Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 21/9/2008 1:14

pix Escreveu:So achei o 1 centimo desta semana para o Gasóleo muito aquem do expectável e das possibilidades da empresa.
No entanto espero que para a semana rectifiquem a situação. Qq coisa á volta dos 5 centimos.

Este post é uma edição do original, agora com mais conteúdo e para para evitar estar a colocar novo post desnecessariamente.

O gráfico anexo apresenta a evolução em forma de rácio. Valores mais altos querem dizer que a gasolina e/ou gasóleo estão a ser vendidos "mais caros"; valores mais baixos querem dizer que a gasolina e/ou gasóleo estão a ser vendidos "mais baratos" quando comparados com o preço do barril de petróleo. A linha vermelha representa o rácio para o gasóleo e a linha a verde representa o rácio para a gasolina e em fundo na linha laranja-suave pode-se ver a evolução do crude para contextualizar todo o gráfico. Fórmula utilizada:

Racio = preço_litro_em_centimos_antes_de_impostos / valor_barril_crude_em_euros

Notar que o gráfico toma em linha de conta quer o cambio quer o lag que neste caso foi utilizado um valor médio entre uma e duas semanas. O prazo abrangido é o year-to-date.

Análise/Conclusões

> O rácio mantém-se relativamente estável nas primeiras semanas do ano com ligeira tendência de subida especialmente no gasóleo.

> A gasolina começou a "embaratecer" a partir da 10ª semana do ano. O gasóleo começou a "embaratecer" a partir da 17ª semana.

> Ambos os combustíveis desceram para níveis "baratos" no Verão e inverteram essa tendência a partir da 29ª semana.

> Até à 37ª semana os valores andaram relativamente estáveis e dentro da gama de valores do resto do ano.

> Nas duas últimas semanas "encareceram" e encontram-se agora em valores mais próximos dos máximos do ano.

Quando o crude sobe há uma natural tendência para o racio descer (há custos que não crescem na proporção do crude) e quando o crude desce há uma tendência para o rácio subir. Existem ainda outros factores que provocam divergências entre o preço do crude e o preço dos seus derivados...

Olhando para estes valores e tendo em conta o histórico aqui em análise, os preços nas últimas duas semanas visitaram a banda superior mas dentro dos valores do resto do ano. Contudo, terão ainda espaço para baixar dentro de uma semana para reflectir os valores mais recentes do crude.

Esta análise é meramente histórica.
Anexos
racio.PNG
racio.PNG (23.66 KiB) Visualizado 8379 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pix » 21/9/2008 1:12

So achei o 1 centimo desta semana para o Gasóleo muito aquem do expectável e das possibilidades da empresa.
No entanto espero que para a semana rectifiquem a situação. Qq coisa á volta dos 5 centimos.

Registado: 20/9/2008 23:23

por MarcoAntonio » 21/9/2008 1:09

Semitela Escreveu:Podes fazer tu mesmo as contas a que eu faço referencia.

Semitela, tal como prometido aqui vai a comparação:

------------------
------------------

O primeiro dia que tenho amostragem para este ano é o dia 4 de Janeiro. E os valores são os seguintes (dados da DGEG):

Gasolina 95: 1.387 c/ impostos; 0.563 s/ impostos.

Gasóleo: 1.205 c/ impostos; 0.632 s/ impostos.

Estes valores dos combustíveis têm por base comparativa o preço do crude seguintes (uma vez que o lag situa-se entre uma a duas semanas): 65 euros a 21 de Dezembro e 65.3 euros a 28 de Dezembro.

------------------
------------------

Para o momento actual vou utilizar os valores de ontem do preço da gasolina (vou ignorar a baixa de preços de hoje). E comparar naturalmente com o preço do crude de há uma e de há duas semanas. Os preços apresentados são os da GALP ontem:

Gasolina 95: 1.458 c/ impostos; 0.632 s/ impostos.

Gasóleo: 1.299 c/ impostos; 0.719 s/ impostos.

Estes valores dos combustíveis têm por base comparativa o preço do crude seguintes (uma vez que o lag situa-se entre uma a duas semanas): 75 euros a 5 de Setembro e 71.0 euros a 12 de Setembro.

