GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Elias Escreveu:
Onelife se fosses tu a decidir quanto é que aplicavas de IVA e de ISP?
O suficiente para pagar as infraestruturas e todos os custos directos e indirectos causados pela circulação automóvel. Não aplicava ISP maior do que estes custos de modo a não desvirtuar o sistema, pois actualmente os automobilistas estão a contribuir para o OE dum modo que não compreendo. Estão a financiar coisas que nada têm a ver com estradas nem auto-estradas. O total pago por automobilistas relacionado com impostos sobre o automóvel ultrapassa em muitas vezes o total gasto pelo Estado em infra-estruturas para a circulação automóvel. O automóvel tornou-se a galinha dos ovos de ouro do Estado. Nunca compreendi porquê. Se tivesse boas estradas e auto-estradas sem portagem (pois ja pago que chegue no ISP) ainda compreendia...
O que sobra dos impostos cobrados aos automobilistas, onde é aplicado ? Não me venham falar do principio do pagador-utilizador...
O único argumento que posso aceitar é tentarmos diminuir a dependência do petróleo, e fomentar o uso do transporte colectivo. Mas quando ouço falar de portagens, eu como automobilista fortemente fustigado com impostos, sinto uma enorme revolta.
- Registado: 1/5/2008 2:21
lol FT, a verdade é que toda a gente critica a política de preços, toda a gente diz "deve descer" mas quando confrontado com a pergunta "então e a gasolina / o ISP / a margem. etc. devia ser de quanto?" o pessoal hesita.
Quod erad demonstrandum.
1 abraço
Elias
Quod erad demonstrandum.
1 abraço
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Apesar de a notícia pecar pelas mesmas, e grosseiras, falhas de análise a que já estamos infelizmente habituados, mas para que vejam que não é só na GALP que devem bater...
Copiado de Página 1 (Grupo Rádio Renascença): http://mediaserver.rr.pt/rr/others/14937102182e4a6.pdf
FT
== EDITADO ==
Gralha ortográfica
Copiado de Página 1 (Grupo Rádio Renascença): http://mediaserver.rr.pt/rr/others/14937102182e4a6.pdf
FT
== EDITADO ==
Gralha ortográfica
- Anexos
-
- Pagina 1 20090818.gif (31.69 KiB) Visualizado 8786 vezes
Editado pela última vez por Flying Turtle em 18/9/2008 21:48, num total de 1 vez.
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Realmente tenho assistido a muita conversa fiada. Mas ninguém apresenta de forma clara os números da discórdia - excepto o nosso caro MarcoAntónio, diga-se!
É triste vermos os políticos deste país discutir a maioria dos assuntos como o povão os discute no café... como quem diz que o árbitro é ladrão, é penalti, foi falta, foi mão, pé em riste e afins num jogo de futebol... é daquelas coisas, dá que falar no café, a malta anda entretida e prontos pá!
Gostava de pensar que há neste país alguns funcionários das entidades competentes que saibam o que é uma calculadora, o que é um computador e, já agora, como trabalhar em excel a ver se começamos a discutir factos e não pseudo-factos.
E porque não, pelo menos visitarem aqui o caldeirão e verem o exelente trabalho do MarcoAntonio? Já mostrava alguma inteligência...
É triste vermos os políticos deste país discutir a maioria dos assuntos como o povão os discute no café... como quem diz que o árbitro é ladrão, é penalti, foi falta, foi mão, pé em riste e afins num jogo de futebol... é daquelas coisas, dá que falar no café, a malta anda entretida e prontos pá!
Gostava de pensar que há neste país alguns funcionários das entidades competentes que saibam o que é uma calculadora, o que é um computador e, já agora, como trabalhar em excel a ver se começamos a discutir factos e não pseudo-factos.
E porque não, pelo menos visitarem aqui o caldeirão e verem o exelente trabalho do MarcoAntonio? Já mostrava alguma inteligência...
Definição de Aproveitamento Político
ou
Paulo Portas com Problemas no Calendário e na Calculadora
Você decide...
in TSF
Sr. Paulo Portas, há um ano o crude estava a 80 Dolares, 58 Euros.
Ontem e Hoje está a 97 Dolares, 68 Euros.
