previsões de 3 a 5 centimos de baixa;

> Segundo: a BP tinha subido o preço da gasolina a semana passada e estava a praticar preços mais altos que a GALP (primeiro 2 centimos e depois 5 centimos); depois deste acerto está a praticar um preço mais baixo 3 centimos até novas actualizações;

> Terceiro: não é de excluir que as empresas estejam a fazer um esforço para seguir o crude mais rapidamente e até para apertar um pouco as margens para apaziguar os ânimos.

O que está a acontecer não está assim tão fora do previsto. Apenas está muito fora do previsto para quem nunca entendeu como se processa a evolução do preço e provavelmente nunca vai entender...

Se for necessário eu posso colocar aqui os quotes do que escrevi e respectivas datas para se ver se o que está a acontecer está assim tão fora do previsto.

Infelizmente já conclui há muito tempo que (em relação a grande parte das pessoas) estou a escrever para o "tecto" pois tenho colocado aqui extensa informação que as pessoas ignoram completamente, não perdem por vezes nem 5 ou 10 minutos a ler o tópico e acabam a escrever sobre coisas que já foram aqui explicadas n vezes.

Outra coisa curiosa é o facto de as pessoas continuarem a tratar as petrolíferas como um todo, apesar de elas apresentarem preços e comportamentos diferentes ao longo do tempo.

Ainda no fim de semana alguém dizia que a descida tinha sido realmente de dois centimos, pegando na subida de uma, na descida de outra e comparando o preço de nenhuma.

Hoje são as petrolíferas que ficam mal na fotografia porque a BP desce muito (quando a semana passada tinha sido a unica que tinha subido a gasolina e quando era das 3 grandes a que estava a praticar piores preços). Era obviamente a que estava em melhores condições para fazer uma grande descida e eventualmente juntar duas descidas numa só...

Mas sublinho e como sempre fazendo análises objectivas tanto quanto possível que também será um factor a levar em linha de conta nesta descida um esforço das petrolíferas para responder mais rapidamente ao crude e até eventualmente apertar a margem média. Não tenho razões para dizer que, no meio de todo este processo, esse não esteja a ser um factor.

Contudo, não podemos pegar apenas nisso e tentar explicar tudo a partir daí, ignorando todo o restante contexto apenas porque e só essa é a interpretação que vai mais de acordo com os nossos desejos.
Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 22/9/2008 15:53

8 cêntimos e 4 cêntimos, isto sim é um descida .
Afinal parece que o preço dos refinados não era tão alto assim, pois 8 cêntimos e coisa rara e nunca vista . Agora a "nossa" Galp nem pia. Mais uma vez fez asneira com as declarações do seu presidente, até quero ver se desce agora e o que vai dizer.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Flying Turtle » 22/9/2008 15:27

joaopedropinho Escreveu:A única coisa que posso afirmar é que as descidas da galp e da bp ocorrem dias depois do anúncio da autoridade da concorrência de uma investigação mais aprofundada sobre os preços praticados pelas petrolíferas. É apenas um facto.

É um facto em termos de sequência temporal, quanto a isso não há dúvidas. Também o é relativamente ao patético apelo do ministro da economia e às desgraçadas intervenções de vários "protagonistas" clamando pelo regresso à intervenção do Estado na fixação dos preços.

Aliás, sugiro-te um exercício: Sempre que se verifique uma queda acentuada no petróleo, podes tu mesmo vir a público ameaçar as petrolíferas caso não baixem o preço. Como, em média, elas o farão entre 1 e 3 semanas depois, poderás sempre atribuir-te o mérito de as petrolíferas terem medo de ti. Já um outro forista agora mesmo o fez. Como vês, funciona!

Falando mais a sério: Se de facto está, ou irá estar iminentemente, uma (nova ou continuada) investigação da AdC, só uma gestão muito burra alteraria, a seguir ao respectivo aviso, a forma como calcula e fixa os preços de venda: Não podendo esconder registos passados, essa seria a mais óbvia confissão de que algo andaria mal... Mesmo que houvesse algo a esconder, a ou as petrolíferas conseguiriam esse objectivo muito mais fácil e efectivamente não alterando em uma vírgula os seus procedimentos passados. Isto digo eu, que não sou polícia...

FT

por Flying Turtle » 22/9/2008 15:20

petrius Escreveu: Pois eu respondo-lhe: isto acontece pela reacção não acomodada dessas "vozes do costume".

Não acredites nisso petrius, já houve períodos de muito mais barulho e nem por isso viste isso acontecer quando não tinha de acontecer.. Agora tinha de acontecer, com ou sem vozes.

petrius Escreveu:A reacção da passada semana, e que me parece que foi despoletada por mim, mexeu com muita coisa.E alguma coisa já se vê.

Pelo que dizes e pelo protagonismo que te auto-atribuis, deves ser o Presidente da ANAREC, do ACP, da ANTRAM ou da tal dita Associação de Transportadores. Só podes...

petrius Escreveu:Claro, como é habitual os apóstolos das petrolíferas viram com sábias e doutrinais explicações.

da parte que me toca," vão de carrinho".