------------------
------------------

Portanto temos o crude a inflacionar dos 65 para os ~73 euros (+12%).

E os combustíveis a inflaccionar dos 0.56 -> 0.63 (+12%) na gasolina e 0.63 -> 0.72 no gasóleo (+14%).

Durante grande parte do ano o gasóleo esteve a inflaccionar bastante, seguindo uma tendência de longo-prazo. Nas últimas semanas a situação inverteu-se e a gasolina inflaccionou bastante (em comparação com o crude). Relembro que a comparação com o crude é sempre uma aproximação dado que gasolina e gasoleo têm curvas de preço próprias nos mercados internacionais que, embora muito próximas da do crude, não são exactamente iguais.

Além disso, como disse, estou a ignorar a descida de hoje de 1 centimo no gasoleo e 3 centimos na gasolina. Estou a usar valores de ontem para os combustíveis e valores de uma e duas semanas antes para o crude.

------------------
------------------

Estou disponível para fazer comparações para outras datas e valores se quiseres (usando sempre o dia mais próximo na minha BD do que solicitares).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 21/9/2008 1:27, num total de 2 vezes.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 21/9/2008 0:36

pix Escreveu:O pico de Julho não se reflectiu tanto, mas la esta o cambio Euro-Dolar.

Pix, aqui o cambio não pode ser invocado (nem para um lado nem para o outro) pois eu já estou a apresentar os valores todos em Euros. O efeito do cambio já está descontado...

Em Julho os preços divergiram "favoravelmente" para os consumidores mesmo. Da mesma forma que nos últimos dias divergiram "desfavoravelmente". Acontece nestes picos e fundos bruscos e acontece para os dois lados...

Apenas dois tipos de argumento podem ser aqui invocados: médias (os preços são determinados a partir de médias de várias compras); divergências na materia prima combustível refinado versus crude.

Há algumas páginas atrás eu discuto isso e tenho link para um site de referência (Platts) que discute o aumento do crack-spread há dias atrás na Gasolina. Outras vezes acontece o inverso. Como digo, pode acontecer para os dois lados e tens exemplos disso no gráfico...

É preciso fazer uma análise objectiva e generalizada e não ir à procura de pontos específicos que vão a favor do que pretendemos demonstrar quando há outros pontos no gráfico que vão no sentido contrário.

pix Escreveu:E novamente há bombas de gasolina a vender a preços mt mais baixos durante o ano inteiro e têm acesso ao mesmo que a Galp tem. Portanto a Galp como gigante que é, está a manter margens de lucro maiores para pagar aos senhores da Administração e accionistas.

Esta questão é totalmente diferente.

Eu aqui não discuto se a GALP ganha muito ou ganha pouco, mas se anda a enganar os consumidores e a aproveitar-se dos movimentos do crude para fazer alterações injustificadas. Em relação a isto, mais do que exaustivamente analisados dados do crude e dos combustíveis refinados bem como preços praticados nos outros países antes dos impostos, está mais do que demonstrado que não está.

Agora a minha opinião relação a esta outra questão que colocaste (eu já aflorei isto aqui no tópico mas cá vai novamente): eu considero que não devemos fazer estas comparações e vou explicar porquê.

A GALP é uma empresa de dimensão internacional e a "empresa nacional" num sector muito estratégico. Esta empresa, uma grande empresa, opera no mercado internacional.

Se a GALP praticasse os preços que outras empresas praticam, seria uma empresa de vão de escada (ou para não ser potencialmente ofensivo, uma empresazinha de venda de combustíveis).

Há empresas que praticam preços mais baixos mas não podem comparar-se à GALP porque:

> Não colocam postos em qualquer sítio, só colocam postos em determinados sítios; a GALP está espalhada por todo o país e investe em sitios melhores e em sitios piores (isto é, locais onde o investimento para colocar um posto é mais caro, os custos de transporte para por lá o combustível são mais altos e/ou as vendas são mais baixas mas é preciso haver um posto);

> Não investem em grandes infraestruturas em Portugal como refinarias;

> Não se estão a defender no mercado internacional investindo na exploração do crude, tal como a GALP.