No meu calendário estamos a 18 de Setembro de 2008 e na minha calculadora de 58 para 68 euros vão 17% de aumento.
ou
Paulo Portas com Problemas no Calendário e na Calculadora
Você decide...
«Chamaremos o ministro da Economia ao Parlamento, cumprindo o nosso dever, porque não entendemos» como é que o petróleo está ao valor que custava há um ano e o preço dos combustíveis a um valor superior, disse Paulo Portas.
in TSF
Sr. Paulo Portas, há um ano o crude estava a 80 Dolares, 58 Euros.
Ontem e Hoje está a 97 Dolares, 68 Euros.
No meu calendário estamos a 18 de Setembro de 2008 e na minha calculadora de 58 para 68 euros vão 17% de aumento.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Onelife Escreveu:O que eu acho é que os impostos sobre automobilistas em Portugal são demasiado excessivos (pelo menos IVA, IA, ISP) e isto não impede que se paguem portagens, pontes, IUC... É de facto exagerado.
Onelife se fosses tu a decidir quanto é que aplicavas de IVA e de ISP?
barnabe447 Escreveu:Parem de se queixar.. ninguém vos obriga a andar de carro. Andem a pé, de bicicleta ou de transporte públicos.
Não é vergonha nenhuma andar de autocarro, além disso o verão já lá vai e torna-se menos custoso compartir assentos com o povão..
Contribuem para um melhor ambiente e ainda vos sobra dinheiro. Além disso nunca poderão ser vítimas de car-jacking (quanto muito de bus-jacking ou train-jacking).. pera lá isso não é filme?
barnabe447,
convido-te a fazer o que dizes na maioria do nosso território. Serei o primeiro a dar-te os parabéns se conseguires andar de transportes públicos onde eles não existem...
Cumprimentos
- Registado: 30/11/2007 21:12
Tudo tem explicação. Finalmente o presidente da ANAREC abriu o livro e disse qual o interesse em baixar os preços. Está, como é óbvio, a falar em nome dos seus associados e a defender os seus interesses (o que se compreende perfeitamente).
O que não se compreende é a campanha de intoxicação/desinformação...
Entretanto Cavaco Silva descreveu a situação em torno dos combustíveis como sendo complexa e mais não se quis pronunciar:
A fonte de ambas as notícias é a TSF.
O que não se compreende é a campanha de intoxicação/desinformação...
APETRO surpreendida com palavras de Manuel Pinho
O presidente da APETRO, José Horta, ficou surpreendido com as palavras de Manuel Pinho, que que agir caso os preços dos combustíveis não baixem. Por seu lado, o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, ficou satisfeito com as palavras do ministro da Economia, que as considera apenas tardias.
O presidente da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas está surpreendido com a intenção do ministro da Economia, Manuel Pinho, em tomar providências caso o preço dos combustíveis não baixe para acompanhar a queda da cotação do crude.
Em declarações à SIC Notícias, José Horta recordou que o primeiro-ministro José Sócrates, há pouco mais de dois meses, fez declarações em sentido contrário, ao dizer que o Governo não iria intervir na formação dos preços dos combustíveis.
«Custa-me um pouco a compreender a intervenção do ministro da Economia sobre eventual intervenção que francamente eu não acredito que venha a existir», acrescentou o presidente da APETRO.
José Horta recordou ainda que o Estado Português tem de ter em conta as regras comunitárias do mercado liberalizado que vigoram desde a adesão de Portugal à então CEE em 1986.
«Sucessivamente foram destruídas todas as barreiras que obstaculizavam o livre comércio de produtos petrolíferos. Se agora se viesse a pensar mudar a legislação que actualmente enforma a actividade petrolífera, seria com certeza contrária a todas as directivas e contratos assinados com a União Europeia», concluiu.
Em sentido contrário, o presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis ficou satisfeito com a tomada de posição de Manuel Pinho, assinalando apenas que esta intenção só peca por ser tardia.
Augusto Cymbron considerou que, desta forma, Manuel Pinho está a tomar uma posição a «favor da população e de preços mais baixos» e lembrou que quando os preços dos combustíveis sobem tudo fica na mesma para os postos de abastecimento, que continuam a ganhar «comissões miseráveis e magríssimas».
