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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por limpaesgotos » 18/9/2008 9:58

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=331592

Pedro Santos Guerreiro

Por que não desce o preço da gasolina?

psg@mediafin.pt

--------------------------------------------------------------------------------

"Se nos últimos três meses a cotação do petróleo desceu quase 40%, por que é que o preço de venda da gasolina em Portugal caiu quase dez vezes menos?" A Galp pode achar que a pergunta é impertinência de ignorantes e a Autoridade da Concorrência entender que no pasa nada, mas devem ser os únicos à face da Terra a pensá-lo.


A Galp pode achar que a pergunta é impertinência de ignorantes e a Autoridade da Concorrência entender que no pasa nada, mas devem ser os únicos à face da Terra a pensá-lo. Menos certezas tem o comissário Europeu da Energia: falando especificamente de Portugal, Andris Piebags diz que a Autoridade da Concorrência "tem de acompanhar melhor o mercado dos combustíveis", para "confirmar permanentemente que não há práticas de cartelização entre as gasolineiras".

A questão do preço dos combustíveis está a tornar-se uma conversa de surdos. Ainda ontem, a Galp disse que não tem poder para definir preços de combustíveis, o que dá vontade de rir. Logo depois, o ministro da Economia pediu que as descidas sejam mais rápidas, o que dá vontade de sorrir. A associação das petrolíferas diz que não haverá descidas em breve, o que perante a queda do petróleo dá vontade de ruir. E os revendedores querem voltar a bater à porta da Concorrência, o que dá para pouco admitir, pois esta já validou todos os argumentos das gasolineiras, atribuindo a evolução dos preços a impostos e à conjuntura internacional. Foi a 3 de Junho que a Autoridade da Concorrência assim disse. O que se passou desde então? Muito.

Há factores que atenuam os efeitos aritméticos simplificados no primeiro parágrafo. A descida do petróleo em euros foi menor do que em dólares. E há uma componente fixa de imposto que dilui a descida do preço antes de impostos. Finalmente: a Galp diz que interessam mais as cotações internacionais das gasolinas do que o preço do petróleo.

Seja qual for a forma como se calcula, a descida dos preços na bomba é sempre mínima. De 4 de Junho para cá, em euros, o petróleo caiu 31%; as cotações internacionais do gasóleo e da gasolina desceram 23% e 13%, respectivamente; o preço médio na bomba em Portugal diminuiu 8% no gasóleo e 4% nas gasolinas, o que antes de impostos significa menos 16% e 8%.

Pode ser um balde de água fria mas estas contas nivelam a discussão: os preços dos combustíveis descem menos, mas não dez vezes menos. O primeiro parágrafo pode ser refeito:

"Se nos últimos três meses a cotação do petróleo internacional do gasóleo desceu quase 40% 23% em euros, por que é que o preço de venda da gasolina antes de impostos em Portugal caiu quase dez vezes 30% menos?"

As gasolineiras merecem estar debaixo de crivo atento e diário, o que, aliás, este jornal tem feito amiúde. E, como aqui já se contestou, o relatório da Autoridade da Concorrência legitima, sem espírito crítico, tudo o que a Galp alguma vez ousou pensar. Mas, para avaliar a empresa, há dois tipos de julgamento: o do tribunal popular, onde se lê o primeiro parágrafo deste texto; ou o tribunal informado, onde se invoca o último parágrafo. A escolha sobre qual a sala de audiências em que prefere estar é inteiramente sua.
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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por Elias » 18/9/2008 9:29

Combustíveis: Autoridade da Concorrência avança com análise aprofundada
17.09.2008 - 20h31
Por Lusa
Nelson Garrido (arquivo)

Os preços dos combustíveis têm vindo a descer mas mais lentamente do que o petróleo
A Autoridade da Concorrência (AdC) garantiu hoje que vai analisar o desfasamento entre a queda do preço do petróleo nos mercados internacionais e os preços finais praticados pelas gasolineiras.

Segundo o comunicado da AdC, a "análise aprofundada" do mercado dos combustíveis líquidos em Portugal resulta de dados adicionais solicitados às empresas petrolíferas (entre outros operadores no mercado) após a divulgação do Relatório sobre o Mercado dos Combustíveis em Portugal, de 2 de Junho de 2008.