A GALP é uma empresa e não a Santa Casa da Mesericórdia. E acho que como empresa tem evoluído muito bem e embora isso possa não ser totalmente evidente, é vantajoso que assim seja para o consumidor pois a prazo a GALP fica mais forte. Uma GALP fraca e já teria sido opada ou o mercado já teria sido tomado por uma multinacional estrangeira que vinha praticar os mesmos preços. Como é óbvio para o país era desvantajoso.

Há espaço e condições para outras empresas praticarem outros preços (algumas até fazem a venda sem lucro pois o seu lucro é no hipermercado associado) mas as condições, objectivos e dimensão não são os mesmos. Obviamente a dimensão dessas empresas em Portugal não é a mesma nem fazem uma série de coisas que a GALP faz...

PS: Em anexo estão os valores de correlação linear que tinha dito que colocaria quando chegasse a casa. Para o sample que tenho efectuado (que é semanal) a correlação linear é mais alta para duas semanas quer na gasolina quer no gasóleo (a coluna da esquerda é da gasolina e a da direita é do gasóleo e de cima para baixo temos a correlação linear para 0 semanas, 1 semana, 2 semanas e 3 semanas). Isto é para mostrar que a comparação mais correcta (entre uma e duas semanas) é com um desfazamento de duas semanas, muito embora para uma semana a correlação seja ainda elevada e melhor que a comparação directa sem qualquer lag).
Anexos
correlacao-linear.PNG
correlacao-linear.PNG (10.94 KiB) Visualizado 8457 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por tonirai » 21/9/2008 0:29

pix Escreveu:E novamente há bombas de gasolina a vender a preços mt mais baixos durante o ano inteiro e têm acesso ao mesmo que a Galp tem. Portanto a Galp como gigante que é, está a manter margens de lucro maiores para pagar aos senhores da Administração e accionistas.

Muito mais baixos? Quais bombas?
Eu só conheço as dos Hipermercados... mas essas já ouvi a explicação do porquê, fiquei elucidado.

Registado: 19/4/2007 18:26

por pix » 20/9/2008 23:52

MarcoAntonio Escreveu:
Não, não é. Eu tenho colocado dois gráficos, a maior parte das vezes com um lag de duas semanas e também já por um par de vezes com uma semana. O mais exacto seria algo a meio dos dois mas entre os dois o mais correcto até é o de duas semanas de lag (mais logo posso por aqui os valores de correlação linear para 1 e 2 semanas, ambos altíssimos mas mais altos para 2 semanas).

Tu estás a pegar no valor da simulação de uma semana (uma simulação por defeito) e que apanha o fundo desta semana, há meros 3/4 dias.

Basta andares uma semana ou duas para trás e verás que os valores estão praticamente em linha.

Estás a escolher um pico e ainda por cima no gráfico mais "desvantajoso" para procurares um erro no sentido que pretendes. Já agora, por falar em picos, nota que em Julho houve um pico altista do crude que esteve longe de se reflectir nos combustíveis. Portanto, esse tipo de não resposta a picos acontece para ambos os lados, é normal...

O gráfico anexo, que está no mesmo post a que te referes, é o que considera o lag mais exacto.

O pico de Julho não se reflectiu tanto, mas la esta o cambio Euro-Dolar.
Claramente a descida de 1 centimo no gasóleo esta semana ficou muito aquem do esperado.
Espero que corrijam para a semana esta situação.

E novamente há bombas de gasolina a vender a preços mt mais baixos durante o ano inteiro e têm acesso ao mesmo que a Galp tem. Portanto a Galp como gigante que é, está a manter margens de lucro maiores para pagar aos senhores da Administração e accionistas.

Relativamente ao ISP, toda a gente sabe que é alto relativamente aos ordenados, mas verdade seja dita que se têm feito imensas autoestradas e infra-estrturas. Há 10 anos nao havia nada do que há hoje.
As diferenças são muito significativas.