«Não vêem ganho nenhum suplementar. Pelo contrário, há vários prejuízos: vende-se menos, o risco nos créditos é maior e a recuperação das fugas daqueles que abastecem e fogem é mais complicada porque com a mesma comissão e um montante superior tem de vender mais litros para compensar», explicou.
Entretanto Cavaco Silva descreveu a situação em torno dos combustíveis como sendo complexa e mais não se quis pronunciar:
Cavaco considera «complexa» questão de preço de combustíveis
O Presidente da República classificou como «complexa» a questão do preço dos combustíveis em Portugal. Cavaco Silva adiantou ainda que «não se pode responder de forma muito apressada» a esta questão.
O Presidente da República considerou como «complexa» a questão dos preços dos combustíveis em Portugal ainda por cima num contexto de «crise financeira internacional muito forte».
«Não se pode responder de forma muito apressada. Penso que hoje aqui, em São Jacinto, onde vim testemunhar um exercício militar, não devo fazer considerações sobre combustíveis nem tão pouco sobre a situação financeira internacional», acrescentou Cavaco Silva.
Questionado sobre se está preocupado sobre estas questões, Cavaco limitou-se a dizer que já tinha mostrado essa preocupação noutras ocasiões.
A fonte de ambas as notícias é a TSF.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Parem de se queixar.. ninguém vos obriga a andar de carro. Andem a pé, de bicicleta ou de transporte públicos.
Não é vergonha nenhuma andar de autocarro, além disso o verão já lá vai e torna-se menos custoso compartir assentos com o povão..
Contribuem para um melhor ambiente e ainda vos sobra dinheiro. Além disso nunca poderão ser vítimas de car-jacking (quanto muito de bus-jacking ou train-jacking).. pera lá isso não é filme?
barnabé
http://videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ
um "remador da república"
- Registado: 4/6/2008 20:46
Elias Escreveu:Onelife Escreveu:Eu diria que a média europeia já era mau, porque se o ordenado médio é 70% da média europeia, então deviamos pagar só 70% sobre a média de ISP europeu.
Isso para mim é que era justo, adequarmos o imposto aos rendimentos do país.
Pois é...
mas é curioso vermos que em termos de IA temos uma das cargas fiscais mais elevadas da Europa e isso não impede as pessoas de comprar carros... aliás temos uma das taxas de carros por 1000 habitantes mais altas da Europa
É que lá fora tens transportes públicos a sério...
- Registado: 17/7/2008 13:21
Onelife Escreveu:Flying Turtle, não sei se consigo entender a total extensão daquilo que falas.
Parece-me que isso iria levar à falência do Estado. E se fosse feito com impacto instantaneo, iria ser un enorme impulsionador de inflacção. Mas devem existir mais efeitos que não estou a ver...
Procura ler textos de economistas de renome que abordem o assunto, incluindo o excelente livro do Alan Greenspan, que fala de medidas desastrosas tomadas pelo Nixon (não exactamente as que sugeriste, uma vez que se tratava de indexação de salários à inflação, mas o efeito final é semelhante), e que constituíram fortes elementos de destruição de valor da economia dos EUA. De uma forma muito simples (e necessariamente simplista), tudo o que se faça para desvirtuar administrativamente as regras de mercado conduz normalmente a insustentáveis situações de injustiça social e de perda de competitividade. A prazo, e para além dos efeitos que descreves, conduziria a progressivamente maiores perdas de poder de compra da população em geral, à bancarrota do Estado e, em consequência, do País enquanto entidade economicamente soberana (no quadro da UE neste caso).
Não é, felizmente, cenário que se possa razoavelmente antecipar numa economia de mercado como a nossa, e muito menos no quadro da UE...
E não confundamos isto com ultra-liberalismo e/ou com a defesa da ausência de um papel regulador e promotor de desenvolvimento inclusivo do Estado na economia e na sociedade. São duas coisas completamente diferentes.
FT
O que eu acho é que os impostos sobre automobilistas em Portugal são demasiado excessivos (pelo menos IVA, IA, ISP) e isto não impede que se paguem portagens, pontes, IUC... É de facto exagerado.