A entidade "não deixará de actuar atempadamente, fazendo uso da sua competência sancionatória", se verificar a existência de práticas anómalas ou factores que afectem a concorrência do mercado.

No relatório de 2 de Junho sobre o mercado dos combustíveis em Portugal, a Autoridade da Concorrência concluiu que não havia cartelização, a fixação de preços para impedir a concorrência, entre os operadores que actuam no mercado português nem abuso de posição dominante pela Galp Energia.

"Na sequência do Relatório [...] a Autoridade solicitou às diversas entidades envolvidas [...], com especial destaque para as empresas petrolíferas, o envio de um conjunto adicional e substancialmente alargado de informação sobre as condições de funcionamento do mercado, abrangendo as diversas fases da cadeia vertical desde a produção/importação até à venda ao público de combustíveis líquidos e gasosos", indica a entidade no comunicado.

Estes dados, "solicitados na primeira quinzena de Julho", precisou a AdC, "começarão a ser recebidos com regularidade mensal e reportada ao mês anterior a partir do próximo dia 30 de Setembro".

O comunicado da Autoridade surge um dia depois de o comissário europeu da Energia, o letão Andris Piebalgs, ter dito que o regulador português "tem de acompanhar melhor o mercado nacional dos combustíveis" e "confirmar permanentemente que não há práticas de cartelização entre as gasolineiras, ou quaisquer outras situações que afectem a concorrência e os consumidores".

Por outro lado, o ministro da Economia Manuel Pinho sublinhou hoje que a tendência nos preços dos combustíveis tem de ser de descida com a quebra do preço do petróleo, não comentando a subida de preços de combustíveis decidida por algumas petrolíferas.

A BP subiu um cêntimo na gasolina e desceu um cêntimo no gasóleo a partir das 00h00 de hoje, enquanto a Galp manteve o preço da gasolina e reduziu um cêntimo o gasóleo.

A Repsol vai descer a partir das 00h00 de quinta-feira um cêntimo no preço do gasóleo, mantendo o valor a pagar pela gasolina.

Desde a semana de 08 de Julho, quando atingiu o máximo de 133,18 dólares (84,45 euros), que os preços do petróleo têm estado a cair nos mercados internacionais.

Os preços dos combustíveis chegaram, em Julho, aos 1,51875 euros por litro a gasolina sem chumbo 95 e a 1,42225 o gasóleo e desde então têm vindo a descer, mas mais lentamente que o preço do petróleo.

Os preços de referência na semana passada estavam em torno dos 1,38 euros por litro de gasóleo e 1,456 euros o litro da gasolina sem chumbo 95, que eram sensivelmente os mesmos de Maio, quando o preço do barril de crude estava entre os 110 e os 120 dólares o barril [70 a 78 euros], segundo os dados da Direcção-Geral de Energia.

in Público
 
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por Martins_Braz » 17/9/2008 20:57

marath Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Se não baixar (o que não acredito) então "anda a brincar"...
:wink:

Repara contudo como de facto, cotada em euros, a gasolina praticamente não baixou durante mais de um mês.


Pois, para mim "anda a brincar" aos gestores e até leva jeito na brincadeira. Por mim a GALP bem que podia manter o preço dos combustíveis ou até aumentá-lo. Aliás, enquanto a procura não reduzir é uma forma de alcançar maior lucro. E é isso que eu tenho de exigir como accionista.


Pois, seria isso que tu terias de exigir como accionista se não houvesse uma estratégia conjunta das companhias e o mercado fosse de concorrência. Como não é, o Estado deveria intervir e assegurar-se que passe a ser. O problema é o Estado ser accionista. Esse é o verdadeiro problema. É que se tu tens 5000 acções o estado tem 58.079.514+8.292.510 e naturalmente tem todo o interesse em que a empresa maximize o lucro, em vez de se preocupar em regular esse lucro segundo critérios de bem estar social e economico, num contexto democrático em que o interesse da maioria deve prevalecer sobre o da minoria.