Assim que todas essas infra-estruturas estiverem feitas e a aprtir dai é manter o que temos e nessa altura os encargos baixam podendo baixar o ISP.

por MarcoAntonio » 20/9/2008 23:38

pix Escreveu:Esse gráfico é muito claro em como a Galp ta a roubar. Se virmos na horizontal para os níveis de há 4 meses atrás o diesel deveria estar 10 cêntimos mais barato.

Não, não é. Eu tenho colocado dois gráficos, a maior parte das vezes com um lag de duas semanas e também já por um par de vezes com uma semana. O mais exacto seria algo a meio dos dois mas entre os dois o mais correcto até é o de duas semanas de lag (mais logo posso por aqui os valores de correlação linear para 1 e 2 semanas, ambos altíssimos mas mais altos para 2 semanas).

Tu estás a pegar no valor da simulação de uma semana (uma simulação por defeito) e que apanha o fundo desta semana, há meros 3/4 dias.

Basta andares uma semana ou duas para trás e verás que os valores estão praticamente em linha.

Estás a escolher um pico e ainda por cima no gráfico mais "desvantajoso" para procurares um erro no sentido que pretendes. Já agora, por falar em picos, nota que em Julho houve um pico altista do crude que esteve longe de se reflectir nos combustíveis. Portanto, esse tipo de não resposta a picos acontece para ambos os lados, é normal...

O gráfico anexo, que está no mesmo post a que te referes, é o que considera o lag mais exacto.
Anexos
galplag2week.bmp
galplag2week.bmp (1.4 MiB) Visualizado 8334 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por pix » 20/9/2008 23:25

Imagem

Esse gráfico é muito claro em como a Galp ta a roubar. Se virmos na horizontal para os níveis de há 4 meses atrás o diesel deveria estar 10 cêntimos mais barato.

MarcoAntonio os teus próprios gráficos demonstram muito claramente como a Galp não esta a descer os preços como devia. Ja com correcção do Lag.

Btw porque é que ha bombas de gasolina em PT que têm o combustível 10 centimos mais baratos que a Galp durante o ano todo? Ah pois espera a Galp tem que sustentar umas centenas de gestores com reformas e ordenados milionários.

por Jesse James » 20/9/2008 23:17

Infrutífera esta discussão.

Eu acho que o preço do combustível, está estável há já muitos anos...

Era o que faltava!

Eu carrego no botão que diz 20, abasteço, vou lá dentro e pago sempre 20 euros.

E nem mais um cêntimo!
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por tonirai » 20/9/2008 22:58

Charles,

Acalma-te e vai reler o que escreveste:
- afirmas que a Galp aumentou na semana passada o preço da gasolina, e que tens provas disso. Depois colocas os talões... da BP!

De facto, na semana passada, a BP aumentou em 1 cêntimo o preço da gasolina.
Mas não foi o caso da Galp, que manteve o preço, não mexeu. Isso foi largamente divulgado nos meios de comunicação.

E é isso que o Marco está a afirmar (é verdade), e o que está aqui a ser discutido.

Registado: 19/4/2007 18:26

por MarcoAntonio » 20/9/2008 22:26

Semitela Escreveu:Marco ,

Aqui há dois dias atras , a Sic apresentou umas contas muito interessantes :

Com preços iguais em duas alturas diferentes ( a primeira no inicio do ano e agora ), tirando o efeito da valorização do dolar ( 0.01€) : o preço do gasoleo difere 0.05€ .

Tenho acompanhado este topico e vejo que defendes que está tudo correcto , mas será que está ?

Podes fazer tu mesmo as contas a que eu faço referencia .

Abraço

O tópico é todo sobre isso, Semitela, e esse tipo de contas eu tenho estado a fazer o tempo todo. Estão espalhados pelo tópico para diferentes momentos...

Há 3 factores que sistematicamente (ora um, ora outro, ora vários em simultaneo) são esquecidos nesses comparativos:

- O efeito de lag (os preços demoram a transpor-se para as bombas, esse desfazamento é de uma a duas semanas, quer nas descidas quer nas descidas);

Isto implica que não se pode comparar directamente os preços do crude e dos combustíveis em dois dias mas sim o preço do crude que o combustível está a reflectir (que é o de 1 a 2 semanas antes).