Flying Turtle, não sei se consigo entender a total extensão daquilo que falas.
Parece-me que isso iria levar à falência do Estado. E se fosse feito com impacto instantaneo, iria ser un enorme impulsionador de inflacção. Mas devem existir mais efeitos que não estou a ver...
Flying Turtle, não sei se consigo entender a total extensão daquilo que falas.
- Registado: 16/8/2007 14:49
Isto tá bonito tá.
Eu já dei por mim a defender a questão do preço, devido a explicação bem feita pelo Marco e provada com factos.
O que não consigo defender é:
A posição da DECO (promove boicotes, mas não vai a fundo na questão, e não defende o comsumidor)
A posição do Governo, (fala, fala, mas não liberaliza o mercado a séria, não mexe no imposto, faz dupla tributação, cria autoridades de concorrência mas não actuam.. etc)
A gestão das expectativas da GALP, BP e Repsol (o que serve de desculpa para subir, não serve para descer, não explicam como fazem o preço, cartelizam nitidamente, não fomentam a liberdade dos postos concessiónarios, etc)
Em suma, casa onde não há pão todos ralham e ng tem razão...
Dito isto, obrigado Marco pelos números.
Eu já dei por mim a defender a questão do preço, devido a explicação bem feita pelo Marco e provada com factos.
O que não consigo defender é:
A posição da DECO (promove boicotes, mas não vai a fundo na questão, e não defende o comsumidor)
A posição do Governo, (fala, fala, mas não liberaliza o mercado a séria, não mexe no imposto, faz dupla tributação, cria autoridades de concorrência mas não actuam.. etc)
A gestão das expectativas da GALP, BP e Repsol (o que serve de desculpa para subir, não serve para descer, não explicam como fazem o preço, cartelizam nitidamente, não fomentam a liberdade dos postos concessiónarios, etc)
Em suma, casa onde não há pão todos ralham e ng tem razão...
Dito isto, obrigado Marco pelos números.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Onelife Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Muito mais interessante era pressionar o Governo para colocar os impostos sobre a Gasolina na média europeia e assim passavamos a pagar menos 5 centimos por litro já amanhã!
Eu diria que a média europeia já era mau, porque se o ordenado médio é 70% da média europeia, então deviamos pagar só 70% sobre a média de ISP europeu.
Onelife, dás-te conta da enormidade das consequências económicas que resultariam da aplicação generalizada dessa regra à generalidade (desculpa a cacofonia) dos produtos e serviços, ou mesmo só aos ditos essenciais (o que já em si traz uma séria dificuldade de determinação do que é essencial ou não)?
Acredita, não quererias certamente viver em tais circunstâncias...
FT
Onelife Escreveu:Eu diria que a média europeia já era mau, porque se o ordenado médio é 70% da média europeia, então deviamos pagar só 70% sobre a média de ISP europeu.
Pois é...
mas é curioso vermos que em termos de IA temos uma das cargas fiscais mais elevadas da Europa e isso não impede as pessoas de comprar carros... aliás temos uma das taxas de carros por 1000 habitantes mais altas da Europa
MarcoAntonio Escreveu:Muito mais interessante era pressionar o Governo para colocar os impostos sobre a Gasolina na média europeia e assim passavamos a pagar menos 5 centimos por litro já amanhã!
Eu diria que a média europeia já era mau, porque se o ordenado médio é 70% da média europeia, então deviamos pagar só 70% sobre a média de ISP europeu.
- Registado: 16/8/2007 14:49
Já aqui discutimos neste mesmo tópico que, no médio/longo prazo, o preço antes de impostos da gasolina em Portugal tem subido mais do que no resto da Europa. Falo de 4 cêntimos em cerca de 4 anos, salvo erro. Como não acredito em bruxas (e não digo "mas que as há, há"), a única explicação que posso encontrar para essa digergência será o facto de Portugal se ter tornado um mercado tão pequeno para a gasolina - devido à preferência de todo o tipo de consumidores, durante as duas últimas décadas, pelo gasóleo - que os custos marginais (transporte, armazenamento, etc.) na gasolina começaram a assumir uma proporção menos marginal, influenciando assim mais o preço final.