Suponho que não te referes a mim. Caso refiras, gostaria que sustentasses esse meu atributo de apostolado. Se não o fizeres, ficarás com a autoria de uma afirmação completamente gratuita.

FT

por Flying Turtle » 22/9/2008 15:12

jfr2006 Escreveu:Desceu o que já devia ter descido há 1 semana atrás...Ou agora já não existe o lag? :roll: :roll: ahh..espera aí..afinal o Lag passou a ser de 2 semanas...ou será 3 semanas? :roll:

Espera aí..não..não é assim..a BP não compra crude...é produtos refinados :roll:

Se consultares os posts e os gráficos do MarcoAntonio acabarás por realizar que essas observações carecem de realismo: Como sabes, aliás - e isso foi aqui devidamente realçado - houve um spike no preço internacional da gasolina que determninou que esta não tivesse descido na semana pasada, como se esperava. No entanto, a GALP desceu-a no Sábado, ao que julgo saber num (não inédito, mas muito comentado quando se trata das subidas) segundo movimento semanal, uma vez que tinha já baixado o gasóleo, mas mantido a gasolina uns dias antes. A BP chegou a subir a gasolina em 1 cêntimo na semana passada e agora desceu 8. Qual a novidade?

O Marco já mostrou que o lag médio anda entre 1 e 2 semanas e que, apesar disso e como os preços dos produtos refinados têm comportamentos que não são meros espelhos das variações do crude, não podem ser esperados reflexos matematicamente precisos, ao detalhe da semana, entre uma coisa e outra. Em termos médios e de tendência, não vejo onde está o problema: Basta ler os gráficos. E quando o Marco os actualizar de novo (embora com base nos preços da GALP e não da BP), estou convicto de que isso vai continuar a acontecer.

FT

por joaopedropinho » 22/9/2008 15:04

A única coisa que posso afirmar é que as descidas da galp e da bp ocorrem dias depois do anúncio da autoridade da concorrência de uma investigação mais aprofundada sobre os preços praticados pelas petrolíferas. É apenas um facto.

Registado: 8/4/2006 17:25

por katanga » 22/9/2008 15:04

Flying turtle pergunta onde estão as vozes do costume?

Pois eu respondo-lhe: isto acontece pela reacção não acomodada dessas "vozes do costume".

A reacção da passada semana, e que me parece que foi despoletada por mim, mexeu com muita coisa.E alguma coisa já se vê.

Eu também acho que as petrolíferas não ficam bem nesta foto.

Claro, como é habitual os apóstolos das petrolíferas viram com sábias e doutrinais explicações.

da parte que me toca," vão de carrinho".

Registado: 29/11/2007 4:20

por jfr2006 » 22/9/2008 14:59

Flying Turtle Escreveu:Parece que a BP terá descido hoje o gasóleo em 4 cêntimos e a gasolina em 8 cêntimos :shock: de uma só penada, colocando os seus preços claramente abaixo dos praticados pela GALP.

A situação em nada me admira, podendo quando muito surpreender um pouco pela dimensão da descida, sobretudo na gasolina. Imagino (mas não tenho, evidentemente, qualquer certeza) que a GALP voltará a descer os seus preços proximamente.

Entretanto, o petróleo está hoje a subir (em USD) nos mercados internacionais...

Onde estão as vozes do costume?

FT

Desceu o que já devia ter descido há 1 semana atrás...Ou agora já não existe o lag? :roll: :roll: ahh..espera aí..afinal o Lag passou a ser de 2 semanas...ou será 3 semanas? :roll:

Espera aí..não..não é assim..a BP não compra crude...é produtos refinados :roll:

por pedrom » 22/9/2008 14:58

majomo Escreveu:Por acaso, vi a noticia das descidas da BP e fiquei super surpreendido pela sua violência... :shock:

E depois da discussão da semana passada, esta descida não deixa as petrolíferas com melhor imagem.

Veremos a reacção das outras petrolíferas.

As petroliferas estão-se marimbando para a imagem que têm, além de não haver grandes motivos para a culpa ser delas, pois o combustivel mete-se quando é preciso simplesmente pelo facto de não haver outra "alternativa"!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por majomo » 22/9/2008 14:45

Por acaso, vi a noticia das descidas da BP e fiquei super surpreendido pela sua violência... :shock:

E depois da discussão da semana passada, esta descida não deixa as petrolíferas com melhor imagem.

Veremos a reacção das outras petrolíferas.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Flying Turtle » 22/9/2008 13:46

Parece que a BP terá descido hoje o gasóleo em 4 cêntimos e a gasolina em 8 cêntimos :shock: de uma só penada, colocando os seus preços claramente abaixo dos praticados pela GALP.

A situação em nada me admira, podendo quando muito surpreender um pouco pela dimensão da descida, sobretudo na gasolina. Imagino (mas não tenho, evidentemente, qualquer certeza) que a GALP voltará a descer os seus preços proximamente.

Entretanto, o petróleo está hoje a subir (em USD) nos mercados internacionais...

Onde estão as vozes do costume?

FT

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Olhar Leonino, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 153 visitantes