:?: :?: :?:

BRISA, REN, EDP, etc, etc.
 
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por silvaxico » 17/9/2008 20:52

marath Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Se não baixar (o que não acredito) então "anda a brincar"...
:wink:

Repara contudo como de facto, cotada em euros, a gasolina praticamente não baixou durante mais de um mês.


Pois, para mim "anda a brincar" aos gestores e até leva jeito na brincadeira. Por mim a GALP bem que podia manter o preço dos combustíveis ou até aumentá-lo. Aliás, enquanto a procura não reduzir é uma forma de alcançar maior lucro. E é isso que eu tenho de exigir como accionista.


Pois, seria isso que tu terias de exigir como accionista se não houvesse uma estratégia conjunta das companhias e o mercado fosse de concorrência. Como não é, o Estado deveria intervir e assegurar-se que passe a ser. O problema é o Estado ser accionista. Esse é o verdadeiro problema. É que se tu tens 5000 acções o estado tem 58.079.514+8.292.510 e naturalmente tem todo o interesse em que a empresa maximize o lucro, em vez de se preocupar em regular esse lucro segundo critérios de bem estar social e economico, num contexto democrático em que o interesse da maioria deve prevalecer sobre o da minoria.


marath,

o Estado tem "critérios de bem estar social e económico, num contexto democrático em que o interesse da maioria deve prevalecer sobre o da minoria". O problema é que o "Estado" é uma abstracção. Em cada momento o "Estado" é o grupo de políticos que detém o poder... e aí os interesses de uma minoria são bem mais fortes...
 
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por marath » 17/9/2008 20:40

Martins_Braz Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Se não baixar (o que não acredito) então "anda a brincar"...
:wink:

Repara contudo como de facto, cotada em euros, a gasolina praticamente não baixou durante mais de um mês.


Pois, para mim "anda a brincar" aos gestores e até leva jeito na brincadeira. Por mim a GALP bem que podia manter o preço dos combustíveis ou até aumentá-lo. Aliás, enquanto a procura não reduzir é uma forma de alcançar maior lucro. E é isso que eu tenho de exigir como accionista.


Pois, seria isso que tu terias de exigir como accionista se não houvesse uma estratégia conjunta das companhias e o mercado fosse de concorrência. Como não é, o Estado deveria intervir e assegurar-se que passe a ser. O problema é o Estado ser accionista. Esse é o verdadeiro problema. É que se tu tens 5000 acções o estado tem 58.079.514+8.292.510 e naturalmente tem todo o interesse em que a empresa maximize o lucro, em vez de se preocupar em regular esse lucro segundo critérios de bem estar social e economico, num contexto democrático em que o interesse da maioria deve prevalecer sobre o da minoria.
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por MarcoAntonio » 17/9/2008 20:33

Já agora, aqui fica o comparativo entre o preço nos mercados internacionais e o preço nas bombas antes dos impostos e uma previsão de qual deveria ser o preço na próxima semana a manterem-se os preços da gasolina nos mercados internacionais:

Mercados ... Bomba

0.51 (-------) 0.69 (-----)
0.45 (-12%) 0.64 (-8%)
0.44 (-14%) 0.63 (-9%)
0.39 (-24%) X

X = 0.59 (1.405 euros c/ impostos)


As datas são: fim de Junho, fim de Julho, fim de Agosto, Actual, aplicando depois uma semana de delay. Os valores são aproximados e tirados "a olho" do gráfico do Dwer.

O X é uma previsão (valor esperado) do preço da gasolina na Bomba para a próxima semana. O valor a que cheguei é 1.405 euros por litro, impostos incluidos. Ou seja, menos 5 centimos que hoje...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Crómio » 17/9/2008 20:08

E se não baixar? O que acontece?


Estradas barricadas, montras vandalizadas, carros incendiados, minifestações, mortos, polícia de choque, oposição em força a dar razão, pedido de demssão do ministro, ACP com número recorde de sócios, associação de revendedores com controlo da admin da Galp, enfim... uma revolução...

Claro, depois de novos poderes instalados, o preço volta ao mesmo (vá lá... menos 2 cents)...

O povo quer é Circo!