No gasóleo, ao contrário, tal diferença não se verificou, o que é consistente com a tentativa de explicação dada acima.
FT
No gasóleo, ao contrário, tal diferença não se verificou, o que é consistente com a tentativa de explicação dada acima.
FT
limpaesgotos Escreveu:Marco se realmente existisse concorrência seria lógico baixar o preço para atrair clientes, ou não ? Ainda mais nesta altura.
Eu acho que a GALP poderia baixar a gasolina em 1 centimo ou 2. É uma opinião pessoal...
Mais importante do que isso, acho que a GALP poderia gerir a situação bastante melhor, tanto ao nível do timing como do discurso e assim atenuar bastante toda esta situação.
limpaesgotos Escreveu:Agora, se realmente existir concordancia de preços, a lógica será outra ...
Eu acho essa uma falsa questão. Os nossos preços são bastante parecidos com o resto da Europa e têm acompanhado bastante de perto o valor dos restantes países. Temos até tido alturas (ultimos meses) onde chegamos a ter os combustíveis mais baratos que na nossa vizinha Espanha (antes dos impostos, naturalmente). Portanto, nas petrolíferas está em questão 1 centimo ou dois...
Muito mais interessante era pressionar o Governo para colocar os impostos sobre a Gasolina na média europeia e assim passavamos a pagar menos 5 centimos por litro já amanhã!
É extremamente curioso como ninguém se importa com isso mas todos falam da GALP e demais petrolíferas.
- Anexos
-
- gasolina-impostos-agosto-b.PNG (28.55 KiB) Visualizado 9176 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Mais interessante ainda, para ficarmos na média da Europa dos 15 (e pedir para ficar na média não é muito) o Governo podia baixar a gasolina em 5 centimos já amanhã. E com isto (praticamente) ninguém reclame. Muito interessante e curioso...
Marco a minha interpretação é que a ideia de apontar baterias ao Estado / Governo incomoda as pessoas porque envolve questões políticas, ideológicas, emocionais, etc. Quer dizer, quem votou neste Governo pode sentir-se pouco à vontade para alinhar num protesto desses, enquanto que quem votou na oposição sabe que irá ser acusado de aproveitamente político, etc.
Já as gasolineiras são as "más da fita" e aqui não há ideologia que valha por isso as pessoas facilmente aderem a um protesto massificado.
1 abr
Elias
Boas,
Pode-se achar que o preço devia ser mais baixo, que não tem descido tão rapido quanto devia, que não que ele está correcto, etc, são opiniões.
Por mim acho que devia ser mais baixo, mas a culpa não é só das gasolineira e tb do governo, que anda a falar que as gasolineira têm que baixar, etc, mas o ISP/IVA não é mexido, aliás subiram-no (não agora).
No entanto acho que a GALP está a lidar muito mal com esta situação, e está a dar um pouco cabo da imagem que tem vindo a construir ao longo destes ultimos anos (para isso investiu milhões, nomeadamente no desporto), está a criar ódios em relação a ela, o que não é nada bom para a imagem da empresa, a empresa além dos accionistas são os seus clientes, é para eles que ela existe.
Cumprimentos
Pode-se achar que o preço devia ser mais baixo, que não tem descido tão rapido quanto devia, que não que ele está correcto, etc, são opiniões.
Por mim acho que devia ser mais baixo, mas a culpa não é só das gasolineira e tb do governo, que anda a falar que as gasolineira têm que baixar, etc, mas o ISP/IVA não é mexido, aliás subiram-no (não agora).
No entanto acho que a GALP está a lidar muito mal com esta situação, e está a dar um pouco cabo da imagem que tem vindo a construir ao longo destes ultimos anos (para isso investiu milhões, nomeadamente no desporto), está a criar ódios em relação a ela, o que não é nada bom para a imagem da empresa, a empresa além dos accionistas são os seus clientes, é para eles que ela existe.
Cumprimentos
Limpaesgotos, tens jeito para colocar notícias repetidas. Essa notícia já está aqui no tópico e já foi comentada...
Mais duas coisas:
> Sublinhaste duas partes, o título é "corrigido" pelo autor mais à frente no artigo numa parte que não sublinhaste. Interessante.