Quando não se faz isso e dado que o crude vinha em subida, as pessoas estão a considerar preços mais altos do que devem. E para agravar, agora que temos estado em fase de descida, consideram preços mais baixos do que devem;

- Frequentemente os comparativos são feitos sem ter em conta o cambio eur-usd;

- Frequentemente os comparativos são efectuados com impostos incluídos os quais são o factor de distorção das variações dada a componente fixa do ISP;

- Por fim, há que considerar que a gasolina refinada e o gasoleo refinado por vezes diferem ligeiramente (ao longo de meses) do crude. Por exemplo, até Junho o gasóleo inflaccionou e desde então foi a gasolina que inflaccionou. As relações não são totalmente lineares (muito embora o crude sirva como aproximação e no longo-prazo funcione bastante bem para se retirar uma conclusão).

Por fim, peço-te para veres os preços actuais dos combustíveis antes dos impostos em Portugal e no resto da Europa.

Continuamos hoje a ter, tal como há 4 anos, praticamente os mesmos preços antes dos impostos que o resto da Europa.

Por isso, se algum desvio houvesse era a nível europeu e a GALP estaria então apenas e só a seguir esse desvio internacional. A GALP opera num mercado internacional (não deve haver mercado mais internacional do que o do crude, que é a base da nossa economia actual).

Não vi o comparativo da SIC e por isso não o posso comentar em concreto. Mas mais logo em casa (onde tenho todos os dados) terei todo o gosto de comparar os preços com os do início do ano.
Imagem

Administrador Fórum

por Semitela » 20/9/2008 22:13

Marco ,

Aqui há dois dias atras , a Sic apresentou umas contas muito interessantes :

Com preços iguais em duas alturas diferentes ( a primeira no inicio do ano e agora ), tirando o efeito da valorização do dolar ( 0.01€) : o preço do gasoleo difere 0.05€ .

Tenho acompanhado este topico e vejo que defendes que está tudo correcto , mas será que está ?

Podes fazer tu mesmo as contas a que eu faço referencia .

Abraço

Registado: 19/10/2006 9:36

por MarcoAntonio » 20/9/2008 22:02

Para ajudar, aqui vão dois posts com muita informação. As fontes dos dados são o Estado Português e Espanhol.

Agora, analisa estes números e conclui por ti. Se não chegar, consulta para trás o exaustivo comparativo de matéria prima e preços antes dos impostos nos últimos 4 anos.

-------------------------------------------------

Portugal vs Media UE-15:

Gasolina

....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS

2004: ..........0.52 vs 0.53....................0.38 vs 0.36
2005: ..........0.53 vs 0.53....................0.41 vs 0.42
2006: ..........0.56 vs 0.53....................0.55 vs 0.53
2007: ..........0.58 vs 0.54....................0.55 vs 0.53
2008: ..........0.58 vs 0.54....................0.65 vs 0.64

Aumento .......11% vs 3%....................71% vs 78%

Gasóleo

....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS

2004: ..........0.31 vs 0.37....................0.35 vs 0.34
2005: ..........0.31 vs 0.37....................0.45 vs 0.47
2006: ..........0.34 vs 0.38....................0.54 vs 0.54
2007: ..........0.36 vs 0.39....................0.52 vs 0.51
2008: ..........0.36 vs 0.39....................0.80 vs 0.79

Aumento .......18% vs 4%..................129% vs 132%

Evolução do ISP em Portugal e na Europa dos 15. Valor em eur/litro, arredondado à décima.
Preços na Bomba antes dos Impostos tirados no mês de Junho de cada ano.
Fonte de todos os dados: Direcção Geral de Energia e Geologia.

Ao contrário das petrolíferas, o Estado Português aumentou mais o que cobra pelos combustíveis
do que o resto da Europa, no espaço que vai de Junho de 2004 a Junho de 2008.

Esta comparação não inclui o IVA, cuja evolução também foi prejudicial em comparação com o resto
da Europa. E um último dado adicional: o crude aumentou 160% neste prazo.

Com "impostos espanhóis" a GALP está hoje (20 de Setembro) a vender em Portugal a estes preços:

Gasolina 95 = 1.163 euros

Gasóleo = 1.176 euros

Isto é quanto nos custariam os combustíveis se o nosso Estado praticasse impostos iguais aos Espanhóis.

Agora, podem-se ver os preços praticados em Espanha, ordenados pelos mais recentes. Hoje a GALP vende a gasolina em Espanha a 1.14~1.20 e o Gasóleo a 1.14~1.19 (ver quadros na página 22 deste tópico).

A GALP portanto, fica novamente demonstrado, vende os combustíveis em Espanha a preços perfeitamente semelhantes aos que pratica em Portugal, apesar de lá não ter qualquer "monopólio" e concorrer com uma data de empresas. Não consta que tenha dificuldades a vender dado que tem expandido o seu negócio e como ainda os últimos resultados demonstraram, uma grande parte das vendas regista-se em Espanha.

Quem é que ainda não quer ver que o problema dos combustíveis em Portugal tem um nome:

IMPOSTOS

:?:

Curiosamente, o Estado diz que é desejável os preços dos combustíveis baixarem e contudo não baixa um cêntimo aos 80 centimos que recebe por cada litro de gasolina que vende aos portugueses.

Ora, a verdade é que a pressão sobre o Estado para baixar a carga fiscal tem sido praticamente inexistente pois as pessoas continuam irreflectidamente a "malhar" na GALP sem ver onde está realmente o problema. E como é natural, neste contexto, o Estado continua a cobrar descontraidamente os seus 80 centimos por litro na Gasolina e 60 centimos por litro no Gasóleo.

Analisa portanto esta informação e conclui por ti.

E pensa ainda nisto: alguma das entidades que citaste forneceu-te a informação que eu te forneci?
Imagem

Administrador Fórum

por asgardd » 20/9/2008 22:01

Marcoantonio ,

Já tinha explanado aqui neste topic o meu ponto de vista com a devida argumentação, por isso lamento que tenhas dito que eu digo mal porque os outros dizem mal, isso chama-se demagogia. e nao, nao te estou a chamar demagôgo, estou a apelidar de demagogia o que disseste , o que é totalmente diferente.

Respeito o teu ponto de vista e dou-te os parabéns por o tentares defender da melhor forma que sabes, mas peço-te que dês o benefício da dúvida aos argumentos opostos , porque muitos deles estão baseados em números reais e factos indesmentiveis.

Nao se trata de dizer mal por dizer, como muitas vezes é hábito em terras lusas.

E eu não tenho especial prazer em contra argumentar o que dizes , até porque noutros assuntos tenho aprendido algumas coisas com os teus posts, apenas acho que desta vez nao estás a ter a devida clarividência na tua argumentação , como já referi em posts anteriores.

Abraço

Registado: 5/6/2008 22:53

por charles » 20/9/2008 22:01

MarcoAntonio Escreveu:
(nomeadamente que eu era parvo e outras coisas).

, não gritei em lado nenhum (nunca usei maiusculas nesta discussão). Apenas usei negritos para salientar o mais importante ...................que eu escrevi não são rosas, apenas os números verdadeiros e a matemática correcta.

Daasssss tás a falar de quê, eu chamei-te parvo :shock: disse que gritas-te :shock: , vou-te explicar duas coisas, uma é uma palavra ter um sentido literal outra são as chamadas forças de expressão, sabes o que isso é, eu disse "tás parvo ou quê" (é uma força de expressão) eu dise ai algures "gritares" tambem não é no sentido literal és tão esperto que não percebes-te isso, bolas, és assim tão sensivel, o gritares é que estás sempre a malhar no pessoal....e sim tens de admitir tens mau feitio e ninguem te pode contrariar :!:

Não te levo a mal e continuo a lamentar ter de te dizer estas coisas.

Se quiseres continuar a falar comigo fá-lo por MP fica-te mal como administrador do forum continuar este triste espectaculo já habitual.

Como já foi dito já foram trancados tópicos normalissimos.

Não consigo estar out :roll:

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por MarcoAntonio » 20/9/2008 21:52

asgardd Escreveu:Curioso, como o governo , DECO , ANAREC, etc etc etc etc nao pensam o mesmo.

O teu argumento é portanto que eles é que têm razão porque sim. Se eles o dizem, então é porque é verdade.

E aqui não perco o tempo a dizer que defendo isto porque é isto que fulano ou sicrano diz. Eu tenho mostrado o que digo com dados oficiais e com informação real e concreta, usando números e mostrando aqui os cálculos e os gráficos.

Tu apenas dizes que está mal e dizes que "governo , DECO , ANAREC, etc" pensam outra coisa.

A razão porque cada um diz o que diz é para mim bastante clara e para dois deles já coloquei aqui indícios fortes das razões do discurso.

asgardd Escreveu:Se calhar estamos todos enganados.

Exacto. É precisamente o que tenho defendido e mostrado: a maior parte das pessoas está enganada.

asgardd Escreveu: :roll: e a culpa é do malvado ISP, que diabo!

Peço-te que consultes a informação que eu e outros temos colocado, desde preços da matéria prima, gráficos, tabelas da evolução dos preços e comparativos com os impostos de outros países e comparativos com a evolução dos preços praticados pelas petrolíferas antes dos impostos em Portugal e no resto da Europa.

Peço-te ainda que vejas a que preço a GALP está a vender os combustíveis em Espanha e também a que preços estaria a vender em Portugal se os nossos impostos fosse iguais.

Consulta a informação e analisa por ti, não digas/repitas aqui o que dizem certas organizações tomando-o como certo...
Imagem

Administrador Fórum

por asgardd » 20/9/2008 21:45

MarcoAntonio Escreveu: O procedimento tem sido identico nas subidas e nas descidas e os nossos preços antes dos impostos acompanham os do resto da Europa também.

Esta é a questão técnica e é notável que quando coloco posts que o demonstram categoricamente surgem uns 20 posts com coisas sem interesse...

Curioso, como o governo , DECO , ANAREC, etc etc etc etc nao pensam o mesmo.

Se calhar estamos todos enganados. :roll: e a culpa é do malvado ISP, que diabo!

por MarcoAntonio » 20/9/2008 21:38

asgardd Escreveu:Depois destas afirmações, viraram-se para o ISP , ora o ISP é um imposto que repito mais uma vez, entra no campo político , e nós aqui estamos a discutir questões de ordem técnica.

Exacto. E a questão de ordem técnica é esta: dado o processo de construção de preço, a sua evolução tem sido coerente. O procedimento tem sido identico nas subidas e nas descidas e os nossos preços antes dos impostos acompanham os do resto da Europa também.

Esta é a questão técnica e é notável que quando coloco posts que o demonstram categoricamente surgem uns 20 posts com coisas sem interesse...
Imagem

Administrador Fórum

por asgardd » 20/9/2008 21:32

Caríssimos,
Esta discussão é infrutífera.

Já chegamos ao ponto fulcral, onde o nosso amigo da GALP disse " que não tem necessariamente que haver proporcionalidade directa entre crude e preço de venda ao público dos combustíveis "(aquando das descidas do crude).

Depois destas afirmações, viraram-se para o ISP , ora o ISP é um imposto que repito mais uma vez, entra no campo político , e nós aqui estamos a discutir questões de ordem técnica.

O ISP , IA , IVA , IRS , IRC sao impostos , que são fixados pelos decisores políticos. Não confundam impostos com oscilações diárias do crude e retenções de preços escandalosas por parte das gasolineiras.

Espero que se mude rapidamente a legislação de modo a regular o mercado e a travar a ganância das petrolíferas.

Mudar o ISP ? sim é possível, apesar de ser outra conversa, e está na mao dos eleitores de 4 em 4 anos.

Abraço

por MarcoAntonio » 20/9/2008 21:25

Dilson, do que é que está a falar?

Gostarias que o tópico fosse bloqueado meramente porque não concordas com a minha opinião?

Se não concordas, argumentas. Depois, eu (ou outra pessoa) contra-argumenta ou não. É assim que funciona o forum...