LOL


Abraço
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por Martins_Braz » 17/9/2008 20:07

MarcoAntonio Escreveu:Se não baixar (o que não acredito) então "anda a brincar"...
:wink:

Repara contudo como de facto, cotada em euros, a gasolina praticamente não baixou durante mais de um mês.


Pois, para mim "anda a brincar" aos gestores e até leva jeito na brincadeira. Por mim a GALP bem que podia manter o preço dos combustíveis ou até aumentá-lo. Aliás, enquanto a procura não reduzir é uma forma de alcançar maior lucro. E é isso que eu tenho de exigir como accionista.
 
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por MarcoAntonio » 17/9/2008 20:02

Se não baixar (o que não acredito) então "anda a brincar"...
:wink:

Repara contudo como de facto, cotada em euros, a gasolina praticamente não baixou durante mais de um mês.
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por Martins_Braz » 17/9/2008 20:00

MarcoAntonio Escreveu:Pode-se ver aí a subida da semana passada (8 a 12) mas mais importante, pode-se ver que o efeito do crack spread já passou durante esta semana.

Portanto a GALP está agora em cheque. Dentro de uma semana o preço tem de baixar "brutalmente"...

Aqui o "brutalmente" é 3 ou 4 centimos no mínimo.


E se não baixar? O que acontece?
 
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por MarcoAntonio » 17/9/2008 19:58

Pode-se ver aí a subida da semana passada (8 a 12) mas mais importante, pode-se ver que o efeito do crack spread já passou durante esta semana.

Outra coisa que se pode ver é que a gasolina em euros nos mercados internacionais praticamente não baixou entre meados de Julho e a semana passada. Foi praticamente constante...


Portanto a GALP está agora em cheque. Dentro de uma semana o preço tem de baixar "brutalmente"...

Aqui o "brutalmente" é 3 ou 4 centimos no mínimo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/9/2008 20:01, num total de 1 vez.
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por Dwer » 17/9/2008 19:53

sem impostos. como se fosse à porta da refinaria (seja lá onde ela for)
Anexos
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Abraço,
Dwer

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por Dwer » 17/9/2008 19:50

MarcoAntonio Escreveu:
Dwer Escreveu:Ó Marco, qual é a estrutura de impostos sobre a gasolina?


Na gasolina, em Portugal, é 0.583 euros por litro de ISP (que agora são dois impostos juntos) e depois sobre o preço base + isp acresce o IVA à taxa actual de 20%.


ok thx

aqui vai um gráfico dos futuros da gasolina, em euros, em litros e com impostos incorporados.

Não inclui transportes, armazenamento, margens da GALP ou quaisquer outros custos.
Anexos
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Abraço,
Dwer

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por Martins_Braz » 17/9/2008 19:32

MarcoAntonio Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Quando? Acabei de colocar gasóleo na GALP da Expo e continua a 1,30


Exacto, baixou um centimo portanto.

O preço dela era 1.31 (ou 1.309).

Foi pouco contudo, na minha opinião. Podia ter baixado centimo e meio (que foi o que a BP desceu, por sinal).


Aliás nem sei se essa descida é "oficial" pois a GALP não a anunciou muito embora agora a maior parte dos postos esteja a vende-la de 1.299 a 1.302 (como se pode constatar no site maisgasolina.com).


LOL, pode ser que tenhas razão... mas a verdade é que não olho para a terceira casa decimal...

Faz lembrar aqueles preços dos supermercados a 4,99 €.

Se eu comprar dois litros de gasoleo pago quanto?

1,309 x 2
ou
1,310 x 2
 
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por Martins_Braz » 17/9/2008 19:29

MarcoAntonio Escreveu:A gasolina e o gasóleo têm preços internacionais, muita da gasolina que consumimos é refinada lá fora e o que conta é o preço internacional da gasolina e do gasóleo à saída das refinarias por essa Europa fora.

O que é que interessa aqui os salários?

Ninguém nos arranja petróleo mais barato (ou gasolina e gasóleo refinados mais baratos) só porque cá ganhamos pouco.

Como já disse n vezes, nesta questão dos combustíveis temos de vê-lo como um mercado global. Os valores antes dos impostos são identicos em todos os países desenvolvidos, fora aqueles países que "subsidiam" os combustíveis, alguns fazem-no, mas têm sistemas sociais e políticos bem diferentes do nosso.

E quando digo nosso, refiro-me a Europa e Estados Unidos.

Portanto, não misturemos alhos com bugalhos, aqui os salários não interessam para nada...


Bem, por um lado ouço aqui falar da responsabilidade destes Srs. perante os accionistas e na perspectiva de lucro da GALP (que é empresa privada).

Depois ouço que afinal a GALP e as outras petrolíferas não podem ter em conta a elasticidade da procura e a utilidade marginal para a fixação de um preço. Ou então podem. Em que ficamos?

Se podem, o facto do rendimento médio ser de 1000 euros ou de 5000 euros tem toda a diferença. Aliás, mesmo em Portugal isso se pode constatar no jogo de mercado que existe entre os postos de combustíveis no litoral e no interior.

Ou mesmo entre gasolineiras. No outro dia afirmei aqui que a GALP ia comprar a AGIP quando devia ser a AGIP a comprar a GALP. Isto porque a AGIP vende o gasoleo 0,10€ mais barato que a GALP (comparação entre a GALP em Lisboa e a AGIP em Alpiarça/Santarém). Fiquei sem resposta... e continuo sem resposta. Mas mais importante, continuo sem entender se a GALP é ou não uma empresa privada que pode mexer-se livremente no mercado dos combustíveis.

P.S.: Sou accionista GALP desde hoje (representa 60% da minha carteira).
 
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por MarcoAntonio » 17/9/2008 19:28

Dwer Escreveu:Ó Marco, qual é a estrutura de impostos sobre a gasolina?


Na gasolina, em Portugal, é 0.583 euros por litro de ISP (que agora são dois impostos juntos) e depois sobre o preço base + isp acresce o IVA à taxa actual de 20%.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por Dwer » 17/9/2008 19:24

Ó Marco, qual é a estrutura de impostos sobre a gasolina?
Abraço,
Dwer

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por MarcoAntonio » 17/9/2008 19:23

Martins_Braz Escreveu:Quando? Acabei de colocar gasóleo na GALP da Expo e continua a 1,30


Exacto, baixou um centimo portanto.

O preço dela era 1.31 (ou 1.309).

Foi pouco contudo, na minha opinião. Podia ter baixado centimo e meio (que foi o que a BP desceu, por sinal).


Aliás nem sei se essa descida é "oficial" pois a GALP não a anunciou muito embora agora a maior parte dos postos esteja a vende-la de 1.299 a 1.302 (como se pode constatar no site maisgasolina.com).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/9/2008 19:26, num total de 1 vez.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 17/9/2008 19:21

Martins_Braz Escreveu:
Elias Escreveu:Nuno, não me parece que isso resolva seja o que for.
Lá fora (Europa Central) tens muito mais concorrência e os preços são mais altos que cá.



Europa Central = Alemanha, França, Luxemburgo, Austria, etc, etc

Tudo países onde o salário mínimo se fica pelos 500 euros...

Enfim, comparam o incomparável...



A gasolina e o gasóleo têm preços internacionais, muita da gasolina que consumimos é refinada lá fora e o que conta é o preço internacional da gasolina e do gasóleo à saída das refinarias por essa Europa fora.

O que é que interessa aqui os salários?

Ninguém nos arranja petróleo mais barato (ou gasolina e gasóleo refinados mais baratos) só porque cá ganhamos pouco.

Como já disse n vezes, nesta questão dos combustíveis temos de vê-lo como um mercado global. Os valores antes dos impostos são identicos em todos os países desenvolvidos, fora aqueles países que "subsidiam" os combustíveis, alguns fazem-no, mas têm sistemas sociais e políticos bem diferentes do nosso.

E quando digo nosso, refiro-me a Europa e Estados Unidos.

Portanto, não misturemos alhos com bugalhos, aqui os salários não interessam para nada...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/9/2008 19:24, num total de 1 vez.
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por Martins_Braz » 17/9/2008 19:20

futriber Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Independentemente disso, esta semana (e sublinho "esta semana") a minha crítica vai para a GALP por não estar a baixar o preço do Gasóleo. A BP fê-lo e eu acredito que, apesar do que se passou extemporaneamente na Gasolina e como já foi exposto, a GALP tinha condições para fazê-lo e não está a ser muito inteligente em manter o preço.



Permita-me a correção, mas a Galp desceu os preços no gásoleo.


Quando? Acabei de colocar gasóleo na GALP da Expo e continua a 1,30
 
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por Martins_Braz » 17/9/2008 19:18

Elias Escreveu:Nuno, não me parece que isso resolva seja o que for.
Lá fora (Europa Central) tens muito mais concorrência e os preços são mais altos que cá.



Europa Central = Alemanha, França, Luxemburgo, Austria, etc, etc

Tudo países onde o salário mínimo se fica pelos 500 euros...

Enfim, comparam o incomparável...
 
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por MarcoAntonio » 17/9/2008 19:16

Cromio, fizeste a comparação para a gasolina e concluíste que a GALP estava a "metê-lo ao bolso".

A gasolina, nos últimos meses, tem divergido do gasóleo e do crude. Confirma já acima no artigo do Pedro Santos Guerreiro.

Mesmo sem considerar o lag, ele apresenta valores bem inferiores na descida da gasolina desde Junho:

Pedro Santos Guerreiro Escreveu:Seja qual for a forma como se calcula, a descida dos preços na bomba é sempre mínima. De 4 de Junho para cá, em euros, o petróleo caiu 31%; as cotações internacionais do gasóleo e da gasolina desceram 23% e 13%, respectivamente; o preço médio na bomba em Portugal diminuiu 8% no gasóleo e 4% nas gasolinas, o que antes de impostos significa menos 16% e 8%.


Isto passa-se nos mercados internacionais, não é na GALP.

Eu também já tinha discutido essa divergência neste mesmo tópico.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por Crómio » 17/9/2008 18:50

Boas,

Vou aqui deixar uma análise "à lá Paint" da diferença dos preços praticados, já com o lag descontado, quando os valores do Oil atingem um mesmo valor atingido anteriormente.

Nota-se que existe sempre uma diferença entre a subida e a descida do preço, e que esta diferença tende a aumentar com o tempo, ou seja, quanto mais tempo passa entre dois valores de Oil iguais, maior a diferença entre o preço praticado.

Ou seja, efectivamente os preços quando descem, não voltam ao nível anterior, ficando acima, dando a entender que a margem de lucro aumenta sempre um pouco a cada oscilação.

No maior diferencial possível detectar neste gráfico, nota-se uma diferença clara e a olho de mais de 10 cêntimos por corrigir, um aumento de 2% no lucro final.

Isto são valores "a olho", mas com um grande erro a favor, digamos... da Galp.

Sendo assim, aqui fica uma visão aberta à discussão.

Abraço
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There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
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por Loonie » 17/9/2008 18:50

Obrigado :)

E sites para recolher essa informação?
(tenho de começar a meter isso tudo nos favoritos para ir tomando conhecimento sobre estas matérias)
 
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por MarcoAntonio » 17/9/2008 18:43

Este gráfico é actualizado por mim. Os dados recolhidos são os seguintes:

> Cotação do crude e cotação do euro-usd nos mercados internacionais.

> Até Julho, preços históricos dos combustíveis, disponível no portal da Direcção Geral de Energia e Geologia;

> A partir de Agosto, os preços de referência da GALP para o gasóleo e para a gasolina.

O primeiro gráfico é "raw data".

O segundo gráfico que tenho colocado, toma em consideração o lag na transposição dos preços dos mercados para as bombas, o que demora aproximadamente uma a duas semanas.

Esse segundo gráfico é o gráfico que deve ter sido tomado em linha de conta uma vez que não é justo comparar preços dos combustíveis com preços da matéria prima no mesmo dia (os preços de hoje da matéria prima nunca estarão reflectidos hoje na bomba, nem no dia seguinte, isto acontece seja a subir seja a descer).

A comparação é feita ainda com os preços dos combustíveis antes dos impostos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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