> O Pedro Santos Guerreiro escreveu um artigo relativamente bom, melhor que a média. Mesmo assim esqueceu-se de um factor: o lag. Na verdade, os preços a ter em conta são 49 euros e 44 euros aproximadamente (o Dwer teve a gentileza de colocar um gráfico com as cotações da gasolina nos mercados internacionais que está na página anterior).
Portanto, na Gasolina temos uma descida de cerca de 10% no prazo em questão nos mercados internacionais (contra os 13% indicados no artigo do PSG) e que se reflecte nas bombas numa descida de 8%.
Também se pode ver no gráfico do Dwer (página anterior) que de facto, durante este período de acesos protestos, a gasolina praticamente não baixou nos mercados internacionais. Especificamente entre a terceira semana de Julho e primeira de Setembro, a baixa de preço foi muito ligeira.
Como já disse um par de vezes, a GALP até poderia baixar a gasolina num centimo ou dois mas e depois?
Rapidamente as pessoas o esqueceriam (pois há quem reclame por descidas de 8 e 10 centimos o que é absurdo e totalmente incorrecto) e continuariam a protestar como sempre.
Mesmo assim, defendo que a GALP não tem gerido a situação de forma muito inteligente, especialmente nos últimos dias...
Mais interessante ainda, para ficarmos na média da Europa dos 15 (e pedir para ficar na média não é muito) o Governo podia baixar a gasolina em 5 centimos já amanhã. E com isto (praticamente) ninguém reclame. Muito interessante e curioso...
Esfalfam-se por 1 ou 2 centimos junto da GALP e com os 5 centimos a mais que pagamos em impostos sobre os combustíveis (praticamente) ninguém fala!
Mais duas coisas:
> Sublinhaste duas partes, o título é "corrigido" pelo autor mais à frente no artigo numa parte que não sublinhaste. Interessante.
> O Pedro Santos Guerreiro escreveu um artigo relativamente bom, melhor que a média. Mesmo assim esqueceu-se de um factor: o lag. Na verdade, os preços a ter em conta são 49 euros e 44 euros aproximadamente (o Dwer teve a gentileza de colocar um gráfico com as cotações da gasolina nos mercados internacionais que está na página anterior).
Portanto, na Gasolina temos uma descida de cerca de 10% no prazo em questão nos mercados internacionais (contra os 13% indicados no artigo do PSG) e que se reflecte nas bombas numa descida de 8%.
Também se pode ver no gráfico do Dwer (página anterior) que de facto, durante este período de acesos protestos, a gasolina praticamente não baixou nos mercados internacionais. Especificamente entre a terceira semana de Julho e primeira de Setembro, a baixa de preço foi muito ligeira.
Como já disse um par de vezes, a GALP até poderia baixar a gasolina num centimo ou dois mas e depois?
Rapidamente as pessoas o esqueceriam (pois há quem reclame por descidas de 8 e 10 centimos o que é absurdo e totalmente incorrecto) e continuariam a protestar como sempre.
Mesmo assim, defendo que a GALP não tem gerido a situação de forma muito inteligente, especialmente nos últimos dias...
Mais interessante ainda, para ficarmos na média da Europa dos 15 (e pedir para ficar na média não é muito) o Governo podia baixar a gasolina em 5 centimos já amanhã. E com isto (praticamente) ninguém reclame. Muito interessante e curioso...
Esfalfam-se por 1 ou 2 centimos junto da GALP e com os 5 centimos a mais que pagamos em impostos sobre os combustíveis (praticamente) ninguém fala!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/9/2008 10:19, num total de 1 vez.
limpaesgotos, sugiro vivamente que leias as mensagens e/ou outros tópicos antes de transcreveres artigos da imprensa, blogs e outros. É que já não é a primeira vez que repetes transcrições já feitas por outros anteriormente, como é o caso desta última transcrição, já feita pelo(a) Bocciardi neste mesmo tópico e aliás já comentada também. Para além de demonstrares que estás atento e verdadeiramente interessado em discutir os assuntos, e não apenas em debitar aquilo que, segundo a tua visão, importa transmitir, poupavas tratalho a ti e a todos nós...
FT
FT
Quem está ligado: