Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por diabo1982 » 15/10/2008 16:28

Olá a todos.
Este é o meu primeiro post no caldeirao da bolsa, apesar de já me ter registado no mesmo há algum tempo.
Até hoje nunca ousei participar, apenas vou acompanhando o forum diariamente, porque os meus conhecimentos sobre a Bolsa ainda estão um bocadinho (grande!) abaixo do nível (excelente) do fórum.
Já aprendi muita coisa aqui (muita, mesmo!) e ultimamente tenho lido alguma bibliografia sobre o tema (comecei por um livro básico mas julgo que toda a gente conhece : "Ganhar na Bolsa")

Espero, num futuro próximo entrar no mercado, quem sabe se apanho o próximo Bull Market que está para vir..mas entretanto dedico-me a consolidar conhecimentos sobre a matéria.
E no seguimento disso, tenho uma questão que, através de pesquisa, ainda não consegui esclarecer:

Gostava de dividir o PSI 20 por sectores de actividade. Alguém me pode ajudar a fazer isso, ou então, direcionar-me para algum site ou blog onde possa retirar esses dados?

Obrigado…e a partir de agora espero colaborar, na medida do possível, para esta comunidade.

Registado: 29/11/2007 2:53

por MarcoAntonio » 8/10/2008 8:04

mlra Escreveu:Boas!

Os warrant-vanilla são os chamados warrants tradicionais. Certo?

Certo.

mlra Escreveu:Boas!

No dia em que expira o call tradicional sou obrigado a comprar (call) as acções ao preço do exercicio?! Se não for obrigado a comprar o que acontece?

A liquidação dos warrants é financeira.

O que acontece quando o warrant atinge a maturidade é receberes o que eles valem (claro que se o valor for zero, o que acontece se eles estiverem out-of-the-money na data de maturidade, não recebes nada).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mlra » 7/10/2008 22:47

Boas!

No dia em que expira o call tradicional sou obrigado a comprar (call) as acções ao preço do exercicio?! Se não for obrigado a comprar o que acontece?

Obrigado

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por mlra » 7/10/2008 22:30

Boas!

Os warrant-vanilla são os chamados warrants tradicionais. Certo?

Obrigado.

Cumprimentos [/quote]

por MarcoAntonio » 7/10/2008 22:18

Depende do tipo de warrant:

Os turbo-warrants extiguem-se se o knock-out for atingido;

Os warrant-vanilla não se estiguem (só se extingue na maturidade);
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Duvida sobre warrants

por mlra » 7/10/2008 21:52

Boas!

Tenho uma duvida relativamente a warrants que gostaria de ver esclarecida. Determinado call expira em 18-12-08. Nesta duas ultimas sessoes o valor do mesmo foi 0.00 €. O call poderá extingir-se antes da data de maturidade?! Se sim como e porquê.

Cumprimentos

por mguarino » 2/10/2008 15:50

Código do IRS
Artigo 43. Mais-valias
1 - (...)
2 - (...)
3 - Para apuramento do saldo positivo ou negativo (...)
4 - Para efeitos do número anterior, considera-se que:
a) (...);
b) (...);
c) (...);
d) Tratando-se de valores mobiliários da mesma natureza e que confiram idênticos direitos, os alienados são os adquiridos há mais tempo;

FIFO é a tua resposta.

Abraço

Registado: 18/2/2008 12:35

por CarlPipe » 2/10/2008 0:54

CarlPipe escreveu:
Boa noite a todos!!

Eu já invisto na bolsa a uns anos, mas por acaso nunca comprei acções de uma empresa que já tinha em carteira, logo gostaria de saber como é que funciona, isto é, é pelo LIFO? FIFO? ou de outra maneira? é que da empresa que quero voltar a comprar, já tenho algumas a mais de um ano (logo não tenho despesas de mais valias),e como quero voltar a comprar não sei o que fazer...

Obrigado

FIFO, penso eu...

Obrigado Tiago, mas ninguem pode responder com mais certezas??

Obrigado a todos

Registado: 6/7/2006 0:36

por tiagopt2 » 1/10/2008 20:02

CarlPipe Escreveu:Boa noite a todos!!

Eu já invisto na bolsa a uns anos, mas por acaso nunca comprei acções de uma empresa que já tinha em carteira, logo gostaria de saber como é que funciona, isto é, é pelo LIFO? FIFO? ou de outra maneira? é que da empresa que quero voltar a comprar, já tenho algumas a mais de um ano (logo não tenho despesas de mais valias),e como quero voltar a comprar não sei o que fazer...

Obrigado

FIFO, penso eu...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por CarlPipe » 1/10/2008 1:56

Boa noite a todos!!

Obrigado

Registado: 6/7/2006 0:36

por mguarino » 29/9/2008 18:16

Obrigado Ulisses!

Felizmente (e digo felizmente sem ponta de ironia ou desrespeito por quem está nessa posição) já passei pela situação de ter entrado no curto prazo, ver o título a cair e pensar, isto vai ficando porque, mais tarde ou mais cedo, inverte (SONI há pouco tempo). Acabei por fechar a posição quando, finalmente, percebi que só estava a fazer pior deixando correr o tempo...

A situação presente é outra. O target foi atingido mais depressa do que eu planeei ou julgava possível e, curiosamente, o título anda a consolidar à volta daqueles valores (v.g. FNM).

Logo, a minha pergunta é esta: alterar agora a "estratégia" de curto para médio/longo prazo é um erro? A sensação que tenho é que se fechar a posição agora vou estar a sair sem motivos. A coisa parece estável e com perspectivas de subir, a menos que o Plano seja chumbado e, nesse caso, dedo no gatilho.

O que te/vos parece?

Obrigado mais uma vez!

PS: o BEST não me deixa introduzir ordens stop sem ser no mercado português. isto é normal!?

por Ulisses Pereira » 29/9/2008 17:55

Pistol, eu penso que um investidor quando abre uma posição tem que definir, à partida, se o faz numa perspectiva de curto, médio ou longo prazo.

Naturalmente que, se um investidor entra numa acção numa lógica de curto prazo e a acção ultrapassa o alvo definido por esse investidor, ele pode tomar a decisão de deixar correr a posição colocando um "stop" protegendo os ganhos em caso de inversão.

Infelizmente, o que sucede é o contrário, ou seja, um investidor que entra numa lógica de curto prazo e em que as coisas começam a correr mal, dada a dificuldade do ser humano em assumir o erro, começa com um discurso (para os outros e para ele próprio) do género: "Oh.. isto fica para investimento de longo prazo". Isto não faz sentido nenhum, é uma fuga para a frente e desrespeita toda a lógica pré-estabelecida. Infelizmente, esta situação acontece a milhares de investidores que cometem assim um dos mais graves erros nos mercados financeiros.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O que é "estratégia"?

por mguarino » 29/9/2008 17:31

Neste caso, a minha pergunta resume-se a tentar perceber o dito conceito.

1 - é possível conjugar um plano de curto/médio prazo e longo prazo na mesma estratégia? I.e., posso dizer que o meu target é x mas, caso o cenário continue favorável, o meu plano passa a buy & hold até acontecer "qualquer coisa"?

2 - se a hipótese anterior for aceitável, é coerente dizer que, apesar de o target de curto/médio prazo ter sido atingido não fechei a posição porque o cenário de longo prazo continua favorável e prefiro manter a posição?

3 - em última análise, a que devo atender para definir a minha estratégia?

Voltei-me para este tópico porque, depois de ter lido alguns posts, fiquei com a ideia de que esta seria uma pergunta básica!

Obrigado!

por mquinaz » 23/9/2008 0:14

Ticks do psi, no prorealtime

psi20 - PSI20
altri - ALTR
bcp - BCP
bes - BES
bpi - BPI
brisa - BRI
cimpor - CPR
edp - EDP
edp renovaveis - EDPR
galp - GALP
teixeira duarte - TDU
jeronimo martins - JMT
mota engil - EGL
portucel - PTI
portugal telecom - PTC
ren - RENE
semapa - SEM
sonae industria - SONI
sonae sgps - SON
sonae com - SNC
zon multimedia - ZON
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por Bokas » 22/9/2008 15:07

Boas Crómio

Eu já comecei a definir a minha lista de cotadas, mas ontem não dei com as do PSI Geral, nem me lembrei do search que a plataforma permite fazer :)

É bem visto sim sr.

Obrigado

Registado: 20/5/2008 12:54

por Crómio » 22/9/2008 14:46

Bokas Escreveu:Efectuei o download do ProRealTime, ontem andava de volta daquilo e não encontrei as cotadas do PSI Geral, alguem me pode confirmar se esta plataforma só tem acesso às cotadas do PSI 20, ou se tem acesso ao PSI Geral e eu não vi como deve ser :mrgreen:

Desde já o meu obrigado

Dá.

Tens de fazer um search pois não existe uma lista com o PSI Geral prédefinida.

Sempre podes fazer tu uma criando uma nova lista e inserindo as do PSI Geral à medida que as vais consultando...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Bokas » 22/9/2008 14:42

Efectuei o download do ProRealTime, ontem andava de volta daquilo e não encontrei as cotadas do PSI Geral, alguem me pode confirmar se esta plataforma só tem acesso às cotadas do PSI 20, ou se tem acesso ao PSI Geral e eu não vi como deve ser :mrgreen:

Desde já o meu obrigado

por Bokas » 19/9/2008 12:12

Obrigado Crómio

por Crómio » 19/9/2008 11:02

Bokas Escreveu:Bom dia

Onde é que posso ter acesso, se é que dá, à "lista" de warrants e respectivos prazos em que eles expiram das nossas cotadas do PSI20 :?:

Desde já obrigado

https://citibankinternational.co.uk/por ... ?pageid=36

http://www9.warrants.commerzbank.com/co ... fNews.aspx

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Bokas » 19/9/2008 9:46

Bom dia

Onde é que posso ter acesso, se é que dá, à "lista" de warrants e respectivos prazos em que eles expiram das nossas cotadas do PSI20 :?:

Desde já obrigado

Re: ADR's

por Crómio » 16/9/2008 11:34

The_Visitor Escreveu:Boas:

Eu estava no best trading pro em teste para ver como é e eu nao estou a conseguir dar ordens...
o que faço?

cumps
the visitor

Tens uma caixinha de chat para tirares essas dúvidas directamente com eles.

Ferramentas --> Chat

Abraço

William Bernstein

Re: ADR's

por The_Visitor » 15/9/2008 17:29

Boas:

Eu estava no best trading pro em teste para ver como é e eu nao estou a conseguir dar ordens...
o que faço?

cumps
the visitor

Registado: 14/9/2008 18:08

ADR's

por mquinaz » 12/9/2008 23:37

Á procura pelo google de um conceito de ADR, encontrei este, em baixo, no entanto, não percebi muito bem se há vantagens ou desvantagens em negociar este tipo de titulos. Há por aí alguém que me esclareça melhor? assim como se eu fosse muito burro, com umas orelhas peludas e tudo...?

Conceito de ADR

Os ADR (sigla inglesa de American Depositary Receipts) são certificados de depósito (recibos) negociados em bolsas de valores norte-americanas, como se de acções se tratassem, representativos de acções de empresas estrangeiras (neste caso, fora dos Estados Unidos), negociadas nas bolsas de valores no país de origem. As acções objecto de compra por parte de um investidor norte-americano são depositadas num banco de custódia no país de origem que, por sua vez, dá instruções a uma instituição depositária nos EUA para emitir os correspondentes ADR que serão entregues ao investidor. Dado que cada ADR equivale a uma fracção, a um múltiplo ou a uma acção original, aos detentores de ADR's são conferidos os mesmos direitos que aos detentores de acções ordinárias (obviamente tendo em conta a proporção entre as acções originais e os ADR's).

Devido à sua estrutura legal, os ADR's têm de passar por um processo de autorização para aumentar a emissão de certificados disponíveis. Enquanto o limite de emissão não é esgotado, continua a ser possível comprar acções nos países de origem e converte-las em ADR para posterior venda e vice versa (a chamada arbitragem). Desta forma, o preço das acções subjacentes e o valor dos ADR nunca se afasta muito. Contudo, no caso do limite de emissão de ADR ser atingido, deixa de ser possível adquirir acções no país de origem e converte-las em ADR, originando a possibilidade de elevados ganhos de arbitragem.
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

Dúvida -

por poseidon635 » 10/9/2008 17:40

Uma vez que utilizo O Caixa Invest, que não permite "negociar curto", e uma vez que só comecei há cerca de 1 ano a negociar na Bolsa, qual a plataforma que sugerem?

Obrigado e BN.

Registado: 13/6/2008 10:22

por Fibonacci » 10/9/2008 9:02

ruieb1c Escreveu:Qual o meio mais barato e rápido de jogar na bolsa?

Uso o BPI, por herança do meu pai que me criou este bichinho. mas as comissões são um exagero e demoram muitos dias nas movimentaçoes de capital...
que me aconselham???

Rui,

Apesar de "jogar" ser um termo que evito em Bolsa, dá uma vista de olhos nas corretoras online: BIG, BEST, Activobank7, LJCarregosa,...

Faz o download de uma das plataformas de trading do Saxo disponíveis no BEST, Gobulling, Orey,...

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 116 visitantes