Aliás há aqui diversas pessoas que concordam com a minha opinião sobre o que se passa nos combustíveis. O que disseste é notável e dá para imaginar o que seria um forum moderado por ti...
Imagem

Administrador Fórum

por Dilson Costa » 20/9/2008 21:21

charles Escreveu:Excedes-te largamente pela forma como te diriges às pessoas, à pessoas que já nem sequer opinam nos teus posts para não chocar contigo, se não te apercebes disto de nada te vale tanta cultura geral

Nestas palavras só tenho de estar de acordo com o Charles, falo por mim, e em relação ás discrepâncias entre as subidas e as descidas, eu tenho a minha opinião e sem entrar em guerras de 1 cêntimo obviamente que tenho a noção que os desfazamentos têm sido claros.

Sobre este tema, sinceramente não vale a pena mais discussão, se calhar por muito menos já se trancaram tópicos. Mas só quem do alto da cadeira é que se digna a estabelecer regras, o freguês faz como o povinho, engole e não bufa, sem referir obviamente os puxa-sacos que estão sempre na algibeira prontos a se descoser.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por MarcoAntonio » 20/9/2008 21:15

A subida da GALP em que insististe ao longo de n posts não existiu.

Chama-lhe inventada, chama-lhe o que quiseres. Se dizer que é inventada é rude, o que dizer do que tu foste escrevendo (nomeadamente que eu era parvo e outras coisas).

Também, ao contrário do que disseste, não gritei em lado nenhum (nunca usei maiusculas nesta discussão). Apenas usei negritos para salientar o mais importante (e não foi nesses pontos onde colocaste agora mas para sublinhar que a GALP não tinha subido).

O que eu escrevi não são rosas, apenas os números verdadeiros e a matemática correcta.

Por fim, para "provares" o que tinhas dito (que a gasolina tinha descido 2 centimos) colocaste dois talões da BP: um com a gasolina mais cara 4 centimos e outro com a gasolina mais cara 5 centimos do que aqueles que a GALP anunciou hoje e está a praticar.

A GALP está a vender hoje a Gasolina 95 a 1.428 euros.

Tu pagaste 1.468 e 1.478 na BP.
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 20/9/2008 21:10

A única coisa falsa aqui é mesmo os teus 2 centimos: a gasolina GALP baixou precisamente/exactamente 3 centimos.

Porque é que nesta matérias a pessoas inventam constantemente números?

Pois é tudo o que escreves são rosas, tu nunca és rude com as pessoas, és tu que perdes, i´m out.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por MarcoAntonio » 20/9/2008 20:58

Aqui a única pessoa que foi rude foste tu (chamaste-me parvo para não falar do resto). Também não gritei com ninguém, apenas tenho estado a repor a verdade devido à tua insistência...

Esses talões são da BP.

GALP e BP são empresas diferentes, que praticam preços diferentes.

A GALP anunciou hoje a descida de 3 centimos e está agora a praticar 1.428 (menos 5 centimos do que o que pagaste na BP).

A BP durante a semana subiu um centimo. A GALP não subiu.

Hoje a GALP (que não tinha subido) baixou 3 centimos. A BP ainda não anunciou descida nenhuma (se fez alguma nas bombas ainda não anunciou nos média). Assim, a GALP baixou 3 centimos da semana passada para hoje (quanto à BP, tanto quanto sei, da semana passada para hoje subiu 1 centimo).

Em principio a BP anunciará a sua descida amanhã ou depois...
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 20/9/2008 20:52

Aqui vai o reconhecimento em como é falso o que eu disse e estava equivocado, espero que tua habitual rudez não te faça inventar que os talões tambem são falsos, quanto à má educação vê-se de onde parte, é muito dificil dialogar contigo só quando reconheceres isso é que podes melhorar, tu não tens de "gritar" às pessoas nem ser rude,eu ao contrário da tua postura lamento ter de te dizer isto.

A seguir às PROVAS que vou apresentar i´m out.
Anexos
talões BP.jpg
talões BP.jpg (58.63 KiB) Visualizado 8531 vezes
Cumpt

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Maverick StockMan, Shimazaki_2, yggy, Àlvaro e 134 visitantes